• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Presidente Lula: "Não sou eu que falo em sucessão em 2010"


O presidente Lula declarou nesta sexta-feira (29) que não é ele que fala na sucessão em 2010 e sim o povo. O discurso aconteceu após ele ser ovacionado com gritos de “fica, fica” em Manguinhos, no subúrbio fluminense, onde visitou as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para o local. “Depois vão dizer que eu falei em campanha. O Lula não falou em campanha, vocês é que falaram esse nome aí”, brincou. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, também foi saudada no retorno à agenda de compromissos, depois de ter sido internada por causa de dores decorrentes do tratamento contra um câncer linfático. Lula destacou ainda o projeto de infraestrutura desenvolvido na comunidade, ao afirmar que o lugar tinha uma “fama tão desgraçada” que até o Exército tinha se retirado. “Ainda vivo não quero mais ouvir falar dessa palavra, favela. Quero ouvir falar em bairros”, ressaltou. Lula defendeu ainda que a população deve ter cuidado ao escolher os candidatos nas urnas. "Estamos mostrando que esse país pode ser diferente se a gente aprender a não eleger mais vigaristas. Se a gente aprender a eleger pessoas que tenham compromisso com o povo, que não tenham medo de pegar na mão de um doente, de abraçar um pobre, de abraçar um negro",destacou.

MPF investiga de empeiteira a ex-prefeitos

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou nesta sexta-feira (29) que investiga a construtora baiana OAS, engenheiros, secretários de obras e dois ex-prefeitos de Guarulhos, na Grande São Paulo. Ao todo, são oito pessoas e a empresa suspeitos de montar um esquema de fraude em licitação e superfaturamento na obra do Complexo Viário do Rio Baquirivu. O órgão aponta que R$ 30 milhões podem ter sido desviados e pedirá a quebra do sigilo bancário dos envolvidos. Segundo o procurador da República Matheus Baraldi Magnani, houve irregularidades desde o início dos trabalhos, executados entre 1999 e 2006. “O edital já foi elaborado com o jogo de planilhas, que permite a empresa vencer a licitação em razão do menor preço e depois o valor inicial é alterado. Passa a ser muito superior”, disse. As informações são do site Bahianotícias.

José Serra é chamado de "ditador"


O governador de São Paulo, José Serra, foi vaiado nesta sexta-feira (29) em Presidente Prudente, no interior paulista, por professores e servidores estaduais da saúde durante a inauguração de obras na cidade. O pretendente ao Palácio do Planalto em 2010 foi saudado pelos manifestantes aos gritos de “ditador, ditador”. "Eles são contra a saúde, são contra até os deficientes. São de seitas e 'partidecos'. Nós governamos para toda a população de São Paulo. Não somos de 'trololó'", rebateu o tucano. Os educadores, que decidiram entrar em greve a partir da próxima quarta (3), reivindicam um reajuste salarial de 27,5% e os profissionais da saúde 47%."Ele não negocia nem paga o dissídio dos professores desde 2006. Não repassa nem a inflação acumulada e não discute o reajuste salarial com os professores", apontou o conselheiro regional do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Agripino Miguel Costa.


Fonte:Bahianotícias

CPI da pedofilia vai convocar DJ Malboro




O senador Magno Malta vai convocar o DJ Malboro para depor na CPI da Pedofilia do Senado. Ele é suspeito de abusar de uma menina de 4 anos. Já no Pará, o ex-deputado Luiz Sefer, também acusado de abuso de menores, vem sendo chamado de ‘Lúcifer’ pelas ruas, devido à associação sonora e semântica com seu próprio nome. As informações são do site Bahianotícias

Geddel nega acordo com o PT


O ministro Geddel Vieira Lima reagiu com extrema indignação à nota publicada, com fonte no jornal Tribuna da Bahia, segundo a qual ele teria selado um acordo do seu PMDB com o PT para ser candidato ao Senado. "Volto a dizer, isso não passa de titi e trololó. É um desrespeito. Esta história de falar que a notícia é oriunda de fonte governamental não declarada não premia o bom jornalismo. Nada custava checar, com um telefonema para mim." Geddel afirmou que o PMDB partirá para uma candidatura própria e que as consultas estão sendo realizadas com as base do partido nas diversas regiões do Estado. "O resto é invenção sem o menor sentido para confundir os baianos".

Fonte: Samuelcelestino

quarta-feira, 27 de maio de 2009

UNEB: Estudantes encerram ocupação dos Campi no interior


Após 73 dias, os alunos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) dos campi de Caetité, Guanambi e Bom Jesus da Lapa decidiram encerrar a ocupação das unidades educacionais durante protestos por mais professores e condições de estudo. Eles chegaram até mesmo a vir a Salvador e ocupar a Reitoria da Uneb, no bairro do Cabula, mas um acerto com o governo – via Secretaria da Educação – e deputados da Assembléia Legislativa garantiu a desocupação na capital. Entretanto, os alunos ameaçavam manter o movimento no interior caso as promessas da administração pública não se transmutassem em resultados práticos. Foi acordado que a realização de um concurso para docentes na Uneb será feito e encaminhado à Al-BA. Os alunos acreditam na aprovação do projeto em caráter de urgência. As informações são do A Tarde Online.

Presidenta da Argentina quer explicações de Hugo Chávez



A declaração do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de que não nacionalizaria nada do Brasil, feita nesta terça (26) em Salvador, não agradou nem um pouco a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. A líder, segundo as agências de notícias do país vizinho, chegou a ligar pessoalmente para o colega bolivariano para perguntar o que ele teria querido dizer ao fazer a declaração após tentativas de acordos frustradas com o governo brasileiro na capital baiana. O fato ocorre porque Chávez decidiu nacionalizar uma série de empresas argentinas no país, o que gerou mal-estar com o empresariado e junto à população, que protestou veementemente contra o fato, que não teve reações por parte do governo. Entretanto, agora a presidente questiona o porquê do Brasil ter privilégios no processo de nacionalização de empresas na Venezuela.As informações são do site Bahianotícias.

Barcelona é Campeão da Liga dos Campeões



O Barcelona venceu o Manchester United por 2 a 0 na final da Liga dos Campeões, no Estádio Olímpico de Roma, e conquistou seu terceiro título no torneio. Esta também foi a primeira derrota do United em uma decisão da competição. Os ingleses tentavam levantar sua quarta taça.
Apresentando um futebol mais ofensivo, o Barça dominou o início da partida e abriu o placar aos dez minutos do primeiro tempo. O meia Andrés Iniesta lançou o camaronês Samuel Eto'o na direita. O atacante fez bela jogada individual e tocou na saída de Edwin van der Sar.
O segundo gol saiu aos 25 da etapa final. Craque da Eurocopa de 2008, Xavi levantou a bola na área e o argentino Lionel Messi cabeceou com extrema categoria para o fundo da rede.
Um dos poucos jogadores do Manchester a falar com a imprensa após a derrota, Ryan Giggs parabenizou o Barça pelo título e por ter jogado futebol "muito bem" durante toda a temporada. O meio-campo do Manchester United disse que espera reencontrar o Barcelona na final da Liga dos Campeões da próxima temporada para se vingar da derrota de 2 a 0 na decisão desta quarta.
"O resultado de hoje foi um aprendizado para a próxima temporada. Nos reencontraremos na próxima temporada e vamos vencê-los", afirmou o veterano após a partida. O galês disse que perder uma final "nunca é agradável", mas lembrou que o clube tem condições de voltar a conquistar a Liga dos Campeões.
"Agora todos estão tristes, mas ganhar a Liga dos Campeões nunca é fácil e não podemos esquecer que fizemos uma campanha fantástica (venceu o Campeonato Inglês e a Copa da Liga Inglesa). Ser campeão ano que vem será nosso desafio", concluiu.
Messi, que se destacou na partida, foi alvo de elogios de Pelé, e segundo o ex-jogador brasileiro, o argentino merece ganhar o prêmio de jogador do ano da Fifa em 2009. "Faço parte da comissão técnica da Fifa, os (prêmios aos) últimos melhores jogadores foram entregues por mim, e creio que este ano sem dúvida nenhuma quem está merecendo é Messi", disse Pelé a jornalistas em Montividéu.
O atacante argentino, de 21 anos, também conquistou a liga local e a Copa do Rei pelo Barça, há alguns dias.Messi, que se consagrou como o artilheiro da Liga dos Campeões com 9 gols, também brilha na seleção argentina. O argentino se juntou à equipe do Barcelona campeã da Liga em 2006.
Este foi o segundo título da Liga do brasileiro Sylvinho, um dos remanescentes da conquista de 2006, quando atuou como lateral-esquerdo na equipe catalã. Já Daniel Alves, suspenso, não participou da decisão. As informações são da atardeonline.

Vice-Presidente foi para os EUA


O vice-presidente José Alencar, 77, viajou ontem aos EUA para tentar ser aceito num teste clínico de medicamento experimental contra o câncer. Ele será examinado nos próximos dias por médicos que testam uma droga nova no M.D. Anderson Cancer Center, em Houston (Texas), uma das principais instituições na área. Em janeiro, Alencar se submeteu a 18 horas de cirurgia de alta complexidade para retirada de tumores na cavidade abdominal. Há duas semanas, exames detectaram a volta da doença. Na noite de ontem, Alencar viajou acompanhado de seu oncologista, Paulo Hoff. Durante o dia, passou pelo hospital Sírio-Libanês (SP) para fazer uma avaliação. As informações são do site Bahianotícias.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Falha em equipamento revela conversa em reunião entre Lula e Chavez


O cerimonial da presidência ou a assessoria do Hotel Pestana acaba de cometer um deslize histórico. Na entrada da coletiva com os presidentes Lula e Hugo Chávez, no auditório Gregório de Matos, no Pestana, foram oferecidos rádios para que a imprensa brasileira e venezuelana pudesse acompanhar as traduções simultâneas tanto em espanhol como em português. Mas, os rádios estavam sintonizados numa freqüência que captava a reunião secreta que acontecia em outra sala do hotel entre Lula, Chávez, as chancelarias e mais ministros da área econômica dos dois países sul-americanos. Alguns trechos da reunião puderam ser ouvidos. O clima não era nada amistoso. Chávez reclamava de preços preferenciais oferecidos a Petrobras no mercado internacional. Além disso, o comandante venezuelano falava em escassez nas reservas de óleo e gás em seu país e de acordos não cumpridos pela Argentina. Depois da interferência de um suposto ministro do governo Chávez, Lula chegou a dizer que só fecharia o acordo se conseguisse eleger a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e se ele próprio assumisse a presidência da Petrobras. Assim que a informação vazou, o cerimonial e a segurança da República iniciaram investida para recolher as pilhas dos rádios. Em seguida, eles decidiram confiscar os equipamentos. Houve um princípio de tumulto, mas não passou disso. As informações são de Daniel Pinto e foto de Max Haack do site Bahianotícias.

Ciclone mata mais de 120 pessoas na India


O ciclone Aila devastou boa parte da Índia e Bangladesh entre a segunda e a terça (26) e, segundo as autoridades dos dois países, já provocou a morte de quase 120 pessoas e deixou outras milhares desabrigadas ou acolhidas em abrigos. A maior parte das vítimas está em Bangladesh, que declarou 89 depois da descoberta de mais corpos. Já no estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia, o governo do país confirmou 29 óbitos. A força dos ventos e a chuva incessante já levou 500 mil pessoas a abrigos temporários em Bangladesh, uma vez que muitas casas foram evacuadas por estarem prestes a sair voando levadas por ventos de mais de 100 km/h.As informações e foto são do site Bahianotícias.

Hugo Chaves na Bahia: Ponderado nas palavras


Durante a entrevista coletiva, o presidente Hugo Chávez foi bem mais simpático do que na reunião secreta em que reclamou de vantagens obtidas pela Petrobras em transações internacionais. Diante das câmeras e dos microfones, Chávez agradeceu a confiança do governo brasileiro e fez um longo pronunciamento com citações de Che Gueverra, Eduardo Galeano e Simon Bolívar. O presidente Hugo Chávez chegou até a mencionar algo sobre camisas, mas não falou nada sobre a encomenda feita a loja Ernesto Di Tomaso. O comandante garantiu que tanto ele quanto Lula vestiam camisas pretas para simbolizar o poder do petróleo, mas que ele usaria uma camisa azul quando o Senado brasileiro aprovasse a entrada da Venezuela no Mercosul. No mesmo instante, um assunto misterioso mobilizou o governador Jaques Wagner e parte do primeiro escalão do governo do Estado. Enquanto Chávez discursava, Wagner recebeu uma ligação e saiu às pressas da sala. Em seguida, foi a vez de da secretaria da Casa Civil, Eva Chiavon, e do chefe de gabinete do governador, Fernando Schimidt. Todos retornaram ao auditório, mas ninguém comentou nada. As informações e foto são do site Bahianotícias.




Mulher de Senador poderá disputar Câmera Federal em 2010



A ex-primeira-dama da Bahia Tércia Borges poderá disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2010. De acordo com o site Souza Andrade, ela primeiro se tornaria presidente do PR Mulher já na próxima segunda-feira (1º), durante o encontro estadual do partido que será realizado em Salvador, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Hoje a legenda possui seis deputados estaduais, seis federais, 41 federais e o senador César Borges, marido de Tércia.
Fonte:Foto Bahianotícias

Movimento Negro Unificado teme que ações judiciais comecem a prejudicar as cotas

O Movimento Negro Unificado (MNU) teme que as ações judiciais comecem a prejudicar o sistema de cotas para estudantes negros, índios e de escolas públicas no Brasil. Isso porque na última segunda-feira, 25, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar suspensiva para anular os efeitos da lei estadual que estabelece cotas em universidades estaduais do Rio.
Na Bahia, ações desse mesmo modelo já foram julgadas, mas sempre beneficiaram a manutenção do percentual de vagas por cotas. Para o coordenador nacional do MNU, Marcos Alessandro Mauwsí, apesar da decisão afetar somente o Rio, pode servir de referência para decisões judiciais em outros estados. "É um atraso. Hoje deveríamos discutir meios de ajustar a política de cotas e não tentar barrar seu avanço", comenta.
Mauwsí lamenta que alguns alunos cotistas tenham enfrentado dificuldades na hora de assumir os custo de permanência no ensino superior. A solução para isso seria ampliação da verba destinada a apoiar esse público. "Se o Brasil deixar de aplicar suas políticas afirmativas, a tendência é aumentar os lamentáveis índices sócio-raciais de exclusão", complea. No caso do Rio de Janeiro, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contrária às cotas foi movida pelo deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP). Sua alegação é de que a separação de vagas acirra a discriminação na sociedade.
JUSTIÇA – O diretor da Organização Não-governamental Steve Biko, Sílvio Cunha, comenta que as instituições favoráveis às cotas precisam estar com o setor jurídico preparado para essas situações. No caso da liminar carioca, a principal atingida é a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), que deverá caçar os efeitos da liminar nos tribunais.
Há 17 anos a Steve Biko promove a inclusão nos estudos de jovens afrodescendentes e de baixa renda. "Houve aumento no número de negros nas universidades e esse tipo de liminar mostra a reação conservadora diante da mudança social. O objetivo das cotas é promover a igualdade que nunca tivemos no país", afirma.
O pró-reitor de graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Maerbal Marinho, lembra que ações judiciais tentaram provar a inconstitucionalidade das cotas na Ufba, mas sempre foram derrotadas na Justiça. Adepta desde 2005, a instituição acumulava pouco mais de sete mil cotistas até o final do ano passado. "A preparação do aluno no colégio particular é diferente do que vem de escola pública. Então temos de igualar as condições dos candidatos que competiam de modo desigual", comenta Marinho.
Outro nome favorável à prática é o pró-reitor de pesquisa e ensino de pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Wilson Mattos. "As cotas não acirram a desigualdade. Pelo contrário, pesquisas sempre mostram que os negros têm menos oportunidades. Essa desigualdade precisa ser corrigida", completa.
Hoje com oito mil cotistas, a Uneb foi a primeira universidade a encarar esse modelo de seleção na Bahia. Mattos assinala que mais de 50 universidades públicas no Brasil aderiram ao sistema e comemora que até nas particulares as políticas afirmativas chegaram, graças a incentivos como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal.
Fonte:atardeonline

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Vitoria confirma contratação do lateral Leandro


A chegada do novo lateral esquerdo do Vitória, Leandro, estava agendada pra essa segunda-feira (25), mas sofreu uma alteração e o jogador chegará na manhã desta terça-feira (26) a Salvador. Leandro desembarca no aeroporto da cidade por volta das 10h e segue direto para uma clínica médica no bairro de Brotas, onde fará exames médicos com o Dr. José Olímpio Azevedo. O técnico Carpegiani já mostrou satisfação com a contratação do jogador e, segundo ele, o atleta pode resolver o setor esquerdo do time. “A nossa lateral esquerda é deficiente e no meu esquema os laterais são muito importantes. Espero que ele venha para ser titular”, afirmou. Leandro Silva Wanderley é natural do Rio de Janeiro, tem 30 anos (19/04/79), mede 1m67, pesa 70 kg. O jogador se revelou no America-RJ e teve passagens pelo Vitória, Porto de Portugal, Cruzeiro, Palmeiras e Fluminense.

Marcelo Nilo defende chapa com Wagner e Geddel



O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSDB), foi o primeiro entrevistado do programa “Bahia Notícias no ar”, que passa a ser transmitido de segunda a sexta, a partir do meio-dia, na rádio TUDO FM 102,5. Marcelo Nilo comentou um trecho da entrevista concedida a este site pelo secretário Walter Pinheiro (Planejamento) em que o petista sugeriu a composição da chapa Jaques Wagner (governador) e Geddel Viera Lima (Senador). “A prioridade é reeleger o governador Wagner. Mas, Geddel é um nome forte, tem peso no estado. Seria ideal a composição desta chapa para 2010. Além do mais, ao que parece a base do PMDB quer continuar participando do governo”, afirmou. O chefe do Legislativo estadual, que não poupou elogios ao governador, culpou o Congresso Nacional pela “apatia” nas Assembléias estaduais. “Essa paralisação é culpa dos deputados e senadores que têm levado questões e prerrogativas dos municípios ao Congresso”. Nilo também fez uma comparação um tanto quanto sui generis. “Política é igual ao amor. Primeiro você flerta, depois namora e casa”. O programa “Bahia Notícias no ar” é comandado por Samuel Celestino e Daniela Prata.

Texto e foto:Bahianotícias

Rodoviários não farão greve

A greve dos rodoviários programada para a madrugada desta terça-feira (26) em Salvador não acontecerá. Após assembleia realizada nesta segunda (25), os rodoviários aceitaram o acordo firmado entre os sindicatos da categoria e das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) na sede da Superintendência Regional do Trabalho (SRT). A proposta prevê incremento de 7% nos salários, plano de saúde e vale alimentação. Além disso, os profissionais terão o pagamento adicional de 100 % nas horas extras a partir da segunda hora e fornecimento do ticket refeição para quem trabalhar do sábado à terça-feira de carnaval. Inicialmente o patronato oferecia 3% de aumento, enquanto a categoria pretendia 12%.
Fonte:Bahianotícias

Gilmar Mendes: " 3º mandato é casuísmo"


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira (25) que dificilmente o órgão aprovaria a ampliação do mandato do presidente Lula em mais dois anos ou a criação de um terceiro período de governo. Para ele, a reeleição continuada seria uma “lesão ao princípio republicano”. "Acho extremamente difícil fazer a compatibilização com o princípio republicano. As duas medidas têm muitas características de casuísmo", disse.



Fonte:Bahianotícias

domingo, 24 de maio de 2009

Como de costume: Muita confusão no clássico Paulista



O primeiro clássico estadual do Campeonato Brasileiro de futebol em 2009 foi marcado por grande confusão na entrada do Estádio Palestra Itália, em São Paulo. De acordo com a Polícia Militar (PM), 20 pessoas sofreram ferimentos leves após um confronto entre torcedores de Palmeiras e São Paulo e policiais. Outras 158 foram levadas à 59ª Delegacia do Jardim dos Ipês, na Zona Leste paulista. A PM afirma que foi recebida com paus e pedras e carros da corporação foram danificados. Já os torcedores reclamam de ação violenta. Na partida, tricolores e alviverdes passaram em branco: 0 X 0.As informações são do site Bahianotícias.

Ciganos reclamam da preconceito no estado


Os ciganos, que frequentemente ocupam as páginas policiais de Salvador e Região Metropolitana devido a ocasiões de violência que muitas vezes acabam em morte, logicamente não são um povo que tem como prioridade se envolver em confusão. Exatamente por isto, eles reclamam de preconceito para com a etnia. A situação atinge especialmente quem é cigano e mora em Candeias, onde não é difícil haver notícias de ciganos que se envolvem em crimes. Mas a cidade reúne uma predominância de famílias ciganas pacíficas e de trabalhadores e que tem uma regra de comportamento rígida. Não há dados no IBGE sobre o tamanho da população de ciganos no Brasil ou na Bahia, mas se sabe que boa parte deles e proveniente da Espanha em gerações passadas, estão preferencialmente empregados no setor de comércio, são exímios poupadores, mas atravessam dificuldades para alcançar um nível de estudo elevado. As informações são do a tarde.

Geddel nega veto a candidaturas


O ministro Geddel Vieira Lima realizou neste domingo (24), em Itapetinga, um encontro que rotulou de muito positivo diante, ainda, do número de pessoas que dele participaram. Aproveitou para negar a nota da Folha de S.Paulo, aqui também postada, segundo a qual somente apoiaria Dilma Rousseff "se forem abortadas as candidaturas ao Senado de José Sérgio Gabrielli e Walter Pinheiro, pelo PT baiano" . Disse Geddel que não há a maior veracidade no que foi registrado a partir do jornal paulista. "Não tenho essa. Chega de titi e trololó. Sou o meu único porta-voz e o que tenho a dizer o faço aberto". Geddel afirmou que vale o que tinha me dito (e que foi publicado) "O PT escolhe a chapa que quiser. Se, porventura, for candidato ao Senado, o que não aceito são tês ou quatro nomes apoiados pela base de Wagner. São duas as vagas e entendo que devem, se este for o caso, porque não sou dono do futuro, duas candidaturas. De resto disse, "espantou-me a notícia plantada na coluna Painel da Folha ". A nota, como afirmei, foi reproduzida aqui, mas de outra forma. Entendi que me parecia tão disparatada que não entendia, se verdadeira fosse, para o PMDB baiano.


Fonte:Samuel Celestino