• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 20 de agosto de 2011

Mundo: Egito retira embaixador de Israel após morte de policiais



O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, lamentou neste sábado a morte de policiais egípcios no atentado de quinta-feira em Eilat, na fronteira com o Egito, e propôs examinar as circunstâncias do incidente com o exército egípcio.

"Israel lamenta a morte de policiais egípcios durante o ataque na fronteira israelense-egípcia", declarou Barak, que ordenou que o exército abra uma investigação sobre as circunstâncias deste incidente conjuntamente com o exército egípcio, segundo o comunicado.

A declaração ocorre depois do governo egípcio ter decidido hoje retirar seu embaixador em Israel e convocar o representante israelense no Cairo em protesto contra a morte dos policias. Segundo a agência de notícias oficial Mena, o conselho de ministros egípcios encarregou o titular de Relações Exteriores a convocar o embaixador israelense no Cairo após realizar uma reunião de urgência na noite da sexta-feira.

De acordo com a Força Multinacional de Paz, posicionada no Sinai depois do tratado de paz entre Israel e Egito, de 1979, as forças israelenses violaram as regras vigentes ao entrar no Egito e efetuar disparos, indicou a agência oficial egípcia Mena.

"Israel cometeu duas violações: cruzaram a fronteira e dispararam do lado egípcio", segundo um relatório oficial da Força Multinacional em função da morte de vários policiais egípcios na quinta-feira.

O Egito exigiu que Israel apresente um pedido de desculpas oficial.

Logo após o anúncio da retirada, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel disse que o país tentaria impedir, pela via diplomática, o retorno do embaixador egípcio ao seu país.

Ontem, centenas de pessoas protestaram em frente à embaixada de Israel no Cairo, exigindo a expulsão do embaixador e o rompimento das relações diplomáticas, estabelecidas há 31 anos.

CONFLITO

Após efetuar novos bombardeios aéreos contra alvos na faixa de Gaza, Israel prometeu ontem ampliar a retaliação à série de atentados que deixou oito israelenses mortos anteontem, perto da fronteira com o Egito.

Em resposta, o grupo islâmico Hamas, que controla Gaza, rompeu trégua com o Estado judeu que durava dois anos, elevando a possibilidade de guerra.

Nos primeiros ataques, ainda anteontem, foram mortos dois comandantes e três membros do grupo extremista CRP (Comitês de Resistência Popular), que Israel acusa pelos atentados.

Embora o grupo negue envolvimento nos atentados, Israel continuou a alvejar seus membros. Ontem, mais um comandante dos CRP foi morto ao ser atingido por um míssil israelense quando circulava de motocicleta em Gaza. Informações da folhaonline e agências internacionais.


Imagem:Google


Saúde: Ex- jogador Socrates está internado na UTI

Foto: reprodução

O ex-jogador Sócrates, hoje atuando como comentarista, está internado desde a última quinta-feira (18) na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O "Doutor" Sócrates apresentou uma hemorragia digestiva alta causada por uma hipertensão portal. Ele encontra-se sedado e sem febre, mas ainda não há previsão de saída da UTI nem de alta do hospital. Sócrates é um dos maiores ídolos da torcida do Corinthians e do futebol brasileiro. Informações do Bn.

Educação: UNEB realiza aula inaugural do mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação

Em primeiro plano,o aluno Ancelmo Machado,egresso do curso de Pedagogia no Campus XVI-Irecê da UNEB - Foto:Reprodução.


“A UNEB está de parabéns pelo pioneirismo na criação e implantação de um mestrado profissional. Vamos aproveitar a experiência dessa universidade para futuramente fazer algo similar na nossa instituição.”

O elogio foi feito pelo pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Robert Verhine, que ministrou a aula inaugural do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) da UNEB, hoje (19), no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura, no Salvador Shopping, na capital.

“As exigências para se abrir um mestrado profissional são maiores do que para implantar um acadêmico. Hoje só existem sete cursos com essa característica. A UNEB é uma instituição que mantém fortes laços com a sociedade baiana, além de articulações históricas com a educação básica. Essa pós-graduação tem tudo para ser referência na área”, aponta Verhine, que abordou o tema Mestrado profissional: desafios e tendências.

A mesa de abertura da aula magna foi presidida pelo reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim. “O Gestec é um mestrado diferenciado, sobretudo por estabelecer parcerias com diversas instituições públicas e privadas, oportunizando a troca de experiências profissionais”, considerou.


Além de Valentim, compuseram a mesa a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb), vinculada a Secretaria estadual da Educação (SEC), Amélia Maraux, a vice-reitora da UNEB, Adriana Marmori, o diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I (Salvador), Antônio Amorim, o gerente da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Fernando Carvalho, e o coordenador do mestrado, Ivan Novaes.

“O Gestec já nasce fortalecido pela confiança dos mais de 700 candidatos que se inscreveram na seleção. Vamos continuar trilhando juntos o caminho rumo à inovação e renovação da educação no estado”, afirmou Ivan.

A pós-graduação stricto sensu, oferecida gratuitamente, é vinculado ao DEDC do Campus I. Entre os estudantes da primeira turma do curso está o assessor especial de Inovação e Infraestrutura da universidade, Djalma Fiuza, que aguarda o início das aulas com grande expectativa.

"Estava esperando por um curso como esse para dar continuidade à minha formação. Esse é o momento ideal para desenvolver o meu projeto de pesquisa, que consiste na criação de um ambiente virtual de aprendizado para a UNEB”, contou Djalma.

Outro discente do curso, Renato Rivas ponderou que, futuramente, poderá ter mais oportunidades de ingresso no mercado de trabalho por conta do tipo de formação que o mestrado oferece.

“Meu sonho é ser professor, fazer a diferença no cenário da educação baiana. Tenho certeza que esse curso me dará subsídios para isso”, disse Renato.

A programação da aula inaugural contou ainda com apresentação teatral do grupo Chica Vesga e show musical da dupla Rivas e Breno Carneiro.

Também prestigiaram as atividades representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e da Faculdade Nobre (Fan), de Feira de Santana, parceiros na iniciativa.




Fonte:Reportagem de Wania Dias do núcleo jornalismo e ascom da UNEB

Artigo: Tomem Nota

A 14 meses da próxima eleição municipal de 2012, as movimentações já começaram em todo o país. Após a redemocratização, as eleições têm acontecido de dois em dois anos num calendário eleitoral que precisa ser reavaliado pelas instâncias competentes, pois somente o exercício do voto não garante uma verdadeira cidadania.


Com a eleição de Lula pela primeira vez em 2002, e, por conseguinte, sua habilidade politica nos dois mandatos, trouxe ao país uma nova configuração na maneira da sociedade enxergar pelo menos, as coisas do governo. Com a economia brasileira bem, e os programas sociais do governo funcionando, Lula consegiu incutir principalmente na classe menos favorecida da população de que quem lhe fazia oposição e críticas, era porque pertencia à chamada “elite” desse país, que segundo o mesmo “não queria melhor condições de vida para o povo brasileiro”. E a eleição de 2010 completou um ciclo que sacramentou algo assim: Quem era do “time de Lula x quem era contra”, tanto que candidatos ao Congresso e Assembleia Legislativa juntamente com os marqueteiros políticos usaram muito o brodão que eram do “time de Lula”. E partidos como o PSDB e DEM foram duramente derrotados em 2010, e até hoje estão atordoados, daí surgir o PSD do Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, em mais uma prova da fragilidade do sistema partidário brasileiro, que não tem ideal e sim “donos”.


Em outro artigo pontuava que o Brasil vive uma séria crise de falta de verdadeiros líderes, no PT, apenas o ex-presidente Lula, nos demais partidos temos apenas porta-vozes com mandatos eletivos.


Na Bahia, “grego e troiano” gravita em torno do governo Wagner, num verdadeiro “balaio de gato” e como o Estado não tem a mesma estrutura da máquina Federal, o “partir do bolo” é mais criterioso e delicado. O governador com muita habilidade vai tentar ampliar ainda mais a sua base politica nos municípios, até porque 2014, vêm logo em seguida.


Fiz um levantamento com o número de votos que eleitores de 19 municípios do território de Irecê digitaram na urna eletrônica na eleição de 2010(conforme os números divulgados pelo TRE), analisando os 15 candidatos “chamados de fora” mais votados a Câmera Federal e Assembleia Legislativa. Para a Câmera, tirando os votos concedidos aos candidatos Amaro Junior (DEM) e Neno Preto (PV) foram exatamente 152.299 votos computados. Já para assembleia tirando os votos concedidos aos candidatos Adalberto Lélis, Joacy Dourado, Luizinho Sobral, Léo da Unibel e Reinaldo Braga, foram computados 82.229 votos, ou seja, são muitos votos com políticos que salvo poucas exceções não darão retorno a esse território e depois a gente fica reclamando porque as coisas não acontecem.


Diante desses números, fica a pergunta: Os candidatos a eleição e reeleição não vão querer o apoio politico e financeiro na sucessão municipal? Até quando esse ciclo vicioso e maléfico à sociedade regional vai perdurar? Então, em 2012 vai se repetir a mesma coisa da eleição de 2010, não importa que os candidatos briguem nos municípios, de forma que o eleito faça parte da chamada “base governista”, mesmo que o governador tenha mais simpatia por um candidato, isso lhe lembra de algum líder que mandou nesse Estado por décadas? Por isso, que a população regional precisa ficar atenta, pois o discurso que os futuros prefeitos eleitos têm de ter uma “sintonia” com o governo do Estado e Federal é resquício da ditadura, pois, ambos têm uma grande dívida para com esse território não cumprida e entendemos que um povo verdadeiramente livre, é aquele que sabe escolher seus governantes baseado na competência politica e administrativa.

Artigo: Dilma precisa governar

A posse de Dilma Rousseff na Presidência da República como a primeira mulher a assumir o cargo máximo de um país como o nosso consolidou o amadurecimento da sociedade brasileira após a redemocratização no início da década de 80.


Dilma, com todas as qualidades de uma mulher com larga experiência em gestão pública, ainda não consegiu direcionar o seu próprio governo que em menos de oito meses no Planalto, o que não faltou foi dificuldades para que possa tirar o atual estágio de “engessamento” de seu governo. Quatro ministros que saíram, denúncias de corrupção em alguns ministérios, dezenas de pessoas do segundo escalão demitidos, Polícia Federal fazendo operações sem o conhecimento da Presidente, obras do PAC emperradas, foi o que marcou esses meses de gestão, soma-se a isso, um Congresso lento e chantagista.


A presidente que segundo analistas não gosta de lidar com o legislativo, mas que já sentiu que se não mudar seu posicionamento terá sérias dificuldades para governar e identifico dois fatores principais, que estão contribuindo para esse momento do governo Dilma.


O primeiro, é o próprio PT e suas diversas tendências, e os partidos da “chamada base aliada por cargos”, o PT, que em seus quadros historicamente tem grande grama de sindicalistas, após o governo Lula, a “companheirada” saiu dos pátios das fábricas para os confortáveis gabinetes do poder, e não que mais retornar as suas origens, perceberam o silêncio das centrais sindicais nesses últimos 08 anos? Para completar, temos o PMDB como maior partido da base, que não importa quem esteja no comando do Palácio do Planalto e sim que não fique de fora, e isso vem desde quando José Sarney assumiu o país em março de 1985, hoje temos também o PP,PDT,PTB,PR e o histórico PCdoB, que também tomou gosto pelo grande bolo da pesada máquina pública federal, que a sociedade tem pagado um preço muito alto para manté-la.


O segundo fator chama-se Luiz Inácio Lula da Silva, que quando saiu da presidência disse que precisaria “desencarnar” do cargo, mas que até agora não consegiu. O ex-presidente é um uma cara que nem mesmo uma tese de Doutorado conseguiria explicar e, por isso, está se sentindo um “semi-deus”. Se Dilma manteve Antonio Palocci,Nelson Jobim, e Alfredo Nascimento e outros tantos a pedido de Lula, o ônus também é dele e o ex-presidente, com toda sua popularidade e experiência precisa se conter em suas declarações públicas, pois, está colocando em xeque a autoridade e a competência de sua afilhada.


Portanto, Lula deveria se lembrar de seu slogan, da então, campanha de reeleição em 2006, e parafraseando a frase: “Deixe a mulher trabalhar”.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Copa 2014: Trabalhadores ameaçam parar obras da Fonte Nova

Nova arena da fonte nova- Imagem: Ilustração/divulgação
Os trabalhadores da construção da Arena Fonte Nova ameaçam iniciar uma greve por melhores condições de trabalho. Os 980 operários realizarão uma assembleia na próxima segunda-feira (22), às 7h, no canteiro de obras, para decidir sobre a paralisação. Segundo Adalberto Galvão, presidente do Sintepav-Bahia (sindicato que representa os trabalhadores da obra), pessoas ligadas à Fonte Nova Participações (formada pelas empresas OAS e Odebrecht) estariam fazendo ameaças para que o cronograma das obras seguisse no prazo estabelecido. “Vamos levar e avaliar a posição da empresa para os trabalhadores. Só eles podem decidir se irão parar ou não. Mas se tiverem uma posição contrária [às propostas dos empregadores], daremos oito dias para que haja um acordo. Caso isso não aconteça, teremos outra assembleia para decidir sobre a paralisação”, disse. “Existe um grupo de encarregados que exige que os trabalhadores executem suas funções além da capacidade física para acelerar o ritmo das obras. A empresa quer avançar loucamente o cronograma e, quando alguém se nega, eles ameaçam demiti-lo”, denuncia Galvão. Além de atenuar a pressão, os trabalhadores querem ainda a contratação de um plano de saúde, aumento no valor pago pela participação nos lucros e nas horas extras realizadas. Informações do Bn.

Bahia: Policia prende assaltante que atirou no baterista da banda Estakazero

A quadrilha foi apesentada hoje na SSP-Foto:Divulgação/Policia Civil


O músico continua na UTI do Hospital Geral do Estado-Foto:reprodução




Um dos suspeitos de envolvimento na saidinha bancária contra o baterista da Estakazero Paulo César Perrone, apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta sexta-feira (19) confessou ter atirado no rapaz e pediu desculpas aos familiares do músico. O responsável pelos disparos, Leonardo Bruno dos Santos Santana, 26 anos, já havia sido preso em 23 de fevereiro, por outra saidinha, mas já estava nas ruas novamente, depois de ser liberado pela Justiça. O outro suspeito apresentado, Cassio de Souza Alves, 26 anos, o Cau, pilotava a moto no momento do crime, que aconteceu há um mês no Caminho das Árvores. A polícia continua as buscas pelo terceiro envolvido, identificado somente como "Baixo", é considerado foragido pela polícia e é apontado como o líder da quadrilha. Segundo a SSP, é bastante provável que "Baixo" entre para o Baralho do Crime divulgado pela instituição, no lugar do "Dama de Ouro" Paulo Escopeta, que foi preso nesta semana. Informações do BN.

Concurso: UFBA nega boato do roubo da prova




A diretora do Serviço de Seleção da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônia Caló, negou nesta sexta-feira (19) o boato de que a prova do concurso para assistente de administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) teria sido roubada. A suposta denúncia chegou por email à diversos veículos de comunicação na manhã de hoje.

Antônia Caló explicou que a prova não vazou e a realização do concurso está mantida para este domingo, 21. "A UFBA não mudou sua forma de trabalhar, nem o rigor nos processos de seleção e, tampouco, os profissionais que trabalham nos processos", afirmou.

A suposta denúncia afirmava que o gabarito estaria sendo vendido na internet e que havia três suspeitas quanto ao possível roubos: que o material teria sido roubado dentro da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), onde as provas estariam sendo impressas; que um exemplar teria desaparecido de uma gráfica fora do Estado; ou, ainda, que um professor teria tido acesso ao material.

“Todo o controle de qualidade utilizado em qualquer concurso foram observados neste. Para a gente, isso é um blefe, uma brincadeira de mau gosto. Eu soube que havia sido enviado um e-mail fazendo a denúncia, mas quem diz que vazou, tem que mandar para a gente, tem que provar”, declarou Caló, que é responsável pelo processo de seleção.

A Empresa Gráfica da Bahia (Egba) informou, por meio de sua assessoria, que as provas foram impressas na gráfica, entre os dias 5 e 6 de agosto, e negou que o material tivesse sido roubado. A empresa afirmou que a denúncia não procede e que, ao longo dos últimos sete anos em que as provas da UFBA são rodadas no local nunca houve nenhuma reclamação, nem a respeito desse concurso.

A UFBA divulgou, também, uma retificação para o edital que poderia acabar anulando o concurso. Os itens 8.6 e 8.7, que foram revogados, impediam que os candidatos pudessem fazer a prova portando documentos como Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e o passaporte, que, por Lei, podem ser utilizados para identificação em todo o território nacional. Confira a retificação feita no último dia 17.

Concurso – O processo seletivo possui pouco mais de 37 mil inscritos para 88 vagas. A concorrência é de cerca de 440 inscritos por vaga. As provas serão realizadas no próximo domingo (21), a partir das 12h30, em Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. Informações de atardeonline.

Brasileirão série A: Flamengo perde invencibilidade com goleada

Sem poder contar com Ronaldinho Gaúcho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Flamengo sentiu muita falta do seu principal jogador e perdeu a invencibilidade que já durava 16 partidas no Campeonato Brasileiro e mais de 100 dias na temporada. Com a derrota por 4 a 1 para o Atlético-GO, nesta quinta-feira, no Engenhão, o time ainda se afastou do líder Corinthians, que agora tem três pontos de vantagem na tabela. Pituca, Juninho, Anselmo e Diogo Campos marcaram os gols que garantiram a primeira vitória dos goianienses sobre o um time carioca no Rio de Janeiro na história da competição. Jael fez o gol de honra dos rubro-negros. Informações da uol esporte

Outros jogos da rodada:

São Paulo:
Palmeiras 1 x 1 Bahia

Minas Gerais:

América 1 x 1 São Paulo

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Saúde: Projeto de Lei do Estado para o Planserv provoca reação



O projeto de lei, enviado pelo Executivo à Assembleia Legislativa da Bahia, que limita número de atendimentos de emergência dos servidores públicos que utilizam o Planserv ainda não foi votado, mas já provoca a indignação dos afetados pela medida. Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira (18), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) considera que “o governo quer restringir o acesso dos servidores à assistência médica paga pelo próprio funcionalismo” e promete realizar manifestação para que a medida não seja votada. “Nós vamos fazer um protesto dentro da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (22), a partir das nove horas” afirmou ao Bahia Notícias o primeiro-coordenador do Sindicato, Rui Oliveira. Terça é a data marcada para a votação do PL pelos parlamentares. Rui afirma que já se reuniu com membros do Legislativo baiano e expôs a posição da entidade de classe. Entre os que ouviram o sindicalista estão o líder do governo Zé Neto (PT) e o comunista Álvaro Gomes. “Pretendemos conclamar também os trabalhadores de todos os setores que o Planserv atende para realizar manifestações”, assegura Rui.




Fonte:Bn

Imagem:Reprodução

Educação: SEC adota sistema de credenciamento de merenda

Fornecedores de 120 tipos de gêneros alimentícios que compõem a merenda escolar da rede estadual de ensino têm até o dia 31 de agosto para se inscrever no Sistema de Credenciamento da Secretaria da Educação do Estado. A pasta pretende repassar para as unidades escolares, por ano, R$ 90 milhões para alimentação dos estudantes. O novo instrumento, considerado mais democrático pela pasta, garante a celeridade dos processos de fornecimento e aquisição de serviço e viabiliza a contratação de diversos prestadores de serviço de uma só vez, além de adquirir serviços ou produtos de várias empresa, ao invés de licitar uma única. “Após a primeira lista de classificados, outras serão formadas a partir de novos pedidos de inscrição, cumprindo o regulamento e dando ênfase ao princípio da rotatividade”, explica a procuradora Cléia Costa dos Santos. Cada fornecedor que for convocado prestará serviço por, pelo menos, seis meses. “Como existem quase 1,5 mil escolas, teremos demandas para todos os fornecedores”, afirma o presidente da Comissão Permanente de Credenciamento, Gabriel Gomes. Informações do BN.

Bahia: Ilha confiscada pela Receita Federal vale R$15 milhões



A ilha com 20 mil metros quadrados localizada na Baía de Todos os Santos, confiscada pela Operação Alquimia, da Polícia Federal, está avaliada em R$ 15 milhões. Segundo informações do Estadão, esse valor não inclui as benfeitorias do imóvel, equipamentos e utensílios.

O alvo da ação é uma organização criminosa suspeita de sonegar R$ 1 bilhão em impostos devidos por empresas do setor químico. Uma dessas empresas, que tinha como sócios um pedreiro e um motorista, provaveis laranjas, movimentou R$ 32 milhões entre 1996 e 2009, segundo a Folha Online. A operação Alquimia foi realizada pela Receita Federal (RFB), Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

A investigação inclui dez empresas do grupo baiano Sasil, um dos principais da área química do país, presente em 12 estados. A operação da polícia junto com a Receita se concentra em Salvador. Os nomes dos 23 presos não foram divulgados pela PF ou pela receita, sob alegação de sigilo fiscal. Eles podem ser indiciados por sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Na ilha, que pertence a um dos responsáveis pela organização criminosa, foram apreendidos 2,4 kg em barras de ouro e barras de prata, em um cofre, quinze jet skis, duas armas, quadriciclos, barco à vela, além de motos e carros de luxo. Por conta do grande número de itens de luxo, ela foi apelidada pelos policiais de "ilha do tesouro", além de algumas armas como um fuzil e uma pistola de uso restrito das Forças Armadas, além de farta munição.

Em um vídeo da operação feito pela polícia, são registradas várias mansões com decorações modernas e requintadas, que compartilham uma área comum com piscinas, saunas, quadras de esportes, quiosques e churrasqueiras, além de um auditório multiuso, com home theater.

As construções, incluindo um píer de mais de 300 metros de margem, foram erguidas irregularmente em área de marinha, pertencentes ao Serviço do Patrimônio da União (SPU). O proprietário, cuja identidade não foi divulgada, estaria entre os presos na operação.




Fonte:Correio da Bahia

Foto:Reprodução

Bahia: Acidente com van mata 10 pessoas de Santana na BR-349

A van ficou totalmente destruída-Foto:Eduardo Lena/Jornal Nova Fronteira

O prefeito Marco Aurelio Cardoso, de Santana, no oeste do estado, decretou luto oficial na cidade desta quarta-feira (17) até a sexta depois que um acidente nesta madrugada matou dez pessoas da mesma família que iam para um enterro de um familiar no município.

“Eles (passageiros da van) retornavam de Brasília, onde foram buscar o corpo de um parente para levá-lo ao sepultamento na cidade de Santana", informou o delegado de Correntina, Marcelo Calçado.


O acidente aconteceu na BR-349, em Correntina, por volta das 5h30, quando uma van Sprinter se chocou contra uma carreta bitrem. Os mortos eram cidadãos santanenses, segundo a prefeitura. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras.

As vítimas foram Carlos Alberto de Araújo Silva, 43 anos, Joaquim Reinaldo Galvão, 53, Armindio Lopes Galvão, 62, Talmo Galvão de Araújo, 19, Miguel Arcanjo de Lima, 50, Mario Lopes Galvão, 57, Gerciana Lopes de Araujo, 58, Maria da Conceição Galvão, 81, Marinalda Pereira Galvão, 38, e o garoto Luiz Gustavo Galvão, de 4 anos.

A van seguia para o enterro de Tibúrcio Galvão - seu corpo ia à frente, em um carro da funerária. Maria da Conceição, mulher de Tibúrcio, também morreu no acidente.

O motorista da carreta, Vilmar Krein, 35 anos, ia para o distrito de Rosário e teve ferimentos leves. Ele disse que a van saiu da pista repentinamente e que ele ainda tentou entrar na contramão para evitar a batida, sem sucesso. "Entrou na contramão. E aí não teve como eu defender", disse Krein. Informações do correio da Bahia.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Governo Dilma: Presidente lamenta saída do ministro da Agricultura

Foto:Exame/reprodução

Em nota divulgada à imprensa nesta quarta-feira (17), a presidente Dilma Rousseff "lamentou" o pedido de demissão do peemedebista Wagner Rossi do Ministério da Agricultura. "Lamento profundamente a saída do ministro Wagner Rossi, que deu importante contribuição ao governo com projetos de qualidade que fortaleceram a agropecuária. Agradeço seu empenho e dedicação. Lamento ainda que o ministro não tenha contado com o príncípio da presunção da inocência diante de denúncias contra ele desferidas", pontuou a presidente. O atual secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, deve assumir o comando do ministério interinamente. Informações do BN.

Bahia: Ex-policial militar "Paulo Escopeta" foi apresentado pela Policia Civil

O ex-policial estava escondido há 62 km de Irecê-Foto: SSP/reprodução


Foi apresentado, na manhã desta quarta-feira (17), no edifício-sede da Polícia Civil, na Piedade, o ex-policial militar Paulo César Alves Filgueira, o “Paulo Escopeta”, 43 anos, a carta “Dama de Ouros” do Baralho do Crime, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), com as imagens dos bandidos mais procurados do estado.

Participaram desta apresentação, além da diretora-adjunta do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegada Ana Paula Garcia Oliveira, a coordenadora da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Irecê), delegada Maria Clécia Vasconcelos, e o titular da Delegacia Territorial de Irecê, delegado Ciro Carvalho Palmeira.

Paulo Escopeta foi preso, durante uma operação da Polícia Civil na madrugada de terça-feira (16), escondido numa propriedade rural na cidade Barro Alto, próxima a Irecê, no Norte da Bahia. Com ele, foram encontrados um revólver calibre 38, 25 cápsulas de munição calibre 380 e uma carteira de identidade falsa em nome de Sérgio Devenuto.

Na mesma operação também foi preso Rafael Geraldo Araújo Oliveira, o “Galeguinho”, que atua na exploração de máquinas-caça níqueis na região e dono da fazenda onde Paulo Escopeta se encontrava. Além do estelionato, ele foi autuado por obstrução ao trabalho da Justiça, por esconder, em sua propriedade rural, um foragido.

Acusado de homicídios, sequestros e roubos a instituições financeiras, Escopeta fugira há quase um ano. Sua prisão aconteceu após informações direcionadas ao Disque-Denúncia e constatadas pelo Serviço de Inteligência da DT de Irecê. Informações da Ascom da PC.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Educação: UNEB vai ofertar medicina e mais 3 novos cursos no vestibular de 2012








A UNEB vai ofertar no próximo vestibular os cursos de medicina e ciências sociais, no Campus I (Salvador), direito, no campus XX (Brumado), e engenharia de pesca, no Campus XXIV (Xique-Xique).

Os novos cursos foram aprovados durante reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consu) – instância máxima deliberativa da instituição – realizada ontem (15) no auditório do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional (CPEDR), no Campus I da UNEB, na capital.

Reitor Valentim quer formação de profissionais capazes de mudar realidade social do estado
“Estamos diante de um marco histórico para a UNEB. Com essa aprovação expressiva dos conselheiros, com apenas uma abstenção, vamos elevar a qualidade de vida em nosso estado e formar profissionais capazes de alterar a realidade social, em seus diversos âmbitos, seja na capital ou no interior”, ressaltou o reitor Lourisvaldo Valentim, presidente do conselho.

Valentim lembrou que, incluindo os novos cursos, apenas seis graduações foram inseridas no quadro da instituição durante a sua gestão. “Fiz questão de organizar e evitar o inchaço da nossa universidade”, defendeu.

Relator do processo de criação das graduações, o conselheiro e diretor do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus IX, em Barreiras, Joaquim Neto, destacou a visibilidade que os cursos vão dar à universidade, além das razões para a implementação deles.

“São quatro graduações que surgem a partir das demandas sociais e vão elevar o reconhecimento da sociedade à educação superior, gratuita e de qualidade oferecida pela UNEB”, destacou Joaquim Neto. Informações de Danilo Oliveira do núcleo de jornalismo da instituição.

Concurso: Agerba suspende seleção via Reda

Devido a falhas no texto do edital de convocação do Processo Seletivo Simplificado para 20 vagas via Reda, apontadas pelo Ministério Público (MP-BA), a Agência Estadual de Regulação de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba) decidiu suspender a seleção. As inscrições iriam abrir nesta terça-feira (16), mas uma portaria assinada pelo diretor-executivo do órgão, Eduardo Pessôa, cancelou o processo. Segundo nota oficial, um novo texto do edital é elaborado para ser enviado para análise do MP estadual, para em seguida ser publicado no Diário Oficial. Informações do BN.

Governo Dilma: PR deixa base no Congresso e pretende entregar todos os cargos

A informação foi dada pelo Senador Alfredo Nascimento-Presidente do partido-Foto:Google

Ao confirmar sua saída da base aliada ao governo federal, o Partido da República (PR) pretende entregar todos os seus cargos na gestão da presidente Dilma Rousseff, informou nesta terça-feira o senador e presidente nacional da legenda, Alfredo Nascimento. A ideia, no entanto, não inclui o atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que, embora filiado ao PR desde 2006, não é considerado como da cota dos republicanos no primeiro escalão do governo federal.

Com a decisão, entre os possíveis demissionários estão o irmão do senador Magno Malta (PR-ES), Márcio Malta, que é assessor parlamentar no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e o superintendente da autarquia em Minas, Sebastião Donizete de Souza.

Ao falar em "decisão soberana" das bancadas em discurso no Plenário do Senado, Nascimento mandou um recado aos senadores que tentavam demovê-lo do anúncio de independência do governo. Na Casa apenas Blairo Maggi (PR-MT) e o próprio Nascimento eram a favor da saída da base governista, sendo contra os senadores Vicentinho Alves, Magno Malta, Clésio Andrade e Antonio Russo. Na Câmara dos Deputados, no entanto, o líder da legenda, Lincoln Portela (PR-MG), computava que pelo menos 90% dos parlamentares desejavam desejam sair do bloco.

O anúncio da posição do PR ocorre após a legenda ter perdido postos de controle no Ministério dos Transportes, alvo de denúncias de superfaturamento de obras e de recebimento de propina de empreiteiras. Nascimento evitou falar em revanchismo com a posição, e a legenda passa agora à condição de independente e não integra o bloco oposicionista.

"Não fazemos política cultivando ressentimento, mas também não abrimos mão da construção e manutenção de uma relação de confiança, respeito e lealdade. Não faremos o jogo político rasteiro da revanche e da vingança. Não renunciaremos à crítica proveitosa e ao embate sereno e elevado. Votaremos com as nossas consciências e alinhados com o que pensa o cidadão brasileiro", afirmou.

"Com essa decisão, pretendemos deixar claro e de modo inequívoco que continuaremos participando de modo produtivo (no Congresso Nacional). E apoiaremos de forma incondicional todas as decisões que defendam e atendem o povo do Brasil. É isso que esperam de nós os milhares de brasileiros que nos depositaram votos de confiança", disse Nascimento.

Duas semanas atrás, a bancada do PR no Senado havia formalizado a saída da legenda do bloco de sustentação do governo na Casa. Mais cedo nesta terça-feira, Portela havia anunciado na Câmara a saída do partido da base governista no Congresso Nacional.

Portela negou que os parlamentares do PR devam se alinhar ao bloco opositor. "Oposição? Nunca! Apoiamos a presidente Dilma", garantiu o deputado ao Terra. Sobre o apoio a uma eventual CPI mista para apurar as denúncias de corrupção nos ministérios, o líder disse que as assinaturas do PR dependerão do "espírito da CPI". "Se o espírito for jogar holofotes na oposição, não assinamos. Se a CPI vier no espírito de investigar caso a caso, faremos uma avaliação." Informações de Larissa Borges do portal Terra.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Governo Dilma: Presidente sanciona LDO e veta artigo que dava prioridade a emendas parlamentares




A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (15) a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2012, publicada no "Diário Oficial" da União.

Como a Folha antecipou na semana passada, a pedido da equipe econômica, a presidente vetou pontos do texto aprovado pelo Congresso Nacional, entre eles a meta para o deficit nominal de 0,87%.

"O estabelecimento de um teto para o resultado nominal, num contexto em que já se dispõe de meta para superavit primário para o setor público, limita o campo de atuação da política monetária para fins de cumprimento da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional", explica o despacho publicado hoje no "Diário Oficial".

A presidente também vetou o artigo da LDO que previa a reserva de verba do orçamento do ano que vem para reajustes acima da inflação para os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O artigo previa que tais reajustes seriam definidos com as centrais sindicais e os representantes da iniciativa privada.

"Não há como dimensionar previamente o montante de recursos a serem incluídos no PLOA - 2012 (projeto do orçamento) uma vez que, até o seu envio, a política em questão poderá ainda não ter sido definida", explica o despacho publicado hoje no Diário Oficial, junto com a sanção da LDO.

O reajuste real beneficiaria os aposentados que ganham acima de um salário mínimo, já que, para o piso salarial, já existe a regra de somar o PIB de dois anos antes, mais a inflação do ano anterior.

CUSTEIO

Outro parágrafo vetado foi o que estabelecia que o crescimento das despesas com custeio não poderiam crescer acima das com investimentos. Dilma vetou também o artigo que dava prioridade aos gastos com emendas parlamentares.

A justificativa era que a prioridade fere o princípio da impessoalidade e que teria de ser criado um sistema específico de controle desses gastos, o que elevaria os custos para o governo.

Foi vetada ainda a previsão de que toda emissão de títulos da dívida pública feita pelo Tesouro Nacional teria que ser autorizada pelo Tesouro Nacional e de criação de um banco informatizado de projetos de investimentos, entre outros pontos. Informações da folhaonline.


Foto:reprodução

Brasil: PAC tem apenas 7,8% de execução em 2011

7 meses de gestão com muitas dificuldades -Foto:Google



A presidente Dilma Rousseff ainda não conseguiu transformar em realidade as obras que prometeu durante a campanha eleitoral do ano passado. De acordo com levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo, do dinheiro gasto pelo Governo Federal com obras do PAC, um total de R$ 10,3 bilhões até julho, R$ 7,2 bilhões foram apenas para concluir obras deixadas pelo seu antecessor, o presidente Lula. Os projetos novos, receberam, até julho, apenas 7,8% do total programado para o ano, mesmo estando livres do bloqueio de gastos promovido no início do governo. A petista se comprometeu, por exemplo, a inaugurar em seu mandato 500 novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento, prontos-socorros 24 horas), numa média de 125 por ano. Até julho, só havia sido desembolsada a verba para três dessas unidades -duas em Cuiabá e uma em Várzea Grande (MT). Nos casos das construções de 2.883 postos de policiamento comunitário e de 800 praças de lazer, nenhum centavo foi desembolsado. Informações do BN.

Economia: Petrobrás tem lucro líquido de mais R$ 10,9 bi



A Petrobras anunciou lucro líquido de R$ 10,94 bilhões no segundo trimestre de 2011, alta de 32% sobre os R$ 8,295 bilhões apurados em igual período do ano anterior. O resultado veio no mesmo patamar do primeiro trimestre deste ano, quando a empresa teve lucro líquido de R$ 10,98 bilhões.

No semestre, a estatal teve lucro líquido recorde de R$ 21,9 bilhões, o que representa alta de 37% em relação aos R$ 16 bilhões dos primeiros seis meses do ano passado.

Segundo Almir Barbassa, diretor de Relações com Investidores, a alta no lucro se deve ao crescimento de 7% no volume de vendas no mercado interno em relação aos primeiros três meses do ano. Na comparação com o segundo trimestre do ano, as vendas cresceram 9%. Em todo o semestre, comparado ao mesmo período do ano passado, o avanço foi de 8%.

"O consumo muito maior de diesel na indústria, com o volume maior de carga circulando na economia brasileira, levou a crescimento extraordinário, muito acima da média e acima do crescimento da economia", explicou o diretor.

No âmbito corporativo, a Petrobras destacou a melhora do rating da dívida da companhia em moeda estrangeira pela agência de classificação de risco Moody´s para A3. "A consistência de nossos indicadores financeiros, aliada à robustez do caixa da Companhia e ao planejamento de longo prazo são fatores importantes para esta melhor avaliação de nossa dívida", disse a estatal".

Para a estatal, isto poderá contribuir para a ampliação da base de investidores, além da
melhora de condições de captação de recursos.

Segundo trimestre
A receita líquida da companhia entre abril e junho alcançou R$ 61,469 bilhões, alta de 14,6% em igual comparação, ocasionada principalmente pela recuperação dos preços do petróleo na comparação anualizada, efeito parcialmente compensado pela política da estatal de manter os preços da gasolina e do diesel inalterados no mercado doméstico.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) trimestral totalizou R$ 16,139 bilhões no segundo trimestre deste ano, com expansão de 1,33% na mesma base comparativa. O resultado financeiro foi positivo em R$ 2,895 bilhões, ante R$ 630 milhões negativos no mesmo período do ano passado.

O segundo trimestre foi marcado pela expectativa acerca da definição do Plano de Negócios 2011-2015, cuja divulgação ocorreu somente em julho. O plano prevê investimentos de US$ 224,7 bilhões (R$ 389 bilhões) no período, sendo a maior parte, equivalente a US$ 127,5 bilhões ou 57% do total, destinada à área de Exploração e Produção (E&P).

A área de Refino, Transporte e Comercialização receberá US$ 70,6 bilhões. Outros US$ 13,2 bilhões serão destinados à área de Gás e Energia, US$ 4,1 bilhões à de Biocombustível, US$ 3,8 bilhões à Petroquímica, US$ 3,1 bilhões à Distribuição e US$ 2,4 bilhões ao Corporativo.

O Plano de Negócios prevê a aplicação de 95% dos investimentos (US$ 213,5 bilhões) nas atividades desenvolvidas no Brasil e 5% (US$ 11,2 bilhões) nas atividades do exterior, em um total de 688 projetos. Desse total, 57% são referentes a projetos já autorizados para execução e implementação.

O investimento total da Petrobras em 2011 deverá somar R$ 84,7 bilhões, uma expansão de 10,9% em relação aos R$ 76,4 bilhões investidos no ano passado. O montante, por outro lado, é 8,9% inferior ao orçamento previsto inicialmente para 2011, que era de R$ 93 bilhões.

Importações
No semestre, as importações de petróleo e derivados pela Petrobras superaram as vendas ao exterior em 30 mil barris diários, frente a uma balança positiva em 142 mil barris diários no mesmo período de 2010.

O endividamento líquido no final do primeiro semestre chegou a R$ 68,837 bilhões. As informações são do G1.