• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 12 de março de 2011

Irecê: Morre o professor Jorge Rodrigues

Morreu na madrugada de hoje (12) no hospital Português em Salvador o professor Jorge Rodrigues, ex-diretor-proprietário do colégio Claudio Abílio Aragão. Após um mês internado na UTI do hospital por causa de problemas cardíacos, o professor não resistiu e faleceu nesta madrugada.
Professor Jorge foi secretário de Educação de Irecê na gestão de Beto Lélis e de governo na gestão Joaci Dourado, tendo forte militância partidária e em 2008 chegou a ser candidato a Prefeito pelo PMDB.
O corpo está sendo velado na sede da Maçonaria na av. Caraíbas, centro da cidade, onde desde a chegada do corpo é muito grande a movimentação de pessoas de toda a micro-região de Irecê. O enterro será pela manhã do domingo(13) às 10h no cemitério local. O prefeito José das Virgens(PT) decretou três dias de luto oficial.

Tragédia no Japão: Parentes baianos tentam manter contato

Foto:Kyodo/Reuters

Em entrevista ao BN, a presidente da Associação da Colônia Japonesa, Angela Natsumi, relatou que ainda não conseguiu contato com uma parte da sua família, uma tia e seis primos, que moram em Miyagi, no epicentro dos abalos sísmicos. Porém, conta que os japoneses já são preparados para esse tipo de desastre natural. “Eles são prevenidos, o governo já tinha dado o alerta”, afirma. Sem o contato pelo telefone, Angela tenta se comunicar pelas redes sociais. Já seus tios, que moram em outra região do Japão, Chiba, próxima à Tóquio, já falaram com ela pelo telefone. “Eles estão sem água e luz, para prevenção”, conta. O seu primo, filho dos seus tios, que também mora em Chiba, relatou a ela ter tomado um susto, pois ao chegar em sua casa, percebeu que tudo estava caído. Os tios e o primo, então, saíram de casa e se abrigam em estacionamentos por prevenção a novos abalos. Sobre a embaixada brasileira no Japão, Angela não soube informar se foi dado algum suporte aos brasileiros que estão lá, também porque os seus primos que residem no país tem nacionalidade japonesa. Cerca de 250 mil brasileiros moram no Japão - uma das maiores colônias estrangeiras no país.

Fonte:Juliana Almirante do BN

sexta-feira, 11 de março de 2011

Televisão: Morre aos 82 anos o ator Jorge Cherques


Morreu nesta sexta-feira (11), aos 82 anos, o ator Jorge Cherques. Ele estava internado no CTI do Hospital Copa D'Or e morreu de falência múltipla dos órgãos.

O corpo do ator será velado no domingo (13), na Associação Religiosa Israelita Chevra Kadisha, na Rua Barão de Iguatemi, na Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio.

O sepultamento está previsto para às 12h, no Cemitério Israelita de Vilar dos Teles, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Jorge Cherques atuou em dezenas de novelas e filmes. Na televisão, ele participou do elenco de novelas como "Por Amor", "Suave Veneno", "Sonho Meu", "Irmãos Coragem", "Vamp", "Paraíso", "Livre pra Voar", "Espelho Mágico", entre outras.

No cinema, ele atuou em " O Trapalhão e a Luz Azul", "Viver Outra Vez", entre outros. As informações são do G1.

Futebol: São Paulo anuncia volta de Luiz Fabiano

Luiz Fabiano é um centro-avante completo -Foto: AFP

O São Paulo anunciou hoje (11) a volta de Luiz Fabiano que estava jogando no Sevilha da Espanha. O artilheiro vai voltar para tentar ganhar um grande título pelo tricolor paulista. O clube vai pagar 17 milhões pelo jogador para um contrato de quatro anos. O jogador se diz satisfeito com o retorno, onde disse que voltará ao Clube de seu coração.

Educação: Comunidade Acadêmica do Campus VIII - UNEB de Paulo Afonso divulga Moção de Repúdio a Decreto do Governo do Estado

MOÇÃO DE REPÚDIO

Ato de manifestação pública de alunos, professores e servidores mobilizados da UNEB, campus VIII (Paulo Afonso), de REPÚDIO à incidência sobre a UNEB de efeitos do Decreto nº. 12.583, de 09 de fevereiro de 2011, do Exmo. Sr. Governador do Estado da Bahia.

ALUNOS, PROFESSORES E SERVIDORES MOBILIZADOS DO CAMPUS VIII, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB – manifestam mediante a presente MOÇÃO, aprovada em assembleia e subscrita pelos manifestantes, o seu REPÚDIO contra a incidência de efeitos sobre a Universidade do Decreto nº. 12.583, de 09 de fevereiro de 2011, da lavra do Exmo. Sr. Governador do Estado da Bahia, referente a procedimentos de execução orçamentária para a contenção de gastos públicos, especialmente no que concerne à restrição de despesas com pessoal.

Considerando que o decreto repudiado suspende a concessão de afastamentos de servidores públicos para a realização de cursos de aperfeiçoamento e outros que demandem substituição (art. 9º, inciso VI), o que se pretende obstáculo à qualificação dos docentes, que necessitam, para o bem da Universidade e da comunidade acadêmica, qualificar-se e titular-se em mestrados, doutorados e estágios pós-doutorais, entre outros cursos, sob pena de sacrifício da qualidade da atividade-fim da Universidade e sua má avaliação ante o Ministério da Educação, com possibilidade de descredenciamento ou reclassificação regressiva da instituição;

Considerando que o decreto repudiado suspende a concessão ou ampliação de percentuais de Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) e Regime de Dedicação Exclusiva (RTI) para cargos efetivos e de carreira (art. 9º, inciso IV), com o que impede o aumento do número de professores em regime de dedicação exclusiva, com óbvia repercussão em prejuízo da produção científica na Universidade e da sua atividade de extensão, além de ensejar a evasão de docentes para outras instituições;

Considerando que o decreto repudiado suspende o remanejamento das dotações orçamentárias para contratações pelo Regime Especial de Direito Administrativo – REDA – (art. 9º, inciso I) e reduz as despesas com contratações pelo mesmo regime durante o corrente exercício financeiro, submetendo-as a metas a serem aprovadas por órgão externo à Universidade, o COPE, Conselho de Política de Recursos Humanos (art. 9º, inciso II), em desrespeito à autonomia universitária;

Considerando que o decreto repudiado cria diversas outras restrições à administração de despesas com recursos de interesse direto da Universidade, operando de modo lesivo à autonomia e especificidades desta;

Considerando a hierarquia das normas jurídicas, segundo a qual um decreto não pode contrariar a lei, por lhe ser de hierarquia superior, tampouco pode contrariar a Constituição, por igual motivo, sendo certo que o decreto ora repudiado viola direitos subjetivos consagrados no Estatuto do Magistério Público das Universidades do Estado da Bahia, Lei nº 8.352, de 02 de setembro de 2002, de tal modo violando também a hierarquia das normas de envergadura constitucional. Apenas à guisa de exemplo, dispõe o § 4º do art. 20 respectivo: “As alterações dos regimes de trabalho deverão ser aprovadas pelo Departamento e homologadas pelo Reitor”. Quanto aos afastamentos para capacitação, dispõe ainda a Lei 8.352/2002: “Art. 36 - Os afastamentos que não implicarem ausência do País, serão concedidos mediante ato do Reitor. Parágrafo único - Qualquer afastamento dependerá do pronunciamento favorável do Departamento competente, observadas as normas internas de cada Universidade”. Portanto, quaisquer outros condicionantes ao gozo dos respectivos benefícios importa lesão a norma superior.

Considerando, ainda, a revelada tendência a eternizar-se o que seria temporário, uma vez que desde abril do ano de 2009 o Governo vem procedendo de modo semelhante através de diferentes decretos, o que se iniciou com o então Decreto 11.480/2009, renovado período após período por novos diplomas de mesma hierarquia, sob o aceno vão de serem temporários e emergenciais.

DELIBERAM OS MANIFESTANTES:

Em vista das considerações expendidas, os manifestantes exigem o respeito devido à autonomia da Universidade do Estado da Bahia, pessoa jurídica de direito público constituída sob a forma de autarquia e, como tal, administrada pelo seu Magnífico Reitor, eleito na forma regimental, e demais órgãos e instâncias deliberativas, constituídos e organizados consoante o Regimento Geral da UNEB e demais diplomas normativos internos, tudo de acordo com a legislação aplicável.

Os manifestantes convocam, ainda, à defesa institucional da Universidade do Estado da Bahia sua respectiva Procuradoria Jurídica autárquica, com a adoção das medidas judiciais cabíveis e irremediáveis, como atos de seu ofício.

E pelos sobejos motivos expostos, expressam os manifestantes em uníssono o seu veemente repúdio às indevidas e ilegais interferências do Governador na administração dos interesses da Universidade.

Publique-se, remetam-se cópias ao Magnífico Sr. Reitor, ao Exmo. Sr. Governador, à ADUNEB, ao SINTEST, ao DCE, à Procuradoria Jurídica da UNEB, aos demais campi e respectivos departamentos, às outras Universidades Estaduais e divulgue-se a presente moção aos órgãos de imprensa.


ALUNOS, PROFESSORES E SERVIDORES MOBILIZADOS CAMPUS VIII, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
Fonte:Assessoria de Comunicação
Campus VIII - UNEB -Paulo Afonso

Mundo: Após tremor no Japão, alerta de Tsumani se estende à América do Sul

Tsumani arrasta barcos,varre cidade e inunda aeroporto -Foto:Reuters
Fotos: AP

O forte tremor que atingiu o Japão gerou um tsunami que avança pelo Oceano Pacífico e pode atingir a costa da América do Sul.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, que integra a Administração Atmosférica e Oceânica Nacional, dos Estados Unidos, divulgou um alerta dizendo que a gigantesca onda pode chegar ao Chile, ao Equador, à Colômbia e ao Peru.

O tsunami foi gerado pelo tremor de magnitude 8,8 que eclodiu a 400km da costa do Japão, a uma profundidade de 32 km. A gigantesca onda atingiu o Japão, causando grande destruição. Pelo menos 26 pessoas morreram em consequência do tremor no país.

Segundo o alerta emitido pelo centro, o tsunami ameaça ainda países vizinhos ao Japão, como Filipinas, Japão e Rússia, e países das Américas com costas no Oceano Pacífico, como México, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Panamá e Honduras.

Representantes do governo da Rússia nas Ilhas de Sakhalin, no extremo leste do país, promoveram a retirada de cerca de 11 mil moradores na região costeira, antecipando a chegada do tsunami que promoveu destruição no Japão.

Autoridades das Filipinas ordenaram a evacuação de comunidades na região costeira ao leste do país. No Japão, usinas nucleares e refinarias de petróleo foram fechadas devido a temores que elas poderiam ser atingidas.

"Amplo estrago"

De acordo com o boletim do Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico, a alta magnitude do tremor e leituras dos níveis do mar indicam que o tsunami pode causar "amplo estrago".

A entidade define um tsunami como uma série de ondas. A primeira onda a atingir uma região não precisa, necessariamente, ser a mais forte. O tamanho da ondas de um tsunami não pode ser previsto e a proporção pode variar significativamente ao longo de uma região costeira devido a efeitos locais.

O intervalo entre uma onda de tsunami e outra pode variar de cinco minutos a uma hora e a ameaça de novas ocorrências pode continuar por várias horas.

A ameaça só é considerada encerrada, quando grandes ondas deixam de ser registradas por um período de duas horas após o horário estimado para a chegada da primeira onda ou para a primeira leva de grandes ondas. Informações do portal terra.

São Paulo: Atacante Kleber critica Felipão via Twitter

Foto:Reprodução

Normalmente é o técnico Luis Felipe Scolari que perde a paciência com o seu elenco. As críticas são comuns. Desta vez, porém, foi um jogador se perdeu a linha ao falar do treinador. Pelo Twitter, o atacante Kleber, último alvo das reclamações do treinador, soltou o verbo.

Depois de ouvir Felipão reclamar pela imprensa que Kleber foi pular carnaval apesar de estar machucado - e que por isso desfalcou o Palmeiras na quarta contra o Noroeste -, Kleber resolveu responder. E não poupou a língua.

Ele começou: "O Mago (Valdivia) que é muito meu amigo, irmãozão mesmo, ficou quase dois meses parado e eu estava em campo, jogando sozinho lá na frente. Graças a Deus ele voltou para ajudar a gente. Mas fiquei dois meses segurando a bronca e não vi ele (Felipão) elogiar isso, pelo contrário, mas tudo bem", reclamou, lembrando que, se desta vez não pôde ajudar, em outros momentos ele fez isso "sozinho".

"Não é a primeira vez que isso acontece. Ele já falou mal do time quando disse que era solteiro contra casado, falou mal do Lincoln, mal do Valdivia, e agora me criticou também. Nunca vi proteger a gente, mas vi ele proteger treinador de time rival. Mas tudo bem", escreveu, se referindo aos elogios a Tite antes do clássico contra o Corinthians.

No final, desabafou: "Como vocês dizem, e eu digo o mesmo, o Palmeiras é maior que tudo e que todos, só que não dá pra aguentar mais calado. Boa noite", encerrou. Informações da agência Estado.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mundo: Jornalista do Estadão já foi libertado na Líbia

O jornal Estado de São Paulo através do seu Twitter divulgou que o Jornalista Andrei Netto correspondente especial do jornal na Líbia já foi libertado. Informa também que o mesmo está na casa do Embaixador Brasileiro na Líbia Georges Nei Fernandes.
O jornalista passou oito dias preso após ser capturado pelo exército Líbio comandado pelo ditador Muamar Kadafi. O brasileiro está em bom estado de saúde e deverá retornar a Brasil amanhã(11).
Imagem:Estadão

Bahia: Bandidos assaltam BB e matam vigilante em Lagoa Real

Dois dos assaltantes e a mãe de um deles foi presa porque deu abrigo após a fuga-Foto:Blog do Anderson

A polícia de Lagoa Real, a 731 km de Salvador, pediu reforço ao 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, 34ª Companhia Independente (CIPM) de Brumado, 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, e Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste para tentar fechar o cerco contra uma quadrilha que executou a sangue-frio o vigilante Hermínio Duca Costa, 33 anos, durante assalto à agência do Banco do Brasil do município, onde a vítima trabalhava.

Costa, que é primo do prefeito do município, José Carlos Trindade Duca (DEM), havia acabado de chegar ao prédio, após cumprimentar amigos e parentes na Lotérica Real, vizinha ao banco e próxima à sede da Prefeitura Municipal.

Os cinco assaltantes, que fugiram em motocicletas, conduzindo os malotes, chegaram ao prédio por volta das 10 horas dessa quinta-feira, 10, armados com revólveres, calibre 38. Sem dar chance de defesa ao vigilante, que teria feito um movimento brusco, porém involuntário – segundo testemunhas -, os bandidos dispararam em sua direção, atingindo-o na cabeça e em outras três partes do corpo.

Enquanto a vítima agonizava à espera de socorro, os bandidos renderam clientes e funcionários, exigindo todo o dinheiro do caixa. “Foi uma cena horrível, que dificilmente vai sair da cabeça de quem, como eu, testemunhou”, relatou um dos funcionários.

Em menos de 20 minutos, o assalto foi consumado e os criminosos fugiram, abrindo chances para que o vigilante fosse socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi, a 100 km de Lagoa Real.

“Ele perdeu muito sangue, mas estava consciente”, continuou a fonte, que não se lembra do rosto dos bandidos. “Ninguém conseguiu encarar, até porque estavam nervosos, gritando muito, pedindo agilidade na entrega do dinheiro”, finalizou.

Costa deu entrada no pronto-socorro em estado grave e não resistiu ao ferimento. O corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal de Guanambi. Ainda sem pistas, a polícia começou a ouvir testemunhas para ajudar na confecção do retrato falado e perfil dos assaltantes.

O banco não revelou o montante roubado. Este foi o quinto roubo a banco na região Sudoeste em menos de 30 dias. Antes, bandidos roubaram dinheiro em agências de Aracatu, Boa Nova, Condeúba e Macarani. De acordo com o Sindicato dos Bancários, somente este ano 21 agências bancárias já foram assaltadas no interior do Estado. Já na capital, quatro ocorrências foram registradas.
Após intensa perseguição pela zona rural da região, a polícia prendeu três assaltantes do bando que assaltou o BB e matou um vigilante.


Fonte:Reportagem republicada de atardonline por Juscelino Souza da Sucursal de Vit.da Conquista c/acréscimo.

Mundo: Jornal o Estadão perde contato com correspondente na Líbia

Foto:AE

O jornal Estado de São Paulo perdeu contato com seu repórter na Líbia. Fontes indicam que Andrei Netto, correspondente do jornal em Paris, pode ter sido preso na região de Zawiya por forças leais a Muamar Kadafi. Logo que tomou conhecimento do fato a presidenta Dilma Rousseff divulgou nota determinando ao ministério das Relações Exteriores que tome providências quanto ao desaparecimento do jornalista Andrei . Segundo a nota, “a presidenta foi informada pelo Itamaraty que o jornalista estaria na localidade de Sabratha, a 60 km de Trípoli. O embaixador brasileiro na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, está envidando todos os esforços necessários junto às forças que atuam na região. Informações do site do Estadão e do jornalista Claudio Humberto.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Educação: INEP divulga lista dos dispensados para o ENADE


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje a lista dos estudantes dispensados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2010. A lista foi publicada no Diário Oficial da União.

O Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Segundo o Inep, no ano passado, 650.066 pessoas fizeram a prova do Enade. Desses, 261.745 são ingressantes e 161.151 são concluintes. Outros 227.170 inscritos são estudantes selecionados para edições anteriores do Enade.

Entre as áreas avaliadas, a que apresenta o maior número de inscritos foi a de bacharelado em Enfermagem, com 86.856 inscritos. A área com menor número de inscritos é Tecnologia em Agroindústria, com 387. A lista pode ser acessada pelo endereço: www.in.gov.br/imprensa/visualiza
Fonte:Agência Estado.
Imagem:Google

Mídia: Grupo Record compra a rede transamérica de Rádio


Rede Transamérica de Rádio foi comprada pelo Grupo Record. De acordo com informações de bastidores, o valor da negociação, que envolveu todas as emissoras (Hits, POP e LIGHT), chegou aos R$ 300 milhões. Uma reunião entre Alexandre Raposo, diretor-executivo da Record e o presidente do conglomerado ALFA, Aloysio Faria, sacramentou a negociação. A proposta da Record é transformar a rede na Rádio Record News, com o início das transmissões programadas para o meio do ano. Enquanto isso, a programação da rede continuará a mesma. A Transamérica e a Record AM de São Paulo já possuiam uma parceria, na qual ambas as emissoras transimitem o futebol conjuntamente.A rede compreende praças como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Recife, Curitiba, Fernando de Noronha. Informações do Bahi Notícias.
Imagens:Reprodução

terça-feira, 8 de março de 2011

Itália: O que já era esperado,Roma rescinde contrato do "Imperador"


Em comunicado divulgado na tarde desta terça-feira, a Roma confirmou a rescisão do contrato com o atacante Adriano. O jogador tinha vínculo com o clube da capital até 30 de junho de 2013.

O futuro de Adriano na Roma virou um ponto de interrogação nos últimos dias, sobretudo depois que o brasileiro não se apresentou no dia 27 de fevereiro a um exame médico.

No começo deste ano, o amigo Ronaldo tentou trazê-lo ao Corinthians, mas a negociação não avançou. Além do clube alvinegro, o Flamengo já demonstrou interesse em contar novamente com Adriano.


Fonte: ESPN/MSN
Foto:Reprodução

Violência: Sobrinho do Deputado Acelino Freitas é assassinado em Sergipe


O sobrinho do deputado federal e ex-pugilista, Acelino Popó Freitas, Paulo Roberto Coelho Júnior, 20 anos, foi vítima de latrocínio, por volta de 1h da manhã desta terça-feira, 8, no município de Itabaianinha, a 118 quilômetros de Aracaju.

Ele reagiu a uma tentativa de assalto e foi atingido por dois tiros disparados por um rapaz que tentou roubar uma corrente que levava no pescoço. Segundo a delegada Rosana de Souza Freitas, que responde interinamente pela coordenadoria de delegacias do interior, equipes da Polícia Civil estão na região à procura do latrocida.

No momento do crime, Paulo Roberto estava acompanhado da namorada e mais duas amigas, brincando na praça principal de Itabaianinha. A namorada de Paulo e as duas amigas, que não tiveram os nomes divulgados, disseram em depoimento à polícia que um homem se aproximou da vítima, jogou cerveja em seu rosto e tentou arrancar a corrente. Como Paulo reagiu, o rapaz sacou uma arma e disparou dois tiros. A vítima ainda chegou a ser levada para o hospital da cidade, mas morreu no trajeto.

Paulo Roberto, que morava em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, resolveu passar o Carnaval em Itabaianinha para ficar com a namorada, que mora em Itabaianinha e fugir do Carnaval da capital baiana, que considerava violento.

O pai de Paulo Roberto e irmão de Popó, Paulo Roberto Coelho, estava inconsolável, no Instituto Médico Legal (IML), em Aracaju, aguardando a liberação do corpo para o sepultamento. O horário do enterro não foi divulgado.

“Meu filho era uma pessoa tranqüila e resolveu sair de Salvador para se divertir aqui em Sergipe com a família da namorada. Ele não se envolveu em nenhuma confusão. Foi assalto. Tentaram levar a corrente dele. Como ele não entregou, atiraram tirando-lhe a vida”, lamentou Paulo Roberto Coelho.



Fonte:Reportagem republicada de atrdeonline por Antonio Garcia de Aracaju.
Foto:Divulgação

Feriadão de Carnaval: Número de mortos nas estradas já passam de 160

Acidente na BR-391-Minas - Foto:Reprodução TV Globo/Minas

No quarto dia da operação carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabiliza a morte de 37 pessoas nas estradas federais do país, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (8). De acordo com informações do G1, entre meia-noite e 23h59 da segunda (7), houve 410 acidentes, com 310 feridos. Nos quatro dias da operação, o número de acidentes chega a 3 mil e o de mortos, a 166. Durante toda a operação de carnaval, que foi realizada entre 0h de sexta-feira (12 de fevereiro) e a meia-noite de quarta-feira (17 de fevereiro), ocorreram 3,233 acidentes e 143 mortes - saldo abaixo do registrado em quatro dias de operação de 2011.O reforço na fiscalização das rodovias se estende até a meia-noite de quarta-feira (9).


Fonte:BN

segunda-feira, 7 de março de 2011

Bahia Politica: PTB vai para a base do governo Wagner


O Presidente Estadual do PTB baiano Deputado Federal Antonio Brito em entrevista ao site Bahia notícias de Salvador disse que o partido já sacramentou a adesão ao governo Wagner, faltando apenas definir qual será a forma da participação na máquina estadual.

Brito que é filho do Vice-Prefeito de Salvador Edvaldo Brito lamentou ainda as dificuldades de relacionamento entre o seu pai e o Prefeito da cidade João Henrique, "Há tomadas de posições sem nem haver a comunicação a ele (Edvaldo), como a mudança do secretariado", revelou.

O PTB na eleição do no passado apoiou a candidatura ao governo do Estado do ex- ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) que enquanto o planalto não define seu futuro politico, vê aliados da campanha de 2010 irem para a base do governador Wagner, como foi o caso do próprio Prefeito João Henrique ex-PMDB, que já está acertando a filiação ao PP do ministro das cidades Mario Negromonte.

domingo, 6 de março de 2011

Cultura: "Ministério está com uma quantidade grande de dívidas" diz Ana de Hollanda

Ana Holanda recebeu flores e "débitos" ao assumir o ministério -Foto:Google

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que prestigiou a saída do bloco afro Ilê Aiyê na noite de ontem(5) em Salvador, afirmou que há “uma quantidade grande” de débitos e restos a pagar do programa Pontos de Cultura, fruto de convênios em atraso de 2010 e anos anteriores, quando a pasta era ocupada pelo baiano Juca Ferreira (PV). “Não sei porque existe esse débito, não foi na minha gestão. Não posso dizer sobre o que não era meu”, disse a ministra que não soube mensurar no momento o valor da dívida.

Ela garantiu, no entanto, que mesmo com os restos a pagar e a contingência de mais de R$ 600 milhões em sua pasta, terá como uma de suas prioridades honrar os débitos de convênios do programa Pontos de Cultura, carro-chefe das gestões anteriores. “Agora a gente tem de rever todos os contratos para ver qual está inadimplente, não podendo nem pagar. Tem de ver quais já aconteceram, quais não foram pagos”.

A ministra não quis comentar o imbróglio envolvendo o sociólogo Emir Sader, antes nome certo para assumir a direção da Casa de Ruy Barbosa e defenestrado após ter dito, em entrevista, que Ana de Hollanda era “um pouco autista”. “É uma coisa que nem tenho que comentar. Eu falei com ele, por telefone, eu em Brasília e ele no Rio, mas nem vou comentar um assunto tão delicado desse em público”.

Direitos Autorais – Ana de Hollanda afirmou, ainda, que “estão interpretando ou querendo deformar” o teor da discussão sobre o projeto-de-lei que trata dos Direitos Autoriais, que deve ser revisto em sua gestão . “Eu estou dizendo que eu quero discutir porque ninguém conhece esse projeto-de-lei. O que foi mandado para o Congresso não foi o que estava sendo discutido naquele momento. Dia 23 de dezembro foi enviado para o Congresso um projeto que ninguém sabe como é que estava formatado”.

A ministra disse, ainda, que “não tem nada a ver” o que estão publicando na internet sobre o assunto (de que ela supostamente seria contra a livre circulação e troca de conhecimentos). “A polêmica é o momento bom para a discussão. As pessoas não estão satisfeitas com o que está aí, não estão satisfeitas com o que tem aí, não estão satisfeitas com o que está discutido lá (no Congresso). Vamos ouvir vários segmentos e pessoas”, afirmou a ministra, enfatizando que sua proposta é proteger os autores e também defender o acesso à cultura.

Pelourinho – A ministra classificou a situação dos casarões do Pelourinho e Centro Histórico de Salvador como “alarmante”. Ela revelou que já conversou com a presidenta Dilma Rousseff (PT) sobre o assunto e que buscará novas fontes de recursos para projetos como o Monumenta.

Ana de Hollanda já tem agendadas conversas com Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Petrobras – a cargo do baiano Sergio Gabrielli. “Quero buscar formas de financiamento. Mas depende também da prefeitura, do Estado e apoios. O Minc não pode carregar sozinho tudo”.

A situação de abandono do Centro Histórico também teria sido apontada pelo ator Vitor Fasano, durante visita a um camarote, na sexta-feira de Carnaval. O artista classificou de "degradado" o aspecto atual do Pelourinho. "O local voltou a ficar caído e aquele casario é maravilhoso", declarou.

Fonte: Reportagem republicada de atardeonline por Regina Bochichio em 06/03/11.

Bahia: Bandidos continuam desafiando o Estado, desta vez, em Banzaé

Foto: Blog do Bruno

O Banco do Brasil do município de Banzaê, no nordeste da Bahia, ficou praticamente destruído e os caixas eletrônicos foram levados em uma ação de assaltantes na madrugada de sábado (6). Oito bandidos chegaram à meia noite com sete reféns trazidos do povoado São João da Fortaleza, em Cícero Dantas, e ainda fizeram mais dois reféns que estavam em uma lanchonetes e uma pizzaria da cidade. Os criminosos forçaram os sequestrados a arrombarem a agência e colocarem os caixas eletrônicos em cima dos carros. Eles ainda tentaram arrombar o cofre do banco, mas não conseguiram. Na saída, um dos ladrões atirou em um morador que estava caminhando pela rua. Ele foi encaminhado ao Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, e permanece internado. Toda a ação durou uma hora e 20 minutos, e os reféns só foram libertados em uma estrada vicinal distante de Banzaê. Informações do site BN.