• Praça do Feijão, Irecê - BA

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Pelo Brasil: Presidente do PT critica apoio de Lula a Sarney

Deixado de lado", o presidente do PT no Maranhão, deputado federal Domingos Dutra, acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de privilegiar o ex-rival José Sarney (PMDB-AP) desde o início de sua passagem pelo Palácio do Planalto em detrimento do fortalecimento do partido no estado. Em entrevista ao UOL Notícias, ele afirmou também que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, possível candidata à Presidência em 2010, não precisa do apoio da oligarquia local nem da "banda podre do PMDB que ela representa". "As lideranças nacionais estão evitando fazer críticas ao presidente Lula. Mas não tem como dizer de outro jeito: esse apoio é uma vergonha", disse Dutra. "Temos um presidente com 80% de popularidade. Temos um partido com 30% de preferência, o segundo colocado tem 8%. E aí, depois de sete anos de governo bem avaliado, a gente tem de pedir esmola para o Sarney? Não tem".

Fonte:Bahianotícias

Em Brasília: Senador quer expor defensores de Sarney em Plebiscito

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) quer que a Casa faça um “plebiscito” para decidir a manutenção do presidente do Congresso Nacional, José Sarney (PMDB-AP). O parlamentar pretende expor os senadores que defendem a permanência do peemedebista à opinião pública e pressioná-lo a renunciar o cargo. De acordo com Buarque, o maranhense não tem mais o apoio da maioria do Senado, por causa dos escândalos na Casa associados a ele. Nas contas do pedetista, 14 senadores do DEM, 13 do PSDB, 12 do PT, um do PSOL e cinco do PDT, inclusive o baiano João Durval, querem a saída de Sarney. Informações do Correio Braziliense.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Pelo Mundo: Ahmadinejad fará ao Brasil primeira viagem do 2º mandato

Na véspera da chegada do chanceler israelense, Avigdor Liberman, ao Brasil, o embaixador do Irã em Brasília, Mohsen Shaterzadeh, cobriu nesta segunda-feira de elogios o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que seu colega Mahmoud Ahmadinejad escolheu o Brasil para a primeira visita internacional após a posse para o seu segundo mandato, que acontecerá na primeira semana de agosto.
Segundo Shaterzadeh, a atitude de Lula após a polêmica reeleição de Ahmadinejad foi "muito corajosa, independente e soberana". Logo após o início dos protestos da oposição no Irã, o presidente brasileiro defendeu a vitória do iraniano, dizendo que sua votação foi "muito grande para a gente imaginar que possa ter havido fraude".
Para Shaterzadeh, os comentários feitos pelo brasileiro são baseados "numa ideia realista e sincera sobre o Irã". O embaixador afirmou a jornalistas que a visita de Ahmadinejad ao Brasil deve ocorrer "muito mais cedo do que vocês pensam", sem citar uma data. Ele disse que a escolha é consequência da crescente relação comercial entre os dois países.
Ahmadinejad é inimigo declarado de Israel e já pediu mais de uma vez o seu desaparecimento, além de negar o Holocausto. A visita do presidente iraniano ao Brasil tinha sido marcada para maio, mas, após provocar protestos de entidades judaicas, foi cancelada na véspera do dia escolhido --segundo o governo iraniano, para que Ahmadinejad pudesse se dedicar à sua campanha.
Shaterzadeh citou números que mostram um crescimento de 38% no fluxo comercial entre Brasil e Irã no primeiro semestre deste ano, comparado a igual período de 2008. Enquanto isso, houve queda de 27% em relação ao bloco econômico do Oriente Médio, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento. Israel isoladamente, por exemplo, apresenta um índice ainda maior de redução: cerca de 52%.
"O Brasil é um país emergente, importante e poderoso, que deve ser respeitado. Acho que existe aqui essa mesma visão sobre o Irã", afirmou.

Israel

Questionado sobre a visita de Liberman, o embaixador respondeu que o Brasil não será "facilmente influenciado por um país pequeno, racista e não reconhecido". "É um governo racista, com ideias fascistas", disse, ao comentar que Israel tem um histórico de "massacre do povo inocente e injustiçado da Palestina".
Consultada pela Folha, a Embaixada de Israel fez o seguinte comentário sobre as declarações do embaixador iraniano: "Ao contrário do Irã, Israel e Brasil são países democráticos que mantêm relações diplomáticas num espectro amplo, que abrange vários temas de cooperação e parceria. Não precisamos do aval de nenhum governo, muito menos do Irã, para continuarmos essa boa relação bilateral".
Além de Liberman, o primeiro chanceler israelense a visitar o Brasil desde 1987, o país deve receber em novembro o presidente de Israel, Shimon Peres.

Fonte:Folhaonline
Colaborou SAMY ADGHIRNI, da Reportagem Local

Economia: Bahia mais um ano fora do horário de verão

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), confirmou, na noite de segunda-feira, 20, que a Bahia, como os demais estados do Nordeste, ficará de fora do horário brasileiro de verão. Em nota à imprensa, o governo pontuou que a escolha se deu por “respeito à decisão tomada pela Bahia e pelo Nordeste durante todos esses anos em que a região seguiu o horário oficial brasileiro”. O anúncio causou protestos e indignação de setores empresariais.
Se isso for verdade, o nosso sentimento é de tristeza e desapontamento, pois o governo não nos convocou nem se dispôs a ouvir a nossa posição”, disse o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Eduardo Castro, que preside também o Fórum Empresarial da Bahia (FEB). Ele pontua ainda que as entidades empresariais enviaram argumentações técnicas e coerentes, que não foram levadas em consideração. “O governo do Estado não foi democrático em sua decisão”, protestou o presidente da associação comercial.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Victor Ventin, declarou estar surpreso com o anúncio do governo estadual. “A Fieb havia sido avisada de que a questão seria discutida por comissão tripartite, com representantes do governo, das empresas e dos sindicatos de trabalhadores. Essa discussão não aconteceu”, lamentou Ventin.
Segundo as avaliações do presidente da Fieb, as empresas, assim como as pessoas, deixarão de economizar entre 4,5% e 5% no consumo de energia elétrica. Os representantes do fórum entendem ainda que aderir ao horário de verão implicaria menor consumo de água nas usinas hidrelétricas, bem como a utilização de combustíveis fósseis nas termoelétricas. “Haveria, portanto, mais água disponível para as pessoas e para a agricultura irrigada. E seria também diminuído o risco de apagão”, avaliou Ventin.
O presidente da Fieb entende também que a não-adesão ao horário de verão contribuirá para o estresse bancário. “Perde-se uma hora bancária. Além disso, aumentará o risco dos trabalhadores que vão para casa à noite com seus pagamentos”, acrescentou.
Em documento enviado ao governo do Estado, o Fórum Empresarial da Bahia apresentou dados de pesquisas realizadas entre 1999 e 2001 que apontam a aprovação ao horário de 82,2% da população baiana. Pesquisa realizada em 2001 mostrou que 75% dos baianos aprovavam o novo horário.
A reportagem de A TARDE entrou, na noite de ontem, em contato com a assessoria de imprensa da Coelba, mas foi informada de que apenas hoje a companhia poderá se pronunciar sobre o assunto.

Fonte:atarde

Salvador: Capital será sede da Stock Car até 2013


A capital baiana garantiu nesta segunda-feira (20) que será uma das sedes da Stock Car Brasil, a principal categoria do automobilismo nacional, até 2013. O protocolo de intenções foi assinado em uma solenidade na sede do Mais Social, no Parque da Cidade, pelo prefeito João Henrique. Uma ordem de serviço de R$ 1,053 milhões também foi efetivada para assegurar a fresagem e o recapeamento asfáltico de 2,5 km da 4ª avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB) e acessos pelo viaduto do local. Em 30 anos de competição, esta é primeira vez que a modalidade promove uma prova de rua. A etapa de Salvador em 2009 será realizada no próximo dia 9 de agosto.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Divulgação

Pelo Brasil: A UNE não é mais aquela

As críticas de que teria se tornado um movimento chapa-branca, pelos recursos que recebe do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não intimidam a União Nacional dos Estudantes (UNE). Seu novo presidente, Augusto Chagas, de 27 anos, militante do PCdoB, disse nesta segunda-feira que a entidade fará este ano uma caravana nacional para debater as eleições de 2010, e deverá defender a pré-candidata do governo, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). "Nós vamos emitir opinião para 2010, sim. Não vejo problemas no fato de a UNE ter opinião. Vamos comparar os oito anos dos governos Fernando Henrique e Lula em vários debates. A UNE sempre foi extremamente crítica ao governo FH, que foi ruim para o país. Mas não vê Lula da mesma forma", disse Augusto. Sobre o silêncio diante das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ele disse que a UNE acha os ataques da oposição equivocados: "A mera saída do Sarney não resolve nada".
Fonte:Bahianotícias

Educação: Democratas ajuízam ação contra Cotas na UNB

O Democratas quer que seja declarada inconstitucionalidade de atos do poder público que resultaram na instituição de cotas raciais na Universidade de Brasília (UnB). De acordo com a ação, o resultado do 2º vestibular 2009 da Universidade, no qual foi instituído o sistema de acesso por meio de cotas raciais, foi publicado no dia 17 de julho e o registro dos estudantes aprovados, cotistas e não-cotistas, está previsto para os dias 23 e 24 deste mês, quinta e sexta-feira respectivamente. Para o partido, vão acontecer danos irreparáveis se a matrícula na UnB for realizada pelos candidatos aprovados com base nas cotas raciais - que tem 20% das vagas reservadas aos ‘pretos e pardos’ - “a partir de critérios dissimulados, inconstitucionais e pretensiosos da Comissão Racial”. “A ofensa aos estudantes preteridos porque não pertencem à raça “certa” é manifesta e demanda resposta urgente do Judiciário”. O caso foi divulgado pelo próprio STF. Em contato com a assessoria de comunicação UnB, nos foi dito que a matricula está confirmada para os dias marcados, e que só devem se manifestar sobre o assunto quando a decisão da justiça for confirmada.

Fonte:Rafael Alburquerque/BN

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Economia: Receita e lucro de empresa de Comésticos crescem quase 20%



A Natura anunciou no domingo (19) lucro líquido de R$ 168,3 milhões no segundo trimestre, o que representa aumento de 19,3% em relação ao lucro no mesmo período do ano passado. A fabricante de cosméticos também divulgou que seu Conselho de Administração aprovou em reunião na última sexta-feira o pagamento, em 12 de agosto, de dividendos líquidos e juros sobre o capital próprio de 0,55 real por ação.
Fonte:Bahianotícias

Pelo Mundo: Popularidade de Obama segue em queda


A popularidade do presidente Barack Obama caiu abaixo dos 60% pela primeira vez desde que assumiu o poder, em janeiro passado, segundo pesquisa da ABC News/Washington Post. O índice de aprovação de Obama caiu para 59%, 10 pontos a menos que seu melhor resultado nos primeiros meses de mandato. Pouco mais da metade dos entrevistados, 52%, aprova seu trabalho em termos de economia, oito pontos a menos que nos melhores resultados. Menos da metade, 49%, aprova seus planos para saúde, outra queda de oito pontos, e 43% aprovam sua condução do déficit orçamentário herdado do governo anterior. A pesquisa foi feita entre 15 e 18 de julho, com uma mostra de 1.001 pessoas e uma margem de erro de 3,5%.

Fonte:Bahianotícias

Bahia: Enem registra mais de 440 mil inscritos


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou a inscrição de 444.401 estudantes na Bahia depois do prazo final para a adesão às provas, que foi às 23h59 do último domingo (19). O exame servirá, na Bahia, como forma de seleção em diversas instituições, entre elas a Universidade Federal do Recôncavo baiano, que substituirá o vestibular tradicional, e também os Bacharelados Interdisciplinares da Universidade federal da Bahia. o estado que registrou recorde de inscrições foi São Paulo, com mais de um milhão de cadastrados. Ao todo, 4,5 milhões de estudantes participarão do Enem em 2009, com provas realizadas nos dias 3 e 4 de outubro.
Fonte:Bahianotícias

Bahia: Vereador é preso com 2 kg de maconha


O vereador Gilvan Vieira de Almeida (PR), eleito pelo município de Irará, na região centro norte do estado, foi preso em Alagoinhas acusado de carregar dois quilos de maconha no porta-malas de um carro oficial. Surpreendido, o edil ainda tentou subornar os policiais que o prenderam oferecendo R$ 30 mil como propina, mas foi enquadrado por (no mínimo) duas acusações. Ele vinha no carro, que pertence à Câmara, acompanhado do motorista oficial, Marcelo Alves dos Santos, 34 anos, de sua mulher e de um filho de 12 anos de idade. Os dois foram presos porque, segundo os policiais, havia outras suspeitas sobre os dois havia meses, o que gerou a inspeção. O Delegado Coordenador Regional, Ricardo Brito, disse que o vereador acusou seus opositores de armar sua prisão. Os dois seriam responsáveis pelo tráfico de drogas entre os municípios de Paulo Afonso e Irará. As informações são do CorreiodaBahia.

Salvador: Jornalista Glória Maria adota duas crianças baianas


A apresentadora de TV Glória Maria, que mora em Salvador desde o início do ano, decidiu adotar as duas crianças baianas cuja guarda já detém desde que estabeleceu residência na capital. Laura, de sete meses, e Maria, de um ano e seis meses, estão frequentemente com a jornalista pela cidade e em passeios pelo litoral norte. Glória conheceu as crianças na instituição social com a qual trabalha desde que está em Salvador. Neste fim de semana, a apresentadora foi vista com as meninas em Praia do Forte. O processo de adoção está em tramitação atualmente no Juizado de Menores.


Fonte:Bahianotícias

Pelo Mundo:Ex-presidente do Peru é condenado


O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, 70 anos, que chefiou a nação entre 1990 e 2000, foi condenado nesta segunda-feira (20) a sete anos e meio de prisão. O tribunal que julgou o ditador o considerou culpado por ter pago US$ 15 milhões ilegalmente ao seu ex-braço direito Vladimiro Montesinos. Esta é a terceira sentença acumulada do ex-comandante do país sulamericano, que foi condenado em abril a 25 anos de prisão por violação aos direitos humanos, pena atualmente em apelação. O entendimento é de que ele teve envolvimento em dois sequestros e duas chacinas que mataram 25 pessoas em 1991 e 1992. Antes disso, em dezembro de 2007, Fujimori foi condenado a seis anos por ter ordenado uma revista ilegal à casa da mulher de Montesinos, Trinidad Becessa. De acordo com a lei peruana, ele terá que cumprir a maior sentença, já que não há acumulação de penas no país.


Fonte:Bahianotícias

Bahia: Programa de habitação encerra inscrição dia 31/07

Trinta e um de julho é o último dia de inscrições para o programa federal de habitação Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, o governo irá investir cerca de R$ 34 bilhões para construir casas para famílias de renda até três salários mínimos, e as inscrições para o programa, tanto na esfera municipal quanto na estadual, estão acima das expectativas segundo os órgãos que concentram o recebimento das propostas.
Fonte:Bahianotícias

domingo, 19 de julho de 2009

Campeonato Brasileiro série A: Vitória não consegue superar o galo


Mesmo com a defesa toda improvisada, o Vitória conseguiu fazer uma boa partida diante do Atlético-MG, mas perdeu muitos gols e acabou ficando no 0 x 0. Neste domingo (19), no Barradão, O Leão se impôs, mas dessa vez o atacante Roger não conseguiu converter a chances que teve, enquanto o Atlético-MG não teve chances e se segurou com todas as forças no campo de defesa. Com o empate sem gols, o Rubro-negro vai para 21 pontos e permanece na 4ª colocação na tabela.
Fonte:Bahianotícias
Foto:atarde

Pelo Brasil: Morre o ex-governador do Amazonas

Morreu neste domingo um dos políticos, com projeção nacional, que marcou o estado do Amazonas: Gilberto Mestrinho, governador três vezes, deputado federal, prefeito de Manaus e senador. Estava, há 15 dias, hospitalizado em razão de um câncer, com insuficiência renal crônica, morrendo, no entanto, por complicações cardíacas. Ele integrava o PMDB. Mestrinho tinha um câncer de pulmão. No Senado, se notabilizou como integrante da Comissão Mista de Orçamento. O político amazonense morreu aos 81 anos de idade.
Fonte:Bahianotícias

Na Bahia:Secretários estado aumentam salários com conselhos

A participação em reuniões de conselhos das empresas públicas do Estado rendeu à totalidade dos secretários baianos, de janeiro de 2008 a junho deste ano, mais de R$ 1,042 milhão de ganhos extras, os chamados jetons – valor pago por participação em reuniões –, segundo levantamento feito por A TARDE no site Transparência Bahia. Cada secretário de Estado recebe salário de R$ 10.364,06 mensais, mas, com a complementação fruto dos conselhos, o subsídio de parte do secretariado ultrapassa o teto salarial máximo permitido pela Constituição Federal, correspondente ao salário do governador, que no Estado da Bahia é de R$ 12.011,90.Em primeiro lugar nas remunerações extras ficou o secretário das Relações Institucionais, Rui Costa(foto), Pela participação em reuniões de três conselhos de empresas públicas – Bahiapesca, Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), Cia. de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) –, o petista teve um ganho adicional médio mensal de R$ 7.547. No acumulado dos últimos 18 meses, ele somou R$ 135.857 em subsídios extras.Os colegiados das empresas públicas dependentes e das de capital misto, que cumprem a Lei das SAs, quase sempre se reúnem uma vez por mês, em reuniões que duram geralmente uma hora e meia, podendo chegar a quatro. A prática, que não é exclusiva do atual governo e nem do Estado da Bahia, apesar de legal e amparada na Lei 6.404/76, tem funcionado ao longo dos anos como uma “forma de burlar a norma constitucional” sobre o teto, como observa a promotora Rita Tourinho, do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa (Gepam). A remuneração extra de gestores fruto dos conselhos é comum na administração pública. A assessoria do ex-governador Paulo Souto (DEM) disse que, nos governos carlistas, era uma média de dois conselhos por secretário, tendo também casos de secretário acumulando três conselhos. Contudo, como o Transparência Bahia, site onde se pode acompanhar as finanças do Executivo, é uma iniciativa do governo Wagner, não foi possível A TARDE apurar quanto cada secretário passado recebeu de jeton.Com base nos dados do site, em segundo lugar entre secretários que mais receberam jetons, está o procurador-geral do Estado, Rui Moraes Cruz, que obteve R$ 106.484 por integrar os conselhos da Conder e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Já o chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, o socialista Fernando Schmidt, recebeu R$ 93.436,45 pela atuação nos conselhos da CAR e Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração (CBPM). O secretário de Desenvolvimento Regional, Edmon Lucas, teve ganho extra de R$ 92.694,90 por meio da CAR e Cerb; a ex-secretária de Justiça Marília Muricy, R$ 85.203,60 (CAR e EBDA); e o secretário de Desenvolvimento Social, Valmir Assunção, R$ 83.097,24 (Cerb e Conder).
Outros secretários – Apesar de estar no topo em relação aos dados do Transparência, não se pode dizer que Rui Costa seja o primeiro nas remunerações, já que não constam no site pagamentos de jetons a secretários que compõem os conselhos da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia), da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal), da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás). Por serem empresas de economia mista, elas não são monitoradas pelo sistema do Transparência Bahia.Do que conclui-se que a remuneração dos secretários com os conselhos ultrapassam R$ 1,042 milhão. Participam do conselho da Bahiagás os gestores da Fazenda, Carlos Martins, e da Infraestrutura, Batista Neves. O conselho de administração da Bahiagás, segundo a assessoria de comunicação da empresa, paga R$ 2.739,23 por mês. Ou seja, nos 18 meses utilizado como base para o levantamento de A TARDE, cada um deles recebeu cerca R$ 42.306,14 de extras.
Desenbahia – Martins também é remunerado por mais outros dois conselhos, o da Desenbahia, o qual preside, e o da Ebal. Neste último – onde foi conselheiro até este mês, sendo substituído pelo secretário da Justiça, Nelson Pelegrino –, o secretário da Fazenda obteve rendimento de cerca de R$ 3 mil por reunião mensal. Ainda integram o conselho da Ebal os secretários Jorge Solla (Saúde), Adeum Sauer (Educação) e o presidente do colegiado, Rafael Amoedo (Indústria e Comércio). Quadro do governo que vem de uma bem-sucedida trajetória empresarial, Amoedo integra mais dois conselhos: o da Empresa de Proteção Ambiental (Cetrel) e o da CBPM.O conselho de administração da Desenbahia é composto ainda pelos secretários Márcio Meirelles (Cultura), Ildes Ferreira de Oliveira (Ciência e Tecnologia), Nilton Vasconcelos (Emprego e Renda) e Walter Pinheiro (Planejamento), que substituiu Ronald Lobato na pasta. O jeton, de R$ 3 mil, está na mesma média do da administração em geral. Quanto à Embasa, figuram como conselheiros os secretários Eva Chiavon (Casa Civil), Jorge Solla (Saúde), Juliano Matos (Meio Ambiente) e o presidente do conselho, Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano). O valor do jeton para o conselho da Embasa é o mesmo também. Florence atua, ainda, nos conselhos da Conder e da Urbis, diretamente ligados a sua pasta. Discussão moral – Para a promotora Rita Tourinho, o pagamento de jeton se transforma em uma forma de “subterfúgio para extrapolar o teto”. “A gente sabe que acaba sendo uma complementação de subsídio. Como estão regidos pela Lei das SAs, entende-se que é uma situação diversa já que as empresas são entes de pessoa jurídica privada. Mas existe um teto que tem de ser obedecido. Na verdade, a questão não é de legalidade, mas se ferem os princípios morais da Constituição. Cabe levantar a discussão se isso atenta à moralidade ou não”, reflete a promotora.
Em seguida, Rita Tourinho completa: “De qualquer sorte, é uma situação
que cabe ser discutida, pois envolve dinheiro vindo da administração pública”.
Fonte:Lilia Souza/atarde

Economia Baiana: Pólo de informática de Ilhéus enfrenta sua pior crise

Principal complexo industrial do sul da Bahia, o Polo de Informática de Ilhéus está mergulhado na pior crise desde sua criação, em 1995. As indústrias de montagem de computadores e componentes eletroeletrônicos fecharam 2008 com uma queda no faturamento estimada em R$ 600 milhões, em relação ao ano anterior. Um valor que representa uma redução de 30% no lucro destas empresas.
A crise foi a deixa para que cinco empresas mudassem de endereço, buscando em Minas Gerais condições mais atraentes de estrutura, financiamento e política fiscal. Duas delas –
Megaware e a Cmos-Drak – se deslocaram par a Grande Belo Horizonte. As outras três – Linear, Sense e Waytec – foram para Santa Rita do Sapucaí. Com uma população estimada em 35 mil habitantes, este pequeno município mineiro é considerado vanguarda na indústria eletrônica e possui um PIB per capita duas vezes maior que o de Ilhéus.
A recessão na economia global também teve forte impacto no desempenho da maioria das 52 empresas do complexo, principalmente nas de pequeno e médio portes. O efeito imediato da recessão veio na forma de demissões e fechamento de unidades industriais. Segundo estimativas do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Ilhéus e Região, cerca de 700 trabalhadores foram dispensados desde a eclosão da crise, em setembro do ano passado.
Neste período, pelo menos seis empresas do complexo industrial descerraram as portas, entre elas a Syntax, Netgate, Notcel e Ecimex. Este número representa cerca de um terço das empresas que fecharam desde a criação do Polo de Informática. O impacto nos cofres da prefeitura também foi significativo. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Alfredo Landim, o complexo industrial já chegou a ser responsável por 50% da arrecadação de Imposto sobre Serviços (ISS) da prefeitura. Atualmente, o complexo é responsável por uma fatia de somente 25% do imposto recolhido.
O secretário de Indústria e Comércio, Rafael Amoedo, reconhece que a crise tem afetado economicamente a região e promete discutir soluções com os empresários, numa audiência marcada para a próxima quinta-feira. “Com a queda na arrecadação causada pela crise, houve uma redução na expectativa de investimentos do Estado. Estamos fazendo o que está ao nossa alcance”, pontua o secretário, que promete a aplicação de R$ 2 milhões em reparos na infraestrutura do parque industrial.
As deficiências de infraestrutura, segundo o Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos de Ilhéus (Sinec), dificultam o adensamento da cadeia produtiva e a atração de novos investimentos. “Sem infraestrutura, não se consegue trazer indústrias de suporte, como fabricantes de placas, plástico, papelão e de desenvolvimento de software”, avalia o empresário Gentil Pires, presidente do sindicato.
Falta crédito – Um dos principais efeitos da crise, no Polo de Informática, tem sido a descapitalização das empresas. Sem acesso a crédito para investimentos, os empresários recorreram ao governo do Estado em busca de uma solução. A Desenbahia, agência de fomento vinculada à Secretaria da Fazenda, abriu uma linha de crédito específica para o parque industrial em dezembro do ano passado. Ao todo, foram seis operações propostas, num valor global de R$ 4,5 milhões.Para o Polo de Informática, especificamente, a Desenbahia criou uma linha para capital de giro de caráter emergencial – a CrediFácil Giro Especial. A linha prevê prazo de 24 meses, oito meses de carência e juros de 1,8% ao mês. Um montante de R$ 30 milhões foi colocado à disposição das empresas com mais de três anos de atividade. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Eletroeletrônicos de Ilhéus, a maior parte dos empresários não aderiu ao plano emergencial do governo do Estado, em razão do valor limitado do crédito e juros considerados altos. “O que eles nos ofereceram é o mesmo que se consegue em alguns bancos privados. As condições não compensavam”, argumenta Pires.O empresariado pede mais apoio do poder
público para concessão de crédito para capital de giro: “A dinâmica da nossa carga é grande. As empresas pagam à vista e precisam receber os equipamentos com rapidez”, diz Gentil Pites . E exemplifica, citando um produto em franca expansão: “A demanda por laptop (computador portátil) aumentou muito, mas as empresas não dispõem de capital de giro para fabricar e nem comprar no exterior. Para cada R$ 1 milhão faturado com o laptop, são necessários R$ 5 milhões de capital de giro para importar componentes”.

Fonte:atarde