• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de junho de 2010

Sucessão Presidencial 2010: "A agricultura precisa de seguro" diz José Serra

O pré-candidato do PSDB a presidência da República José Serra concedeu entrevista essa semana a emisora 103,7 Irecê Líder FM da cidade de Irecê onde foi questionado pelos radialistas Jota Sidney e Sandro Moreno sobre diversos temas nacionais.

A príncipio falou sobre o histórico de sua vida familiar e politica, e na medida que a entrevista foi fluindo, abordou sobre temas que tem dominado a campanha eleitoral como o Bolsa família, as questões da saúde,educação e pesquisa eleitoral e Agricultura.

Agricultura

Quando questionando sobre a agricultura, o mesmo disse "A agricultura tem sido âncora do equilibro externo do Brasil, ela tem um grande papel", e quando perguntado sobre as dívidas dos agricultores, ele disse "não tem remédio, tem de renegociar esses débitos, ela tem de ser tratada diferencialmente, ela tem problemas climáticos e preços, tem de ter proteção".


Sobre a economia
disse que a produção tem de ter privilégios, e afirmou que o Nordeste ainda tem um grande potencial que precisa ser ampliado, citando a questão do porto de Salvador que precisa atender as demandas de um estado tão produtivo, como é o caso da Bahia, onde hoje a muito do que se produz tem de ir para o porto de Pernambuco para exportação.

Sobre a segurança pública afirmou que " é prioridade número 01, a responabilidade da segurança ficou nas mãos do estado, o governo federal não se envolve, o governo federal que tem de entrar e compartilhar as dificuldades, drogas e armas são contrabandiadas,e o governo federal tem de cuidar disso", reafirmou se eleito que vai criar o ministério de segurança que "não será mais um ministério e sim uma equipe em sintonia total com os estados brasileiros num esforço concentrado com muita gente dando cobertura na área de fronteira".
Convenção
Quando questionado por que a escolha da Bahia para a realização da convenção Nacional no dia 12/06 em Salvador, disse o seguinte " porque é o dia dos namorados em homenagem a uma terra que ama,e também para marcar posição, que o povo do Estado pode contar com o seu governo, a Bahia tem muito a dar para o Brasil."

Mensagem final
No fianl da entrevista se comprometeu sendo eleito a voltar a falar com a emissora já como presidente do país.

Bahia: 17 estudantes morrem em acidente em Laje

local do acidente no municipio de Laje/Foto: Fernando Vivas/atarde

O estudante David Moura Figueiredo, 17 anos, foi a 17ª vítima do acidente ocorrido na BA-420 Ele morreu, na madrugada deste sábado (5), no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. A colisão entre o caminhão F4000 e uma carreta tipo bitrem, que aconteceu na estrada que liga Mutuípe a Laje. Três pessoas, que ficaram gravemente feridas, continuam internadas no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus e no Hospital Geral do Estado, em Salvador. Eles haviam passado o dia na cidade de Laje, realizando uma das tarefas da gincana estudantil da qual participavam e retornavam para São Miguel das Matas. De acordo com informações colhidas no local, o caminhão teria invadido a contramão, atingindo um dos vagões da carreta. O veículo foi empurrado por 20 metros e caiu na ribanceira. Informações do jornal a Tarde de Salvador.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Educação: Começou o programa UPT no Pólo Irecê

da direita para a
Esquerda: Monitora
Raquel Rocha-
Prof. Junior Paiva
vice-diretor do colégio
Polivalente de Irecê
Coord.Pólo - téc. Jorge Luiz
Profa. Cenilza Santos-Diretora do Campus XVI-Irecê - Profa. Kaline -Sec.Municipal Educação / Profa. Iara Machado e Profa. Tatiane -Lapão




Profa. Iara Machado/Coord. Local
extensão município Lapão


Discente: Raquel Rocha/Monitora da
Disciplina Redação Pólo Irecê
Ex-aluna do cursinho

Cursistas no auditório do DCHT/Campus XVI-Irecê

O Programa Universidade Para Todos de 2010, no pólo Irecê, teve sua aula inaugural no municipio de Presidente Dutra, distante 18 km da cidade Pólo da Região, a cidade de Irecê.

O Programa idealizado pela SEC-Secretaria Educação do Estado, que tem como parceiras as Universidades Estaduais,no caso do pólo Irecê, a UNEB-Universidade do Estado da Bahia, no âmbito de atuação do DCHT-Campus XVI-Irecê, que esse ano irá atender 700 alunos, divididos entre as sete cidades que tem turmas do Programa, Central,Ibititá,Irecê,Lapão,Presidente Dutra e Uibaí, com duas turmas de 50 alunos cada.

No último dia 01.06, aconteceu na sede do Campus XVI-Irecê, a aula inaugural com os alunos do município de Irecê e da extensão de Lapão, com a presença da Diretora do Departamento professora Cenilza Santos, da professora Kaline representando o Prefeito Municipal Hermenilson Carvalho e a professora Iara Machado, representando a Secretaria da Educação do municipio.

A diretora do Campus, profa. Cenilza Santos deu a boas vindas aos cursistas e reafirmou seu apoio ao projeto, mesmo fora da direção do Departamento tendo em vista que seu mandato se encerra no próximo dia 16.06, mas que como professora estaria a disposição do projeto para interagir com os cursistas, no sentido de contribuir com os sonhos dos mesmos possam ser realizados através da Educação. O coordenador do Pólo, o téc.adminsitrativo Jorge Luiz, em sua fala, agradeceu esse apoio da direção do Departamento e sintetizou o histórico do programa de 2004/2009 a todos os presentes entre professores/monitores e os alunos de 2010 que lotaram o auditório que tem capacidade para 200 pessoas.
O programa no pólo Irecê tem contribuído muito para a inserção de jovens carentes oriundos da escola pública no ingresso as Universidades públicas, como foi o caso do ano passado, onde 70 jovens foram aprovados em diversos vestibulares do país em cursos bastante concorridos como o de Direito,Enfermagem e Ciências da Computação, dentre outros.
Fotos:Wendell Marcolino/funcionário
do Campus XVI-Irecê

Salvador: Grupo Americano compra a UNIFACS

Atual sede da Unifacs/foto: Google

Segundo o Jornal Correio da Bahia de Salvador, o grupo Americano Laureate Education fechou a negociação e adquiriu um das maiores Universidade privada do Estado da Bahia, a Unifacs, os valores da negociação não foram revelados. A rede Americana controla 10 instituições no Brasil, a Unifacs atua em Salvador desde a década de 70.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Segurança: Major da PM é baleado em Salvador


Um major da Polícia Militar foi baleado durante uma tentativa de assalto, no bairro de Canabrava, nesta quarta-feira, 2. Ele chegava em casa, no Condomínio Mata Atlântica 1, quando foi surpreendido por dois homens.
De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), o Major Ramos, que é lotado na 36ª CIPM, foi atingido no braço esquerdo e encaminhado ao Hospital São Rafael. Ele passa bem. Não há informações sobre a autoria do crime. Inofrmações de atarde online.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Artigo: Bahia, não é hora de acusações, e sim de ações


O lamentável crime contra o jovem Delegado da cidade de Camaçari, Dr. Clayton Leão no último dia 26/05, crime esse que teve repercussão nacional, e não só mobilizou toda a cúpula da Policia Civil e Militar, como aumentou a efervescência política no nosso Estado, tendo em vista que teremos eleições em outubro próximo.
Desde o dia do crime, tanto o governo do Estado, como todos os políticos com mandato que fazem oposição trocaram farpas pela mídia, o governador Jaques Wagner disse o seguinte “se soubesse a fórmula para conter a violência, seria um milionário” frase essa que foi comentada pelo Senador Cesar Borges no Senado, onde afirmou que esse comportamento do governador demonstra omissão, “seria como Wagner dizer: Eu não sei fazer. Lavo as minhas mãos, como fez Pôncio Pilatos” disse o Senador. Já o ex-governador Paulo Souto disse “é preciso priorizar a questão e o governador precisa tomar para si a responsabilidade de buscar soluções para acabar com essa tragédia diária que sofre atualmente o povo baiano”, já o deputado Federal Walter Pinheiro (PT), afirmou o seguinte “a violência de hoje é fruto da inoperância,da conivências dos governos passados.Não tiveram coragem para enfrentar o crime organizado. Pelo contrário, se juntaram com eles em financiamentos de campanhas”.

Como a questão da violência está diretamente ligada às condições sócio-econômicas de uma sociedade, o nosso Estado nas últimas décadas vem ostentado indicadores que refletem bem a situação em que sua população se encontra, uma má qualidade na Educação pública, na saúde não é diferente,ainda um alto índice de analfabetismo, um dos estados que mais recebem o bolsa-família, em que pese alguns indicadores terem melhorado como na questão de números de trabalhadores com carteira assinada, principalmente ao crescimento de um importante setor da economia,como o da construção civil na nossa capital.

A sociedade baiana não deve entrar nesse jogo da classe política, de acusações mútuas, seja dos que estão no comando do governo do Estado, como os da oposição, pois só como exemplo quando há críticas do PT aos governos passados, hoje na chapa da reeleição do atual governador, tem como candidato a vice-governador o Dr. Otto Alencar quem também governou o nosso Estado, pelo lado da atual oposição, temos o ex-governador Paulo Souto, o Senador Cesar Borges, que também foram governadores, e o ex- ministro Geddel Vieira, que também fez parte com o seu PMDB de mais de dois anos do governo Wagner.

Entendemos que, não é hora de troca de acusações, e sim de ações que precisam ser efetivadas, a curto, médio e longo prazo, não somente no combate a violência, mas que todos aqueles que dizem que “amam” a Bahia, apresentem sugestões, projetos que possam viabilizar medidas concretas para a melhora dos indiciadores sociais de nosso Estado, já que critica por critica, o povo já está cansado de ouvir.
Autor:Blogueiro

Rio de Janeiro: Imperador de volta à Delegacia

Antes de seguir para Itália, Adriano é novamente intimado a depor para explicar sua relação com traficantes da Penha.

POR: LESLIE LEITÃO

Rio - Com viagem marcada para o dia 6 rumo à paradisíaca Sardenha, no Mar Mediterrâneo, onde ficará uma semana de férias antes de se apresentar ao seu novo clube, a Roma, o ex-atacante do Flamengo Adriano tem um compromisso na agenda hoje, às 14h.

O craque foi intimado a dar explicações na 38ª DP (Brás de Pina) sobre supostas transações financeiras com homens ligados à quadrilha de Fabiano Atanásio da Silva, o FB, chefe do tráfico da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. E mais: a Polícia Civil investiga duas fotos em que Imperador posa de atirador e mostra com as mãos o sinal de uma facção criminosa.

Apontado como o mentor da execução do ex-diretor de Bangu 3, José Roberto do Amaral Lourenço, em outubro de 2008, o criminoso FB também comandou o ataque ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, em 17 de outubro de 2009, que resultou na derrubada do helicóptero da PM, matando três policiais.

Adriano costuma chamar de 'spa' o Complexo da Penha, onde vai com frequencia encontrar os amigos Foto: Reprodução.Será a segunda vez em menos de três meses que o craque é chamado a uma delegacia para esclarecer suas relações com traficantes da favela onde nasceu. Em abril, após denúncia de O DIA, Adriano contratou dois advogados para tentar explicar na 22ª DP (Penha) como uma das duas motos Hornett 600 cilindradas, avaliada em R$ 35 mil, compradas por ele, foi parar em nome da mãe de Paulo Rogério de Souza Paz, o Mica, chefe do tráfico dos morros da Chatuba, Fé, Sereno, Caracol e Caixa D’Água, também na Penha.

Adriano foi convocado pela 38ª DP porque seu nome aparece em inquérito que apura o tráfico de drogas na região, que se transformou numa espécie de quartel-general do Comando Vermelho. O jogador costuma se referir ao local como ‘spa’.

A convocação para depor teria perturbado o atacante. Semana passada, após tomar conhecimento da intimação, o empresário do jogador, Gilmar Rinaldi, confessou à presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, durante reunião na Gávea, que não havia mais como Adriano permanecer no clube, já que uma nova bomba “estava prestes a estourar”.

No inquérito da 22ª DP, o jogador negou ter dado a moto para Mica, a quem admitiu conhecer desde criança e encontrar sempre que visita a comunidade. A mãe do criminoso também falou sobre a relação dos dois, mas disse não saber se o craque famoso havia dado a motocicleta a seu filho, contra quem há oito mandados de prisão, sendo dois por homicídio.

O caso ainda não foi encerrado. Contradições nos depoimentos de Adriano e de um de seus amigos, Marcos José de Oliveira, o Marquinhos — que teria feito a compra na loja da Honda, em Vicente de Carvalho —, fizeram o delegado Jader Amaral pedir prazo maior ao Ministério Público Estadual para concluir o inquérito. Haverá novas diligências, e uma acareação entre Adriano e Marcos não está descartada.

Craque em fotos polêmicas

Na semana passada, fotografias que já circulavam pela cidade pararam nas mãos da Polícia Civil. Na mais impactante delas, Adriano — bem mais magro do que atualmente, indicando que a imagem já foi feita há algum tempo — aparece em posição de atirador. Procurada por O DIA, a assessoria de imprensa do craque informou que a arma na realidade é uma réplica usada para jogos de paintball.

A fotografia foi tirada na cozinha da casa do jogador, na cidade de Como, vizinha a Milão, na Itália, quando ele atuava na Internazionade. Quem aparece ao lado de Adriano seria outro jogador, também nascido e criado nas favelas da Penha. Assim como Adriano, ele faz pose de atirador. De acordo com a assessoria do atacante, a peça seria parte de um abajur que enfeitava a sala do craque.

Sigla de facção com as mãos

Em uma outra imagem, Adriano aparece rindo ao mostrar com as mãos a sigla ‘C V’, a mesma facção criminosa Comando Vermelho. Segundo a assessoria do jogador, o gesto foi uma brincadeira entre amigos.

O DIA teve acesso às fotografias há dois meses, mas decidiu só publicá-las após tomar conhecimento do novo inquérito e manifestação da cúpula da polícia. Ontem, o chefe do Departamento de Polícia da Capital, delegado Ronaldo Oliveira, afirmou que as fotos serão investigadas. “Isso vindo à tona, imediatamente vou mandar instaurar inquérito policial. Todos os fatos vão ser apurados, principalmente sua relação com traficantes”, disse.
Na madrugada do dia 17 de outubro, traficantes do Comando Vermelho (CV) se reuniram nos complexos do Alemão, da Penha e no Jacarezinho e formaram um ‘bonde’ até o Morro São João, no Engenho Novo. Dali, eles deram início da uma das mais sangrentas batalhas pelo controle de bocas de fumo dos últimos anos.

A invasão ao Morro dos Macacos, em Vila Isabel, fez com que a Polícia Militar tentasse intervir para acabar com o confronto. Já de manhã, quando um helicóptero da PM sobrevoava as comunidades, foi alvejado e começou a pegar fogo. O piloto ainda conseguiu levar a aeronave até a Vila Olímpica do Sampaio, onde se espatifou. Três policiais morreram.

No fim de abril, a 25ª DP (Engenho Novo) concluiu suas investigações sobre o episódio e pediu a prisão preventiva de pelo menos 14 bandidos que teriam participado do ataque. Entre eles FB, Mica, Luciano Martiniano da Silva, o Pezão, e outros líderes do CV.
* Reportagem transcrita do jornal o Dia online do Rio de Janeiro edição de 31.05.10.

Brasileirão 2010: Confira os resultados do fim de semana

Luxemburgo e seu Atlético, duas derrotas seguidas


No sábado:

Florianópolis:

Avaí 0 x 0 Vitória

Prudente-SP:

Grêmio prudente 0 x 0Palmeiras

Rio de Janeiro:

Flamengo 1 x 1 Grêmio

No domingo

Campinas:

Guarani 0 x0 São Paulo

São Paulo:

Corinthians 4 x 2 Santos

Fortaleza:

Ceará 1 x 0 Cruzeiro

Porto Alegre:

Internacional 4 x 1 Atlético-Pr

Goiânia

Goiás 3 x 1 Atlético-Go

Belo Horizonte:

Atlético 1 x 3 Fluminense

Rio de Janeiro:

Botafogo 1 x 1 Vasco





Foto:Site do Atlético

domingo, 30 de maio de 2010

Eleições 2010 na Bahia: PT escolhe Pinheiro como candidato ao Senado

O Deputado Walter Pinheiro(PT) foi escolhido nesse domingo(30) como candidato ao Senado na chapa majoritária do governador Jaques Wagner(PT) para disputar as eleições de outubro próximo.
Pinheiro venceu o ex-governador Waldir Pires na disputa dos votos dos delegados do partido, onde uma corrente do partido defendia a indicação de Waldir Pires, como o Prefeito de Vitória da Conquista Guilherme Menezes e o Deputado Federal Geraldo Simões, já pelo lado de Pinheiro, além da preferência do governador Wagner pelo seu nome, a maioria da bancada Federal e Estadual já haviam acertado a preferência por Pinheiro, o que foi confirmado no bate-chapa.
“Já amanhã (segunda, 31), começamos a organizar a campanha e estabelecer as primeiras providências. Estou feliz porque conseguimos, com este processo, somar esforços em prol de um objetivo maior”, disse o Deputado após a confirmação da escolha de seu nome.
Walter Pinheiro terá como companheiro de chapa, a também Deputada Federal Lídice da Mata do PSB, e na convenção de junho terão seus nomes homologados pelos respectivos partidos.
Foto:Google