• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 8 de maio de 2010

Educação: Inscrições do Vestibular da UEFS até 16/05

sede da UEFS em Feira de Santana

As inscrições para o Vestibular 2010.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estarão abertas, até o próximo dia 16 de maio, pelo site http://www.uefs.br/.
O processo seletivo será realizado de 18 a 20 de julho, com provas objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol); História; Geografia; Matemática; Física; Química e Biologia. Os vestibulandos também deverão elaborar uma Redação, com tema único em formato de dissertação, narração ou carta argumentativa.
Foto:Divulgação

Brasileirão série A 2010: Rugro negro baiano estréia com derrota

Atacante Júnior foi muito bem marcado


O Vitória estreou hoje a noite no brasleirão de 2010 com uma derrota 1x0 frente ao Palmeiras no palestra Itália. Voltando a apresentar os mesmo problemas com relação a sua defesa, a equipe sofreu o gol no segundo tempo, diante de um Palmeiras cheio de problemas dentro e fora de campo, principalmente após a eliminação da Copa do Brasil na última quarta-feira.
O próximo jogo será no barradão contra o Flamengo no próximo sábado às 18:30, partida essa que seria realizada no domingo, mas a TV Globo pediu a antecipação e foi atendida pela CBF. Mas antes tem a primeira partida pela semi-finais da Copa do Brasil contra o Atlético goianiense no Serra Dourada na próxima quarta-feira.
Foto:Eduardo Martins/ag.atarde

Salvador: População assustada com a meningite


Desde o início do ano, a capital baiana registrou 63 casos de meningite com 22 óbitos, e o que tem deixado os soteropolitanos preocupados com a doença e a busca pelos postos de saúde para se vacinar ou mesmo orientação de como se prevenir se intensificaram. A preocupação faz sentido tendo em vista que na última semana, foram registradas seis mortes.
De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do estado, a médica sanitarista Alcina Andrade, apesar da mudança do perfil epidemiológico em Salvador, isso não significa que as crianças deixem de ser priorizadas, na capital e no interior.
“Como o sistema imunológico da criança ainda não está pronto para se defender, os pais devem evitar levar essas crianças para ambientes onde haja aglomerações, como shopping centers e festas populares”, ensina a médica.
Alcina destaca que é de extrema importância seguir todo o calendário vacinal, pois, ao proteger o bebê contra doenças como sarampo, rubeóla, tuberculose e tétano, também se está protegendo de algumas formas de meningite. “É muito importante que a vacinação seja seguida rigorosamente”, ressalta a médica.
Nos bebês, observe sempre se a moleira está tensa ou estufada, se há irritação ou inquietação.
Confira no mapa acima, onde foi confirmado os casos da meningite na cidade.


Fonte:CorreiodaBahia
Foto:Correio

Sucessão Presidencial: Presidente da Natura deverá ser o vice de Marina Silva


O presidente da Natura, Guilherme Leal, deve ser o vice da pré-candidata do PV ao planalto. Segundo o coordenador da campanha de Marina, Alfredo Sirkis falta apenas um "OK final" do empresário. O anúncio deve acontecer no próximo dia 16 em Nova Iguaçu(RJ).
Foto:Google

Brasileirão série B: Bahia vence a primeira partida em Pituaçu

o atacante Rodrigo Gral


O Bahia venceu na noite desta sexta-feira (7) o América de Natal por 1x0, no estádio de pituaçu em Salvador, com um gol de pênalti de Rodrigo Grahl, e mesmo com apenas 6.330 torcedores, a equipe somou os 03 primeiros pontos em sua caminhada rumo a Série A do brasileirão.


Foto:Lunaé Pacheco/ag.atarde

Justiça: Serventuários entram em greve na Bahia


Em uma assembleia no Fórum Ruy Barbosa,centro da capital baiana, os serventuários da Justiça baiana votaram nesta sexta-feira, 7, pela paralisação das atividades por tempo indeterminado. A greve é uma reação ao Decreto Judiciário nº 152 do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determina cortes nos benefícios dos servidores.
Houve consenso dos trabalhadores em relação à paralisação, votada nos primeiros minutos da assembleia. Também ficou decidida que será feita nova assembleia na próxima sexta, 14.
Foto:Luciano daMatta/ag.atarde

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Educação: UFBA E UFRB abre inscrições para seleção interna e externa

entrada campus Ufba em Salvador

Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) realizam processo seletivo para preenchimento de vagas residuais através de transferência interna e externa e matrícula de portador de diploma.
Os candidatos poderão acessar os sites da instituições: http://www.vagasresiduais.ufba.br/ http://www.ufrb.edu.br/.
Foto:Google

Libertadores 2010: Confira as datas e horários dos jogos dos times brasileiros


A Conmebol divulgou, nesta sexta-feira, as datas e os horários dos jogos de ida e volta das quartas-de finais da taça Libertadores de 2010r. Confira abaixo:

Jogos de ida:

11/05 - 22h15m - Chivas x Libertad
12/05 - 19h30m - Flamengo x Universidad de Chile
12/05 - 21h50m - Cruzeiro x São Paulo
13/05 - 21h15m - Internacional x Estudiantes

Jogos de volta:

18/05 - 22h15m - Libertad x Chivas
19/05 - 21h50m - São Paulo x Cruzeiro
20/05 - 19h45m - Estudiantes x Internacional
20/05 - 22h15m - Universidad de Chile x Flamengo
Escudos:Google

Sucessão Presidencial: Evento reúne os 03 pré-candidatos em Belo Horizonte

Dilma, Serra e Marina Silva


Os três pré-candidatos à Presidência José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) participaram nesta quinta-feira (6) do primeiro debate das eleições deste ano, no 27º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte, e teve como tema principal a questão dos municípios. O debate só esquentou mesmo quando Marina criticou a tática de polarizar a eleição entre PT x PSDB.Ela insinuou que a rivalidade entre os partidos não faz bem ao país: "O PSDB tentou governar sozinho e acabou ficando refém do que há de pior do DEM (...) Nós, do PT, tentamos governar sozinhos e acabamos ficando reféns do que há de pior do PMDB". Aproveitando o momento, Serra deu razão a Marina. Causou certa sensação ao dizer que, se eleito, vai governar com PT e PV: "Se depois da campanha eu vier a ser eleito, eu vou querer, pode parecer uma heresia, mas eu vou querer tanto o PT quanto o PV no governo, em função de objetivos comuns, com base num programa. O Brasil vai precisar estar junto nos próximos anos. Hoje e ontem a oposição sempre tem um comportamento que empurra o governo para um lado que não devia". Dilma falou pouco sobre o futuro. Preferiu realçar o que foi feito sob Lula, seu cabo eleitoral. Disse que, no atual governo, o governo jamais olhou para a filiação partidária dos parceiros. Manteve com os prefeitos "relações republicanas”, que devem ser ampliadas, mas ouviu vaias ao falar que o governo conseguiu atenuar a queda na arrecadação dos municípios ao gerir a crise financeira entre 2008 e 2009. Informações do Bahia notícias.
Foto:Divulgação

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Libertadores 2010: Inter vence no Beira-Rio e vai às quartas

O centro-avante Alecsandro marcou o primeiro gol


O Internacional de Porto Alegre venceu por 2 x 0 o Banfield e passou às quartas-de final da libertadores de 2010, tendo em vista que por ter marcado um gol na primeira partida, precisava fazer uma diferença de 02 gols e foi o que acabou acontecendo. Os gols foram de Alecsandro, aos 41 minutos do primeiro tempo e Walter, aos 12 minutos do segundo tempo.
Foto:Google

Educação: Professora Dora Leal vence as eleições na UFBA

A professora Dora e o candidato a vice prof. Luiz Rogério Foto:Luciano da Matta/ag.atarde

A chapa encabeçada pela professora Doutora Dora Leal Costa, tendo como vice, o professor Doutor Luiz Rogerio Bastos Leal, venceu as eleições para novo reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Dos 10.472 votos apurados, a professora da faculdade de Educação obteve 4.463 entre professores,funcionários e alunos. No próximo dia 10, o resultado será anunciado. Dia 11, segue para o Colégio Eleitoral. Este define a lista até o dia 17 e encaminha ao Ministério da Educação (MEC). Historicamente o MEC tem nomeado o professor mais votado pela comunidade acadêmica.

Copa do Mundo 2010: Nelson Mandela posa com a Taça

Foto: AFP

Nesta quinta-feira, os organizadores da Copa do Mundo de 2010, levaram a taça da competição ao ex-presidente Nelson Mandela, seis anos depois dele ser fotografado com o troféu no dia em que a África do Sul foi escolhida para sediar o Mundial em 2010.
O ex-presidente sul-africano, de 91 anos, se encontrou com Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, e Danny Jordaan, chefe do comitê organizador local, que levaram o troféu de 18 quilates até o prédio da Fundação Nelson Mandela em Johannesburgo. Valcke disse que Mandela foi um dos arquitetos da Copa do Mundo de 2010. "Para nós, não havia maneira do troféu chegar ao país e não ser levado primeiro para Mandela".


Fonte:ag.Estado

Copa do Brasil 2010: Vitória faz a segunda partida da semi-final em casa

Goleiro Viáfra- ídolo da torcida do rugro-negro baiano

Em sorteio realizado hoje (6) pela tarde, a CBF divulgou datas e ordem dos jogos das semi-finais da Copa do Brasil 2010. Uma ótima notícia para os torcedores do rugro-negro baiano é que o Vitória fará a segunda partida em casa, ou seja no Barradão, no dia 19/05. Confira como ficou os jogos de ida e volta.



12/05 -Quarta-feira


Grêmio x Santos - Olimpico - Porto Alegre
Atlético-Go x Vitória - Serra Dourada-Goiânia


19/05 - Quarta-feira


Santos x Grêmio - Vila Belmiro -Santos
Vitória x Atlético - Barradão -Salvador


Foto:Gazeta press





quarta-feira, 5 de maio de 2010

Copa do Brasil 2010: Atlético-Go, bate o Palmeiras e vai enfrentar o Vitória

Téc. do Palmeiras- Antonio Carlos


O Atlético-Go, acaba de vencer nos penaltis por 2x1 o Palmeiras e está classificado para as semi-finais do torneio. No tempo normal, a equipe de Goiânia venceu por 1x0, como tinha perdido a primeira partida pelo mesmo placar em São Paulo, a partida foi para a cobrança nos penaltis e o Atlético foi menos ruim nas cobranças e venceu, tendo em vista que o Palmeiras perdeu 4 e o Atlético 3.
Foto:Google

Copa do Brasil 2010: Vitória perde, mas se classifica para semi-finais


O Vitória perdeu essa noite(5) por 3 x 1 para o Vasco da Gama no estádio de São Januário no Rio de Janeiro, no jogo de volta pela quartas-de finais do torneio. Com havia vencido o primeiro jogo no barradão por 2x0, o rugro-negro baiano se classificou e vai enfrentar o vencedor do confronto entre o Palmeiras e o Atlético-Go, que também estão jogando essa noite, em Goiânia.

Sucessão Presidencial:"Reajuste de aposentadoria deve prever problema das contas públicas",diz Marina Silva


"Não é só uma questão de aprovar, mas saber de onde vem o dinheiro", afirmou a senadora, em entrevista ao programa "SBT Brasil", assim, a pré-candidata doPV, a Senadora Marina Silva, se posicionou com relação a aprovação ontem pela Câmera de 7,7% para os aposentados que recebem mais de um salário minímo, que a equipe econômica do governo diz que esse percentual não é possível de ser concedido pela União, e que o presidente Lula deverá vetar.

A pré-candidata voltou a dizer que eleita, irá manter o que foi positivo no governo de Fernando Henrique Cardoso e no de Luiz Inácio Lula da Silva. "Não vou negar os ganhos dos últimos 16 anos", disse ao ser questionada sobre o Bolsa-Família.

Segundo ela, os ganhos do governo FHC foram com o Plano Real, enquanto de Lula, foram as políticas públicas. "Agora temos que ir para os programas sociais de terceira geração", disse Marina Silva.

Fonte:Folhaonline
Foto:Google

Brasília: Base do governo votou contra o fator previdenciário, confira o resultado da bancada baiana


Por 323 votos a favor, 80 contra e duas abstenções, a Câmara acaba de derrubar o fator previdenciário (índice que funciona como redutor das aposentadorias) a partir de 1° de janeiro de 2011. Assim, a Casa concluiu a votação da Medida Provisória 475/09, que reajusta as aposentadorias acima de um salário mínimo. A matéria ainda irá ao Senado para votação. Confira como votou os Deputados Federais da Bahia.


Alice Portugal PCdoB Sim

Antonio Carlos Magalhães Neto DEM Art 17(estava presidindo a votação)

Claudio Cajado DEM Sim

Colbert Martins PMDB Sim

Daniel Almeida PCdoB Sim

Edson Duarte PV Sim

Fábio Souto DEM Sim

Félix Mendonça DEM Não

Geddel Vieira Lima PMDB Não

Geraldo Simões PT Não

João Almeida PSDB Não
Jorge Khoury DEM Sim

José Carlos Aleluia DEM Sim

José Carlos Araújo PDT Sim

José Rocha PR Não

Jutahy Junior PSDB Não

Lídice da Mata PSB Sim

Luiz Bassuma PV Sim

Luiz Carreira DEM Sim

Márcio Marinho PRB Sim

Marcos Medrado PDT Sim

Maurício Trindade PR Não

Nelson Pellegrino PT Não

Paulo Magalhães DEM Sim

Roberto Britto PP Sim

Sérgio Barradas Carneiro PT Sim

Sérgio Brito PSC Sim

Tonha Magalhães PR Não

Uldurico Pinto PHS Sim

Veloso PMDB Sim

Walter Pinheiro PT Não

Zezéu Ribeiro PT Não


Total Bahia: 32


Fonte:Congressoemfoco
Foto:Ricardo Stuckert/ag.Câmera

Bahia: Mais um assalto a banco deixa população assustada, desta vez, em Ibirapitanga


Nove homens encapuzados e fortemente armados impuseram 30 minutos de terror aos moradores da cidade de Ibirapitanga, na manhã desta quarta-feira, 5, durante assalto à agência do Banco do Brasil localizada na Praça Manoel Jorge Silva. A cidade que fica há 350 km da capital baiana, teve um dia ruim para ficar na memória dos seus moradores, onde os bandidos fizerem reféns dois policiais militares,o vigilante e o gerente da agência, deixando-os 3 km após a cidade numa estrada vicinal na região de piabanha.O valor roubado não foi revelado.
Em mais um assalto a banco no interior da Bahia, onde viaturas e recursos humanos, tanto da Policia Militar como da civil são insuficientes e que tem deixado cidades pacatas atemorizadas, somente esse ano chega-se o número de 8 assaltos , onde os bandidos usam cada vez mais de ousadia e violência para consumar o roubo.


Fonte:atardeonline
Foto:Google

terça-feira, 4 de maio de 2010

Brasília: Câmera aprova aumento de 7,7% para aposentados


A Câmera dos Deputados aprovou nesta noite(4) reajuste de 7,7% para os aposentados que percebem acima de 01 salário minímo. A proposta do governo inicial era de 6,14% retroativo a janeiro deste ano, mas na negociação, o líder do governo Carlos Vaccarreza(PT-SP), colocou no seu relatório o percentual de 7%, que segundo o mesmo havia acordado com o executivo. Com a aprovação pela Câmera, a matéria segue para o Senado. A verdade é que o o governo perdeu a votação e vai ter que negociar junto ao Senado para mudar o percentual, de qualquer forma, o problema está criado e os líderes do governo no Congresso e os ministros da área econômica e politica, terão muito trabalho esses próximos dias, tendo em vista que qualquer mudança no vpercentual aprovado esta noite, causará desgaste ao governo Lula num ano eleitoral de sucessão presidencial.


Foto:Ag.Brasil

Futebol 2010: Atacante Junior é liberado da prisão e vai jogar amanhã

Foto Junior/Google


O atacante do Vitória Júnior foi liberado na noite desta terça-feira (4) da Polinter - o juiz da 4ª Vara da Justiça Federal de São Paulo autorizou a liberação do jogador que estava preso desde ontem (3), acusado de falsidade ideológica. Segundo seu advogado, ele está bem, saiu sorrindo e prometeu um bom desempenho contra o Vasco no estádio de São Januário, pela Copa do Brasil. O rugro-negro baiano que na partida de amanhã, pode até mesmo perder por um gol de diferença, que estará classificado, contará com Junior no comando do ataque,com isso a torcida fica mais esperançosa com a equipe que tem tudo para passar as semi-finais da Copa do Brasil.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

São Paulo: Comemorações do 1º de maio teve verbas das estatais do governo




Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal,BNDES,Eletrobrás,Petrobrás, foram as estatais que destinaram verbas para as comemorações do 1º de maio das centrais sindicais. A CUT (Central Unica dos Trabalhadores) a Força Sindical, e a UGT(União Geral dos Trabalhadores), é o que informa reportagem do jornalista Silvio Navarro da folha de São Paulo,publicada no último dia 1º, segundo o jornalista o valor desembolsado foi de R$2 milhões.
Pela primeira vez, desde a assunção ao palácio do planalto, o Presidente Lula participou das comemorações, ao lado da pré-candidata do PT a presidência, a ex-ministra Dilma Russeff e de vários campanheiros de partido.
Em 1986, o então ministro das comunicações do Governo Sarney, Antonio Carlos Magalhães, disse a seguinte frase "Politico que perde eleição com a máquina na mão, é por incompetência". O falecido Líder politico baiano se referia a eleição perdida pelo seu candidato ao governo da Bahia em 1986, Josaphat Marinho, que tinha o apoio da máquina estadual comandada à época pelo atual Senador João Durval Carneiro, onde perderam a eleição para o ex-ministro da defesa Waldir Pires.
Essa estreita relação de estatais,centrais sindicais,sindicalistas, no governo Lula neste quase 08 anos, merece uma reflexão, que faremos em outro momento.
Imagem:Google

Privatização: Consórcio Invepar-Odebrecht vence leilão da BA- 093


O consórcio Invepar-Odebrecht venceu nesta tarde o leilão para a exploração da Ba-093 que liga Salvador a todo o complexo Petroquiimico de Camaçari e também as várias cidades da região metropolitana de Salvador. O preço foi de R$ 2,319 a cada trecho tarifado, e o consórcio terá que já começar a fazer a duplicação das vias, já que terá o direito de explorar o pedágio por 25 anos.
Foto:Google

Privatização: Consórcio Invepar-Odebrecht vence leilão da BA- 09

domingo, 2 de maio de 2010

Futebol 2010: Quem foi os campeões estaduais neste domingo

Jogadores do Vitória comemorando o tetra campeonato: Foto:Eduardo Martins/ag. atarde


Em grandes jogos realizados na tarde e noite deste domingo, foram conhecidos os campões estaduais em vários estados, numa grande festa de rivalidade e tradição de nosso futebol.
Em São Paulo, num jogo emocionante, mesmo com a derrota para o Santo André, o Santos sagrou-se campeão paulista, já que tinha vencido o primeiro jogo e como fez a melhor campanha, jogou as duas partidas com vantagem.

No dia 25/04 - Santo André 2 x 3 Santos
hoje - Santos 2 x 3 Santos André

Em Salvador, o tricolor baiano venceu a partida de virada o Vitória por 2x1, mas como o rugro-negro jogava com ampla vantagem por ter vencido o jogo de ida no estádio de pituaçu, o Vitória
sagrou-se tetra-campeão baiano, tornando-se o maior vencedor da década em todo o Brasil, já que foram 10 títulos disputados entre 2000 até hoje, e oito conquistados. O jogo foi cercado de um forte esquema de segurança montado pela Polícia Militar, tendo em vista os incidentes do último jogo em Pituaçu, onde após a partida, um jovem torcedor da organizada Bamor, foi atingido por um tiro na cabeça, estando hospitalizado em um hospital da rede particular. A nota triste foi o acidente com um ônibus da empresa BTU que transportava torcedores até o estádio Manoel Barradas que tombou perto da estação de transbordo de Pirajá, matando um torcedor de 21 anos que se dirigia para o estádio, e ferindo 65 pessoas que foram atendidos pelas equipes do SAMU, e os casos mais graves encaminhados aos hospitais mais próximos.
No dia 25/04 - Bahia 0 x1 Vitória
hoje - Vitória 1 x 2 Bahia

Em Minas, o Atlético de Wanderley Luxemburgo venceu o o segundo jogo contra o Ipatinga e foi campeão pela 40º no campeonato mineiro. Com gols do artilheiro Diego Tardelli e Marques,mais de 60 mil torcedores fizeram a festa no mineirão, já que a equipe que jogava por um simples empate, já que venceu a primeira partida.
25/04 - Ipatinga 2 x 3 Atlético
Hoje - Atlético 2 x 0 Ipatinga
Em Porto Alegre, Grêmio campeão, em mais um jogo de muita rivalidade e confusão entre as duas equipes.
25/04 - Inter 0 x 2 Grêmio
Hoje - Grêmio 0x 1 Inter
Em Santa Catarina, Avaí 2 x 0 Florianópolis, Avaí campeão.
Em Fortaleza, a equipe do Fortaleza foi tetra-campeão ao derrotar o Ceará nos penaltys, já que a partida vencida pelo Ceará por 2x1, deixou tudo igual, já que a primeira partida, o Ceará havia perdido por 1x0. O gol do Fortaleza foi marcado por Tatu, o centro-avante que foi revelado pelo Vit. da Conquista no baianão do ano passado, e no tricolor cearense, também joga o meia Paulo Isodoro, já veterano, mas jogando um bolão, jogador que foi revelado pela categoria de base do Vitória, com passagens por grandes clubes brasileiros.
Em Recife, no primeiro jogo entre Náutico e Sport, o Nautico venceu por 3x2 o rugro-negro pernambucano e joga pelo simples empate na ilha do retiro no próximo domingo para ser campeão do Estadual.