• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 31 de outubro de 2009

Eleições 2010: PV define palanque de Marina até dezembro

A Executiva Nacional do Partido Verde (PV) decidiu neste sábado (31), durante encontro em Belo Horizonte, que os diretórios estaduais devem apresentar até dezembro um calendário político para a construção do palanque da pré-candidata da legenda à presidência da República, a senadora Marina Silva (AC). As repartições regionais têm que definir neste prazo quem serão os seus pré-candidatos aos governos e ao Senado, sob pena de sofrerem intervenção do PV nacional. O deputado federal baiano, Luiz Bassuma, defendeu que a sigla tem que concorrer ao Executivo na maioria das unidades federativas e ratificou o seu desejo de compor a chapa majoritária na Bahia para disputar o Palácio de Ondina em 2010.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Bahianotícias

Campeonato Brasileiro série B: Vasco ainda não carimbou volta a série A

Ainda não foi desta vez que a torcida do Vasco comemorou o retorno à Série A. Neste sábado, no Castelão, em Fortaleza, o time da Colina empatou com os donos da casa em 1 a 1, pela 33ª rodada da Série B. Porém, mesmo que tivesse vencido, o time cruzmaltino não teria garantido sua volta à elite. Isso porque o Figueirense venceu o Brasiliense por 4 a 0, na Boca do Jacaré, e a Portuguesa derrotou o Guarani por 3 a 0, em Campinas.
Porém, o líder da competição, com 67 pontos, agora está a apenas uma vitória de carimbar sua vaga no Brasileirão 2010. A festa do Vasco pode acontecer no Maracanã, onde o time enfrenta o Juventude na próxima rodada. Já o Fortaleza chegou a 33 pontos, caiu para o penúltimo lugar e pode terminar a rodada na lanterna.
Fonte:G1

Campeonato Brasileiro série A: Rugro negro carioca entra no G-4

Contando com a inspiração do goleiro Bruno, que defendeu dois pênaltis, o Flamengo derrotou o Santos por 1 a 0, neste sábado, no estádio do Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na briga pelo título, o Flamengo --que chegou aos 54 pontos, contra 58 do líder São Paulo-- contou com a volta do meia Petkovic, que não participou da derrota de 2 a 0 para o Barueri.
O time do Rio abriu o placar logo aos 7min. Após cruzamento da direita, Adriano subiu mais do que a zaga e marcou de cabeça.
Foi o 17º gol de Adriano no Brasileiro, que empata na artilharia com Diego Tardelli, do Atlético-MG.
No entanto, mesmo com o domínio da partida, o Santos --o técnico Vanderlei Luxemburgo completou 300 jogos no comando do time-- teve a chance de empatar aos 21min, numa penalidade. O meia Paulo Henrique Lima, o Ganso, foi para a cobrança, mas o goleiro Bruno defendeu. "Precisamos tentar fazer um gol para ter mais tranquilidade na etapa final", disse Adriano na saída para o intervalo.
Na etapa final, aos 11min, o Santos quase empatou numa boa jogada de Jean, que invadiu a área e chutou perto da trave de Bruno.
Aos 18min, Adriano recebeu passe dentro da área e acertou um violento chute na trave. Aos 29min, o Santos teve outro pênalti a seu favor, muito contestado pelos jogadores do Flamengo. Ganso foi para a cobrança, e Bruno voltou a defender, dessa vez com o pé. Pelo Nacional, o Santos volta a campo no próximo sábado, quando recebe o Náutico. No dia seguinte, o Flamengo enfrenta o Atlético-MG em Belo Horizonte.
Outro jogo da Rodada o Avaí venceu por 2 x 0 o Atlético do Paraná asssumindo a nona colocação na tabela do Brasileirão.
fonte: Folhaonline
c/acréscimo

Campeonato Brasileiro série A: Tricolor Paulista volta a Liderança

Com um gol marcado pelo meia Jorge Wagner, logo no início do jogo, o São Paulo venceu o Barueri por 1 a 0, neste sábado, no estádio do Morumbi, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, a equipe fez novamente o seu dever de casa --já tinha vencido o Internacional-- e reassumiu a liderança provisória da competição.
O time do técnico Ricardo Gomes chegou aos 58 pontos --um a mais do que o líder Palmeiras, que enfrenta o Corinthians neste domingo, em Presidente Prudente.
Na última rodada, o São Paulo havia assumido a liderança provisória ao derrotar o Internacional por 1 a 0, na quarta-feira. No entanto, no dia seguinte, o Palmeiras voltou a ficar na ponta ao golear o Goiás por 4 a 0, no Parque Antarctica.
Agora, a equipe do Morumbi encara o Grêmio, fora de casa. A partida está marcada para quarta-feira. O Barueri recebe o Internacional no domingo.
A grande novidade do São Paulo para o confronto contra o Barueri foi o retorno do goleiro Rogério Ceni, que tinha cumprido suspensão contra o Internacional, na quarta-feira, após ser expulso contra o Santos.
Além do goleiro, a equipe tricolor tinha outras duas modificações. O lateral-esquerdo Junior Cesar substituiu Richarlyson, que sofreu um estiramento no músculo adutor na coxa direita e ficará afastado dos gramados por aproximadamente três semanas. Com isso, Jorge Wagner foi deslocado para o meio.
A outra mudança foi por opção do técnico são-paulino. O volante Zé Luís substituiu o argentino Adrian Gonzalez. No entanto, o jogador argentino entrou ainda na etapa inicial após seu substituto sair lesionado.
Já o Barueri entrou em campo sem o seu artilheiro Val Baiano e o goleiro Renê, que foram afastados pela diretoria do clube após a polêmica da "mala preta". Os dois jogadores declararam que receberam um incentivo financeiro do Cruzeiro para vencer o Flamengo por 2 a 0, na quarta-feira. O jogo
O jogo começou com as duas equipes procurando o ataque. O primeiro lance de perigo foi do time visitante. Logo aos 3min, após uma cobrança de escanteio, a bola sobrou dentro da área para André Luiz, que bateu forte e Rogério Ceni fez excelente defesa.
A resposta do São Paulo foi imediata e precisa. Após uma cobrança de falta, Jorge Wagner aproveitou o rebote e encheu o pé, acertando o ângulo do goleiro Márcio: 1 a 0.
Mesmo jogando fora de casa, o Barueri tomava a iniciativa e procurava o ataque, enquanto o São Paulo fazia uma forte marcação e tentava sair no contra-ataque. Em uma jogada rápida, aos 21min, Hernanes enfiou para Washington, que entrou livre na área e chutou para boa defesa do goleiro Márcio.
Os visitantes ameaçaram ainda duas vezes na etapa inicial em chutes de fora da área com João Vitor e Márcio Careca, mas Rogério Ceni espalmou as duas bolas.
A última chance do primeiro tempo foi do São Paulo. Aos 47min, Washington recebeu novamente na área, mas foi travado. Dagoberto ficou com a sobra e concluiu, Márcio defendeu.
Na etapa complementar, o Barueri voltou com uma formação mais ofensiva. O atacante Otacílio Neto entrou no lugar do lateral Bruno Ribeiro. No entanto, quem quase marcou foi o time tricolor. Logo no início, Dagoberto fez boa jogada e colocou no canto, acertando a trave.
Depois desse lance, o Barueri ganhou o meio-de-campo e passou a dominar o jogo. Apesar de rondar por diversas vezes a área adversária, o time não obrigou o goleiro Rogério Ceni a fazer uma grande defesa.
Com o passar do tempo, o Barueri foi se arriscando mais no setor ofensivo, enquanto o São Paulo apostava em uma forte marcação e no contra-ataque.
O jogo seguiu assim até o final e a equipe tricolor comemorou mais uma vitória e a liderança da competição.
Fonte:Folhaonline

Bahia de Luto: Morre Neguinho do Samba

Antonio Luís de Souza, 53 anos, mais conhecido como Neguinho do Samba, morreu no início da tarde deste sábado, 31, em Salvador. Fundador da escola de percussão do Olodum e do bloco Didá, ele também foi o inventor do ritmo "samba-reggae", modificando tambores para conseguir afinações e sonoridades diferentes, criando um ritmo musical único, com a cara da Bahia.Filho de um tocador de "bongô" e de uma lavadeira, Neguinho desde cedo treinava percussão tocando nas bacias de alumínio de sua mãe. Foi eletricista, ferreiro e camelô. Sua música chegou a ser internacionalmente reconhecida. Maestro do Olodum, tocou com David Byrne, Paul Simon e Michael Jackson. Com Simon, o Olodum gravou o CD The Rhythm of the Saints, em 1990. Feliz com o resultado do trabalho, Simon procurou o músico e lhe ofereceu um carro importado como forma de agradecimento. Neguinho agradeceu a oferta, mas preferiu mudar o presente, e, em vez de um carro, escolheu uma casa no Pelourinho, no mesmo valor, onde fundou sua escola.
Didá - O projeto nasceu pelas mãos de Neguinho, que via a necessidade de oferecer para as mulheres, principalmente as negras, um espaço para expor suas idéias e desenvolver atividades. Didá é uma associação cultural e sem fins lucrativos fundada em 1993 e que atua promovendo gratuitamente atividades educativas com base na arte e nas manifestações populares criadas e mantidas pelos africanos e por seus descendentes.Atualmente, a instituição oferece 11 cursos - percussão dança afro, teatro, capoeira, artesanato, canto, bateria, violão, cavaquinho, teclado e sopro, e chega a atender entre 600 a 800 crianças e adolescentes por ano.Além dos cursos, o projeto se estende ao bloco afro carnavalesco, loja de artigos Didá e o projeto Sòdomo, centro de aprimoramento feminino Didá Banda Feminina.

Fonte:atardeonline

Brasil: PF vai investigar site de Delegado


Com a justificativa de que o blog do delegado afastado da Polícia Federal (PF), Protógenes Queiroz, fere a imagem do órgão, a PF instaurou um procedimento interno para investigar o site. O novo comunista já foi intimado a apresentar defesa, já que é acusado de associar a instituição ao banqueiro baiano Daniel Dantas, apontado pela Operação Satiagraha como suspeito de liderar uma quadrilha de crimes financeiros através do banco Opportunity, de sua propriedade. Em resposta, Protógenes, que já recebeu a intimação, afirma que veicula em seu blog reportagens de outros veículos e que apresentará como defesa a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de revogar a Lei de Imprensa para liberar a manifestação do pensamento e de informação. Informações da Folha Online.
Foto:Daniel Pinto/Bahianotícias

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Esporte: Daiane Santos diz que avisou a FIG sobre medicamento

O Esporte Clube Pinheiros, da ginasta brasileira Daiane dos Santos, divulgou nesta sexta-feira que a atleta, mesmo fora de atividade, tinha avisado a FIG (Federação Internacional de Ginástica) do uso de medicamentos para emagrecer antes de realizar o teste antidoping.
A entidade internacional divulgou hoje que Daiane dos Santos foi flagrada nesse exame por ter usado a substância furosemida, um diurético que pode esconder a presença de outras substâncias em avaliações de doping.
Segundo o Pinheiros, Daiane se recupera de duas cirurgias e está afastada dos treinamentos e competições.
"Aproveitando o período de inatividade, Daiane realizou, com seus médicos particulares, entre junho e agosto de 2009, tratamento para redução de gordura localizada. No dia da coleta do material pela FIG a atleta fez constar na ficha todos os medicamentos utilizados nestes procedimentos, incluindo enzimas (furosemida)", diz a nota oficial.
O clube também destacou que Daiane aguarda alta médica para poder voltar às atividades.
Daiane dos Santos, que faz exercícios, é flagrada em exame antidoping
"Portanto, quando Daiane foi submetida ao teste realizado diretamente pela FIG, em 2 de julho de 2009, encontrava-se em tratamento fisioterápico visando readquirir condições para retornar à prática desportiva", informa o clube.
O Pinheiros declarou que a Confederação Brasileira de Ginástica também tinha que ter avisado a FIG sobre a situação da atleta para evitar a abertura de um procedimento investigatório.
Veja a nota na íntegra do Pinheiros:
O Esporte Clube Pinheiros vem, pela presente, manifestar-se acerca das notícias veiculadas na manhã desta sexta-feira, que dão conta da abertura de procedimento investigatório perante a Comissão Disciplinar da Federação Internacional de Ginástica, em razão de teste antidoping realizado na atleta Daiane dos Santos.
Campeã mundial de ginástica artística, com diversos títulos conquistados para o país, reconhecida por sua idoneidade e referência no esporte nacional, Daiane se submeteu a duas cirurgias, a primeira em 23 de outubro de 2008 e a segunda, exclusivamente para a retirada de placa e parafusos, em 25 de maio de 2009. Desde a primeira intervenção cirúrgica, a atleta se encontra em recuperação clínica, afastada dos treinamentos e competições.
A última participação de Daiane em competições oficiais se deu no dia 16 de agosto de 2008, durante os Jogos Olímpicos de Pequim.
O afastamento de Daiane para a realização das cirurgias e tratamento de recuperação foi devidamente informado à Confederação Brasileira de Ginástica e ao Comitê Olímpico Brasileiro, com cópia aos respectivos departamentos médicos, em 21 de outubro de 2008, por meio de carta oficial do Esporte Clube Pinheiros, acompanhada de diagnóstico do Dr. Wagner Castropil.
Com base nestas informações, a Confederação Brasileira de Ginástica excluiu Daiane da Seleção Brasileira permanente, em 23 de outubro de 2008, data que a atleta se tornou inelegível para a realização de exames antidopings. Cumpria à Confederação, também, notificar a Federação Internacional de Ginástica sobre o histórico e a situação da atleta, a fim de evitar a abertura de procedimento investigatório.
Portanto, quando Daiane foi submetida ao teste realizado diretamente pela FIG, em 2 de julho de 2009, encontrava-se em tratamento fisioterápico visando readquirir condições para retornar à prática desportiva.
Neste ano, Daiane não reúne qualquer condição para participar de competições e aguarda a alta médica para retornar aos treinamentos.
Aproveitando o período de inatividade, Daiane realizou, com seus médicos particulares, entre junho e agosto de 2009, tratamento para redução de gordura localizada. No dia da coleta do material pela FIG a atleta fez constar na ficha todos os medicamentos utilizados nestes procedimentos, incluindo enzimas (furosemida).
Fonte:folhaonline
Foto:Cesar Ferrari/Reuters

Venezuela: Chavez compara Lula a Jesus Cristo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta sexta-feira, 30, que seu colega Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na quinta, 29, em Caracas "como Cristo anunciando a boa nova." Ele se referia ao fato de Lula ter chegado à capital venezuelana com a informação de que a Comissão de Relações Exteriores do Senado havia aprovado o protocolo de ingresso da Venezuela no Mercosul.
Em 2007, Chávez chamou os senadores brasileiros de "papagaios de Washington" por terem aprovado moção pedindo a reabertura da RCTV, de Caracas, que encerrara suas atividades por não ter o governo venezuelano renovado sua concessão.
Esta tarde, Chávez insistiu na afirmação de que a Venezuela é um país onde há "plena democracia" e "plena liberdade de expressão". "Que ninguém acredite nesses pontos sobre o ditador Chávez e sobre a perseguição a jornalistas. Em Honduras, sim, há ditadura e fecharam canais (de televisão e rádio). Aqui, não. Vocês podem dizer o que queiram", afirmou.
Ao comentar a decisão da Comissão de Relações Exteriores, Chávez observou que ainda pode haver obstáculos e tropeços no plenário do Senado brasileiro durante a tramitação do projeto de entrada da Venezuela no Mercosul, mas insistiu: "O horizonte é positivo. Considero que, dos pontos de vista moral, político e territorial, a Venezuela já é Mercosul. Agora, faltam esses passos, próprios de cada país."Ele se referia ao fato de que o protocolo de adesão da Venezuela ao bloco econômico do Cone Sul ainda precisa ser aprovado pelos plenários dos Congressos do Brasil e do Paraguai. A uma pergunta sobre a possibilidade de pedir ao presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que interceda para acelerar a tramitação do protocolo, Chávez respondeu que o Paraguai tem seu próprio ritmo, mas se disse convencido de que, mais cedo do que tarde, o Congresso paraguaio aprovará o ingresso da Venezuela, porque essa medida beneficiaria a todos."O Mercosul vai-se tornar um polo de poder econômico. Inclusive os opositores, que têm suas razões, no fundo devem reconhecer que é de interesse de todos que a Venezuela entre no Mercosul", disse, referindo-se à possibilidade de expansão do livre mercado até a região do Caribe e ao acréscimo de 30 milhões de habitantes.

Fonte:ag estado
foto:ag efe

Economia: Forte queda zera ganhos de outubro na Bovespa

A Bovespa viu um dia instável durante a manhã se tornar uma esteira de queda livre à tarde e fechar o pregão em mais uma forte baixa – a terceira em cinco dias, que terminou por zerar os ganhos da casa acumulados com esforço durante o mês. Ao final dos trabalhos no último dia de negócios do mês, o Ibovespa fechou atividades com baixa de 3,41% nesta sexta-feira e fechou aos 61.545,50 pontos, produzindo um saldo positivo de parcos 0,04%. No ano, o acúmulo é de 63,9%. A bolsa caiu 2,96% na terça-feira e 4,75% na quarta; na quinta, saltou 5,91%. Segundo investidores, o problema do dia residiu em duas más notícias. A primeira foi uma análise da Universidade de Michigan que mede a confiança do consumidor. Ela marcou 70,6 pontos, número considerado fraco. Logo depois, um analista da Calyon previu baixas contábeis de US$ 10 bilhões no Citigroup no quarto trimestre. Isto reacendeu a cautela dos investidores, imaginando que outra crise relacionada a bancos possa estar no horizonte. O dólar fechou o dia cotado a R$ 1,756 na venda, alta de 1,74%.
Fonte:Bahianotícias

Eleições 2010: Presidente do PT diz que estão se esquecendo do Vice

Enquanto o governador Jaques Wagner se vê às voltas com a já declarada disputa em torno da acirrada disputa para o Senado na sua chapa, o presidente do PT, Jonas Paulo, traz à tona uma nova polêmica. Segundo ele, os meios políticos estão muito preocupados com os postulantes à senatoria na chapa do governador, mas se esquecem da vaga de vice-governador, “que tem a mesma importância, pois será o nome que poderá substituir Wagner em 2014, sendo candidato à reeleição”.“É como fritar o peixe com um olho no gato, porque o sucessor de Wagner a partir de 2015, caso o governador seja mesmo reeleito, seria incumbido de dar continuidade ao projeto político liderado pelo PT”, explicou Jonas, sem querer, entretanto, entrar no mérito quanto ao candidato ideal. Para o cargo, até agora, apenas um nome é cogitado: o do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), que, embora não confirme, também não descarta a possibilidade. O nome do peemedebista Edmundo Pereira, atual vice, também chegou a ser especulado. A estratégia era que ele migrasse para o PCdoB e tivesse o espaço garantido. Contudo, segundo circula no meio, os laços de amizade de Edmundo com o ministro Geddel Vieira Lima, líder do PMDB, teriam falado mais alto.
SENADO - Quanto ao Senado - que, diga-se de passagem, já tem mais postulantes do que cadeiras para o embate (duas vagas para quatro possíveis candidatos) -, o presidente petista diz respeitar a tese do governador de que os candidatos devem ser de outros partidos, apesar de não compartilhar com a opinião. “Se o PMDB quisesse, poderia ter o vice e um dos senadores da chapa, portanto isso poderia ocorrer agora, com outro partido”, argumentou o presidente, complementando, entretanto, que a composição da chapa “será discutida” com os aliados, mas dentro da perspectiva de que “a tradição na Bahia é a eleição dos senadores da chapa do governador”.A propósito, vale lembrar que o próprio PT baiano, através da bancada federal da legenda, embolando ainda mais o meio de campo, anunciou o nome do ex-governador Waldir Pires (PT) para as cotadas vagas ao Senado. Com isso, além de Pires, estão na briga ainda o também petista Walter Pinheiro, o conselheiro Otto Alencar e mais a deputada socialista Lídice da Mata.
CENTRO - Jonas, destaca ser favorável a “um candidato de centro e outro mais à esquerda”, onde o ex-governador Otto Alencar se encaixa perfeitamente na primeira hipótese, mas, quanto à segunda, a deputada Lídice da Mata (PSB), que reivindica a vaga, teria de enquadrar-se nos parâmetros apontados pelo petista: “Representatividade política, densidade eleitoral e capacidade de aglutinação”. O governador, por sua vez, voltou a afirmar esta semana que as únicas vagas garantidas na chapa majoritária, nas eleições de 2010, são a sua, óbvio, e uma do PP, para o Senado, cujo candidato “provavelmente” é o conselheiro Otto Alencar. “Ficam faltando o preenchimento de uma vaga para o Senado e outra para vice”, afirmou.
Fonte:TribunadaBahia
Foto:ascom/Governo Estado

Brasil: Nove sobreviventes da queda de avião na Amazônia

O avião que havia desaparecido dos radares entre o Acre e o Amazonas na manhã desta quinta foi encontrado pela Força Aérea brasileira na manhã da sexta. Após horas de buscas, a assessoria de imprensa do órgão confirmou, inclusive, que nove dos 11 tripulantes da aeronave estavam vivos. O avião precisou fazer um pouso forçado na água por circunstâncias ainda obscuras e um dos passageiros ficou preso nas ferragens aparentemente morto. Outro militar que estava a bordo está desaparecido. Os ocupantes do avião eram sete funcionários da Fundação nacional de Saúde (Funasa) e outros quatro eram tripulantes. Houve a divulgação dos nomes de todos eles: Diana Rodrigues Soares, João de Abreu Filho, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre e Marina de Almeida Lima, além da enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida. Eles participavam de uma campanha de vacinação. Os militares são: 1° Tenente Carlos Wagner Ottone Veiga; 2° Tenente José Ananias da Silva Pereira; Suboficial Marcelo dos Santos Dias; e 1° Sargento Edmar Simões Lourenço.
Fonte:Bahianotícias

Mercosul: Brasil aprovará entrada da Venezuela

O presidente Lula declarou nesta sexta-feira (30) que o Brasil aprovará a entrada da Venezuela no Mercosul em 10 dias. Embora a oposição tenha sido contrária à medida, o Senado aprovou com folga o ingresso da nação chavista no bloco econômico sulamericano nesta quinta (29). Falta apenas o plenário da Casa confirmar o projeto. "Penso que daqui uma semana ou daqui 10 dias nós teremos definidos esse processo e a Venezuela será cada vez mais Mercosul", disse o presidente, que participou de um evento sobre o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o plantio de soja no país vizinho. Lula zombou ainda da tentativa dos contrários de minarem a adesão, ao convocar o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, opositor de Hugo Chávez, para uma audiência pública. "Ele chegou ao Brasil e prestou um belo depoimento defendendo a entrada da Venezuela no Mercosul. Isso foi extremamente importante. Aqueles que queriam utilizar o prefeito como pretexto... ou seja, não deu certo", ironizou.
Fonte:Bn
Foto:Google

Bahia: Delegado morto atuou no caso Cotrim

O delegado da cidade de Ipiaú, André Luís Serra, 43 anos, que foi morto por dois homens a tiros na noite desta quinta, atuou no caso que investiga a morte do ex-deputado Maurício Cotrim. O então parlamentar foi assassinado em Itamaraju no ano de 2007 e, depois de ter assumido as investigações como delegado especial, Serra entrou em atrito com o coordenador regional da delegacia de Teixeira de Freitas, delegado Nélis Araújo, a quem substituiu. Segundo suas apurações, Cotrim foi morto a mando de um empresário da região. Na ação que resultou no seu assassinato, dois homens o abordaram em uma praça onde comia um acarajé e atiraram pelo menos duas vezes em seu peito. A morte é similar à da viúva de Cotrim, Regina, que foi assassinada em fevereiro deste ano em Teixeira de Freitas também a tiros depois de ter sido chamada pelo nome por um desconhecido que lhe aplicou cinco tiros.
Fonte:Bahianotícias

Bahia: Governador coloca Conselheiro do TCE sob suspeita


Em ofício encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o governador Jaques Wagner colocou sob suspeição o trabalho do conselheiro Pedro Lino, apontando "distorções" no relatório simplificado relativo ao exercício de 2008, no qual o conselheiro, que foi o relator do processo, reprovou as contas do governo petista. Na sua defesa, Lino acusa o governador de praticar "censura" e "intimidação". No documento, Wagner afirma que Lino efetuou uma "mudança de enfoque" na análise das contas, com linguagem a fim de "influenciar o entendimento do leitor", através de "informações distorcidas" e "dados divergentes". O ofício foi entregue pessoalmente, na terça-feira, pela secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, ao presidente do TCE, Manoel Castro, que afirmou nunca ter visto um governador adotar esse procedimento. O episódio acontece cinco meses depois de Lino defender a desaprovação – voto não acatado pelos seus pares do tribunal, que, no pleno, aprovaram com ressalvas as contas do governo estadual. Além disso, a reação do governo vem à tona no momento em que as contas de 2008, segundo os prazos regimentais, já podem ser apreciadas pelas comissões de Finanças e Justiça da Assembleia Legislativa, para depois seguir ao Plenário. As informações são do jornal A Tarde.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Campeonato Brasileiro série A: São Paulo assume a Liderança

O São Paulo assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, ao derrotar o Internacional no estádio Morumbi por 1 a 0, gol do atacante Washington. O resultado leva a equipe do técnico Ricardo Gomes a liderar provisoriamente o torneio, à frente de Palmeiras e Atlético-MG, que ainda jogam nesta 32ª de 38 rodadas.
Agora com 55 pontos, o time de Ricardo Gomes passou o Palmeiras, que soma 54, e o Atlético-MG, que tem 53 e jogam nesta quinta-feira. Já o time gaúcho, rival direto na disputa pelo título, mantém seus 52 e se vê um pouco mais distante da liderança.
Outros resultados da 32ª rodada de 28/10/09
Vitória 0 x 1 Corinthians
Cruzeiro 3 x 2 Santo André
Grêmio 3 x 1 Avaí
Botafogo 1 x 0 Naútico
Atlético 1 x 1 Santos
Baueri 2 x 0 Flamengo

Fonte: Folhaonline
c/acréscimo Blogueiro

Economia Brasileira: Lucro da Vale cai a menos da metade

O lucro líquido da Vale caiu a menos da metade no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2008, para R$ 3 bilhões. No ano passado, o desemprenho atingiu R$ 7,7 bilhões. Com isso, o resultado por ação ficou em R$ 0,58, contra R$ 1,47 registrado no mesmo período de 2008.
Apesar da comparação negativa, a Vale afirmou que retomou "o crescimento após os impactos do choque financeiro mundial".
No segundo trimestre deste ano, a companhia havia registrado lucro líquido de R$ 1,5 bilhão, metade do apontado neste último período.
Em nove meses, o lucro líquido atingiu R$ 7,620 bilhões, um resultado 59,5% abaixo do desempenho no mesmo período em 2008.
A receita operacional encolheu 36% entre os dois trimestres, indo para R$ 13,6 bilhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) contraiu 47%, para R$ 6 bilhões.
A mineradora apresentou melhores resultados pelo lado financeiro: em vez de um prejuízo de R$ 2,02 bilhões no terceiro trimestre como no ano passado, a empresa teve um resultado positivo em R$ 199 milhões. Com a valorização do real frente ao dólar, o lucro líquido teve um impacto positivo em R$ 279 milhões.
A receita bruta com minerais ferrosos caiu 39,6% entre o terceiro trimestre de 2008 e o mesmo período neste ano. No segmento de minerais não-ferrosos, a retração foi de 31,15%.
Retomada
De acordo com a balanço do terceiro trimestre da empresa, os principais resultados ficaram abaixo do desempenho registrado em igual período do ano passado, mas acima do registrado no segundo trimestre deste ano, o que a faz apostar na retomada do crescimento.
Os investimentos, segundo a empresa, somaram US$ 2,1 bilhões no terceiro trimestre deste ano, queda de 20,2% em relação a igual período do ano passado (US$ 2,7 bilhões) e alta de 4,3% sobre o trimestre imediatamente anterior (US$ 2 bilhões).
As exportações líquidas, segundo a empresa, somaram US$ 3,3 bilhões no terceiro trimestre. Queda de 43% em relação ao mesmo intervalo de 2008 (US$ 5,8 bilhões) e alta de 7% sobre o segundo trimestre deste ano (US$ 3,1 bilhões).
Perspectivas
Apostando que "a recessão global está chegando ao fim", a diretoria da Vale afirma que pode ocorrer uma "nova onda de alta de preços de metais", mas que isso depende de uma aceleração da atividade econômica global, o que não está livre de riscos.
"A principal fonte de risco está na mudança prematura na direção das políticas monetárias [juros]. No entanto, a probabilidade da ocorrência de tal erro parece ser relativamente baixa, dado o conhecimento e a experiência acumulada". Hoje, a Noruega se tornou o primeiro país europeu a elevar seus juros básicos. E no início do mês, a Austrália foi a primeira nação do G20 (países mais desenvolvidos) a apertar sua política monetária.
Sobre a China, seu principal mercado consumidor (36% das vendas), a diretoria da Vale afirma que "a expansão [da economia] parece estar ganhando força, passando a não ser mais totalmente dependente dos gastos governamentais".
Para os executivos da mineradora, "há uma tendência em direção à ampliação das fontes de crescimento, com participação dos gastos com consumo e investimentos do setor privado, além das exportações", que podem voltar a estabilizar, após cair nos últimos trimestres.
Fonte:Folhaonline

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bahia: Motorista de Ambulância é diagnosticado com Meningite C em Porto Seguro

Foi confirmado nesta quarta-feira, 28, o nono caso de meningite meningocócica C na região de Porto Seguro, a 705 km de Salvador. A mais nova vítima é o motorista de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde do município. Identificado apenas como Jonatan, o rapaz fazia o translado de pacientes com suspeita da doença de Arraial D´Ajuda até Porto Seguro. Ele foi internado por volta das 11h30 desta quarta e, no início da tarde, a assessoria do Hospital Luís Eduardo Magalhães confirmou o laudo.
Jonatan tem entre 30 e 35 anos. Com sinais avançados da doença, foi encontrado em casa desacordado. Desde a última quinta-feira, 22, já foram identificados 36 casos suspeitos e nove confirmados (oito em Porto Seguro e um em Eunápolis). Quatro pessoas morreram.
Já em Trancoso, a 40 km de Porto Seguro, as aulas seriam retomadas nesta quarta-feira, mas tiveram de ser adiadas para a próxima terça-feira, diante da pouca adesão dos alunos. Na Escola Municipal Onorina Pessoa, por exemplo, apenas 60 dos 1.340 estudantes apareceram e os pais disseram não sentir segurança em deixar os jovens voltarem ao ambiente escolar.
Outro impacto negativo do surto de meningite em Porto Seguro é a redução no número de turistas. Em três pousadas da região foi confirmado que muitos visitantes cancelaram pacotes de viagens para o feriado do Dia de Finados, na próxima segunda-feira, 2. Apenas as clínicas médicas particulares lucram com a situação. Muitas pessoas têm aceitado pagar entre R$ 150 e R$ 190 pelas vacinas nos municípios de Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Trancoso.
Fonte:Marico Bittencourt da
Sucursal de Eunapólis
Com redação de Eder Luis Santana, do A TARDE On Line

Educação: Senado aprova PEC para mais recursos

O Senado aprovou nesta quarta-feira (28) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que destinará cerca de R$ 10 bilhões à Educação até 2011. A medida, que será promulgada pelo Congresso Nacional, encerra gradativamente com uma retenção de 20% que incidia sobre as verbas para o setor, por meio da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Conforme a norma, o governo só poderá retirar no máximo 12,5% dos recursos em 2009, 5% em 2010 e nenhum valor a partir de 2011. Ainda, houve a ampliação ao direito à educação básica gratuita e obrigatória para as pessoas entre 4 e 17 anos de idade.
Fonte:Bn

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Pelo Mundo: Educadora Baiana representa o país nos EUA


A educadora baiana Maribel Barreto foi a única representante do Brasil na Conferência Internacional sobre Ciência e Não-Dualidade, realizada entre os dias 21 e 25 de outubro na cidade norte-americana de San Rafael, na Califórnia. O evento contou com a participação de 170 conferencistas internacionais e mais de 1.200 especialistas no estudo da consciência, entre os quais os pós-doutores Amit Goswami(foto), Fred Alanwolf e Peter Russel, produtores do conhecido documentário “Quem Somos Nós?”. Doutora em educação, com pós-doutorado em Consciência e Transdisciplinaridade, Maribel Barreto abordou em sua palestra o tema “A Síntese das Relações – O Caminho para a Não-Dualidade”, defendendo a tese de que “o alto nível de consciência do ser humano é demonstrado através do equilíbrio dinâmico que seu comportamento denuncia no dia-a-dia das suas relações”.
Fonte:BN
Foto:BN

domingo, 25 de outubro de 2009

Bahia: Meningite assusta população de Porto Seguro

Foram confirmados neste domingo pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) oito casos de meningite meningocócica C, a forma mais letal da doença, em Porto Seguro (709 km de Salvador), extremo sul da Bahia. Quatro pessoas morreram na cidade vítimas da doença esta semana. Entre a noite de sábado e a tarde deste domingo mais três pessoas, entre elas uma menina de 10 anos, deram entrada com suspeita de meningite no Hospital Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro.
“Mandaremos a equipe do setor de meningite da Sesab amanhã (nesta segunda) para Porto Seguro. Estamos tomando todas as providências para controlar a doença. As famílias e outras pessoas que tiveram contato com as vítimas estão sendo medicadas e receberam orientação”, disse Juarez Dias, médico sanitarista responsável pelo Setor de Emergências na Saúde Pública da Sesab.
As três pessoas hospitalizadas neste domingo são moradoras de Arraial d’Ajuda. As amostras coletadas nelas serão enviadas ao Laboratório Central da Bahia (Lacen), que confirmará ou não as suspeitas.
Dos oito casos já confirmados, quatro pessoas morreram e uma está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Luiz Eduardo Magalhães. Lá também estão internados mais dois pacientes, os quais estão fora de perigo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A oitava vítima está no Hospital Regional de Eunápolis.
Das vítimas que tiveram confirmada a doença, duas (J. L.S.J., 17, e Franklin Moraes Soares, 18) são de Trancoso, uma de Arraial d’Ajuda (Cleiri de Souza Figueiredo, 20, que está na UTI) e a outra pessoa é um rapaz de 25 anos, morador de Eunápolis.

Fonte:Mario Bittencourt/Porto Seguro
Foto:Joa Souza/atarde

Minas Gerais: Acidente mata 10 pessoas na BR-116

Dez pessoas morreram e 26 ficaram feridas em acidente envolvendo um ônibus da Viação Itapemirim e uma carreta que transportava maçãs, por volta das 3h deste domingo, no trecho mineiro da Rio-Bahia, no município de Catuji (538 km a nordeste de Belo Horizonte).
O ônibus saiu de Salvador no sábado, às 10h30, com chegada prevista para as 14h de domingo, no Rio de Janeiro. No momento do acidente, havia 37 pessoas no veículo, incluindo o motorista. Doze dos passageiros embarcaram em Salvador e os demais nas cidades de Poções, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista e Milagres.
No Km 220 da BR 116 (a 60 km do município de Teófilo Otoni-MG), a carreta, que estava no sentido contrário ao do ônibus, tombou e atingiu o veículo de passageiros na lateral esquerda. Nove pessoas morreram na hora e as demais foram levadas para dois hospitais de Teófilo Otoni, onde mais um passageiro morreu ao chegar ao local, ainda na madrugada de domingo.
Segundo a Viação Itapemirim, apenas três dos passageiros feridos permanecem internados, mas sem risco de morte. Os demais foram liberados ainda neste domingo. Reginaldo Santos, 34 anos, motorista do ônibus, e Altair Antônio Friedrich, 40, que dirigia a carreta, sofreram ferimentos leves e passam bem. Segundo informações da 12ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais, que atendeu a ocorrência, o motorista da carreta não apresentava sinais de embriaguez.
Vítimas - Entre os mortos, dois deles - Aroldo Bajia de Araújo e Jie Wu - embarcaram no ônibus em Salvador. Parentes de Jie Wu, que é coreana com cidadania canadense, ainda não foram localizados pela empresa. Graziele Ferreira de Oliveira e os irmãos Edson Novaes dos Santos e Julival Novaes dos Santos embarcaram no ônibus na cidade de Jequié. Familiares dessas três vítimas e de George da Fonseca Souza e Maria das Graças Silva, que embarcaram em Feira de Santa e Vitória da Conquista, respectivamente, marcaram os enterros para a cidade do Rio de Janeiro.
Conforme a assessoria da Viação Itapemerim, o enterro de Elenice Santos de Jesus, que embarcou em Milagres, será naquela cidade. A identidade de dois dos mortos ainda não foi confirmada. Segundo a assessoria da Itapemirim, a confirmação deve ocorrer nesta segunda-feira, dia 26.
Interdição - Com o acidente, as duas faixas da rodovia ficaram interditadas por quatro horas, causando congestionamento de mais de dez quilômetros na área.
A Polícia Rodoviária Federal informou que não chovia no momento do acidente, que aconteceu em trecho sinuoso da estrada, em área de montanhas. As condições da via são boas, segundo o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O site do órgão, vinculado ao Ministério dos Transportes, informa que entre o Km 207 e o Km 276, que vai de Catuji a Teófilo Otoni, a pista está “em boas condições de trafegabilidade”, com “sinalizações horizontal e vertical regulares” e possui contrato de manutenção e conservação.
Histórico - Em outros quatro trechos entre a divisa da Bahia com Minas Gerais, até Itambacuri (depois de Teófilo Otoni), o Dnit informa que há “segmentos com buracos”, embora três desses trechos possuam “contratos de manutenção e conservação”. Mesmo considerado com boa sinalização, o trecho da Rio-Bahia tem um histórico de acidentes graves.
Nos últimos cinco anos, foram ao menos seis casos graves. Há quatro meses, um carro bateu de frente com um ônibus, matando cinco pessoas e deixando 34 feridas. Em agosto de 2008, mais quatro mortos e 33 feridos após uma carreta bater na traseira de um ônibus que transportava alunos que haviam feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Fonte:Danile Rebouças e agências
Foto:Leonardo Mores/Hoje em Dia/Ag.Estado

Salvador: Sacs não funcionarão no dia 26

Seis SACs que funcionam em Salvador e Lauro de Freitas, irão interromper seus serviços nesta segunda-feira (26), devido ao Dia do Comerciário. Estarão fechadas as unidades do Shopping Iguatemi, Barra e os postos que funcionam nos bairros da Boca do Rio, Liberdade, Pau da Lima e Pernambués, além do da cidade de Lauro de Freitas. Já os postos de Periperi, Comércio e Cajazeiras e Periperi e os outros 15 que funcionam em cidades do interior do Estado manterão o funcionamento normalmente.
Fonte:Bn

Eleições 2010: Hackers acusam TSE de manipulação

Hackers dizem que o desafio lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pediu a "piratas da internet" de todo o País para que tentem fraudar o sistema de urnas eletrônicas é, na verdade, apenas uma forma de "provar" que o mecanismo eletrônico é inviolável. Segundo eles, o TSE manipula as regras do jogo, limitando os softwares que eles podem usar na tentativa de violar as urnas. O TSE afirma que "não pretende cercear nenhum investigador”. "A realidade é uma só. Eles, do TSE, não querem correr o risco. Por isso escolhem os softwares a serem usados. "Um software que é usado para crackear e hackear custa em torno de R$ 30 mil. É quase impossível adquirir a licença de forma legal. Se pudéssemos usar (qualquer ferramenta) seria outra coisa e a realidade, outra. Com certeza a perícia forense nesses sistemas (ilegais) seria frágil", comenta o hacker Álvaro Falconi, moderador do fórum forum-hacker, grupo de discussão sobre a atividade na internet.
Fonte:Bn
Ilustração:Bn