• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 14 de maio de 2011

Irecê: Cidade recebeu Zico com muita festa

Jorge do colégio Cometa e Zico


Zico corta a fita na inauguração da escolinha de futebol Zico 10, ao lado do proprietário do colégio Cometa Jorge e do Prefeito de Irecê José das Virgens,sendo observados pelo Coordenador do programa segundo tempo Valdinei Barros.




O ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira, Zico, desembarcou esteve na última quinta-feira, 12, na cidade de Irecê. No aeroporto de Irecê,acompanhado do prefeito da cidade, Zé das Virgens(PT) o Galinho de Quintinho foi recebido com muita festa por cerca de 400 pessoas que se aglomeraram, na sua maioria, com camisas do Flamengo, para saudar o maestro do título mundial do Flamengo em 1981.

Ao descer da aeronave, pilotada pelo irecêense Michel Dourado, Zico foi recebido com muitos aplausos. Logo na descida, começou a distribuir autógrafos a todos os presentes. Com muita simpatia e elegância, atendeu a repórteres da Caraíbas FM e Regional AM, afirmando ao locutor Quinzinho estar muito orgulhoso de estar na Capital do Feijão, inaugurando importante projeto, a Escola Zico 10.

Após o aeroporto, um comboio seguiu para o Colégio Cometa, onde Zico discussou para muitos fãs e alunos do colégio. Neste momento, Zico recebeu a chave da cidade das mãos do Prefeito Zé das Virgens. O ex-craque mais uma vez agradeceu o carinho de todos, e passou a falar do projeto, destacando a importância dos estudos na formação dos jovens, principalmente aqueles que desejam ingressar na carreira futebolística.

Já no campo de grama sintética do Colégio Cometa e da Escola Zico 10, o Galinho oficialmente inaugurou o projeto, ao cortar a faixa, e entrou no campo para ser recebido por mais de 40 crianças uniformizadas que o esperavam. A Escola de Futebol Zico 10 de Irecê funcionará na Arena Cometa, um campo com grama sintética padrão FIFA importada do Qatar, no Oriente Médio. A arena contempla um campo de 55m x 35m e estrutura física com banheiros, vestiários, sauna, lan house e lanchonete. Os alunos da escola Zico 10 – Irecê que tiverem bom desempenho poderão participar de testes (peneiras) no Clube de Futebol do Zico – CFZ.

Após mais uma calorosa sessão de fotos e autógrafos, Zico ainda se dirigiu à uma sala de imprensa, onde atendeu jornalistas.






Fonte:Caraíbas FM

Fotos:Emanuel Buga/Caraíbas FM

Irecê: Polícia Civil tem nova Coordenadora Regional

Dra. Maria Clécia assumiu a 14ª Coorpin em Irecê

No último dia 11 assumiu a 14ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil do Estado da Bahia, a Dra. Maria Clécia Vasconcelos de Morais Firmino Costa, coordenação esta que atende a 22 municipios da região.

Dra. Clécia concedeu entrevistas a emissoras de rádio da cidade traçando um perfil do trabalho que pretende desenvolver à frente da Coordenadoria.

A nova Coordenadora, desejamos sucesso e que juntamente com toda sua equipe possa realizar um grande trabalho na 14ª Coorpin, mesmo diante de tantas dificuldades encontradas no exercício de suas funções.


Foto:Reprodução

Bahia: Bandidos causam terror em assalto ao BB em Sátiro Dias

agência do BB em Sátiro Dias

Bandidos utilizaram dinamite para explodir uma agência bancária e usaram reféns como escudo humano para atacar, a tiros, uma delegacia de polícia em Sátiro Dias ( 252 km de Salvador). Não houve feridos.

O caso ocorreu durante a madrugada de hoje na cidade de 18 mil habitantes.

Segundo a Polícia Civil, 12 homens fortemente armados renderam cerca de 40 pessoas que participavam de uma festa no centro da cidade e obrigaram-nas a andar, com as mãos para cima, por 200 metros até a agência local do Banco do Brasil.

Com os reféns sob a mira de armas, os bandidos quebraram os vidros do prédio e atiraram pelo menos duas bananas de dinamite na área dos caixas eletrônicos da agência, reduzindo o local a escombros.

Uma das bananas, acionada possivelmente por pavio, não explodiu e está sendo analisada por peritos. A polícia não informou se os assaltantes conseguiram levar dinheiro do local.

Logo após explodir a agência, os bandidos fizeram os moradores andarem mais 200 metros até o prédio que sedia as polícias Civil e Militar. Com os reféns formando um escudo humano, eles atiraram contra a delegacia.

"Não houve possibilidade de reagir para não ferir as pessoas que estavam na frente dos bandidos, bem na linha de tiro", contou o policial civil Marcos Souza.

Após 15 minutos de tiroteio, fugiram. A polícia ainda investiga se o ataque à delegacia foi uma manobra para facilitar a fuga ou visou manter os agentes no prédio para encobrir alguma outra ação dos bandidos.

A identidade dos assaltantes ainda é desconhecida. Informações de Graciliano Rocha para a folhaonline.

Brasil: Ex- Senadora Marina Silva pedirá que MP investigue ela própria



A ex-senadora Marina Silva (PV-AC) vai acionar o Ministério Público Federal com um pedido inusitado. Ela solicitará que o órgão investigue ela própria e seu marido, o técnico agrícola Fábio Vaz de Lima. Com a manobra, Marina espera proteger o casal de acusações esbravejadas pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que na última quarta-feira (11) afirmou que Lima havia fraudado contrabando de madeira. Por tabela, Marina, à época ministra do Meio Ambiente, teria sido conivente com a irregularidade. O pedido de investigação, segundo a política, será formalizado já nesta segunda-feira (16), em reunião com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.



Fonte:Bahianotícias

Foto:divulgação

Paquistão: Governo Brasileiro espera liberação de Brasileiro imediatamente





O Itamaraty trabalha para que o advogado brasileiro Rodrigo Moreto Cubek, 30 anos preso ao perturbar orações em uma Mesquita no Paquistão seja solto no menor prazo possível. A embaixada brasileira no local contratou um advogado que deverá tentar enquadrar a atitude do brasileiro como "perturbação da ordem pública", o que é contravenção e não crime. O advogado deverá destacar as diferenças culturais entre os dois países para tentar simplificar o caso e facilitar a soltura.

Assim que for solto, se for solto, o brasileiro deverá ser deportado para o Brasil. Ele foi preso na sexta-feira na mesquita Faisal, em Islamabad, no Paquistão, fazendo uma pregação cristã. Desde então, o brasileiro está preso com mais uma pessoa numa cela. A polícia foi acionada e levou o brasileiro à delegacia. No interrogatório ele teria afirmado que Jesus havia aparecido em seus sonhos e pedido para que fosse ao Paquistão pregar o Cristianismo. O brasileiro afirmou ainda que chegou a Islamabad há três semanas.

Ele estava hospedado no hotel Pearl Continental de Rawalpindi, junto a Islamabad. De acordo com a agência de notícias, os policiais encontraram medicamentos antidepressivos em sua bagagem e afirmaram que ele poderia ser uma pessoa "mentalmente perturbada".

De acordo com o Itamaraty, a embaixada está em contato com sua família o tempo todo. Na segunda-feira, o advogado deverá dar encaminhamento ao processo burocrático de documentação para tentar agilizar o caso. Informações de Claudia Andrade do portal Terra com acréscimo do Bahia notícias.

Educação na Bahia: Greve continua na UNEB


Com 147 professores presentes na assembleia, não houve nenhuma proposta de saída da greve. A assembleia deliberou ações para o fortalecimento do movimento.
Reunidos na manhã de ontem, 13 de maio, os professores da UNEB mantiveram a greve sem nenhuma intervenção contrária a sua continuidade. O clima da plenária foi de intensificar e radicalizar as ações do movimento grevista, uma vez que o governo continua com a mesma proposta de engessar o movimento, congelar os salários por 4 anos e de contingenciamento nos orçamentos das Universidades Estaduais através do Decreto 12.583/11 (veja aqui).

A assembleia avaliou a última “proposta” de alteração da redação da cláusula da mordaça, segundo artigo no Acordo de Incorporação da CET, encaminhada pelo governo na noite de 06 de maio para o Fórum das ADs (veja aqui). Para a categoria, na prática, o governo não apresentou uma nova proposta, uma vez que manteve o caráter intervencionista da cláusula (veja as três propostas de redação apresentadas pelo governo aqui). Neste sentido, a assembleia rejeitou a mudança do texto e manteve a exigência pela retirada integral da cláusula. “Não há razão para a existência dessa cláusula no Acordo de Incorporação da CET a não ser pelo fato do governo querer comprar o nosso silêncio por 04 anos”, afirmou professora Nora de Cássia do campus V.

A assembleia ratificou também que as motivações da greve não foram apenas salariais, mas também em virtude do contingenciamento imposto pelo novo Decreto 12.583/11. Neste sentido, como o governo ainda não apresentou nenhuma disposição em atender as reivindicações do movimento, a categoria deliberou pela intensificação das atividades da greve.

Os informes dos campi e do comando de greve demonstraram o crescimento do movimento grevista e a disposição da categoria em aumentar as mobilizações. Para os próximos dias, estão previstos ato na SEC, dia de luta contra o decreto, manifestação no Iguatemi, entre outras atividades.

A assembleia deliberou, ainda, a necessidade de pressionar ainda mais os Reitores a se posicionarem publicamente sobre o contingenciamento de verbas imposto pelo governo. Além disso, pressionar o governo a realizar uma reunião entre Reitor, representantes do governo e os três segmentos universitários para discutir e encaminhar soluções sobre o Decreto 12.583/11.

Veja abaixo o calendário de mobilização da próxima semana e ações indicadas pela assembleia. Vale destacar que os departamentos devem continuar realizando suas atividades locais, intensificando assim a greve em todo o Estado. Texto extraído do site da Aduneb.


Fonte Imagem:Aduneb

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Educação: ENEM terá duas avaliações por ano, segundo o MEC



O Ministério da Educação (MEC) publica na próxima semana o edital com as datas em que ocorrerão as próximas duas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano e em 2012. De acordo com a Folha de S. Paulo, o exame deste ano deve ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro. A prova seguinte, segundo a publicação, deve ocorrer nos dias 5 e 6 de maio de 2012, o que confirmaria a intenção do ministério de aplicar duas edições do Enem a partir do próximo ano. A realização de mais de uma prova anual, prometida em 2009, quando a reformulação do exame foi anunciada, era vista como uma maneira de dar mais chances para os candidatos a uma vaga no ensino superior e de reduzir a pressão dada por uma seleção baseada em apenas um final de semana de testes. A prova do Enem é necessária para os candidatos que buscam vaga nas universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também para a concorrência na disputa de bolsas de ensino integral e parcial nas universidades particulares.



Fonte:Bahianotícias

Salvador: Rodoviários em estado de greve a partir de segunda-feira

Os rodoviários prometem entrar em estado de greve a partir da próxima segunda-feira (16), de acordo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Salvador. De acordo com os representantes da categoria, a decisão pela paralisação só deve ser tomada após as assembleias dos rodoviários que acontecerão ao longo do dia. Entretanto, ainda de acordo com o sindicalista, a paralisação só deve ocorrer daqui a duas semanas, caso não haja acordo com o patronato. Nesta sexta-feira (13), grande parte da frota saiu mais tarde da garagem, por conta de protestos da categoria. Até a metade da manhã, pontos cheios e superlotação nos coletivos foram cenas comuns pela cidade. A categoria reivindica um reajuste salarial de 18%, mas, conforme o sindicato, os empresários oferecem 3,72%. Informações do BN.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Espanha: Barcelona comemora mais um título Espanhol

o baiano Daniel Alves e Keitá comemoram o gol-Foto:Reprodução


O Barcelona empatou com o Levante por 1 a 1 nesta quarta-feira e garantiu o título do Campeonato Espanhol pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com duas rodadas de antecedência.

Com o empate, o Barça chegou a 92 pontos, seis a mais que o Real Madrid, segundo colocado. O time catalão leva vantagem no confronto direto (ganhou um e empatou outro).

O gol barcelonista foi marcado por Seydou Keita, aos 21 min do primeiro tempo. O Levante empatou aos 40.

Este é o 21º título espanhol do clube. O maior vencedor ainda é o Real Madrid, com 31 conquistas da Liga. O terceiro é o Atlético de Madrid, com nove.

Este é o nono título da Liga de Josep Guardiola, o terceiro seguido desde que assumiu como técnico do Barcelona, que se soma a outros seis que ele ganhou como jogador do time catalão.

Este é também o sexto campeonato espanhol conquistado pelo meia Xavi Hernández.

Irecê: Aulas do Universidade para Todos na região estão ocorrendo normalmente

Sede da UNEB-Irecê-Foto:discente Rodrigo Santos


As aulas do Programa Universidade Para Todos-UPT de 2011(cursinho Pré-vestibular) coordenada pelo Pólo Irecê estão ocorrendo normalmente nas 08 cidades atendidas pela UNEB Universidade do Estado da Bahia - Campus XVI-Irecê.



Do dia 02 até ontem(10) visitamos todas as extensões, com exceção da cidade de Central, que será no próximo dia 16. Vale ressaltar o apoio que sempre recebemos por parte dos gestores anteriores do Departamento no projeto, gestões das professoras Cenilza Santos(2008-2010) Deyse Lago(2005-2008) e agora na gestão da profa. Helga Porto que esteve conosco em todas as primeiras visitas realizadas as cidades que temos extensões.



Neste ano, o nosso pólo na ação I atenderá um total de 500 alunos egressos e concluintes do ensino médio nas cidades de: Central,Irecê,Ibititá,Jussara,Lapão,Presidente Dutra,São Gabriel e Uibaí, com a seguinte equipe:



Coordenação Geral pela UNEB: Profa. Zita Guimarães


Diretora da DIREC 21- Profa. Maria da Conceição Correa


Diretora da UNEB-Irecê Profa. Helga Porto Miranda


Coordenadora Pedagógica- Profa. Cinara Barbosa


Coordenação Pólo - Téc. Jorge Luiz


Coordenação Local extensões:


Central - Téc.Educ. Simonete Cunha


Ibititá - Téc. Educ. Rose Dourado


Jussara- Téc. Educ. Cristiane Batista


Lapão: Profa. Iara Machado


Presidente Dutra: Profa. Mara Gil


São Gabriel: Téc. Mareilton Rocha


Uibaí: Téc.Educ. Michele Rocha


Secretária Pólo: Valquiria Rodrigues


Professores/Monitores: 80

Irecê: Já começou a sucessão municipal de 2012

Pç. da Prefeitura municipal de Irecê -Foto:Google

No calendário eleitoral do TSE, a eleição para Prefeitos de todo o país acontece na primeira semana do mês de outubro de 2012, mas em várias capitais e no interior, a mídia já começa a publicar as discussões,encontros partidários e entrevistas concedidas por diversos líderes politicos.


Na cidade de Irecê, centro norte do Estado, 474 km de nossa capital não é diferente. Como cidade pólo de um território de extrema importância para a economia e política da Bahia, já começaram as movimentações com vista a sucessão do Prefeito José das Virgens(PT).


Ontem(10) em entrevista concedida aos radialista Vitor Souza da emissora FM 101.5 o ex-candidato a Deputado Federal em 2010, Amaro Junior(DEM) discorreu sobre os bastidores políticos que vem acontecendo na cidade. Citou realmente que um grupo de líderes partidários vem conversando com vista a sucessão de Zé das Virgens, fez pesadas críticas ao governo do Estado, onde relembrou sobre a obra da chamada adutora do São Francisco que se encontra parada, assim como o mercado produtor,o abatedouro do território e também não poupou adjetivos a gestão de José das Virgens, citando que é uma gestão "inoperante",citando também a atual situação do hospital regional.


No entrevista participou também via telefone o Ex-Prefeito Beto Lélis (PMDB) que confirmou essas reuniões que chamou de "frente de oposição" ao governo de Zé das Virgens, onde aproveitou e fez um chamamento ao vereador Henrique Sobral, pois segundo Beto, o vereador ainda não se definiu sobre o próximo pleito, já que se comenta que essa frente tem alguns nomes de possíveis candidatos a Prefeitura, figurando também o nome do atual Deputado Estadual Luizinho Sobral(PTN) que tem uma base eleitoral muito forte no municipio, já que seu pai Luiz Sobral( já falecido) foi Prefeito e também Deputado Estadual.


No governo municipal, é certo que Zé das Virgens vai disputar a reeleição,até porque, não vejo outro nome dentro do PT municipal, sendo a única dúvida com relação quem seria o seu candidato a Vice, pois o atual, o empresário Paulo Freire, não esconde de ninguém na cidade, sua insatisfação da forma de governar do governo petista de Zé, e também na sua fala Beto Lélis também citou o nome do empresário e convidou Freire para participar dessa "frente oposiocionista". Amaro Junior estava acompanhado do também ex-candidato a Deputado Estadual Léo da Unibel, do proprietário do jornal folha da Bahia Ronaldo David e do Sr. João da Hora.


O certo é que, na medida que os meses for passando, vai aumentar as especulações em torno de nomes,possíveis acordos passando sem sombra de dúvida pelo palácio de Ondina e também envolvendo os principais opositores ao governo Wagner, já que Irecê tem uma importância política representatativa dentro do cenário regional, e se as coisas aqui não acontecem a contento, é outra discussão e merece uma reflexão por parte de toda sociedade. Vamos aguardar.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Bahia: AL aprova licença maternidade de seis meses para servidoras



A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta terça-feira (10), por unanimidade, o Projeto de Lei que amplia a licença maternidade de servidoras estaduais para seis meses. O projeto de autoria do Executivo foi acordado entre governo, oposição e independentes. Além da licença, o legislativo baiano também votou a alteração da lei de inspeção sanitária industrial para produtos de origem animal, que terá o controle mais rigoroso. Infomações de Felipe Campos do BN.

Irecê: UNEB faz matrículas para o curso de Letras no 2º semestre





A UNEB está convocando para matrícula os candidatos aprovados, em primeira chamada, no Vestibular 2011, para cursos presenciais com início no segundo semestre letivo.

Os aprovados devem efetuar a matrícula nos próximos dias 11, 12 e 13 do corrente mês. De acordo com o edital de convocação, o candidato deve comparecer à coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção.



No âmbito do Campus XVI-Irecê as matrículas serão para o curso de LETRAS no horário das 8h às 11:30h e das 13h30 às 17h, e das 19h às 21h munido dos documentos exigidos.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Salvador: Dep. Alice Portugal já fala como Pré-candidata do PCdoB

Dep. Alice Portugal "Vou colocar Salvador nos trilhos-Foto:Reprodução


Em sua primeira entrevista como pré-candidata oficial do PCdoB para o pleito de sucessão no Palácio Thomé de Souza, em 2012, a deputada federal Alice Portugal já até ensaiou um descontraído slogan com alusão à maior piada da gestão soteropolitana dos últimos 12 anos. No programa Casemiro No Ar, na Rede Tudo FM 102,5, a parlamentar falou da relação entre os comunistas e o PT, apontou quais seriam os erros da administração do atual mandatário – e da mesma base governista – João Henrique (PP), e garantiu: “Vou colocar Salvador nos trilhos”. A afirmação veio logo após ouvintes questionarem o caos da mobilidade urbana na cidade. Em mais um “chiste” da deputada, ela disparou: “Isso não é metrô, é retrô. Já está fora de moda. Já não cabe o modelito na cidade. A cidade cresceu e o modelito ficou curto”. Quando foi confrontada pelo apresentador Casemiro Neto sobre quais teriam sido os erros da atual gestão, a prefeiturável apontou a instabilidade política. “Só considero que as composições foram mudadas com muita intensidade e, com isso, eles perderam o rumo, perderam o foco. E isso gera o desencanto. Não há nada pior na administração pública, assim como na política, como perder o encanto”, disse para, em seguida, aumentar o tom das críticas. “Eles perderam o foco, a identidade. Eu acho que essa experiência está esgotada. Temos que partir pra frente”.Informações de Felipe Campos do BN.

domingo, 8 de maio de 2011

Futebol: Confira os resultados do domingo de decisões nos Estaduais

O jovem atacante do Grêmio Jr. Viçosa fez 2 gols no Grenal-Foto:Neco Varela/ag.Freelancer


São Paulo:


Santos 0x 0 Corinthians


Minas Gerais:


Atlético 2 x 1 Cruzeiro


Bahia:


Bahia de Feira 2 x 2Vitória


Rio Grande do Sul:


Internacional 2x3 Grêmio


Pernambuco:


Santa Cruz 2 x 0Sport


Goiânia


Atlético 1x 1Goiás


Ceará


Ceará 5 x 0 Guarani

Justiça: Juristas contestam decisão do STF sobre união homoafetiva



Crítico do ativismo judicial do Supremo, o jurista Ives Gandra Martins, de 76 anos, ex-professor titular de Direito Constitucional da Universidade Mackenzie, defende a mesma opinião. "Pessoalmente sou contra o casamento entre homossexuais, não contra a união. A união pode ser feita e tem outros tipos de garantias, como as patrimoniais. Minha posição doutrinária, sem nenhum preconceito contra os homossexuais, é que o casamento e a constituição de família só pode acontecer entre homem e mulher. Mas o Supremo é que manda e sou só um advogado."

Para Martins, o STF assumiu o papel do Congresso Nacional ao decidir sobre o tema. "Sempre fui contra o ativismo judiciário. O que a Constituição escreveu é o que tem que prevalecer. É evidente que não estou de acordo com os fundamentos da decisão. Entendo que o STF não pode se transformar num constituinte."

Lenio Streck, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, concorda com Martins e diz que a decisão sobre as uniões homoafetivas cabe ao Congresso. "Isso é o espaço para discussão do legislador, como se fez na Espanha e em Portugal. Lá esse assunto foi discutido pelo Parlamento. O Judiciário nesse ponto não pode substituir o legislador."

A partir de agora, a decisão vai prevalecer em todo o País. "Com advogado tenho que reconhecer que, indiscutivelmente, todos os julgadores terão que decidir de acordo com a decisão do STF", diz Martins. Informações do estadão.