• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 27 de junho de 2009

Futebol: Brasileirão série B: Tricolor baiano continua sem ganhar fora de casa

O Bahia empatou sem gols contra o Duque de Caxias e manteve o jejum de quase um ano sem vencer fora de casa. Com o resultado da partida disputada neste sábado, 27, em Mesquita, Rio de Janeiro, o Tricolor completa 11 meses sem vitórias fora de Salvador desde que bateu o CRB por 2 a 1, em Macéio, em nove de agosto de 2008. A partida contra o time carioca foi válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
No primeiro tempo, o Bahia manteve por mais tempo a posse de bola, mas criou poucas chances de gol, que foram desperdiçadas pelos atacantes tricolores. A melhor oportunidade para o time baiano saiu aos 44 minutos de um chute de Ananias de fora da área, que explodiu no travessão do gol de Vinícius.
A etapa complementar foi mais equilibrada com chegadas ao gol para as duas equipes, mas as chances de abrir o placar só aconteceram mesmo no final do jogo, quando Beto mandou a segunda bola do
jogo na trave aos 44 minutos. Depois, só deu Duque de Caxias, que pressionou a zaga tricolor em busca do gol.
O Bahia volta a jogar às 16h10 de sábado, dia 4 de julho, contra o Figueirense, no Estádio de Pituaçu e tenta se recuperar no campeonato. Com o empate, o Bahia chegou aos 12 pontos e caiu duas posições na tabela, ficando agora na nona colocação. As informações são da atardeonline.

Futebol: Veja os resultados de sábado pela 8ª rodada do Brasileirão série A



Pela 8ª rodada do Brasileirão da série A neste sábado, foram realizados os seguintes jogos:



São Paulo 2 x 0 Náutico - jogo que marcou a estréia do Técnico Ricardo Gomes no tricolor paulista.
Cruzeiro 1 x 0 Avaí - nesse jogo o cruzeiro jogou com o time reserva tendo em vista a 2ª partida pela libertadores contra o Grêmio.
Atlético(Pr) 1 x 0 Corinthians - o timão jogou com o chamado time reserva, já que no próximo dia 01/07 , enfrenta o Internacional na segunda partida da decisão da Copa do Brasil.
Barueri 4 x 2 Atlético(Mg) - Jogo que marcou a 1ª derrota do time mineiro na competição, mesmo assim pode continuar na liderança do campeonato, se o internacional não vencer o Curitiba amanhã no Beira-Rio.
Botafogo 1 x 4 Goias -Depois de perder na 7ª rodada para o Vitória da Bahia por 4x3, mais uma vez o time treinado por Ney Franco sofreu 04 gols em pleno engenhão,no Rio de Janeiro e com esse resultado está na zona do rebaixamento.

Vestibular 2010: UESC divulga calendário de inscrições



A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) inscreve para o vestibular 2010 de 16 de outubro a 10 de novembro. São oferecidas 1.440 vagas em 29 cursos, e as provas estão marcadas para os dias 10,11, e 12 de janeiro de 2010. Interessados podem se inscrever no site da instituição.
Entre os cursos, são oferecidos bacharelados em Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito,
Economia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Sistemas, Física, Geografia, LEA, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática, Química. Entre as licenciaturas, há cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.Veja a lista de obras literárias recomendadas pela Uesc:

I Juca Pirama: Gonçalves Dias;Papéis Avulsos: Machado de Assis; Recordações do Escrivão Isaias Caminha: Lima Barreto; Amar, Verbo Intransitivo: Mário de Andrade;O Conto em 25 Baianos: Cyro Matos;Primeiras Histórias: Guimarães Rosa;Senhorita Simpson: Sérgio Sant' Anna. Mais informações no site da Uesc.
fonte:atardeonline

Educação: MEC quer descobrir onde estão 680 mil crianças fora da escola



Brasília - O Ministério da Educação (MEC) quer descobrir quem são e onde vivem as 680 mil crianças que estão fora da escola em todo o país. Na semana passada, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou relatório que destaca as dificuldades de algumas populações no acesso à educação e na permanência na escola. Crianças indígenas, moradoras do campo, quilombolas, negras e com deficiência física são as mais afetadas.
De acordo com o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, uma equipe de estatísticos já conseguiu identificar 95 mil das 680 mil crianças a partir do cruzamento de diversos bancos de dados. O trabalho começou pela Região Norte, apontada pelo Unicef como uma das mais problemáticas. Regiões como o Semiárido também serão foco da ação.
O ministério entrou em contato com 55 municípios para detectar o motivo pelo qual essas crianças não estão na escola, seja falta de acesso ou evasão. O mapeamento mostra diferentes realidades: “Em alguns lugares o problema é de ônibus escolar, em outros de barco escolar e até de búfalo, porque em Marajó, nem ônibus nem barco resolvem. Em outras [regiões] é preciso construir escolas ou adaptar o calendário escolar aos fluxos migratórios de uma população que se desloca em tempos de colheita, por exemplo”, contou o secretário.
O relatório do Unicef aponta que “as desigualdades presentes na sociedade ainda têm um importante reflexo no ensino brasileiro”. Segundo o fundo, as populações mais vulneráveis são as mais privadas do direito de aprender. Para Lázaro, essa análise ajuda a focar um problema que é invisível para a sociedade. “O Unicef coloca no centro do debate a questão da equidade e das desigualdades na educação. Para nós isso é muito bom, é um estímulo para a sociedade enxergar aquilo que não está visível.”
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) foi criada em 2004 justamente com a função de trabalhar a questão das desigualdades. Na avaliação de Lázaro, historicamente as políticas educacionais não foram fortes o bastante para enxergar as especificidades “desse público socialmente mais fragilizado”.
“Para eles, você tem que dar o que todos têm e mais um pouco, porque o ponto de partida desses públicos é inferior. Por isso o MEC tem muita clareza da necessidade de ações afirmativas, que não se reduzem a cotas. Ação afirmativa é também você reconhecer que a população indígena e a quilombola têm que ter um adicional de merenda para combater as dificuldades de acesso”, exemplificou.
Como cada uma dessas populações têm características distintas, não há uma fórmula específica para trabalhar a diversidade na educação, explica Lázaro. “São situações muito complexas e distintas. Uma situação é a população das periferias nos grandes centros urbanos, outra é o atendimento adequando à população do campo. Também há a singularidade dos grupos indígenas e o atendimento aos quilombolas. Não há um único fator”, disse.
Mas, para o secretário, o fato de 97,6% das crianças estarem na escola deve ser comemorado. “O desafio agora é que todos permaneçam na escola e aprendam. A escola ainda não está conseguindo garantir a todos o direito de aprender. E, quando você olha quem não aprende, são sempre os pobres, os negros. Portanto a escola precisa dar mais um passo para que não seja um lugar a mais que reproduza a desigualdade.”




Fonte:Mec

Bahia: Estado lança projeto em parceria com Ronaldinho Gaúcho

Foi apresentado neste sábado (27), no estádio de Pituaçu, o Projeto Jogos da Cidadania, uma parceria entre o governo do Estado e o Instituto Ronaldinho Gaúcho. Participaram do lançamento o governador Jaques Wagner, o próprio jogador, seu irmão Roberto Assis, presidente do instituto, a primeira dama Fátima Mendonça, Bobô, presidente da SUDESB, a cantora Margareth Menezes e o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção. Salvador será a primeira capital depois de Porto Alegre a receber o instituto. Cerca de 2 mil crianças serão atendidas nas comunidades de Castelo Branco, Mussurunga, Nordeste de Amaralina, Pernambués e Narandiba. O governador e o jogador falaram da importância da ação. “Estamos com dois ídolos: um da cultura e outro do esporte. E isso é tudo que nossos guris precisam para seguir pelo bom caminho e deixar as coisas ruins para trás”, indicou Wagner. Já Ronaldinho se usou como exemplo para as crianças que participarão das atividades e que estavam presentes. “Tanto eu como a Margareth viemos de lugares pobres e conseguimos vencer na vida. Não somos bem um exemplo, mas uma prova para vocês não desistirem e buscarem seus sonhos”, observou. A duração inicial do projeto é de 15 meses.As informações e foto são de Eder Ferrari do site Bahianotícias.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

GRIPE A: Já são 522 casos em todo o país

O ministro da Saúde José Gomes Temporão revelou nesta sexta-feira (26), em entrevista coletiva, que mais 70 casos de influenza A (H1N1), de pessoas que vieram do exterior, foram confirmados no Brasil. O número eleva para 522 os registros em território nacional. O titular anunciou ainda que houve mudança nos critérios de identificação da doença. De acordo com ele, assim como ocorre nos Estados Unidos, caso haja a confirmação de um caso em uma instituição, como escolas e empresas, todas as pessoas que apresentarem sintomas serão consideradas infectadas. A medida não vale, entretanto, para residências. Segundo Temporão, o fechamento de algumas instituições e a antecipação de férias, adotados em alguns estados, podem ter sido exagerados, já que a decisão deverá ser tomada mediante protocolos das vigilâncias sanitárias regionais. Os novos registros foram identificados em São Paulo (43), Minas Gerais (6), Paraná (5), Disitrito Federal (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (3), Piauí (2), Espírito Santo (1) e Pará (1). A Bahia segue com quatro.


Fonte:Evilasio Junior-BN

Foto:o Globo

GRIPE A: Já são 522 casos em todo o país


O ministro da Saúde José Gomes Temporão revelou nesta sexta-feira (26), em entrevista coletiva, que mais 70 casos de influenza A (H1N1), de pessoas que vieram do exterior, foram confirmados no Brasil. O número eleva para 522 os registros em território nacional. O titular anunciou ainda que houve mudança nos critérios de identificação da doença. De acordo com ele, assim como ocorre nos Estados Unidos, caso haja a confirmação de um caso em uma instituição, como escolas e empresas, todas as pessoas que apresentarem sintomas serão consideradas infectadas. A medida não vale, entretanto, para residências. Segundo Temporão, o fechamento de algumas instituições e a antecipação de férias, adotados em alguns estados, podem ter sido exagerados, já que a decisão deverá ser tomada mediante protocolos das vigilâncias sanitárias regionais. Os novos registros foram identificados em São Paulo (43), Minas Gerais (6), Paraná (5), Disitrito Federal (5), Rio de Janeiro (4), Santa Catarina (3), Piauí (2), Espírito Santo (1) e Pará (1). A Bahia segue com quatro.

Fonte:Evilasio Junior-BN

Foto:o Globo

Futebol:Luxemburgo diz" Keirrison não joga mais comigo"

O técnico Vanderlei Luxemburgo detonou o atacante Keirrison, que recebeu uma oferta para deixar o Palmeiras e jogar no Barcelona. Nesta sexta-feira, o time alviverde confirmou que recebeu uma proposta dos catalães e o empresário do jogador, Marcos Malaquias, admitiu ao Terra que o acerto está próximo.
"O Keirrison não falou comigo, não apareceu para treinar. Não concretizando (a venda para o Barcelona) e eu estando no Palmeiras, ele não joga. Faltou um pouco de respeito comigo e com os companheiros dele. Fiquei sabendo só através de um telefonema. Que bote em outro lugar ou mande embora do Palmeiras", desabafou o comandante alviverde.
"Depois de esse amigo ter me passado, peguei o telefone e passei para o Cipullo. Foi surpresa para ele também. Se não concretizar, não é problema meu. Ele não está pronto para ir para a Europa. Está saindo prematuramente. Tem jogadores até com 12, 13 anos saindo. É prematuro. O Keirrison pegou seis meses de Palmeiras. É essa discussão que eu tive com eles, com a empresa", afirmou.
Luxemburgo chegou a pedir há semanas atrás que o atacante se decidisse e focasse nas coisas que ele pretendia. Na ocasião o atacante chegou a dizer que a cabeça dele estava toalmente voltada para o time e que só pensava em cumprir os quatro anos de contrato com o clube.
"Toda vez que eu me pronunciei, eu falei: a Traffic se compromoteu a dizer que ele ficará até a metade de 2010. Mas falei que o único clube que poderia sair seria o Barcelona. Ele só sairia do Brasil para o clube. Está tudo dentro de uma normalidade. O acordo com a Traffic era que ele ficasse até a metade do ano que vem, mas por causa da cláusula ele acabou saindo para o Barcelona", afirmou o técnico.
Com a saída do artilheiro palmeirense, Luxemburgo já projeta um substituto.
"Eu tenho Obina, Ortigoza, Daniel, Felipe, Willians... Vamos ver. Se for necessário (contratar alguém), vou colocar para a diretoria", finalizou.


Fonte:Redação Terra

Voo 447 da Air France: País anuncia fim das buscas

A Marinha e a Aeronáutica brasileiras realizam anuncio conjunto informando que estão encerradas as buscas de corpos e destroços do voo 447 da Air France. Seus porta-vozes disseram que em 26 dias de buscas esperavam resgatar os 228 corpos, mas só foi possível resgatar 51. Os oficiais que realizaram o anúncio disseram que nos últimos nove dias nada foi resgatado do mar e que os destroços do avião não encontrados são insignificantes. No entanto, a Marinha da França continua em busca da caixa-preta do Airbus.


Fonte:Bahianotícias

Politica: Governador diz que ainda não leu documento do PMDB

Durante um dos atos que marcaram a transferência da sede do governo para o município de Cachoeira, ontem, data em que é lembrada a Batalha de Cachoeira – preâmbulo do 2 de Julho –, o governador Jaques Wagner (PT) disse que ainda não leu o documento entregue há uma semana, pessoalmente, pelo ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com sugestões e críticas à sua administração. A entrega do documento aconteceu no mesmo dia em que Geddel disse que seria candidato ao governo em 2010. “Eu ainda não li, não tive tempo ainda”, disse Wagner logo após a inauguração de um trecho da BR-420, em São Félix, município separado de Cachoeira apenas pela Ponte D. Pedro II, datada do século XIX. A transferência do governo para Cachoeira todo dia 25 de junho é cumprimento da lei estadual aprovada em 2007 na Assembleia Legislativa. Questionado sobre uma suposta articulação do ministro peemedebista para a construção de dois palanques para a candidatura de Dilma Rousseff (PT) na Bahia em 2010, Wagner disse que teve uma conversa há cerca de uma semana e tem a convicção de que haverá um único palanque. As informações são do jornal A Tarde.

TSE cassou mandatos de governador e vice


O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) cassou nesta madrugada ( 26 ) por unanimidade os mandatos do governador do Tocantins , Marcelo Miranda ( PMDB ) e de seu vice Paulo Sidnei Antunes ( PPS ) por abuso político. Eles porém, podem ficar nos cargos até que se esgotem as possibilidades de recurso na Justiça Eleitoral contra a cassação. As acusações contra Miranda e Antunes foram feitas pelo segundo colocado nas eleições do estado em 2006, o ex-governador, José Wilson Siqueira Campos ( PSDB ) , que pretendia herdar o cargo. O TSE, no entanto, determinou que, caso a cassação seja confirmada, após a análise de eventuais recursos, será convocada eleição indireta a ser realizada pela Assembléia Legislativa do Tocantins. No processo, qualquer cidadão poderá se candidatar , mas o atual governador e o vice cassados não podem concorrer.

Fonte:Bahianotícias

Futebol: Estádio de pituaçu precisa de ajustes segundo CBF


O recém-reinaugurado estádio de Pituaçu, em Salvador, sofreu uma vistoria técnica na manhã desta sexta-feira (26) em Salvador e, segundo o assessor especial da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Reinaldo Buzzoni, precisa de alguns ajustes para sediar a partida entre os líderes das Eliminatórias, Brasil e Chile, no próximo dia 9 de setembro. Ele não revelou ainda quais são estes pontos mas afirmou que ao longo da tarde um relatório técnico será divulgado para esclarecer que pontos precisam de acertos antes da partida. Segundo o diretor da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato (Bobô), outra visita está marcada para o mês que vem para que a CBF acompanhe estas obras sugeridas ao estádio
fonte:Bahianotícias
c/foto

Metrô de Salvador: Novela ganha mais um capítulo

O juiz Luiz Renato Pacheco Chaves de Oliveira, da 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo, determinou a remessa para a Justiça Federal na Bahia dos autos relativos a suposta fraude na licitação das obras do Metrô de Salvador.


Fonte:Bahianotícias

Máquina Federal: Lula sanciona lei que cria o Ministério da Pesca

O presidente Lula sancionou nesta sexta-feira (26) a lei que cria o Ministério da Pesca e Aquicultura em Itajaí, Santa Catarina. A pasta substitui a Secretaria Especial, comandada por Altemir Gregolin(foto), que também foi empossado na cerimônia como novo titular do governo federal. Ainda, foi sancionada a nova Lei da Pesca, que eleva pescadores e aquicultores à condição de produtores rurais, com direito a créditos rurais e acesso a incentivos para obter financiamentos para a produção. Lula pediu ao novo ministro que divulgue e faça uma ampla campanha sobre a conquista para os beneficiados. De acordo com ele, empresas de beneficiamento, transformação e industrialização de pescado também poderão se beneficiar das linhas de crédito, desde que comprem a matéria-prima dos pescadores ou de suas cooperativas. “Um grande empresário, para ter direito, tem que comprar o pescado dos pescadores artesanais, que é para ajudar o setor a crescer junto com a indústria de pesca brasileira”, ressaltou. Informações da Agência Brasil.

Segurança: Policia procura por professor acusado de torturar esposa

A polícia intensificou as buscas ao professor de educação física Adalberto França Araújo Filho, de 39 anos, acusado de torturar e tentar assassinar a esposa na madruga desta sexta-feira (26), crime ocorrido na residência do casal, em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com a polícia, Adalberto começou a agredir a mulher, a assistente social Luciana Brasileiro Lopo, por volta de 22 horas. O acusado exigia que ela confessasse que o traía.
Depois de amarrar a vítima na cama, o acusado passou a espancá-la. Logo em seguida, Adalberto derramou leite quente nas costas e no pescoço da esposa, o que provocou graves queimaduras.
Segundo os policiais, o professor de educação física também se utilizou de uma faca para fazer diversos cortes no corpo e rosto da companheira. Adalberto, que é lutador de Jiu-Jitsu, também quebrou os pulsos da mulher e atirou contra genitália de Luciana.
Testemunhas ouvidas pela polícia declararam que Adalberto chegou a obrigou a mulher a comer suas fezes. Após quatro horas de tortura, o agressor entrou em contato com familiares da vítima, pedindo que fossem buscá-la antes que ele a matasse.
O acusado fugiu logo após o ocorrido em um veículo Renault Clio, de placa JPH-7449, registrado em nome da vítima. Luciana foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), sendo posteriormente transferida para o Hospital Espanhol onde está sob cuidados médicos.
De acordo com os médicos ela não corre risco de morte. A delegada Luciana Cortes, titular da 34ª Delegacia (Portão), já instaurou inquérito policial para apurar a tentativa de homicídio, bem como as lesões sofridas pela vítima. As informações são da tribunadabahia.

Excesso de medicamentos pode ter matado Michael Jackson


O dia seguinte à morte de Michael Jackson foi de muitas homenagens pelo mundo e aprofundamento na investigação sobre a causa do falecimento. Uma autópsia começou a ser feita nesta sexta-feira, mas os exames toxicológicos podem demorar semanas até que seja diagnosticado se há indícios de drogas, álcool e medicamentos no organismo do cantor. A polícia de Los Angeles também busca informações com o médico particular do ídolo pop, principal testemunha do ataque cardíaco fatal e sumido desde a noite de quinta. Foi divulgado inclusive o áudio do telefonema para chamar o resgate emergencial da ambulância no momento do colapso do artista. Em Salvador, a banda Olodum prestou homenagem no Largo do Pelourinho, onde Michael Jackson gravou parte do clipe da música "They don´t care about us", em 1996. Músicos da banda se reuniram para tocar e celebrar a carreira de sucesso do astro pop ao longo das décadas. A estrela do ídolo na Calçada da Fama, em Hollywood, virou local de peregrinação de fãs. Em Gary, Indiana, ursos de pelúcia e flores foram deixadas na porta da casa onde o artista passou a infância. Até na frente do hospital onde o cantor se internou era possível ver manifestações de carinho.
Por enquanto, familiares e amigos acreditam que o uso excessivo de remédios possa ter sido o causador da morte. O porta-voz de Michael Jackson, o advogado Brian Oxman, disse nesta sexta que a morte do cantor "não foi inesperada", em razão "dos medicamentos que ele tomava". Amigo da família, afirmou à CNN que membros da equipe dele facilitavam o acesso do cantor às substâncias. "Se você acha que o caso de Anna-Nicole Smith foi um abuso, não foi nada em relação ao que vimos na vida de Michael Jackson", contou no hospital - Smith, modelo da revista "Playboy", morreu de overdose em fevereiro de 2007.
Oxman disse também que a família estava preocupada com a saúde do cantor e que havia tentado sem sucesso tomar conta dele por meses. “Michael aparecia nos ensaios algumas vezes, ele tentava duramente estar apto a fazer esses ensaios”, disse Oxman sobre as preparações de Jackson para uma série de 50 shows que ele começaria a fazer em Londres a partir de julho. “O uso que ele fazia de medicamentos estava atrapalhando, as lesões que ele teve enquanto atuava, quebrou uma vértebra e a perna ao cair no palco, também”, afirmou.Os shows que o cantor faria em Londres eram vistos como um retorno para Jackson, que dominou a cena pop durante a década de 1980 com músicas como “Thriller” e “Billie Jean”. Ele também recebia os créditos por ter transformado os videoclipes em uma forma cara e cinematográfica de arte. Agências de notícias internacionais informaram que todos os ingressos para a maratona de apresentações de Michael já estavam vendidos. Estima-se que pelo menos 750 mil pessoas tenham comprados os tíquetes. A previsão é que todos sejam reembolsados, mas não foi divulgado ainda como será a devolução do dinheiro. As empresas organizadoras dos eventos calculam que 40 mil ingressos eram vendidos por hora.Outra notícia que surpreendeu os adoradores do cantor foi saber que Michael tinha acumulado dívidas de cerca de 500 milhões de dólares, de acordo com fontes do Wall Street Journal no início do mês. Michael chegou ao topo da riqueza, mas perdeu muito dinheiro depois de se envolver em escândalos como o de abuso sexual infantil, em 2005.Em novembro do ano passado chegou a entregar o título de propriedade do seu rancho, batizado de Neverland (terra do nunca), na Califórnia. As terras seriam vendidas por cifras que oscilam entre 70 e 80 milhões de dólares e ajudariam Michael a manter seu luxuoso estilo de vida. Graças a esse baque na vida financeira que o artista decidiu voltar aos palcos na turnê que sequer teve a chance de começar.As informações são de atardeonline e agências.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Augusto Liberato assina com a Record

Com um salário de R$ 3 milhões por mês, o apresentador Gugu Liberato, 50, passa a integrar a programação da Record. Um contrato de oito anos com a nova emissora foi assinado nesta quinta-feira (25), na sede da Record. De acordo com o site da Folha de S. Paulo, mesmo com a documentação assinada, Gugu só deixará o SBT em março de 2010, quando vence seu compromisso com a emissora de Silvio Santos.
De acordo com a proposta que a Record fez a Gugu, ele irá comandar um programa aos domingos na emissora e ainda pode ganhar um programa diário.
Segundo a coluna "Ooops!", do UOL, somente em salários o valor a ser pago a Gugu ao longo de oito anos chega a cerca de R$ 300 milhões, mas essa quantia poderá crescer, caso o apresentador e a Record façam novos acordos com licenciamento de marcas e produtos.
Gugu esteve na sede da Record acompanhado de seu advogado, Salvador Regina e o diretor do "Domingo Legal", Homero Salles.O apresentador completa 21 anos de SBT em outubro.
Fonte:atarde

São João na Bahia: Espadas deixam 220 queimados em Cruz das Almas

No fim dos festejos juninos, a tradicional guerra de espadas na cidade de Cruz das Almas (a 146 km de Salvador) deixou um saldo de 220 queimados desde o dia 12 de junho, início da festa no município.
Mesmo abaixo do número de 2008, quando 235 pessoas se feriram com espadas, o saldo pode aumentar por conta do Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho. O maior número de ocorrências foi registrado na quarta-feira, dia de São João, quando foram atendidas 135 pessoas no Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso, o maior da cidade. Na unidade de saúde, 64 casos foram de queimaduras graves. Desses, seis pessoas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Apesar da gravidade da maioria dos feridos com espadas, este ano Cruz das Almas ainda não registrou nenhuma morte relacionada a acidentes com espadas ou qualquer outro tipo de fogos de artifício durante os festejos juninos. As informações são da sucursal da cidade de Santo Antonio de Jesus de atarde.

Assessoria de Governador nega informação de colunista

A assessoria do governador Jaques Wagner procurou o “Bahia Notícias” para negar, de forma categórica, que o primeiro mandatário do estado tenha fugido do São João, como afirmou o colunista Acelmo Góis, no jornal O Globo. Segundo a fonte oficial, o governador esteve na Argentina entre os dias 19 e 24 de junho, quando encontrou com vários jornalistas, mas em nenhum momento menosprezou um das festas mais tradicionais da Bahia. A assessoria informa que, pela primeira vez, um governo baiano apostou no São João como produto cultural. Informações de bastidores dão conta de que o petista recebeu mais de 80 convites de cidades das mais variadas regiões e, para não desagradar ninguém, decidiu descansar um pouco em Buenos Aires.As informações são do site Bahianotícias.

Colunista do Globo diz que Wagner fugiu do São João

Ancelmo Góis, na coluna do jornal O Globo: “Do governador Jaques Wagner, ontem, no Alvear Palace Hotel, de Buenos Aires, explicando o que tinha ido fazer na Argentina: - Vim fugir da festa de São João na Bahia…”.
Fonte:Bahianotícias

Confirmada a morte do Cantor Michael Jackson

O cantor Michael Jackson morreu na tarde desta quinta-feira (25), aos 50 anos, vítima de um infarto em Los Angeles, Califórnia. Ele estava em sua casa, em Holmby Hills, quando sofreu uma parada cárdio-respiratória, por volta das 12h20 do horário local, e não conseguiu ser reanimado pelos paramédicos. A informação foi dada primeiramente pelo site especializado em celebridades TMZ.com e foi confirmada pelo chefe de polícia da cidade e por um legista. Segundo o jornal Los Angeles Times, os médicos do hospital da Universidade da Califórnia, UCLA Medical Center, que fica a cinco minutos da sua residência, confirmaram que a morte foi às 13h07, do horário local, e disseram que ele teria chegado ao local em coma profundo. Michael tinha uma turnê de 50 shows programada para acontecer entre 13 de julho e março de 2010 na Inglaterra. A temporada, que não acontecia há 12 anos, estava marcada para ocorrer a partir de 8 de julho, mas teria sido adiada por causa de problemas de saúde do astro pop. De acordo com a agência EFE, o cantor sofria de câncer de pele, informação que foi negada pela sua assessoria. A causa da morte só será divulgada nesta sexta (26), quando será feita a autópsia.
Fonte:Bahianotícias

Seleção Brasileira: Baiano Daniel Alves leva a equipe a final da Copa

O Brasil sofreu, mas conseguiu se classificar para a decisão da Copa das Confederações ao vencer a África do Sul por 1 a 0, graças a um gol marcado pelo baiano Daniel Alves, em cobrança de falta, aos 42 minutos do segundo tempo. A final, contra os Estados Unidos, será disputada no domingo, a partir das 15h30 (horário de Brasília), em Johannesburgo.
Apesar da vitória, a equipe teve atuação apagada, muito inferior ao das partidas contra Itália e Estados Unidos. A marcação da seleção sul-africana atrapalhou a criação de jogadas do Brasil, que quase sempre parou no sistema defensivo adversário. Além disso, a Seleção sofreu com certa ousadia da África do Sul, principalmente em finalizações de fora da área.
A Seleção Brasileira sofreu para sair da forte marcação imposta pela África do Sul nos minutos iniciais. E as duas primeiras chances de gol foram da África do Sul, mostrando que o time de Dunga encontrava dificuldades para encaixar a marcação sobre os jogadores ofensivos.
Aos 12 minutos, André Santos perdeu a bola para Gaxa, que chutou cruzado, rente à trava direita de Júlio César. Aos 20, Modise cobrou falta e Mokoena, livre, cabeceou para fora, assustando o goleiro brasileiro. Jogador mais participativo do Brasil, ao lado de André Santos, o volante Ramires finalizou, sem perigo, aos 21 minutos. Mas foi novamente a África do Sul que chegou com mais perigo em jogada de bola parada. Aos 29, Tshabalala cobrou falta com força e Júlio César espalmou. O Brasil melhorou nos 15 minutos finais da primeira etapa e enfim criou boas jogadas. Aos 33 minutos, André Santos finalizou de fora da área e Khune defendeu. Kaká passou a aparecer mais no jogo. Aos 37, ele passou por um adversário e chutou rente ao travessão sul-africano. Aos 41, Kaká puxou um contra-ataque e bateu rasteiro, mas Khune evitou o gol. A África do Sul teve a última oportunidade do primeiro tempo em nova finalização de fora da área. Piennar, aos 42 minutos, chutou forte e a bola passou perto da trave esquerda defendida por Júlio César.
Bom baiano - O Brasil começou o segundo tempo trocando passes no meio-de-campo, mas, sem criatividade, pouco ameaçava a África do Sul. A equipe da casa, então, começou a se arriscar mais e conseguiu sufocar a equipe de Dunga em alguns momentos. Aos 12 minutos, Modise finalizou, a bola desviou em Luisão e mudou de direção, obrigando Júlio César a fazer grande defesa. Depois desse susto, o Brasil tentou reagir capitaneado por Luís Fabiano. Aos 17 minutos, ele recebeu de Gilberto Silva, passou por um zagueiro e chutou para defesa de Khune. Na jogada seguinte, o centroavante da seleção brasileira cruzou para Robinho, que tentou finalizar com um voleio, mas não teve sucesso. A partida esfriou depois dos 25 minutos, já que o Brasil tinha dificuldades para superar a marcação adversária, enquanto a África do Sul adotou uma postura mais defensiva.
Mas o gol da vitória e da classificação brasileira saiu aos 42 minutos. Ramires sofreu falta na entrada da área e Daniel Alves, que havia entrado no lugar de André Santos, cobrou com perfeição, no canto do gol esquerdo defendido por Khune. Nos minutos finais, o goleiro sul-africano evitou gol de Luís Fabiano.
Brasil - Júlio César; Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos (Daniel Alves); Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Kleberson). Técnico: Dunga.
África do Sul - Khune; Gaxa, Mokoena, Booth e Masilela; Dikgacoi, Mhlongo, Pienaar (Van Heerden) e Tshabalala (Mashego); Modise (Mphela) e Parker. Técnico: Joel Santana.
Gol - Daniel Alves, aos 42 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos - Felipe Melo, André Santos, Daniel Alves (Brasil); Masilela (África do Sul)
Árbitro - Massimo Busacca (Suíça)
Público - 48.049 torcedores
Renda - Não disponível
Fonte:Agência Estado

Morre de câncer nos EUA ex-pantera Farrah Fawcett



A atriz Farrah Fawcett, (na foto,1ª a esquerda)que ficou famosa por seu papel na série "As Panteras" e que nos últimos três anos lutava contra o câncer, morreu hoje aos 62 anos de idade, segundo informou o canal "CNN".A estrela, ícone da cultura pop e considerada uma das mulheres mais atraentes de Hollywood dos anos 70, passou os últimos momentos de vida acompanhada de seu companheiro de anos, o ator Ryan O'Neal, e pela atriz e modelo Alana Stewart, segundo informou o site "TMZ".Fawcett morreu às 9h28 (13h28 de Brasília) em um hospital de Santa Mônica, em Los Angeles, onde foi internada na segunda-feira passada vítima de um câncer anal descoberto há três anos e que tinha se espalhado para o fígado.O'Neal recentemente tinha dito que Fawcett tinha finalmente aceitado se casar com ele. Ambos estavam juntos desde os anos 80.Embora eles tenham se separado nos anos 90, se reencontraram nestes últimos tempos mais difíceis e, segundo confessou O'Neal, após várias tentativas a atriz finalmente aceitou casar com ele.O'Neal contou a uma revista que antes de dar entrada no hospital, a atriz passava os dias em casa, a maior parte do tempo na cama, por causa dos efeitos do tratamento contra o câncer.Fawcett só recebia as visitas de alguns amigos mais íntimos, como Jaclyn Smith e Kate Jackson, suas colegas de elenco na série "As Panteras".Fawcett e O'Neal tiveram um filho juntos, Redmond, de 24 anos, atualmente em reabilitação por violação da liberdade vigiada em um caso de drogas.Pai e filho foram detidos em 17 de setembro, acusados de posse de drogas.Recentemente, a atriz protagonizou um documentário exibido no canal "NBC" e chamado "Farrah's Story", no qual narrava em primeira pessoa sua luta contra o câncer. As informações são de atarde.

Gripe Suína: Aumentam os números no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (25) mais 53 casos de influenza A (H1N1). Os novos registros foram notificados em São Paulo (31), Rio Grande do Sul (11), Minas Gerais (6), Rio de Janeiro (2), Ceará (1), Distrito Federal (1) e Goiás (1). Ao todo, o país tem 452 contaminações pela doença, entre as quais quatro na Bahia. Ainda há 310 suspeitas e 677 possibilidades foram descartadas. O estado de São Paulo segue como campeão do ranking (217), seguido de Minas Gerais (59), Rio de Janeiro (48), Santa Catarina (40), Rio Grande do Sul (28), Paraná (nove), Espírito Santo (oito), Goiás (quatro), Alagoas (quatro), Bahia (quatro), Sergipe (quatro), Tocantins (quatro), Mato Grosso (três), Paraíba (dois), Ceará (um), Maranhão (um), Pernambuco (um), Rio Grande do Norte (um) e Distrito Federal (14).
Fonte:MS

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Economia: Braskem traz centro adm. para Salvador



A partir de julho, Salvador será o centro administrativo e financeiro da Braskem, uma das principais empresas do setor petroquímico do País. Com a criação do Centro de Serviços Compartilhados, cerca de 350 funcionários de unidades administrativas da empresa na Bahia, Alagoas, São Paulo e Rio Grande do Sul serão relocados para a capital baiana. Com a mudança, os funcionários destas áreas que hoje trabalham no Polo Petroquímico de Camaçari passarão a atuar na capital.
Fonte:Bahianotícias

Mano Menezes bate boca com Milton Cruz e chama dirigente são-paulino de sensível


O técnico do Corinthians, Mano Menezes, criou polêmica após vencer o clássico contra o São Paulo por 3 a 1, no domingo. Primeiro, ele se desentendeu com o treinador interino do arquirrival, Milton Cruz. Depois, disse que o superintendente são-paulino, Marco Aurélio Cunha, é sensível.
A primeira troca de farpas aconteceu durante o jogo, quando ambos os treinadores (Mano e Milton) foram reclamar da arbitragem. No encontro, os dois se desentenderam e trocaram provocações.
"Você é interino, eu sou técnico", disse o treinador corintiano ao interino são-paulino, que substitui o técnico Muricy Ramalho, demitido na última sexta-feira --Ricardo Gomes já foi anunciado, mas ainda não assumiu a equipe.
"Você ganhou o quê? Eu sou campeão do mundo e tricampeão brasileiro", rebateu Cruz. "Eles só ganham no grito. Não mereciam estar ganhando o jogo, sempre ganham assim. O Mano fica o tempo inteiro em cima do bandeira", completou.
Depois da discussão, Mano confirmou ter dito essas palavras a Milton Cruz, mas negou que tivesse intenção de ofendê-lo.
"Para evitar interferência dele em um lance tentei dar um carteiraço e ele me deu um contra-golpe, dizendo que era campeão do mundo. Então, tive que aguentar, mas não foi para ofender", afirmou Mano.
Em outra declaração polêmica do treinador corintiano, Mano disse que o superintendente de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, é uma pessoa sensível.
Questionado por repórteres presentes no vestiário sobre o significado do termo, o comandante do Corinthians explicou, sem, no entanto, dizer os motivos que o levaram a dar esta declaração.
"Sensível você sabe muito bem o que é. É uma pessoa que tem mais sentimentos", finalizou o treinador.
O vice-presidente de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, classificou como "lamentáveis" as palavras de Mano e preferiu não aumentar a polêmica. "O Mano se trai e se revela. É isso que o São Paulo acha."


Fonte:Folha com a Lancepress

Petrobrás: Petista baiano estourou orçamento da estatal

Demitido por justa causa por suspeitas de desvio de recursos, o ex-gerente da Petrobras Geovane de Morais estourou o orçamento de sua área em 2008, ano de eleições municipais, em quatro vezes. Ele gastou, sem licitação nem autorização formal, R$ 120 milhões a mais do que o previsto. Entre as empresas beneficiadas por Morais estão duas produtoras de vídeo que trabalharam nas campanhas do governador Jaques Wagner e de prefeitas do PT. As produtoras receberam R$ 4 milhões em 2008, sendo R$ 1,5 milhão para filmar festas de São João e Carnaval na Bahia. Ligado à ala do PT baiano oriunda do sindicato dos petroleiros e químicos do estado, Morais tinha um orçamento na comunicação do Abastecimento de R$ 31 milhões para o ano passado. Contudo, fez pagamentos de R$ 151 milhões. A estatal reconheceu que uma das razões para a demissão, formalizada em abril, foram os gastos muito acima do orçamento. Além disso, a empresa informou que ele desrespeitou outras normas internas, como pagamentos sequenciais a uma mesma empresa, ao invés de celebrar um contrato. Em outras palavras, no lugar de negociar um pacote com um mesmo fornecedor, o que permite reduzir custos, Morais fazia vários desembolsos picados, elevando os ganhos dos prestadores de serviços. Essa prática é muito usada para driblar licitações e favorecer empresas previamente escolhidas. As informações são da Folha de São Paulo.

Hugo Chavez " Pedimos ao mundo que respeite o Irã"

O presidente venezuelano Hugo Chávez(foto) protestou neste domingo (21), em seu programa de rádio e TV “Alô Presidente”, contra o que considera tentativa de minar a legitimidade do processo eleitoral no Irã. "Enviamos uma saudação a Mahmoud Ahmadinejad, o grande presidente que o Irã tem, ao iatolá Ali Khamenei, e ao povo iraniano. Pedimos ao mundo que se respeite o Irã porque estão tentando socavar a fortaleza da revolução iranana", afirmou. De acordo com o líder sulamericano, as críticas e protestos nada mais são do que uma desconsideração à vitória dos eleitores que apostaram na permanência do presidente. “O triunfo de Ahmadinejad foi o triunfo de toda uma linha. Estão tentando manchar o triunfo de Ahmadinejad e, com isso, debilitar o governo e a revolução islâmica. Eu sei que não vão conseguir isso", finalizou
Fonte:Bahianotícias

Seleção cada vez mais favorita na Copa das Confederações

Sem tomar conhecimento da rival Itália, o Brasil passeou na primeira etapa, garantiu a vitória e o 100% de aproveitamento na Copa das Confederações ao fazer 3x0. Na próxima quinta-feira (25), a Seleção encara a África do Sul, de Joel Santana, pelas semifinais. Já a Itália, volta mais cedo para casa, já que os Estados Unidos surpreenderam e venceram o Egito por 3x0, se classificando para pegar a Espanha.
Foto:agência AP

Bahia: Ministro já fala como candidato

Numa clara demonstração de que em um futuro próximo será inevitável o rompimento com o PT do governador Jaques Wagner em prol de um projeto próprio, o ministro da Integração Nacional (PMDB), que antes se negava a tecer críticas, ao menos públicas, ao governo estadual, já mudou o discurso e traça, inclusive, planos como governador.
Ele disparou que "se eu sair candidato ao governo do Estado, que, aliás, é uma tendência que cada vez se consolida mais dentro do PMDB, nós vamos ter que discutir um amplo projeto para o Estado da Bahia e, para mim discutir amplo projeto é partir de um conceito fundamental, onde governar é organizar prioridades. Segurança Pública, qualificar a Saúde Pública no Estado, viabilizando uma saúde publica de qualidade no interior, para que os doentes não venham pra cá, repetir essa velha história de pegar uma ambulância e vir pra capital e abarrotar a base de serviço, são prioridades".
O ministro classificou como prioridade a discussão de um amplo plano, que, definitivamente, compreenda que metade do território baiano é no semi-árido e que não há desenvolvimento no Estado sem agricultura irrigada, sem um amplo projeto de açudagem, de barramento, de perenização de rios. "Também que é preciso direcionar investimentos de forma clara no orçamento para privilegiar o desenvolvimento de municípios com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), muito aquém de outros no nosso estado. Ou seja, definir claramente como é que vai ser aplicado, e em que prioridade vai ser aplicado o orçamento superior a R$ 22 bilhões que possui hoje o Estado da Bahia", destacou.
Fonte:Tribunadabahia
foto:Bh

Cinco mortos e mais de 20 feridos nas estradas baianas

Mais um final de semana violento nas estradas baianas. Um acidente grave envolvendo um veículo Corolla, de placa MNE/0741, resultou na morte de três pessoas, deixando uma outra em estado grave. O acidente aconteceu na manhã de ontem, por volta das 8 horas, na BR-101, na divisa entre Bahia e Sergipe.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o veículo teria saído da pista, caindo de cima de uma ponte, causando a tragédia. O condutor José Ademilson Alves da Costa, 26 anos, e outras duas jovens que não foram identificadas morreram no local do acidente. Outro passageiro, Marcelo Cardoso de Santana, 25 anos, ficou gravemente ferido, sendo encaminhado para o Hospital João Alves Filho, em Aracaju.
Uma colisão entre uma moto CG125, de placa JMZ-5965 e um veículo Gol, resultou na morte de um motociclista, que não teve seu nome divulgado. O acidente aconteceu por volta 1 hora da madrugada de ontem, no km 387 da BR-116. Um outro acidente com morte aconteceu por volta das 8h20 de sábado, no entroncamento localizado no km 445 da BR-242, perto da localidade de Ibitara. Um caminhão bi-trem, cujos dados ignorados, atropelou o ciclista Manoel Antônio Vieira de Almeida, de 55 anos, que morreu no local do acidente.
Também foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal um outro acidente com moto no km 517 da BR-242, sentido Em Feira de Santana, um Fiat Uno bateu na lateral de uma motocicleta CG-150, deixando o condutor em estado grave.
No final da tarde de ontem, um acidente na BA-084 na região que liga Irará a Água Fria, deixou pelo menos 20 pessoas feridas, algumas delas em estado grave. O motorista do ônibus da empresa São João, que fazia a linha intermunicipal, com passageiros de Feira de Santana e Irará, perdeu o controle do veículo e caiu de uma ribanceira. A polícia Rodoviária Estadual descartou existência de mortos no local do acidente.
Já em Salvador, uma colisão entre um veículo Monza dae placa HZB-0519 e um Veículo Ford Ka de placa JOF-3799, deixou o condutor de um dos veículos em estado grave. Izaque dos Santos, que dirigia o Ford Ka, ficou preso nas ferragens. O acidente aconteceu por volta do meio dia de ontem, na Avenida Suburbana. A vítima foi socorrida pelo Samu para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Fonte:TribunadaBahia

domingo, 21 de junho de 2009

Centralização do poder alimenta crise na USP

Pelo menos em um ponto, professores titulares (o mais alto grau da carreira docente) e o sindicato "vermelho" dos funcionários estão de acordo: o poder na USP precisa de oxigênio.
Se a crítica à rigidez dos órgãos de poder da universidade sempre fez parte das reivindicações das entidades sindicais, a diferença do momento atual é que, pela primeira vez desde 1988, gente de dentro da própria direção da USP admite que, do jeito que as coisas estão, a universidade não consegue refletir a diversidade da instituição, promover o diálogo e o entendimento.
Até o Conselho Universitário, apontado como uma espécie de "órgão senatorial", quartel-general da velha guarda uspiana, já admitiu que é preciso mudar a forma de eleição para reitor. Para isso, designou uma comissão encarregada de propor modificações no estatuto da universidade. Essa mesma comissão já propôs e conseguiu aprovar mudanças na carreira docente e na organização das prefeituras dos campi.
O entendimento é que o sistema atual de eleição favorece em demasia a representação dos professores titulares em detrimento das categorias inferiores de docentes, e das representações de funcionários e estudantes. No segundo turno da eleição de reitor, por exemplo, que decide a lista tríplice a ser encaminhada para decisão final do governador, votam cerca de 300 pessoas. Destas, a categoria com mais votos é a dos titulares, que tem um quinto de todos os docentes da USP. No total, a comunidade uspiana conta com cem mil estudantes, funcionários e professores.
Uma hipótese levantada é ampliar o número de pessoas com poder de voto no colégio eleitoral. Também se estuda a alteração na distribuição dos votantes entre as unidades.
Hoje, as unidades têm praticamente o mesmo peso na votação, apesar de seus tamanhos serem muito diferentes. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Escola Politécnica, por exemplo, possuem cada uma, cerca de 460 docentes, enquanto há unidades como o Instituto de Química de São Carlos, com 70.
A insatisfação com a atual estrutura de poder da USP já se estendeu até mesmo a apoiadores de primeira hora da reitora Suely Vilela.
É exemplo disso o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Sylvio Sawaya. Em 2007, durante a greve com invasão da reitoria, ele pessoalmente organizou e animou um protesto pelo fim do movimento e pela volta à normalidade.
Agora, Sawaya trabalha com um grupo de professores para desenvolver uma plataforma que, entre outros itens, prevê um Conselho Universitário com "representação mais equânime das categorias docentes e representações proporcionais ao número de alunos".
"A universidade está em uma grande crise. Há muita insatisfação, que esse movimento [grevista] ecoa. Não é revolta por reajuste salarial, fim do ensino a distância, mudança na carreira [reivindicações dos grevistas]. É por mais debate na universidade. E uma mudança importante seria alteração na forma de escolha para reitor. Já na última eleição foi um ponto destacado por todos os candidatos, mas não andou", disse o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Hélio Nogueira da Cruz, ex-vice-reitor da USP.

Fonte:FÁBIO TAKAHASHILAURA CAPRIGLIONEda Folha de S.Paulo, em Brasília

Bahia vacila e apenas empate em pituaçu

Jogando atabalhoadamente, o Bahia vacilou diante do Ipatinga em casa e apenas empatou em 1 x 1 no sábado de São João, com apenas 8 mil pessoas no Estádio de Pituaçu. Desta maneira, o Tricolor perdeu a chance de assumir a terceira posição e fica apenas na nona, com 11 pontos, a mesma soma da equipe mineira, que por outro lado alcança a sétima colocação. O atacante Joãozinho(foto) deixou sua marca de artilheiro.
Fonte:Bahianotícias
c/adaptações

Bahia: Problema em Barragem deixa metade da capital sem água


Um problema ocorrido na barragem de Pedra do Cavalo durante a noite de sexta fez com que pelo menos metade de Salvador acordasse com problemas no abastecimento de água no sábado (20). O equipamento, principal responsável por fornecer o líquido para a capital, apresentou vazamento nas ventosas da adutora que transporta água bruta da bacia do Rio Paraguaçu até a barragem. Além de Salvador, municípios da Região Metropolitana, além de Feira de Santana e Região Fumageira foram atingidos. Segundo a administração da barragem, a culpa pode ter sido de um ato de vandalismo praticado por menores da cidade de Santo Amaro da Purificação, cidade próxima a Cachoeira, que abriga a barragem. Em Salvador, as áreas mais atingidas foram os bairros de Cidade Baixa, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Liberdade, Curuzu, Subúrbio Ferroviário, Centro, Graça, Barra,Chame-Chame, Brotas, Stiep e região do Iguatemi. As informações são do Correio.