• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 18 de julho de 2009

Salvador: Dadá fecha restaurante por causa da violência

A colunista do CORREIO Telma Alvarenga, traz com exclusividade na edição deste sábado (18) informações sobre a quituteira Dadá(foto) que recolhe o varal do Alto das Pombas por causa da violência:
Conhecida por seu largo sorriso - além dos quitutes deliciosos que saem de suas panelas -, ontem Aldaci dos Santos, a Dadá, chorou. Ela serviu o último almoço no terraço da casa no Alto das Pombas onde abriu seu primeiro restaurante, o Varal da Dadá, há 23 anos. Perdeu. A violência afastou os clientes, que antes faziam fila na porta. “Eles começaram a ter medo de ir à favela. Numa sexta-feira, o Varal recebia entre 100 e 120 pessoas. Ultimamente, iam 15 ou 20”, contabiliza.
Não estava ganhando dinheiro ali, ficava preocupada com meus clientes, e preciso trabalhar para viver”, desabafa. “Estou muito triste, é como se tirassem um pedaço da Dadá”, diz ela, voz embargada. “O Varal tem a minha história de vida. Deveria abrir lá o Museu da Dadá”. A quituteira sacode a poeira e se prepara para dar a volta por cima. Terça-feira, dia 21, inaugura o Sabores da Dadá, na Rua Minas Gerais, na Pituba. Quer alugar a casa do Alto das Pombas para eventos. Ela não perde a esperança de, um dia, reabrir o restaurante. “Quem sabe? Se a nossa Ba hia voltar a ser o que era antes...” Também se preocupa com a queda do movimento do Sorriso da Dadá, restaurante que abriu no Pelourinho há 17 anos. “O lugar está cheio de pedintes, marginais, drogas... Precisa de um banho de alma, um banho de amor, de respeito com o ser humano”, diz. “A Bahia já foi um sonho dourado. Hoje, é uma cidade de luto”. Do Pelourinho, ela não cogita sair. “Vou resistir”, cai em prantos. “Porque quem me deu aquele restaurante eu amo muito, o negão ACM e o Rodolfo Tourinho”, agradece.



Fonte:CorreiodaBahia

Vale a pena Ler: " Garota é uma lição para Ivete Sangalo" diz Gilberto Dimenstein

Giulia Olsson tem 14 anos e estuda no ensino médio na Flórida. Nos últimos meses, ela vendeu limonada na rua, lavou carros, disparou e-mail por várias partes do mundo para arrecadar dinheiro destinado à orquestra sinfônica de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Conseguiu levantar R$ 30 mil.
Giulia está, nesse momento, ensinando violino para as crianças da sinfônica e vai se apresentar na Sala São Paulo --a história detalhada está no
www.catracalivre.com.br.
É uma lição para celebridades como Ivete Sangalo e Caetano Veloso, entre outras celebridades brasileiras, que vêm conseguindo dinheiro público para seus shows. Uma das justificativas dadas pelo Ministério da Cultura para aprovar a concessão do benefício à turnê de Caetano Veloso (um benefício totalmente dentro da lei, diga-se), é que Ivete Sangalo, montada nos seus milhões de reais, com plateias cheias, também ganhou --assim como Maria Bethânia.
Todas essas celebridades fariam melhor a elas mesmas e ao país se, como Giulia, pelo menos compartilhassem suas experiências com estudantes.
Enquanto uma menina de classe média se empenha em ajudar uma comunidade, transformando dinheiro privado em ação pública, a Lei Rouanet tem permitido o contrário --dinheiro público voltado a interesses privados.


Fonte: Transcrito da folhaonline
Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

Campeonato Brasileiro série A: Palmeiras assume liderança

O Palmeiras derrotou neste sábado o Santo André por 1 a 0, no Parque Antarctica, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e assumiu provisoriamente a liderança do campeonato, já que seus rivais pela ponta (Atlético-MG e Internacional) jogam amanhã.
Com o triunfo, o Palmeiras foi a 25 pontos e contabilizou sua sétima vitória no Nacional, com quatro empates e apenas uma derrota. O Atlético-MG, com um ponto a menos, pode ultrapassar o time paulista caso pelo menos empate com o Vitória, no Barradão. O Internacional, com dois pontos a menos, também pode assumir a ponta, caso derrote o Grêmio no clássico gaúcho.
Este resultado positivo do time alviverde colabora para a efetivação do técnico interino Jorginho, que esteve à frente do time nas últimas cinco partidas, contabilizando quatro vitórias e um empate. Nesta semana, a diretoria palmeirense acenou com a possibilidade de contratar em definitivo o substituto de Vanderlei Luxemburgo, que conta com o apoio de jogadores e comissão técnica.
O Palmeiras contou com o reforço de Obina, que não atuou na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, na última quarta-feira. Em contrapartida, o volante Souza voltou a desfalcar a equipe alviverde, devido a uma contusão no joelho, e foi substituído por Edmilson.
A partida teve início com domínio palmeirense que, apesar de ter maior posse de bola, não conseguia furar o bloqueio do Santo André e abrir o placar no Parque Antarctica. No primeiro lance de perigo ao gol de Neneca, aos 18min do primeiro tempo, Obina escorregou na entrada da pequena área e desperdiçou a chance de marcar o primeiro do Palmeiras.
Diego Souza foi o responsável por marcar o gol da equipe da casa aos 23min, após aproveitar uma cobrança de falta pela direita e tocar de primeira para o fundo das redes andreenses.
Autor do gol da vitória do Palmeiras, Diego Souza (7) é substituído por Deyvid Sacconi
No final da primeira etapa de jogo, Obina chutou forte em direção ao gol de Neneca e a bola desviou na zaga e bateu no travessão.
No segundo tempo, o Palmeiras levou perigo às redes de Neneca aos 15min, com boa troca de passes do ataque do time alviverde e chute de Wendel, que foi barrado com uma grande defesa do arqueiro andreense.
O Santo André iniciou a pressão sobre o time da casa na metade da segunda etapa, com lances perigosos de Marcelinho Carioca que, apesar das diversas tentativas, não conseguiu livrar o time andreense, que segue com 17 pontos, de sua terceira derrota no Nacional.
O próximo compromisso do Palmeiras no Nacional é o Goiás, na próxima quarta-feira, no estádio Serra Dourada. Já o Santo André terá como oponente o Cruzeiro, no mesmo dia, no Bruno José Daniel. As informações são da folhaonline.

Pelo Brasil: Lula visita Vice - Presidente

Na manhã deste sábado (18), Lula visitou o vice-presidente José Alencar no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o segundo homem na hierarquia da República segue em tratamento clínico contra a obstrução parcial no intestino em decorrência de tumores. De acordo com boletim médico divulgado nesta tarde, o quadro é estável. Segundo a assessoria do presidente, Lula e Alencar conversaram sobre diversos assuntos, a exemplo de política, economia, futebol e crise no Senado.
Fonte:Bahianotícias

Gripe A: Vacina só em 2010 no Brasil

A vacina para combater a influenza A (H1N1) – gripe suína – no Brasil só será produzida pela Instituto Butantan a partir de 2010. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, negou que a ausência de uma vacina ainda para este ano se deva ao fato de a Organização Mundial da Saúde (OMS) não ter enviado a cepa do vírus ao Butantan.
A vacina, segundo Guimarães, irá combater uma “eventual segunda onda” da pandemia no Brasil, prevista pelo ministério para o próximo inverno. “A vacina não servirá agora, mas esse não é um problema grave.”, avaliou.
O secretário reforçou que as pessoas que apresentam sintomas gripais devem se precaver procurando atendimento médico em postos de saúde e ambulatórios. “Apenas os que tiverem um agravamento [do quadro clínico] serão encaminhados para hospitais de referência”, disse.
O Brasil já teve 11 mortes confirmadas e registrra 1.175 casos. O Ministério da Sáude está divulgando boletins estatísticos apenas às quartas-feiras.
Fonte:atarde

Violência Urbana: Morre mais um policial em Salvador

Morreu nesta manhã (18), o policial das Rondas Especiais (Rondesp), Genésio Neves, de 36 anos. Ele foi atingido por um tiro na cintura enquanto caminhava com uma amiga no Dique do Tororó, ontem à noite. O policial foi encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE) com hemorragia. Amigos do soldado, presentes ontem à noite no hospital, disseram que quatro homens, todos armados teriam reconhecido o policial e atirado contra ele. No momento da ação, a vítima teria reagido, acertando um tiro em dos suspeitos, que consegui fugir em direção ao bairro de Engenho Velho de Brotas. De acordo com o tenente Alex Silvane, informações preliminares apontam o autor dos disparos como sendo o assaltante conhecido como "Nenga". O acusado, que mora no bairro do Engenho Velho da Federação, teria reconhecido Genésio e atirado contara ele. O suspeito está sendo procurado pela polícia.
Fonte:TribunadaBahia

Campeonato Brasileiro série B: Enfim, tricolor baiano vence 1ª partida fora de casa

Até que enfim uma vitória do Tricolor. O time do Bahia que poderia ter jogado melhor ganhou a partida válida pela 12ª rodada da Série B, do Campeonato Brasileiro contra o lanterna Campinense, no Estádio Amigão, em Campina Grande, neste sábado (18).
Após seis rodadas sem vencer, a vitória por 2x1 deve aliviar a crise que o clube está passando, principalmente com sua torcida.
Reinaldo Alagoano e Marcos foram os donos dos gols do Bahia e Anderson Oliveira mudou o placar para o time paraibano. Ávine recebeu seu terceiro cartão amarelo e vai ficar de fora da parida contra o Vasco da Gama. O jogo foi marcado por muitas faltas e pela ausência de qualidade dos dois times. Com o resultado, o Tricolor subiu para a 12ª colocação com 16 pontos. O Campinense continua na lanterna, com apenas 6 pontos em 36 disputados.As informações são do site da tribunadabahia.

Educação: MEC proíbe refigerantes na merenda escolar

A compra de refrigerantes, refrescos artificiais e outras bebidas com baixo teor nutricional para a merenda escolar com o uso do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) foi proibida por uma resolução do Ministério da Educação publicada nesta sexta-feira no "Diário Oficial da União".
Já para enlatados, doces e alimentos com quantidade elevada de sódio, a aquisição fica restrita a 30% dos valores repassados. Estados e municípios terão até janeiro do ano de 2010 para adaptar seus processos licitatórios a essas exigências, previstas na Resolução no 38, que regulamenta a lei no 11.947 de 2009.
O documento ressalta a importância da adoção de estratégias de educação alimentar e nutricional para assegurar uma comida saudável. Entre essas estratégias, estão a implantação e manutenção de hortas escolares, a inserção do tema alimentação no currículo escolar e a realização de oficinas culinárias experimentais, de acordo com o ministério.
Cardápios
A oferta da merenda deve ser planejada para suprir desde 20% das necessidades nutricionais diárias de alunos que recebem uma refeição em período parcial até 70% dessas necessidades, quando os estudantes estiverem matriculados em período integral.
Além disso, os cardápios devem ser diferenciados por faixa etária e também para os que necessitam de atenção específica, como os diabéticos, especificou a resolução.
A norma estabelece ainda parâmetros de oferta média diária de nutrientes e energia total na alimentação escolar, sendo 10% provenientes de açúcar simples adicionado, 15% a 30% de gorduras totais, 10% de gordura saturada, 1% de gordura trans e um grama de sal.
Fonte:Folhapress
Foto:Tribunadabahia

Pelo Mundo: Vídeo mostra líder das Farc admitindo ajuda à campanha do presidente do Equador



O Ministério Público da Colômbia divulgou nesta sexta-feira um vídeo mostrando que a guerrilha colombiana das Farc (Forças Armadas revolucionárias da Colômbia) contribuiu para o financiamento da campanha presidencial do presidente equatoriano Rafael Correa(foto) em 2006. O governo equatoriano negou ter ligações com a guerrilha.
O vídeo de uma hora de duração mostra o segundo homem no comando da guerrilha, Jorge Briceño, conhecido como Mono Jojoy, lendo o que seria um manifesto feito no leito de morte pelo líder e fundador das Farc, Manuel "Tirofijo" Marulanda. O manifesto afirma que as Farc fizeram contribuições para a campanha de Correa, mas é possível que Correa não tivesse conhecimento dessa ajuda.
Segundo o Ministério Público, o vídeo foi apreendido no final de maio, em Bogotá, pela polícia colombiana. As imagens aumentam a credibilidade de alguns arquivos eletrônicos apreendidos em um acampamento rebelde destruído em um no ano passado por forças da Colômbia em território equatoriano. Correa acusou a Colômbia de forjar os documentos, apesar de uma investigação por parte da Interpol determinar que eles não tinham sido alterados.
O mesmo manifesto também foi encontrado em outro computador apreendido em outubro. Mas no vídeo exibido nesta sexta-feira, ele é lido em voz alta por Jorge Briceno, um membro do secretariado das Farc o segundo homem no comando da guerrilha, o que torna difícil negar sua veracidade.
As relações entre a Colômbia e o vizinho Equador estão profundamente desgastadas, e o vídeo tem o potencial de complicá-las ainda mais. A Colômbia reclama de que as Farc operem no Equador, supostamente com o apoio do governo esquerdista de Correa.
O Equador rompeu relações diplomáticas com a Colômbia depois da operação colombiana em seu território, e tentativas por parte da OEA (Organização dos Estados Americanos) e do Centro Carter para mediar o conflito não tiveram pleno sucesso.
Informado sobre o vídeo nesta sexta-feira, o ministro da Segurança do Equador, Miguel Carvajal, negou que o governo de Correa tenha "qualquer relação na campanha ou qualquer relação com contribuições de grupos como as Farc, e certamente nenhum tipo de acordo [com a a guerrilha]". O próprio Correa tem repetidamente negado qualquer ligação com a guerrilha colombiana.
Guerrilha enfraquecida
Na última terça-feira, a Justiça colombiana condenou, à revelia, o principal comandante das Farc, Guillermo León Sáenz, conhecido como Alfonso Cano, a 40 anos de prisão pela morte de 22 pessoas em 2001 no município de Tierra Alta (noroeste). Cano assumiu liderança da guerrilha depois da morte de Manuel Marulanda, no ano passado, aparentemente de causas naturais. Outros dois membros do secretariado, de sete integrantes, morreram em 2008, em ações o Exército da Colômbia.
Enfraquecida a guerrilha, que surgiu em 1964 de um movimento de resistência na região de Marquetalia para reivindicar o direito dos camponeses à terra, tenta dar mostras de está longe de desaparecer.
Com um contingente estimado entre 6.000 e 7.000 homens, as Farc mantêm presença em zonas de plantação de coca, da qual obtêm entre 400 e 600 milhões de dólares por ano, segundo o ministério colombiano da Defesa.
Nos primeiros meses de 2009, a guerrilha organizou uma onda de atentados --três deles com carros-bomba - em Bogotá e nas cidades de Cali (sudoeste), Neiva (sul) e Convención (nordeste), que deixaram 10 pessoas mortas e 36 feridas.
O grupo ainda mantém reféns 22 militares e policiais, e ainda tenta negociar com o governo um acordo para trocá-los por 500 de seus combatentes presos, incluindo três mantidos nos Estados Unidos.

Fonte:Folhaonline
com Associated Press, Efe e France Presse

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Pelo Brasil: Alfândega de Santos intercepta 25 contêineres com lixo da Inglaterra

A alfândega de Santos interceptou e abriu nesta sexta-feira (17) mais 25 contêineres contendo lixo doméstico importado da Inglaterra, no Porto de Santos. Somados aos 26 contêineres encontrados no último dia 7, o porto recebeu 51 contêineres com, aproximadamente, 670 toneladas de lixo doméstico.
Há outras unidades no Rio Grande do Sul (40), no Porto de Rio Grande e em Caxias do Sul (8), totalizando 768 toneladas. A chefe regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de São Paulo, Ingrid Oberg, considera necessária uma investigação para se constatar a participação de uma quadrilha internacional de exportação de lixo.
De acordo com o Ibama, são quatro empresas as responsáveis pela importação dos produtos. Em todos os casos, as empresas importadoras, duas sediadas no Rio Grande do Sul e duas em São Paulo, informaram originalmente que a carga era composta por polímeros de etileno e resíduos plásticos. No Rio Grande do Sul, uma das empresas notificada pelo Ibama já se prontificou a devolver os contêineres com lixo. Todas serão multadas pelo instituto.

O Ibama encaminhou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal para investigar se houve má-fé da empresa importadora. No material encontrado, estariam pilhas, seringas, camisinhas, fraldas usadas e restos de comida.
Fonte:Redação CorreiodaBahia
c/informações da ag.Brasil

Futebol: Juan se recupera e diz estar pronto para a pré-temporada da Roma


O zagueiro Juan, que sofreu uma contusão na coxa esquerda quando defendia a seleção brasileira na Copa das Confederações, em junho, na África do Sul, disse que está pronto para retomar suas atividades na Roma, sua equipe.
Ele volta neste sábado para a Itália e se reapresenta ao clube italiano na próxima segunda-feira para realizar a pré-temporada.
"Infelizmente sofri com algumas lesões na última temporada e não pude ajudar a Roma do jeito que gostaria. No entanto, estou confiante de que agora será diferente e espero ter sucesso não só com a camisa da Roma. Também quero dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela seleção brasileira", disse o defensor.
Durante a o período em que esteve de férias no Brasil, Juan se recuperou no Flamengo, clube que o revelou.
"A estrutura do clube evoluiu bastante em relação à época que atuei aqui e isso me deixa orgulhoso. Estou voltando para a Itália e disposto a viver uma grande temporada", completou.
Fonte:Folhaonline.

Congresso Nacional: Presidente viaja e deseja boas férias aos jornalistas

Alvo de várias denúncias, o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), vai viajar para o Maranhão durante o recesso parlamentar, que começa amanhã. Ao sair do Senado, Sarney desejou boas férias para os jornalistas.
Segundo seus assessores, Sarney deve passar dez dias em férias antes de voltar para Brasília.
Na manhã desta sexta-feira, na última sessão antes do recesso parlamentar, Sarney apresentou o relatório de atividades do Senado e aproveitou para amenizar os efeitos da crise.
Ele disse ter sido perseguido pela mídia e citou o filósofo Lucius Aneu Sêneca ao se defender. "As grandes injustiças só podem ser combatidas com três coisas: silêncio, paciência e tempo".No discurso, acompanhado por apenas cinco parlamentares, Sarney afirmou que jamais praticou um ato que não fosse amparado em sua conduta ética. "Meu trabalho exige a sedimentação de uma profunda consciência moral de minhas responsabilidades, a obstinada decisão de não cometer erros e jamais aceitar qualquer arranhão nos procedimentos éticos que devem nortear minha conduta. Não são palavras. São 50 anos de assim proceder."
Ele também lamentou que tenha perdido o apoio do DEM, mas lembrou que tem trabalhado em conjunto com o primeiro-secretário da Mesa Diretora, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI). "Companheiro leal e decisivo em nossas deliberações."
O presidente do Senado tem sido aconselhado por aliados próximos a evitar a imprensa para se preservar. A avaliação é que quanto mais se explicar, mais aumenta o fôlego das acusações. Em meio à crise política que atinge o Senado, o presidente da Casa foi alvo de 15 denúncias de irregularidades.
São acusações que passam por recebimento irregular de benefícios, nomeação secretas de parentes, interferência em órgãos públicos em favor da fundação que leva seu nome e até ocultação de bens à Justiça Eleitoral, além da suspeita de uma conta no exterior não declarada.
Sem aceitar as explicações de Sarney, a oposição levou o peemedebista ao Conselho de Ética da Casa. São quatro denúncias do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e uma representação do PSOL por quebra de decoro parlamentar.
Uma das denúncias apresentadas por Arthur Virgílio questiona a responsabilidade de José Sarney na edição dos 663 atos secretos editados nos últimos 14 anos pela administração do Senado. O PSOL também protocolou representação sobre este assunto.

Balanço


O presidente do Senado fez um balanço das medidas administrativas adotadas desde que assumiu o comando da Casa e afirmou que o Senado encerra o semestre com a pauta totalmente esgotada. Sarney destacou a votação de duas emendas à Constituição, 15 medidas provisórias e 64 indicações de nomes de autoridades para cargos no Executivo e para embaixadas.
Ele ressaltou ainda o projeto que modifica a legislação de combate ao crime, a divulgação de gastos públicos na internet e a criação de 230 varas federais da Justiça.
"Foi um semestre de intenso trabalho legislativo, que conseguimos realizar apesar das medidas provisórias e da crise política que se personificou em mim."

fonte: tribunadabahia
folhapress

Economia: Abastecer com álcool está vantajoso em 22 estados

O álcool combustível está competitivo no tanque dos carros flex em 22 Estados, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, compilados pela Agência Estado, referentes à semana encerrada hoje. A vantagem é calculada considerando que a potência energética do motor a álcool é de 70% do motor à gasolina. A gasolina segue vantajosa em apenas cinco Estados.Segundo o levantamento, os Estados onde a vantagem do álcool é mais significativa são Mato Grosso (preço é 44,5% do preço da gasolina - até 70% o etanol é competitivo), São Paulo (51,3%), Paraná (55,7%), Goiás (57,8%), Maranhão (60,9%), Tocantins (61,78%) e Mato Grosso do Sul (62,5%). Os sete Estados mais competitivos respondem por 70% do consumo de álcool do País. A gasolina continua vantajosa principalmente em Roraima (preço do álcool é 80,25% do valor da gasolina), Pará (73,2%) e Amapá (73%).O levantamento também revela que os preços médios do álcool combustível caíram nos postos de 11 Estados no período analisado. As cotações subiram em 16 Estados. As maiores quedas foram registradas no Maranhão (-1,57%), Mato Grosso do Sul (-0,60%), Piauí (-0,45%) e Amapá (-0,36%). As principais altas foram registradas no Distrito Federal (7,56%), Mato Grosso (4,48%) e Pernambuco (3,61%).

Fonte:Ag.estado

Pelo Brasil: Ex-presidente da Câmera está internado na UTI


O prefeito de João Alfredo e ex-deputado federal, Severino Cavalcanti (foto) do PP, 78 anos, está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Ele queixou-se de falta de ar, chegou a ser atendido na tarde desta quinta-feira (16) no posto médico da Câmara dos Deputados, e, em seguida, foi levado ao hospital. Apesar da gravidade do quadro, de acordo com a unidade de saúde, Severino respira espontaneamente. Diabético e portador de marca-passo, ele chegou na capital federal na última terça-feira (14), e estava hospedado na casa do deputado federal Eduardo da Fonte (PP). A indisposição começou na quarta à noite, quando já havia se recolhido. No dia seguinte, a falta de ar teria se manifestado novamente. O hospital Santa Lúcia limitou-se a informar que o quadro é grave, sem detalhar, no entanto, a doença. Severino está internado na UTI C, leito 6, da unidade de saúde.
Fonte:Bahianotícias

Politica Baiana: Neto diz que Wagner inaugurou novo vocabulário



O deputado ACM Neto (DEM) disse hoje, em entrevista ao programa Se Liga Bocão da rádio Sociedade, que o governador Jaques Wagner (PT) inaugurou um novo vocabulário na política da Bahia. "Wagner chamou os prefeitos de birutas de aeroporto. Chamou os representantes do setor cultural de viúvas. E a oposição de palhaça. Por isso, só posso chamar o governador de desequilibrado", disse Neto, ao ser questionado por uma ouvinte sobre o discurso duro que fez contra o petista no plenário da Câmara, na semana passada. O deputado também falou sobre o avô, o senador Antonio Carlos Magalhães, cujo aniversário de dois anos de morte será lembrado pela família na próxima segunda-feira, com a benção do mausoléu construído no cemitério Campo Santo. "Hoje, sem ACM e com Wagner, a Bahia está diminuída, o que faz com que a saudade dos baianos aumente".
Fonte: BahiaNotícias

Vestibular 2010 UNEB: Prazo para inscrição no pedido de Isenção até 22/07


A UNEB- Universidade do Estado da Bahia, prorrogou as inscrições para o pedido de isenção do seu vestibular 2010 até o próximo dia 22.07 (quarta-feira). Os candidatos deverão acessar o site da Universidade pelo endereço: www.vestibular.uneb.br, preencher o pedido e gerar o boleto no valor de R$5,00(cinco reais).
A previsão da divulgação dos candidatos selecionados é no início do mês de agosto. Maiores informações sobre o processo no âmbito do Campus-XVI-Irecê da Uneb, poderão ser obtidas através dos serviodres Jorge Luiz e Silmara pelos telefones (74) 3641-4532/3503 e pelos email(s) jlrocha@uneb.br; sssilmara@uneb.br.

Educação: Enem 2009, Inscrições Prorrogadas até domingo

O Inep decidiu prorrogar até as 23h59 de domingo, 19, o prazo para inscrições online para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A nota do exame é aceita como meio de acesso a várias instituições de ensino superior, complementando ou até substituindo os exames vestibulares.
A prorrogação do prazo, que originalmente encerrava-se nesta sexta-feira, foi decidida por conta do grande volume de acessos simultâneos ao sistema de inscrições ao Enem 2009, diz nota divulgada pelo Inep. Segundo a instituição, eles chegaram a quase 200 mil. Até as 10h desta sexta, 3,952 milhões de pessoas haviam se inscrito para o exame. A expectativa é de mais de de 6 milhões de inscrições.
O Inep informa ainda que os inscritos poderão pagar a taxa de inscrição, quando for o caso, até o dia 22, próxima quarta-feira.

Fonte:ag.Estado

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Politica Baiana: Secretario dá sinais de rompimento


O secretário estadual de Infraestrutura, Batista Neves, pessoa da estrita confiança do ministro da Integração, Geddel Vieira Lima (PMDB), vai apresentar hoje, às 9h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, um balanço de 30 meses das suas ações à frente da pasta. Na prescrição oficial, apenas uma atividade de rotina. No tititi político, um sinal de que o desenlace da aliança entre PMDB e PT na Bahia está próximo, na linha do "vou fazer logo meu balanço enquanto dá". Embora Jaques Wagner ainda acalente esperança (pelo menos em público), os que gravitam em torno da cúpula do PMDB dizem que o rompimento é questão de tempo. E não vai demorar muito.
Fonte:Bahianotícias/Foto

Vestibular 2010 UNEB: Prazo até o dia 19.07 para inscrição na Isenção

A Universidade do Estado da Bahia-Uneb, divulga edital para o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição para o vestibular 2010. Os interessados deverão acessar o site: www.vestibular.uneb.br de 13 a 19/07/09, preencher o formulário de isenção e efetuar pagamento do boleto no valor de R$5,00(cinco reais) exclusivamente no Banco do Brasil. " A concessão da isenção tem o intuito de incluir no nosso processo seletivo estudantes de escolas públicas, os quais, em sua maioria, não tem condições de pagar a taxa."afirma a Vice- Presidente da Comissão da Comissão Permanente do Vestibular(Copeve) da UNEB, Romilda Almeida,
Quem pode Concorrer? Todo estudante que está concluíndo ou egressos que estudaram todo o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino no estado da Bahia. A divulgação dos candidatos selecionados será divulgada nos campi da UNEB e através do site do vestibularA divulgação dos candidatos selecionados será divulgada nos campi da UNEB e através do site do vestibular, a previsão é do dia 28.07.09.Maiores informações quanto ao processo no âmbito do Campus-XVI-Irecê,poderão ser obtidas pelos telefones (74)3641-4532/3503 ou email: jlrocha@uneb.br, da coordenação local do processo.
Fonte:Copeve-Uneb
c/acréscimo

Libertadores: Adilson Batista pede desculpas à torcida do Cruzeiro

A derrota da noite desta quarta-feira fica marcada na história do Cruzeiro. Não por ser uma humilhação, pois não é. Mas os 2 a 1 sofridos para o Estudiantes, no Mineirão, marcam o segundo vice-campeonato do clube na Copa Libertadores - o outro foi em 1977, na final perdida para o também argentino Boca Juniors.
No papel de chefe do grupo, o técnico Adilson Batista teve também a responsabilidade de falar em público depois desta grande decepção, não só dos mais de 60 mil torcedores presentes ao estádio, mas de todos que queriam o título do clube.
"Primeiro, eu gostaria de pedir desculpa ao torcedor, à cidade de Belo Horizonte, a qual nós representamos, e ao Brasil. Tinha muita gente torcendo por nós: profissionais, amigos, cruzeirenses espalhados por todo o Brasil e pelo mundo", disse o treinador, abrindo a entrevista coletiva.
Adilson Batista sabe que esta derrota marcará a todos e pretende tirar algo de positivo para que o time reaja. "Posso dizer que os atletas ficaram todos sentidos, chorando, enfim, sentiram muito a derrota, mas que nós vamos reagir e crescer profissionalmente. Eu, como treinador, tenho a obrigação de alertá-los e corrigir muita coisa", continuou.
Mostrando espírito esportivo, o comandante celeste valorizou também o adversário, que foi superior ao Cruzeiro nos dois jogos. "Parabéns ao Estudiantes, que foi inteligente, soube usar da malandragem, um expediente que é importante. De um jogador que, para mim foi uma satisfação ver pessoalmente dentro de campo, porque é muito inteligente taticamente, que é o Verón", elogiou.

fonte:Gazeta Press
Foto:Reuters

terça-feira, 14 de julho de 2009

Na Bahia: Na terra da Gabriela, viaturas da PM sem combustível

A Polícia Militar em Ilhéus não pode mais abastecer as viaturas com combustível em nenhum dos postos cadastrados junto à corporação na cidade. O refil dos tanques foi barrado pelos donos dos postos, que há quatro meses não vêem a cor do dinheiro que o governo do estado pagaria pelo combustível que já foi consumido pelos veículos da patrulha. Com isto, as cinco viaturas que circulam pela cidade e mais uma cedida pela Polícia Federal, se já não estão paradas, aproveitam as últimas gotas de gasolina, prejudicando as rondas nos bairros e facilitando a vida dos bandidos. Já havia uma orientação anterior para economizar combustível, limitando os gastos a R$ 30 por dia em cada veículo, mas agora a situação se agravou de vez. O comando da PM na cidade chegou a pedir ajuda da Câmara de Vereadores para resolver o problema, mas pouco depois voltou atrás. As informações são do jornal Bahia Online.

Politica Baiana:Ministro Geddel "Não aguento mais responder que sou candidato"


O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieria Lima, já não aguenta mais responder para todo mundo que é candidato ao governo da Bahia. A mais recente foi na Rádio Metrópole na manhã desta segunda, em entrevista a Mário Kertész, ao qual disse que a pergunta e a resposta já são “uma repetição chata”. “O partido está desejoso de uma candidatura própria e eu estou disposto”, disse Geddel, acrescentando que nada mudou desde que disse pela primeira vez que iria às urnas contra Wagner em 2010. Aproveitou para dizer também que se sente bastante a vontade em fazer críticas à administração petista e, mais uma vez, que se Wagner quiser tirar o PMDB do governo, que o faça e pronto. "Quando ele achar conveniente, que demita, exonere… Para depois não dizer que foi enganado”.
Fonte:Bahianotícias

Educação: Professores da rede estadual param atividades em Feira de Santana

A Rede Estadual de Ensino de Feira de Santana decidiu paralisar as atividades em toda a cidade durante dois dias a partir da terça (14). O movimento pretende chamar a atenção do governo para a crônica falta de professores, funcionários porteiros e vigias nas escolas estaduais do município, o que inviabiliza o ano letivo em muitas unidades educacionais. Além disto, o repasse de verbas para a compra de material escolar está atrasado e isto ajuda a agravar a situação. "Estamos indignados, a situação da educação em Feira é de total abandono, estamos vivendo no caos, falta tudo. Desse jeito o governo da Bahia quer que os professores sejam milagreiros", bradou Indiacira Boaventura, dirigente da APLB. Na manhã de terça, a partir das 8h, os professores se reunirão no Centro Paroquial, no centro da cidade, para seguir em passeata até a sede da Diretoria.
Fonte:Bahianotícias

Pelo Brasil: Presidente diz que 2009 é um ano de arrocho

O presidente Lula solicitou nesta segunda-feira (13) aos titulares do governo federal, durante a reunião ministerial, que economizem em 2010. O líder nacional avisou que haverá aperto financeiro no próximo ano por causa dos reflexos da crise econômica mundial e pediu que haja contenção nos gastos, já que não poderá modificar o orçamento para atender às possíveis novas demandas. As pastas já sabem de quantos recursos disporão e cada uma terá o direito de consumir o limite máximo previsto, sem possibilidade de concessões. "Não temos mais condição de fazer nenhuma negociação adicional com os ministérios. Normalmente, em anos anteriores, mandávamos o limite e tinha uma rodada de choro, de reclamações, e a gente conseguia fazer ajustes e melhorar a situação orçamentária da proposta. Alertamos que esse limite é o limite que vamos trabalhar para mandar a proposta do orçamento", esclareceu o ministro do Planejamento Paulo Bernardo. As verbas para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram preservadas e a estimativa é a de que seja aplicado um montante de R$ 22 bilhões em 2010.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Max Haack/BN

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro série A: Santos é recebido com ovadas e pipocas


Depois de fugir da torcida no aeroporto, o elenco do Santos não conseguiu se livrar dos protestos dos torcedores no CT Rei Pelé. No início da noite desta segunda-feira, o time da Vila Belmiro foi recebido com ovadas e pipocas depois do vexame sofrido em Salvador, na goleada por 6 a 2 diante do Vitória.
Mais de 100 torcedores esperavam o ônibus com a delegação santista. Mesmo assim, os protestos foram controlados pela polícia local.
O motorista do ônibus fez uma manobra para proteger os atletas e estacionou o veículo de forma que a porta do ônibus ficasse em frente à porta do CT. Mas não deu muito certo.
Todos os atletas entraram no CT, inclusive o técnico Vágner Mancini, que recebeu a notícia de sua demissão. O presidente Marcelo Teixeira preferiu entrar pelos fundos para evitar ainda mais tumulto.
No entanto, o principal alvo dos protestos foi o atacante Kléber Pereira. A torcida xingou praticamente todos os jogadores, mas o camisa 9 foi o foco preferido. As informações são de Samir Carvalho para Redação do portal terra.

domingo, 12 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro série A: Rugro-negro baiano goleia o Santos

Dezoito mil pessoas foram ao Barradão neste domingo, 12, e tiveram a chance de ver a goleada histórica do Vitória por 6 a 2 contra o Santos. Com um desempenho muito bom dentro de campo, o time de Paulo Carpegiani mereceu o placar e poderia ter feito até mais gols. O resultado mantém o Vitória em terceiro lugar no Brasileiro 2009 e confrma os 100% de aproveitamento do time dentro do Barradão, onde tem cinco vitórias em cinco jogos. Após 10 jogos, o Rubro-Negro está com 19 pontos conquistados, apenas dois a menos que o líder Atlético-MG.
A superioridade do Vitória pôde ser sentida logo aos três minutos do primeiro tempo, quando um vacilo do goleiro Douglas foi suficiente para Roger abrir o placar. Com muita velocidade no contra-ataque, o time era imbatível diante da marcação falha do Santos. A maior prova disso é que aos 15 minutos Roger fez o segundo gol e se estabelece na artilharia do campeonato junto com Felipe, do Goiás. Ambos têm sete gols marcados.
A goleada se concretizou com outros dois gols no primeiro tempo. Aos 24 minutos Willian recebeu um cruzamento dentro da área e marcou com categoria. E aos 28 minutos Victor Ramos ampliou o resultado depois de Leandro Domingues cruzar a bola no meio da área.
VACILO – O único vacilo do Vitória no primeiro tempo veio aos 45 minutos, quando Victor Ramos cometeu um pênalti desnecessário em cima do jogador Pará. Kléber Pereira bateu no canto esquerdo e finalizou os primeiros 45 minutos com 4 a 1.
No segundo tempo o Santos voltou com mais fôlego e ensaiou jogadas de risco. Aos 16 minutos Paulo Henrique reduziu a diferença com uma cabeçada certeira no canto do gol de Viáfara. Mas o placar não reduziu o ânimo do Leão, que aos 27 minutos marcou o quinto gol depois de Leandro Domingues bater um pênalti com categoria no canto esquerdo do goleiro Douglas. O último gol veio aos 33 minutos, em uma bela jogada de Roger, que dominou no fundo de campo, tocou para trás e Jackson apareceu com tudo para tocar a bola para dentro do gol.
Comandado pelo ex-técnico do Vitória Vagner Mancini, o Santos perdeu duas posições com a derrota e ocupa agora a 11ª colocação, com 13 pontos ganhos em 10 jogos. As informações e foto são da equipe de esporte de atarde.