• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Educação: Evasão escolar bate recorde na Bahia

Até o final do ano, cerca de 375 mil estudantes – 250 mil por abandono e 125 mil por evasão – da rede estadual baiana de ensino público estarão fora das salas de aula, estima a Secretaria de Educação da Bahia (SEC). No Colégio Estadual Landulfo Alves, em Salvador, por exemplo, 35 turmas que começaram 2009 com 40 alunos hoje têm frequência bem menor, algumas chegando a quatro ou cinco estudantes por turma. A evasão – quando o aluno sai de vez do sistema de educação – vem se mantendo no mesmo patamar nos últimos quatro anos. É de 9,9% no ensino fundamental (da 5ª a 8ª série), e de 9,2% no ensino médio (do 1º ao 3º ano). Já o abandono – o estudante fica entrando e saindo do sistema sem concluir as etapas de ensino – fica na casa dos 20%. Em 2009, foram matriculados 1,257 milhão de alunos na rede pública de ensino do estado. O cenário baiano é preocupante quando comparado com o quadro nacional. Enquanto aqui a evasão não se altera, em São Paulo os índices gerais caíram de 7% (em 2005) para 5,4% (em 2008). Além disso, o abandono na Bahia é acima da média nacional, que é de 15,3% conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações são do jornal A Tarde.
Foto:Bahianotícias

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mais um semestre, Está valendo a pena


Graças ao nosso bondoso Deus, conseguimos passar mais um semestre com algumas dificuldades é verdade, paralisação,muito feriado enforcado,recesso junino, mas nesse processo de formação que estamos, tudo é experiência adquirida, as discussões propostas pelos professores, o aprendizado com a turma, são fatores que nos motivam a caminhar, sabendo que o caminho é longo, mas possível de chegar. Vamos ao 4º semestre.


Fonte: Texto:Jorge Luiz
Foto: Uneb Campus XVI: Rodrigo

EM CURAÇÁ: ALELUIA ACUSA GOVERNO DE FRAUDAR BODES


O deputado estadual José Carlos Aleluia (DEM) acusa a Secretaria Estadual de Agricultura de aplicar um golpe nos criadores de bode de Curaçá, município localizado no norte do estado. No último dia 27, o governo esteve no município para promover uma distribuição de animais geneticamente melhorados que serviriam de reprodutores das futuras gerações. Entretanto, segundo Aleluia, estes bodes são provenientes da própria cidade e teriam sido vendidos dias antes para abate porque não serviriam mais para reprodução. Além disto, muitos destes bodes estariam tão doentes que morreram antes mesmo da distribuição. O deputado anexa à denúncia diversas fotos em que a numeração dos animais – 09 – atesta que os bichos seriam mesmo de produtores locais, além de outras com a situação de penúria física dos animais. Aleluia critica também o governo pela extinção do programa Cabra Forte e provoca a administração alegando que, em vez de manter uma política positiva da gestão Paulo Souto, prefere “passar a perna em pessoas humildes do campo”.
Fonte:Texto e Foto Bahianotícias.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pelo Brasil: Morre o ministro Carlos Menezes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito será velado a partir das 9 horas de hoje no Centro Cultural Justiça Federal, antiga sede da Corte no Rio de Janeiro, na Cinelândia. Menezes Direito morreu durante a madrugada no Hospital Samaritano, aos 66 anos. O corpo do ministro será sepultado no Cemitério São João, em Botafogo, na zona sul da capital fluminense. Ele completaria 67 anos no próximo dia 8.O ministro chegou ao hospital no sábado com complicações no pâncreas por conta de um câncer e foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele precisou ser sedado e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Menezes Direito estava de licença médica desde 21 de maio, quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas. Após o procedimento, o ministro se recuperou e obteve alta, retornando para casa. Nas últimas semanas, voltou a passar mal e foi internado por duas vezes, quando recebeu transfusão de sangue. Segundo Gustavo Direito, o estado de saúde do pai se agravou e o ministro não resistiu. Depois de onze anos como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Menezes Direito foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta no STF pela aposentadoria do ministro Sepúlveda Pertence. Desde maio do ano passado, ele também era ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com menos de dois anos na mais alta Corte de Justiça brasileira, Menezes Direito, considerado um juiz conservador, participou de julgamentos importantes. Era avesso à exposição nos meios de comunicação, apesar do grande assédio que sofria. Em dois dos mais importantes julgamentos ocorridos no período em que atuou no STF - sobre pesquisa com células-tronco embrionárias e a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima - Menezes Direito teve destacada participação. Nos dois casos, ele pediu vista dos autos no início do julgamento logo após o voto do relator e, no retorno da matéria ao plenário, incluiu em seu voto condicionantes tanto para permitir as pesquisas quanto para considerar constitucional a demarcação da área indígena. Na ação sobre células-tronco, Menezes Direito acabou, em parte, vencido. Já quanto à área indígena, suas 19 condições foram adicionadas à decisão da Corte e, segundo o próprio presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, serviriam de esteio para outros julgamentos sobre o tema. Entre os casos marcantes relatados pelo ministro Menezes Direito está a manutenção da prisão preventiva do banqueiro Salvatore Cacciola, que recorreu ao STF para revogar a prisão preventiva. Seguindo o voto do ministro Menezes Direito, o plenário negou o pedido e manteve a custódia do banqueiro.
Biografia - Menezes Direito tomou posse no STF no dia 5 de setembro de 2007. Nascido em 8 de novembro de 1942 em Belém, no Pará, o ministro se formou bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, em 1965. Alcançou o título de doutorado em 1968. Atuou como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por 11 anos, depois de passar pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) como desembargador, entre 1988 e 1996.Antes de alcançar a magistratura, advogou na capital fluminense, onde também ocupou diversos cargos públicos. Foi chefe de gabinete na prefeitura, membro do Conselho da Sociedade Civil mantenedora da PUC-RJ, presidente da Fundação de Artes do Rio e membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado. Entre as atividades exercidas, Menezes Direito foi ainda presidente da Casa da Moeda do Brasil, secretário de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral, além de professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas da PUC-RJ.
Fonte:Ag. estado

domingo, 30 de agosto de 2009

Eleições 2010: Senadora Marina Silva assina filiação ao PV

A senadora Marina Silva (AC) assina hoje sua filiação ao PV em cerimônia que será realizada durante encontro nacional do partido, em São Paulo, a partir das 10h30.
Marina deixou o PT na semana passada e ainda vai decidir sua candidatura à Presidência da República pelo PV. Ela deixou a legenda com a justificativa de que o partido não ofereceu "condições políticas" para avanços na questão ambiental.
A cerimônia de filiação será realizada no espaço Rosa Rosarum, na rua Francisco Leitão, 416, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo). O local é um espaço para a festas e tem capacidade para cerca de 1.500 pessoas.
Segundo o PV, pelo menos 1.000 pessoas se inscreveram para acompanhar a solenidade no local. A filiação também poderá ser acompanha pela internet, no site do partido.
Em entrevista na qual anunciou sua decisão de deixar o PT, Marina agradeceu a um grupo de petistas que a pressionaram a permanecer na legenda, como o presidente do PT, Ricardo Berzoini, os senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Tião Viana (PT-AC) e Eduardo Suplicy (PT-SP). A senadora não mencionou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque disse que não discutiu com o petista a sua saída da legenda.
Fonte:Folhapres
Foto:Google