• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de abril de 2010

Artigo: Não é uma eleição para aferir Lula x FHC

Após a redemocratização do país, os eleitores brasileiros são convocados para irem as urnas a cada dois anos. Em 2010, teremos mais uma, sendo que desta feita,vamos escolher quem irá morar no palácio da alvorada nos próximos 04 anos.

As convenções dos partidos para homologação de candidaturas acontecem somente em junho, mas o período de pré-campanha está a todo vapor e após o lançamento das pré-candidaturas tanto do PT como do PSDB, as trocas de farpas se intensificaram nos últimos dias. Hoje no lançamento da pré-candidatura de José Serra pelo PSDB em Brasília, o partido lançou o slogan "O Brasil pode mais", enquanto isso no ABC paulista,berço politico do Presidente Lula em sua fala num evento o mesmo disse o seguinte: "Quando eles falam 'O Brasil pode mais', nós falamos: 'nós fazemos mais, nós fazemos muito mais'.

Ninguém de sã consciência vai discutir se realmente o país melhorou ou não seus indicadores sócio-econômicos nesses quase 16 anos entre o governo de FHC e Lula, isso é fato, agora, entendo que o povo brasileiro vai as urnas é para direcionar o futuro do país, os candidatos não serão nem o presidente Lula e nem o ex-presidente Fernando Henrique, e essa direção que a coordenação da campanha da ex-ministra Dilma e do próprio PT querem dar para essa campanha, pode trazer mais ônus que bônus a sua candidatura, como também o PSDB não pode se agarrar as realizações do governos do partido no Estado de São Paulo para alavancar a candidatura do ex-governador José Serra.

Concordo com a Senadora Marina Silva (Acre), pré-candidata do PV,quando afirma que tanto o governo FHC e Lula cometerem sérios erros na condução do país, e só para citar dois erros de cada um, na era FHC, o processo de privatização, e ajuda a bancos privados que quebraram e que foram socorridos com o dinheiro da nação, fatos que até hoje são questionados pela sociedade brasileira, outro foi ser o governo refém de partidos aliados, como o todo poderoso PFL à época comandado pelo então Senador ACM e do PMDB de Michel Temer e do baiano Geddel Vieira Lima, que aliás, foi ministro do governo do PT e é defendido através da imprensa pelo Presidente Lula. Na era Lula, mensalão e também o governo ficou tão refém do PMDB, que o vice -candidato da ex-ministra Dilma tem de ser do PMDB e tem que ser o Deputado Federal e Presidente nacional do partido Michel Temer.

Entendo que dentre os 04 pré-candidatos, Dilma,Serra,Marina e Ciro Gomes, pelo menos até a presente data, temos condições de realmente interagir e conhecer a proposta de cada um para cada área que um governo sério tem de ter, pois é isso que interessa, qual a proposta para politica econômica,social,educacional,cultural, como será as relações com o mundo globalizado, pois creio que a sociedade brasileira deseja e merece é realmente propostas concretas que possam ampliar todas conquistas sociais que mudaram a vida de uma grande parte da população,e a mesma deve ter o cuidado de não se deixar envolver na discussão de quem fez mais ou deixou de fazer e porque não fez, e sim focar e aprofundar no conhecimento de cada candidato ao cargo máximo do país, independentemente de qual seja o seu partido, pois está mais que comprovado que no Brasil já passamos de ter uma profunda reforma politico-partidária, para pelo menos diminuir as negociatas pelo cargos e vantagens na esfera dos poderes públicos, sejam municipal,estadual ou federal.

Futebol: Pelé rebate Maradona: Messi tem de fazer primeiro mil gols


Sempre polêmico, Diego Maradona avaliou durante a semana passada que Lionel Messi está a caminho de se tornar o melhor jogador da história do futebol. Porém, Pelé nem leva a sério essa possibilidade. Em entrevista concedida neste sábado, o campeão das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 foi até irônico ao ser questionado sobre o jogador do Barcelona.

"Sempre ficam querendo comparar Pelé a alguém", disse. "Mas sempre brinco com meus amigos argentinos e digo que eles precisam primeiro escolher que é o melhor da Argentina. Depois, quando um deles conseguir fazer mil gols, aí a gente pode começar a conversar".

Na declaração, a referência do brasileiro é ao fato de, a princípio, Alfredo Di Stefano ter sido apontado como o grande jogador da história argentina. Depois, Maradona virou o nome da vez, mas o próprio técnico da Argentina aumentou a polêmica ao apontar que Messi pode superar tanto ele próprio quanto Pelé.

Apesar da ironia, o eterno ídolo do Santos não deixou de elogiar Messi. Ele lembrou que já até teve uma conversa com o argentino, quando o jovem, 22 anos, concorreu com Kaká pelo prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa, em 2007.

"O Messi não ganhou, mas lembro que comentei com ele: 'o próximo vai ser você'. Demorou um pouco mais, mas ele acabou ganhando. É um grande jogador", afirmou Pelé, mencionando a honraria que o argentino ganhou em 2009.

O ex-atleta, cujas declarações vieram antes do clássico deste sábado, no qual o Barcelona bateu o Real Madrid fora de casa por 2 a 0 com um gol do atacante, só fez uma ressalva: o astro do Campeonato Espanhol precisa mostrar seu talento na Copa do Mundo da África do Sul para confirmar a boa fase.

"Ele joga muito bem no Barcelona, mas na seleção argentina não conseguiu mostrar todo o seu talento. Talvez nesta Copa ele consiga. Vamos aguardar", completou Pelé.


Fonte:Lancepress
Foto:Rafael falavigna/Terra

Futebol 2010: Confira os principais resultados dos estaduais deste sábado


Os campeonatos regionais vão chegando a sua fase semi-finais em todo o país, tendo em vista que o brasileirão 2010 começa logo no início de maio e também devido a copa do mundo o calendário teve que ser ajustado, com isso alguns jogos já aconteceram hoje, confira o resultados:

Carioca:
Botafogo 3 x 2 Fluminense
Gaúcho:
Internacional 2 x 0 Ipiranga
Paranaense:
Atlético 1 x0 Paranavaí
Mineiro:
Democrata 1 x 2 Atlético
Catarinense:
Avaí 4 x3 Brusque





Foto: Botafogo Alexandre Durão/globoesporte.com



Sucessão Presidencial: Presidente Lula ironiza slogan da campanha de José Serra e diz que é "para matar as coisas logo no primeiro turno"


Críticas duras à oposição e ironia ao slogan de campanha tucano marcaram os discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da pré-candidata à sucessão, Dilma Rousseff (PT), em evento que concorreu com o anúncio oficial de José Serra à disputa presidencial neste sábado. "Quando eles falam 'O Brasil pode mais', nós falamos: 'nós fazemos mais, nós fazemos muito mais'", discursou Lula, referindo-se ao lema do adversário em sua despedida do governo paulista e repetida nesta tarde no lançamento de sua pré-candidatura, em Brasília. 'Eles querem e nós fazemos. Essa é a diferença substancial', disse o presidente.

O evento em São Bernardo do Campo, berço político de Lula, foi organizado pelas centrais sindicais do ABC paulista e reuniu outros nomes importantes do PT, como o senador Aloizio Mercadante, provável candidato da legenda ao governo de São Paulo, e a ex-prefeita Marta Suplicy, que deverá disputar uma vaga ao Senado. No evento, a pré-candidata petista também zombou do slogan tucano, ao afirmar que 'esse país pode mais porque nós fizemos com que ele pudesse mais'.

Os discursos de Lula e Dilma também tiveram críticas duras à política de privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso e defendidas pelo ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, em seu discurso no lançamento de Serra. 'O momento auspicioso... foi quando o ex-governador de Minas falou que é preciso reforçar as privatizações', disse Lula, seguido de vaias dos sindicalistas. 'Foi o maior aplauso na festa deles. Eu sinceramente não quero estes aplausos'. 'Se não fosse o Banco do Brasil, a CEF, o BNDES, nós teríamos sucumbido durante a crise no ano passado'.

Já Dilma se referiu às privatizações ao afirmar que não deixaria que o 'patrimônio nacional... seja dilapidado e partido em pedaços'. 'Não vou destruir o Estado, diminuindo seu papel a ponto de tornar-se omisso e inexistente', disse, voltando a chamar a oposição de 'viúvas da estagnação'.

O presidente aproveitou também para esclarecer uma declaração feita na quinta-feira, quando criticou a judicialização da política. Ele já foi multado duas vezes pela Justiça Eleitoral acusado de propaganda eleitoral antecipada. 'Eu fui mal interpretado... Eu fiz uma crítica aos partidos políticos que não estabelecem uma legislação eleitoral definitiva para não permitir que a gente fique condenado à interpretação dos juízes de uma lei equivocada'.

Sobre o favoritismo de Dilma, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Serra, Lula descartou salto-alto na campanha e afirmou que não haverá descanso até outubro 'para matar as coisas logo no primeiro-turno'. Na quinta-feira, ele havia pregado o favoritismo de Dilma.


fonte: Reuters/atardeonline
Foto:Google

Futebol Europeu: Messi marca e Barcelona vence Real Madrid no Santiago Barnabéu


O Barcelona venceu o superclássico contra o Real Madrid por 2 a 0 neste sábado, dentro do estádio do rival, o Santiago Bernabéu, e deu um grande passo para conquistar o título do Campeonato Espanhol.

A partida tomou ares de uma final, já que ambas as equipes abriram enorme distância para os demais concorrentes e disputavam, ponto a ponto, a liderança da tabela. Os arquirrivais começaram a rodada, a 31ª, empatados com 77 pontos --o Valencia é o terceiro com 56 e só joga no domingo.

Com o resultado, o time catalão chega a 80 pontos e abre uma vantagem que vai muito além disso: o principal critério de desempate é o confronto direito, e o Barcelona venceu as duas partidas --1 a 0 no primeiro turno, e 2 a 0 hoje.

O primeiro gol do jogo foi marcado pelo astro do Barcelona, o meia-atacante Lionel Messi. O argentino recebeu um bom lançamento na área, executado por Xavi, dominou tirando o zagueiro rival da jogada e bateu para vencer o goleiro Iker Casillas, aos 32min do primeiro tempo.

A vantagem do time visitante foi ampliada na etapa complementar, aos 10min, com o também jovem atacante Pedro, que recebeu, invadiu a área e tocou na saída do arqueiro do time da capital.

Entre os brasileiros, Daniel Alves jogou a partida toda pelo Barça. Os laterais Maxwell, do time da Catalunha, e Marcelo, da equipe de Madri, também começaram como titulares, mas foram sacados no segundo tempo.

A supremacia do time azul-grená também se reflete na Copa dos Campeões. Enquanto o Real Madrid caiu nas oitavas de final, eliminado pelo Lyon, o Barcelona ultrapassou o Arsenal nas quartas com um show de Messi --fez quatro gols em uma das partidas-- e agora enfrenta a Inter de Milão na semifinal.


Fonte:Folhaonline
Foto: Gol Messi: Daniel Ochoa de Olza/AP

Economia e Telefonia: Oi apresenta ao governo plano para universalizar a banda larga


A Oi apresentou ontem ao governo um plano de expansão da banda larga no País, em que a empresa ofereceria serviços de internet rápida a preços que podem variar de R$ 15 a R$ 35 para o consumidor. Esses valores são os mesmos que vêm sendo trabalhados pelo governo nos cenários elaborados para o Plano Nacional de Banda Larga e que seriam viáveis, segundo os estudos, para garantir o acesso das classes C e D aos serviços.

A proposta da Oi foi apresentada em reunião, que durou toda a manhã, com o presidente da empresa, Luiz Eduardo Falco, a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A proposta vem sendo avaliada com um novo passo para facilitar uma parceria entre governo e iniciativa privada.

Os valores dos serviços previstos no projeto foram informados pelo secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, que também participou da reunião. Santanna não revelou os investimentos estimados pela Oi, mas disse que a proposta passa por "possíveis desonerações fiscais" e segue um modelo parecido com o programa Luz para Todos, em que o governo subsidia diretamente o usuário por meio de recursos de fundos setoriais.

"Eu senti que a empresa já não tem uma abordagem que possa colidir diretamente com o plano do governo", disse Santanna, admitindo a possibilidade de a proposta da Oi integrar uma "operação mais ampla", também incluindo outras operadoras. "Acho que é um passo importante, espero que outras companhias façam um movimento similar", acrescentou.

Falco disse que a Oi é a operadora adequada para fazer a universalização, mas não deu detalhes da proposta. "Nós somos quem faz a universalização no Brasil de uma maneira geral. Como esse é um assunto de universalização, em parte, a gente deve estar presente", disse Falco. Depois de ter adquirido a Brasil Telecom, em 2008, a Oi passou a atuar com telefonia fixa e banda larga em quase todo o Brasil, à exceção de São Paulo.

Estatal. Santanna, que sempre defendeu uma participação maior do Estado no projeto de banda larga, mostrou um discurso mais ameno ontem. "Acho que é um plano que merece ser estudado. Evidentemente terá que se entrar na seara de custos e premissas, mas acho que a empresa tenta responder àquilo que nós apresentamos para eles", afirmou.

O secretário, entretanto, não quis fazer avaliações sobre a possibilidade de a proposta da Oi reverter a ideia do governo de criar uma estatal para a banda larga. Disse que ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre quem será a operadora do plano. A hipótese que vinha sendo mais cogitada é a de a Telebrás assumir essas funções. De acordo com ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, o plano deverá estar concluído em aproximadamente 15 dias.

O pedido para que a Oi fosse ouvida partiu do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em reunião ocorrida na quinta-feira. Junto com fundos de pensão de estatais, o BNDES controla 49% da Oi. Apesar da participação do governo na empresa, Santanna disse que a Oi é uma operadora privada. "Acho que os bancos estatais emprestaram algum dinheiro, os fundos de pensão investiram, mas ela é uma empresa privada. Agora, certamente, é relevante o fato de ela ser uma empresa de capital brasileiro. Naturalmente temos que considerar esse aspecto", afirmou.

Propostas na Mesa:

Estatal

O governo diz que sua meta é garantir que os serviços de banda larga cheguem a toda a população brasileira a preços mais baixos, e para isso estuda a criação de uma estatal para oferecer os serviços

Atuação

Ainda não está certo se o governo atuará apenas no atacado, fazendo a transmissão de dados, ou se chegará ao usuário final, oferecendo a conexão à internet rápida no varejo. Para isso, o governo quer utilizar as redes de fibras ópticas das empresas estatais como, a Eletrobrás e a Petrobrás

Plano privado

As empresas privadas apresentaram um plano, em novembro, elaborado em conjunto com o Ministério das Comunicações, que prevê chegar a 2014 com 90 milhões de acessos em banda larga

Investimentos

Neste projeto estão previstos investimentos de R$ 75 bilhões, sendo R$ 49 bilhões das teles e R$ 26 bilhões do governo, na forma de desoneração tributária e utilização de fundos setoriais

Nova proposta

Ontem, a Oi apresentou uma nova proposta, desta vez individual, para tentar viabilizar a parceria com o governo. Reporagem de Gerusa Marques do Estadão de Brasília.

Imagem:Google

Eleições 2010 na Bahia: Aliança com o PR está resolvida, diz Wagner


Alheio aos boatos de que o senador César Borges (PR) teria retomado as conversas para coligação com o PMDB nas próximas eleições, o governador e pré-candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), afirmou nesta sexta-feira (9) que considera a parceria com a legenda uma “conversa já resolvida”. Wagner, que participou na tarde desta sexta do Encontro da Juventude Progressista, aproveitou para elogiar suas novas e antigas parcerias. “Eu considero a parceria com o PP excepcional. Repito em todo lugar onde vou que a gente conhece os amigos na hora da dificuldade, e, na hora da dificuldade que foi o rompimento com o PMDB no ano passado, o PP se mostrou solidário a mim e a nosso projeto”. Com informações do jornal A Tarde.


foto Wagner e Cesar Borges:Bahianotícias

Educação: Um em cada cinco alunos universitários são de EAD,diz MEC



Dados do Ministério da Educação mostram que um em cada cinco novos alunos de graduação no Brasil ingressam em um curso a distância. Isso significa que cerca de 20% dos universitários já estudam entre aulas na internet e em polos presenciais. Os números indicam um rápido avanço da modalidade, ainda pouco conhecida da maioria da população, mas que está presente em boa parte do País. O grande impulso para o crescimento do modelo semi-presencial - apesar do nome, aulas totalmente a distância são proibidas pela legislação - foi dado pelo próprio governo, com a criação da Universidade Aberta do Brasil, em 2005. A instituição tem 180 mil vagas em cursos superiores oferecidos em parceria com universidades federais. Com informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Fonte:Bahianotícias
Imagem:Google

Sucessão Presidencial: "O Brasil é maior que nossos currículos", diz candidata do PV


Ao contrário do que querem os donos das “fábricas de ganhar eleição”, o voto do eleitor não é patrimônio de um partido. O brasileiro não tem nada a ganhar com uma disputa do poder pelo poder ou em uma comparação de quem entre os pré-candidatos tem o currículo mais denso.

Por mais que Serra e Dilma sejam pessoas relevantes, o Brasil é maior do que os nossos currículos. Ficar debatendo quem é mais gerente e quem tem mais currículo diminui o currículo dessas pessoas e diminui também o Brasil.

O país precisa de uma pessoa com visão estratégica, não de um “gerentão”. O Plano Real e a ideia de que é possível crescer e distribuir renda são frutos da visão estratégica de FHC e Lula.

As pessoas estão pensando o desenvolvimento do Brasil no século 21 com uma cabeça do século 20. Hoje, ter visão estratégica significa entender e aceitar os novos desafios.

No século 20, pensávamos que os recursos do mundo eram infinitos, hoje sabemos que eles são finitos. Também sabemos que a ação do homem pode e já está alterando o equilíbrio que garante a vida no planeta.

O desafio é esse: olhar o Brasil de baixo para cima e não de cima para baixo, abrir mão da disputa do poder pelo poder para enxergar que podemos fazer a diferença para pessoas reais e que é por isso que queremos disputar o pleito.

Por isso eu digo que não tiro votos nem da Dilma nem do Serra. Eu recebo votos do eleitor que conscientemente vota naquele que acredita.

Fonte:Senadora Marina Silva PV-Acre
Foto Marina em MG:Blog da Senadora

Sucessão Presidencial: Durante lançamento do pré-candidato do PSDB,presidente provoca a pré-candidata do PT


O PSDB apresentou neste sábado o jingle da pré-candidatura de José Serra ao Palácio do Planalto para as eleições de outubro. A peça publicitária é uma clara provocação a candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff.

O jingle destaca o currículo político do ex-governador José Serra sustentando indiretamente às críticas de lideranças do partido ao que chamam de falta de experiência de Dilma pela petista nunca ter disputado uma eleições.

"Quando se conhece bem uma pessoa, logo se sabe se é gente boa, o Serra é do bem, Serra é do bem. Não tem contraindicação já fez bem para muita gente com a cabeça boa, já passou no teste é sincero, é competente, é limpo e transparente. Serra é do seguro desemprego, do remédio mais barato", afirma o jingle.

Durante seu discurso no evento, Serra destacou sua atuação no Congresso, como ministro da Saúde do governo Fernando Henrique Cardoso e ex-governador.

Primeiro a discursar no lançamento da candidatura presidencial tucana, o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou neste sábado que o pré-candidato do partido, José Serra, tem as melhores condições para comandar o país porque não é "improviso", mas parte da construção histórica do país.

Guerra partiu para o ataque indireto a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, afirmando que o eleitor terá que escolher entre um líder preparado e uma "líder de nada e auxiliar burocrática".

"Na mais sincera das avaliações, Serra é o mais qualificado para assumir o país. Serra não é improviso, é parte integrante da construção brasileira, da história democrática e popular do país".

Ao defender a candidatura de Serra, Guerra disse que Dilma não foi testada nas urnas. "Temos que avançar com um líder preparado e não com um líder do improviso, sobre quem nunca exerceu liderança de nenhum nível de sua vida pública, foi um líder da nada, auxiliar burocrática".


Fonte:Marcio Falcão
sucursal Brasília Folha S.Paulo
Foto:Google

Religião: Papa atrasou em cinco anos afastamento de padre pedófilo



O papa Bento XVI, preocupado com o "bem da Igreja universal", atrasou, nos anos 80, o afastamento de um padre californiano acusado de pedofilia, foi o que revelou nesta sexta-feira (9) cartas trocadas entre o Vaticano e a diocese californiana de Oakland. O advogado das vítimas, Jeff Anderson, descreve "as liberdades sexuais" do padre Stephen Kiesle, em 1978, com "seis adolescentes entre 11 e 13 anos", fatos reconhecidos pelo interessado perante a justiça, segundo indicou Anderson. As informações foram enviadas por John Cummins em Fevereiro de 1982 ao cardeal Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI, então líder da Congregação para a doutrina da fé. Na carta, Cummins referiu estar convencido de que afastar o padre Kiesle "não provocaria um escândalo", acrescentando: "seria um escândalo maior para a comunidade se o padre Kiesle regressasse ao seu ministério". Apesar dos pedidos repetidos da diocese de Oakland, foi necessário esperar até 6 de Novembro de 1985 para que Joseph Ratzinger respondesse a John Cummings. Na resposta, redigida em latim, o cardeal reconheceu "a gravidade" da situação, mas mostrou-se reticente em tomar uma decisão imediata, preocupado com o efeito que poderia ter sobre "o bem da Igreja Universal".

Fonte:Bahianotícias
Foto:Google

Cinema e Economia: Capitalismo: Uma história de amor, é o novo documentário de Michael Moore

Michael Moore começa o documentário "Capitalismo: Uma História de Amor", com cenas de um filme antigo sobre o Império Romano.

Ao explicar a decadência romana, insinua que a queda dos Estados Unidos está próxima.

Alternando imagens do imperador Nero e do ex-vice de George Bush, Dick Cheney, Moore diverte e promete o seu melhor: edição acelerada, pesquisa esperta de arquivo e humor escrachado e cartunesco.

Minutos depois, Moore pergunta a um amigo, o ator Wallace Shawn, o que é livre-iniciativa e capitalismo. O ator não dá conta do recado e se embaralha como Moore para explicar a crise do modelo americano.

Faltou economista ou acadêmico com boas ideias para dar luz a Moore. O filme tenta culpar o capitalismo (e a ganância ou ambição) por todas as desgraças recentes do país. Entrevista padres e bispos que explicam que o capitalismo vai contra as leis de Deus e da Igreja.

A crise financeira de 2008, que ceifou 8 milhões de empregos nos EUA e despejou milhares que não conseguiram pagar a hipoteca, é tratada como uma conspiração alarmista usada para arrancar dinheiro público para resgatar bancos.

O cineasta propõe sua versão de "um outro mundo é possível". Mostra uma pequena empresa que funciona como cooperativa, em que CEO e funcionários recebem o mesmo, e elogia quem vive de acordo com necessidades, e não ambições.

Cuba, Coreia do Norte e a China de Mao Tsé-tung também tentaram obrigar massas diversas a trabalhar e receber de forma igual, mas Moore parece desconhecer os resultados desses laboratórios.

Moore carrega nos elogios aos modelos europeu e japonês de bem-estar social. Nenhum comentário sobre ambos os sistemas não terem produzido crescimento nos últimos anos, deixando milhões de jovens desempregados e com discursos anti-imigrantes em alta.

Divulgação

Michael Moore, que compara EUA a Império Romano em novo filme para culpar ganância pelos problemas do país

Sociedade radicalizada

Para seus defensores, Moore é fruto da radicalização da sociedade americana surgida após os anos 60. Para se fazer entender, ele precisaria usar a mesma demagogia e simplificação intelectual de Sarah Palin.

Para atingir um público maior que o da TV estatal PBS, Moore adota recursos comuns na emissora ultraconservadora Fox News, como trilha sonora melô e histórias humanas pungentes que, no Brasil, são tônica de programas mundo-cão.

Ao ver a histeria antissolidária da classe média americana contra a universalização do plano de saúde e a retórica "os pobres que se virem", é difícil não achar que o cineasta seja um mal necessário. Ele mostra os efeitos do desmantelamento do Estado promovido por Ronald Reagan e os benefícios fiscais generosos aos mais ricos instituídos pelos republicanos.

Ao contrário de filmes anteriores, como "Tiros em Columbine" (2002), o documentário é arrastado, disperso e seus 127 minutos são inflacionados. Moore sua para o filme não degringolar e não perde oportunidade para se colocar diante da câmera. Há cenas em super-8 dele quando criança, uma entrevista com o pai dele e ele até tenta invadir bancos e seguradoras para prender banqueiros.

Ele isola a fachada da Bolsa de Valores de Nova York com uma fita amarela que diz "não passe, cena de crime" e estaciona um carro-forte diante de bancos dizendo que quer "de volta o dinheiro do contribuinte". No capitalismo de Moore, o cinema é que levou o prejuízo.

CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR
Direção: Michael Moore
Quando: hoje (10), às 19h, e amanhã (11), às 17h, no Espaço Unibanco, segunda (12), às 19h30, no Cinemark Eldorado, em São Paulo; terça (13), às 19h, no Unibanco Arteplex e quinta (15), às 19h30, no Cinemark Downtown, no Rio
Classificação: não informada
Avaliação: ruim

Fonte:Raul Justes Lures/Editor de Dinheiro
Folha de São Paulo
Foto: Divulgação

Salvador: Policia prende bandido que matou o filho de sargento da PM


Adalberto Gonzaga dos Santos, de 21 anos, mas conhecido como "Nego Dau", foi preso ontem, meia hora após matar um jovem na Rua do Bariri em Alto de Coutos. Ao chegar na 5ª CP, os agentes descobriram que "Nego Dau" é o responsável pelo homicídio de Weligton de Jesus Santos, de 30 anos, morto a garrafadas dentro de um bar na Rua Frederico Costa, onde estava com a namorada, Juvelina Freitas Santos. A vítima, que era filho de um sargento da Polícia Militar, morreu na hora.
Segundo informações da polícia, o crime ocorrido ontem, foi cometido durante uma festa onde havia cerca de 50 pessoas. Após o ocorrido, a polícia compareceu ao local e prendeu o acusado em flagrante. Em posse de Adalberto, foi encontrado um revólver e 13 pedras de crack que foram encaminhadas para perícia.
O delegado Deraldo Damasceno afirmou que a população de Alto de Coutos vivia amedrontada com a crueldade do acusado. "Ele é uma pessoa fria e vingativa, em depoimento, nos contou que matou o filho do sargento porque há uma semana atrás ele teve um desentendimento e espancou um parceiro dele", contou Damasceno.
Adalberto já esteve preso na Penitenciária de Salvador, em 2007, onde cumpriu um ano de detenção por tráfico de drogas. “Ele vive para o crime, só aqui na 5ª CP foi preso em flagrante três vezes”, afirmou o delegado. "Nego Dau" permanece custodiado à disposição da justiça. Informações de Daniela Pereira da Tribuna da Bahia.

Mundo: TV russa mostra imagens do acidente de avião que matou o Presidente da Polônia


A televisão russa mostrou imagens do local da catástrofe aérea na qual morreu neste sábado o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, nas quais aparecem fragmentos da aeronave.

O canal Rossia 24 transmitiu imagens a partir da floresta no qual caiu o avião Tupolev-154 de Kaczynski, perto da cidade russa de Smolensk, de onde é possível ver cauda, uma asa e o trem de pouso.

O avião caiu neste sábado durante um voo rumo à cidade russa de Smolensk. Autoridades russas confirmaram que não há sobreviventes, mas divergem sobre o número de pessoas a bordo. De acordo com a procuradoria russa, 132 pessoas estavam no avão, enquanto o Ministério de Situações de Emergência do país disse que o número de vítimas era 87.

As imagens mostram inúmeras árvores quebradas durante a queda, dezenas de fragmentos do avião e ainda focos de fumaça, embora as autoridades russas sustentem que após o acidente não houve incêndio a bordo da aeronave.

O acidente ocorreu perto do aeroporto em Smolensk, em meio a um denso nevoeiro depois que o piloto rejeitou a sugestão de desviar o voo até Moscou ou Minsk, a capital bielo-russa, segundo fontes da promotoria russa.

"O avião se preparava para aterrissar, mas não chegou a tocar a pista. Pelos primeiros dados, a aeronave bateu em árvores e caiu. Na catástrofe não houve sobreviventes", disse o governador de Smolensk, Sergei Antufiev, à agência Interfax.

O líder polonês seguia para uma visita privada à localidade russa de Katyn, perto da fronteira com Belarus, para prestar homenagem aos milhares de oficiais poloneses executados em 1940 pelos serviços secretos soviéticos.

Com Kaczynski, viajavam altos funcionários poloneses e familiares das vítimas do massacre de Katyn. O presidente russo, Dmitri Medvedev, enviou a Smolensk o ministro de Situações de Emergência, Sergei Shoigo. Também designado por Medvedev, o chefe do governo, Vladimir Putin, vai liderar uma comissão de investigação do acidente aéreo.


Fonte:Portal Terra
Fotos: ag. AP

Tragédia no Rio: Número de mortos já chega a 214


O Corpo de Bombeiros informou neste sábado que 214 pessoas morreram em virtude das chuvas e deslizamentos que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde segunda-feira. Outras 161 pessoas ficaram feridas ou foram resgatadas com vida.

A cidade de Niterói, na região metropolitana, foi a mais afetada. Dois corpos foram encontrados na madrugada deste sábado, elevando o número de mortos para 134. Na noite de quarta-feira, um deslizamento no Morro do Bumba, em Viçoso Jardim, zona norte de Niterói, deixou pelo menos 29 vítimas fatais e dezenas de residências destruídas.

Cinquenta PMs fazem o isolamento do local, enquanto 90 Bombeiros trabalham nos resgates junto com 18 homens da Força Nacional. Vinte e quatro operam as máquinas: oito escavadeiras de grande porte e quatro retroescavadeiras.

Entre as vítimas fatais estão uma criança, cuja idade não foi identificada, e uma mulher. Outros três corpos, de três mulheres, foram encontrados nos escombros. Um deles foi identificado como sendo de Nádia Carvalho, 37 anos.

O deslizamento ocorreu aproximadamente às 19h30, soterrando cerca de 50 casas. As equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local às 20h50. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio, coronel Paulo Machado, disse que encontrar sobreviventes em casos como esse é mais difícil que no terremoto no Haiti, onde foram encontradas pessoas vivas após 15 dias de buscas.

"Ao contrário de desastres como do Haiti, onde pessoas foram encontradas após 15 dias, em um deslizamento como este é muito difícil encontrar sobreviventes. O trabalho que estamos realizando aqui é tão intenso quanto o que realizamos em Angra. Ainda há esperanças. Enquanto houver, vamos continuar trabalhando", disse o coronel.

O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, afirmou que, em casos de deslizamentos de terra, é mais difícil a formação de bolsões de ar que permitam a respiração dos soterrados por mais tempo. Assim, a tarefa de encontrar sobreviventes fica mais difícil.

Mortes por cidade


De acordo com os Bombeiros, o maior número de vítimas fatais está em Niterói (134). A cidade do Rio de Janeiro teve 60 óbitos por causa das chuvas, seguida de São Gonçalo (16). As cidades de Nilópolis, Paracambi, Petrópolis e Magé tiveram uma morte cada. A corporação afirma que não tem um balanço de desabrigados e desalojados, já que as prefeituras dos municípios atingidos ainda não informaram esses dados. Informações da redaão do portal terra.


Foto morro do bumba em Niterói:ag.EFE

Educação: Presidenta da Libéria visita a UNEB e anuncia parceria

Na visita da presidenta da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na última terça-feira, dia 8 de abril, a estadista anunciou duas boas notícias para o povo baiano: a possibilidade de parceria com o país africano nas áreas de agricultura e energia (biodiesel), mineração e petróleo; e o passe livre a afrodescendentes brasileiros para aquisição de dupla cidadania na Libéria.

Johnson-Sirleaf, primeira e única mulher chefe de estado de um país africano, esteve no Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T) da UNEB, em Salvador, para ministrar a palestra intitulada Brasil, a Libéria, a Diáspora Africana e o Reconhecimento da Diáspora como Extensão do Continente pela União Africana.

Em sua fala, a presidenta destacou a necessidade de ampliar o conceito de povo africano e da união afrodescendente para o fortalecimento do legado cultural da África. A atividade, promovida em parceria da UNEB com a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi), integrou agenda da estadista no Brasil.

“Estamos convocando todos os descendentes africanos a contribuir e ajudar na reconstrução da Libéria e da família África. Agradeço os esforços daqueles que aqui desenvolvem políticas de proteção e capacitação dos afrodescendentes, saudando-os como bons cidadãos brasileiros”, afirmou a presidente da República da Libéria.

O reitor Lourisvaldo Valentim agradeceu a visita de Johnson-Sirleaf e destacou que a “honraria da presença da presidenta certamente irá trazer promissora parceria na área da educação com o país africano”. O reitor lembrou ainda que a liderança da universidade no oferecimento de cotas para negros e nas diversas ações de inclusão sociorraciais devem também beneficiar o povo liberiano.

“A visita pessoal da chefe de estado à UNEB torna mais fácil as conversações para que possamos oferecer cursos de capacitação e qualificação e realizar intercâmbio de professores e estudantes com as universidades desse país africano”, observou o reitor.

De acordo com a vice-reitora Amélia Maraux, a estadista traz à UNEB uma nova oportunidade para “as discussões sobre a equidade dos espaços de poder no Brasil e sobre o fortalecimento da luta feminista na Bahia”.

Além do reitor Valentim e da vice-reitora Amélia, anfitriãos do encontro, e da presidenta da Libéria, a mesa de abertura da palestra foi composta pela secretária da Sepromi, Luiza Bairros, pela presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Wilma Reis, e pela etnolinguista e professora do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) da UNEB, Yeda Pessoa.

Também prestigiaram o evento a pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Adriana Marmori, o diretor do MC&T, Jorge Teixeira, uma comitiva com ministros do governo liberiano, além de lideranças negras e religiosas e representantes de movimentos sociais e da comunidade acadêmica.

Nova família África


Defensora das nações africanas e da proteção e valorização da diversidade das expressões culturais e linguísticas do mundo negro, a estadista liberiana encontrou na UNEB um ambiente apropriado para expor sobre o potencial do povo afrodescendente brasileiro.

Jonhson-Sirleaf destacou o Brasil como um dos futuros líderes no cenário econômico e político internacional, legado que, conforme a estadista, foi conquistado “com o trabalho de milhões de africanos que foram escravos aqui neste país”.

A presidenta disse que sua missão agora é unir as forças internas (nações africanas) e externas (afrodescendentes em todo o mundo), "abrindo a porta do país para todos os irmãos espalhados pelo mundo".

Luiza Bairros endossou as palavras da estadista, ressaltando a necessidade de reforçar os laços com o Brasil para “promover e fortalecer a existência do povo africano através do desenvolvimento da nação liberiana”.

Ao final do encontro, Ellen Johnson-Sirleaf recebeu uma lembrança da UNEB, entregue pelo estudante do curso de Letras Vernáculas da instituição, o angolano Imissa Gómez, que integra um programa de intercâmbio da universidade.

Embora Johnson-Sirleaf já tenha visitado a Bahia há cerca de 30 anos, essa é sua primeira visita como presidente da República ao país e ao estado, onde teve encontros com autoridades do governo estadual e do município e com empresários. Seu mandato teve início em 2006 e se estenderá até 2011.

Fonte: Ascom/Uneb
Na foto: Amélia Maraux, Luiza Bairros, Ellen Johnson-Sirleaf e Lourisvaldo Valentim, durante abertura da palestra realizada no MC&T.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Televisão: Apresentador responde criticas e ataca a Globo e Aguinaldo Silva


O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, usou o Twitter para responder sobre criticas recebidas por causa da exibição de uma entrevista com o ex-ator Guilherme de Pádua. O entrevistado foi preso após ser condenado pelo assassinato de Daniella Perez, a filha da autora Glória Perez, no ano de 1992.

Na página do microblog, Ratinho citou o nome do autor de novelas Aguinaldo Silva, que nesta manhã se manifestou a respeito da matéria veiculada no programa. "Aguinaldo Silva, grande novelista da Globo que sempre admirei, me critica como se a empresa pra quem ele presta serviço nunca tivesse entrevistado bandido. Vou repetir. A matéria foi com a intenção de perguntar pra sociedade se ela daria uma segunda chance a ex-criminosos, como por exemplo o Guilherme Pádua", postou.

Ele ainda afirmou que a entrevista só ganhou destaque porque se tratava de famosos. “Será que se o entrevistado tivesse assassinado a filha de trabalhador comum os famosos se manifestariam? Claro que todos têm o direito de se manifestar, mas não acho que há necessidade de críticas à minha pessoa e nem ataques verbais".

Aguinaldo Silva reprovou a decisão da produção do programa de entrevistar ex-condenados. Ele também usou o Twitter para reclamar: “Quem será o próximo? Fernando Beira-Mar? O casal Nardoni? Se Ratinho quer levantar a audiência à custa de baixarias, que tal psicografar uma entrevista com Hitler? Médium pra isso é o que não falta. Mas o que é que pode se esperar de um cara que usa o codinome de Ratinho?”. Reportagem do jornal atarde online.
Foto:Divulgação SBT

Bahia: Cinco cidades estão em estado de emergência devido às chuvas


Cinco cidades na Bahia decretaram situação de emergência devido às chuvas que atingem o estado. São elas Lauro de Freitas, Maraú, Prado, Itamaraju e Feira de Santana. Em Salvador, foram registrados mais de 130 deslizamentos de terra. Um deles deixou quatro pessoas feridas nesta sexta-feira (9). Segundo a Defesa Civil municipal, as vítimas estavam em um veículo atingido pelo deslizamento. Elas foram socorridas e não correm risco de morte. Em Feira de Santana, um homem de 39 anos morreu na quinta-feira, arrastado pela correnteza após cair em um riacho. Na zona rural de Prado, duas pequenas barragens romperam, de acordo com a Defesa Civil estadual. Na mesma cidade, uma mulher morreu eletrocutada, na quarta-feira (7), porque pisou em um fio de alta-tensão. A chuva que atinge a Bahia é causada pela mesma frente fria que passou pelo Rio de Janeiro no início da semana. Informações do G1.


Foto:bahianotícias

Sucessão Presidencial: Assessor de Lula diz que Presidente do STF deveria falar menos nos microfones


O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, negou hoje que as recentes críticas do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, à postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente ao cenário de sucessão presidencial esteja criando complicações entre o Executivo e o Judiciário. "Olha se fosse criar aresta, as declarações do presidente do Supremo Tribunal Federal já teriam criado muito mais arestas. O presidente do Supremo Tribunal Federal deveria talvez falar mais nos autos e menos nos microfones. Um presidente da Corte Suprema deve falar mais nos autos. Essa é a boa tradição jurídica brasileira."

A declaração foi feita após almoço de Marco Aurélio com o novo presidente do Chile, Sebastián Piñera. Ele se referia ao fato de Gilmar Mendes ter dito recentemente que todo brasileiro tem de estar sujeito às leis eleitorais, num comentário sobre as multas recebidas por Lula por campanha antecipada em favor da pré- candidata Dilma Rousseff à Presidência. Questionado se Mendes precisaria então se preservar mais, Marco Aurélio disse: "Não é se preservar. É preservar o Supremo."

Marco Aurélio falou ainda sobre a reforma política. Disse que Lula a tem defendido e que qualquer pessoa que olha a fragilidade das instituições a defende. "Ou vocês acham que não tem que fazer reforma política? Que o sistema eleitoral está bom? Que a tardança da Justiça está boa? Não está. Isso não é problema do Poder Judiciário, mas do desenho das instituições do Brasil que tem que ser corrigido", afirmou.


Fonte:Agência Estado
Foto:Google

Futebol 2010: Ingresso mais caro para semifinais do Paulistão

Para acompanhar o jogo que é considerado a final antecipada do Campeonato Paulista, o torcedor vai ter de pagar caro. Em reunião realizada ontem, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), São Paulo e Santos divulgaram o preço do valor mínimo do ingresso de arquibancada para as duas partidas semifinais: R$ 50 (com direito a meia-entrada). Antes, ambas as equipes vendiam o ingresso mais barato por R$ 30. O primeiro confronto será realizado no Estádio do Morumbi, no domingo, às 16 horas. O jogo da volta ocorrerá uma semana depois, na Vila Belmiro, no mesmo horário.
A majoração dos preços foi proposta pelo São Paulo e Santos e FPF não se opuseram à modificação. "Achamos que é justo por causa da qualidade do espetáculo", justificou Carlos Augusto de Barros e Silva, vice de futebol do São Paulo. A outra semifinal, entre Grêmio Prudente e Santo André, terá ingressos mais baratos: a partir de R$ 30. Os jogos também serão no domingo, mas às 18h30. O primeiro acontece no Prudentão e o da volta, no Bruno José Daniel, no ABC.
As entradas para o jogo do Morumbi (com carga total de 58.337) já estão sendo vendidas. A mais cara é a do setor premium, que custa R$ 180. Mas os são-paulinos poderão pagar valores diferenciados. Os sócios-torcedores encontrarão ingressos entre R$ 25 (arquibancada laranja) e R$ 144 (premium). No setor Visa, com venda apenas via internet, os preços variam de R$ 25 (arquibancada amarela) a R$ 60 (térreo).
Cada vez menos visitantes. A FPF também determinou que os times visitantes terão direito a apenas 5% da carga de ingressos do estádio do rival ? traduzindo em números, 3,6 mil no Morumbi e apenas 900 na Vila Belmiro. No ano passado (com Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo nas semifinais), a limitação era de 10%. Na outra semifinal, uma definição de cota entre mandantes e visitantes não foi determinada.
O coronel Marcos Marinho, responsável pelo setor de segurança e de arbitragem da FPF, afirmou que não se trata de uma maior restrição das torcidas adversárias e negou que o Campeonato Paulista esteja perto de adotar o regime de torcida única em seus clássicos. "Apenas trabalhamos com o espaço físico que cada clube dispõe em seus estádios. Não faria sentido abrir novas áreas para os visitantes. Da maneira como está, já há todo o esquema de segurança, coordenado com a Polícia Militar."
Marinho também coordenou, na tarde de ontem, o sorteio que definiu os árbitros das semifinais. São Paulo x Santos será apitado por Marcelo Rogério, que esteve à frente do clássico na fase de classificação. Na vitória santista por 2 a 1, os tricolores reclamaram da marcação de um pênalti de Miranda em Arouca, convertido por Neymar. Marcelo Rogério foi muito elogiado pelo coronel. Prudente x Santo André terá Rodrigo Martins Cintra, outro árbitro admirado pelo dirigente.
Troféu do interior. Apesar de ser pouco prestigiada, a disputa do título paralelo do Estadual renderá ao campeão o prêmio de R$ 250 mil os outros três participantes ganharão R$ 50 mil. A Ponte Preta, atual detentora do torneio do interior, recebe o Botafogo no Moisés Lucarelli, sábado, às 16 horas. No mesmo dia, mas às 18h30, jogam Oeste e São Caetano, em Itápolis. Reportagem de Amanda Romanelli do Estado de São Paulo.
Imagem:Google

Concursos: 63 vagas para Docentes no IFBahia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano torna público que estão abertas as inscrições para o Concurso Público para Docentes.

São oferecidas 63 vagas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Os cargos serão exercidos nos campi Bom Jesus da Lapa, Catu, Guanambi, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Uruçuca e Valença.

Os salários variam R$ 2.757,64 a R$ 6.055,01, de acordo com a qualificação do candidato.

A seleção será realizada em três fases: provas escrita, de desempenho didático e de títulos. A primeira fase será realizada no dia 25 de abril.

As inscrições custam R$ 100 e devem ser realizadas no período de 29 de março a 12 de abril através do site www.ifbaiano.edu.br/selecaodocente2010.

[Informações divulgadas por: Comissão Organizadora do Concurso Docente IFBaiano]
Imagem:Google

Salvador: Prefeitura decidiu suspender as aulas na rede municipal de ensino nesta sexta


Devido às fortes chuvas que caem em Salvador desde o início da madrugada, a prefeitura decidiu mais uma vez suspender as aulas da Rede Municipal de Ensino nesta sexta (9). A decisão tomada na noite de quinta de liberar as aulas, devido à aparente estiagem, portanto, está revogada. O fato também ocorreu para o turno vespertino nesta quinta (8), após reunião entre o prefeito João Henrique e o secretário municipal de Educação, Carlos Soares. A medida vale para todos os turnos de aulas em todas as escolas.
Foto:Bahianotícias

Rio de Janeiro: Ressaca atrasa decolagem de voo no Santos Dumont


A ressaca que elevou o nível do mar na Baía de Guanabara acabou jogando areia nas pistas do Aeroporto Santos Dumont, no Centro. Com isso, a extensão das pistas ficou menor, dificultando as manobras de pouso e decolagem.
De acordo com a Infraero, um voo que embarcaria para Belo Horizonte, e dois voos que chegariam de São Paulo estão com atraso de 25 minutos.
Na Por causa da ressaca, que deixa o mar agitado, inclusive na Baía de Guanabara, a pista de alta velocidade sentido Centro, da Avenida Infante Dom Henrique, no Aterro do Flamengo, está funcionando em meia pista, próximo ao monumento a Estácio de Sá.
Em Copacabana, a pista junto à praia da Avenida Atlântica está fechada ao tráfego da altura da Rua Miguel Lemos até o Leme, na Zona Sul, também por causa da ressaca. De acordo dom a CET-Rio, a interrupção começou por volta das 3h. Há grande quantidade de areia na pista e não há previsão de reabertura ao tráfego.
Os motoristas devem seguir em direção ao Centro pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Chega a 182 número de mortos por causa das chuvas no Rio

O Corpo de Bombeiros informou, na noite desta quinta-feira (8), que subiu para 182 o número de mortos em decorrência das chuvas que atingiram o estado do Rio de Janeiro nos últimos dias.
O município de Niterói foi o mais castigado no temporal. Em todo o município, 107 pessoas morreram por causa das chuvas.
No Rio, esse número é 55 e, em São Gonçalo, 16. Os demais municípios onde foram registradas mortes foram Petrópolis, Nilópolis, Paulo de Frontin e Magé. Infoermações do portal G1.com



Foto: Resgate no Morro do Bumba em Niterói:Rafael Andrade/Folha Imagem

Salvador: Chuva deixa trânsito mais complicado nessa manhã


A chuva que cai desde a madrugada desta sexta-feira, 9, provoca alagamentos e retenção no trânsito nesta manhã. A Avenida ACM está alagada nos dois sentidos. Agentes da Transalvador orientam o tráfego dos motoristas que seguem em direção ao Iguatemi. Apenas ônibus passam pela via, enquanto os veículos são desviados para o passeio da avenida. O condutor deve evitar a região no sentido Lucaia, já que não há agentes de trânsito controlando o tráfego e muitos veículos retornam na contramão ao avistar os pontos de alagamento. A avenida Centenário, Vale do Canela, Acesso Norte, Bonocô, Rótula do Abacaxi e Alameda das Espatódeas também apresentam pontos de alagamento. O mesmo acontece na Garibaldi sentido Lapa, Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho, Vasco da Gama em direção a Lapa, Lucaia, Calçada, Comércio e Paralela sentido Centro.
O trânsito está lento na saída da BR-324 sentido Centro por conta da chuva.Um muro desabou no Jardim Centenário, em Itinga, na madrugada desta sexta às 4h46. O escombrou bloqueou a saída de uma casa, onde morava uma mulher. Ela foi socorrida por populares e não ficou ferida, de acordo com o Corpo de Bombeiros.A Defesa Civil registrou 45 solicitações até as 7h30 desta sexta, sendo nove alagamentos de área, duas ameaças de desabamento de imóvel, nove ameaças de deslizamento de terra, três árvores ameaçam cair, três muros desabaram em Brotas e na Federação, houve 18 deslizamento de terra e um poste ameaça cair em Brotas.
Tempo - A previsão da meteorologia é que a chuva continue durante todo o dia, com possibilidade de trovoadas. O tempo deve melhorar a partir de sábado, 10, mas ainda pode chover no fim de semana em Salvador. A temperatura deve variar entre 24º e 32º C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Fonte:atardeonline
Foto:TribunadaBahia

Mundo: Malcolm McLaren, criador dos Sex Pistols, morre de câncer

Malcom McLaren, o ex-empresário musical britânico e autoproclamado mentor intelectual da banda ícone do cenário punk The Sex Pistols morreu de câncer em um hospital da Suíça, informou sua namorada Young Kim. Ele tinha 64 anos. Coincidentemente, McLaren faleceu no dia do aniversário de sua ex-mulher, a estilista britânica Vivianne Westwood.
Ex-companheiro e sócio de Vivienne Westwood, McLaren vinha sofrendo de câncer havia algum tempo. O estado de saúde dele havia piorado nos últimos dias.
Young Kim disse à Reuters que McLaren viajou para Nova York em fevereiro para o lançamento de um livro de arte antes de retornar para a Suíça para ser tratado em uma clínica. Ele morreu de um tipo raro de câncer chamado mesotelioma. "Malcom McLaren foi um homem que mudou o mundo e é uma influência permanente", afirmou Kim.
Malcolm McLaren é considerado o pai do movimento punk no final dos anos 1970 por ter contribuído com a formação dos Sex Pistols e também ter se envolvido com os New York Dolls.Nascido em Londres em 1946, McLaren continuou sua carreira nos anos 1980, depois da separação dos Sex Pistols, à frente do grupo Public Image Limited (PIL). Ele continuou sua carreira nos anos 1980, depois da separação dos Sex Pistols, à frente do grupo Public Image Limited (PIL).
"Penso que foi uma das personalidades mais importantes da música mundial”, afirmou o seu porta-voz Les Molloy à emissora Sky News. “Com seu gênio, Malcolm pegou a cultura dos jovens da época e a fez explodir. Foi algo que fortaleceu a nação”, completou o porta-voz.
Sem Malcolm McLaren não teria havido o movimento punk”, disse por sua vez o jornalista Jon Savage, autor de um livro sobre a história do punk e dos Sex Pistols, chamado “England's Dreaming”. "É uma das poucas pessoas que teve um impacto excepcional na vida social e cultural do país”, endossou.
História - Malcolm McLaren foi casado com Vivienne Westwood, fundadora da marca de lingerie Agent Provocateur, com quem teve um filho, Joseph, em 1967. Depois de passar a infância no bairro popular de Stoke Newington, no norte da capital britânica, estudou arte na St. Martin's College of Arts e no Goldmiths College, em Londres.
De 1975 a 1977, dirigiu com Vivienne Westwood uma loja de roupas na famosa King's Road, no bairro de Chelsea, centro de Londres. Também foi empresário do grupo americano New York Dolls, antes de lançar os Sex Pistols - banda que impressionou a Inglaterra por suas canções que tiravam “sarro” da rainha, enquanto seu vocalista, Johnny Rotten, de cabelos verdes, revolucionava o rock britânico.
Mais tarde lançou seus próprios projetos musicais, como o álbum “Duck Rock” de 1983, e teve grande êxito na Grã-Bretanha com canções como “Double Dutch”. Malcolm McLaren continuou lançando álbuns até a primeira década deste século, entre eles “Shallow - Musical Paintings”, no ano passado. Segundo o porta-voz, citado pelo jornal The Independent, seu corpo será levado a Londres e enterrado no cemitério de Highgate.
Fonte:EFE/Reuters
Foto:EFE

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Judiciário: Juíza do TRT é afastada e juiz corre risco de ser demitido na Bahia



O Tribunal Regional do Trabalho - 5ª Região recusou ontem a vitaliciedade a um juiz. Inédito, o fato atingiu o magistrado Juvêncio Marins de Oliveira. Há três anos no tribunal, Juvêncio Oliveira tem grandes chances de ser punido com exoneração. Com a vitaliciedade, o magistrado só pode ser exonerado por decisão transitada em julgado (esgotadas todas as possibilidades de recurso).
Oliveira ainda pode recorrer, mas suas chances são consideradas reduzidas. A sessão de ontem foi a confirmação de uma derrota do juiz. A primeira decisão retirando a prerrogativa do magistrado ocorreu no mês passado, sendo reapreciada ontem. Conforme o regimento do TRT, dois anos após ser nomeado, todo juiz é avaliado pelo Órgão Especial - composto por 15 desembargadores federais - quando o desempenho e comportamento do magistrado são analisados.
Também pela primeira vez, o TRT decidiu ontem pela remoção compulsória da juíza de Guanambi, Márcia Novaes Guedes, que fora alvo de representações, inclusive do então prefeito e provável candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Paulo Souto (DEM), Nilo Coelho (PSDB). Com isso, a magistrada fica imediatamente afastada, no aguardo de um outro colega que se disponha a ir para aquele município e trocar de posto com a juíza punida.



Fonte:Tribunadabahia
Imagem:Google

Bahia: Chuva causa estragos e mortes no interior


A chuva intensa que atinge o município de Feira de Santana (a 107 Km de Salvador) desde a madrugada desta quinta-feira, 8, deixou um morto. O pedreiro Raimundo de Jesus Ramos tentou atravessar uma pequena ponte sobre um riacho, no bairro de Feira X, e foi levado pela água. No momento do acidente, a ponte, que mede cerca de 3 metros e não tem corrimão nem apoio lateral, estava coberta pela água. O corpo foi resgatado já no final da tarde desta quinta, a mais de um quilômetro de distância, no bairro Viveiros.
As aulas da rede municipal de ensino também foram suspensas na cidade nesta quinta, 8, e sexta, 9. Ainda não há levantamento preciso sobre a quantidade de pessoas atingidas pelo temporal. Os desabrigados foram encaminhados para o Ginásio de Esportes Oyama Pinto. O região mais atingida foi o bairro Irmã Dulce.
A chuva causou estragos também na cidade de Prado (a 796 km de Salvador), no extremo sul da Bahia, onde uma pessoa morreu e cerca de 500 ficaram desabrigada. As águas do córrego da Ribeira do Campinho transbordaram e invadiram diversas casas da periferia. A maioria das famílias foi levada ao Colégio Luis Eduardo Magalhães, enquanto uma pequena parcela preferiu se abrigar na casa de parentes e amigos.
No bairro São Braz, um dos mais atingidos, morreu eletrocutada Adésia Coelho, 42 anos. A vítima andava pela rua quando pisou em um fio que fazia parte da rede elétrica clandestina montada no local.
Cratera – Outro transtorno foi o rompimento de duas represas localizadas no córrego. A força da água abriu uma cratera com cerca de 30 metros na BR–489, em um trecho que fica a seis quilômetros da cidade. Representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (Derba) estiveram na BR – atualmente sob administração do Estado –, para avaliar os prejuízos causados pelo buraco.
A prefeitura da cidade decretou desde a última quarta, 7, estado de emergência por 30 dias. A Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) informou que ajudará a cidade com colchões, cestas básicas e enviará uma equipe de técnicos.
O Instituto Clima Tempo prevê que a chuva em Prado deve continuar até domingo.


Fonte:atardeonline
Foto no municipio de Prado:Joá Souza/ag.A tarde


Libertadores 2010: Flamengo perde a chance de assumir a liderança do grupo 8



Numa partida cheia de nuances como o impasse para a realização do jogo no Maracanã, o Flamengo perdeu grande chance de tomar do Universidad de Chile a liderança do Grupo 8 da Libertadores. Mal no primeiro tempo, o time rubro-negro teve uma reação empolgante na segunda etapa. Mas depois de uma virada heroica por 2 a 1, o esforço de guerra para colocar o estádio apto para o espetáculo após as chuvas - que castigaram o Rio, causando até agora mais de 170 mortes - esbarrou na desatenção defensiva nos minutos finais. Rodriguez aproveitou-se de um buraco na zaga e garantiu a importante igualdade aos chilenos na tarde desta quinta-feira que complicou a situação da equipe carioca na competição.


Ficha técnica:

FLAMENGO 2 x 2 UNIVERSIDAD DE CHILE

Gols: Montillo, aos 40 minutos do primeiro tempo; Michael, aos 22, Léo Moura, aos 37 minutos. Rodriguez, aos 46 minutos do segundo tempo .
Cartões amarelos: Vinícius Pacheco, Vagner Love, Bruno (Flamengo) Iturra, Rojas, Rodrigues (Universidad de Chile)

Estádio: Maracanã. Data: 8/4/2010.
Árbitro: Roberto Carlos Silveira (URU)
Público: 16.784 pagantes (15.361 presentes).
Renda: R$ 481.583,00


Fonte:G1.com
Foto: André Durão/Globoesporte.com

Rio de Janeiro: Filho de bicheiro é assassinado com granadas na zona oeste


O filho do bicheiro Rogério Andrade foi assassinado na tarde desta quinta-feira (8) no Rio de Janeiro. O bicheiro estava com o filho em seu carro, na zona oeste do Rio, quando um motoqueiro teria atirado granadas dentro do veículo, que atingiu ainda outro carro. O rapaz, cuja identidade e idade não foi revelada, teria morrido na hora. Dois carros ficaram completamente queimados. Outros veículos que passavam pelo local também foram atingidos. Ainda não se sabe se a mulher do contraventor estaria em um dos carros incendiados. De acordo com a Polícia Militar, os dois grupos estavam fortemente armados. Houve muitos disparos de fuzis e uma forte explosão provocado pelas granadas. A avenida chegou a ser interditada por alguns minutos. Rogério Andrade foi acusado e julgado pela morte do seu primo Paulinho Andrade, herdeiro e filho do bicheiro Castor Andrade. O crime ocorreu em 1998, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Para a polícia, Rogério é o chefe da máfia dos caça-níqueis. Em 2002, ele foi condenado a 19 anos de prisão, mas, na época, a sua defesa conseguir anular o julgamento. Informações do G1.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Patricia Kapper/G1

Governo Federal: Presidente Lula defende ex-ministro da Integração Nacional



O presidente Lula criticou os que acusaram o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), de ter repassado a maior parte de recursos do Programa de Prevenção e Preparação para Desastres para a Bahia. "Eu acho pobre é que as pessoas esperam acontecer uma desgraça dessa magnitude para ficar tentando fazer joguinho político pequeno", disse o presidente, após almoço em homenagem ao presidente do Mali, Amadou Toumani Touré, no Palácio do Itamaraty. Lula disse que sugeriu ao ex-ministro que procure o Tribunal de Contas da União (TCU) para reclamar da denúncia contra ele e exigir provas das denúncias. "Não é possível, em função de uma desgraça que se abate, fazer uma leviandade. É uma leviandade de quem falou", disse. O TCU recebeu denúncia de que municípios da Bahia receberam mais repasses do programa de prevenção para desastres e que o Rio de Janeiro teria recebido apenas 1% das verbas destinadas pelo Ministério. Informações do G1.




Foto:Google

Salvador: Secretaria de Educação diz que as aulas retornam amanhã



A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) informa, através de nota, que as aulas na rede municipal de ensino retornarão normalmente nesta sexta-feira (9). A decisão foi tomada devido à informação da Coordenadoria de Defesa Civil (Codesal) de que não estariam previstas fortes chuvas para Salvador. Meteorologistas, entretanto, preveem fortes chuvas para esta sexta.


Fonte:Bahianotícias
Imagem:Google

Brasil: Presidente do Senado José Sarney vai assumir a Presidência, calma gente, é interinamente

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informou que assume de domingo à quarta-feira, o Palácio do Planalto, em razão da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará aos Estados Unidos.
Constitucionalmente, o presidente do Senado é o terceiro na sucessão presidencial, assumindo o cargo na ausência do presidente, do vice e do presidente da Câmara. Neste caso, o vice-presidente, José Alencar (PRB-MG), e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), correm o risco de ficarem inelegíveis se assumirem, já que são pré-candidatos nas eleições de outubro.
Na mesma entrevista, Sarney disse que o Congresso está pronto para votar o que for necessário para ajudar o Rio de Janeiro a sair da crise resultante das enchentes que já mataram pelo menos 153 pessoas. "Eu sou um pouco carioca, todos somos um pouco cariocas. O primeiro desejo de um brasileiro é conhecer o Rio", disse ele.

Fonte:Redação Terra
Foto:Marina Mello/terra
título:Blogueiro

Brasil: Presdiente d

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informou que assume de domingo à quarta-feira, o Palácio do Planalto, em razão da visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará aos Estados Unidos.
Constitucionalmente, o presidente do Senado é o terceiro na sucessão presidencial, assumindo o cargo na ausência do presidente, do vice e do presidente da Câmara. Neste caso, o vice-presidente, José Alencar (PRB-MG), e o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), correm o risco de ficarem inelegíveis se assumirem, já que são pré-candidatos nas eleições de outubro.
Na mesma entrevista, Sarney disse que o Congresso está pronto para votar o que for necessário para ajudar o Rio de Janeiro a sair da crise resultante das enchentes que já mataram pelo menos 153 pessoas. "Eu sou um pouco carioca, todos somos um pouco cariocas. O primeiro desejo de um brasileiro é conhecer o Rio", disse ele.
Fonte:Redação Terra c/acréscimo Blogueiro

Foto:Marina Mello/Terra

Tragédia no Rio: Número de mortos já chega 153 segundo corpo de bombeiros


O Corpo de Bombeiros encontrou, no início da tarde nesta quinta-feira, mais três corpos de vítimas do deslizamento que atingiu na noite de ontem o morro do Bumba, em Viçoso Jardim, zona norte de Niterói. Dessa forma, subiu para dez o número de mortos no acidente.
Mais cedo, o corpo de um homem de cerca de 50 anos havia sido retirado dos escombros.
As equipes de resgate conseguiram salvar 21 pessoas com vida no local.
A estimativa dos Bombeiros é de que 200 pessoas estejam desaparecidas em meio aos escombros.
O governador Sérgio Cabral chegou no início desta tarde no local para acompanhar as buscas. O prefeito de Niterói, Paulo Roberto da Silveira, também chegou ao local, quase 15 horas após a tragédia. Os moradores criticavam uma suposta omissão do prefeito diante da calamidade.
O subsecretário de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Pedro Machado, disse nesta manhã que não deve haver sobreviventes do deslizamento. "Esse deslizamento é igual ao de Angra (dos Reis, onde, em apenas um soterramento, morreram 32 pessoas na virada de ano). Não acredito em sobreviventes. Muita pedra, terra e água deslizaram. Quem não morreu com o impacto, certamente pode ter morrido por sufocamento", disse Machado.
De acordo com balanço do Corpo de Bombeiros, pelo menos 153 pessoas morreram por causa das chuvas que atingem o Estado do Rio desde segunda-feira. O maior número de vítimas fatais está em Niterói (85). A cidade do Rio de Janeiro teve 48 óbitos por causa das chuvas, seguida de São Gonçalo (16). As cidades de Nilópolis, Paulo de Frontin, Petrópolis e Magé tiveram uma morte cada. A corporação afirma que não tem um balanço de desabrigados e desalojados já que as prefeituras dos municípios atingidos ainda não informaram esses dados.


Fonte:terra c/jornal o dia e JBonline
Foto MorroMorro do Bumba/Niterói:Thiago Dmingos/futurapress

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bahia: Bandidos assaltam ônibus interestadual em Feira de Santana



Na madrugada desta terça-feira (6), um ônibus interestadual foi assaltado por seis homens armados,em Feira de Santana. O veículo da empresa Gontijo fazia a linha São Paulo-Miguel Calmon. Segundo informações,O ônibus foi interceptado quando o motorista reduziu a velocidade em um quebra-molas. Os homens invadiram o ônibus levando dinheiro e objetos pessoais dos 13 passageiros, que também teriam sofrido ameaças de morte.Informações de Manuela Matos da tribuna da Bahia.




Ilustração imagem:Google

Bahia: "Operação jaleco branco" derruba procurador do Estado,diz site


Quem se debruçar sobre o Diário Oficial do Estado desta quarta feira vai se deparar com uma bomba. Volta à ordem do dia, o escândalo do G-8, do chamado "Jaleco Branco ". Um funcionário público, procurador do Estado, está totalmente envolvido no escândalo de corrupção, com pareceres favoraveis à licitações e outras "benevolências" ao grupo que sangrou o Estado com superfaturamentos de todo o tipo e contratos praticamente cativos. O Conselho da Procuradoria Geral, depois de apuração minunciosa do caso, chegou a uma conclusão, e, no Diário Oficial, conclui pela necessidade da exoneração do procurador. Naturalmente, a caneta do governador ficará encarregada do resto. Mas não ficará por aí. Os figurões do "Jaleco Branco" ficam sabendo que o processo está andando, e com certa pressa. É possível que a Polícia Federal da Bahia reserve celas, à semelhança do que aconteceu com José Roberto Arruda, em Brasília. Sem mordomias. Informações do jornalista Samuel Celestino do site Bahianotícias.


Imagem: Google