• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 25 de dezembro de 2010

Europa: Transporte se normaliza após nevascas no Natal

Casal anda com um trenó em Berna na Suíça

A situação nos transportes aéreos e ferroviários se normalizou neste sábado na Europa depois das fortes nevascas que bloquearam centenas de passageiros durante a noite de Natal.

"Não está previsto nenhum atraso aéreo para este sábado", afirmou à AFP um porta-voz da Direção Geral da Aviação Civil da França (DGAC), acrescentando que nenhum cancelamento foi programado para os voos saindo de Paris uma vez que as condições meteorológicas são favoráveis.

Cerca de mil descolagens e aterrissagens estão programadas no aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle (CDG), ao contrário dos 1.400 que em média ocorrem em um dia comum de inverno. Os movimentos do outro aeroporto de Paris, o de Orly, normalmente diminuem 35% neste dia.

Na Alemanha, a situação também melhorou nos transportes aéreos e ferroviários, apesar de ter recomeçado a nevar em várias regiões do país.

"As condições são claramente menos tensas que as de ontem", afirmou, em Berlim, um porta-voz dos trens alemães Deutsche Bahn, que acrescentou que não haveria maiores problemas.

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, por sua parte, atrasos isolados e alguns cancelamentos, mas explicou que isso se deve ao estado dos aeroportos no exterior da Alemanha.

As fortes nevascas que cobriram a Europa nos últimos dias bloquearam as vias de transporte, o que ocasionou contratempos aos turistas e fizeram com que algumas pessoas precisassem de assistência médica.

PARIS

No aeroporto Roissy-CDG de Paris, o terceiro maior da Europa, 400 voos foram cancelados na sexta-feira por causa das más condições meteorológicas, fazendo com que mais de 200 passageiros passassem a noite de Natal numa sala improvisada como dormitório.

"As crianças ganharam presentes, e nos deram comida e bebida. Vamos passar bem a noite", disse Beatriz, que pretendia embarcar para a Tunísia na tarde de sexta. O voo, no entanto, foi adiado para este sábado.

"Do que mais sentimos falta é de um bom banho", acrescentou.

Pouco antes da meia-noite, o secretário de Estado francês para os Transportes, Thierry Mariani, chegou ao Charles de Gaulle para conversar e desejar feliz Natal aos "náufragos" dos céus, anunciando que "no começo de janeiro, vamos tirar conclusões e determinar responsáveis" pelo caos natalino.

Na Dinamarca, na ilha de Bornholm, uma parteira teve que esquiar neste sábado até a casa de uma mulher que entrou em trabalho de parto durante a noite de Natal, pois todas as vias de transporte estavam bloqueadas pela neve.




Fonte:France presse-Paris/folhaonline
Foto:Pascoal Launer/Reuters

Futebol Internacional: Leonardo assume a Inter de Milão

Leonardo quando comandava o Milan de Ronaldinho gaúcho

O brasileiro Leonardo de 41 anos vai assumir o comando técnico da Inter no próximo dia 29/12. A inter é a maior rival do Milan na Itália, clube que o brasileiro também dirigiu no ano passado. O contrato do ex- lateral esquerdo do São Paulo,Flamengo e seleção brasileira é de 18 meses, segundo informa o site do clube italiano.

O craque Ronaldo, atacante do Corinthians usou o seu twitter para desejar boa sorte ao seu ex-companheiro de seleção brasileira de 1994 e 1998.
"Toda sorte do mundo ao meu amigo Leonardo que foi anunciado como novo treinador da Inter de Milão".

Leonardo vai substituir o técnico demitido Rafael Benitez, mesmo o mesmo tendo acabar de ganhar o undial de clubes da Fifa nesse mês de dezembro.
Foto:Google

Governo Lula: " Falta credibilidade a Jornais" diz Ministro Franklin Martins

" Os jornais vivem hoje um seríssimo problema de credibilidade" diz Martins

Às vésperas de deixar o governo, o ministro Franklin Martins (Comunicação Social) voltou a fazer críticas à mídia brasileira.

Em entrevista ao site "Congresso em Foco", Franklin acusou a imprensa brasileira de ser "partidária", de ter "má vontade" com o governo e de fazer "dobradinha" com a oposição.

O ministro fez ataques aos grandes jornais --chamados por ele de "jornalões"-- ao afirmar que esses veículos vivem hoje um "seriíssimo problema de credibilidade".

"Um grande número de leitores não acredita mais no que o jornal diz. (...) Muitas vezes os leitores perceberam que havia má vontade com o governo, desproporcional. E havia uma leniência com a oposição", afirmou.

Franklin disse que os jornais distorceram números favoráveis ao governo e vão terminar a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "vendendo menos do que vendiam antes".

REGULAÇÃO DA MÍDIA

Ao falar sobre o projeto de regulação da mídia que vai encaminhar à presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), o ministro disse que a sociedade vai ser a "mais prejudicada" se ele não sair do papel.

"Há certas obrigações que devem ser contempladas. Isso se faz no mundo inteiro e ninguém nunca achou que é censura", disse Franklin.

A Folha revelou no início do mês uma minuta do projeto de regulação da mídia, elaborada por um grupo coordenado por Franklin, que prevê a criação de uma Agência Nacional de Comunicação.

O órgão teria poderes para multar empresas que veicularem programação considerada ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário.

Segundo o ministro, o projeto a ser enviado a Dilma vai incluir "pluralismo, equilíbrio e respeito à privacidade das pessoas".


Fonte:Republicado da folha folhaonline edição 25/12.
Foto:Google

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fim de Ano: Confira o que abre e fecha nos feriados em Salvador

Foto: Reprodução

O site Bahianotícias elaborou uma lista com os dias e horários de funcionamento dos principais serviços,de bancos,supermercados e lazer na capital baiana para esse feriado de Natal e Ano Novo.

Confira os locais e horários de funcionamento.

Shoppings: Barra - Não funciona nos dias 25/12 e 1º/01. Iguatemi - Não funciona nos dias 25/12 e 1º/01. Lapa - Não funciona nos dias 25/12 e 1º/01. Nos dias 26/12 e 2/01, estarão abertas somente as lojas de departamento, das 13h às 19h, e a praça de alimentação e cinema, das 12h às 20h. Paralela - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Piedade - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Salvador Shopping - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Shopping Salvador Norte - Nos dias 25/12 e 1º/01 funcionam os cinemas a partir das 10h. O funcionamento da praça de alimentação fica a critério dos comerciantes. Paseio Itaigara - As lojas não funcionam nos dias 25/12 e 1º/01. O Cine Vivo funciona a partir das 10h e a praça de alimentação fica a critério dos comerciantes. Itaigara - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Pituba Parque Center - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Brotas Center - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Aeroclube - O cinema funciona normalmente, a partir das 10h. A abertura das lojas fica a critério de cada comerciante.

Supermercados: Bompreço - Nenhuma loja do grupo Walmart (Hiper Bompreço, Bompreço e Todo Dia) abre nos dias 25/12 e 1º/01. GBarbosa - As lojas do GBarbosa (Iguatemi, Costa Azul, San Martin, Fazenda Grande do Retiro e Brotas) não abrem nos dias 25/12 e 1º/01. Atacadão - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Extra - As lojas Extra (Paralela, Vasco da Gama e Rótula do Abacaxi) não abrem nos dias 25/12 e 1º/01. Makro - As lojas Makro (Iguatemi e BR-324) não abrem nos dias 25/12 e 1º/01. Mercantil Rodrigues - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01. Hiperideal - Nos dias 25/12 e 1º/01 as unidades de Stella Maris e Itapuã abrem das 7h às 20h. As lojas da Barra e Graça, das 7h às 18h; Piatã das 7h às 22h e Pituba das 6h30 às 22h. A loja do shopping Paralela não abre. Já o Mixideal abre das 7h às 18h no Vale do Ogunjá e a unidade de Pirajá estará fechada. Atakarejo - Ainda não definiu seu horário de funcionamento.

Serviços:

Bancos - As agências bancárias estarão fechadas. Já os terminais de auto-atendimento funcionam normalmente.

Órgãos públicos municipais - Funcionam apenas o serviços considerados essenciais como os de saúde e fiscalização da poluição sonora.

Órgãos públicos estaduais – Funcionam apenas os serviços considerados essenciais, como policiamento, atendimento médico em prontos-socorros e hospitais públicos.

SAC - As unidades do SAC não abrem nos dias 25/12 e 1º/01.

Lazer: Zoológico
Nos dias 25/12 e 1º/01, funciona em seu horário normal, das 8h30 até 17h.
Parque da Cidade – Nos dias 25/12 e 1º/01 abre normalmente, das 6h às 18h.

Mercado Modelo - Não abre nos dias 25/12 e 1º/01.

Museus do Ipac - Os museus vinculados ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) não funcionam nos dias 25/12 e 1º/01.

Religião: Coral da PIB-Irecê fez sua 1ª apresentação da cantata de Natal

O coral tem a regência do Pr. Eliezer Perruci -Foto:Michele Rocha

O coral da Primeira Igreja Batista em Irecê fez ontem a noite (23) sua 1ª apresentação na Igreja Batista de Hidrolândia, disrito do municipio de Uibaí, distante 50 km da cidade de Irecê.
Foi um momento muito marcante para a igreja de Hidrolândia que recebeu a cantata de Natal da PIB sob a regência do Pr. Presidente Eliezer Perruci que conta com 28 coristas. O pastor Raul presidente da igreja de hidrolândia agradeceu a presença do Coral como também de demais membros da PIB, e ressaltou a importância do verdadeiro sentido de natal.

Amanhã (25) será a segunda apresentação na sede da Igreja, situada na praça do feijão,às 19:30 e a terceira e última apresentação acontecerá no domingo(26) na congregação do bairro Novo Horizonte também ás 19:30.

São Paulo: Morre ex- governador Orestes Quércia

Quercia morreu aos 72 anos - Foto:Reprodução

Morreu na manhã desta sexta-feira (24) o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, aos 72 anos, informou a assessoria do hospital Sírio Libanês, onde Quércia estava internado para tratar de um câncer na próstata. No início de setembro, ele teve diagnosticado um tumor de próstata que havia sido tratado há mais de dez anos. Dias depois, o peemedebista desistiu de sua candidatura ao Senado para tratar a doença. Informações do G1.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Internacional: "Há ainda material de impacto sobre EUA" diz fundador do WikiLeaks em entrevista exclusiva ao Estadão

segundo Assange,pressão Americana sobre Dilma pode ser "forte" Foto: Paul Hackett/Reuters


GENEBRA - Julian Assange, fundador do grupo WikiLeaks, tem causado uma série de embaraços a Washington com a divulgação de telegramas secretos da diplomacia americana. Em sua primeira entrevista a um jornal latino-americano desde que foi libertado sob fiança pela Justiça da Grã-Bretanha, no dia 16, Assange falou ao Estado, por telefone, sobre a pressão feita pelos EUA.

Para ele, o que Washington faz hoje somente se compara aos anos do macarthismo - o período de perseguição política, entre os anos 40 e 50, por parte do Estado americano contra suspeitos de simpatizar com o comunismo. Ele garante que um material ainda mais explosivo está por surgir em 2011 em relação aos EUA. "Os valores americanos estão sendo jogados no lixo", alertou, sobre a pressão que tem recebido.

O australiano mostra que conhece em detalhes a situação no Brasil. Critica a corrupção no País e a censura adotada por atos da Justiça contra a imprensa. Ele anuncia que poderá usar o Brasil como base de suas operações em 2011 e diz que não descartaria a possibilidade de ir ao Brasil se uma oferta de asilo fosse feita.

O fundador do WikiLeaks admite que a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu apoio foi "corajosa", mas agora espera que o governo de Dilma Rousseff faça o mesmo. Assange também se defendeu da acusação de que cometeu crimes sexuais na Suécia. O australiano se classifica como "preso político", diz temer por sua vida e confirmou que ele e seus filhos têm recebido ameaças de morte. Eis os principais trechos da entrevista.

Para alguns, o sr. abriu uma nova fronteira na liberdade de imprensa, para outros, é um anarquista da internet. Como o sr. se define?

Vamos colocar de forma simples. Sou um publisher. E esse é meu papel. Como publisher tenho de organizar nosso pessoal e administrar a sequencia do material. Não pretendo ganhar dinheiro, mas levar conhecimento às pessoas para que entendam seu mundo.

O que se nota é a pressão feita pelo governo americano em relação ao sr. O vice-presidente americano, Joe Biden, o qualificou de terrorista high tech. Como essa pressão afeta sua vida?

Talvez o que mais se aproxime desse tipo de comportamento seja o período macarthista. Vemos declarações de que eu sou um terrorista high tech, de que toda nossa organização deve ser perseguida, como Osama bin Laden. Leis propostas no Senado nos qualificam de ameaça transnacional para que ações possam ser tomadas contra nós. Todo esse comportamento contra uma organização que apenas publicou o material a que teve acesso é alarmante. Isso revela algo que não víamos antes e o quanto a retórica dos EUA sobre a liberdade de imprensa na China ou outros países é falsa. Quando começamos a publicar algo sério, que poderia levar a reformas, e de fato eram informações embaraçosas, vimos as leis e os valores dos EUA serem jogados no lixo, de forma preocupante.

Como essa pressão tem sido traduzida em ações reais contra o sr. e outros membros do WikiLeaks?

O FBI foi ao País de Gales. Fizeram uma busca na casa da mãe de Bradley Manning (analista de inteligência do Exército americano acusado de ter revelado documentos secretos sobre as guerras no Afeganistão e Iraque). Os EUA tentam me indiciar por conspiração, espionagem ou outros crimes para garantir minha prisão pelo restante da vida. Vemos a pressão ampla dos EUA em países aliados como Austrália, Grã-Bretanha e Suécia para me espionar e processar.

Com toda essa pressão, como o WikiLeaks consegue sobreviver financeiramente?

Temos uma base de apoio, em todo o mundo, incluindo os EUA e Austrália. Na situação australiana, vimos uma petição com 600 mil pessoas num país de 20 milhões de habitantes; na América do Sul, e especialmente no Brasil, recebemos apoio político. O aspecto financeiro é difícil. É verdade que Visa, Mastercard e Bank of America, sem autorização judicial, cortaram nossas transações financeiras. Mas há mais formas de as pessoas nos ajudarem. Infelizmente, a forma mais fácil é por cartão de crédito - e isso foi tirado de nós.

O sr. estaria guardando algo ainda mais poderoso contra os EUA para ser publicado, que abalaria o governo americano?

Temos várias revelações ainda que teriam um impacto político grande para o governo americano e para outros governos. Mas vamos seguir nosso trabalho normal. Só revelamos 2.250 mil telegramas de 250 mil. Há muito, muito mais.

Qual o impacto disso tudo e dessas revelações que o sr. traz para a democracia no mundo?

O que eu espero é que nosso trabalho mostre às pessoas em todo o mundo como é que o mundo de fato funciona.

Para 2011, quais são os planos de WikiLeaks?

Para 2011, vamos publicar mais telegramas sobre países e sobre mais de cem organizações. Mas também teremos outras publicações. Vamos expandir nossa estrutura.

Que tipo de revelações estarão nas próximas publicações?

Temos milhares e milhares de documentos significativos. Alguns dos mais significativos foram sobre os bancos, na Suíça, Islândia, Ilhas Cayman, EUA e Grã-Bretanha.

Algum plano sobre ampliar sua organização no Brasil?

Sim. Temos alguns brasileiros já trabalhando nas últimas semanas. Mas vemos muito apoio vindo do Brasil, tanto da população, mídia, da forte e emergente cultura de internet. E também há muita corrupção. Portanto, haverá bons tempos no futuro no Brasil para nós.

Lula disse que o apoia. Mas esse apoio vem de um governo criticado por ter pensado em tomar medidas contra a imprensa. Como o sr. avalia essa posição?

O fato é que temos 2.855 telegramas sobre o Brasil (com a Embaixada dos EUA em Brasília como origem ou destino das mensagens). Mas há outros que vêm de outros países. São pelo menos outros 2.000. Sobre Lula, ele tem adotado uma posição corajosa em relação à independência do País há tempos. Mas agora está na posição de quem está terminando o mandato, que pode falar de forma mais livre sobre o que genuinamente pensa. Ao fazer essas declarações, talvez estabeleça a base e torne mais fácil para a próxima presidente tomar a mesma posição. Mas imagino que ela e o governo terão de tomar cuidado em relação os EUA.

Dilma seria mais hesitante...

Suspeito que isso seja verdade. Mas talvez ela surpreenda e demonstre ter suficiente coragem. Temos exposto a manipulação de muitos países pelos EUA, pelas ações do Departamento de Estado. Portanto, não será mais tão fácil fazer isso como era no passado. E talvez isso possa proteger o Brasil.

Sobre liberdade de informação na América Latina, qual a avaliação do sr.? É algo que o preocupa ou não mais do que em outras regiões?

Há boas leis e proteções constitucionais em vários países latino-americanos. Mas a questão é se essas leis estão sendo seguidas na prática. A associação entre Estados (e seus Poderes Judiciários) e empresas pode permitir a censura na prática. Entendo que há um grande escândalo em relação ao blog Falha de S. Paulo, que é uma sátira ao nome do jornal com o qual temos uma parceria no Brasil (mais informações nesta página). Entendo a importância de proteger a marca e temos sites similares que se passam por WikiLeaks. Mas o blog não pretende ser o jornal e acho que deve ser liberado. A censura é um problema especial quando ocorre de forma camuflada. Sempre que haja censura, ela deve ser denunciada.

O sr. se considera um preso político? Teme por sua vida?

Sim, nesse caso. Apesar das alegações não serem de crimes políticos, não há dúvidas de que nenhuma outra pessoa estaria na prisão esperando extradição. Ameaças de morte são feitas diariamente, contra meu pessoal, contra meus filhos.

Contra seus filhos... Em quais circunstâncias?

Sim, contra meus filhos. Há ainda ameaças contra meus advogados. Entramos em um assunto muito sério. Na noite passada, vimos no Canal Fox, comentaristas e políticos apelando pelo meu assassinato. Um deles até disse que tinham de se livrar de mim, mesmo de forma ilegal. Isso deve estar estimulando os militares americanos, militantes e loucos de todo o tipo. Não acho que seja provável, ainda que não seja impossível, que o governo dos EUA diretamente tente me assassinar. Mas o mais provável é que indivíduos, militares ou doentes mentais, influenciados pelos políticos, tentem fazer o trabalho. Ou que outros Estados, tentando agradar aos americanos, tentem se livrar de mim. Daniel Ellsberg, famoso por ter vazado os Papéis do Pentágono de 1971 [que revelaram segredos sobre a Guerra do Vietnã], disse que existe a possibilidade de que o governo americano me assassine, com base nos planos que existiram para assassiná-lo.

O sr. já pensou em pedir asilo no Brasil?

Seria ótimo ter isso oferecido. Há alguma reflexão sendo feita de que o Brasil seria um bom lugar para instalar algumas de nossas operações. É um país grande o suficiente para ser independente da pressão dos EUA, tem força econômica e militar suficiente para fazer isso. E não é um país como China e Rússia que não são tão tolerantes com a liberdade de imprensa. Talvez o Brasil seria um bom país para que coloquemos parte de nossas operações.

O que "The Guardian" fez ao divulgar seu caso de suposto assédio sexual foi da mesma natureza do que o WikiLeaks faz?

Não. Transparência é para governos. Não para indivíduos. O objetivo de revelar informações sobre pessoas poderosas é cobrar responsabilidade deles. Quando um governo dá material legal para um jornal para prejudicar alguém, trata-se de um abuso. O repórter que foi escolhido para receber a informação é um conhecido crítico de nossa organização. O Guardian não perguntou por que foi liberada essa documentação antes de uma audiência na Corte. Quais são os motivos envolvidos. São perguntas que não foram respondidas.

Fonte:Entrevista concedida via telefone a Jamil Chade do Estado de S.Paulo.

Brasil: Lula e Presidenta eleita vão visitar José Alencar


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aguardado nesta manhã no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma visita ao vice-presidente da República, José Alencar, que voltou a ser internado ontem e passou por uma cirurgia de emergência. Alencar passou por uma cirurgia na tentativa de contenção de uma hemorragia no abdômen e seu caso é considerado pela equipe médica o mais delicado desde o início do seu tratamento contra o câncer.

A presidente eleita, Dilma Rousseff, acompanha Lula. Ambos partiram da Base Aérea de Brasília por volta das 8h45. Não foi divulgado nenhum novo boletim médico sobre o estado de saúde de Alencar desde a noite de ontem.

A cirurgia de emergência a qual foi submetido ontem o vice-presidente durou três horas e terminou por volta das 21 horas. Em entrevista, o cirurgião Raul Cutait afirmou que Alencar estava num "quadro delicado de hemorragia abdominal" e passava por seu "momento mais difícil". Cutait contou que, durante a cirurgia, a equipe médica tentou estancar a hemorragia, mas não obteve sucesso.

Nota distribuída à noite pelo hospital detalhou o quadro clínico. "O vice-presidente da República, José Alencar, foi submetido a uma cirurgia de urgência para tratar uma hemorragia digestiva grave atribuída a tumor sangrante no intestino delgado. Através de uma laparotomia exploradora, tentou-se chegar ao local do sangramento. Contudo, devido a intensas aderências entre as alças intestinais e a parede abdominal não foi possível abordar o tumor, conforme proposto. O paciente encontra-se em estado crítico, porém estável, e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI)."

Alencar, que tem 79 anos, luta contra um câncer na região do abdome há mais de 13 anos. Ontem, passou pela 17.ª cirurgia. Seu quadro de saúde tem se agravado nos últimos meses. Ele ficou internado por 24 dias, entre outubro e novembro.


Fonte:Ag.Estado/atarde
Foto:Reproudção

Novo Governo: Deputado eleito pela Bahia irá para o MDA

Afonso é o novo ministro do MDA

O deputado federal eleito Afonso Florence Bandeira(PT), foi anunciado ontem como o titular da pasta do ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)do governo Dilma, que terá recursos na ordem de 6 bilhões para 2011, conforme palavras do futuro ministro em entrevista coletiva ontem(22) na governadoria no Centro Administrativo da Bahia em Salvador.

“Não é uma pasta complicada. Definiria como uma pasta que contém uma importância estratégica singular. Nós viemos do movimento social e queremos muito mais. O papel é mediar as reivindicações, dar continuidade à reforma agrária e atender às políticas públicas para a agricultura familiar. Teremos uma relação profícua com os movimentos sociais”, afirmou. Florence agradeceu ao governador Wagner pela indicação, "ele teve um papel fundamental, é um líder do projeto nacional". Florence foi secretario de desenvolvimento social no primeiro mandato do governador Wagner.

O futuro ministro é natural de Salvador, tem 50 anos, casado, professor universitário e segundo informou ao TSE no registro de sua candidatura possui um patrimônio de R$ 198.100,00(Cento noventa oito mil e cem reais).


Fonte:Bahianotícias
TSE
Foto:Davi Mendes/BN

Fim de Ano: Aeroviários adiam greve para dia 03/01


Devido à uma liminar Tribunal Superior do Trabalho (TST) que aplicava multa diária de R$ 100 mil por dia ao sindicato, caso menos de 80% do efetivo não trabalhasse, os comissários de bordo e pilotos de avião decidiram adiar a greve marcada para começar nesta quinta-feira (23) em todo o país. Como a decisão judicial restringe a multa para o período entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2011, a idéia é iniciar a greve no dia 3. O Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea) fez nesta madrugada uma proposta de reajuste de 8% aos trabalhadores, elevando a proposta inicial de 6,05% e aguarda uma nova posição dos trabalhadores. Os aeroviários solicitam aumento de 13%.


Fonte:Bahianotícias
Foto:Xando/ag.atarde

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Fim de Ano: Presidente Lula pede maturidade a empresas aéreas e trabalhadores

Longas filas se formaram no aeroporto de Salvador nesta quarta-feira-Foto:Xando Pereira/ag.atarde


Em rápida entrevista no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, 22, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse esperar um entendimento de empresários e trabalhadores do setor aéreo para evitar transtornos à população neste Natal.

"Acho que empresários e trabalhadores devem flexibilizar um pouco. Não é correto e humano alguém impedir que uma pessoa viaje no Natal", disse o presidente, logo após participar da solenidade de sanção do marco regulatório do pré-sal.

Lula relatou que pediu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, e do Planejamento, Paulo Bernardo, para buscarem entendimento. "Eu conversei ontem com os ministros Jobim e Paulo Bernardo para que conversassem com as empresas e trabalhadores, para que não abusassem da paciência dos brasileiros", afirmou.

O presidente ressaltou que sempre defendeu o direito de greve, mas que, neste caso, uma eventual paralisação do setor aéreo atingirá as pessoas comuns. "O que não pode é o povo sofrer os atos inconsequentes de uma má negociação", disse. "Espero que haja, e tenho certeza de que haverá, maturidade por parte de empresários e trabalhadores."



Fonte:Ag.estado/atardeonline

Brasil: Agrava-se o estado de saúde do Vice-Presidente


Depois de uma breve melhora e cinco dias de alta, o vice-presidente da República, José Alencar, voltou para o hospital na manhã desta quarta-feira (22) em caráter de emergência. Alencar recebeu transfusão de sangue por causa de uma hemorragia digestiva grave antes de ser encaminhado para uma cirurgia. A assessoria do hospital Sírio Libanês, que fica em São Paulo, informou que o vice- presidente foi encaminhado ao centro cirúrgico por volta das 16h30. Com informações do Estadão.


Fonte:Bahianotícias
Imagem:Google

Salvador: Disputa por diretoria foi a causa da tragédia na Boa Farma

Waldir Régis(de Blaser) era o atual presidente da Empresa -foto:Reprodução

Reportagem publicada no jornal Correio de Salvador informa os bastidores da morte do presidente da rede de farmácias Boa Farma, Waldir Mattos Régis, 71, e ex-Vice-Prefeito de Salvador (1989-1992) na gestão do Prefeito Fernando José.

Segundo o jornal, os dois vivam um clima tenso pela disputa da diretoria, e piorou quando Albérico aceitou uma proposta para se afastar da empresa. “Ele recebeu R$ 12 mil para deixar o cargo e ficou combinado que ele continuaria recebendo seu salário, de aproximadamente R$ 2 mil, até a posse da nova diretoria”, explica uma funcionária, que participou da negociação. O acordo assinado entre Albérico e Waldir, segundo ela, continha ainda duas cláusulas importantes, que deveriam ser cumpridas por Albérico, além da compensação financeira acertada: a primeira, proibia o ex-diretor de frequentar a sede da empresa e, no segundo tópico, ele abria mão de disputar as próximas eleições para a presidência da empresa. “Foi proposto e aprovado em assembleia, que o e-mail coorporativo de Albérico também seria cortado. Mas, ele descobriu (...). Quando a conta de e-mail dele foi suspensa, ele garantiu que cumpriria sua promessa e mataria Waldir”, completou a ex-funcionária.
Fonte:Bahia notícias c/acréscimo

Bahia: Incêndio no prédio da Oi causa prejuízos em todo o Estado II


O prejuízo da telefonia Oi com o incêndio que destruiu o prédio central da empresa, no bairro do Itaigara, em Salvador, nesta terça-feira (21), pode chegar a R$ 400 milhões. De acordo com um técnico da operadora que não quis se identificar, esse valor corresponde apenas aos equipamentos responsáveis pelos serviços de comunicação de telefonias móvel, fixa e internet, destruídos pelo fogo. O incêndio foi controlado no início da manhã desta quarta-feira (22), mas os bombeiros permanecem no local para realizar o trabalho de rescaldo, e evitar novos focos de incêndio. Técnicos em Segurança da Petrobras auxiliam no trabalho de vistoria do edifício para saber se há alguma possibilidade de desabamento. Em nota, a Oi afirmou que os serviços já estão sendo restabelecidos. Além da Bahia, o incidente causou transtornos em cidades de Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão e Sergipe.Informações de Davi Pina do site Bahi notícias.


Imagem:Reprodução

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Diplomacia: Itamaraty pressionou juiz para liberar pilotos da Legacy


O Itamaraty ajudou o governo dos EUA a pressionar juízes brasileiros para que os pilotos norte-americanos do jato Legacy envolvido no desastre do voo 1907 da Gol, em 2006, pudessem sair do Brasil e voltar ao seu país.

Inúmeros telegramas obtidos pela ONG WikiLeaks (www.wikileaks.ch) confirmam que pelo menos um embaixador brasileiro telefonou para os juízes intercedendo pelos americanos e que o embaixador dos EUA na época, Clifford Sobel, soube por antecipação que os pilotos seriam liberados para voltar.

O acidente ocorreu em 29 de setembro de 2006, quando o Legacy se chocou em pleno ar com um Boeing da Gol que fazia a rota Manaus Brasília com 154 pessoas. O Boeing caiu, sem sobreviventes, no então maior acidente da aviação brasileira.

Os pilotos do Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que conseguiram pousar o avião em Mato Grosso, foram acusados de voar com o transponder desligado.

Isso impediu que os radares do sistema de controle de voo em Brasília identificassem que o jato voava numa altitude errada e que os sistemas anticolisão dos dois aviões "conversassem" e evitassem o acidente.

Proibidos de sair do Brasil, Lepore e Paladino tiveram ajuda não apenas dos diplomatas dos EUA, mas do próprio governo brasileiro, conforme os telegramas do WikiLeaks. A Folha e outras seis publicações têm acesso antecipado a esses documentos.

Em um telegrama confidencial de 17 de novembro de 2006, enviado pela embaixada dos EUA em Brasília para Washington, está escrito que o embaixador Manoel Gomes Pereira "repassaria" as "preocupações" dos norte-americanos ao tribunal que daria ou não o direito de os pilotos deixarem o Brasil.

"Ele [Pereira] disse que faria isso oralmente, pois teme que comunicação escrita possa produzir efeito contrário aos pilotos", diz o texto.

Em 24 de novembro, a diplomacia dos EUA escreve: "O embaixador Manoel Gomes Pereira telefonou para o cônsul-geral Simon Henshaw e disse que havia contatado dois dos juízes do processo dos pilotos e transmitiu as nossas preocupações".

Com apenas um parágrafo, o documento termina com um alerta: "Ele [o brasileiro] recomenda que nenhuma ação extra seja tomada até a decisão pois os juízes são sensíveis a pressão externa".

Nove dias depois, em 5 de dezembro de 2006, a Justiça Federal concedeu habeas corpus para Lepore e Paladino. Eles receberam seus passaportes e voltaram no dia 8 para os EUA, onde foram recebidos em festa, para revolta das famílias das vítimas.

Dias antes de a Justiça Federal liberar os pilotos, a diplomacia norte-americana já demonstrava segurança sobre como seria a sentença.

Num telegrama de 1º de dezembro de 2006, o então embaixador americano Clifford Sobel escreveu: "É só uma questão de quando, e não de se, para que os pilotos do Legacy (...) sejam autorizados a deixar o Brasil".

Procurado, o Itamaraty disse que não ia comentar, por não ter conhecimento do conteúdo dos telegramas.


Obs:Matéria transcrita da reportagem de Fernando Rodrigues e Eliane Contanhede da Folhaonline.


Bahia: Incêndio no prédio da Oi causa prejuízos em todo o Estado

Carro de Bombeiro na sede da Oi em Salvador

Após um incêndio ter atingido o prédio da Oi, no bairro do Itaigara, não só os clientes da telefonia móvel e fixa da operadora em Salvador e Sergipe ficaram prejudicados por conta da incomunicabilidade. A Central de Telecomunicação das Polícias Militar e Civil (Centel) e o atendimento da Coelba estão com problemas. Os lojistas dos shoppings e do centro de Salvador também estão prejudicados, além das Casas Lotéricas, que possuem sistema de jogos interligado ao da Oi. Em pleno período de compras de final de ano, os lojistas podem se preparar, pois o prejuízo com os problemas nas maquinetas serão consideráveis e, mais uma vez, o consumidor sofrerá as consequências.

Na cidade de Irecê houve muitos transtornos por causa do ocorrido com a operadora, clientes de bancos,casas lotéricas, e lojas foram os mais afetados, tendo em vista que nesse período natalino aumenta muito o fluxo de pessoas de toda micro-região na cidade, que conta com uma população flutuante em torno de 100 mil diariamente. Na cidade existem muitas queixas com relação a operadora e com esse incêndio, a tendência é que os serviços oferecidos piorem.


Fonte:Rafael Alburquerque do Bahianotíciasc/ acréscimo do blogueiro
Foto:CorreiodaBahia

Televisão: Morre Lupe Gigliotti, irmã de Chico Anísio

Lupe ao lado do irmão que ainda não sabe de sua morte-Foto:Ag.News

A atriz Lupe Gigliotti, de 84 anos, morreu na noite deste domingo (19) no Rio de Janeiro. Irmã do humorista Chico Anysio, ela lutava contra um câncer de pulmão há dois anos e faleceu em casa, no bairro de Copacabana. Até o momento não foram divulgadas informações sobre a causa da morte, o velório e enterro da atriz.

Maria Lupicínia Viana de Paula, ou simplesmente Lupe Gigliotti na carreira artística, nasceu em Maranguape (CE), na região metropolitana de Fortaleza, no dia 1º de julho de 1926. Seu último papel na televisão foi como a Áurea de Cama de Gato (Globo). Além de novelas, Lupe também fez carreira em humorísticos como Zorra Total e A Diarista.


Fonte:PortalR7

Irecê: PIB Irecê faz último ensaio da cantata de Natal

A apresentação do coristas em 2009 Foto:Reprodução

Hoje (21) à noite na PIB-Primeira Igreja Batista de Irecê, os membros que fazem parte do coral fazem o último ensaio da cantata de Natal 2010. Estão previstas 03(três) apresentações, sendo que a primeira será no dia 23(quinta-feira) no distrito de Hidrolândia, município de Uibai, distante 42 km da cidade de Irecê, no dia 25 (sábado) será na sede da Igreja situada na praça do feijão, e a terceira e última apresentação na congregação Batista do bairro Novo Horizonte perfiferia da cidade no domingo(26).

Esse ano o coral conta com 28 coristas,sob a regência do Pr. Eliezer Perruci, onde houve um aumento significativo dos coristas, tendo em vista que no ano passado foram 18 vozes. "Uma bela apresentação é para a glorificação do nosso Deus, poderoso e rico de misericórdia, ele é merecedor de toda honra". disse o Pastor Eliezer Perruci, presidente da PIB-Irecê. A igreja completará em fevereiro próximo 44 anos na cidade de Irecê.

Brasília: "Emenda individual tem de acabar" diz Controlador Geral da União


Idealizado pelo ex-ministro Waldir Pires, o sistema de auditorias por sorteios nos municípios serviu para desbaratar nos últimos anos três grandes esquemas de desvio de verbas públicas federais. O primeiro foi a máfia das ambulâncias, uma organização nacional que superfaturava a compra desse tipo de veículos pelas prefeituras. O segundo foi o esquema João de Barro, de desvio de dinheiro destinado a habitações populares e saneamento. Agora, foi a partir dos sorteios que se começou a verificar a existência de uma organização que cria instituições fantasmas, superfatura – ou, simplesmente, não realiza – festas para desviar recursos do Ministério do Turismo.

Além do fato de terem sido descobertos a partir das auditorias por sorteio realizadas pela equipe da Controladoria Geral da União (CGU), os três esquemas têm uma outra coisa em comum: o dinheiro desviado provém de emendas parlamentares individuais ao Orçamento Geral da União. Num conluio que envolve parlamentares, prefeituras e as instituições que realizarão as obras e eventos, o dinheiro público vai sistematicamente sendo desviado para bolsos alheios.

Emendas pulverizam o dinheiro público em pequenas obras de interesse público menor. E fazem o parlamentar exercer papel de vereador”

“Sou totalmente contrário à existência das emendas orçamentárias individuais”, fulmina, em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco, o ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage. “Primeiro, tais emendas pulverizam o dinheiro público em pequenas obras de interesse público menor. Em segundo, fazem com que o parlamentar federal exerça um papel de vereador, quando ele deveria estar preocupado com os grandes debates nacionais. E, finalmente, porque tem sido esse o principal caminho para os desvios de dinheiro público que verificamos”, diz Hage.

Na verdade, não é de hoje que se conhece o potencial de devastação das verbas públicas que têm as emendas individuais ao orçamento. Em 1993, isso já tinha sido verificado pela CPI dos Anões do Orçamento. Num primeiro momento, por determinação da CPI, acabou-se com as emendas individuais. Mas, depois, elas voltaram com força total. Hoje, viraram a parte sagrada da discussão do orçamento no Congresso. Cada parlamentar possui uma cota de R$ 13 milhões para apresentar as suas emendas. E, pelo acordo tácito feito no Congresso, elas são acatadas no relatório final sem discussão. O resultado final dessa festa é que, nos ministérios preferidos dos parlamentares, a maioria do orçamento para investimentos acaba sendo formado pelo dinheiro das emendas individuais. No caso do Ministério do Turismo, por exemplo, se o ministro resolvesse se recusar a liberar recursos para as emendas, ele praticamente nada executaria durante o ano.

“Esses três casos maiores que verificamos de desvio de verbas a partir das emendas têm muitos pontos em comum. E a verdade é que, infelizmente, têm também vários personagens em comum”, diz Jorge Hage, sem citar nomes de parlamentares. “Essa não é a nossa tarefa. Essa é tarefa do Ministério Público e da Polícia Federal, que passa a trabalhar a partir dos indícios que encontramos”, completa. O que se verifica é que o parlamentar, ao elaborar a sua emenda, já tem em mente (ou mesmo indica) quem receberá o recurso. A prefeitura contrata tal empresa ou instituição. A obra é superfaturada ou feita de forma maquiada para sobrar recursos. E assim segue o esquema.

No caso da máfia das ambulâncias, o esquema tinha caráter nacional. Empresas dividiram o país. Em cada região, as ambulâncias eram compradas de uma determinada empresa, sempre com superfaturamento. Na João de Barro, o esquema foi mais concentrado em Minas Gerais. E, “Infelizmente, estamos longe de conseguir chegar à necessária reformulação orçamentária que acabaria com esses expedientes”
agora, verifica-se uma concentração do esquema do Turismo em Goiás. No caso do Turismo, Jorge Hage verifica uma volta a um procedimento semelhante ao que era praticado na década de 90 pelos anões: a criação de entidades fantasmas. Na época, para receber o que chamavam de subvenções sociais, agora, para, supostamente, realizar eventos. Para tanto, são criadas Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).

Fábrica de Oscips

“Ficou algo tão lucrativo que descobrimos a existência de fábricas de ONGs e Oscips”, conta Hage. A fábrica de ONGs e Oscips descoberta fica na cidade de Alto Paraíso, em Goiás, até então um pequeno município próximo à Chapada dos Veadeiros famoso por abrigar comunidades hippies e esotéricas. Ao fazer um levantamento nacional das Oscips, a CGU verificou a existência de 5,4 mil organizações desse tipo em todo o país. Cidades e regiões maiores tinham, naturalmente, mais Oscips. A maior concentração ficava em São Paulo: 400 Oscips. Foi nessa verificação que Alto Paraíso chamou a atenção: um município de apenas 6,8 mil habitantes registrava a existência de 11 Oscips.

Mais estranha ficou a coisa quando se verificou que todas elas tinham como presidente a mesma pessoa, Aline Aparecida Brazão. Mais um aprofundamento verificou que Aline era ou tinha sido presidente de nada menos que 45 diferentes Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.

Ao lado de Aline, a CGU encontrou uma empresa, a Vieira Consultoria, que em seu site anuncia sem qualquer constrangimento: “Oscip já aprovada – Compre sua Oscip já aprovada e comece a operar imediatamente”. Com uma identidade falsa, os auditores da CGU entraram em contato com Antônio Vieira, o diretor da Vieira Consultoria. “Sr. Vieira, conforme combinado por telefone, peço-lhe que me envie os dados da Oscip e a minuta do contrato de transferência o mais rápido possível (...). Se possível, me repasse novamente o procedimento para a transferência, tais como valores, formas de pagamento (...). Ah, se puder, me passe o contato da associação que o senhor mencionou que presta consultoria para a captação de recursos”, diz o e-mail que a CGU enviou para Vieira, com o nome de Evandro Morais.

“Prezado senhor, temos uma única Oscip à venda, por R$ 22 mil à vista”, respondeu Antônio Vieira. “Ou seja, virou um nicho de mercado”, conclui Jorge Hage. “ONG é mais barato, Oscip é mais caro”, detalha o ministro. “Infelizmente, estamos longe de conseguir chegar à necessária reformulação orçamentária que acabaria com as emendas individuais e daria fim a esses expedientes”, diz Hage. “Assim, o que temos de ir fazendo é aumentar a fiscalização e eliminar as brechas pelas quais a verba federal se desvia”.

Não é fácil. Hage reconhece que a destinação de dinheiro federal para festas e eventos é algo de “dificílimo acompanhamento”. Mas regras estão sendo criadas para diminuir as possibilidades de fraude. Primeiro, a fiscalização in loco dos eventos sustentados com verbas do Ministério do Turismo aumentou de 15% para 35%. Os cachês dos artistas contratados foi limitado em R$ 80 mil. E os parlamentares têm sido obrigados a encaminhar um documento no qual se comprometem com a idoneidade das instituições indicadas por eles para receber os recursos. Assim, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) comprometeu-se ao destinar R$ 300 mil para que a Premium Avança Brasil fizesse o Circuito Goiano de Rodeio. E o deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) avalizou o Instituto Educar e Crescer ao dotá-lo de R$ 200 mil para a promoção do Turismo interno. “Eles não podem alegar que não conheciam as entidades. O governo tem os documentos nos quais eles indicam as instituições”, alerta Hage.

A partir de janeiro do ano que vem, não será liberado dinheiro para entidades que não comprovem pelo menos três anos de serviços prestados sem qualquer irregularidade. Trata-se de uma portaria de 2008, que agora será finalmente posta em vigor.

Isso eliminará a fraude? Infelizmente, não. “O que se verifica é que, cada vez que se descobre um esquema e se fecham suas portas, migra-se para um outro esquema, migra-se para a exploração de outra brecha”, comenta o ministro. A solução ideal seria o fim das emendas individuais. Que os parlamentares passassem a discutir grandes investimentos e obras nacionais e não perdessem tempo com as emendas paroquiais. Como, por enquanto, isso não acontecerá, o jeito é apertar a fiscalização. Republicado do site Congresso em Foco, em entrevista realizada pelos jornalistas Rudolfo Lago e Edson Sardinha.


foto:Elza Fiúza/Abr

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Educação: Pré-Vestibular da UNEB-Irecê já tem motivos para comemorar

professores/monitores da extensão de Presidente Dutra junto ao secretario de Educação Aloisio e Jorge -coord.pólo Irecê Foto:Rodrigo Santos

Na festa de encerramento do cursinho pré-vestibular Universidade Todos, vinculado ao polo Irecê do DCHT-Campus XVI, na extensão de Presidente Dutra, distante 18 km da cidade pólo, motivos não faltaram para comemorações. O primeiro motivo foi a aprovação de 03 cursistas, Mariane Ferreira de Freitas em Engenharia Ambiental, Isla Paula Ferreira de Freitas em Arquitetura e Claudia Machado de Novaes em Medicina Veterinária na 1º fase da UFBA, em Salvador. O segundo motivo também foi a provação na UNEB do cursista Eduardo Santos Rocha em Desenho Industrial, tendo o mesmo feito a segunda fase ontem(19) também na capital. A extensão da cidade Presidente Dutra em seu segundo ano vem se destacando mais uma vez, tendo em vista que no ano passado, em uma turma de 50 alunos, 18 otiveram aprovação em diversos vestibulares do país, e esse ano com ampliação para 02 turmas,a expectativa é muito grande para que possamos ampliar esse número.

Estiveram presentes todos os professores/monitores, o secretario de Educação do munícipio Aloisio Omar Monteiro que em nome do Prefeito Municipal Roberto Carlos, agradeceu a parceira da SEC/PROEX-UNEB/Irecê e enfatizou a necessidade de ampliarmos esse atendimento a mais jovens carentes do municipio. Já o coordenador do Pólo Jorge Luiz, reafirmou que é essencial quando se trata da educação, de vontade politica e compromisso em proprocionar aos alunos todas as condições necessárias para um bom desempenho escolar, levou um abraço da Diretora do Departamento professora Helga Porto, e agradeceu aos gestores do municipio,professores,direção e funcionários da escola municipal Manoel Novaes onde acontece as aulas. Destacou também o trabalho da professora Ivone Machado que com bastante competência e compromisso realizou mais vez um grande trabalho a frente da coordenação local.

Vale destacar também que 04 cursistas da extensão da cidade de Uibaí, distante 36 km da cidade pólo, obtiveram classificação na 1º fase da UFBA em cursos dos mais concorridos da universidade. Esse ano o pólo de Irecê atendeu a 700 cursistas, e contou com uma equipe de 70 monitores/professores distribuídos em sete cidades do território de identidade de Irecê.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Judiciário: Presidente da OAB-RJ repudia decisão de desembargador sob exame da ordem


O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous(foto) repudiou beste domingo, com veemência, a liminar concedida pelo desembargador federal Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Recife) e que considerou o Exame de Ordem inconstitucional. “A decisão é absurda, mostra descompromisso com a qualidade da prestação jurisdicional e foi proferida por um juiz manifestamente suspeito, já que o filho não consegue aprovação desde 2008 no Exame de Ordem”. Segundo Damous, existem hoje 720 advogados em todo o país e seria muito confortável não ter o Exame de Ordem pois a entidade teria mais de 2 milhões de advogados mas a OAB não está preocupada com a quantidade mas,sim, com a qualidade de seus quadros. “Hoje, temos no Brasil 1.128 faculdades de Direito, há 250 mil vagas sendo ofertadas anualmente e, a se permitir que todos os egressos dessas faculdades, que foram criados em condições - eu diria - contestáveis, certamente que isso proporcionaria um problema muito sério para a sociedade. A ausência do Exame de Ordem se torna muito perigosa porque iria despejar no mercado bacharéis sem condições de lidar com esses bens que são a liberdade e o patrimônio. Republicado do blog do jornalista Claudio Humberto.

Brasil: Diplomatas Americanos recomendaram atenção com o MST, diz WikiLeaks


Diplomatas americanos que assistiram ao declínio sofrido pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nos últimos anos recomendaram ao governo dos Estados Unidos que continuasse acompanhando as suas ações com atenção.

"Embora a base social do MST tenha encolhido, não desapareceu, e a crise econômica global pode dar gás à causa", escreveu em 2009 o cônsul dos EUA em São Paulo, Thomas White, em telegrama para Washington.

O documento faz parte de pacote com milhares de despachos diplomáticos obtidos pela organização WikiLeaks.

A Folha e outros seis jornais têm acesso antecipado ao material, antes da sua divulgação no site da organização (www.wikileaks.ch).

Os telegramas mostram que os diplomatas se empenharam para entender as razões que levaram o MST a perder força política, consultando especialistas acadêmicos, funcionários do governo e aliados do movimento.

A conclusão dos diplomatas foi que o crescimento da economia, o agronegócio e os programas sociais do governo fizeram minguar o apelo do MST onde ele costumava recrutar militantes, revelam os despachos.

Mesmo assim, os diplomatas disseram a superiores que era cedo para deixar de prestar atenção no movimento.

"A organização está respondendo aos desafios radicalizando suas ações, distanciando-se do presidente e ampliando sua mensagem", anotou White num informe.

A invasão de uma fazenda controlada por um grupo americano em Minas, em 2005, levou a Embaixada dos EUA em Brasília a procurar diretamente as autoridades locais para se informar.

A conclusão foi que a ação do MST não tivera nenhuma relação com a nacionalidade dos donos da propriedade.


Fonte:Ricardo Balthazar/Folha online
Colaborou Fernando Rodrigues de Brasília/Folha online.