• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 18 de setembro de 2010

Sucessão Presidencial: Candidata do PT diz que não sabia da atuação do filho de Erenice no governo

A candidata Dilma e a ex-ministra Erenice

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou hoje de manhã em Campinas que não sabia da atuação de Israel Guerra no governo.

Filho de sua sucessora na Casa Civil, Erenice Guerra, Israel é acusado de fazer lobby em prol de empresas privadas no ministério comandado por Dilma.

"Não tinha nenhum filho da Erenice na Casa Civil. O que tinha lá eram amigos dele [trabalhando no governo]. Se esses amigos cometeram algum delito, lamento a indicação deles, lamento profundamente", afirmou a candidata.

A petista também disse que não teve conhecimento dos alertas que o consultor Rubnei Quícoli enviou ao e-mail da Casa Civil apontando a existência de um esquema de lobby operado no governo. "Não cheguei a tomar conhecimento", disse

Segundo ela, os culpados "dessa história" --envolvendo Erenice Guerra-- têm que ser rigorosamente punidos, independentemente de quem sejam.

Sobre Erenice, ela afirmou que não se pode condená-la sem provas. "Qualquer ato que a desabone tem que ser provado, e não vice-versa. Eu aguardo, não faço pré-julgamento. A ministra Erenice trabalhou comigo e, enquanto trabalhou comigo, demonstrou muita capacidade."

Fonte:Mauricio Simionato da Folhaonline
Foto:Google

Salvador: Policial é indiciado por morte de Juiz


O soldado da Polícia Militar Daniel dos Santos Soares, autor dos disparos contra o juiz Carlos Alessandro Pitágoras, no dia 10 de julho, nas proximidades do Shopping Iguatemi, foi indiciado por homicídio. O inquérito policial, que apurou as circunstâncias da morte do magistrado, foi encaminhado ao Ministério Público nesta sexta-feira (17) pelo delegado Omar Andrade Leal. Segundo investigações da polícia judiciária, o soldado agiu em legítima defesa, “uma vez que revidou a uma agressão injusta e eminente por parte do magistrado”. O conjunto dos documentos, com 370 páginas, contém os depoimentos de 30 pessoas, além dos laudos cadavérico e de balística. Informações do Bahia notícias.


Foto:Google

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Educação: UFBA reabrirá inscrições do Vestibular 2011

Entrada principal da UFBA em Salvador


A Universidade Federal da Bahia-UFBA, reabirá as inscrições para o seu vestibular de 2011 no prazo de 27/09 a 11/10, para as cidades de Salvador,Vitória da Conquista e Barreiras. Segundo a diretora do serviço de seleção Antonia Elisa Caló, a universidade resolveu conceder mais esse prazo " porque a demanda é grande", onde segundo a mesma, foram recebidos dezenas de emails todos os dias solicitando a reabertura das inscrições.

A inscrição só poderá ser realizada pelo site http://www.ufba.br/, e o valor da taxa é de R$100,00(Cem reais), as provas da primeira fase será realizada nos dias 14 e 15 de novembro e as provas da segunda fase em 12 e 13 de dezembro.

A UFBA informa que durante o período de reabertura das inscrições, até o dia 11 de outubro, todos os candidatos, tanto os anteriormente inscritos como os recém-inscritos, poderão fazer alterações no Requerimento de Inscrição. Os cursos e vagas oferecidos são os mesmos anteriormente oferecidos e o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivamente concretizado até o dia 13 de outubro de 2010. Em nenhuma hipótese, haverá devolução do valor pago como taxa de inscrição dezembro.
Fonte:site da UFBA
foto:Google

Salvador: Marina Silva recebe o título de cidadã soteropolitana

Marina em Salvador acena para o público/Foto:Max Haack/BN

A presidenciável Marina Silva exaltou, durante o seu discurso na Câmara Municipal, em agradecimento ao recebimento do título de cidadã soteropolitana, a transformação que a educação fez em sua vida. Ela contou a sua trajetória, desde a época em que trabalhou como seringueira, na agricultura de subsistência e empregada doméstica, até a sua alfabetização aos 16 anos, formação em História, pela Universidade Federal do Acre, e pós-graduação em psicopedagogia na Universidade de Brasília. “Eu estou na Bahia agora assumindo o compromisso de que a educação será prioridade no meu governo. Eu sou fruto do milagre da educação”, constatou. A candidata ressaltou ainda o papel da segurança pública no combate ao crack e defendeu uma melhor distribuição de renda no país. Sobre a honraria, ela sentenciou: “Aqui foi onde tudo começou. Receber esse título é me encontrar com as raízes mais profundas do Brasil. Fico muito feliz”, exclamou. Informações de Evilásio Junior do site Bahia notícias.

Brasil: Diminui desigualdade racial no acesso à Educação, diz IBGE


As desigualdades raciais no acesso à educação e no rendimento diminuíram entre 1999 e 2009, apesar de continuarem elevadas, segundo mostra a Síntese de Indicadores Sociais divulgada na manhã de hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto 62,6% dos estudantes brancos de 18 a 24 anos cursavam o nível superior em 2009, o porcentual era de 28,2% para os pretos e 31,8% para os pardos, de acordo com a terminologia usada pelo instituto. Os dados apontam, entretanto, que houve forte expansão nesse indicador para todos os grupos. Em 1999, esses porcentuais eram de 33,4% para brancos, de 7,5% para pretos e de 8% entre os pardos.

Em relação à população de 25 anos ou mais com ensino superior concluído, houve crescimento na proporção de pretos (subiu de 2,3% em 1999 para 4,7% no ano passado) e pardos (passou de 2,3% para 5,3%). No mesmo período, o porcentual de brancos com diploma passou de 9,8% para 15%. Ainda segundo a pesquisa, a população branca de 15 anos ou mais tinha, em média, 8,4 anos de estudo em 2009, enquanto pretos e pardos tinham 6,7 anos.

A Síntese mostra que os rendimentos de pretos ou pardos também continuam inferiores aos de brancos, embora a diferença tenha diminuído nos últimos dez anos. Os rendimentos-hora de pretos e de pardos representavam, respectivamente, 47% e 49,6% do rendimento-hora de brancos em 1999, passando a 57,4% (para pretos e pardos) em 2009.

As desigualdades estão presentes também no analfabetismo. A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade era de 13,3% para pretos em 2009, de 13,4% para pardos e de 5,9% para brancos. Informações são da agência Estado publicada na atardeonline.
Imagem:Google

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Brasileirão 2010 série A: Confira os resultados da rodada de hoje

O inter mais uma vez levou vantagem sobre o São Paulo


No Morumbi:
São Paulo 1 x 3 Inter
São Januário:
Vasco 1 x 1 Avaí
Foto:Gaspar Nóbrega Vipcomm/Divulgação

Brasil: O que já era esperado, cai a ministra da Casa Civil


Após as novas denúncias publicadas pelo jornal Folha de São Paulo envolvendo o filho da ministra da Casa Civil,Erenice Guerra ,não tinha mais como o governo segurar a ministra no cargo. No inicio desta tarde(16), Erenice deixou o Palácio do Planalto prometendo aos ex-subordinados rebater todas as acusações e processar aqueles que "denegriram sua imagem".
A repercussão da saída da ministra causou logo as manifestações do presidente do PT José Eduardo Dutra, onde afirmou que "Não admitimos que ninguém, nem mesmo um cidadão com essa folha corrida, faça essa tentativa de forjar a participação do PT nesse episódio. Repito que todas as vezes que nos sentirmos difamados, atacados, vamos recorrer às instituições desse País", disse ao negar que o dinheiro da propina cobrada de uma empresa de consultoria de Israel Guerra, filho da ex-ministra da Casa Civil, fosse para a campanha de Dilma Rousseff a presidência.

Michel Temer, candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, disse que a demissão da ministra Erenice não vai adiar a decisão da eleição para o segundo turno,"Não estou subindo no salto, mas acho que não vai exigir segundo turno".

Já a candidata do PV Marina Silva viu como o "primeiro bom resultado. Aguardava por isso desde o início dos fatos e que bom que ele veio agora para mostrar quem realmente são as pessoas que aparecem pedindo votos. Só espero que essa saída não se traduza no fim da investigação de uma denúncia das mais graves na política deste País, principalmente em um período eleitoral cuja situação é absolutamente nebulosa".afirmou.
Foto: Erenice Guerra/ Reprodução

Educação: UNEB vai atender mais cinco municipios pela Parfor

Dirigentes da UNEB e representantes das cidades beneficiadas/Foto:Ascom/Uneb

A UNEB vai implantar em municípios do Vale do Jiquiriçá, no recôncavo sul da Bahia, uma célula do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).

Em reunião no gabinete da Reitoria da universidade, no Campus I, em Salvador, realizada nessa terça-feira, dia 14 de setembro, o reitor Lourisvaldo Valentim garantiu a implantação de turmas de licenciatura em Pedagogia nos municípios de Planaltino, Maracás, Brejões, Itatim e Elísio Medrado.

No encontro, que contou com a participação de prefeitos, secretários e representantes das cidades beneficiadas, foi assinado o consórcio que especifica as atribuições da UNEB e das prefeituras municipais para a oferta da graduação.

“Temos consciência da relevância que as licenciaturas da UNEB têm para todos os municípios baianos, pois vêm tornando realidade o sonho de muitas pessoas, que é ingressar em uma universidade pública de qualidade. Por isso não temos medido esforços para a implantação dos cursos do Parfor por todo o estado”, ressaltou o reitor Valentim.


A vice-reitora, Amélia Maraux, os pró-reitores de Graduação (Prograd), José Bites, e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), Marcelo Ávila, e a assessora dos Programas Especiais (Aspes) da Prograd, Norma Neyde Queiroz, também prestigiaram o encontro.


Norma Neyde contou que a iniciativa de procurar a UNEB para a implantação do curso foi dos próprios prefeitos: “Eles reconhecem a importância dessa graduação para o desenvolvimento desses municípios. A licenciatura vai contribuir fortemente para a melhoria da qualidade do ensino básico na região”, pontuou a assessora.

Ainda de acordo com a assessora, as inscrições para o curso, que terá duração de três anos, estão previstas para começar em novembro e as aulas já devem iniciar em janeiro de 2011, comemora.

O Parfor é um projeto criado pelo governo federal para cumprir as exigências da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação nacional, que prevê a formação inicial e continuada dos professores da educação básica.

A universidade aderiu ao plano em 2009, tonando-se a maior executora do Parfor no país. Além de já ter capacitado 20 mil docentes pelo programa Rede UNEB, outros 20 mil estão em formação pelo plano nacional.

Atualmente mais de 250 municípios baianos estão sendo beneficiados com os cursos da instituição. São oferecidas licenciaturas nas áreas de artes, ciências biológicas, ciências da computação, educação física, física, geografia, história, letras, matemática, sociologia, pedagogia e química.
Texto: Carol Soledade/Núcleo Jornalismo da UNEB
Fonte:Site UNEB.BR

Tecnologia: IPHONE 4 chega a Salvador


Quase três meses depois de seu lançamento nos EUA, o iPhone 4, da Apple, começa a ser vendido no Brasil nesta sexta-feira (17). A TIM abrirá suas lojas em nove shoppings, cada um deles em um Estado (incluindo o Shopping Iguatemi de Salvador), à zero hora para iniciar as vendas do aparelho. A Oi confirmou o lançamento, a Vivo marcou o anúncio para sexta, e a Claro informou que segue as recomendações da Apple para a divulgação das informações. Em São Paulo, o aparelho com memória de 16 gigabytes (GB), sem subsídio, custará R$ 1.799, e a versão 32 GB sairá por R$ 2.099. A Oi informou que, fora de São Paulo, os aparelhos serão R$ 60 mais caros, segundo a empresa, por diferenças tributárias. O preço é alto, levando-se em conta que, nos Estados Unidos, o valor de tabela do iPhone 4 16 GB é de US$ 199 e o 32 GB é de US$ 299, vinculados a um contrato de 24 meses com a AT&T. Informações da Agência Estado.

Fonte:Escrito por James Martins/BN
Foto:Reprodução

Cultura: Bahia perde o compositor Saul Barbosa

Saul, faleceu aos 58 anos deixando uma lacuna na música brasileira

A morte do compositor Saul Barbosa fez da quarta-feira, 15, um dia de perda para o cenário artístico da Bahia. Famosos, amigos e parceiros do músico baiano estão de luto e passaram o dia deixando mensagens de despedida e prestando solidariedade à família. Saul faleceu na madrugada desta quarta, aos 58 anos. O músico fazia tratamento para insuficiência renal há nove anos e estava internado há cerca de 90 dias no Hospital Espanhol. O corpo será cremado no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, às 10h desta quinta-feira, 16.


Fonte:atardeonline
Foto:Google

Brasileirão série A: Confira os resultados de ontem

Neymar trocou xingamentos ontem com o técnico Dorival Junior
Prudente:
Grêmio 1 x 2 Flamengo
Minas -Sete Lagoas
Cruzeiro 4 x 2 Guarani
Goiânia
Goiás 4 x 1 Botafogo
Curitiba
Atlético 2 x 1 Atlético-MG
Santos
Santos 4 x 2 Atlético-Go
Salvador
Vitória 0 x 0 Ceará
Rio de Janeiro
Fluminense 1 x 2 Corinthians
Porto Alegre
Grêmio 1 x 2 Palmeiras

Na rodada de ontem, mais uma vez o destaque foi o jogador Neymar, não só pela virada que o time do Santos sobre o Atlético de Goiás, por 4 x2, mas pela troca de xingamentos entre o jogador e o técnico Dorival Junior após o apito final do árbitro. O fato foi lamentável, que gerou um comentário do técnico do Atlético, o experiente Renê Simões, "Estou extremamente decepcionado. Eu poucas vezes vi alguém tão mal-educado como esse rapaz Neymar", disse. "Está na hora de alguém educar esse rapaz, estamos criando um monstro", afirmou.

Renê Simões é o segundo técnico que alertou sobre o comportamento do jovem atacante santista, o primeiro foi o também experiente Antonio Lopes do Avaí, já que no jogo contra o time do Santos, os jogadores do Avaí, foram "debochados" por Neymar, que dizia em campo quanto "ganhava" e outras atitudes não compatíveis para um craque.

Creio que foi um erro a permanência do jogador no Santos nesse momento, é craque é,faz diferença faz, mas a proposta que o time da vila recebeu do time Inglês era para ser aceita, pois essa "blindagem" que a equipe Paulista está dando ao jogador, podem causar muitos problemas no futuro, aliás, já começaram.



Foto:Ricardo Saibun/Ag.Estado

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eleições 2010 na Bahia: TRE libera registro candidatura do ex-prefeito de Itabuna

Mesmo com as contas rejeitadas pelos tribunais de Contas dos Municípios (TCM) e da União (TCU) no período em que foi prefeito de Itabuna (1990 e 2000), o deputado federal Geraldo Simões (PT) foi liberado pela Justiça para concorrer à reeleição este ano. O Tribunal Regional Eleitoral havia negado a candidatura do petista por conta das supostas irregularidades na época em que governava a cidade no sul da Bahia, mas nesta terça-feira (14) resolveu voltar atrás da decisão e permitiu que o parlamentar concorra ao pleito. Informações do site Bahia notícias.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Educação: Diretor da faculdade de Direito da UFBA diz que está buscando solução

Prof. Celso Castro - Diretor da Faculdade de Direito da UFBA


O diretor da Fundação Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia afirmou que não está de braços cruzados com relação ao protesto dos estudantes nesta segunda-feira (13), que reclamava da falta de professores de diversas disciplinas. Celso Castro se reuniu com a reitora Dora Leal Rosa e já tem um prazo para solucionar os problemas de falta de professores na Faculdade de Direito da Ufba. Informações do site Bahia notícias.
Foto:Reprodução

Educação: Governo quer dobrar número de engenheiros formados no país


Um programa para impulsionar a formação de engenheiros no país está sendo preparado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A ideia é dobrar o número de formados em cinco anos. A principal estratégia é diminuir o índice de evasão dos cursos universitários, que hoje é em torno de 60%.

Ainda não está definido o total a ser investido no plano, mas os recursos necessários podem chegar R$ 300 milhões. Uma comissão da Capes está preparando um documento que será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o programa seja formalizado. De acordo com o diretor de relações internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Júnior, o Plano Nacional Pró-Engenharia deve começar em 2011.

Ele explica que faltam engenheiros para as necessidades do país e o déficit deve aumentar diante de novos projetos - como a exploração da camada pré-sal, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Uma das estratégias do plano para diminuir a evasão será a oferta de bolsa permanência para estudantes dos cursos de engenharia. Como muitas desistências são geradas pelo alto grau de dificuldade dos cursos, as instituições passarão a oferecer aulas de reforço.


Outra proposta é a implantação de projetos de inovação nas escolas para que os alunos tenham contato com a prática logo no começo do curso. O programa vai estimular convênios com empresas estatais e do setor privado para que elas ofereçam estágios remunerados a esses estudantes.

O diretor da Capes ressaltou que o problema não é de falta de vagas nos cursos superiores, mas sim, de desinteresse. Em 2007, 450 mil candidatos prestaram vestibular para engenharia em todo o país, mas das 198 mil vagas disponíveis apenas 115 mil foram preenchidas.

Os cursos de engenharia interessados em participar do programa devem atender a alguns critérios, como obter nota quatro ou cinco no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Também, é importante ter pelo menos 50% do seu corpo docente com dedicação exclusiva.
Fonte:Portal r7
Imagem:Google

domingo, 12 de setembro de 2010

Sucessão Presidencial: Marina pede "investigação imediata" para suposto esquema de lobby na Casa Civil


"É preciso investigação e punição. São denúncias graves e deve-se fazer uma investigação com rigor", afirmou a candidata durante visita neste domingo ao Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Ela ressalvou que não vai "condenar ninguém sem provas". "Mas a denúncia é muito grave, e o que está sendo dito exige satisfação para a sociedade e investigação imediata", declarou.

Informada de que a nova edição da revista "Veja" traria acusações contra Erenice Guerra, Dilma Rousseff, embora "em recesso" pelo nascimento do neto, disparou pessoalmente, entre quinta e sexta, alguns telefonemas na tentativa de aferir o grau de encrenca a envolver sua sucessora na Casa Civil, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete.

Segundo a revista, Erenice teria atuado para viabilizar negócios nos Correios intermediados por uma empresa de consultoria de propriedade de seu filho Israel Guerra. Ela teria se encontrado quatro vezes, fora da agenda oficial, com o empresário Fábio Baracat, ex-sócio da MTA Linhas Aéreas, que atua com transporte de correspondências.

Depois dos encontros com Erenice, intermediados por Israel Guerra, a MTA, de acordo com a "Veja", teria conseguido contratos no valor total de R$ 84 milhões com os Correios --destes, R$ 5 milhões foram para a empresa.


Fonte:G1.com/Folhaonline