• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de fevereiro de 2011

São Paulo: Craque Ronaldo diz que não dará gosto de aposentadoria para "vândalos"

"Torcedores" de organizada jogando pedras no ônibus do Clube nesta manhã

Sem publicar nada em seu Twitter nos últimos dias, o atacante Ronaldo quebrou o silêncio neste sábado e criticou os protestos violentos de parte da torcida após a eliminação do Corinthians na Taça Libertadores, na última quarta-feira.

O último post de Ronaldo, inclusive, foi algumas horas antes da partida contra o Tolima, com a promessa de empenho e dedicação em campo. Neste sábado, o jogador lamentou a eliminação no torneio sul-americano, mas condenou a violência de parte dos torcedores.

"Quero dizer aos meus seguidores, que estou muito decepcionado com nossa atuação nos dois jogos da pré-Libertadores. Estamos todos muito tristes com essa derrota e que continuaremos a lutar para sair dessa fase ruim", escreveu em seu microblog.

"Entendemos a frustração da torcida, mas condeno todo tipo de manifestação violenta! Querendo também esclarecer que esses vândalos não representam a nação corintiana", continuou.

"Pensei muito nesses últimos dias sobre antecipar a minha aposentadoria. Mas não vou dar esse gostinho a esses vândalos e críticos. Essa minoria violenta e financiada por terroristas ligados ao clube. E alguns que querem simplesmente transformar uma derrota em uma guerra", comentou.

Ronaldo tambpem disse que a equipe vai dar a volta por cima e pediu calma aos torcedores.

"Daremos a volta por cima mais uma vez e esses mesmos vândalos, marginais vão nos aplaudir muito brevemente. Foi uma total falta de respeito o que fizeram nos carros dentro do CT. Eles não devem saber mais além de quebrarem os carros dos jogadores. Eles quebram carros de gente humilde que vai trabalhar e que ganha pouco e faz o trabalho com muita paixão, no caso dos roupeiros, massagistas", desabafou.

"Sem contar que se acham no direito de agredir, ofender, quebrar ônibus, CT, etc. Isso é futebol gente! É um esporte! Isso tem que ser saudável! Bom espero que as coisas voltem ao normal rapidamente. Obrigado pela atenção de todos", escreveu.

Por fim, o camisa 9 rebateu os torcedores que o chamaram de mercenário.

"Aos desavisados que me chamaram de mercenário, não recebo um centavo do clube! Todo dinheiro que recebo eu trouxe com o atual patrocinador master que é a hypermacas. Ainda o clube recebe muitos milhões desse patrocínio! Jogo por amor e somente por amor! Porque realmente e sinceramente não precisava tá passando por tudo isso", finalizou.


Fonte: Reportagem republicada da folhaonline.
Foto:Gabo Moralles/folhapress

Bahia: Chacina em Crisópolis deixa sete mortos

* Crisópolis fica há 201 km de Salvador

Sete pessoas foram mortas em uma chacina no município baiano de Crisópolis na madrugada deste sábado, 4. Nesta manhã, uma equipe formada por pelo menos vinte policiais do Departamento de Homicídios (DH) e da Superintendência de Inteligência da Polícia deixaram a capital Bahia para apurar as mortes.

De acordo com informações, ainda não confirmadas, de policiais de plantão, os sete mortos eram jovens com idades entre 20 e 25 anos e foram mortos com tiros de pistola ponto 40 (de uso exclusivo da polícia). Os corpos estavam em uma estrada vicinal, nas proximidades da entrada da cidade. As investigações da chacina devem ser presididas pelo delegado Ricardo Costa, que esteve no local onde os corpos foram encontrados nesta manhã. Informações de atardeonline.

Salvador: Cantor Luan Santana passa mal e show foi cancelado no Festival de Verão


O cantor é levado para a ambulância Fotos:Eduardo Freire/Agência Edgar de Souza/Divulgação

O cantor Luan Santana passou mal durante sua apresentação no Festival de Verão na madrugada deste sábado (5), em Salvador. A assessoria de imprensa dele e a porganização do evento confirmaram que ele sofreu uma indisposição e não volta ao palco. No momento em que ele saiu do palco, uma forte microfonia ecoou.

Segundo a assessoria de imprensa dele, ele sofreu uma queda de pressão. "Se ele tiver condições, amanhã ele pode falar com a imprensa. Neste sábado, o cantor tem show em Vitória da Conquista. "Ele saiu do palco e disse que não estava bem para continuar", a assessora Dagmar.

O apresentador André Marques subiu ao palco e anunciou que ele estava bem, tranquilizando as fãs. Luan Santana foi retirado do Parque de Exposições em uma ambulância. Ele foi andando até o veículo.

Antes da apresentação, em entrevista coletiva, Luan Santana disse estar feliz pela receptividade do povo baiano. "É minha primeira vez em Salvador. Estou muito feliz por participar dessa mistura. Estou feliz por poder mostrar um pouco da música sertaneja nova. Sou fã de Milion´jario e José Rico e acho que o sertanejo precisa ser renovado, é natural."

Após a saída dele do palco, a banda ainda tentou entreter o público. As duas cantoras de apoio assumiram a apresentação, mas logo o show foi cancelado definitivamente.

Segundo informações preliminares da organização do evento, ele teria vomitado, o que foi negado pela assessoria dele. Durante o atendimento que ele recebeu atrás do palco, por alguns segundos o som do microfone usado por ele permitiu que a conversa vazasse para o público, dando indicativo de que ele estava mesmo passando mal.

Após a saída dele do palco, a banda ainda tentou entreter o público. As duas cantoras de apoio assumiram a apresentação, mas logo o show foi cancelado definitivamente.
Reportagem republicada do portal G1 em Salvador pelo repórter Glauco Araújo.

Vestibular 2011: Matrícula para os cursos do 1º semestre na UNEB será de 07 a 09/02

Sede do DCHT-Campus XVI-Irecê Foto:Discente Rodrigo Santos

Os candidatos aprovados no processo seletivo vestibular 2011 da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, na 1ª chamada deverão realizar a matrícula no período 07 a 09/02 do corrente mês.

A instituição lembra que os candidatos devem ficar atentos a documentação exigida para efetivação das matrículas nas secretarias acadêmicas de cada Departamento, conforme o curso e a cidade escolhida pelo candidatos. mais informações acessem o site da http://www.uneb.br/

No âmbito do Campus-XVI-Irecê, realizarão a matrícula os alunos aprovados para o curso de Pedagogia.

Egito: Morre o Jornalista vítima dos conflitos no país

Foto:Reprodução/BN

Um jornalista egípcio morreu ontem (4) pelos ferimentos de tiros disparados durante confrontos entre partidários e opositores do presidente Hosni Mubarak, informou o jornal estatal "Al-Ahram". Ahmed Mohammed Mahmud, repórter do jornal "Al-Taawun", faleceu após permanecer em coma por quatro dias. Segundo o jornal, ele foi atingido por franco-atiradores no último dia 28 quando tirava fotografias a partir de seu apartamento, perto da Praça Tahrir, o epicentro dos protestos contra o governo. É a primeira morte reportada de um jornalistas em meio à crise no Egito. Também nesta sexta, a TV árabe por satélite Al Jazeera, com sede no Catar, afirmou que seu escritório no Cairo foi incendiado e destruída por 'gangues' de criminosos. O canal de notícias acusou as autoridades egípcias ou seus simpatizantes de tentar impedir sua cobertura dos protestos no país. republicado do site Bahia notícias.

Copa 2014: Estádio de São Paulo para Competição é com a Prefeitura e Governo de SP, diz ministro

Terreno onde vai ser construído o Itaquerão -Foto:Moacyr Lopes Junior/folha

O ministro Orlando Silva (Esporte) afirmou nesta sexta-feira que tem "confiança" na correção das 109 deficiências apontadas pela Fifa no projeto do estádio do Corinthians, em Itaquera, mas disse que cabe a São Paulo opinar sobre a viabilidade da proposta para a Copa de 2014.

"Essa pergunta deve ser dirigida à cidade de São Paulo. Quem indicou o projeto à Fifa foi a cidade de São Paulo, a prefeitura e o governo do Estado", disse o ministro, que esteve em Mato Grosso para uma visita às obras em Cuiabá, outra das 12 sedes.

Matéria publicada pela Folha hoje revelou que o projeto de Itaquera é o pior entre os estádios avaliados para a competição. Entre as restrições elencadas pela Fifa, estão o número insuficiente de assentos e a "baixa qualidade" da estrutura.

O ministro disse que "confia muito" no prefeito Gilberto Kassab (DEM) e no governador Geraldo Alckmin (PSDB). "São dois homens com muita responsabilidade. Então, se há alguma dificuldade apontada pela Fifa, tenho confiança que essas dificuldades serão superadas", disse.

Em relação aos outros projetos de estádio, diz Silva, a proposta do campo do Corinthians tem a "evidente desvantagem" de ter sido a última a ser apresentada. "Mas deve haver prazo para correção e espero que isso se dê." Informações da folhaonline.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Amapá: Governador nomeia a mãe para representar o Estado em Brasília

Foto: Google

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB), nomeou sua mãe, Janete (PSB), para representar o Estado em Brasília.

De acordo com o governo, Janete, ex-deputada federal, deve assumir na segunda-feira o cargo em comissão na Secretaria Extraordinária da Representação do governo do Amapá.

Reeleita em 2010, Janete, 61, foi impedida de tomar posse na Câmara nesta semana devido à Lei da Ficha Limpa. Ela e o marido João Capiberibe (PSB) foram cassados em 2004 por compra de votos. Eles negam as acusações.

João foi enquadrado na mesma legislação e também não pôde assumir uma cadeira do Senado nesta legislatura.

'ARMAÇÃO DO PMDB'

Em artigo publicado em janeiro na Folha, João Capiberibe nega a acusação de que o casal comprou dois votos por R$ 26, em duas prestações, no pleito de 2002. Na pior das hipóteses, afirma, ele e Janete já teriam pago por um crime que não cometeram.

"Mesmo que fôssemos culpados (e não o somos), a decisão do TSE nos deixa na insólita situação de pagar duas vezes pelo mesmo crime --o que representa subversão completa dos preceitos do Estado democrático de Direito", disse.

No mesmo artigo, Capiberibe afirma que ele e sua mulher foram vítimas de "armação perpetrada pelo PMDB dos senadores Gilvam Borges e José Sarney".

Em dois depoimentos dados em julho de 2010, Roberval Coimbra Araújo, ex-funcionário de uma TV da família de Gilvam Borges, disse que o político comprou três testemunhas no processo de cassação do casal Capiberibe. Ele foi esfaqueado após a acusação.

Capiberibe aponta o crime como prova da "armação pelo PMDB". Borges nega. Informações da jornalista Natalia Cancian da folha de São Paulo.

Nordeste: Apagão deixou todos os Estados sem Energia

Essa foto é da cidade de Salvador -Crédito da Foto:Marcos Aurélio Martins/ag.atarde


A energia retornou gradativamente na madrugada desta sexta-feira em boa parte das capitais nordestinas afetadas por uma falha no fornecimento elétrico que deixou ao menos sete Estados da região --Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe Paraíba-- sem luz desde o fim da noite de quinta-feira.

Em Recife (PE), boa parte da energia retornou por volta das 3h, no horário local (4h no horário de Brasília), mas alguns bairros continuavam às escuras por volta das 5h. Segundo os bombeiros, o retorno foi gradativo e com pequenos apagões de minutos.

Na Paraíba, o fornecimento foi restabelecido por volta das 4h, no horário local, e por duas vezes houve queda da energia durante alguns minutos.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Dilton Da Conte Oliveira, presidente da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), confirmou que todas as usinas do Nordeste foram desligadas, mas não soube dizer o que teria gerado o problema. Segundo ele, todas as equipes da companhia foram acionadas para trabalhar no restabelecimento da energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por sua vez, ainda não se pronunciou a respeito do problema.

BLECAUTE

Por volta da 0h40 (horário de Brasília), internautas de diversas capitais da região começaram a relatar no Twitter que as cidades estavam completamente no escuro. O termo "apagão" entrou rapidamente na lista mundial de termos mais citados no microblog.

Na cidade de Fortaleza (CE), o apagão teve início à 0h30. Cidades do interior do Estado também ficaram sem energia.

Segundo a Coelce --concessionária de energia no Estado-- a causa do apagão não foi originada no Ceará.

No Recife (PE), diversos bairros do centro e da zona norte da cidade também foram afetados pelo blecaute.

A Celpe --concessionária de energia no Estado-- informou por meio de sua assessoria de imprensa que aguarda informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e disse que a companhia pernambucana não teve relação com o apagão.

Em Salvador (BA), a professora universitária Agnes Bezerra, 34, moradora do bairro Pituba, disse que dava medo de sair à rua devido à completa escuridão. "Eu já liguei para o meu pai que mora no bairro Stela Maris, próximo ao aeroporto de Salvador, e lá também falta energia."
Fonte:Texto da folhaonline

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Educação: UESC divulga resultado do Vestibular 2011

Foto: Reprodução

A Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC, divulgou hoje (3) o resultado do processo seletivo do Vestibular de 2011. Os candidatos poderão acessar o http://www.uesc.br/ e conferir o resultado.

Os candidatos aprovados para o primeiro semestre realizarão suas matrículas e entrega de documentos no período de 07 a 09 de fevereiro, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, nos colegiados dos cursos.

Futebol: Rivaldo estreia no São Paulo marcando gol

Rivaldo comemora o seu 1º gol no tricolor paulista -Foto:reprodução folhaonline

A primeira vez do pentacampeão mundial Rivaldo, 38, no São Paulo serviu para começar a empolgar a torcida. Atuando durante todo o jogo desta quinta-feira, em um Morumbi com mais de 14 mil pessoas, o camisa 10 marcou um lindo gol no triunfo por 3 a 2, de virada, sobre o Linense. Com o resultado, o time subiu uma posição e agora está em quarto lugar após seis partidas no Campeonato Paulista.

Além da bola que mandou na rede, aos 11min do segundo tempo, Rivaldo levantou a torcida aos 37 do mesmo período. Com a bola no chão, ele consegui dar um lençol no adversário, no meio de campo, e depois saiu levando com estilo.

Mais adiante, meteu um passe de letra, deixando companheiro em boa posição, e voltou a ser gritado de maneira efusiva nas arquibancadas.

A partida ainda contou com um gol do goleiro Rogério Ceni, que cobrou falta no ângulo do rival Paulo Musse, aos 40min da etapa final. Marlos, aos 18, anotou o outro com uma bomba, de dentro da área, também sem chances para Musse. Informações da folhaonline.

Mundo: Jornalistas brasileiros são presos no Egito

Soldados egipicios prendem jornalistas que cobrem os protestos de rua-Foto:Reuters

O Ministério de Relações Exteriores emitiu nota nesta quinta-feira para protestar contra a prisão dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil no Cairo. Ambos estavam a trabalho para fazer matérias jornalísticas sobre a situação de instabilidade política por que passa o Egito. Os dois foram detidos, vendados e tiveram passaportes e equipamentos apreendidos.

"O governo brasileiro deplora os confrontos violentos associados aos últimos desdobramentos da crise no Egito, em particular os atos de hostilidade à imprensa reportados nesta quarta e quinta-feira. O governo brasileiro protesta contra a detenção dos jornalistas brasileiros Corban Costa, da Rádio Nacional, e Gilvan Rocha, da TV Brasil, e manifesta a expectativa de que as autoridades egípcias tomem medidas para garantir as liberdades civis e a integridade física da população e dos estrangeiros presentes no país", disse o Itamaraty em nota, reiterando a disposição de prestar assistência a brasileiros turistas e residentes no País.

"Ao reafirmar a solidariedade e amizade do Brasil ao povo egípcio, o governo brasileiro espera que este momento de instabilidade seja superado com a maior rapidez possível em um contexto de aprimoramento institucional e democrático do Egito", afirmou o Ministério de Relações Exteriores. Informações do portal Terra.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Governo Dilma: Planalto deu mais dinheiro às vésperas da eleição no Congresso,diz jornal

Congresso e Executivo, sempre convenientes Foto:Reprodução

Nas vésperas da eleição para as Mesas do Congresso Nacional e no momento em que o governo enfrenta a insatisfação de partidos da base aliada, aumentou a liberação de "restos a pagar" de emendas propostas por parlamentares. Houve um crescimento de 17% na liberação desse tipo de recurso em janeiro deste ano em relação a janeiro do ano passado.

O PMDB, cuja bancada tem criticado a montagem do governo Dilma Rousseff - chegou a ameaçar veladamente retaliar o Planalto em votações importantes, como a do salário mínimo -, foi o partido que mais teve recursos pagos até agora: R$ 12 milhões. Em segundo lugar, vieram os restos a pagar de emendas do PT, com R$ 3,3 milhões.

Os restos a pagar são recursos cujos gastos foram autorizados pelo governo no Orçamento, mas não efetivamente pagos. É por intermédio das emendas que os parlamentares beneficiam seus redutos eleitorais com obras. Por isso a liberação de emendas tem se transformado num instrumento de pressão ou barganha entre Legislativo e Executivo.

Saldo

De acordo com levantamento feito no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira), foram liberados até o dia 31 de janeiro R$ 148 milhões de restos a pagar de emendas específicas (para obras determinadas) propostas por deputados, senadores e bancadas. Em janeiro de 2010, a liberação fora menor. Até o dia 31 daquele ano, havia alcançado R$ 126 milhões, R$ 22 milhões a menos que agora.

Em janeiro de 2010, ano de disputa eleitoral, foram os parlamentares do PT que lideraram o ranking de liberações dos restos a pagar. À época, haviam sido liberados R$ 8 milhões para emendas de petistas contra R$ 1,8 milhão para peemedebistas.

Agora, os peemedebistas assumiram a dianteira. Os R$ 12 milhões liberados para obras e projetos de parlamentares da legenda superam a soma dos valores pagos para as emendas do PT, PR, PP, PSB, PC do B e PDT.

Na votação para eleger a direção da Câmara, anteontem, o governo enfrentou insatisfação dos partidos integrantes da base, entre os quais parlamentares que criticavam a demora por parte do governo na liberação de emendas. Houve o lançamento de uma candidatura avulsa do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que acabou levando 106 votos, contra os 375 do candidato do governo, o vencedor Marco Maia (PT-RS). Uma das plataformas de Mabel foi tornar impositiva a execução das emendas parlamentares, diminuindo o poder do Palácio do Planalto de manobrar esse tipo de recurso.

No primeiro mês de gestão Dilma, o Planalto também teve de lidar com uma crise dos aliados, principalmente do PMDB, que se disseram insatisfeitos com os rumos das negociações para a ocupação de cargos em ministérios, estatais e no segundo escalão. O governo tradicionalmente recorre às emendas dos parlamentares como uma forma de apaziguar a base.

Os partidos da base aliada foram os que mais tiveram os restos a pagar de emendas liberados. PP e PDT vieram atrás de PMDB e PT, com a liberação neste mês de R$ 2,5 milhões e R$ 2,4 milhões, respectivamente.

Oposição. Os principais partidos da oposição, PSDB, DEM e PPS, foram os menos agraciados. De acordo com dados do Siafi, foram pagos R$ 1,8 milhão de restos a pagar de emendas propostas por tucanos. Do lado do DEM, os valores chegaram a R$ 1,6 milhão, e no PPS a R$ 376 mil.

A equipe econômica da presidente Dilma prepara um bloqueio dos recursos orçamentários, como forma de conter a inflação e sinalizar ao mercado financeiro que pretende implantar um ajuste fiscal. Os "restos a pagar" deixados pela gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram um dos pontos de preocupação levantados pelos técnicos do governo ao analisarem a saúde das contas públicas.

Segundo os dados do Siafi, só de emendas de parlamentares e de bancadas, os valores inscritos em 2011 ultrapassam R$ 5,6 bilhões. Reportagem republicada do estadão.



Nota do blogueiro: Sugiro aos leitores e seguidores de nosso blog a leitura do artigo " PMDB continuará dando as cartas" de 29.10.10 que está nesse blog.

Rio de Janeiro: Na estreia de Ronaldinho, Flamengo vence por 1x0

Foto: Reprodução/Vipcomm


Ronaldinho Gaúcho estreou no Flamengo nesta noite (2) contra o Nova Iguaçu e a equipe venceu por apenas 1x0 com um gol marcado pelo atacante Wanderley aos 40 minutos do segundo tempo.
Bastante emocionado após o término da partida, Ronaldinho foi ovacionado pela torcida no Engenhão, e disse que é pé quente, já que após sua chegada ao clube, a equipe não perdeu, o time de Juniores ganhou a Copa São Paulo.

Outros resultados da rodade de quarta-feira pelo Brasil:

Bangu 1 x 1 Botafogo
Mirasol 0 x 1 Palmeiras
Ponte Preta 2 x2 Santos

Libertadores:

Grêmio 3 x 1 Liverpol
Tolima 2 x 0 Corinthians

Brasília: Presidenta reafirma pacto para erradicação da miséria

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Na sua primeira visita ao Congresso Nacional após a sua posse na Presidência da República, Dilma Rousseff levou uma uma mensagem onde reafirmou nesta quarta-feira(2), o compromisso de erradicar a miséria, assumido no discurso de posse. Ela conclamou os governantes municipais e estaduais a se unirem em um "pacto de avanço social" para eliminar este problema social. "É uma missão de todos os brasileiros", disse em seu discurso, onde foi aplaudida várias vezes pelos parlamentares.

Me recordo que em 1985, quando o atual presidente do Senado José Sarney assumiu a presidência da república, o mesmo fez um discurso conclamando a sociedade brasileira, os governadores da época,empresários,prefeitos, para realização de um pacto que denominou "pacto pelo Brasil" e 25 anos após, a nossa Presidenta é recebida no Congresso por quem?

Artigo: Respeitem Salvador


“ Médicos do SAMU ameaçam parar”, “Duas cabines do Elevador Lacerda estão sem funcionar”, “Vigilantes demitidos protestam contra prefeitura”,”Professores ameaçam não começar ano letivo”, ”Crescimento da violência assusta população soteropolitana”.

As manchetes acima foram publicadas na imprensa da capital baiana e do país durante o mês de Janeiro do ano em curso, isto, devido a grave crise político-administrativa que o governo municipal na gestão do prefeito João Henrique Carneiro(PMDB ou ex) uma crise que vem afetando toda a população soteropolitana.

Estamos em pleno verão, período em que Salvador recebe turistas de todas as partes do mundo e, consequentemente há um crescimento significativo no ramo das prestações de serviços, principalmente no setor econômico primordial para a economia baiana como o setor de turismo e o que causa indignação é a falta de vontade política e competência para a 3ª maior capital do país, problemas históricos em áreas de extrema importância como a saúde, a educação e a infra-estrutura todas as capitais brasileiras tem, mas é inadmissível que uma cidade como Salvador, conte somente com um sistema de transporte urbano ineficiente e caro e sua população ainda refém do movimento sindical rodoviário que para a cidade no dia e horário que querem.

O prefeito João Henrique em sua segunda gestão comprova não ter o equilibro suficiente para governar uma cidade com o porte da nossa capital: Rejeição de partidos políticos, nomeação e demissão de secretários sem nenhum critério, relação conturbada com a Câmera de Vereadores, e são fatos que fatos que trazem não somente desgaste ao gestor tanto política como administrativamente como também à cidade que tem sofrido com todo este processo.

Assim, entendo que é preciso deixar as vaidades e o projeto político de 2012 de lado, de modo que, o governo Federal e Estadual, não só podem como devem ajudar a Prefeitura a sair desta atual crise, lógico que, dentro dos parâmetros constitucionais, tendo em vista que, Salvador precisa ser respeitada, pois ela representa a mais pura expressão de todos os baianos.

E, parafraseando o slogan do governo do Estado, esta crise, “ é de todos nós”

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Brasília: Marco Maia é o novo Presidente da Câmera Federal


Acabou há poucos instantes a votação na Câmera Federal para a escolha da presidência nos próximos dois anos. Com o apoio de 21 dos 22 partidos que fazem parte da casa e do Palácio do Planalto, não houve surpresas e Marco Maia (PT-RS) não teve dificuldade para conseguir a maioria dos votos dos pares.

Maia era o Vice-Presidente da Câmera, mas assumiu o comando da casa legislativa quando do afastamento do Presidente Michel Temer(PMDB) para disputar a eleição presidencial na chapa da Dilma Rousseff.
Foto:Reprodução

Brasília: "Não dá mais pra assistir ao retrocesso no nosso Estado" diz Presidente do PMDB baiano

O deputado Lúcio e o irmão Geddel Vieira Lima Foto:Reprodução

O deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) tomou posse do mandato, nesta terça-feira, acompanhado do irmão, o ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima. Presidente do PMDB da Bahia, Lúcio afirmou que “não dá mais pra assistir ao retrocesso no nosso Estado. Empresas indo para outras capitais por falta de estrutura nos portos e com isso a Bahia deixa de gerar emprego, renda e o Estado por sua vez fica sem arrecadar. Muitas vezes a produção é nossa, mas quem arrecada é o Estado vizinho. A Bahia deixou de ser a protagonista do Nordeste.” republicado do blog do jornalista Claudio Humberto.

Futebol Internacional: Chelsea fecha a contratação de David Luiz, ex-Vitória



O Chelsea contratou o zagueiro brasileiro David Luiz, do Benfica, por 25 milhões de euros (cerca de R$ 62,5 milhões), confirmou o campeão português na segunda-feira.

"O Benfica informa que chegou a um acordo com o Chelsea para vender David Luiz de forma permanente por 25 milhões de euros", afirmou o clube em comunicado.

O meio-campista sérvio do Chelsea, Nemanja Matic, irá para o Benfica como parte do acordo, acrescentou o time.

Luiz, de 23 anos, tinha um contrato com o Benfica até 2015 e é visto como um dos zagueiros mais promissores da Europa.

Ele chegou a Lisboa, vindo do Brasil, em 2007 e teve participação importante no Benfica, que na temporada passada conquistou o título do Campeonato Português pela primeira vez em cinco anos, faltando apenas um dos 30 jogos do torneio. David Luiz foi revelado pelo atual campeão baiano Vitória.
Foto:reprodução
Fonte:Estadão

Mundo: Presidente do Egito diz que não vai concorrer à reeleição


População nas ruas exige saída imediata do presidente do Egito -Foto:AP

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, anunciou na noite desta terça-feira (1º) que não irá concorrer à reeleição em setembro, depois de oito dias de crescentes protestos populares contra o seu governo, que culminaram em mais de 100 mortes no país. Uma multidão, ainda reunida durante manifestações nas ruas do Cairo, reagiu com festa ao seu anúncio, que foi mostrado pela TV estatal. Mubarak, há 30 anos no poder, afirmou que, no resto do seu quinto mandato, irá ajudar a cumprir as exigências das forças que o desafiam. Ele disse que a prioridade é a "estabilidade da nação" e prometeu dialogar com toda a oposição. O segmento contrário ao governo havia exigido a sua saída imediata para iniciar negociações. Eles ainda não se pronunciaram sobre o discurso do líder egípcio. Informações do portal G1.


Fonte:Bahianotícias
Foto:Reprodução

Brasília: Sarney de novo na presidência do Senado

Foto:Ag. Senado

Em um artigo de fevereiro de 2010, intitulado "Expectadores, até quando" pontuava que o Brasil passava uma crise de falta de líderes, onde no PT só o então Presidente Lula, e nos demais partidos ainda temos somente porta-vozes.

Um ano após e com a posse hoje (01) do novo Congresso para o período 2011-2015, o ex-presidente da República José Sarney assume pela quarta vez o comando do Congresso Nacional.

Foram 70 votos para Sarney do total de 81 Senadores, e o seu adversário na disputa, o Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), obteve 08 votos, e dois Senadores votaram em branco e um nulo. Mesmo o PSOL tendo apenas 02 Senadores, o seu candidato teve 08 votos. A votação foi secreta.

Rio de Janeiro: Morre mais um autor, Nildo Parente

Nildo Parente em foto de divulgação da novela "Paraíso Tropical", em que ele interpretou o personagem Pacífico -Foto:Renato Miranda/divulgação Tv Globo

O ator Nildo Parente, 74, morreu na madrugada de segunda-feira. De acordo com informações do Hospital Silvestre, na região central do Rio, ele sofreu um AVC e estava internado há cerca de um mês.

O velório aconteceu nesta tarde no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul do Rio, e o corpo do ator será enterrado no mesmo local, às 17h.

A morte de Parente vem menos de uma semana após a morte de outros dois atores da mesma época da televisão, John Herbert e Geórgia Gomide.

Parente nasceu em 1936, em Fortaleza, no Ceará, e fez filmes como "Azyllo Muito Louco", "Tenda dos Milagres", "Memórias do Cárcere" e "Gabriela, Cravo e Canela", além de diversos papéis na televisão, como "Pátria Minha", "A Viagem", "O Dono do Mundo", "Vereda Tropical" e "Pai Herói".

O último filme em que ele havia atuado foi "Chico Xavier", de Daniel Filho, no ano passado. Ele também fez a minissérie "A Lei e o Crime", na Record, "Paraíso Tropical", "Malhação", "América", "Senhora do Destino" e "Celebridade", todas na Globo. Informações da folha de São Paulo.

Irecê: Estudantes da UNEB promovem ação social







Cumprindo o seu papel social de contribuição com a comunidade onde está inserida,a Universidade do Estado da Bahia-UNEB, através dos discentes do 6º semestre do curso de Pedagogia do Campus XVI-Irecê realizaram na manhã do último sábado (28) atividades recreativas e educativas na escola Parque com as crianças do bairro do baixão de Sinézia, bairro da periferia da cidade de Irecê.

As atividades foram orientadas pelo professor da disciplina Educação Ludicidade e Corporeidade Salomão Lima, com o projeto denominado o resgaste das brincadeiras infantis, onde os discentes divididos em grupos orientaram para as crianças diversas atividades recreativas com o cunho educativo.

Participaram aproximadamente 80 crianças, onde no encerramento foram distribuído lanche para toda garotada.


Crédito das fotos: Discente Rodrigo Santos

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Economia & Negócios: PanAmericano não é mais de Silvio Santos



BTG Pactual, banco de investimentos de André Esteves, comprou o PanAmericano, o banco de Silvio Santos. Por volta das 18h30, o apresentador dirigia-se à sede do Pactual, em Pinheiros, para assinar a venda.

O BTG Pactual acertou o pagamento de R$ 450 milhões a Silvio Santos. Já o Fundo Garantidor de Créditos aceitou dar um empréstimo adicional de R$ 1,5 bilhão ao PanAmericano. Em novembro do ano passado, o fundo já havia emprestado R$ 2,5 bilhões. Sem o aporte desses R$ 4 bilhões, o Banco PanAmericano quebraria, segundo executivos que participam da nova gestão.
No momento em que Silvio dirigia-se ao fundo para assinar a venda, executivos do PanAmericano preparavam um comunicado ao mercado, chamada tecnicamente de "fato relevante", anunciando a entrada do novo controlador.

Uma hora antes, o apresentador informara seus advogados de que não tinha nada mais contra a venda do PanAmericano ao BTG Pactual.

Não dá para saber nesse momento os termos em que o negócio está sendo fechado.

O PanAmericano tem um rombo de R$ 4 bilhões e passava por uma situação dramática --corria o risco de faltar recursos para operar até o final da semana.

Silvio não tinha mais condições de ficar à frente do banco por pressões do Banco Central. Depois que se descobriu que o rombo era de R$ 4 bilhões --e não de R$ 2,5 bilhões-- o BC informou o apresentador de que ele não podia mais permanecer à frente da instituição.

O BTG Pactual é um dos principais bancos de investimentos do país. Tem à frente dois banqueiros jovens e agressivos, André Esteves e Pérsio Arida.

No final do ano passado, o Pactual recebeu um aporte de US$ 1,8 bilhão, feito pelos fundos soberanos da China e de Cingapura. Com a entrada desses recursos, o Pactual passou a ter um capital de US$ 4,3 bilhões. Republicado da folha de São Paulo.
Fotro:Google

Salvador: Vitória contrata Geovanni, ex-Cruzeiro e Barcelona


O Vitória acertou a contratação do jogador Geovanni,30 anos que estava jogando no San Jose Earthquakes, dos Estados Unidos. O jogador iniciou sua carreira no Cruzeiro, indo para o Barcelona em 2002, depois para o Benfica de Portugal,passou também por dois clubes Ingleses e atuou pela Seleção Brasileira nos jogos olimpicos de 2000 em Sidney.

"É o maior investimento do Vitória, que vai pagar metade do salário, e uma empresa dará a outra metade. Um jogador consagrado, que atuou em grandes clubes, e pela Seleção Brasileira", afirma o diretor de futebol Beto Silveira.


Fonte:Lancepress
Foto:Google

Educação: Cursos de Desenho Industrial e Direito da UNEB alcançam conceito máximo no ENADE/MEC

discentes do curso de direito atendendo a população de Paulo Afonso gratuitamente Foto:Divulgação

Os cursos de desenho industrial do Campus I (Salvador) e de direito do Campus VIII (Paulo Afonso) da UNEB obtiveram conceito máximo (nota 5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A edição 2009 do exame, cujos resultados foram divulgados no final do ano passado, avaliou o aprendizado dos discentes de cerca de 6,8 mil graduações de 15 áreas de conhecimento, em 1,7 mil instituições de ensino superior de todo o país. Desse volume, apenas 309 cursos (5,5%) receberam nota 5.

“Além da ótima qualificação do quadro docente, nosso projeto pedagógico procura contemplar as diversas demandas que o mercado de trabalho exige do profissional. Assim conseguimos formar designers multifuncionais”, avaliou Antônio Neto, coordenador do colegiado do curso de desenho industrial.

O curso da UNEB foi o único da área de design, na Bahia, a obter o mais elevado conceito no Enade.

Já em relação ao curso de direito, além da UNEB, apenas a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) alcançou a nota máxima. A Universidade Federal (Ufba) ficou com 4.

José Miranda, coordenador do colegiado do curso da UNEB em Paulo Afonso, destacou que as atividades desenvolvidas no campus prezam pelo intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, professores e a sociedade.

“Implantamos, por exemplo, um posto avançado do Juizado Especial Federal (JEF), que presta atendimento jurídico gratuito à população de baixa-renda. E estamos buscando outros convênios com órgãos públicos e o setor privado para qualificar ainda mais a formação dos discentes”, adiantou Miranda.

Outros cursos

Estudantes de direito atendem população de Paulo Afonso gratuitamente. Foto: Divulgação
Outras sete graduações da UNEB também foram bem avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, em 2009.

Os cursos de direito do Campus III (Juazeiro), de turismo e hotelaria dos campi I e XVIII (Eunápolis) e de administração dos campi I, V (Santo Antônio de Jesus), XI (Serrinha) e XII (Guanambi) alcançaram nota 4 no Enade.

Dayse Lago, pró-reitora (em exercício) de Graduação (Prograd) da universidade, afirmou que o bom desempenho desses cursos é resultado do esforço dos gestores e da comunidade acadêmica.

“Essas boas notas refletem a qualidade do ensino que estamos oferecendo nos diversos municípios da Bahia”, ressaltou Dayse.

Laerton Lima, coordenador do colegiado do curso de administração da UNEB, em Salvador, lembrou que com o crescente estímulo à participação dos estudantes em seminários de pesquisa “os alunos passam por uma formação acadêmica diferenciada, já que estudam mais sobre sua profissão e debatem sobre os trabalhos científicos produzidos”.

O Enade, que é realizado desde 2004, tem como objetivo mensurar o rendimento dos discentes de graduação com relação aos conteúdos programáticos do curso, suas habilidades e competências.

O exame é utilizado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores que são utilizados pelo MEC nos processos de avaliação da educação superior no país. Texto reproduzido do site da UNEB.


Fonte texto: Danilo Oliveira do núcleo de jornalismo/ascom
Foto:reprodução site da UNEB

Brasília: ACM será o líder do DEM na Câmera

Foto:Google

Após o partido dos democratas-DEM sair da eleição de 2010 como um dos partidos que mais perdeu parlamentares no Congresso, foi especulado que um dos seus principais líderes Antonio Carlos Magalhães Neto sairia do partido, mas no momento isso está descartado. O deputado ganhou a eleição para a liderança do partido na Câmera em disputa com o Paranaense Eduardo Sciarra, foram 27 votos contra 16 de Eduardo, que foi apoiado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

Educação: Segunda chamada do PROUNI será divulgada dia 11/02


De acordo com o Ministério da Educação, 87% das 5.526 bolsas que não foram preenchidas são de cursos de educação a distância. A falta de interesse dos alunos por essa modalidade de ensino seria uma das explicações para a sobra. Outra característica dessas vagas é que a maioria (87%) é parcial – o restante da mensalidade precisaria ser custeado pelo estudante. Entre as integrais, menos de 1% não foi ocupado.

No próximo dia 11 de fevereiro o MEC vai divulgar a segunda chamada do Programa, com prazo de comprovação até 17/02.

Bahia: Policia Civil tem novo delegado geral

Gov. Wagner já tinha trocado o secretario de Segurança pública no início do 2º mandato -Foto:reprodução


Após a troca do secretario de Segurança Pública feita pelo governador da Bahia Jacques Wagner, hoje(31) foi a vez do comando geral da Polícia Civil. Sai o delegado Joselito Bispo e em seu lugar vai ser nomeado o Delegado Hélio Jorge Paixão, nomeação que sairá amanhã no Diário Oficial do Estado.
Helio Jorge foi indicado ao governador pelo Secretario de Segurança Pública Maurício Teles Barbosa,“Eu apresentei o nome dele ao governador para comandar a Polícia Civil e ele concordou plenamente. A ideia é dar continuidade aos avanços já realizados e promover uma gestão eficiente”, destaca o secretário.
O novo Delegado Geral é formado em direito pela UFBA, é pós-graduado em gestão de segurança Pública, tem 20 anos no serviço público e estava atuando como Superintendente de Telecomunicações da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia.

A troca no comando na Polícia Civil no Estado era necessária, pois os índices de violência aumentaram ao ponto de serem exibidas reportagens especiais das grandes redes de televisão do páis, onde a violência tem causando uma intranquilidade na população baiana e o desgaste ao governo do Estado.
Fonte:atarde

Argentina: Estudante baiano sumido entra em contato

Foto:reprodução

Enfim, acabou o sufoco dos familiares do estudante de direito da Ufba Luiz Henrique Souza Silva, 26, que estava desaparecido há 20 dias na Argentina. Amigos de Luiz confirmaram que ele entrou em contato com a família através de um e-mail neste domingo (30), em que informa onde está. "Gente, muito obrigado pela ajuda de todos e todas vocês, conseguimos contato com Henrique e ele está vivo. Ainda não sabemos nenhuma outra informação. Até segundo momento o blog funcionará durante mais uma semana, e em seguida sairá do ar. Atenciosamente, amigos e amigas de Henrique", publicaram os amigos, em um blog autoral. A busca pelo estudante já mobilizou o Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada, o Consulado Geral do Brasil na Argentina, além da polícia do país. Informações do A Tarde.


Fonte:Banianotícias

domingo, 30 de janeiro de 2011

Futebol: Confira os principais resultados do domingo

Thiago Neves fez um golaço -Foto:Nina Lima/Vippcom

Rio de Janeiro:

Flamengo 2 x 1 Vasco
Fluminense 4 x 2 Cabofriense

São Paulo:

Santos 2 x 0 S.Paulo
Palmeiras 2 x 0 Portuguesa

Bahia:
Bahia 1 x 2 Fluminense
Bahia de Feira 1 x 1 Vitória

Minas:

Funorte 1 x 2 Atlético
Cruzeiro 3x 0 Caldense

Pernambuco:

Naútico 3 x 1 Santa Cruz

Ceará:

Fortaleza 1 x 2 Ceará


Rio de Janeiro: Morreu o ex-ministro da Previdência Raphael de Almeida Magalhães


O corpo do ex-ministro da Previdência Social, de fevereiro de 1986 a outubro de 1987, Raphael de Almeida Magalhães, de 80 anos, será cremado hoje no Crematório do Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio. Ex-deputado federal e vice governador do Estado da Guanabara na gestão Carlos Lacerda, iniciada em 1965, ele faleceu na noite de sábado, após ter um mal súbito em casa, no Alto da Boa Vista, na zona norte do Rio. Atualmente, ele era conselheiro do Grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Familiares e amigos estiveram presentes no velório, realizado no Memorial do Carmo (zona portuária). Ontem, em sua página eletrônica, Eike Batista lamentou a morte de Magalhães. "Dia muito triste para mim e para nosso grupo. Deixa nosso convívio meu amigo Raphael de Almeida Magalhães, uma perda. Homem de inteligência privilegiada, solidário, um grande brasileiro", escreveu o dono da EBX. O ex-ministro deixou a mulher, uma filha e duas netas.

Em nota, governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, também ressaltou a importância política do ex-ministro. "Em sua trajetória, podemos destacar o seu papel fundamental na formulação do capítulo sobre a Previdência e a Seguridade Social na Constituição de 1988. O Rio de Janeiro e o Brasil perdem um grande homem", escreveu o governador do Rio.

Fonte:Pedro Dantas do estadão
Foto:Google


Governo Dilma: Presidenta não descarta desvalorização do Real em 2011

A presidenta do Brasil Dilma Rousseff

A taxa de câmbio tem oscilado pouco no Brasil, mas não se pode descartar uma desvalorização do real no futuro, disse a presidente Dilma Rousseff, de acordo com entrevista publicada por jornais argentinos neste domingo. Perguntada se poderia afirmar que o real não vai se desvalorizar, possibilidade que preocupa os argentinos devido aos laços comerciais entre os dois países, Dilma respondeu: “No mundo, ninguém pode dizer isso. Nos últimos tempos, conseguimos manter o dólar dentro de uma faixa de flutuação. Ou seja, não tivemos nenhum derretimento como se falou por aí. Oscilou todo o tempo entre 1,6 e 1,7 (real por dólar). Agora, ninguém no mundo pode dizer que garante isso (a não desvalorização)”, afirmou Dilma, de acordo com a edição eletrônica do jornal La Nación. Na sexta-feira, o dólar fechou a R$ 1,685.

Dilma se reúne com a presidente argentina, Cristina Kirchner, na manhã de segunda-feira. É a primeira viagem internacional de Dilma. Entre os assuntos a serem abordados está a assinatura de um acordo para a construção de um reator nuclear.

Na entrevista aos jornais argentinos, Dilma afirmou também que “não vai negociar os direitos humanos e não fará concessões nesta área”, citando casos como de Abu Ghraib e Guantánamo, envolvendo os Estados Unidos, e a sentença de morte por apedrejamento determinada no Irã. Questionada sobre Cuba, Dilma afirmou que o país deu um “passo à frente” com a libertação de presos políticos. “Em Cuba prefiro dizer que existe um processo de transformação e acho que todos os países deveriam incentivar esse processo... Não tenho nenhum problema em dizer que algo está ruim por lá, ou aqui também, porque nós não somos um país que não tem dívidas com os direitos humanos; nós as temos”.

De acordo com o Clarín, Dilma também deve se encontrar com as Mães e Avós da Praça de Maio, grupo ligado às buscas pelos desaparecidos na ultima ditadura militar.


Fonte:Reuters
Foto:Google

Rio de Janeiro: Caetano Veloso diz que dois filhos são evangélicos da Universal



O músico Caetano Veloso abriu as portas do seu apartamento no Leblon, no Rio, para a revista Serafina, e conversou sobre família, carreira e política. Entre outras coisas, contou que seus dois filhos mais novos são evangélicos frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

Os meninos, Tom e Zeca, são filhos dele com Paula Lavigne, sua última mulher e atual empresária. "Minha geração teve que romper com a religiosidade imposta, a deles teve que recuperar a religiosidade perdida", disse o cantor sobre o assunto.

A respeito do crescente poder dos evangélicos no Congresso e na mídia, relativiza: "A Record não tem mais rabo preso com o bispo do que a Globo tem com o cardeal." Informações da folha online.
Crédito da foto:Efebob Wolfenson