• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 27 de agosto de 2011

Saúde: Feira de Santana tem surto de coqueluche


A secretaria de Saúde de Feira de Santana (BA) registrou, nos oito primeiros meses de 2011, 47 casos confirmados de coqueluche na cidade, além de 87 notificações de suspeitas. No mesmo período do ano passado, foram contabilizadas oito notificações e nenhuma confirmação da doença. A prefeitura, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, admitiu que o número de casos configura um surto no município, mas afirmou estar preparada para conter a doença. De acordo com Janice Estrela, chefe da Vigilância, a secretaria constatou que a cadeia de transmissão está nos adultos, que geralmente já foram vacinados e quando contraem a coqueluche não apresentam sintomas, mas transmitem para sistemas imunológicos mais frágeis, como o das crianças. Ainda de acordo com a secretaria nenhuma morte foi registrada. Informações do G1.

Artigo: O fechamento de escolas no campo na região de Irecê: o problema do esvaziamento do campo e a política de financiamento da educação básica

Prof. Cláudio Félix dos Santos

e estudantes do 3º semestre

Do curso de Pedagogia da

Universidade do Estado da Bahia,

Campus XVI (Irecê)1






Com a campanha impulsionada pelo MST intitulada “Fechar escola é crime”, os estudantes do terceiro semestre do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, matriculados na disciplina “Educação do Campo”, fizeram o levantamento das escolas fechadas na região. Num total de 20 municípios, tivemos acesso a dados de 6 municípios (Uibaí, Presidente Dutra, Irecê, São Gabriel, Canarana, Lapão e Jussara) Dos municípios pesquisados, o único que não apresentou fechamento de escolas foi o de Irecê. Nos outros cinco foram suspensas as atividades de 49 escolas no campo, um número bastante elevado se considerarmos que a média de habitantes nessas cidades é de, aproximadamente, 25 mil pessoas.

A principal justificativa das secretarias municipais de educação diz respeito ao número insuficiente de estudantes nos povoados o que reduz a entrada dos recursos na escola. Como as mesmas têm como base de seu financiamento o índice de alunos matriculados em cada unidade escolar, alega-se que fica inviável aos cofres públicos o funcionamento das mesmas. Desse modo, para remediar a situação, opta-se pela nucleação das escolas no campo da região ou pela matrícula dos estudantes nas sedes do município, com o transporte garantido pela prefeitura.

Diante dessas constatações dois problemas podem ser levantados para a discussão e o enfrentamento prático da questão: o primeiro diz respeito a própria política de financiamento da educação básica que articula matrícula/aluno/dinheiro na escola; e o segundo, é o próprio esvaziamento das pessoas que moram no campo, mas que permanecem trabalhando nele como assalariados e não mais como pequenos proprietários.

A Região de Irecê localiza-se no semiárido baiano. Com uma área de 26.730 km², corresponde a 4,6% da superfície do estado da Bahia. A cidade de Irecê, que é o pólo comercial e administrativo local, é conhecida como a capital do feijão, título não mais sustentado há algum tempo. Na atualidade é o plantio irrigado do tomate, da cebola, da cenoura e da fruticultura que respondem pela base econômica na região e os problemas com os aquíferos subterrâneos e o uso abusivo de agrotóxicos. Além da agricultura, a presença de indústrias mineradoras que exploram o fosfato e outros minerais, bem como o plantio da mamona para a indústria do agrocombustível vêm se destacando na região e atraindo a presença de investimentos nacionais e estrangeiros.

Os processos de produção na região têm feito com que os agricultores realizem um movimento de migração local transferindo-se das áreas rurais para as periferias das sedes dos municípios. Contudo, boa parte dos pais, para manter o sustento de suas famílias, não perde o vínculo de trabalho na terra, seja pelo fato destes continuarem trabalhando como diaristas no plantio e colheita nas plantações irrigadas por médios e grandes produtores de tomate, cebola, cenoura, ou fruticultura; seja, no caso dos homens, na busca do trabalho na colheita agrícola na região oeste da Bahia, no sudeste ou centro-oeste do país.

Sem moradores no campo, a justificativa para o fechamento das escolas ganha ainda mais força nas secretarias municipais. Isso reforça a necessidade do enfrentamento à questão não apenas no âmbito da política educacional, mas também na luta pela efetivação da reforma agrária no Brasil.

Diante dessa questão, os que escrevem esse artigo, prestam total solidariedade e apoio à campanha contra o fechamento das escolas no campo reiterando que essa luta está articulada às reivindicações da classe trabalhadora no que diz respeito à reforma agrária e a permanência dos camponeses em seus espaços de forma digna. Para isso, algumas atividades estão sendo planejadas pela turma tais como: debates na universidade e nos municípios, desenvolvimento de pesquisa acerca do problema do fechamento das escolas e do trabalho no campo na região de Irecê, participação em ações promovidas pelas entidades de trabalhadores rurais da região acerca do tema em questão.

Esperamos que essa pequena colaboração some-se a outras iniciativas pelo Brasil na defesa do direito à educação dos trabalhadores no campo.


Assinam: Cláudio Félix dos Santos (professor da disciplina), Estudantes: Aide Lima, Aizia Machado, Ana Mara Lima, Andréa Aleixo, Edcleia Lacerda, Elane Carmo, Elizânia Silva, Elna Nunes, Georgia Ludmila, Greice Pimentel, Ilnara Neiva, Iraildes Cruz, Iranete Rocha, Jaqson dos Santos, Jeane Ribeiro, Jerssica Souza, Joseane Matos, Lais de Jesus, Luane Bispo, Magda dos Santos, Maria Célia Rocha, Milena Oliveira,Naara Campos, Rafaela Nunes, Rubenildo de Souza, Sergio Nascimento, Stácio Souza, Susan Montenegro, Suze Costa Silva, Tarcísio Freitas, Vilma Figueiredo, Viviane Souza.

Prof. Cláudio Félix dos Santos

e estudantes do 3º semestre

Do curso de Pedagogia da

Universidade do Estado da Bahia,

Campus XVI (Irecê)1

Contatos: tdpedagogia@bol.com.br/ cefelix2@yahoo.com.br

Brasil: Ex- jogador Sócrates deixa o hospital




Após oito dias de internação, o ex-jogador Sócrates foi liberado para deixar o Hospital Albert Einstein e retornar para casa, neste sábado. Ele vinha em tratamento de uma hemorragia digestiva alta por causa de uma hipertensão no sistema porta-hepático, em consequência de complicação de uma cirrose, doença que acomete o fígado humano e é comum em casos de consumo excessivo de álcool.

No hospital, Sócrates, de 57 anos, foi submetido a uma descompressão dessa hipertensão, através de radiologia intervencionista.

Com o sucesso dos procedimentos dos médicos, o ex-jogador mostrou-se mais animado promete atenção às atividades físicas. Desde quarta-feira, ele ressaltou que está ansioso em jogar tênis e realizar caminhadas. Informações do Estadão com ESPN.


Foto:Reprodução

Irecê: Estado faz movimentação de oficiais no 7º Batalhão da PM



O Diário Oficial do Estado(27) traz a nomeações de oficiais da PM -Polícia Militar no cargo de comandante de Companhia do 7º Batalhão, que é responsável pela ações preventivas de segurança pública de todo território de Irecê, cuja sede fica nesta cidade. Confira as nomeações:

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,


R E S O L V E

exonerar o Primeiro Tenente PM JOSÉ WILSON MONTINO SANTOS, matrícula
nº 30.179.977-8, do cargo de Comandante de Companhia, símbolo DAI-4, do 7º Batalhão de Polícia Militar - Irecê, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública.

nomear o Capitão PM JOEL SOARES E SILVA, matrícula nº 30.337.347-1, para o cargo de Comandante de Companhia, símbolo DAI-4, do 7º Batalhão de Polícia Militar - Irecê, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública.

nomear o Primeiro Tenente PM JOSEMAR GUIMARÃES, matrícula nº 30.284.151-0, para o cargo de Comandante de Companhia, símbolo DAI-4, do 7º Batalhão de Polícia Militar - Irecê, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública.

nomear o Primeiro Tenente PM MARCELO PEREIRA ROSA, matrícula nº 30.366.531-5, para o cargo de Comandante de Companhia, símbolo DAI-4, do 7º Batalhão de Polícia Militar - Irecê, da estrutura da Secretaria da Segurança Pública.


PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 26 de agosto de 2011.

JAQUES WAGNER
Governador
Fonte:DOE/27/08/11

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Brasil: Ator Reinaldo Gianecchini deixa o hospital Sírio-Libanês

O ator deixa o hospital - Foto:Léo Pinheiro-portal terra

O ator Reynaldo Gianecchini recebeu alta do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira (26). Ele estava internado desde o dia 1º de agosto, por ter apresentado aumento dos gânglios da região do pescoço. Depois de alguns exames, ele foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin.

Ao sair pela porta da frente, Gianecchini falou rapidamente com a imprensa e comentou sobre o carinho que está recebendo do público e dos amigos neste momento. "Eu estou muito forte, e boa parte dessa força vem do amor e do carinho que estou recebendo das pessoas, pelas mensagens, pelas flores, por tudo. Eu estou realmente tocado por isso".

O ator ainda retornará ao hospital para fazer as sessões de quimioterapia. "Nesse momento, vou precisar ficar um pouquinho afastado para fazer meu tratamento. Mas muito obrigado pelo carinho de todos", afirmou.

A equipe do hospital se emocionou durante a saída de Gianecchini. Alguns funcionários e pessoas que estavam no local chegaram a chorar.


Vestibular 2011: UNEB convoca candidatos aprovados em quinta chamada




A UNEB está convocando para matrícula 84 candidatos aprovados, em quinta chamada, no Vestibular 2011, para cursos presenciais com início no segundo semestre letivo.

Os aprovados devem efetuar a matrícula nos dias 8 e 9 de setembro. De acordo com o edital de convocação, o candidato deve comparecer à coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido dos documentos exigidos. Mais informações no site http://www.vestibular.uneb.br/





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Irecê: Estado exonera Diretora da DIREC-21

A profa. Maria da Conceição foi exonerada hoje- Foto:Reprodução


Desde ontem(24) que a edição do Diário Oficial do Estado, na parte reservada aos atos do Executivo, vem publicando a exoneração de servidores que vinham ocupando cargos de direção de algumas DIREC no Estado. Hoje(25) saiu a publicação da exoneração da professora Maria da Conceição Araújo Correia da direção da DIREC-21, que a mesma vinha ocupando desde o primeiro mandato do governo Wagner.




Não temos dúvida que a repercussão e movimentação politica será intensa após a publicação da exoneração e já que estamos num ano pré-eleitoral, questionamentos surgirão normalmente como: Quem pediu a exoneração da professora? Quem será a próxima Diretora? A que grupo político será vinculada a nova direção da DIREC-21?



A professora Maria da Conceição é professora licenciada do DCHT-Campus XVI-Irecê da UNEB-Universidade do Estado da Bahia, e tem especialização em Educação Inclusiva.

Veja a publicação abaixo no Diário Oficial de hoje.

Salvador, Bahia · Quinta-feira
25 de agosto de 2011
Ano · XCV · No 20.642

DECRETOS SIMPLES

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,


R E S O L V E

exonerar MARIA CONCEIÇÃO ARAÚJO CORREIA do cargo de Diretor, símbolo DAS-2D, da Diretoria Regional de Educação de Irecê - DIREC 21, da Secretaria da Educação.


Fonte:DOE








Bahia: Após pressão dos servidores, deputados adiam votação sobre o Planserv

Servidor protesta na AL-Foto:Lúcio Távora/ag.atarde

A votação do Projeto de Lei (PL) que prevê mudanças no regime de participação e mensalidades do Planserv (Plano de Saúde do Servidor) foi adiada para a tarde da próxima quarta-feira (31).

O PL foi retirado da pauta de votação da Assembleia Legislativa (AL) desta quarta-feira (24), a pedido de um grupo de servidores que na manhã de hoje apresentou um cronograma, pedindo adiamento da votação. O objetivo é o que o projeto seja mais discutido com os servidores.

O líder do governo, deputado Zé Neto (PT), se reuniu com lideranças sindicais para receber as propostas. Em seguida, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), se encontrou com os deputados governistas, a portas fechadas, para discutir o assunto.

Os deputados acataram, em parte, o pedido dos servidores, e três reuniões devem ocorrer até a proxima quarta-feira. A primeira está prevista para esta sexta, com técnicos do Planserv. Segunda-feira uma outra reunião deve ocorrer com o deputado Zé Neto (PT), líder do governo na AL. E caso haja necessidade, uma nova reunião pode ocorrer na quarta, pela manhã. Informações de atardeonline.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Educação: STF publica acordão sobre piso de professores



O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, nesta quarta-feira (24), o acórdão do julgamento que reconheceu a constitucionalidade da lei que cria o piso salarial dos professores do Brasil. Prefeituras e governos estaduais terão que cumprir a decisão do colegiado de magistrados. A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês. Com a correção, o valor do piso este ano passou para R$ 1.187. Quando a lei foi aprovada, cinco governadores entraram no STF questionando a constitucionalidade do piso nacional.

Mundo: Rebeldes oferecem recompensa pela captura de Muammar Kadafi




Uma liderança do Conselho Nacional de Transição líbio afirmou nesta quarta-feira que a entidade oferecerá anista a qualquer pessoa que capturar ou assassinar o coronel Muammar Kadafi, informa a agência Reuters. Os rebeldes também estão oferecendo uma recompensa de aproximadamente US$ 1,8 milhão pela captura do líder.

"O CNT apoia a iniciativa de empresários que estão oferecendo 2 milhões de dinares (aproximadamente US$ 1,8 milhão) pela captura de Muammar Kadafi, vivo ou morto", declarou Mustafa Abdel Jalil em Trípoli. O paradeiro de Kadafi é desconhecido após os rebeldes terem tomado o seu quartel-general em Trípoli na terça-feira. Contudo, uma rádio divulgou um áudio do líder líbio em que ele afirmou que abandonou o complexo em uma retirada estratégica

Líbia: da guerra entre Kadafi e rebeldes à batalha por Trípoli
Motivados pelos protestos que derrubaram os longevos presidentes da Tunísia e do Egito, os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em fevereiro para contestar o coronel Muammar Kadafi, no comando desde a revolução de 1969. Rapidamente, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas de leste a oeste.

A violência dos confrontos gerou reação do Conselho de Segurança da ONU, que, após uma série de medidas simbólicas, aprovou uma polêmica intervenção internacional, atualmente liderada pela Otan, em nome da proteção dos civis. No dia 20 de julho, após quase sete meses de combates, bombardeios, avanços e recuos, os rebeldes iniciaram a tomada de Trípoli, colocando Kadafi, seu governo e sua era. Informações do portal terra.


Foto:Google

Governo Dilma: Troca de enxoval de avião presidencial vai custar mais de R$ 90 mil





O Palácio do Planalto encomendou a troca de enxoval completo para o avião da Presidência da República. Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, serão comprados oito jogos de lençol 100% algodão, com fios penteados em cetim de cores suaves (vinho, branco, bege, marfim, azul e terra), e oito jogos de lençol 600 fios, 100% algodão egípcio, de textura acetinada e cores nobres (branca, marfim e cáqui). O pedido contempla ainda toalhas de fios penteados em cetim, 300 travesseiros e 300 mantas. A compra deve custar R$ 96 mil. Informações do BN.




Imagem:Google

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Educação: A docência na contemporaneidade:Identidade,desafios e perspectivas será tema de seminário na UNEB-Irecê

Iº SEMINÁRIO SOBRE IDENTIDADE E DOCÊNCIA DO DCHT XVI - IRECÊ

Tema: A Docência na contemporaneidade: identidade, desafios e perspectivas

A sociedade contemporânea coloca em cheque as certezas baseadas na concepção do positivista de conhecimento que, muitas vezes, determinou o trabalho docente nos últimos anos. Diante disso, a docência se constitui um campo que agrega saberes diversos com um alto grau de complexidade. O objetivo desse seminário é discutir a construção da identidade docente do professor, da reflexão da sua prática e das experiências que vão agregando ao longo da profissão e como isso reflete na sua prática profissional.


PERÍODO DE INSCRIÇÕES:
· Com apresentações de trabalho: 25 de julho a 09 de setembro de 2011.
· Sem apresentação de trabalho: de 25 de julho a 20 de outubro de 2011.


Taxas de inscrição:
1- Com apresentação de trabalhos:
· Professores: R$ 20,00
· Professores da Educação Básica: R$ 10,00
· Estudantes: R$ 10,00
2- Sem apresentação de trabalhos:
· Professores: R$ 10,00
· Professores da Educação Básica: R$ 10,00
· Estudantes: R$ 10,00
· Professores e funcionários do Campus XVI da UNEB são isentos, mas terão que fazer a inscrição previamente.


Forma de pagamento: Depósito bancário identificado.


Inscrições: No NUPE do DCHT XVI – Irecê (E-mail www.nupe16@gmail.com) ou com os monitores, mas o envio de trabalho será realizado apenas por email, conforme indicado acima.


mais informações acesse o link abaixo:


http://unebirece.blogspot.com

Vestibular 2012: UFBA encerra inscrições amanhã 24/08



Termina nesta quarta-feira (24) o prazo para se inscrever no vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O cadastro pode ser feito no site da instituição http://www.vestibular.ufba.br/ A taxa de inscrição é de R$ 100 e pode ser paga até esta quinta (25). As provas da primeira fase estão previstas para os dias 13 e 14 de novembro e da segunda, de 18 a 22 de dezembro. Informações de atardeonline.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Bahia: Bandidos assaltam dois bancos em Ipupiara

Duas agências bancárias foram assaltadas na manhã desta segunda-feira (22), no município de Ipupiara, a 600 km de Salvador. Segundo informações da TV Bahia, oito homens armados entraram nas agências do Banco do Brasil e do Bradesco pouco depois das 9h da manhã, logo após o horário de abertura dos bancos.

Cerca de oito homens faziam parte da quadrilha que roubou dinheiro dos bancos e ainda saqueou os clientes que estavam dentro agências. Depois de esperar a abertura de um dos cofres, os assaltantes fizeram reféns para a fuga e os libertaram momentos depois, no município de Lagoa da Boa Vista, a 8 km.

No momento dos assaltos, apenas quatro policiais militares faziam a segurança na cidade. O delegado responsável pelas investigações do caso Ederaldo Supersi, de Brotas de Macaúbas, já se deslocou para o local e policiais das cidades vizinhas auxiliam na busca pelos assaltantes.

Com essa ação em Ipupiara já são 36 assaltos a agências bancárias na Bahia neste ano. No último dia 15, uma quadrilha de cinco homens fortemente armados assaltou o Banco do Brasil de Oliveira dos Brejinhos, a 597 km de Salvador. Eles fizeram seis pessoas como reféns, que foram liberadas durante a fuga.


Fonte:CorreiodaBahia

Bahia: Carreta explode e mata Motorista na BR-101

Foto:Radar64/reprodução

Uma carreta carregada com latas de solvente explodiu após tombar na manhã desta segunda-feira (22) na BR-101, próximo ao município de Eunápolis, no extremo sul baiano. O acidente aconteceu quando o veículo entrou em uma curva no início da ponte sobre o Rio Santa Cruz. O motorista Erick Luiz Gomes morreu carbonizado no acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não soube informar quais foram as causas, mas especulou que o condutor pode ter cochilado ao volante ou estava com excesso de velocidade. A carreta, de placa EFV-7925, ficou com a cabine dependurada, prestes a cair de uma altura de cerca de 15 metros. A carga pertencia à empresa paulista Rápido 900 e a vítima era funcionário da transportadora Sul Transportes. Informações do BN.