• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 11 de junho de 2011

Bahia: Acidente na BR- 324 deixa criança de 2 anos gravemente ferida

Foto:Lunaé Parracho/agência atarde

Um acidente deixou uma menina de 2 anos gravemente ferida, no início da tarde deste sábado, 11, na BR-324. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), estavam no carro, modelo Fiat Uno, os pais da criança, Evaldo Valtermir Lima Nunes, 34, e Maria Madalena Santos Nunes, 38, e mais um passageiro, Gilvásio Profeta Carvalho, 38.

Todos ficaram feridos gravemente e foram encaminhados pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital do Subúrbio, com exceção da criança que, devido à gravidade das lesões, foi levada por um helicóptero da Polícia Militar da Bahia. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

O acidente ocorreu nas proximidades do local conhecido como Jaqueira do Caneiro, próximo ao bairro Bom Juá. De acordo com o inspetor Alan Bessa, da PRF, que estava no local, o carro bateu com violência na caminhonete da concessionária Via Bahia, que administra parte da rodovia. Com o impacto da colisão, a caminhonete foi jogada numa vala. O motorista da caminhonete não ficou ferido.

“A pista estava livre; o carro da Via Bahia estava no acostamento; na colisão o motorista do Uno não freiou, tudo isso indica que ele estava dirigindo em alta velocidade, cerca de 120 a 130 km/h e que provavelmente tenha cochilado no volante”, informa Bessa.

A criança de 2 anos, que estava na parte de trás do carro de passeio, foi projetada para a frente do veículo. Segundo a PRF, apesar do carro estar equipado com a cadeira infantil, a criança não estava usando-a.

“O equipamento estava lá, mas as pessoas ainda assim não o utilizam. A mãe que também estava no banco de trás foi projetada juntamente com a criança, provavelmente também não utilizava o cinto de segurança”, afirma o inspetor. Informações de Juliana Dias de atarde.

Brasil: " A Itália tem que respeitar nossa Soberania" afirma ex-presidente Lula

Imagem:Reprodução

O ex-presidente Lula reprovou, nesta sexta-feira (10), em São Paulo, a postura de contestação da Itália em relação à decisão brasileira envolvendo o ex-ativista italiano Cesare Battisti . O Supremo Tribunal Federal mandou soltar Battisti nesta semana e ainda decidiu não extraditá-lo ao país. “Não vejo nenhuma razão para a Itália não tratar isso como uma questão da normalidade democrática e soberania do Brasil”, disse. Lula disse que se sentiu reconhecido com a decisão dos ministros. “O que eu fiz está exatamente no tratado que temos com a Itália. Acho normal algumas pessoas reclamarem e outras ficarem felizes, mas o Brasil não abriria mão da sua soberania. E a Suprema Corte reconheceu o acerto da decisão do presidente da República”, completou o ex-presidente. A decisão do STF provocou reação das principais autoridades italianas. Além de afirmar que recorrerá ao Tribunal de Haia, a Itália ameaçou até boicotar a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Informações do BN.

Justiça: Confira as principais mudanças do Novo Código de Processo Penal do País




O Código de Processo Penal ou Decreto-Lei (DEL) 3.689 entrou em vigência no dia 3 de outubro de 1941, na época em que o presidente da República era Getúlio Vargas. Conjunto de regras e princípios do Direito Processual Penal, ele é destinado à organização da justiça penal e aplicação dos preceitos contidos no Direito Penal e na Lei das Contravenções Penais.

As alterações legislativas no código foram necessárias devido a uma série de incompatibilidades com a Constituição brasileira de 1988. Algumas reformas, insuficientes, foram realizadas em 2008, e então o Senado determinou a formação de uma comissão de juristas para elaborar o novo código, que entra em vigor no dia 5 de julho de 2011. Veja as principais mudanças:

Novas regras para a prisão
- Os presos temporários deverão ficar separados dos condenados. Atualmente, isso é uma orientação, normalmente descumprida;
- A prisão preventiva não poderá ultrapassar 180 dias, se decretada no curso da investigação e antes da condenação recorrível; ou 360 dias, se decretada ou prorrogada por condenação recorrível. O CPP em vigor não estipula prazos para a preventiva;
- O novo texto amplia a prisão preventiva nos crimes de violência doméstica, permitindo o encarceramento de acusados de abusos contra crianças, adolescentes, idosos, enfermos e portadores de deficiência. Antes era restrito à violência contra mulheres;
- O juiz poderá requisitar a prisão por qualquer meio de comunicação, dependendo apenas de verificação de autenticidade do documento. A lei atual prevê somente o telegrama;
- Criação do Cadastro Nacional de Mandados de Prisão, para permitir que um acusado seja preso em outro Estado com maior agilidade;
- O valor máximo determinado como fiança dobrará de 100 para até 200 salários mínimos. O montante poderá ser multiplicado por mil vezes, dependendo da condição econômica do preso. O valor de uma fiança poderá ultrapassar R$ 100 milhões.

Restrições à prisão preventiva
- A prisão preventiva pode hoje ser concedida para crimes de reclusão em geral. Pela nova norma, a decretação será restrita para crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a quatro anos;
- Se o réu tiver sido condenado por outro crime;
- Possibilidade de aplicação de uma série de medidas cautelares, em vez da prisão preventiva, para garantir a aplicação da lei, preservar a investigação ou evitar a prática de novos crimes.

Medidas cautelares
O novo código prevê 14 tipos de medidas cautelares, para que o juiz tenha alternativas na condenação. São elas:
- Fiança;
- Recolhimento domiciliar;
- Monitoramento eletrônico;
- Suspensão do exercício da profissão, atividade econômica ou função pública;
- Suspensão das atividades de pessoa jurídica;
- Proibição de frequentar determinados lugares;
- Suspensão da habilitação para dirigir veículo automotor, embarcação ou aeronave;
- Afastamento do lar ou outro local de convivência com a vítima;
- Proibição de ausentar-se da comarca ou do País;
- Comparecimento periódico ao juiz;
- Proibição de se aproximar ou manter contato com pessoa determinada;
- Suspensão do registro de arma de fogo e da autorização para porte;
- Suspensão do poder familiar;
- Bloqueio de internet;
- Liberdade provisória;






Fonte:Mauricio Tonetto/portal Terra

Imagem:Google



Brasil: Inscrições do ENEM de 2011 bate recorde

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) bateram recorde este ano. Segundo o Ministério da Educação, mais de 6,2 milhões de pessoas se inscreveram. Número surpreendente tendo em vista que, para o exame anterior, foram 4,6 milhões de inscritos. As inscrições se encerraram à zero hora deste sábado (11). Somente no último dia, 850 mil se inscreveram. Quem se inscreveu deve pagar a taxa de R$ 35 até a próxima segunda-feira (13). Segundo o Inep, o boleto poderá ser gerado por todos os candidatos pela internet até as 16h de segunda-feira. O pagamento do boleto pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil até as 16h. Correntistas do banco podem fazer o pagamento pela internet ou em caixa eletrônico até as 22h (horário oficial de Brasília), desde que tenham gerado o boleto até as 16h no site do Enem. Informações do BN.

Bahia: Polícia mata suspeitos de explosão a caixas eletrônicos no interior do Estado

Caixas eletrônicos que os bandidos explodiram em Itagi -Foto:Reprodução

Dois dos cinco suspeitos de envolvimento na explosão de dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Itagi, a 407 km de Salvador, foram mortos na sexta-feira durante confronto com policiais civis de Itabuna, no município de Ubatã, a 379 km da capital. Um deles, identificado como Iramar Longo, era investigado por outros crimes e é apontado pela polícia como o chefe da quadrilha envolvida em outros assaltos a bancos no interior do Estado.

Segundo a polícia, além de Iramar, que estava armado com uma pistola calibre 380 e um revólver 38, a ação dos bandidos em Itagi contou com outros quatro homens armados e encapuzados. Na madrugada de sexta, eles arrombaram a porta da agência e, usando dinamite, explodiram dois caixas eletrônicos, mas só levaram o dinheiro de um deles, uma quantia não revelada pelo banco. Depois fugiram em dois carros em direção à BR-330.

Balanço
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Bahia, já são pelo menos 18 caixas eletrônicos explodidos neste ano. Não se sabe o montante de dinheiro levado pelas quadrilhas.

O assalto em Itagi foi o quarto da semana. Na terça-feira, a ação dos bandidos foi em Ibirapitanga; na segunda, em Andaraí; e, no domingo, em Aracatu.






Fonte:agência terra/atarde

Educação: UNEB oferta 152 vagas para Graduação presencial via SiSu



A UNEB- Universidade do Estado da Bahia, está disponibilizando um total de 152 vagas para cursos de graduação presencial em 07 Departamentos: Salvador,Alagoinhas,Senhor do Bonfim,Juazeiro,Conceição do Coité,Teixeira de Freitas e Irecê.






Os candidatos poderão fazer sua inscrição exclusivamente pelo site do MEC pelo endereço eletrônico http://www.mec.gov.br/ no período de 15 a 19/06/2011. Vale ressaltar que só pode se inscrever os candidatos que fizerem o ENEM de 2010 com base nos resultados obtidos pelos estudantes no exame.






No âmbito do DCHT-Irecê, são 06 vagas para o curso de Letras para o segundo semestre no turno Matutino.






Leia o EDITAL Nº 032/2011 publicado hoje(11) no Diário Oficial do Estado.


O Reitor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, considerando o disposto na Portaria Normativa MEC nº 02, de 26 de janeiro de 2010, e suas alterações, torna público, para conhecimento dos interessados, que a seleção de candidatos para provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos por esta Universidade para ingresso no 2º semestre de 2011 utilizará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), observando o seguinte:



1. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do Sisu de que trata este Edital será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem referente ao ano de 2010.

2. Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela UNEB deverão verificar as informações constantes do Termo de Participação desta instituição no Sisu.

3. O referido Termo de Participação será disponibilizado na página eletrônica desta instituição, no endereço www.uneb.br/sisu e conterá as seguintes informações:

3.1. Os cursos e turnos participantes, bem como o respectivo número de vagas a serem ofertadas por meio do Sisu;

3.2. As políticas de ações afirmativas adotadas, bem como a definição de sua abrangência no âmbito da UNEB;

3.3. Os pesos e as notas mínimas estabelecidos pela instituição para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno;

3.4. Os documentos necessários para a realização da matrícula dos candidatos selecionados;

3.5. Os documentos requeridos no ato da matrícula, necessários à comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos nas políticas de ações afirmativas adotadas pela UNEB.



4. As inscrições no Sisu deverão ser efetuadas de 15 a 19 de junho de 2011, exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Ministério da Educação, no endereço www.mec.gov.br.

5. O cronograma de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos está divulgado no Edital nº 07 de 08 de junho de 2011, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União de 09 de junho de 2011.

6. As vagas eventualmente não ocupadas ao fim das 02 (duas) chamadas regulares referentes ao processo seletivo Sisu 2º/2011 serão preenchidas da seguinte forma, por ordem de prioridade:

6.1. Realização de 01 (uma) chamada utilizando a lista de espera disponibilizada pelo Sisu, redefinida, conforme previsto no item 7.3 do mencionado Edital nº 07 de 08 de junho de 2011, de forma a atender às ações afirmativas da UNEB, originalmente adotadas no Termo de Participação, garantindo que 40% das vagas sejam reservadas aos candidatos negros e 5% aos candidatos indígenas;

6.2. Realização de 01 (uma) chamada utilizando a lista de espera do Processo Seletivo Vestibular 2011.

7. Para constar da lista de espera do Sisu de que trata o subitem 6.1, o candidato deverá obrigatoriamente confirmar no Sisu o interesse na vaga, durante o período de 02 a 07 de julho de 2011.

8. Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos pela instituição para concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas adotadas, sob pena de, caso selecionado, perder o direito à vaga.

9. É de responsabilidade exclusiva do candidato a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o Sisu, bem como a verificação dos documentos exigidos para a matrícula e os respectivos horários de atendimento na instituição.

11. É de responsabilidade do candidato acompanhar, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br, e da página eletrônica da instituição, no endereço www.uneb.br/sisu, eventuais alterações referentes ao processo seletivo do Sisu 2º/2011.

12. A inscrição do candidato nos processos seletivos do Sisu implica a autorização para utilização pelo MEC e pela UNEB das informações constantes da sua ficha de inscrição, do seu questionário socioeconômico e das notas por ele obtidas no Enem 2010.

13. A inscrição do candidato nos processos seletivos do Sisu implica o conhecimento e concordância expressa das normas estabelecidas na Portaria Normativa MEC nº 2/2010, bem como das informações constantes do Termo de Participação da UNEB. Gabinete do Reitor da UNEB, 10 de junho de 2011.


Lourisvaldo Valentim
Reitor



Fonte: DOE 11 e 12/06/11



Imagem:Google

Bahia: Estado vai antecipar 30% salário de Junho

O governo da Bahia vai antecipar para o dia 22 de junho o pagamento de 30% do salário para os cerca de 260 mil funcionários ativos, aposentados e pensionistas. O objetivo é dar a oportunidade aos servidores públicos de se programar para melhor aproveitar o feriado de São João. A outra parte dos vencimentos será quitada nos dois últimos dias úteis de junho, quais sejam, 29 (primeiro lote) e 30 (segundo lote). Informações do BN.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Brasileirão série B: Vitória se recupera e vence no Engenhão

Após dois resultados negativos, o Vitória se recuperou na Série B do Campeonato Brasileiro e derrotou o Duque de Caxias por 3 a 2, na noite desta sexta-feira, no Engenhão, pela quarta rodada da competição. O triunfo foi o primeiro do treinador Geninho no comando da equipe. Maurício (2) e Neto Baiano fizeram os gols dos baianos, enquanto Somália marcou os dois para o time mandante. O próximo jogo do rugro-negro baiano será contra o ABC/RN na próxima terça-feira(14) no Barradão em Salvador.

Bahia: Aduneb convoca professores da UNEB para o próximo dia 14



A greve dos professores da UNEB- Universidade do Estado da Bahia continua. Enquanto os docentes e o governo do Estado não chegam a um acordo, hoje completa-se 45 dias do movimento grevista. A aduneb - Associação dos docentes da instituição está convocando uma nova assembleia para o próximo dia 14, conforme edital abaixo:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE


Salvador, 10 de junho de 2011.


O Comando de Greve da UNEB convoca uma ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DOCENTE, a realizar-se no dia 14 DE JUNHO 2011 (TERÇA-FEIRA), no TEATRO UNEB – CAMPUS I às 13:30 h., em primeira convocação, e, às 14:00 h., em segunda convocação, com qualquer número.


Pauta:
• Informes;
• Avaliação da GREVE;
• Funcionamento da Pós-Graduação;
• Encaminhamentos.

Comando de Greve da UNEB






Fonte:Site da Aduneb



Imagem:Aduneb

Polêmica: " Qualquer idiota escreve idiotice" afirma Deputado Luiz Alberto sobre artigo do escritor Rui Espinheira

Deputado Federal Luiz Alberto Foto:Agência Câmera



O deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) teceu duras críticas ao artigo do escritor e membro da Academia de Letras da Bahia, Ruy Espinheira Filho, intitulado “A era da mediocridade” e publicado no jornal A Tarde do último 2 de junho. Em uma passagem do texto, Espinheira Filho, que também é professor, denuncia o que chama de “demonização da superioridade intelectual e do talento” e questiona a adoção do sistema de cotas pelas universidades brasileiras. “Antigamente um sujeito era nomeado para um cargo por ter valor reconhecido quanto ao desempenho na área. Hoje, qualquer idiota ocupa qualquer cargo – devido às cotas”, escreveu. Para o petista, as afirmações do intelectual reforçam ideias preconceituosas de que cotistas não teriam competência para preencher as vagas que ocupam. “Certamente os idiotas a que ele se refere são os negros, índios e quilombolas, ou ele faz referência a outros grupos étnicos? Vale lembrar que, o princípio da igualdade é constitucional e nele está inserido o sistema de cotas. As cotas para negros devem ser, sim, uma afirmação positiva para uma nação soberanamente democrática, como é o Brasil. Hoje, qualquer idiota pode escrever qualquer idiotice”, retrucou. O parlamentar ressaltou ainda a existência de pesquisas que comprovam o bom desempenho acadêmico dos cotistas. “O argumento que defendem os racistas, contrários às cotas, é que os profissionais e estudantes beneficiados com sistema de cotas têm menor rendimento, portanto, não seriam bons profissionais, por exemplo. Essa é uma argumentação falida”, argumentou.






Fonte:Bahianotícias

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bahia: Frei Miguel Antônio foi encontrado morto em Porto Seguro

O frei italiano Miguel Antônio Gagliardi, de 73 anos, foi encontrado morto no quarto em que dormia, na noite de quarta-feira (8), em Porto Seguro, no extremo-sul baiano. De acordo com informações da polícia, um padre da Casa Paroquial da Igreja Nossa Senhora do Brasil, localizada no centro da cidade, foi quem o encontrou. Ele estava caído no chão e apresentava uma lesão na cabeça, que pode ter sido provocada por um objeto pontiagudo. A polícia ainda não tem detalhes do crime. O frei, natural da cidade italiana de Nápoles, morava em Porto Seguro há mais de 40 anos. Informações do G1.


Fonte:BN

Bahia: Superintendente do BNB diz que insegurança foi o motivo do fechamento da agência em Andaraí

O prefeito Wilson Cardoso(PSB) liderou manifestação na cidade contra o fechamento da agência. Foto:Prefeitura Andaraí


O superintendente do BNB na Bahia Nilo Meira Junior confirmou que o motivo de fechamento da única agência bancária da cidade em Andaraí foi a insegurança.“Nós estamos relocalizando a agência, por conta da falta de segurança em Andaraí. Foram três assaltos em menos de dois anos. Estamos avaliando um local próximo, em um raio de, no máximo, cem quilômetros, para que não prejudique tanto a população local. Em um prazo de 15 dias teremos uma definição de qual município receberá a nova agência e, provavelmente em 60 dias, que é tempo suficiente para encontrar um novo prédio e adaptá-lo, entregaremos a nova agência, com mais condições de segurança”, afirmou Nilo. Ele garantiu que os funcionários da agência não serão demitidos e confirmou que o encerramento das atividades em Andaraí foi uma decisão unilateral da empresa. “Foi uma decisão corporativa. Estamos buscando otimizar o nosso trabalho. (...) Mas, não haverá demissões. Os funcionários da agência serão realocados para Itaberaba [a 140 km de distância] e depois vão para a nova agência”, informou.

Bahia: Servidores da UFBA entram em Greve por Tempo Indeterminado



Os servidores técnicos-administrativos da Universidade Federal da Bahia decidiram deflagrar greve por tempo indeterminado, em assembléia realizada na manhã desta quarta-feira (8), na Escola Politécnica. Mais de 500 trabalhadores irão paralisar suas atividades a partir desta segunda-feira (13). A categoria reivindica pela campanha salarial 2011 o piso de três salários mínimos, racionalização de cargos, reposicionamento de aposentados, mudança no Anexo IV (incentivos de qualificação), devolução do vencimento básico complementar absorvido, isonomia salarial e de benefícios, contra a terceirização, revogação da Lei nº 9.632/98, abertura imediata de concursos públicos para substituição da mão-de-obra terceirizada, em todos os níveis da carreira, para as áreas administrativas e dos HU’s (Hospitais Universitários) e extensão das ações jurídicas transitadas e julgadas. Informações do BN.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Copa do Brasil: Vasco levanta a taça de 2011



O centro-avante Alecsandro comemora o 1º gol-Foto:Agência Lance




O Vasco da Gama acaba de sagra-se campeão da Copa do Brasil de 2011. Mesmo perdendo por 3x2 para o Curitiba no Couto Pereira, mas como marcou 2 gols no jogo de hoje, o goleiro e capitão da equipe Fernando Prass vai levantar a taça.

Brasília: STF decide pela permanência de Cesare Battisti no Brasil

Foto:reprodiução

Para uns terroristas, para outros perseguido político, o italiano Cesare Battisti finalmente teve seu destino julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu, nesta quarta-feira (8), pela sua permanência no país por 6 votos a 3. De acordo com reportagem do G1, até esta quinta Battisti deverá ter seu alvará de soltura. Ele está preso desde 2007, quando seu país natal pediu pela sua extradição. Ele é acusado de quatro assassinatos na Itália. Mesmo após sua liberação, questões formais ainda devem ser resolvidas para a sua permanência no Brasil. Ele não possui passaporte nem visto de autorização.Informações do BN.

Bahia: Professores da UNEB decidem pela Manutenção da Greve




Reunidos em assembleia geral na manhã e tarde de hoje (08/06), os professores deliberaram pela manutenção da greve por tempo indeterminado. A aprovação foi por unanimidade. Na ocasião, avaliou-se que as negociações, reabertas nesta segunda, não chegaram ao fim, pois há problemas na nova proposta do Governo. A categoria destacou que a radicalização do movimento, ao ocupar a Assembleia Legislativa, foi acertada e que o recuo do Governo, ao retomar as negociações, foi resultado dessa ação.

Na proposta sobre o Decreto, no entanto, permanece, em muitos pontos, a intransigência do Governo. Em primeiro lugar, o documento é denominado de Termo de Compromisso e não Termo de Acordo. Em segundo lugar, continua a condicionar o início da discussão sobre os impactos do Decreto nas Universidades Estaduais ao final da greve e propõe apenas reuniões trimensais.


A assembleia deliberou que a ADUNEB leve para a Mesa de Negociação a mudança na denominação do Termo, bem como a exigência de que as reuniões deverão ser mensais e que tenham o papel não só de discutir, mas também de definir soluções em relação aos impactos do Decreto. A categoria deliberou que no artigo referente aos processos de promoção e progressão sejam acrescidos os processos de Mudança de Regime de Trabalho, destacando que todos eles deverão tramitar unicamente no âmbito de cada UEBA e que sejam implantados em folha imediatamente após o seu deferimento, sem qualquer ingerência do Governo. A autonomia das Universidades em relação à tramitação desses processos é garantida pelo Estatuto do Magistério Superior, mas o Governo tem desrespeitado reiteradamente este direito.

Haverá uma reunião com o Governo na próxima sexta (10). Nesta reunião, o movimento levará a contraproposta para avaliação. Em assembleia, os professores da UEFS, UESB e UESC também mantiveram a Greve.








Fonte: Texto republicado do site da ADUNEB.


Imagem: site da Aduneb

Feira de Santana: Professores da UEFS mantém greve até assinatura de acordo

Os docentes da UEFS reunidos ontem-Foto:site da adufs

Os professores da UEFS-Universidade Estadual de Feira de Santana após assembleia realizada ontem decidiram continuar com a greve até a assinatura do Termo de acordo salarial e o Termo de Compromiosso sobre o Decreto 12.583/11 forem assinados, o que está previsto para esta sexta (10), na Secretaria de Educação (SEC), às 10h.

“Se o governo nos surpreender com mudanças de última hora que piorem o já acordado, vamos continuar em greve e convocar uma nova assembleia na segunda (13) para avaliar as novidades”, afirma o coordenador da Adufs, Gean Santana.






Na UESB,os docentes após assembleia mantiveram a greve, como também na UESC e já na UNEB até a hora desta postagem,a Aduneb-Associação dos Docentes ainda não havia se manifestado.




Fonte:sites das associações docentes.

Bahia: Prefeito de Igaporã continua internado e não sabe da morte da esposa

O prefeito de Igaporã, no sudoeste baiano, ainda não sabe da morte da esposa Camila Moura, grávida de seis meses, em um acidente de carro no último dia 25. Newton Francisco Neves Cotrim está consciente, mas tem lembranças apenas parciais da colisão. Inquieto, ele tem perguntado constantemente pela mulher e o filho, que os médicos tentaram salvar sem sucesso em um parto de emergência. Uma psicóloga prepara o alcaide para receber a notícia da morte dos dois nesta quinta-feira (9). Newton continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Luzia, em Brasília, e utiliza esporadicamente o ventilador respiratório em função da recuperação dos pulmões. Com informações do jornal Correio.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Governo Dilma: O que já era esperado, Palocci sai da Casa Civil



O ministro da Casa Civil, Antonio Palocci (PT), pediu demissão nesta terça-feira (7). O martelo foi batido em caráter definitivo após o atual titular da pasta formalizar sua demissão em uma carta enviada à presidente Dilma Rousseff (PT). "O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo. O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta. Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento", diz o texto. A senadora petista Gleisi Hoffmann (PR) foi convidada para substituir o ex-chefe da pasta. Informações do BN.

Bahia: Permanece impasse entre Professores das Universidades e Estado

Foto:Google

Os professores das universidades estaduais da Bahia irão se reunir às 14h desta terça-feira (7) para decidir se aceitam a proposta do governo e põem fim à greve da categoria, que começou no dia 8 de abril. Representantes dos professores apresentaram nova proposta para representantes das secretarias da Educação, Administração e Relações Institucionais, e esperam uma contraproposta do governo nesta quarta, às 13h. Estão sem aulas cerca de 60 mil estudantes universitários. Caso não haja concordância, já está prevista para sexta-feira uma nova reunião entre representantes dos professores e do governo. Informações do bahianotícias.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Concurso: IBGE vai realizar seleção para 285 vagas para a Bahia



Se a vaga de agente de pesquisa do IBGE lhe interessa, comece a estudar. A abertura de licitação para escolha da organizadora anuncia que vem seleção do órgão por aí. O instituto planeja contratar, por meio de dois processos seletivos simplificados, 4.400 trabalhadores temporários ainda em 2011.

O edital de abertura está previsto para julho. Embora não forneça informações definitivas sobre o processo, a intenção do órgão é selecionar 4.250 agentes de pesquisa e mapeamento em todo o País, das quais 285 seriam para a Bahia.

As 250 vagas restantes serão para supervisor de pesquisa (nível superior) e agente de pesquisa por telefone (nível médio), ambos para trabalho no município do Rio de Janeiro. O edital de licitação prevê taxas de inscrição no valor de R$ 20 e R$ 100.

A atividade básica do agente de pesquisa e mapeamento é o preenchimento de questionários com base em entrevistas à população. O cargo exige nível médio completo e habilidades específicas, como boa comunicação e capacidade física. Informações de atarde.

Salvador: Suspeito de assassinato de filho de Delegada é preso

O jovem Jair era filho da delegada Líbia Rosado-Foto:Almiro Lopes/Correio

Suspeito de participar no ano passado do assassinato de um aluno da Universidade Católica do Salvador (UCSal), Cleber dos Santos Freire, o Clebinho, 33 anos, foi preso por investigadores da 8ª Delegacia Territorial. Ele foi flagrado na última sexta-feira (3), na Avenida Paralela, após tentar assaltar um posto de combustível na estrada CIA-Aeroporto.

Jair Rosado do Nascimento Oliveira, 25 anos, era corretor de imóveis e estudante de Administração de Empresas. Ele morreu ao ser baleado em uma tentativa de assalto em frente ao campus da Ucsal, em Pituaçu. Jair era filho da delegada de polícia Líbia Rosado.

O latrocínio aconteceu em frente à Ucsal, na Avenida Pinto de Aguiar, próximo ao Estádio de Pituaçu. O estudante dirigia um Crossfox amarelo (NTP 7421) quando foi abordado, no sinal de trânsito que fica em frente à universidade por pelo menos dois assaltantes, que o seguiam em um carro preto. Informações do CorreiodaBahia.


Prisão
Por volta de 8h30 de sexta-feira, um investigador da 8ª DT surpreendeu o assaltante a bordo de um veículo Polo, de cor prata, placa JSI-2049, se preparando para assaltar mais um posto de combustível nas imediações da Ceasa

Educação: UNEB abre inscrições para mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação




A UNEB abriu hoje (6) as inscrições para a primeira turma do mestrado profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec).

O curso stricto sensu gratuito, vinculado ao Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, em Salvador, está disponibilizando 50 vagas para as áreas de concentração em gestão da educação e redes sociais, e processos tecnológicos e redes sociais. Podem concorrer às vagas bacharéis, licenciados e tecnólogos de qualquer área do conhecimento.

De acordo com Ivan Novaes, coordenador do programa, existe uma grande expectativa da comunidade acadêmica do país depositada nesse mestrado da UNEB.

“No fórum regional de pró-reitores de pós-graduação (realizado no último mês de maio, em Fortaleza), foi feita uma menção sobre o nosso curso se tornar referência em mestrados profissionais de educação, ainda mais por ser o primeiro do Nordeste nessa área”, lembra Ivan.

O coordenador comentou sobre o entusiasmo demonstrado no mestrado por uma representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em visita à universidade, e o apoio que tem recebido da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) para o desenvolvimento do curso.

“Essa pós-graduação é uma experiência inovadora para todos nós, e pode preencher uma importante lacuna de docentes na rede pública”, enfatiza o pró-reitor José Cláudio Rocha (PPG).

As inscrições, com taxa de R$ 150, estão sendo efetuadas das 9h às 16h, na secretaria da pós-graduação. Os interessados devem apresentar o formulário de inscrição e os demais documentos exigidos em edital. Há também a opção de enviar a documentação autenticada pelos Correios (via Sedex).

A seleção consta de duas etapas: análise do currículo lattes e da proposta de trabalho, e entrevista. O resultado final será conhecido no dia 8 de agosto.

O mestrado profissional, diferentemente do acadêmico, tem como uma de suas características o estabelecimento de parcerias com diversas instituições.

“Essas parcerias, recomendadas pela Capes, funcionam na prática como uma troca de experiências profissionais”, comenta Ivan Novaes.

O coordenador explica ainda que o mestrado profissional é mais amplo que o acadêmico, pois, além de formar professores, prepara-os para a prática profissional.

“É por essa característica que ao final do mestrado os estudantes têm um número maior de opções para a realização do trabalho final, que incluem desde a tradicional dissertação até o desenvolvimento de produtos, programas de mídia e softwares”, completa o docente.

O programa da UNEB tem como parceiros o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Secretaria estadual da Educação (SEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), o Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e a Faculdade Nobre (FAN), de Feira de Santana.

Esses convênios, segundo Ivan, não se dão somente por financiamento direto: “Podem ocorrer também por meio de projetos para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia, grupos de pesquisa e para a realização de eventos científicos”. Reportagem de Henrique Soares do núcleo de Jornalismo da UNEB.


Imagem:Google

Brasília: "Força, força" disse Hugo Chávez a Palocci

Chávez cumprimenta Palocci ao lado de Dilma e observaodos pelos outros ministros.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi recebido pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira em Brasília e demonstrou apoio ao ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que enfrenta uma crise devido ao aumento de seu patrimônio.

'Força, força', disse Chávez a Palocci após abraçá-lo durante recepção no Palácio do Planalto nesta manhã.

Palocci vem sofrendo pressão desde que foram divulgadas informações de que seu patrimônio aumentou 20 vezes entre 2006 e 2010. Na sexta-feira, em entrevistas à TV Globo e ao jornal Folha de S.Paulo, ele negou ter exercido tráfico de influência enquanto prestou consultorias por meio de sua empresa, a Projeto, mas negou-se a revelar a lista de clientes para os quais prestou serviços.

O chefe da Casa Civil entregou esclarecimentos à Procuradoria-Geral da República, que ainda deve emitir parecer sobre o caso.

A visita de Chávez foi adiada três vezes desde a posse de Dilma em janeiro. A última vez que o venezuelano cancelou viagem ao Brasil alegou um problema no joelho. O presidente está usando uma muleta para caminhar.

fONTE:Reportagem de Hugo Bachega/Reuters

Imagem:Antonio Cruz/Abr

Bahia: Mais um assalto à agência bancária,desta feita em Andaraí

Os bandidos levaram terror a pacata Andaraí-Foto:Google

Mais um assalto a uma agência de banco no interior do estado. Dessa vez, em Andaraí, na Chapada Diamantina, uma filial do Banco do Nordeste foi invadida por cinco homens encapuzados, na manhã desta segunda-feira (6), de acordo com informações da TV Bahia. O grupo fez disparos ao alto em sua chegada e invadiu a agência que estava cheia, decorrente do grande número de aposentados que foram recolher suas pensões. O bando ainda fugiu com os gerentes, André Carvalho e Haroldo Souza, como reféns. Em forma de escudo humano, Haroldo ainda foi amarrado no capô do carro utilizado para a fuga e André foi trancado no porta-malas. A dupla já foi liberada. A quantia roubado ainda não foi divulgada. Policiais de municípios vizinhos fazem buscas na região. Informações do Correio24horas.




Fonte:Bahianotícias

domingo, 5 de junho de 2011

Irecê: Mulher mata marido em frente do filho



Uma mulher esfaqueou e matou o marido dentro da própria casa na noite deste sábado (4), no município de Irecê, a 468 km de Salvador. Segundo informações da polícia, o filho do casal estava em casa no momento do assassinato e foi ele quem chamou os agentes para socorrer o pai.

Maria Roseli Silva Amorim, 35 anos, golpeou Vanderlan da Silva Guimarães, 40 anos, no pescoço e está foragida desde a noite de sábado. A identidade do filho do casal não foi divulgada pela polícia. Informações do Correio da Bahia.
Imagem:Google

Rio de Janeiro: Bombeiros podem pegar pena de até 10 anos de prisão segundo a PM




Esposas protestam em frente a AL-Foto:Futura press




A Polícia Militar (PM)do Estado do Rio de Janeiro informou que os 439 bombeiros presos após invasão do Quartel Central da corporação, na madrugada de sábado, no centro do Rio, podem pegar uma pena de dois a dez anos de prisão, de acordo com Código Penal Militar. Os bombeiros participavam de um protesto por melhores condições de trabalho e de salário em frente ao quartel, antes da invasão das instalações.

Os bombeiros presos foram autuados em quatro artigos do Código Penal Militar: motim; dano em viatura; dano às instalações; e impedir e dificultar saída para socorro e salvamento. As As esposas e filhos dos bombeiros que estão presos estão de prontidão em frente ao prédio da Assembleia Legislativa do Estado. Elas exigem a imediata liberação dos bombeiros detidos e prometem acampar na AL.








Fonte:Estadao/Terra

Bahia: Mais um assalto ao BB, novamente em Aracatu








Caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil, do município de Aracatu, no sudoeste da Bahia, foi arrombado por volta das 3h da madrugada deste domingo (5). Os bandidos quebraram o equipamento e levaram dinheiro. A quantia roubada não foi divulgada. Ninguém foi preso até o momento.

Segundo o site Brumado Notícias, essa é a segunda ação de bandidos na cidade, em menos de seis meses. Os policiais militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado estão realizando buscas na região.

Foto:Patricia Silva

Fonte:CorreiodaBahia

Bahia: STF mantém decisão do TJ e Estado tem de pagar os salários dos professores Universitários

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cézar Peluzo, negou o pedido de suspensão de liminar impetrado pelo Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e fica mantida a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que determina o pagamento dos salários dos professores das universidades estaduais baianas, em greve desde o dia 26 de abril.

A decisão do STF foi tomada no final da tarde de sexta-feira (3), segundo informação do membro da Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), o professor Sander Prates Viana. O processo consta da página do Tribunal e está registrado sob o número “SL 523”. Em contato com a assessoria de imprensa da PE, A TARDE apurou que a decisão deve ser comunicada ao governo estadual só a partir de segunda-feira (6). Reportagem de atardeonline.