• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 2 de maio de 2009

Especialistas Analisam o Resultado do Último ENEM

A última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apontou a prevalência absoluta das escolas privadas nos primeiros lugares na classificação geral, levando à tona a decaída da qualidade do ensino público. Especialistas e profissionais da área de educação ouvidos pelo Terra são unânimes em afirmar que o processo de decadência da educação pública no País vem da segunda metade do século XX, num período que começou nos anos 50 e teve o ápice nos anos 70. Segundo eles, esse problema começou a ser gerado quando houve a democratização da educação do País, com o aumento da demanda por matrículas nas escolas e, com isso, o crescimento dos índices de desistência e repetência.
"Nós nunca tivemos um ensino público de qualidade no Brasil. No início, a escola não era para todos. Quando ainda era considerada boa, atendia uma parte muito pequena da população, que já vinha com a base educacional muito grande da família. A escola recebia filhos das classes mais alta e média e não fazia muita diferença na vida desses alunos. A partir dos anos 70, começou a privatização da educação básica, ao mesmo tempo em que o movimento social passou a garantir escola para todos. Quando as classes populares puderam entrar na escola pública, a classe alta saiu dela. Nesse mesmo período, a escola pública passou a receber menos recursos e menos estrutura", afirma a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), professora Maria do Pilar Lacerda.
Segundo a 4ª vice-secretária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Mariza Abreu, o Brasil fez uma "absorção da escola entre 1950 e 2000", pressionado por movimentos populares. Até 1950, o Brasil tinha 52 milhões de habitantes, sendo que mais de 50% moravam na zona rural, e 36% (das classes média e alta) eram estudantes de 7 a 14 anos. "Os setores populares estavam fora. A escola tinha certa qualidade. Os professores tinham nível de remuneração igual ao de juízes e médicos", compara Mariza.
"Em 1950, passamos para 170 milhões de habitantes e pulamos para 97% de taxa de escolarização nessa faixa etária. Com isso, temos um grande aumento (no número) de matriculas, e também uma grande taxa de reprovação e repetência. A intensa absorção do número de alunos nessa época, não foi acompanhada, e os recursos públicos destinados à educação não cresceram na mesma proporção da matrícula. A escola absorveu os pobres e ficou mais pobre", diz a 4ª vice-secretária do Consed.
O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Márcio da Costa afirma que o problema na educação pública tem dois indicadores. "Uma coisa é qualidade e a outra, abrangência. À medida em que abrangência cresce, a qualidade decresce. Quando (a escola) era para poucos, ela tinha grande qualidade. A partir do momento que se tornou mais universal, a qualidade caiu", diz.

Escola privada
O professor Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo (Sieeesp) e delegado da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), afirmou que a escola privada é mais eficiente e custa menos do que a escola pública. Segundo ele, o problema do Estado é o gigantismo.
"(O sistema) é muito grande para as decisões chegarem rápido na ponta. Todos os setores dependem de decisões centrais. É muita burocracia. Há um problema de gestão". Para ele, o diferencial da escola privada é poder tomar decisões mais rápidas por ter um comando direto.
Desde 1996, o artigo 15 da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) garante que "os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público".
"A LDB de 1996 garante autonomia, mas errou na mão, porque a autonomia da escola virou uma soberania da escola - que faz o que ela quer e termina fazendo o mal, porque não tem apoio e não sabe o que fazer e os professores não recebem formação - ou significou o descompromisso com a escola. Existe o conceito de autonomia e concordo que tem de ter. As escolas têm algumas decisões a tomar para adaptar os processos pedagógicos a questões peculiares", diz Mariza.

Avaliação do ensino
A secretária de Educação do MEC afirma que avaliações de ensino, como o Enem, divulgado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram o que antes era desconhecido para professores e governantes. "(Elas) ajudam os governos a planejar políticas e focar em lugares mais problemáticos e tornam o debate mais público."
Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Enem, 74% obtiveram nota abaixo da média nacional, que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%. Mais uma vez, foram as particulares que conquistaram os melhores resultados no exame. Das 20 melhores escolas, 15 são particulares e a maioria se concentra na região Sudeste. Outras 6 mil escolas ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.
Pelo segundo ano consecutivo, o campeão do Enem foi o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola - incluindo a prova objetiva e a redação com correção de participação - foi de 80,58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100. São 30 pontos a mais do que a média nacional divulgada em novembro pelo Inep. Administrado por padres beneditinos, o colégio só recebe alunos do sexo masculino. A mensalidade para o ensino médio varia de R$ 1.616 a R$ 1.752. Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
Na outra ponta do ranking, a Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis (TO), obteve a nota mais baixa entre todas as participantes: 25,1 pontos em uma escala de 0 a 100. O colégio estadual para surdos Alcindo Fanaya Júnior, situado em Curitiba (PR), ficou com a segunda pior pontuação no Exame. Segundo a diretora da instituição, Nerci Martins, o motivo da média de 2,6 na avaliação se deve à falta de adequação da prova às características dos alunos.

A retomada do ensino público
Para o ensino público brasileiro melhorar, de acordo com o professor da UFRJ, existem várias receitas, mas nenhuma funciona sozinha. "Há uma multiplicidade de causas e tem de ter uma multiplicidade de remédios, não é simples, mas interferir nos padrões de gestão e de controle do sistema público é uma medida boa", afirma.
A secretária de Educação Básica do MEC defende que o País tem de pensar qual é o modelo de escola pública que contemple todas as pessoas, independente do nível social e cultural e que reflitam a profunda desigualdade que tem o País. "Meu olhar sobre educação é muito otimista. Já existem resultados que mostram que a escola pública vai ganhando qualidade."
Segundo ela, não há uma solução simples para essa questão, como investir só em gestão, ou só no professor ou apenas em prédios.
"A educação é muito complexa. A formação do professor é fundamental e o reconhecimento da carreira é muito importante. O salário pode não impactar diretamente (no desempenho), mas se ele tiver um salário para se dedicar 40 horas em uma só escola, terá tempo, no colégio, para estudar e acompanhar mais de perto os alunos. Isso é diferente (da situação) do professor que tem que dar aula em três escolas, em três turnos. Não é possível achar que a solução está em um fator ou outro. O professor é estratégico. Não vamos mudar educação sem o professor ou contra o professor, tem de ser sempre junto com ele e colocando ele no centro da ação", afirma.
Ela diz que, além do cuidado ao professor e ao gestor, é preciso dar atenção ao número de alunos em sala de aula e às condições desse ambiente. "O número de alunos em sala de aula é muito importante, mas só isso não garante qualidade. Ter bom gestor, não adianta se não tem biblioteca."
Atualmente, o Brasil está recebendo, segundo a secretária do MEC, um conjunto de políticas, que vão de transporte, alimentação escolar, inclusão digital, até de livros, que, segundo ela, é o maior programa de distribuição de livros o mundo. "A nossa meta é atingir o estágio dos países europeus até 2022. Já começamos o movimento (para isso) e ele já está consolidado. Tenho muita convicção que vamos atingir a meta de uma escola pública de qualidade na próxima década."
Fonte: Fabiana Leal da Redação Terra

Presidente Lula defende o Uso de Passagens por Mulheres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje que usou a cota de passagem aérea da Câmara, quando foi deputado federal, para levar sindicalistas para Brasília. Para Lula, não é crime usar a cota de passagem aérea para essa finalidade. "Não acho crime deputado dar passagem para o dirigente sindical ir a Brasília. Eu, quando era deputado em Brasília, muitas vezes convoquei dirigentes da CUT e de outras centrais para se reunirem [lá] com passagens no meu gabinete", disse Lula.
Lula afirmou que nunca usou as cotas de passagens para levar parentes para o exterior. Graças a Deus não levei nenhum filho meu para a Europa. Mas acho que o deputado levar mulher para Brasília, qual é o crime?", questionou. O presidente chamou de hipocrisia as denúncias sobre o uso irregular da cota de passagens aéreas da Câmara pelos deputados federais. Para o presidente, não é crime o deputado usar a cota para levar a mulher para Brasília. "Existe uma hipocrisia muito grande nessa história da Câmara. Sempre foi assim. Não vejo onde está o tamanho do crime em levar a mulher ou o sindicalista para Brasília", disse ele. O presidente afirmou que não é correto dar passagens da Câmara para parentes e amigos. "Não acho correto, mas não acho crime dar passagem para outra pessoa. O problema do Brasil não é esse. Isso pode ser corrigido por decisão da Mesa [Diretora da Câmara]", disse. "Esse não é o mal do Brasil. Se o mal do Brasil fosse esse, o país não teria mal." Para o presidente, a mídia está dando importância demais para o caso da farra das passagens. "A imprensa está dando dimensão demais para uma coisa que pode ser corrigida pela Mesa. Isso já está na imprensa há mais ou menos um mês." Segundo Lula, é hora do Congresso começara trabalhar para aprovar projetos importantes para o país. "Temos coisas importantes para discutir e aprovar no Congresso Nacional." Lula já havia minimizado ontem a farra das passagens. "Eu não sei porque vocês vendem como novidade o que acontece na Câmara. Qual é a novidade que vocês descobriram? Que um deputado utiliza passagem? Isso é utilizado desde que o Congresso é Congresso, gente."
Ontem, ele disse que todo país tem seus problemas. "Qual é o país que não tem um problema? É preciso parar com a mania de achar que somente no Brasil é que tem determinadas coisas. Qual o país que tem o poder de fiscalização que tem o Brasil? Qual é o país do mundo que tem um Ministério Público como nós temos? Qual é o país do mundo que tem um Tribunal de Contas como nós temos?", questionou.

Restrições

A Câmara dos Deputados restringiu a cota de passagens aéreas aos deputados e assessores autorizados após uma série de denúncias sobre o uso dos bilhetes. O deputado Fábio Faria (PMN-RN), por exemplo, usou sua cota para pagar viagens a artistas para participarem de um Carnaval fora de época, à ex-sogra e à ex-namorada Adriane Galisteu, apresentadora de TV.

O deputado Eugênio Rabelo (PP-CE), por sua vez, usou sua cota para bancar passagens de um time de futebol. Agora, os créditos de bilhetes aéreos não utilizados retornarão para a Câmara e não poderão mais ser usados pelos deputados. Viagens ao exterior, para missão parlamentar, precisarão de autorização especial.

Hipocrisia

Lula rebateu ainda as críticas ao aumento de gastos do governo com pessoal. Ele chamou essa crítica de hipocrisia e defendeu a criação do dia nacional da hipocrisia.
'O caro não é pagar bem para quem sabe. Caro é contratar um monte de incompetente para fazer uma função nobre e não corresponder. "Estamos fazendo e queremos fazer mais. Existe muita hipocrisia e por isso tem que se criar o dia de hipocrisia no país."

Fonte: Cirilo Junior da Folha Online, no Rio

Livro de João Ubaldo é Vetado em Portugal

O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro teve uma surpresa, esta semana. Através do seu editor em Portugal, ele soube que o livro A casa dos budas ditosos foi censurado por uma rede de lojas que atua no comércio lusitano. A notícia foi publicada no jornal Expresso do dia 25, gerando reclamações de intelectuais da terra onde o brasileiro recebeu, no ano passado, o Camões, o mais importante prêmio literário em língua portuguesa. “Não é nenhuma censura oficial de Portugal”, fez questão de ressaltar, do Rio de Janeiro, João Ubaldo, membro da Academia Brasileira de Letras, em entrevista por telefone ao jornal A TARDE. “O veto é de uma cadeia de lojas de superfície, como os portugueses chamam as grandes empresas que vendem tudo, inclusive livros”, detalhou. O grupo Auchan, de origem francesa, justificou a decisão de não comercializar a obra, relançada pela Edições Nelson de Matos, por considerá-la produto de “foro pornográfico”. A mesma rede já havia vetado a primeira edição da obra, com o selo Dom Quixote, há dez anos. “Quando esta mesma cadeia, que administra o supermercado Jumbo, censurou meu livro, há dez anos, os amigos me levaram pra lá, fizeram um ato de desagravo. E a confusão parecia uma jogada de marketing, já que o público correu para comprar o livro”, lembra, divertido, o escritor nascido na Ilha de Itaparica. Menos bem-humorado, o editor Nelson de Matos se manifestou para o jornal Expresso: “Isto é uma vergonha para nós, portugueses, e uma deselegância para as relações culturais entre Portugal e o Brasil”.No mesmo dia em que soube da censura da Auchan em Portugal, João Ubaldo Ribeiro assinou contrato com uma das editoras mais respeitadas dos Estados Unidos, a Dalkey Archive Press, vinculada à Universidade de Illinois, para lançar nos EUA A casa dos budas ditosos. A publicação será traduzida para o inglês por Clifford Landers (o mesmo tradutor de O sorriso do lagarto) e terá o título The House of the Fortunate Buddhas. Mais um – O grupo Auchan também analisa se censura Viva o povo brasileiro, outra obra de João Ubaldo. O livro foi adotado duas vezes pelo Ministério da Educação da França como livro-texto para o exame de agregação de língua portuguesa, mas agora, ironicamente, é vetado por uma empresa com bases francesas. “Viva o povo brasileiro não pode ser acusado de pornografia em lugar nenhum, a não ser em uma seita fundamentalista”, espinafra seu autor.“Acho que esta censura termina despertando o interesse do leitor”, opina Flávia Garcia Rosa, diretora da Editora da Ufba.Ela considera que a infinidade de livros lançados no mercado deve passar por uma avaliação de um conselho editorial. “Mas a primeira pessoa que tem que fazer a autocrítica do conteúdo é o autor, que vai ter seu trabalho exposto aos leitores”. Aclamado por público e crítica, Ubaldo diz reagir à celeuma com tranquilidade. “Na verdade, não fossem meus laços afetivos com Portugal e esta situação do meu editor, um homem sério que tem uma editora pequena, eu tava me lixando. Quer vender venda, não quer, não venda”.

Porém, ele repete que tem ligações com o país europeu, onde, inclusive, nasceu-lhe um filho com a psicanalista Berenice – o ator Bento Ribeiro, que fez par com Claudia Ohana na novela A Favorita, exibida pela Globo. “Mas não estou perdendo noites de sono por esta censura”, garante o imortal, que, aos 68 anos, está escrevendo um novo livro. Sexo – João Ubaldo Ribeiro inquieta o leitor em A casa dos budas ditosos. O autor conta, no livro, que recebeu um pacote com a transcrição datilografada de várias fitas, enviadas por uma mulher, uma pessoa misteriosa que fala com uma naturalidade que às vezes beira o vulgar sobre o que só se comenta na alcova. A personagem também trata com ironia e causticidade de assuntos delicados, relacionados a religiosidade, sociedade, moralidade e fidelidade. No teatro, a atriz Fernanda Torres deu vida à personagem, que iniciou a vida sexual numa fazenda de Lençóis e passou a viver deliciosas aventuras. O espetáculo homônimo ao livro, adaptado por Domingos de Oliveira, fez temporada de sucesso em Lisboa e Porto, em Portugal.
Fonte:Claudia Pedreira/a Tarde

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Novo ENEM Não terá Idiomas Estrangeiros em 2009

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que irá substituir o vestibular em parte das universidades federais, não terá neste ano questões de idiomas estrangeiros.
A partir de 2010 o exame irá exigir esses conhecimentos. O que ainda é dúvida é se o aluno poderá escolher entre a prova de inglês ou a de espanhol ou se as duas serão obrigatórias. A tendência é que seja adotada a segunda opção.
Segundo Héliton Tavares, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep (instituto ligado ao MEC), a decisão de não incluir língua estrangeira neste ano foi tomada após manifestações de algumas escolas que diziam ensinar apenas espanhol. Ele não informou quantas foram essas manifestações.
Essa situação ocorreu porque, a partir de uma lei sancionada em 2005 (com prazo de adaptação até o ano que vem), as escolas ficaram obrigadas a oferecer curso de espanhol, embora a matéria seja optativa para os alunos.
Como já existia a obrigatoriedade de ensinar uma língua, algumas escolas deixaram de oferecer inglês e ficaram apenas com o espanhol, para atender às duas exigências.Das 55 universidades federais, 14 pretendem usar somente o Enem como seleção, seja em todos os cursos ou em parte.
Fonte: FolhaSpress

Sec - Ba Define Valores do FAED 2009 Para a Rede Pública Estadual

A portara de nº 9.422/09 de 30.04,da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, publicada no D.O.E. de 01.05.09, definiu os valores do FAED - Fundo Assistência Educacional para a rede pública Estadual desse ano.

Art. 1.º - Fica definido para o exercício de 2009, os valores mínimos constantes da Tabela abaixo a serem repassados pelo FAED às Unidades Escolares Estaduais, divididos em quatro parcelas que serão liberadas nos meses de abril, junho, setembro e dezembro:

ALUNOS MATRICULADOS:

Até 120 R$ 2.000,00

de 121 a 250 R$ 3.000,00

de 251 a 500 R$ 4.000,00

de 501 a 750 R$ 6.000,00

de 751 a 1.000 R$ 8.000,00

de 1.001 a 1.500 R$ 10.000,00

de 1.501 a 2.000 R$ 14.000,00

dee 2.001 a 3.000 R$ 16.000,00

de 3.001 a 5.000 R$18.000,00

Acima de 5.000 R$ 20.000,00


§ 1.º Os recursos financeiros transferidos a cada Unidade Escolar Estadual, destinado à cobertura de despesas de custeio, manutenção e pequenos investimentos, de forma a contribuir, supletivamente, para a melhoria física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino beneficiários, será calculado tomando-se por base o Censo Escolar Estadual do exercício imediatamente anterior e assim sucessivamente, quando não for disponibilizado os dos dados do último Censo Escolar Estadual.

§ 2.º - As Escolas com menos de 120 (cento e vinte) alunos matriculados receberão os recursos em quota única, até o final do primeiro trimestre do ano;

§ 3.º - A Comissão Executiva da Escola que possua até 120(cento e vinte) alunos, será constituída por dois professores eleitos em reunião conjunta com o Colegiado Escolar, sendo os mesmos responsáveis pela aplicação dos recursos. Não havendo no mínimo dois professores, a constituição da Comissão Executiva da Escola será deliberada pela Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar - SUPEC;

§ 4.º - As Unidades Escolares predominantemente de Ensino Médio (acima de 75% dos alunos matriculados no Ensino Médio), as Agrotécnicas, a Escola Parque, as Escolas de Educação Especial e as Escolas novas farão jus ao recebimento de duas vezes o valor correspondente da tabela;

§ 5.º - As Unidades Escolares de Educação em Tempo Integral e as Unidades Escolares que possuem Comissão Permanente de Avaliação - CPA terão acréscimo de 35% do valor correspondente da tabela nas parcelas que serão liberadas nos meses de abril, junho, setembro e dezembro;

§ 6.º - Os recursos repassados destinam-se à manutenção e conservação dos Estabelecimentos de Ensino, devendo ser observadas as normas legais para a sua utilização.

§ 7.° - Caso a unidade escolar necessite desmembrar para capital os recursos previstos a receber, através do FAED, destinados para custeio dos estabelecimentos de ensino, deverá solicitar oficialmente a Coordenação de Descentralização Financeira – CDF, 20 (vinte) dias antes do prazo máximo para empenho da despesa.

Art. 2.º - As Unidades Escolares que aderirem ao Projeto de Autonomia Financeira Plena Escolar terão os valores calculados com base nos critérios estabelecidos no Termo de Adesão que será firmado entre a SEC e os Gestores Escolares.

Art. 3.º - As Unidades Escolares que possuem classificação de porte definida por Decretos específicos, em virtude de sua tipicidade, (Colégios - Modelo, Escola Parque, Escolas Agrotécnicas, Escolas de Educação Especial, Comissões Permanentes de Avaliação – CPA’s) poderão fazer jus a liberação especial para sua manutenção, mediante apresentação de Plano de Trabalho específico dirigido à Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar – SUPEC.

Art. 4.º - O FAED, no exercício de 2009, fará o assessoramento, orientação, repasse e registro contábil dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE:

§ 1.º - As Unidades Escolares Estaduais que possuem alunos matriculados na educação básica terão assistência financeira proveniente de recursos do Governo Federal, conforme resolução do FNDE;

§ 2.º - As Unidades Escolares Estaduais de ensino médio terão assistência financeira proveniente de recursos do Governo Estadual. Os critérios de repasse serão definidos pela Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar – SUPEC, com o aval do Secretário da Educação.

Art. 5.º - Ficam estabelecidos os critérios a serem adotados para a transferência de recursos financeiros, através do Fundo de Assistência Educacional – FAED, às Unidades Escolares Estaduais de Educação Especial, referente aos recursos da manutenção e merenda escolar, para benefício dos alunos das UEE de Educação Especial que possuem matrícula em outro estabelecimento de ensino e que no turno oposto usufruem dos recursos e serviços oferecidos pelas UEE de Educação Especial, bem como os matriculados no próprio estabelecimento de ensino e que permanecem na escola em regime de tempo integral:

§ 1.º - As Unidades Escolares Estaduais de Educação Especial que estiverem inseridas na situação acima descrita terão acréscimo, nos recursos destinados à manutenção escolar, de 35% do valor correspondente da tabela publicada no artigo 1° desta portaria, que serão liberadas nos meses de abril, junho, setembro e dezembro;

§ 2.º - As Unidades Escolares Estaduais de Educação Especial que estiverem inseridas no caput deste artigo farão jus ao recebimento de R$0,80 por aluno/dia, para aquisição de gêneros alimentícios, destinados à merenda escolar. Os recursos, que terão financiamento do governo Estadual, serão repassados para 200 dias letivos, em 10 (dez) parcelas, nos meses de abril a dezembro, com data prevista para o dia 15 de cada mês.

Art. 6.º - Os recursos provenientes do MEC/FNDE/Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar Indígena – PNAI e Programa Nacional de Alimentação Escolar Quilombola – PNAQ, destinados à merenda escolar para os alunos da Educação Infantil (Pré - Escolar e Creche), do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Estadual serão repassados em 10 (dez) parcelas, nos meses de abril a dezembro, com data prevista para o dia 15 de cada mês.

§ 1.º - O valor a ser liberado a cada repasse terá como base de cálculo os critérios definidos conforme resolução do FNDE.

§ 2.º - Os recursos liberados por conta do PNAE, PNAI e PNAQ serão, obrigatoriamente, aplicados na aquisição de gêneros alimentícios, observando as orientações dos Programas.

Art. 7.º - As unidades escolares de Educação em Tempo Integral farão jus ao recebimento de R$0,80 por aluno/dia, para aquisição de gêneros alimentícios, destinados à merenda escolar dos alunos matriculados no Projeto. Os recursos, que terão financiamento dos governos Estadual e Federal, serão repassados para 200 dias letivos, em 10 (dez) parcelas, nos meses de abril a dezembro, com data prevista para o dia 15 de cada mês.

Art. 8.º - Os recursos, acima descritos, transferidos, através do FAED, às Unidades Escolares Estaduais serão destinados à cobertura de despesas de custeio, manutenção e pequenos investimentos, de forma a contribuir, supletivamente, para a melhoria física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino beneficiários, devendo ser empregados:
I – na aquisição de material permanente, quando receberem recursos de capital;
II – na manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar;
III – na aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola;
IV – na avaliação de aprendizagem;
V – na implementação do projeto pedagógico;
VI – no desenvolvimento de atividades educacionais diversas;
VII – na aquisição de gêneros alimentícios para a alimentação escolar.





Art. 9.º - Ao final do exercício financeiro as U.E.E. deverão encerrar a aplicação dos recursos recebidos, levantar os gastos, apurar o saldo existente em cada conta e elaborar o processo de Prestação de Contas anual, para ser encaminhado à DIREC respectiva.

§ 1.º - Os recursos financeiros eventualmente remanescentes passarão automaticamente para o exercício seguinte.

§ 2.º- A SUPEC estabelecerá as datas em que as Prestações de Contas dos recursos estaduais e federais deverão ser entregues pelas Escolas e pelas DIREC e fornecerá as demais instruções necessárias quanto à utilização dos recursos.

Art. 10.º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Salvador, 30 de abril de 2009.
ADEUM HILÁRIO SAUER
Secretário da Educação
fonte: Sec/D.O.E.(01.05.09)



quinta-feira, 30 de abril de 2009

JUSTIÇA SUSPENDE A "MACHA DA MACONHA " EM SALVADOR


A justiça baiana acatou a ação cautelar do Ministério Público (MP) que pedia a suspensão da "Marcha da Maconha", programada para o domingo (3), às 14h, no Farol da Barra e adjacências.
A ação ajuizada na última segunda-feira (27) pelo MP foi deferida na quarta-feira (29) pela juíza da 2ª Vara de Tóxicos de Salvador, Nartir Dantas Weber.
A juíza recomendou que os comandos das Polícias Civil e Militar, assim como o Secretário de Segurança Pública, a Prefeitura e demais órgãos administrativos e a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) sejam notificados para que sejam tomadas as medidas necessárias ao cumprimento da sua decisão.
Em seu despacho, Nartir Weber, salientou que não há desrespeito ao direito constitucional de livre reunião e manifestação do pensamento. De acordo com a juíza, esta só é possível "desde que utilizada para fins lícitos".
No caso da Marcha, segundo o parecer da juíza, "há indicíos de prática delitiva de tráfico de drogas, sob forma de instigação e indução ao uso de drogas e, consequentemente, de fins".

Fonte: Redação CORREIO

A Micro Região de Irecê de Luto, Faleceu Nobelino Dourado Filho

A região de Irecê amanheceu consternada nesta quinta-feira com a notícia da morte do Ex-Deputado e proprietário das Rádios Caraíbas Fm e Regional Am, Nobelino Dourado Filho. Um homem que dedicou sua vida a luta pelo progresso da região. Uma pessoa amiga, companheiro, amável e acima de tudo incapaz de ter desejar o mal a quem quer que seja. Nobelino vinha lutando a meses contra o câncer, apesar de acometido pela doença nunca deixou de se dedicar a sua cidade. Em 2008 quando ainda estava em tratamento foi candidato a vice-prefeito de Irecê, sob a justificativa de não era a doença que o impediria de dar a sua contribuição a sua terra.Nobelino Dourado Filho faleceu na madrugada desta quinta-feira, 30, em Salvador, seu corpo será velado na Câmara de Vereadores de Irecê. Nobelino deixa um legado da sua luta pela região de Irecê que ficará marcado como um dos grandes vultos da história da região de Irecê.Prefeito Zé das Virgens decretou luto oficial por três dias e a Câmara Municipal suspendeu a sessão ordinária desta quinta-feira.

Fonte: Jornalismo Caraibas

Grupo Silvio Santos Fecha Patrocínio com o Timão até 2010


O Grupo Silvio Santos anunciou nesta quinta-feira que fechou um contrato de patrocínio com o Corinthians. O valor do acordo, que passa a vigorar após a final do Campeonato Paulista e vai até 20 de janeiro de 2010, não foi revelado. Na decisão do Campeonato Paulista, contra o Santos, o Corinthians já exibe em seus calções a marca do Banco PanAmericano, do Grupo Silvio Santos. Apenas pelos dois jogos, o grupo pagou cerca de R$ 150 mil --80% do valor pertence ao atacante Ronaldo, que tem direito a esta cota para patrocínios na manga da camisa e nos calções. Segundo a assessoria de imprensa do Grupo Silvio Santos, a empresa adquiriu agora a cota que dá direito a exibição de marcas de suas empresas na parte superior direita da camisa e no calção dos jogadores. Após a decisão de domingo, contra o Santos, no Pacaembu, as camisas do Corinthians exibirão as logomarcas do Baú, da Telesena e do Banco PanAmericano.
Fenômeno
Segundo Daniela Beyruti, conselheira do Grupo Silvio Santos e diretora geral do SBT, a presença de Ronaldo no time motivou a empresa a procurar o clube. "Em primeiro lugar, a idéia surgiu com a volta do Ronaldo Fenômeno. Um craque que sabe dar a volta por cima e faz a alegria do povo. Outro componente é a marca Corinthians, uma marca popular que atinge todas as classes sociais. Esses dois componentes têm tudo a ver com as empresas do Grupo Silvio Santos", disse.

Mais um

A Hypermarcas anunciou na segunda-feira que estendeu seu contrato de patrocínio com o Corinthians até o final do ano e vai continuar estampando o logotipo da Bozzano nas mangas da camisa do clube.
O time já havia jogado com o nome da marca nas mangas na primeira partida da final do Campeonato Paulista, diante do Santos, no domingo, quando os corintianos venceram por 3 a 1, na Vila Belmiro. Os valores da negociação não foram divulgados, mas o Corinthians terá direito a apenas 20% do total arrecadado --o restante será do atacante Ronaldo, conforme o contrato assinado entre o clube e o jogador no fim do ano passado.
A empresa também afirmou que Ronaldo será garoto propaganda da Bozzano.
Em março, o Corinthians anunciou oficialmente a Batavo como patrocinadora principal da camisa do time para a temporada de 2009. O contrato, válido até o fim do ano, é de R$ 18 milhões, o maior do país. A empresa de laticínios estampa seu nome no peito e nas costas do uniforme do clube alvinegro. As informações são da folhaonline.

Boa Notícia Para a Chapada: Reativada a Linha Aérea Salvador -Lençóis

A linha aérea Salvador – Lençóis será reativada neste sábado (2) após cinco anos de extinção. A medida é fruto de uma parceria entre o trade turístico da Chapada Diamantina e o governo baiano, por meio da Secretaria Estadual de Turismo. O voo direto será realizado pela Trip Linhas Aéreas e operado sempre aos sábados, com partida da capital baiana às 14h e chegada na cidade do interior às 14h55. A aeronave de última geração utilizada no roteiro promete oferecer todo o conforto e tem capacidade para comportar 68 passageiros. O modelo ATR-72-500 é fabricado por um consórcio franco-italiano.

Fonte: www.samuelcelestino.com.br

LIDERANÇAS PSDB BAIANO CONFIRMAM O ROMPIMENTO COM WAGNER

O presidente estadual do PSDB Antonio Imbassahy e o deputado federal Jutahy Júnior, uma das principais lideranças do partido na Bahia, confirmaram que o casamento dos tucanos com o governador Jaques Wagner (PT) de fato acabou. Os dois se mostraram surpresos com as declarações de Wagner manifestando-se decepcionado com o fato do PSDB ter se juntado com o DEM, sigla que faz oposição do governo estadual, na marcha dos prefeitos . “Foi uma declaração infeliz e injusta”, disse Imbassahy. Jutahy garantiu que a posição tucana, de que o partido não apoiaria a reeleição do governador foi informada a Wagner em novembro passado pelo deputado Marcelo Nilo (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa. Por outro lado, o governador esclareceu, ontem, que não interpretou um ato hostil a ele, o eventual apoio tucano ao movimento dos prefeitos, por ter considerado a marcha um “fracasso” como protesto e “inócua politicamente”. As informações são do jornal A Tarde.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Ao Menos 25 das 55 Federais devem Adotar o novo ENEM.


Ao menos 25 das 55 universidades federais deverão usar o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), previsto para outubro, como forma de seleção de seus alunos. Dessas, 14 tendem a utilizar somente o Enem para selecionar os estudantes. É o que mostra levantamento da Folha. Essa é uma das quatro alternativas para o novo Enem estabelecidas pelo MEC. As outras são: usar o exame como primeira fase da seleção (escolha feita por três universidades); usar a nota na prova para atribuir um percentual na avaliação final dos candidatos (opção de cinco delas); e usá-lo para preencher vagas remanescentes (escolha da UFSM, no RS). Outras duas optaram por um misto das alternativas. A Unifesp usará o Enem para todos os cursos, mas alguns poderão fazer segunda fase. E a UFBA fará vestibular para alguns cursos e só Enem para outros. Nas 25 universidades, serão disputadas ao menos 80 mil vagas. O prazo final para adesão ao novo Enem é 8 de maio. Um encontro do MEC com reitores das federais, em Brasília, discute o sistema unificado de seleção. O evento termina hoje. O novo Enem terá 200 questões, sobre quatro áreas de conhecimento (linguagens e códigos, ciências humanas, ciências da natureza e matemática). A prova será em dois dias. As decisões de aderir ou não ao novo Enem deverão ser tomadas pelas universidades após o encontro. O levantamento da Folha mostra que a proposta do MEC teve boa aceitação, afirma Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Preocupações

As reitorias estão realizando reuniões conjuntas para discutir os impactos da proposta. Em Minas Gerais, onde há 11 federais, por exemplo, o Fórum das Comissões de Processos Seletivos se preocupa com uma "fuga de cérebros" para universidades com mais prestígio.
Há preocupação ainda com um fenômeno inverso --a migração de estudantes de grande centros para regiões mais pobres. Assim, haveria menos vagas para os alunos locais nos cursos mais concorridos.
"Provavelmente estes jovens retornarão, após graduarem-se, aos seus Estados de origem, comprometendo o desenvolvimento econômico e social das regiões mais carentes", afirma o reitor da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Ronaldo Tadeu Pena.
O novo Enem permite que os estudantes concorram em até cinco universidades. Na inscrição, o aluno terá que ordenar suas preferências. Quem colocar um curso como primeira opção terá prioridade, mesmo com nota menor, sobre outro que escolha o mesmo curso como segunda opção e não seja aprovado na primeira escolha.
Para o presidente do Inep, a mobilidade é positiva.
Fonte: Agência Folha

terça-feira, 28 de abril de 2009

Pesquisa Ibope já investiga alternativa a Dilma



Após o anúncio da enfermidade da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), coincidência ou não, o Ibope saiu às ruas, ontem e hoje, indagando do eleitor qual o petista que merece mais o apoio do presidente Lula à sua própria sucessão. Cinco são os citados na pesquisa: pela ordem, Dilma Rousseff, Jaques Wagner (governador da Bahia), ministros Tarso Genro (Justiça) e Fernando Haddad (Educação) e o ex-ministro Antônio Palocci.
As informações são do blog claudiohumberto.com.br

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Palácio do Planalto diz que "Nada Muda" para a ministra Dilma

"Nada muda." Essa é a palavra de ordem do governo para tentar neutralizar o impacto na opinião pública e o apetite da própria base aliada para disputar a cabeça de chapa em 2010 após o anúncio de que a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata à Presidência, irá se submeter a um tratamento de quimioterapia para combater um câncer linfático, informa reportagem de Eliane Cantanhêde e Larissa Guimarães, publicada pela Folha nesta segunda-feira
Segundo a reportagem, é para ratificar que Dilma "segue a rotina normalmente" que ela almoçou em um restaurante conhecido e lotado de São Paulo no sábado, rindo, comendo bem e tomando alguns goles de vinho, e viajará hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Amazonas e para o Acre, para assinar convênios na área social.
Lula volta a Brasília amanhã e Dilma continua na região, para um balanço das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Amazonas. Esses balanços devem continuar, na frequência de um Estado por semana.
A Folha informa que o governo teme menos a oposição, que terá constrangimento em tirar proveito da doença de Dilma, e mais os próprios partidos aliados, que podem considerar reaberta a discussão de nomes para a sucessão.
Dilma informou a Lula sobre o linfoma, um tipo de câncer causado por alterações no sistema linfático, na hora do almoço de sexta-feira e se reuniu com ele e com o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) na Base Aérea de Brasília, por volta das 19h. Ficou decidido que ela deveria convocar a entrevista coletiva de sábado, em São Paulo, reforçando a noção do "nada muda".

As informações são folha online de 27.04.09