• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 1 de outubro de 2011

Brasileirão série A: Bahia vira jogo em cima do Avaí, 3x2

O jogo foi muito disputado-Foto:Beto Jr. Ag.Haack/BN reprodução

O Bahia enfrentou o Avaí na noite deste sábado (1º) em Pituaçu e venceu a partida por 3x2 com 2 gols de Junior e um de Lulinha. A equipe terminou o primeiro tempo vencendo por 1x 0 , no segundo tempo logo no início tomou o gol de empate e logo em seguiga a virada do time Catarinense. Joel Santana mudou a equipe e principalmente com a entrada do meia Lulinha no lugar de Camacho deu certo e o jogador foi o responsável pelo gol da vitória. O Bahia ficou na 14ª colocação com 33 pontos, já o Avaí continua sendo o vice-lanterna. Próximo jogo do tricolor baiano será contra o Botafogo em São Januário no próximo sábado dia 08/10 às 18h.




Outros jogos de hoje



São Paulo:



Palmeiras 1 x 1 América-MG



Rio de Janeiro:



Fluminense 3 x 2 Santos

Copa 2014: Ministro defende consumo de bebidas alcoólicas nos estádios

Uma norma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualmente proíbe a entrada de torcedores com bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros, mas há uma discussão para que, durante a Copa do Mundo de 2014, elas sejam permitidas. Em entrevista ao SporTV, nesta sexta-feira, o ministro dos Esportes se mostrou favorável a esta liberação, usando como justificativa os "compromissos comerciais da Fifa".
'A Copa é especial', afirma o ministro Orlando Silva - Fábio Motta/AE

O mnistro Orlando Silva foto: Fábio Motta/AE


'A Copa é especial', afirma o ministro Orlando Silva


"O regulamento de competição da CBF é quem restringe [o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios]. Mas a Copa é especial, existem compromissos comerciais da Fifa com os patrocinadores, e devemos examinar com cuidado e naturalidade", explicou Orlando Silva.

"Se tiver consumo, vai ser subscrito para este evento. Eu não vejo problema de acontecer [a liberação]", continuou.

O ministro esclareceu que essa questão será analisada de maneira particular, já que a Lei Geral da Copa não determina nada com relação a bebidas alcoólicas. O impasse acontece principalmente porque a Fifa é patrocinada pela Inbev (dona da cerveja Budweiser) - assim, em todas as Copas do Mundo as bebidas sempre foram comercializadas normalmente dentro dos estádios.

Além da norma da CBF, o Estatuto do Torcedor também discorre sobre a proibição das bebidas alcoólicas: "é condição de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo (...) não portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência". A Fifa, no entanto, quer suspender esta lei federal durante a Copa do Mundo.

Brasil: Professor de direito mata aluna com 3 tiros em Brasília


O professor levou o carro com o corpo da aluna para delegacia-Foto:reprodução/correio braziliense


O carro do marido da vítima sendo periciado foto:reprodução/correio braziliense


O professor de direito do UniCeub e coordenador-adjunto da mesma cadeira na Faculdade Projeção Rendrik Vieira Rodrigues, 35 anos, se entregou ontem na 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) após matar a estudante Suênia Sousa Faria, 24. A jovem, que era aluna do 7º semestre do curso de direito no UniCeub, foi surpreendida por Rendrik quando entrava no carro para deixar a faculdade, na Asa Norte, por volta das 14h30. Segundo a polícia, ele teria entrado no veículo do marido da vítima, um Sandero prata (JGO-3522). Suênia chegou a gritar por socorro.

De lá, eles seguiram pela Via Estrutural. De acordo com a polícia, a jovem teria ligado para o marido, informando que reataria o relacionamento com Rendrik. O marido, no entanto, estranhou o tom de voz da esposa, que estava muito nervosa e confusa. Ao desligar o telefone, ele seguiu até a 12ª DP (Taguatinga Centro) e registrou um boletim de ocorrência.
Segundo o depoimento do professor, durante o percurso, na altura da Estrutural, os dois se desentenderam e ele disparou três vezes contra ela com uma pistola .380: duas na cabeça e uma no tórax. De acordo com a polícia, quando chegou à delegacia o professor relatou aos agentes ter rodado pela cidade com a estudante já morta. “Fiz uma besteira”, teria dito aos policiais. “Pode ser que ele tenha se apresentado espontaneamente pensando em reduzir a pena, mas como já existia um boletim de ocorrência (registrado pelo marido em Taguatinga), ele foi preso em flagrante”, afirmou o delegado-chefe da 27ª DP, Alexandre Nogueira.

Ao Correio, a irmã da vítima, Silene Sousa Faria, 34 anos, contou que os dois tiveram um relacionamento amoroso durante dois meses, quando ela esteve separada do marido.

Separação

Há cerca de três meses, no entanto, a jovem reatou o casamento de três anos e dispensou Rendrik. Desde então, segundo Silene, ele passou a ameaçar a irmã de morte, por telefone e pessoalmente, e a enviar mensagens eletrônicas ao marido de Suênia contando detalhes do envolvimento que manteve com ela. “Ele se apaixonou perdidamente por ela e não aceitava o término do relacionamento. Ele ligava direto, mas a minha irmã não atendia. Fez um inferno na vida dela e do marido”, conta a irmã.

De acordo com familiares da vítima, as intimidações do professor assustaram a estudante, que passou a chegar à faculdade exatamente no horário das aulas e deixar a unidade assim que encerrava as atividade acadêmicas para evitar se encontrar com ele. “Ele falava que se a Suênia não ficasse com ele, não ficaria com mais ninguém. Ela fugia nos intervalos e ia embora logo no fim da aula”, relatou a irmã. Ontem, Silene pediu à operadora de celular o bloqueio das chamadas de Rendrik para o número da irmã.

O advogado trabalha há cerca de um ano e meio na Faculdade Projeção. Atualmente, é coordenador-adjunto do curso de direito da unidade de Taguatinga. Por meio da assessoria de imprensa, a instituição de ensino informou que, no exercício da profissão, Rendrik sempre foi um profissional “extremamente correto, como é de conhecimento de todos os alunos e colegas de trabalho”. A instituição lamentou o ocorrido, mas alegou que não comenta a vida privada dos funcionários. A reportagem não obteve retorno da assessoria de imprensa do UniCeub.

Suênia morava em Águas Claras e sonhava em ser delegada. Natural de Pombal (PB), chegou a Brasília aos 3 anos e era a caçula de quatro irmãos.

Fonte: Correio Braziliense

Economia: Nova fábrica da Renault-Nissan será no Rio

O presidente mundial do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn, se reuniu com a presidente Dilma Rousseff neste sábado (1º) para confirmar investimentos na ampliação da fábrica da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná, e a construção de uma nova montadora da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Ghosn afirmou que o encontro com Dilma teve o objetivo de explicar os investimentos do grupo que comanda no Brasil e no mundo. "Explicamos o que estamos fazendo em muitos países em termos de tecnologias novas e sobre nossa liderança no desenvolvimento de carros elétricos", disse. Informações do BN.

Governo Dilma: Presidente diz que Brasil terá que criar novo imposto para a saúde

Presidente Dilma -Foto:reprodução

A presidenta Dilma Rousseff disse que, no futuro, o Brasil terá de criar um novo imposto para financiar a saúde. Segundo a presidenta, depois que o governo resolver os problemas de gestão da área, vai discutir maneiras para financiar uma saúde que tenha qualidade, com um número maior de medicamentos. “A gente vai ter de fazer duas coisas, por isso que eu não estou pedindo hoje um aumento de impostos. Nós vamos melhorar a gestão da saúde”, disse. Ela pediu ainda que os brasileiros não aceitem argumentos que transmitem a ideia de que a saúde não precisa de mais dinheiro, só de uma gestão melhor. Informações do blog do jornalista Claudo Humberto.

Salvador: Apresentador Raimundo Varela também vai se filiar ao PMDB

O radialista apresentador Raimundo Varela Foto: reprodução


O PMDB confirmou nesta sexta-feira (30) a filiação partidária do apresentador da TV Itapoan Raimundo Varela. O jornalista assina sua ficha de filiação na próxima semana. A informação foi confirmada ao Jornal Tribuna da Bahia pelo presidente da legenda na Bahia, deputado Lúcio Vieira Lima. “Varela vai se filiar ao PMDB, sim. Agora já temos dois grandes nomes que são Mário Kertész e Raimundo Varela e vêm muitos nomes ainda por aí. Vamos fazer o maior número de prefeitos na Bahia nas eleições do ano que vem. O PMDB vai ser o maior partido”, comemorou. Já sobre a possível formação de uma "chapa puro sangue”, encabeça por Mário Kertéz e Varela como o seu vice, o peemedebista teria desconversado. “Estamos filiando grandes nomes, mas não com intenção de dizer quem é candidato. A intenção continua a mesma, vamos sentar à mesa com DEM, PSDB e PPS e buscar um nome que seja o melhor para a cidade”, disse. Já sobre o rótulo de “campanha midiática” para disputa pelo comando do Palácio Thomé de Souza no ano que vem, com nomes populares como Mário e Varela, Lúcio não foi modesto. “Não tem esse negócio de chapa midiática, não. Midiático é o PMDB por si só. Esse partido resistente da democracia brasileira, o maior partido político do Brasil”, aclamou. Informações do BN.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vestibular 2012: UNEB divulga lista final de isentos



A relação de alunos beneficiados com a isenção na taxa de inscrição no Vestibular 2012, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foi divulgada na manhã desta sexta-feira, 30. Esses candidatos estão automaticamente inscritos no processo seletivo.

Os estudantes não contemplados com o benefício devem acessar o módulo de consulta no site do vestibular, utilizando seu código de inscrição ou CPF, além da data de nascimento, e imprimir o boleto no valor de R$ 85. A inscrição será confirmada após o pagamento.


Vale lembrar, que esses candidatos contemplados com a isenção não são os alunos do Universidade Para Todos-UPT, cujo o processo de isenção e datas são diferenciadas.

Saúde: Infectologia alerta, caramujos armazenam e transmitem forma grave de meningite

Fotos: Antonio Saturnino -Reprodução

No edifício Cerejeiras, onde morava a estudante Lindiane de Souza Sá Teles, 27 anos, que morreu de meningite tipo C no último domingo (24), há outro foco da doença: caramujos. Os moluscos são encontrados na área social e jardim do prédio que abriga 40 pessoas. “Eles são uma praga. Há muitos por aqui”, relata a dona de casa Jamile Oliveira. “Às vezes joga sal neles para tentar matar, mas eles voltam”, completa Maria da Conceição.

Segundo o infectologista Antônio Bandeira, os caramujos transmitem uma forma diferente da doença e provavelmente não foram responsáveis pela morte da jovem. “Se for confirmado que ela morreu por causa da meningite tipo C, não foi contaminada por caramujos. Eles podem transmitir a meningite parasitória, que é bastante letal”.

O médico ressalta que os ratos são os hospedeiros das larvas que transmitem esse tipo de meningite, mas como os caramujos comem fezes de ratos, eles passam a ser hospedeiros temporários. “Quando alguém entra em contato pode ser contaminado. Pegam nele e passam a mão na boca. Crianças são alvos fáceis”, afirma.

“Vinte gramas desse caramujo podem ter cerca de mil larvas transmissoras. Há um risco alto de contaminação nesse lugar”. Para o infectologista Claudísson Bastos, não há motivos para que os moradores entrem em pânico. ”É importante que a Vigilância Sanitária veja se estes caramujos estão infectados”. A coordenadora de vigilância epidemiológica Cristiana Cardoso diz que o assunto será investigado.

Sesab duvida que jovem tenha se vacinado
Ao sentir dor de garganta e o corpo dolorido pela febre no sábado pela manhã, Lindiane achou que tratava-se de uma simples gripe. “Quando ela começou a sentir-se mal estávamos panfletando para ganhar um dinheiro extra. Mas, no domingo, as dores continuaram e eu insisti muito para levá-la a um hospital porque podia ser meningite.Mas ela não me escutou”, relata a cabeleireira e amiga de Lindiane, Cristiane dos Santos.

A jovem teria um motivo para jamais suspeitar da doença. Segundo amigos, em fevereiro, ela foi a um posto de saúde na Estrada das Barreiras, fim de linha do bairro Tancredo Neves e vacinou-se contra a meningite C.

“Foi na época da campanha para vacinação. Usamos um cartão com a data de nascimento dela adulterada, já que a vacina era para pessoas com até 21 anos. Ela deveria estar imunizada. Isso não deveria ter acontecido”, revela a dona de casa, Jamile Oliveira, 22.

Na manhã de domingo, Lindiane apesar de continuar febril e com dor de garganta, quis se arrumar para uma festa. “Ela passou aqui em casa e pediu para que eu pintasse a unha dela de vermelho porque iria para um churrasco na Mata Escura. Fiz a unha dela e às 11h, ela foi embora, ainda se sentindo mal”, contou. “Foi a última vez que a vi”.

Lindiane só foi para casa às 17h e morreu sem ninguém por perto. Deitou em sua cama, colocou o termômetro para verificar a febre, dormiu e não mais acordou. Foi encontrada apenas na segunda-feira, por seu pai, Sérgio Teles.
O laudo com a causa da morte ainda não foi divulgado pelo Instituto Médico-Legal (IML), mas há fortes indícios que ela seja mais uma vítima de meningite C. “Pelos sintomas e pela morte tão rápida”, diz a coordenadora de vigilância epidemiológica do município, Cristiane Cardoso.

Falhas
O médico infectologista Antônio Bandeira aponta alguns indícios do que pode ter ocasionado a “falha” da vacina. “Existe uma pequena probabilidade, em torno de 2%, para que o organismo dela não tenha absorvido a vacina e produzido os anticorpos. O mais provável é que a vacina não tenha sido armazenada em temperatura ideal, entre 4°C e 8°C, ou que o lote estava vencido”.

Cristiane não acredita que houve problema no posto. “O lote da vacina foi comprado pelo Ministério da Saúde e tinha validade para o próximo ano e monitoramos constantemente as condições de armazenamento do material”. Ela aponta a possibilidade de Lindiane não ter sido vacinada. “Estamos investigando, mas o cartão de vacinação não foi encontrado. Sem ele, oficialmente não existe a vacinação”. Cristiane diz ainda que sem provas o posto de saúde não deve ser investigado.

Depressiva, Lindiane fazia uso de medicamentos controlados como Rivotril e Fluxene, mas Antônio Bandeira afirma que os remédios não desativam o efeito da vacina, como suspeitam os vizinhos da jovem. “Essa medicação age no sistema nervoso e a vacina no sistema imunológico. Não há qualquer relação entre eles”.

Imunização
No Condomínio Arvoredo, em Tancredo Neves, onde Lindiane morava, o medo tomou conta de todos os moradores. “Tenho medo de acontecer alguma coisa comigo e eu deixar minhas filhas sozinhas”, afirma a dona de casa Maria da Conceição, 35 anos, vizinha de Lindiane. “Minha filha está com dor de estômago, mas estou tão apavorada que mesmo sem os sintomas, vou levá-la a um hospital”, diz a cabeleireira Evanilde Santos, 53 anos.

Dois agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram no local ontem pela manhã, mas não medicaram ninguém.

“Eles iam dar a medicação, a quimioprofilaxia, mas disseram que com o movimento da imprensa deixaram para outro dia. Ninguém aqui foi medicado. "Todo mundo aqui está sem assistência" revela a dona de casa Maria da Conceição. Reportagem de Florence Perez do Correio da Bahia.

Educação: Congregação da faculdade de Direito considera Reitor da USP "persona non grata"

A congregação da faculdade de Dieito reunida-Foto JB Neto/agência Estado/reprodução



A Congregação da Faculdade da Direito da USP decidiu nesta tarde, de forma unânime, considerar o reitor da universidade, João Grandino Rodas, "persona non grata" na escola. A congregação, da qual fazem parte alunos, funcionários e professores, decidiu ainda encaminhar ao Ministério Público uma lista de medidas tomadas por Rodas, ex-diretor da faculdade, que julga merecedoras de atenção. Entre os pontos que podem ser investigados, segundo a comunidade da São Francisco, estão o uso de verba pública para produzir boletins com críticas à faculdade.

A proposta de considerar Rodas "persona non grata" foi apresentada pelo professor Sérgio Salomão Shecaira. O diretor da São Francisco, Antonio Magalhães Gomes Filho, afirmou que a relação conflituosa com o reitor chegou a um "ponto insuportável". "Não estou atacando o reitor, estou defendendo a faculdade."

Para o estudante do 3.º ano Pedro Henrique Martinez, de 20 anos, um dos quatro representantes dos alunos na congregação, a reunião "avançou bastante" na tomada de posição contra o reitor. Representante dos funcionários, Alexandre Pariol disse que, apesar de duras, as decisões foram tomadas "com muita responsabilidade". "Tínhamos que adotar esse caminho. O que Rodas está fazendo com a USP é muito sério", afirmou. "Nossa faculdade precisa dizer: 'Nós não nos vendemos.'"

Procurada pelo Estadão.edu por volta de 20 horas, Assessoria de Imprensa da reitoria disse desconhecer a manifestação da congregação. Logo em seguida afirmou que Rodas não se pronunciará sobre o episódio.

Além do gasto com os boletins, a congregação da faculdade quer que o MP investigue o fechamento da biblioteca da São Francisco, último ato da gestão de Rodas na unidade, e a assinatura de um contrato de gaveta para batizar uma sala com o nome do banqueiro Pedro Conde. Outro item da lista é a transferência para o gabinete da reitoria de dois tapetes orientais doados pela Fundação Arcadas à direção da faculdade. Informações de Carlos Lordello do estadão.edu.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Brasil: Coronel Erir Ribeiro é o novo comandante da PM no Rio de Janeiro

O coronel está com 54 anos-Foto: Paulo Giolito/folhapress



O coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, 54, novo comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro disse nesta quinta-feira que vai trabalhar para resgatar a imagem da PM. "Essa não é a primeira crise pela qual a polícia passa, mas, se Deus permitir, poderá ser última", afirmou durante anúncio de sua nomeação.

Ele assume a vaga deixada por Mário Sérgio Duarte, que pediu exoneração ontem, após a prisão do tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira, suspeito de ser o mandante da morte da juíza Patricia Acioli, em agosto. Oliveira era homem de confiança de Mário Sérgio Duarte, que foi o responsável direto por sua nomeação para o comando do 22º Batalhão, na Maré.

O novo comandante ocupou vários comandos na PM do Rio é reconhecido por ser linha dura. Com 54 anos, ele é o coronel mais antigo em atividade hoje na Polícia Militar.

Em 2003, quando comandava o 4º Batalhão da PM, Costa Filho denunciou o então secretário estadual de esportes, Chiquinho da Mangueira, por envolvimento com traficantes e por conta disso foi exonerado do cargo.

Sobre o episódio, Costa Filho afirmou que não podia deixar seus princípios de lado e disse que tem a "obrigação de atender a todos e seguir a lei e exigir isso de seus comandados".

O novo comandante já afirmou que pretende modificar a corregedoria da polícia. "A PM já me conhece e com certeza já está dizendo por aí até o que eu vou fazer."

Com a nomeação de Costa Filho, o coronel Alberto Pinheiro Neto assume o Estado Maior Operacional da PM do Rio, o segundo maior cargo na hierarquia da corporação. Ele foi comandante do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e trabalhava no gabinete do ex-comandante da PM. Pinheiro Neto vem substituir o coronel Álvaro Garcia que ainda não tem destinação definida. Informações da folhaonline.

Bahia: Acidente com caminhão de Irecê causa morte do motorista na BA- 504

Foto:Luiz Tito/ag. atarde/reprodução


O motorista do caminhão modelo 1620, placa JRR 3013 (Irecê-Ba), morreu na manhã desta quinta-feira, 29, por volta das 7 horas, em um acidente na BA-504, nas imediações do município de Irará. A vítima perdeu o controle da direção do veículo, que tombou na pista. Josemário José Alves, 40 anos, morreu no local, preso às ferragens.

O motorista seguia pela estrada em comboio com o colega Raimundo Alves Batista, 42 anos, levando uma carga de cerveja de Estância (SE), com destino a Irecê, uma viagem de 700km.

Segundo informações de Raimundo, motorista do caminhão que vinha à frente do da vítima, ele teria passado o rádio para Josemário, avisando de uma curva perigosa. Ao olhar pelo retrovisor, percebeu uma nuvem de poeira e voltou para saber o que havia ocorrido, encontrando o caminhão tombado e a vítima presa às ferragens.

O Corpo de Bombeiros de Alagoinhas, distante 45km do acidente, foi acionado, mas já encontrou a vítima sem vida. A polícia civil esteve no local para fazer o levantamento cadavérico. Um policial, de prenome Hugo, informou que vários acidentes ocorrem constantemente no local, que possui muitas curvas, animais na pista e acostamento precário.

O colega da vítima acredita que Josemário teria tentado frear bruscamente o veículo, ao receber a informação da curva perigosa, perdendo o controle da direção do veículo. A delegada titular da delegacia de Irará e Santanópolis, Edileuza Suely, vai investigar também a possibilidade de uma conduta imprudente do motorista.

O valor e a quantidade de cerveja transportada não foram divulgados. Segundo estimativas iniciais, cerca de 90% da carga foi saqueada pelas pessoas que passavam pelo local e por motoristas que paravam seus veículos para recolher as latas espalhadas na rua. A polícia militar foi deslocada, a fim de preservar o que restou.

Ainda de acordo com Raimundo, a visibilidade na pista era boa no momento do acidente. Ele contou que a vítima já havia sofrido um acidente, no ano passado, em Jacobina, e teria adotado uma postura mais cuidadosa na direção desde então.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.Informações da redação de atardeonline com informações de Luiz Tito atualizada às 18:36h.

Educação: Alunos do IFBA protestam em Barreiras

Foto: Jornal Nova Fronteira/reprodução

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Barreiras, no oeste baiano, realizaram nesta quinta-feira (29) uma manifestação no centro da cidade em protesto pelos 60 dias de greve dos servidores. Os estudantes cobram o repasse de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, o cumprimento do Plano Municipal do setor (PME) e uma “Ifetização de melhor qualidade”. “É inadmissível que o governo invista bilhões para realizar a Copa do Mundo de Futebol e não tenha recursos para a educação. O futuro do país está na educação e não é construindo estádios de futebol que o Brasil vai avançar”, criticou a representante do grêmio estudantil do IFBA, Ana Paula Rodrigues, de 15 anos. A discente cobrou ainda uma maior divulgação nos meios de comunicação da greve dos servidores da instituição de ensino técnico que, segundo ela, foi “abafada pela mídia e pelo governo”. “Esse protesto tem por meta mostrar para a sociedade a gravidade do assunto. Não adianta nada o governo criar novos 120 Campis do Instituto Técnico Federal se os que existem não forem aparelhados”, desabafou. Informações do Jornal Nova Fronteira.

Copa 2014: Deputado quer férias escolares durante os jogos



A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei do parlamentar Cleber Verde (PRB-MA), que propõe que as férias escolares em 2014 coincidam com o período dos jogos da Copa do Mundo de futebol, de acordo com informações do Estadão. A competição será realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Conforme a proposta, as férias escolares do meio do ano, após o primeiro semestre, deverão abranger todo o intervalo de tempo entre a abertura e o encerramento do evento esportivo. A medida valerá para os estabelecimentos de ensino públicos e privados. “Não podemos deixar de propiciar que os torcedores estejam liberados para participar dessa festa que, no Brasil, ultrapassará as barreiras do esporte para se constituir em grande comemoração cívica”, argumenta o autor do projeto.



Fonte:BN

Bahia: Caminhão transportando 30 crianças para escola tomba em Teofilândia

Foto:Rádio Patrulha64


Um caminhão “pau de arara” que era utilizado como transporte escolar virou em uma via vicinal próximo ao povoado do Ponto Seco, na zona rural do município de Teolândia, no sul do estado, na tarde desta quarta-feira (28). Segundo informações do site da região Rádio Patrulha 24h, uma criança está internada em estado grave no Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, e outras duas estão internadas no Hospital em Valença com diversas fraturas pelo corpo. Outras 27 crianças que teriam sofrido ferimentos leves foram encaminhadas para o Hospital Municipal Osvaldo José de Souza, mas já foram liberadas. O caminhão Ford F-4000, placa JLW 7754, era dirigido por um homem de prenome Reginaldo.Informações do BN.

Salvador: Morre a 41ª vítima da meningite este ano



A meningite C fez mais uma vítima em Salvador. A estudante Lindiane de Souza de Sá Teles, 27, foi o 41ª paciente a não resistir à doença na capital baiana. Lindiane morava sozinha e foi encontrada morta em casa, no Cabula, na segunda-feira (26), pelo pai. O caso só foi divulgado na quarta (28), após confirmação da doença.

Lindiane começou a se sentir mal na quarta (21), mas decidiu aguardar por uma visita dos pais, que chegariam na segunda (26), de acordo com a dona de casa, Jamile Oliveira, vizinha e amiga da jovem. Quando o pai chegou, porém, encontrou a filha morta, deitada na cama, com manchas pelo corpo. A família é de Iraquara.

Jamile disse que Lindiane, que fazia o curso de técnico de enfermagem, tomou a vacina contra a doença na última campanha realizada pelo governo. "Eu tenho certeza absoluta que ela tomou a vacina, porque tomei junto com ela. Não sei porque ela contraiu a doença", diz.

Os moradores do Condomínio Arvoredo, onde Lindiane morava, estão apreensivos com o risco de contágio da doença. Não foi realizado tratamento de quimioprofilaxia (à base de antibiótico) com os moradores. Informações de atardeonline.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Brasil: Ministro Marco Aurélio Mello sai em defesa da Corregedora-geral e diz "ela não merece a excomunhão maior"

Ministro do STF Marco Aurélio -Foto:Google/reprodução


O ministro Marco Aurélio Mello, dos Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu nesta quarta-feira a corregedora-geral de Justiça, Eliana Calmon, e disse que ela não merece "a excomunhão maior". Segundo Marco Aurélio, a declaração em que a ministra diz que a Justiça esconde "bandidos de toga" não merece grande repreensão.

"A nossa corregedora cometeu um pecadilho, mas também não merece a excomunhão maior. Ela tem uma bagagem de bons serviços prestados à sociedade brasileira. É uma juíza de carreira, respeitada. Uma crítica exacerbada ao que ela versou a rigor fragiliza o próprio Judiciário e o próprio conselho", disse, durante intervalo da sessão plenária desta tarde. O ministro é o relator da ação no STF que analisará a competência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para procedimentos disciplinares.

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) questiona no STF uma resolução do conselho que trata da uniformização de normas sobre procedimentos administrativos disciplinares aplicáveis aos magistrados. Para a associação, o assunto é de competência dos tribunais.

Marco Aurélio afirmou desconhecer que haja uma articulação entre os ministros para adiar o julgamento e para que se discuta um meio termo sobre a decisão a ser aplicada no caso. "Tenho dito que devemos vir para cá de forma espontânea. Não cabe acerto do que fazemos com a toga nos ombros. Aqui é um Tribunal, não um teatro."

O ministro, no entanto, acredita que o julgamento não deve ocorrer hoje. Ele ressaltou que o presidente da Corte, Cezar Peluso, poderia ter chamado o caso primeiro se levasse em conta a ordem da pauta, como geralmente ocorre. No entanto, a sessão começou com uma longa discussão sobre o transporte de amianto, que ocupava uma posição posterior em relação à ação contra o CNJ. "Com isso, ele (Peluso) sinalizou que não deve haver julgamento esta semana."

O STF também tem uma sessão plenária amanhã (29), mas a pauta é dedicada a assuntos penais. Informações da agência Brasil.

Futebol: Seleção Brasileira vence a Argentina em Belém

Foto:get/reprodução
A seleção Brasileira de Futebol venceu esta noite a seleção da Argentina pelo placar de 2x0. O placar foi construído no segundo tempo da partida realizada na capital do Pará. O meia atacante Lucas marcou o 1º gol e Neymar fez o 2º.

Governo Dilma: Presidente veta medida contra corrupção

A presidente vetou o texto-Foto:reprodução

A presidente Dilma Rousseff (PT) vetou do texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) a exigência de que prefeituras e os governos estaduais estejam com as prestações de contas em dia para receberem mais dinheiro da União. Os problemas nas prestações de contas podem ser sinal de uso irregular ou até desvio de verbas públicas. O dispositivo da LDO era justamente para evitar irregularidades e desvios nos convênios com o governo federal. O Ministério do Planejamento, que orientou o veto de Dilma, disse que o objetivo do Palácio do Planalto não foi “afrouxar” regras de combate à corrupção, mas garantir a continuidade das políticas públicas, para não prejudicar a população, principalmente a mais carente. Já a oposição não perdoou. “A presidente quer dizer para os aliados que eles podem roubar”, critica o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM), autor do mecanismo vetado pela líder nacional.Informações do BN.

Salvador: Região metropolitana ainda tem mais de 15% de desempregados

Imagem: Reprodução/Diesse


O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou, nesta quarta-feira (28), a versão de agosto de sua pesquisa mensal que mede a taxa de desemprego nas maiores metrópoles do país. Assim como no cenário nacional, a taxa da Região Metropolitana de Salvador se manteve estável. A capital baiana permanece com 15,6% de desempregados, mesmo número registrado em junho. Já em comparação a agosto de 2010, a RMS apresentou uma melhora: 4,3% a menos do que o registrado no ano anterior. No entanto, o número apresentado entre os soteropolitanos ainda é o maior entre as setes cidades pesquisadas (Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Distrito Federal). A proporção de desocupados chega a ser mais do que o dobro da capital mineira, melhor colocada no levantamento.Informações do BN.

Copa 2014: Romário detona Ricardo Teixeira e critica preparação do mundial no Brasil

O ex-jogador e agora Dep. Federal Romario Foto:google

O deputado federal Romário voltou a polemizar sobre os responsáveis pela organização da Copa do Mundo de 2014, especialmente o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Em entrevista concedida ao programa do jornalista Jorge Kajuru, na TV Esporte Interativo, o ex-jogador contou um segredo do estreito relacionamento que tinha com o dirigente, que o teria traído às vésperas do Mundial de 2002, quando o ex-atleta havia sido cortado.


"Não boto minha mão no fogo pelo Ricardo Teixeira. Ele apertou minha mão e disse que eu ia para a Copa do Mundo (2002), que seria convocado pelo Luiz Felipe (Scolari). Disse isso para ele, aí ele me falou: 'o treinador é o Felipe, mas aqui quem manda sou eu'. Apenas o cumprimentei e disse: 'vou acreditar na sua palavra, acabou'. Isso um dia antes. Depois, vimos o que aconteceu'", afirmou o agora deputado federal, antes de contar sobre a repentina mudança de opinião do dirigente.


"Segundo ele, o motivo foi que ele ficou com raiva por que achou que eu tinha combinado com a Globo no final para gravar um vídeo. No dia da convocação final, ele disse para o Felipão: 'fique à vontade para fazer a convocação que você quiser'", concluiu sobre o polêmico assunto do relacionamento com Ricardo Teixeira.


A mágoa de Romário com pessoas ligadas à Seleção não se limita ao dirigente máximo do futebol nacional. O ex-atacante também não escondeu a decepção com Mário Jorge Lobo Zagallo.
"Também não coloco a mão no fogo. Alguns técnicos ruins, como o Zagallo, conseguiram ser campeão do mundo. Como treinador ele nunca me disse uma palavra", opinou, de forma polêmica, o jogador, que participou da Copa de 1994 ao lado do então auxiliar técnico no tetracampeonato.
Extremamente crítico em relação aos dirigentes e pessoas mais poderosas do futebol brasileiro, Romário novamente voltou a atacar a preparação do Brasil para a Copa de 2014. O deputado voltou a afirmar que o torneio "será no Brasil, mas não será do povo brasileiro", por conta dos prováveis altos valores dos ingressos.
"O que me agride é o gasto do dinheiro público dos estádios, alguns vão passar de 2 bilhões. Alguns desses terão apenas três jogos da Copa do Mundo e virarão o famoso 'elefante branco'. O gasto é uma brincadeira, e ninguém faz nada. A conta que foi feita há dois anos pelos nossos grandes representantes era de R$ 52 bilhões; agora ela já passa, ainda mais com o trem-bala, dos R$ 60 bilhões. Vamos gastar tudo isso e quem vai ao estádio não é o verdadeiro apaixonado pelo futebol", criticou. Reportagem do portal Terra.

Irecê: Vice- Prefeito Paulo Freire quer suceder Zé das Virgens





Em entrevista a emissoras FM da cidade ontem(27) o vice-prefeito e empresário Paulo Freire(PSC) colocou seu nome como pré-candidato a sucessão do Prefeito José das Virgens (PT) em 2012.



Deixou claro sua insatisfação com o prefeito e disse que a cidade precisa de um "choque de gestão". Nessas entrevistas, o vice-prefeito estava acompanhado do presidente do PSC municipal, o vereador Gilmar Rosa.






Foto:Google

Bahia: Vice-governador Otto Alencar comemora registro do PSD e promete fidelidade a Wagner

Otto está rindo à toa com o registro do PSD pelo TSE-Foto:Goolge

Presidente estadual do recém criado PSD, o vice-governador e Secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que referenda o registro da sigla em todo o país.


Em entrevista ao Bahia Notícias, o vice-gestor colheu os louros da vitória e aproveitou para alfinetar os partidos que atacaram a criação da legenda. “Prevaleceu a justiça, prevaleceu o cumprimento da lei, prevaleceu a democracia e a liberdade. Perdeu a conspiração, o conservadorismo e o autoritarismo”, afirmou.


O PSD nasce com a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa na Bahia, atrás apenas do PT. “Vão ser 11 deputados estaduais e cinco federais que deixarão os seus partidos e se filiarão ao PSD. Isso não soa como motivo de vaidade ou orgulho, mas de trabalho articulado com deputados, prefeitos e vereadores”, garantiu. Otto reafirmou que o governo do Estado terá “apoio fiel” do novo colegiado. “Quero dividir com todos que o apoio do governador Jaques Wagner e da presidenta Dilma [Rousseff foram fundamentais. É uma vitória de todo o grupo. Vou retribuir com trabalho e apoio incondicional da bancada do PSD na Assembleia Legislativa”, assegurou. Após a filiação dos parlamentares ao partido, Wagner terá como aliados 49 dos 63 deputados estaduais, uma base maior que o governo de César Borges (com 47 legisladores ao seu lado) e de Antônio Carlos Magalhães (que teve apoio de 44 deputados). Informações do BN.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Brasileirão série B: Vitória vence Ponte Preta e segue na luta

O eficiente Zé Luis voltou ao time e fez o 1º gol-Foto:Robson Mendes/reprodução


A luta continua. Mordido após a goleada sofrida diante do Sport, o Vitória derrotou a Ponte Preta, na noite desta terça-feira (27), por 2 a 0. No Barradão, o time mostrou que está vivo na Segundona e mantém a esperança rubro-negra de conquistar uma das quatro vagas na elite do futebol nacional. Agora, apenas cinco pontos separam o Leão do tão sonhado G-4. Zé Luís e Nino Paraíba fizeram os tentos do triunfo.
Com 39 pontos, o Vitória assume a 7ª posição, ultrapassando o Boa Esporte, que empatou em 2 a 2 com o Barueri. A Ponte tem 46 pontos e caiu para terceira posição por conta da vitória do Naútico, pelo placar de 2 a 0, sobre o ABC. O Vitória volta a campo na sexta-feira (30), contra o Paraná, no estádio Durival de Britto, às 20h30. A Ponte também jogará na noite de sexta, no Adhemar de Barros, diante do Salgueiro. Informações do Correio da Bahia.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Governo Dilma: Mantida decisão de cortar ponto de grevistas dos Correios

Foto:Google

O governo não vai voltar atrás na decisão de descontar os dias dos trabalhadores dos Correios que aderiram à greve. O recado foi dado hoje pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. "Fizemos uma proposta. Eles, com algumas alterações, aceitariam a proposta, mas eles querem que nós paguemos os dias parados. Nós não temos condições de fazer isso. Essa proposta está na mesa há mais de 15 dias, poderia ter sido feita uma negociação", afirmou o ministro."Nós não podemos fazer um acordo para pagar os dias parados, até porque nós temos mais de 80% dos trabalhadores na ativa. Então, o Wagner (Pinheiro, presidente dos Correios) e a diretoria, certamente, podem encontrar uma forma de descontar em parcelas, mas nós não temos condições de acatar essa sugestão", reforçou. Segundo Bernardo, aproximadamente 18% dos trabalhadores estão em greve. Uma reunião será realizada hoje, segundo o ministro, entre Correios e sindicatos para tentar fechar um acordo.Na última sexta-feira, os Correios rejeitaram a contraproposta apresentada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) por considerá-la inviável, pois absorveria 80% do orçamento da empresa.


MUTIRÃO - O segundo mutirão dos Correios entregou 9,4 milhões de correspondências no fim de semana. Conforme nota divulgada hoje pela empresa, outros 27 milhões de objetos foram preparados para serem entregues em todo o País. Esse trabalho tem sido feito por trabalhadores da área operacional e administrativa da estatal em todo o País. Em função dessa mobilização, o ministro afirma que não será difícil que o fluxo de entrega de correspondências da empresa volte à normalidade assim que a greve terminar. Informações da agência Estado e atardeonline.

Brasil: Bancários em greve por tempo indeterminado a partir de 27/09

Imagem: Ilustrativa

Começa nesta terça-feira (27/09) a greve dos bancários por tempo indeterminado. Em assembleia, na noite desta segunda-feira (26/09), os empregados dos bancos públicos e privados decidiram, por unanimidade, paralisar as atividades nas agências de toda a Bahia, com participação forte nas cidades do interior.

Os bancários vão paralisar as atividades a partir de amanhã porque não houve um consenso com o sindicato patronal sobre as reivindicações da categoria. Dentre elas, reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%) e R$ 545,00 para cada uma das verbas (vale-refeição, cesta-alimentação, auxílio creche e outras).

Os bancos ofereceram 8% de reajuste sobre os salários e as demais verbas, o que equivale a 0,37% de aumento acima da inflação - medida pelo INPC do período.

O movimento de campanha salarial acontece em todo o Brasil. Nova assembleia está marcada para esta terça-feira, às 18h, no Ginásio de Esporte, para avaliar o primeiro dia do movimento. Informações de atardeonline.

Copa 2014: FIFA ameaça tirar o mundial do Brasil



A Federação Internacional de Futebol (Fifa) tem até o dia 1º de junho de 2012 para rescindir o contrato que prevê a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil sem que pague qualquer tipo de multa ao país sede do torneio, conforme prevê cláusula 7.7 do Host Agreement (Contrato para Sediar). Segundo matéria do jornal O Globo, a insatisfação da entidade é com a Lei Geral da Copa-2014, que foi enviada pelo Planalto para ser votada no Congresso Nacional na semana passada. Segundo o periódico, cogita-se na Fifa anunciar no próximo dia 5 o cancelamento do evento marcado para de 20 de outubro, quando o Comitê Executivo da entidade planeja divulgar o calendário de jogos nas cidades-sedes, tanto da Copa das Confederações de 2013 quanto do Mundial 2014. Segundo o contrato para sediar, a rescisão será aplicada caso as leis e regulamentos necessários para a organização da Copa do Mundo 2014 não tenham sido aprovados, ou caso as autoridades competentes não estejam a cumprir as garantias governamentais exigidas. Itens como ingressos, credenciamento, proteção ao marketing de emboscada, gratuidades e até transmissão de TV foram editados em desacordo com o que foi discutido. Um dos pontos que irritaram a Fifa é a exigência do governo federal de que todas as emissoras de TV do país tenham direito a exibir trechos da Copa do Mundo em noticiários. Além disso, a Fifa gostaria que o Estatuto do Idoso – que entre outros direitos concede meia entrada em eventos esportivos para os maiores de 60 anos – não valesse para o período do Mundial, assim como o direito a meia entrada para estudantes. A Fifa, segundo O Globo, já estudaria quais países teriam condições de substituir o Brasil a tempo para sediar o evento. Informações do BN.

domingo, 25 de setembro de 2011

Futebol: Confira os resultados da 26ª rodada do Brasileirão da série A

São Paulo:

Corinthians 1 x 0 Bahia

Porto Alegre:

Internacional 2 x 1 Atlético-MG

Rio de Janeiro:

Botafogo 2 x 2 São Paulo

Goiânia:

Atlético 1 x1 Palmeiras

Santa Catarina:

Avaí 1 x 2 Grêmio

Ceará:

Ceará 3 x 2 Curitiba

Minas Gerais:

Cruzeiro 0 x 3 Vasco

Mundo: Vaticano nega renúncia de Bento XVI em 2012




FREIBURG, Alemanha (Reuters) - O Vaticano desmentiu a reportagem de um jornal italiano publicada neste domingo que dizia que o papa Bento 16 estaria considerando renunciar ao cargo no próximo ano, quando completa 85 anos.

'A saúde do papa está excelente', disse o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. 'Nós não sabemos nada sobre isso. Pergunte para a pessoa que escreveu isso.'

O escritor católico Antonio Socci, escrevendo para a edição de domingo do jornal Libero, disse que o papa estava considerando renunciar em abril de 2012, quando ele completa 85 anos. Ele não citou nenhuma fonte ou razões.

Em um livro no ano passado, o papa disse que poderia não hesitar em se tornar o primeiro pontífice a renunciar em mais de 700 anos, se ele não se sentir mais apto, 'fisicamente, psicologicamente e espiritualmente', a liderar a Igreja Católica.

Lombardi disse que o papa 'estava indo muito bem' durante a viagem a sua terra natal, a Alemanha. 'É claro que ele ainda é capaz de ligar com compromissos muito difíceis', afirmou.

Diversos papas na história recentes, incluindo o último, João Paulo 2o, consideraram renunciar por razões de saúde.

Fonte: (Reportagem de Philip Pullella)

Foto:EFE/Reprodução

Futebol: Vitória anuncia a contratação do lateral Gilberto

Gilberto disputou 2 Copas -2006//2010 -Foto:reprodução
Em busca de um lateral-esquerdo para disputar a posição com Fernandinho, a diretoria do Vitória confirmou neste domingo a contratação do seu último reforço para o restante do Campeonato Brasileiro da segunda divisão: o lateral-esquerdo e meia Gilberto, de 35 anos, que rescindiu contrato com o Cruzeiro na última semana.

Após algumas rodadas de negociações com o presidente Alex Portela neste final de semana, o jogador aceitou os termos do Leão e sua apresentação vai acontecer nesta segunda-feira, no stand da OAS, na Avenida Paralela, onde será relizada o desfile com a nova camisa do clube.

Gilberto da Silva Melo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 1976, e iniciou sua carreira no América-RJ. Depois de chamar atenção dos grandes clubes do Brasil, o atleta desembarcou no Flamengo. Passou ainda por Cruzeiro, Inter-ITA, Vasco da Gama, Grêmio, São Caetano, Hertha Berlim-ALE, Tottenham-ING e por último a Raposa.


Com a seleção brasileira, Gilberto disputou duas Copas do Mundo, em 2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul. Conquistou com a camisa amarelinha a Copa das Confederações, em 2005, e a Copa América, em 2007. Informações do BN.