• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de julho de 2010

Brasileirão 2010: Confira os resultados de hoje

O goleiro do Vitória Lee foi fundamental para segurar o placar Foto:Reprodução


Em Prudente:

Grêmio Prudente 0 x 0 Vitória

Rio de Janeiro

Vasco 2 x 0 Atlético Goiás

Santa Catarina

Avaí 0 x 0 Atlético-MG

Salvador: Tenente da PM baleado por bandidos morreu nesta madrugada no Hospital


O tenente da Polícia Militar, Jean Santos Oliveira, baleado na noite de quinta-feira (22) durante uma tentativa de assalto no bairro de Boa Vista de Brotas, faleceu às duas horas da madrugada deste sábado (24). Jean tinha 26 anos. A Polícia Militar informa que o sepultamento do Tenente Jean Oliveria ocorrerá no cemitério Campo Santo, sala 06, às 16h30min deste sábado.Informações do site Bahia notícias.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Brasileirão 2010: Vitória consegue empatar após sair perdendo

O meia Ramon Menezes chegou a fazer um gol,mas foi anulado


o Vitória saiu perdendo por dois gols e conseguiu o empate com o Goiás, por 2 a 2, no Barradão, nesta quarta-feira, 21, pela 10ª rodada da Série A. Rafael Moura e Éverton Santos marcaram para o Goiás, e pelo Vitória, Ricardo Conceição e Soares igualaram o placar.
A equipe ocupa provisoriamente a 8ª posição no campeonato e joga fora de casa contra o Grêmio Prudente, sábado, 24, às 18h30, no Prudentão. Outros Resultados da rodada desta noite já encerrados São Paulo 1x1 Grêmio Prudente,Atlético Mineiro 1 x 2 Internacional.
A nota triste da partida foi a agressão do jogador Rafael Moura ao Radialista Roque Santos após uma confusão generalizada entre a imprensa e o treinador Emerson Leão do Goiás, confusão essa que envolveu também os jogadores Romerito e Marcão que foram levados a 10ª delegacia situada no bairro de Pau da Lima, pela Polícia Militar juntamente com o radialista Roque Santos.







Foto:atardeonline

Educação: MEC divulga 3ª chamada de aprovados do PROUNI


O Ministério da Educação (MEC) divulgou oficialmente a lista de aprovados para a 3ª chamada de adesão ao Programa Universidade para Todos (Prouni). As informações estão exibidas no site WWW.MEC.GOV.BR/PROUNI, em que basta apenas ao concorrente digitar dados cadastrais como número da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou CPF para consultar se seu nome faz parte da lista. Os novos aprovados deverão se apresentar até a próxima segunda para confirmar a matrícula nas instituições de ensino superior em que foram convocados.

Bahia: Panificadoras no caminho da sustentabilidade em Irecê

O secretário de Meio Ambiente de Irecê, o pedagogo João Gonçalves fala aos comerciantes


Com recursos dos próprios empreendedores do ramo, através da Associação de Panificadores de Irecê e Região (APANI), a cidade de Irecê recebeu ontem equipamentos para redução da fumaça e do uso de lenha na fabricação de pão, biscoitos e pizzas. Foram mais de 40 filtros e quatro fornos a gás e lenha/gás, que vão diminuir a pressão sobre a vegetação nativa e a emissão de partículas de fumaça e fuligem na atmosfera.
O reordenamento da atividade, antes um ramo predador, que agora caminha para os princípios da sustentabilidade, ocorreu a partir da iniciativa da Prefeitura de Irecê, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), que reuniu os panificadores e expôs os aspectos legais, sociais e ambientais, além das conseqüências danosas à saúde pública e à degradação do bioma local.
Conscientes das responsabilidades e seguindo a orientação da Semades, os panificadores se organizaram sob mediação do Programa Empreender (parceria Sebrae/ACI/Prefeitura) e formaram a APANI, definindo agenda de trabalho que resultou em diversos encontros sobre associativismo, gestão empresarial meio ambiente, saúde ambiental, financiamento e aquisição coletiva de insumos, gestão empresarial e equipamentos.
Por iniciativa de membros da APANI, os panificadores participaram da 12ª Expoagri e promoveram Work Shop com a empresa Economax, fabricante de filtros e fornos que atendem aos padrões das Padarias Sustentáveis. Por ocasião da chegada dos equipamentos, a Prefeitura reuniu os panificadores e parceiros para uma homenagem aos empreendedores, ontem, às 11 horas no “mercadão”, quando foram entregues pelo titular da Semades, João Gonçalves, o selo de “PADARIAS SUSTENTÁVEIS este empreendimento está participando das ações por uma cidade melhor” e assinado ato que solicita do Poder Executivo, renúncia fiscal de 20% dos impostos municipais e das taxas de alvarás de funcionamento e vigilância sanitária e da licença ambiental.
A facilitadora do Programa Empreender, a administradora de empresas Ivonize Figueredo e o presidente da Apani, Francisco Antonio (Nego), também destacaram a importância deste momento. “Os panificadores estão de parabéns e estamos felizes em contribuir com o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, disse Nego, ao cobrar empenho da secretaria na fiscalização aos que se omitem das práticas sustentáveis.
Já Ivonize esclareceu que “desde a indicação da secretaria, para que os panificadores formassem o Núcleo dos Panificadores no Programa Empreender, que temos nos reunido e realizado um trabalho muito bonito. Os panificadores realmente estão se dedicando a este projeto”, informou.
“Agora Irecê conta com aproximadamente 70% de padarias no caminho dos empreendimentos ecologicamente corretos, é uma caminhada que inicia agora, do ponto de vista prático. O selo e os incentivos fiscais é um gesto do governo trabalhando ao seu lado para estimular a meta da sustentabilidade”, disse o secretário João Gonçalves.




Fonte:Redação do Cultura&Realidade
Foto:site da PMI

terça-feira, 20 de julho de 2010

Eleições 2010: Bahia tem o 4º maior colégio eleitoral

Sede do TSE em Brasília/Foto:Google

O Tribunal Superior Eleitoral-TSE, divulgou hoje(20) o quantitativo de eleitores aptos a votar na próxima eleição que acontecerá no dia 03 de outubro do corrente ano no país. O nosso Estado tem 9.550.898 eleitores, ficando apenas atrás do Estado de São Paulo, com 30.301.398,Minas Gerais com 14.522.090 e o Rio de Janeiro com 11.589.763 eleitores.

Rio de Janeiro: Disputa de racha pode ter causado a morte do filho da atriz Cissa Guimarães

Rafael e sua mãe Cissa Guimarães/foto:ag/News

Dois homens que estavam em um veículo que teria disputado um racha com o dono de um carro acusado de atropelar o filho da atriz Cissa Guimarães prestavam depoimento na 15ª DP (Gávea), no Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira. Rafael Mascarenhas, 18 anos, morreu nesta madrugada.
O corpo será cremado na quinta-feira, no Memorial do Carmo, no Caju, zona norte do Rio. O jovem foi atropelado por um motorista que trafegava em alta velocidade no túnel Acústico, na Gávea. Rafael ainda foi levado com vida para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos.
Ele teve politraumatismos na cabeça, no tórax, nos braços e nas pernas. De acordo com a Polícia Civil, o carro que atropelou Rafael (um Siena preto) saiu do túnel com os faróis apagados e estaria disputando um racha com um Honda Civic. Informações do jornal o diaonline.

Sucessão Presidencial 2010: Marina Silva participa de Twittaço e faz caminhada em SP

Foto:Ivan Pacheco/Terra


A candidata do PV a presidência da República, Marina Silva, participou do twittaço(espécie de panelaço virtual) hoje(20) organizado pelos membros e simpatizantes da candidata. Marina participou em uma lan house na rua Augusta no centro da capital Paulista. Logo após saiu em caminhada onde demonstrou que não está na campanha apenas para marcar posição de seu partido e de seu nome, mas com sua simplicidade e uma vida marcada por muitas dificuldades, pode chegar a maior posto da nação, pois sua história de vida se confunde com a vidad de milhões de Brasileiros, e é nisso que coordenação de campanha tem apostado e espera crescer nas pesquisas de opinião pública na medida que começe o horário eleitoral gratuito, e enquanto o PT e o PSDB trocam farpas pela mídia, a Senadora licenciada pelo Acre, segue fazendo sua campanha com muito respeito ao eleitor Brasileiro.

Censo 2010: IBGE divulga número para população confirmar identidade de funcionários

Foto: reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocou à disposição um número gratuito (0800-721-8181) para que a população possa checar a identidade de funcionários do Censo que começarão a trabalhar no dia 1º de agosto. Outra opção será verificar no site do órgão quem são os recenseadores que trabalharão no setor de sua residência. As medidas são para evitar que os profissionais não consigam cumprir com seu trabalho especialmente em favelas e condomínios de luxo, onde, por segurança, costuma-se ter mais dificuldade para entrevistar moradores. As visitas começam no dia 1º de agosto e vão até 30 de outubro. Serão quase 192 mil empregados temporários do IBGE. Não há hora certa para as visitas aos domicílios. Para que o morador identifique os recenseadores com facilidade, o instituto providenciou uniformes padrão. Eles usarão boné e colete azul com a informação "Censo 2010". Ao colete, estará pregado um crachá com nome e identidade do trabalhador. Informações do site Bahia notícias.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sucessão Presidencial 2010: PSDB endossa declarações do candidato a vice de Serra


Senador Sergio Guerra - foto:Google

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), endossou as declarações do deputado federal Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, que relacionou o PT às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Na verdade o que se está discutindo são fatos de conhecimento público que já mereceram dezenas e dezenas de reportagens na imprensa brasileira", disse Guerra em entrevista no início da noite desta segunda-feira (19). "As relações das Farc com o narcotráfico são tão conhecidas como as relações do PT, ou de petistas, com as Farc."Informações do Bahianotícias.

Educação: INEP divulga desempenho das escolas do Brasil no ENEM de 2009


Das 20 melhores escolas de ensino médio do país, 12 estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas. Na lista, a Bahia aparece apenas uma vez, representada pelo colégio particular Helyos, em Feira de Santana.
O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado nesta segunda-feira, 19, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do país, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7.
Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos.
As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.
Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas. A participação no Enem é voluntária. Escolas com menos de 2% de participação de alunos no exame não tiveram suas médias divulgadas. Para ter acesso ao desempenho de sua escola basta acessar a página do MEC na internet.


Fonte:agência estado/atardeonline.