• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de agosto de 2011

Brasileirão série B: Vitória vence na estréia de Benazzi

O Vitória reencontrou o caminho da vitória nesta tarde e noite contra o fraco time do Salgueiro de Pernambuco. Com um gol de Neto baiano batendo penâlti e um golaço de Marquinhos no primeiro tempo,a equipe baiana além de se afastar da zona do rebaixamento, ficou em 11º na classifcação geral com quatro pontos de distância do 4º colocado no G4, o Paraná Club. A partida marcou a estréia do treinador Wagner Benazzi no comando da equie. O próximo jogo do rugro-negro será no Barradão em Salvador contra a equipe do Americana na próxima sexta-feira.

Educação: MEC confirma ENADE para 06 de novembro

O INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, confirmou a realização do ENADE de 2011. O exame está marcado para 6 de novembro, às 13h (horário de Brasília).Exame tem 10 questões gerais e 30 perguntas específicas.




O que é Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
É obrigatório fazer?

O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

Quais cursos são avaliados?

O MEC determina os cursos que são avaliados a cada ano. Cada área de conhecimento deve ser avaliada no máximo a cada três anos. Em 2011 serão avalidados os cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Alunos de cursos de tecnólogo em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental também deverão fazer as provas.

Quando será a inscrição?

De 18 de julho a 19 de agosto. Os estudantes inscritos no Enade terão de preencher o Questionário do Estudante entre 7 de outubro e 6 de novembro pela internet. Os temas para a prova estão disponível no site do instituto, http://www.inep.gov.br/



Fonte:G1

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bahia: Cinco bandidos mortos e um PM preso em tentativa de assalto a banco em Jânio Quadros

Armas e munições da quadrilha-Foto:Divulgação PC


Um tiroteio envolvendo policiais e assaltantes de banco terminou com cinco criminosos mortos na manhã desta quinta-feira (5), no município de Jânio Quadros, sudoeste do estado. Segundo informações do Grupo Especializado em Repressão de Roubo a Banco da Região Sudoeste (GARCIFF), nove bandidos a bordo de três veículos tentariam assaltar a agência do banco Bradesco da cidade nesta manhã, mas os policiais se anteciparam à ação dos criminosos e iniciaram o confronto. Com os assaltantes foram encontrados quatros coletes a provas de bala, três pistolas automáticas, um fuzil, uma carabina, explosivos e dez algemas plásticas. Quatro assaltantes conseguiram fugir e são procurados por equipes da polícia militar da região.



O policial militar Norberto Macedo Viana, lotado em Vitória da Conquista, foi preso em flagrante, nesta sexta-feira (5), no município de Jânio Quadros, por formação de quadrilha e tentativa de roubo impedida pela polícia civil. O agente estava com um carro Celta vermelho alugado. Além desse veículo, o grupo de criminosos envolvidos também alugaram um Fiat Uno Way, que estava em posse de duas pessoas. Gilberto Pinto Faria Junior, que locou os veículos para os assaltantes, foi autuado em flagrante pelos mesmos crimes. Foi apreendido com os assaltantes um arsenal de armas e explosivos: sete bananas de dinamite, um Fuzil calibre 7,62, duas carabinas, dois revólveres, três pistolas, duas tocas ninjas, um corta cadeado, uma machadinha, uma marreta, três celulares, uma lanterna, vinte munições de fuzil, cinqüenta munições de calibres variados e os dois veículos citados. Além dos quatro presos, mais cinco integrantes do grupo morreram em confronto com a polícia. De acordo com informações do Blog do Anderson, a quadrilha também foi responsável pelo arrombamento dos Terminais de Auto Atendimento através de explosivo na cidade de Aracatú e pelo assalto a agência do Banco do Brasil na cidade de Ibiassucê.


Fonte:Blog do Anderson/BN

Mundo: Pela primeira vez na história, nota da dívida americana é rebaixada

Foto:Reprodução/Google


A agência de classificação de risco S&P rebaixou a nota da dívida americana para AA+.

Mais cedo, já havia rumores de que a nota da dívida americana, que era AAA, seria rebaixada.

Mas a agência segurou a divulgação do "downgrade" porque funcionários do Tesouro americano encontraram erros na análise da S&P e contestaram-na sobre a receita do governo e a situação do deficit público do país.

A dívida do governo americano era classificada como AAA desde 1917, o que permitia que o país tomasse emprestado recursos a uma taxa de juros mais baixa. O rating AAA significa que o governo é considerado estável e seus títulos, seguros. Informações da folhaonline.

Brasil: Ex-presidente Lula diz que "não cabe a militar gostar ou não" sobre indicação de Amorim

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em Bogotá na Colômbia que não cabe aos militares gostar ou não da indicação do ex-chanceler Celso Amorim para ocupar o Ministério da Defesa, no lugar de Nelson Jobim.

Lula fez essa declaração ao responder perguntas de jornalistas já que a nomeação de Celso Amorim para o ministério da Defesa no governo Dilma não agradou ao comando dos militares, o que ex-presidente respondeu "Não cabe aos militares gostar ou não gostar de uma indicação da presidente da República. Temos que aprender a trabalhar para depois ver se vai dar certo ou não", afirmou.


A nomeação de Celso Amorim para a o ministério da Defesa por indicação do ex- presidente Lula revela mais uma o quanto a presidente Dilma precisa mostrar que ela foi eleita na popularidade de Lula, mas quem manda no país é a mesma, pois frase como essa pode causar mais um mal estar no seio do governo que em apenas 7 meses 03 ministros sairam num processo de crise instalada, denúncias de corrupção, dezenas de auxiliares do 2º escalão demitidos no ministério de Transportes e a presidente não pode ficar refém do ex-presidente e nem de partidos da chamada "base aliada" ou "base de cargos" da pesada máquina federal.


Em suma, a presidente Dilma precisa governar.

São Paulo: Tentativa de assalto em supermercado acaba com seis mortos

Sangue no chão do supermercado na zona leste-Foto:Folhapress/reprodução

A polícia prendeu na tarde desta sexta-feira, em um hospital da zona leste de São Paulo, um homem ferido suspeito de integrar a quadrilha que tentou assaltar caixas eletrônicos de um supermercado zona norte na madrugada de hoje. Seis pessoas morreram.

Segundo a polícia, Reginaldo Moura da Conceição --morador de Pirituba (zona norte)-- era um dos dez homens que invadiu um supermercado da rede Comprebem na rua Elisio Teixeira Leite, na região de Parada de Taipas (zona norte).

A quadrilha --fortemente armada-- rendeu três funcionários e, com a ajuda de maçaricos, arrombou os caixas eletrônicos para roubar o dinheiro. O crime aconteceu por volta das 3h.

Quando os policiais militares --avisados pelo 190 do roubo-- e da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) chegaram ao local teve início uma intensa troca de tiros, que terminou com a morte dos seis ladrões e deixou policiais feridos. Os funcionários do supermercado saíram ilesos da troca de tiros.

Dos seis mortos, a polícia já identificou três: Alessandro Leal Paes da Silva, 29, Nicomedes Teixeira, 34, e o terceiro ainda não teve o nome divulgado.

O Comprebem informou, em nota, que a loja estava fechada e encontra-se em reformas. "Nenhum funcionário ou cliente foi ferido e a empresa se mantém a disposição das autoridades para contribuir com as investigações". Informações da folhaonline.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Governo Dilma: Presidente demora,mas demite o ministro Jobim

Jobim ao lado de Paulo Bernardo das comunicações-Foto:Ag.Brasil


Não sei a causa de tanta espera por parte da Presidente Dilma Rousseff(PT) para tomar decisões de suma importância e que são adiadas prejudicando sua imagem e seu governo. Isso aconteceu no episódio do ex-ministro Antonio Palocci, se repetiu no episódio do então Ministro dos Transportes Alfredo Nasimento e agora em episódios envolvendo o ministro da Defesa Nelson Jobim que com suas declarações a imprensa revela que além do constrangimento causado a Presidente e seu governo, fica evidente o desgaste de algumas pastas do ministério Dilma com apenas 7 meses de gestão.

O ministro Jobim após afirmar pela imprensa no governo da Presidente "tinha idiotas"disse também que votou em José Serra(PSDB) na última eleição presidencial de 2010,não se contentando, deu mais declarações qualificando colegas de ministério, com relação a titular da pasta das relações institucionais Ideli Salvatti, disse "é muito fraquinha", e ainda que a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, "sequer conhece Brasília". O Palácio do Planalto avaliou a situação e decidiu após ler na íntegra a entrevista do ministro a revista Piauí que o chefe da pasta ficou numa "posição politicamente insustentável" e demitiu o ministro, o que teria que ser feito anteriormente pela Presidente, já que cairam 3 ministros e dezenas de pessoas do segundo escalão no ministério de transportes.


Dentre os nomes cotados para o lugar do ministro estão o do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) e o do atual ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo e se comenta também em Brasília a possibilidade do vice-presidente Michel Temer assumir a pasta.





Salvador: " Não vejo razão para entrar no jogo sujo" diz radialista Mário Kertész sobre a sucessão municipal



O radialista e ex-prefeito de Salvador Mario Kertész em entrevista ao jornal atarde da capital baiana, colocou mais pimenta no tabuleiro da sucessão municipal na capital baiana.Tem acontecido diversas reuniões com líderes politicos tentando convencer Kértesz a disputar o palácio Thomé de Souza pelo PMDB, tendo como maior incentivador desta provável candidatura o atual vice-presidente de Pessoa Juridica da CEF e ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima e o Deputado Federal e presidente do PMDB regional Lúcio Vieira Lima.


Na entrevista, Kertész defendeu ser possível governar sem o apoio dos governos estadual e federal. Quanto à possibilidade de ser atacado, devido ao período em que foi prefeito da cidade (1979-1982 e 1986-1989), períodos em que permeavam denúncias de corrupção, ele ponderou que seu repertório de informações contra os adversários deve instituir uma paz armada: “Aquilo é café requentado. Se eu saísse candidato, iria confrontar com todo mundo que conheço e é meu amigo. Não vejo razão para entrar no jogo sujo. De franco-atirador nessa história só tem o PSOL”.


Mário, apesar de dizer não temer ser atacado durante a campanha, os adversários concerteza irão refrescar a memória da população e lembrar como Kertész se tornou radialista e recebeu a carteira dada pela DRT-Delegacia Regional do Trabalho que na época era dirigida por Waldir Régis(já falecido) que se tornou candidato a Vice-Prefeito na chapa vitoriosa da eleição para prefeitura em 1988 quando o também radialista Fernando José(já falecido) se elegeu Prefeito sucedendo Kerstéz na prefeitura.


Fonte:Bn

Foto:Google








Vestibular 2012: inscrições na UFBA até 24/08



As inscrições para o processo seletivo vestibular da UFBA-Universidade Federal da Bahia vão até o próximo dia 24/08.

A taxa custa R$100,00(cem reais) e a primeira etapa das provas serão realizadas dias 13 e 14/11 e a segunda etapa a partir do dia 18/12.


Mais informações acesse o site da instituição http://www.vestibular.ufba.br/

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Saúde: CFM cria mais três áreas de atuação médica



Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicada nesta segunda-feira (1º) no Diário Oficial da União cria mais três áreas de atuação médica: medicinas do sono, paliativa e tropical. Com a medida, o profissional poderá, a partir de agora, receber treinamento adicional específico durante o programa de residência. Ao ingressar em programa de residência em infectologia, por exemplo, o profissional poderá receber treinamento adicional específico na área de medicina tropical.

De acordo com a resolução do CFM, a medicina paliativa está associada às especialidades clínica médica, cancerologia, geriatria e gerontologia, medicina de família e comunidade, pediatria e anestesiologia. De acordo com a médica Maria Goretti Sales Maciel, diretora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo, a criação da área traz mais visibilidade a um tipo de trabalho médico que já existe e é exercido com rigor científico.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 65% dos portadores de doenças crônicas necessitam de cuidados paliativos. Com a publicação da norma que criou esta área de atuação, a Comissão Nacional de Medicina Paliativa da Associação Médica Brasileira (AMB) definirá os critérios para o reconhecimento dos primeiros paliativistas titulados do país.

A medicina tropical, vinculada à especialidade infectologia, é dedicada ao estudo e tratamento de doenças como malária, febre amarela, dengue, esquistossomose e leishmaniose, típicas de regiões tropicais.

As áreas de atuação ligadas ao estudo e tratamento da dor, antes associadas às especialidades anestesiologia e neurologia, passam a ser associadas também à acupuntura, medicina física e reabilitação, neurocirurgia e ortopedia e traumatologia.

A especialidade medicina legal passa a ser denominada medicina legal e perícia médica. E deixam de ser tratadas como áreas de atuação cirurgia de coluna, perícia médica, reprodução humana e medicina aeroespacial. Houve também ampliação no número de especialidades vinculadas à hepatologia que, a partir de agora, será ligada à clínica médica e à infectologia. Informações da agência Brasil.

Conceição do Jacuípe: Nova comandante da PM promete botar ordem na cidade

A capitã Adriana Vilas Boas -Foto:Divulgação/reprodução

A nova comandante da Polícia Militar da cidade de Conceição do Jacuípe (Berimbau), Adriana Vilas Boas, anunciou que não dará vida fácil aos condutores imprudentes da cidade pertencente à Região Metropolitana de Feira de Santana. “Percebi que os motoristas ignoram cinto de segurança e que os condutores de motocicletas não têm o habito de utilizar capacete. Podemos inicialmente começar com uma campanha de conscientização. Antes de abordar ou reter um veículo, vamos chamar a população e através de palestras e outras ações, vamos mostrar a necessidade de se colocar um capacete”, garantiu a recém-empossada chefe do 5º Pelotão (que mantém a ordem no município). Em relação ao tráfico de drogas que cresce na região, Vilas Boas defende que o combate seja feito em todo o estado, embora prometa também trabalhar nessa frente. “A situação das drogas é uma situação de todos os municípios, mas no nosso pedacinho, o que podermos fazer certamente, faremos”, definiu. Informações do BN.

Bahia: Tesoureiro do PT é executado em São Gonçalo dos Campos

Foto: Central de Polícia

Um comerciante que respondia pela tesouraria do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana, foi executado na zona rural do município, na noite do último sábado (30), com cinco tiros. Márcio Machado da Silva, conhecido como Nengo do Bar, foi sequestrado junto a sua esposa por quatro homens na entrada de sua casa, no Bairro da Cruz. De acordo com informações do blog feirense Central de Polícia, os bandidos utilizaram o veículo do comerciante, um Corsa Sedan, e colocaram a sua mulher, Elizângela Cardozo, no porta-malas, e obrigaram Nengo a entrar no veículo. A execução foi feita na entrada do povoado de Ilha de São Gonçalo. Após o assassinato, Elizângela, que teria sido vítma de abuso sexual, foi deixada sem roupas na entrada da localidade de Mercês. O corpo do tesourero só foi encontrado na manhã deste domingo (31), e levado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira. O carro foi encontrado incendiado próximo ao local. O crime será investigado pelo delegado Jean Souza, titular da delegacia de São Gonçalo dos Campos. Amigos da vítima suspeitam que a execução tenha sido feita por um rapaz que havia sido preso após uma acusação do comerciante. Ele teria roubado R$ 5 mil de uma loja de reparo de telefones celulares que pertencia a Nengo. Com informações do Correio 24 horas.

Governo Dilma: Ex-ministro dos transportes assume no Senado amanhã, planalto na expectativa



O ex-ministro Alfredo Nascimento (Transportes) reassume nesta terça-feira (2) seu mandato no Senado com um discurso na tribuna da Casa em defesa do PR, do qual é presidente nacional.

O partido, que ocupava postos-chave no ministério e órgãos do setor de transportes, teve seus principais quadros afastados da pasta depois das denúncias de corrupção que levaram à renúncia de Nascimento.

Segundo aliados do ex-ministro, Nascimento vai usar o discurso para defender a sigla.

Mesmo com a promessa de não atirar contra o governo, o senador quer mostrar que o PR não recebeu o "tratamento adequado" da presidente Dilma Rousseff --que afastou, até agora, pelo menos 22 pessoas desde que as denúncias vieram à tona.

"Não há nenhum personagem concreto dentro das denúncias, mas fomos marginalizados. O problema não são os cargos, mas sim o partido ser tratado como uma legenda que não é companheira ou aliada do governo. Não é possível que um próprio aliado tenha que provar ao governo que é um partido do bem", disse o deputado Luciano Castro (PR-RR).

Nascimento promete reunir as principais lideranças do PR no Senado para acompanharem seu discurso. O ex-ministro negociou com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para que el tenha liberdade de discursar por mais de meia hora --com esperadas intervenções de aliados em favor da sigla.

O discurso de Nascimento é visto por aliados como uma espécie de rumo para o PR nos próximos dias. Há vários setores da sigla magoados com a postura do governo de "limpeza" no Ministério dos Transportes, o que promete arranhar a base governista na Câmara e no Senado.

A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) procurou integrantes do PR nesta segunda-feira na tentativa de abrir o diálogo com os "magoados" da sigla.

Apesar de integrar o PR, o ministro Sérgio Passos (Transportes) é visto por setores da sigla como um nome técnico --o que desagradou parte dos integrantes do partido que defendiam alguém com perfil político para dialogar com o Congresso. Onformações de Gabriela Guerreiro da folhaonline.

domingo, 31 de julho de 2011

Brasileirão 2011: Confira os resultados da rodada de domingo

Os zagueiros Dedé e Anderson deram conta de Lucas-Foto:Fabio Braga/folha



Pela 13ª rodada do brasileirão pela série A desta tarde de domingo até às 18h teve os seguintes resultados:





São Paulo:



São Paulo 0 x 2 Vasco



Rio de Janeiro:



Fluminense 4 x 0 Ceará



Santa Catarina:



Avaí 3 x 2 Corinthians



Porto Alegre:



Internacional 0 x 0 Atlético-Go



Salvador:


Bahia 3 x 1 Figueirense

Minas:

América 1 x 3 Curitiba

Curitiba

Atlético-Pr 3 x 2 Santos

Interior da Bahia: Bandidos explodem Bradesco de Milagres

O bradesco ficou totalmente destruído Foto: Bahia News

Uma quadrilha de oito bandidos explodiu a agência do Bradesco, na madrugada deste domingo (31), no município de Milagres(250 km de Salvador) no sudoeste baiano. De acordo com o site Voz da Cidade, o bando estava fortemente armado e adentrou no espaço, localizado na Avenida João Leal Sales, por volta das 2h30. Eles estariam encapuzados e teriam chegado a bordo de um Ford Fiesta preto. A unidade financeira ficou completamente destruída após o explosivo ser detonado, mas, conforme a Polícia Militar local, os criminosos não obtiveram êxito na ação, uma vez que os cofres dos caixas eletrônicos não foram atingidos. Na saída, entretanto, os bandidos tomaram de assalto um Volkswagen Gol juntamente com um refém, que foi liberado na saída da cidade. A PM segue em busca dos autores do roubo.




Fonte:Bn com acréscimo