• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 12 de novembro de 2011

Futebol: Ricardo Gomes visita o elenco do Vasco e emociona a todos

Ricardo Gomes e o elenco do Vasco-Foto: site do Vasco

O técnico Ricardo Gomes fez uma nova visita ao elenco do Vasco. Assim como na quarta-feira, quando foi à concentração vascaína, o treinador apareceu no hotel onde os jogadores costumam ficar na véspera dos jogos na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele apareceu no fim da tarde deste sábado e foi recepcionado pelo diretor-executivo de futebol, Rodrigo Caetano, e o presidente Roberto Dinamite. Pela primeira vez após o AVC hemorrágico sofrido em 28 de agosto, o treinador posou para fotos, mostrando estar praticamente recuperado.

Ricardo Gomes foi recepcionado por Juninho Pernambucano e o ex-zagueiro vascaíno Ricardo Rocha, que conversavam no saguão do hotel. Em seguida, o treinador encontrou com todos os jogadores e a comissão técnica e não conseguiu segurar a emoção de rever os atletas.

"Não tem como explicar este ambiente. Eu tive este problema, mas tive o apoio da diretoria, amigos, familiares e torcida. Estou muito feliz com o momento do time. Estou torcendo muito de casa, me sinto um verdadeiro torcedor e tenho certeza que vamos ter um final de ano muito positivo", comentou Ricardo Gomes, ao site oficial do Vasco.

"Eu estava com saudade do Ricardo. Ele merece todo este carinho que tem, ele é uma pessoa do bem e está colhendo tudo o que plantou. Graças ao trabalho médico e a fé de todos, Ricardo Gomes está bem. Ele está mais forte ainda e estou muito feliz em estar ao lado dele neste momento", explicou.

Na quarta-feira, momentos antes do jogo pelas quartas-de-final contra o Universitario (PER), Ricardo Gomes já havia aparecido na concentração cruzmaltina. À noite, após a classificação para a semifinal, alguns jogadores dedicaram a vitória ao treinador.

Fonte:uol esporte



Brasileirão série B: Vitória vence e continua na luta para a série A

Fabio Santos comemora o 1º gol -Foto:Eduardo Martins/reprodução

O Vitória derrotou o Criciúma por 3 a 1, em partida disputada na tarde deste sábado, 12, no estádio do Barradão, em Salvador, pela 36ª rodada da Série B 2011.

Fábio Santos, de cabeça, abriu o placar para o Vitória, aos 30 minutos do primeiro tempo. Zé Carlos empatou para o Criciúma aos 15 minutos do segundo tempo.

Mas Geovanni, de falta, e Neto Baiano, de pênalti, fizeram os gols que deram o triunfo ao rubro-negro baiano.

Com a vitória do Bragantino sobre Goiás por quatro a zero, o Vitória fica no quinto lugar com 57 pontos, um ponto atrás da equipe do interior paulista. Informações de Lucas Cunha de atardeonline.

Educação: Pós-Graduação amplia oportunidades profissionais



Houve um tempo em que a conclusão de um bom curso de graduação era suficiente para responder as principais demandas do mercado de trabalho. Entretanto, o desenvolvimento de novas tecnologias e o surgimento de novas atividades tornaram fundamental o investimento numa formação complementar, através de uma pós-graduação. Atualmente, existem 75 instituições em Salvador que podem oferecer cursos de especializações conhecidos como lato sensu, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Em dez anos, entre 1999 e 2009, o número de instituições aptas a oferecer cursos de especializações mais do que triplicou no Brasil, passando de 8,8 mil para a 27,8 mil, de acordo com os indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira. Apesar da ausência de dados específicos sobre as vagas para especializações, um olhar mais atento é suficiente para comprovar que a oferta vem crescendo há algum tempo.

Wilna Santiago, 68 anos, trabalha com estética há 29 anos e lembra que a formação acadêmica na área nem existia, alguns anos atrás. Hoje, não só existe formação em nível de graduação, como o investimento em especialização é uma exigência forte no mercado. Ela, que concluiu há 3 anos a especialização em dermatofuncional, já se prepara um novo curso, desta vez em acupuntura. “Atualmente, existe a percepção de que o tratamento estético faz parte da área de saúde. Já foi visto como imagem pessoal. Para nós, os profissionais da área, nos aprofundarmos”, acredita.

Além do conhecimento necessário para o exercício profissional, Wilna encontrou no ambiente da pós-graduação um importante espaço de convivência profissional e pessoal. “Eu conheci outros profissionais da área e posso dizer que fiz amigos”, acredita.

Ao contrário do que acontece em relação aos cursos de graduação, ou mesmo com as pós-graduações voltadas para quem pretende seguir carreira acadêmica (stricto sensu), as exigências em relação aos cursos de especializações são mais simples. Do aluno, exige-se a diplomação em curso superior e a aceitação das exigências das instituições de ensino. No caso das instituições, o que se exige é que as mesmas sejam credenciadas no MEC.

Os cursos não precisam de autorização ou de um reconhecimento do governo para funcionar. Por outro lado, o reconhecimento, ainda que informal, do mercado de trabalho, faz toda a diferença. Reportagem de Donaldson Gomes para o caderno de educação atarde.


Imagem:Google

Vestibular 2012: Tudo pronto para 1ª fase da UFBA




A Universidade Federal da Bahia, UFBA, está com tudo pronto para o vestibular de 2012 em sua 1ª fase que inicia amanhã(13) e segunda(14). Confira as informações para o processo seletivo de 2012.




Comparecimento às provas da 1ª fase:
Os portões de acesso aos estabelecimentos serão abertos às 7h30min e fechados, impreterivelmente, às 8h00min.


Término das provas
Ao terminar a prova, o candidato só pode retirar-se da sala depois de transcorridas duas
horas do início efetivo da prova e depois de assinar a lista de presença.
No segundo dia de prova, à saída, o candidato receberá o Caderno de Questões do dia
anterior.


O Caderno de questões do segundo dia só será entregue após as 11h30min; se se retirar antes desse horário, o candidato ficará sem o Caderno de Questões do segundo dia.
Os gabaritos das provas serão divulgados até 48 horas após sua realização,

Atenção:
1) Recomenda-se ao candidato familiarizar-se com o local e chegar com antecedência, pois é comum haver congestionamentos nos acessos e imediações dos colégios. O candidato deve estar presente na porta do estabelecimento às 7h30min, assumindo, a partir desse momento, o risco e ônus de qualquer ocorrência ou circunstância, prevista ou não, impeditiva do acesso ao estabelecimento: acidente, quebra de veículo, obstrução de vias, desconhecimento do local, divergência entre relógios, etc.
2) Após o fechamento dos portões, nenhum candidato terá acesso ao estabelecimento, ficando impedido de realizar as provas do dia, independentemente do motivo ou da alegação para justificar o atraso.
3) O acesso aos estabelecimentos é exclusivo para os candidatos. Eventuais acompanhantes deverão permanecer do lado de fora dos portões.
4) Recomenda-se ao candidato levar apenas o material necessário à prova, evitando-se o porte de sacolas, mochilas, bolsas grandes e, sobretudo, de objetos valiosos. Não haverá local adequado para depósito de objetos, e o SSOA não se responsabilizará por eles nem pela sua guarda.

A apresentação do documento de identidade (original) - o mesmo utilizado para solicitar a inscrição - é condição indispensável para o ingresso do candidato na sala de provas. Mais informações acesse http://www.vestibular.ufba.br/





Fonte:site UFBA

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Brasil: Governo do Rio vai instalar UPP na favela da Rocinha, moradores temem confrontos

O traficante Nem é transferido para o presídio de Bangu-Foto:Marcelo Sayão/EFE

O governo do Rio deve instalar neste fim de semana uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na favela da Rocinha (zona sul). A medida acontece após a prisão, na madrugada desta quinta-feira, do traficante Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, apontado como chefe do tráfico na favela.

A UPP da Rocinha será a 19ª do Rio. A favela é uma das maiores do Rio, e sua pacificação é considerada chave para a política de segurança da gestão de Sérgio Cabral (PMDB).

ESPAÇO AÉREO FECHADO

A Aeronáutica informou nesta quinta que o espaço aéreo da favela da Rocinha ficará fechado no período da 0h às 16h do próximo domingo. O comunicado afirma que a iniciativa deve-se à "operação militar próxima a Pedra da Gávea com raio de 2,8 km e altitude de 900m".

A restrição da Aeronáutica está incluída no Notam (sigla em inglês de Notice to Airmen ou aviso aos Aeronavegantes) que contém informações sobre aeroportos, rotas, terminais, centros de controles. O Notam é emitido antecipadamente para que os pilotos e profissionais ligados a operações de voo tenham conhecimento do que está acontecendo.

MOCHILA

Na noite desta quinta, policiais da delegacia do Tanque (41ªDP), na zona norte da cidade, realizaram uma operação próximo à Escola Americana, na estrada da Gávea, ao lado da comunidade da Rocinha. Eles encontraram dentro de uma mochila uma granada, uma boia de sinalização, pertencente às Forças Armadas, além de um carregador para rádio de comunicação e um saco contendo fogos e rojões, que poderiam ser usados para fabricar bombas caseiras. O material foi encaminhado à 15ªDP, na Gávea (zona sul do Rio).

PRESO

O traficante Nem estava no porta-malas de um Toyota Corolla, que foi parado pela polícia a poucos quilômetros da favela. Segundo os policiais que participaram da prisão, eles suspeitaram do veículo porque a suspensão estava baixa --indicando alguma carga no porta-malas.

Nem portava cerca de R$ 180 mil no momento em que foi preso. O dinheiro estava dividido em notas de real (59.900) e de euro (50.500 ou R$ 120 mil).

Segundo a polícia, o veículo foi parado pela primeira vez por volta das 23h na estrada da Gávea, uma das saídas da Rocinha. Estavam no carro dois advogados e um motorista, que se identificou como cônsul honorário da República Democrática do Congo.

Ele alegou imunidade diplomática, não permitiu que o carro fosse revistado e disse que, como autoridade, deveria ser atendido na 15ª DP (Gávea). Diante dessa afirmação, veículos da PM passaram a escoltar o Corolla até a delegacia.

Quando passavam pela Lagoa, na altura do Cinépolis Lagoon, o veículo parou e, segundo os policiais, os suspeitos ofereceram R$ 20 mil como propina. O comboio seguiu em frente e, na altura do Clube Naval, fez uma nova parada.

"Um dos advogados se identificou como pai do cônsul e foi ele quem ofereceu R$ 20 mil. Ele disse que na mala tinha R$ 1 milhão e [perguntou] se aquilo resolvia tudo", disse o tenente Ronald Cadar, que estava no grupo.

Após nova recusa dos policiais, o suposto cônsul disse que só abriria o porta-malas do carro na Polícia Federal. A PF foi acionada e os agentes que foram ao local abriram o porta-malas e encontraram o traficante Nem. Todos foram presos e levados à sede da PF na zona portuária do Rio.

A PF diz que entrou com contato com o Ministério das Relações Exteriores para verificar a identidade do suposto cônsul. A Embaixada do Congo em Brasília disse desconhecer qualquer relação entre o homem e o traficante, mas que ainda que aguarda dados da PF para se manifestar oficialmente.

ESCOLTA

Nem foi preso poucas horas depois de a Polícia Federal ter detido o seu braço-direito, conhecido como Coelho, e outros quatro traficantes, juntamente com três policiais civis e dois ex-policiais militares que faziam a sua escolta.

A PF diz que intensificou operações de inteligência ao saber que a Rocinha seria ocupada, e que recebeu informação de que haveria fugas.

Os policiais detidos entraram na favela em quatro veículos e deixaram o morro pela saída da rua Marquês de São Vicente, na Gávea. Entre os três policiais presos, dois atuavam na Delegacia de Roubo e Furto de Cargas e um da Delegacia de Saúde Pública.

Os policiais e os traficantes estavam armados, mas não houve troca de tiros. Alguns dos bandidos viajavam nos porta-malas dos carros.

Além das prisões, a PF apreendeu cinco granadas, 11 pistolas, três fuzis, carregadores, munição e uma quantidade não especificada de dinheiro em reais e euros.

CHEFE DO TRÁFICO

Segundo investigação da Polícia Civil, por causa da iminente ocupação policial, o traficante Nem havia decretado desde a semana passada um toque de recolher para comerciantes e moradores. O traficante também teria limitado a circulação de motociclistas.

Apontado como um dos líderes da facção criminosa ADA (Amigos dos Amigos), o traficante Nem controla a Rocinha desde novembro de 2005 e possui nove mandados de prisão contra ele.

Uma investigação da Polícia Civil confirmou que Nem recebeu atendimento médico na manhã de segunda-feira (7) na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Rocinha.

Na ocasião, o traficante teria ido à UPA acompanhado de seguranças armados com fuzis. A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela unidade, não confirma o atendimento ao criminoso, mas também não nega o fato.

Uma das informações recebidas pela Polícia Civil é de que Nem teria procurado atendimento porque teria tido uma convulsão após misturar álcool com ecstasy durante uma festa realizada na Rocinha entre a noite de domingo (6) e a madrugada de segunda-feira.

Fonte: Fernando Magalhães da folhaonline com agência Brasil

Irecê: Oposição acusa Prefeito de fazer propaganda antecipada para 2012

 
Foto:divulgação/reprodução
O prefeito de Irecê, José das Virgens(PT)  cidade do centro norte baiano,474 km de Salvador foi acusado pela oposição municipal de fazer propaganda eleitoral antecipada. Circula em veículos da cidade adesivos com o seguinte lema "A alegria do povo, Zé de novo”, material este que os oposionistas a gestão municipal classificam de manobra do Prefeito para burlar as determinações do Tribunal Regional Eleitoral.
 
Existem vários nomes da oposição como pré-candidatos a prefeitura de Irecê, mas o  nome do atual Dep. Estadual e ex- vereador da capital baiana, Luizinho Sobral(PTN)  é o que vem despontando como o adversário de Zé das Virgens em 2012, tendo em vista sua intensa movimentação politica após assumir o mandato na Assembleia Legislativa.

Fonte:Bahianotícicas c/acréscimo
 

Brasil: Policia prende o traficante Nem da Rocinha nesta madrugada

O traficante estava num porta mala de um veículo Corolla-Foto:Globo News

O traficante Antonio Francisco Bonfim Lopes, mais conhecido como Nem, foi preso na madrugada desta quarta-feira. Nem foi detido pela polícia no porta-malas do carro de seu advogado.
Considerado um dos líderes da facção criminoso Amigos dos Amigos (ADA), Nem controla o tráfico na favela da Rocinha desde 2005 e possui nove mandados de prisão em seu nome.


O grupo que estava com o traficante ofereceram inicialmente R$20 mil para que os policiais liberasse o bandido,posteriormente ofertaram R$1 milhão, e a prisão do traficante mais procurado do Rio foi um duro golpe no mundo do crime organizado na cidade, mas a luta ainda é muito árdua, pois, segundo fontes da Policia Civil, existem mais de 200 homens fortemente armados no complexo da Rocinha, sem se falr da existência de laboratório de refino de cocaína e outras drogas pesadas dentro da comunidade.





Fonte:Vejaonline/globo

Brasil: Policiais Civis e Militares faziam escolta de traficantes da Rocinha no Rio

Os traficantes foram levados para a superintendência da PF-André Mourão/agência o Dia.


A Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) divulgou na noite desta quarta-feira o nome dos 10 presos do bonde que tentou fugir da favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Entre eles estão cinco traficantes e cinco policiais civis e militares, que faziam a escolta dos bandidos.
Os traficantes presos são Anderson Rosa Mendonça, o Coelho, apontado como chefe do tráfico no Morro do São Carlos, no Estácio, na região central do Rio, Sandro Luis de Paula Amorim, o Peixe, um dos líderes do tráfico na mesma comunidade, Paulo Roberto Lima da Luz, o Paulinho, Varquir Garcia dos Santos, o Carré, e Sandro Oliveira. Entre os policiais civis, estão Carlos Daniel Ferreira Dias, lotado na Secretaria de Saúde Pública, Carlos Renato Rodrigues Tenório, lotado na Delegacia de Roubo e Furtos de Cargas e Wagner de Souza Neves, lotado na Delegacia de Roubo e Furtos de Cargas. Também foram presos o policial militar reformado José Faustino Silva e o ex-PM, Flávio Melo dos Santos.
A ação
No fim da tarde desta quarta-feira, cerca de 40 agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal armaram um cerco para prender um bonde com traficantes. O bando preso é de 10 pessoas, sendo cinco traficantes, dois policiais militares - um reformado e outro excluído - e três policiais civis.

Os policiais estariam escoltando os criminosos que tentavam deixar a comunidade em quatro carros particulares. A ação aconteceu próximo ao Jóquei Clube, na Gávea, na Zona Sul do Rio.
Os traficantes foram abordados em quatro carros diferentes. Em um deles, a polícia apreendeu fuzis, cinco granadas, cinco pistolas e munições. Durante a fuga, dois homens em uma motocicleta que faziam parte do comboio roubaram outra moto e conseguiram fugir em direção do Túnel Rebouças, no sentido Zona Sul.
Corregedoria fez varredura na Rocinha


Policiais da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), estiveram, nesta quarta-feira, na Rocinha, em São Conrado, para checar informações de que policiais estariam planejando uma operação para retirar o traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem, da favela. A ação que aconteceria na favela foi suspensa após a Corregedoria receber uma denúncia sobre o suposto plano.
Na manhã desta quarta-feira, o clima na Rocinha era de aparente tranquilidade. Uma grande operação da Civil estaria prestes a ser deflagrada na favela nos próximos dias. O objetivo é promover um verdadeiro 'choque de ordem' com várias delegacias especializadas e centenas de agentes, com o intutito de reprimir o comércio de produtos piratas e a exploração clandestina de sinais de TV e Internet. Em seguida, o Bope ocuparia a comunidade para a instalação da UPP.



Fonte:Jornal o Dia online -Colaboraram: Gabriela Moreira, Maria Inez Magalhães e Vania Cunha

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Salvador: Fortes chuvas deixam o trânsito mais lento em toda capital

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias


Semáforos quebrados, manifestações de moradores e as fortes chuvas que atingem Salvador deixam o trânsito lento na capital baiana na manhã desta quarta-feira (9). Na Estrada da Rainha, um grupo de populares reivindica melhorias das condições da via, que está completamente alagada desde o início do dia. Já na San Martin, manifestantes interditaram parte da pista para protestar contra a violência policial. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), as chuvas provocaram defeitos em pelo menos uma dezena de semáforos. Há equipamentos quebrados no Largo do Tanque, Graça, Centenário, Joana Angélica e Barros Reis, entre outros pontos, o que causa vários congestionamentos na cidade. Por conta do mau tempo, o fluxo de veículos está lento também na Rótula do Abacaxi, Calçada, nas avenidas ACM, Bonocô e Paralela. Informações do BN.

Governo Dilma: Sem consenso, presidente do PDT nega fim de apoio a governo se Lupi cair

A reunião do PDT com o ministro Carlos Lupi -Foto:Google

O presidente nacional em exercício do PDT, deputado André Figueiredo (CE), negou que o partido deixará a base aliada do governo Dilma Rousseff caso o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, se afaste do cargo em meio a acusações de corrupção na pasta. A declaração, feita na manhã desta quarta-feira, 8, em entrevista à rádio Estadão ESPN, expõe uma divisão entre os pedetistas. Na terça-feira, 7, em Brasília, o líder do partido na Câmara, Giovanni Queiroz (PA), havia dito: "Caso o ministro Lupi saia, o PDT também sai do governo."
De acordo com Figueiredo, as manifestações a respeito da saída do partido da base aliada foram mal interpretadas e o que a bancada quis dizer é que, caso Lupi deixe o ministério, a legenda não necessariamente indicaria um outro nome para ocupar o cargo.
O presidente da sigla disse que o PDT seguirá firme na base aliada enquanto puder contribuir com as ações governamentais voltadas para geração de emprego e renda. No entanto, explicou que, se Lupi for afastado, o PDT não entraria na discussão do nome de um novo ministro para ocupar a pasta. "O governo ficaria muito à vontade para indicar o Ministério do Trabalho a outro partido da base aliada", afirmou. "O partido continuaria na base da presidenta Dilma, mas não necessariamente brigando ou indicando cargos."
Segundo o deputado, Lupi tem "total e irrestrito" apoio do PDT e a sigla defende o aprofundamento das investigações das denúncias sobre assinaturas de convênios com organizações não-governamentais (ONGs) de fachada e cobrança de propina dessas entidades. "Tanto que o partido deve entrar hoje, na Procuradoria-Geral da República e na Polícia Federal, com pedido para saber qual é o grau de envolvimento do partido nessa história, que, eu posso afirmar, não há", disse. Informações do Estadão.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bahia: TCU recomenda paralisação de ferrovia Oeste-Leste e mais duas obras no Estado

Segundo o TCU há "indício de irregularidade grave" na obra-Foto:Reprodução/Google


A obra de implantação da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), no trecho entre Caetité e Barreiras, é uma das três na Bahia cuja paralisação foi recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por haver “indício de irregularidade grave” e risco de provocar prejuízo ao erário.
As outras são a duplicação e restauração de trecho da rodovia BR-101/BA, na divisa com Sergipe, e a contratação de empresa para fornecimento de trilhos. Apenas com estas paralisações, o órgão estima preservar mais de R$ 805 milhões.
Ao todo, o TCU recomendou a paralisação de 26 obras em 16 estados, de um total de 222 em que foram identificadas irregularidades. Dezenove delas são consideradas prioritárias e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o TCU, o prejuízo ao erário pode ser de R$ 2,6 bilhões, caso não sejam sanadas as irregularidades.
As conclusões do TCU constam no relatório consolidação das fiscalizações de obras de 2011 – Fiscobras 2011 enviado nesta terça, à tarde, ao Congresso Nacional. A Comissão Mista do Orçamento vai avaliar se acata ou não as paralisações. Caso isso aconteça, a verba destinada à obra ficará bloqueada no orçamento federal para o ano que vem.
Projeto básico - Na Bahia, ao analisar quatro contratos (58/2010, 59/2010, 60/2010 e 85/2010) referentes à implantação do quinto lote da ferrovia Oeste-Leste, o TCU indicou que o projeto básico está deficiente ou desatualizado.
Segundo o órgão, a ausência de fundamento para a definição de traçados impede a adequada quantificação e orçamentação da obra, o que contraria a Lei de Licitações. Isso impõe ainda, segundo o TCU, “risco à administração pública, que desconhece o custo real do objeto contratado”.
O coordenador de políticas públicas da Casa Civil do governo da Bahia, Eracy Lafuente, adimite que no lote 5 (Barreiras/Caetité), que está “momentaneamente paralisado”, houve problemas de traçado e projeto, mas que já estão sendo solucionados pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias e Ministério dos Transportes.
“Quanto aos trilhos, há um questionamento sobre os preços. Este item também está próximo de uma solução”, disse. Lafuente ressaltou ainda que nos lotes 1, 2, 3 e 4 as obras continuam sendo realizadas sem problemas, e que não há risco de interrupção das obras da ferrovia. A Valec informou que está analisando a decisão do TCU.
A terceira irregularidade apontada pelo TCU na Bahia foi de sobrepreço (pagamento acima do valor de mercado) na compra de material para a obra na rodovia BR-101/BA, divisa com Sergipe. Sobre o assunto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - (Dnit), responsável pela licitação, não enviou resposta até o fechamento da reportagem.






Fonte:Republicada de atarde por Valmar Hupsel Filho

Educação: Estudantes da USP resolvem entrar em greve geral

Alunos da USP reunidos em assembleia geral nesta terça-feira (8) (Foto: Raphael Prado/G1

Estudantes da Universidade de São Paulo (USP), reunidos em assembleia geral na noite desta terça-feira (8), decidiram entrar em greve geral a partir de quarta (9). Eles protestam contra a presença da Polícia Militar na Cidade Universitária e a prisão de cerca de 70 alunos e servidores que ocupavam o prédio da reitoria desde 2 de novembro. O encontro foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), que representa todos os alunos da universidade.

Os universitários se reuniram no prédio da faculdade de História e, segundo membros do movimento estudantil, somavam entre 2 mil e 3 mil integrantes. A USP tem quase 89 mil alunos matriculados, segundo informações do site da universidade. Duas propostas foram votadas na assembleia: o início imediato de greve ou um indicativo de paralisação - que seria decidida definitivamente numa próxima assembleia. Em votação apertada, mas feita sem a contagem, ganhou a primeira opção.


A assembleia também decidiu que não haveria novas ocupações ou acampamentos no campus e que o convênio entre a USP e a Polícia Militar para a segurança da Cidade Universitária deve ser revogado. Também foi votado o apoio à liberdade imediata dos estudantes e servidores detidos nesta terça, sem que sofram nenhuma retaliação administrativa, e a saída do reitor da universidade, José Grandino Rodas.

Com a aprovação da assembleia geral dos estudantes da USP, agora cada faculdade realiza uma plenária para decidir como será a participação dos alunos. Eles podem realizar piquetes, manifestações ou simplesmente aderir à paralisação.

Uma nova assembleia geral foi marcada para a próxima quinta-feira (11). Ela será realizada no Largo do São Francisco, no Centro de São Paulo, onde está localizada a Faculdade de Direito da USP. Um ato dos estudantes foi marcado para as 14h e a assembleia acontece logo depois, às 16h.

Tropa de Choque
Na terça-feira (8), a Tropa de Choque da Polícia Militar cumpriu determinação judicial que pedia a reintegração de posse da reitoria da USP, ocupada por estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) desde 2 de novembro. Na ação, cerca de 70 alunos e funcionários foram presos em flagrante pela PM. Eles foram indiciados por danos ao patrimônio público e desobediência à ordem de Justiça - que havia determinado a saída do prédio da reitoria até as 23h de segunda-feira (7).

Ainda na assembleia geral, os estudantes votaram um plano de segurança que acreditam ser mais adequado à USP que a presença de policiais. Informações do portal G1 de São Paulo.

Salvador: Bandidos estão aproveitando engarrafamento para assaltar no bonocô

Mesmo com as fortes chuvas, bandidos agem ao longo da av.Foto:reprodução
Bandidos estão aproveitando o engarrafamento na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), causado pela chuva que cai na cidade desde a madrugada desta terça-feira (8), para furtar motoristas, arrombando os veículos. A informação é de leitores que entraram em contato com a Tribuna, na manhã de hoje.

Segundo a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), até o momento não foi realizado nenhum registro sobre o caso.  Informações da Tribuna da Bahia.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bahia: Bandidos explodem caixas eletrônicos e assaltam pela 5ª vez o BB de Wanderley, oeste do Estado

O BB de Wanderley-Foto:reprodução

A agência do Banco do Brasil do município de Wanderley, no extremo oeste baiano, foi assaltada no início da tarde desta segunda-feira (7). De acordo com informações da polícia local, a quadrilha com sete homens fortemente armados chegaram em um pick-up por volta das 11h, quando o banco estava lotado de clientes. Os assaltantes portavam metralhadoras e fuzis, usavam coletes à prova de balas e estavam todos encapuzados. Eles atiraram contra as portas de vidro e renderam os dois vigilantes que faziam a segurança do prédio. Ainda de acordo com a polícia, o bando explodiu os caixas eletrônicos e levou todo o dinheiro. Na saída, os ladrões ainda atiraram nas paredes, nos tetos, para assustar os clientes, o que deixou o prédio completamente destruído. A ação durou cerca de 40 minutos. Na fuga, eles levaram como reféns os dois vigilantes, o gerente, um funcionário e um cliente.

Segundo o Correio 24 Horas, dois deles ainda continuam em poder do grupo. Essa é a segunda vez que a mesma agência é assaltada somente este ano. No dia 3 de março, cerca de 15 homens armados roubaram o dinheiro do banco e fizeram uma pessoa como refém. No momento do roubo desta segunda, trabalhavam no posto policial apenas dois PMs, que não tiveram como reagir.



O Gerente e o funcionário da agência foram libertos no final desta tarde(7) no distrito de Serra do Belo. Os outros reféns foram liberados logo após a fuga da cidade. Informações do BN.

Bahia: Músicos baianos morrem em acidente na BR- 349, perto de Correntina

A colisão de um veículo em uma árvore no km 175, da BR-349, na altura da cidade de Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de dois músicos baianos na manhã desta segunda-feira (7), de acordo com informações da delegacia local, que registrou o acidente.
O sanfoneiro Erionaldo Silva de Souza, de 37 anos, que conduzia o veículo, teria perdido a direção do carro, provavelmente ao cochilar no volante, e invadiu a pista no sentido contrário da rodovia, batendo de frente com uma árvore. Ele e Wagner Coutinho dos Santos, de 29 anos, que estava no banco do carona, morreram antes mesmo do atendimento médico de emergência no local.
Segundo o registro na delegacia de Correntina, os músicos retornavam da cidade de Goiânia após um show da dupla sertaneja Humberto e Ronaldo, para quem os músicos trabalhavam. O acidente aconteceu há 35km da cidade de Correntina, onde ambos tinham familiares. Eles eram os únicos ocupantes do carro, que ficou completamente destruído. Informações do Correio da Bahia.

Bahia: Bandidos explodem agência do BB em Tanhaçu

Foto: Brumado notícias/reprodução

Um assalto a uma agência do Banco do Brasil em Tanhaçu, sudoeste do estado, deixou o estabelecimento destruído devido ao uso de explosivos pelos criminosos, na madrugada deste dominigo (6). Segundo testemunhas informaram ao site Brumado Notícias, a quadrilha formada por seis homens se dividiu em dois grupos: dois homens foram até o comando da Polícia Militar do município com o objetivo de render os policiais para que estes não impedissem o assalto. Não foi necessário, já que os agentes não foram encontrados porque faziam a segurança de uma festa. O outro grupo de quatro assaltantes explodiu a agência e roubaram dinheiro do banco. O veículo utilizado pelo grupo na fuga foi abandonado na entrada da cidade, onde também foram encontrados malotes vazios. Informações do BN.

Governo Dilma: Planalto já havia alertado Lupi sobre denúncias no ministério do trabalho




Não foi por falta de aviso que o ministro Carlos Lupi (Trabalho) acabou na capa da revista Veja por acusações de corrupção devido a irregularidades em convênios firmados pela pasta com ONGs. "A gente fez um alerta de que era preciso cuidado porque não era possível continuar com essa política [de convênios]", disse o ministro Gilberto Carvalho(foto) da Secretaria-Geral da Presidência. Carvalho disse ao jornal Folha de S. Paulo que a conversa ocorreu há cerca de três meses. "A gente fez um alerta geral na época, e ele assegurou que o que precisava ter sido feito foi feito", acrescentou. Logo após o alerta de Carvalho, Marcelo Panella, então chefe de gabinete de Lupi e tesoureiro do PDT, foi afastado da pasta por suposto envolvimento nas denúncias. Logo após a publicação da revista, Carvalho voltou a conversar com Lupi. "A nossa expectativa é que haja um roteiro diferente desta vez", afirmou Carvalho, que também acompanhou os casos que resultaram na saída de seis ministros do governo.Informações do BN.


Foto:Google

Brasil: Sindicato dos Jornalistas culpa TV bandeirantes pela morte do Cinegrafista

O jornalista Ernani Alves da Band trabalhava com o cinegrafista morto-Foto:Ag. Globo

Gelson Domingos tinha 46 anos -Foto:reprodução Facebook







O Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro responsabilizou a TV Bandeirantes pela morte do repórter cinematográfico Gelson Domingos, 46 anos, ocorrida neste domingo. Ele foi atingido no peito por um tiro de fuzil durante a cobertura de uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas na favela de Antares, em Santa Cruz, na zona oeste da cidade.
Gelson Domingos, que também trabalhava na TV Brasil, usava um colete à prova de balas, mas o projétil ultrapassou a proteção. Para a presidente do sindicato, Suzana Blass, a morte do cinegrafista foi uma tragédia anunciada, porque os coletes fornecidos pelas empresas de comunicação não resistem a tiros de fuzil.
"Isso do colete é uma maquiagem. Os coletes não oferecem segurança para o profissional porque não protegem contra os tiros de fuzil, a arma mais usada pelos bandidos e também pela polícia no Rio. E as emissoras só dão o colete porque a convenção coletiva de trabalho estabeleceu que o equipamento é obrigatório em coberturas de risco."
Contatada pelo Terra, A TV Bandeirantes afirmou que o colete utilizado pelo cinegrafista é o modelo de maior capacidade de proteção liberado pelas Forças Armadas para utilização por civis. "A Band adotou o uso do colete em 2004, muito antes de qualquer imposição feita pelo Sindicato", afirmou a emissora.
Suzana Blass disse que o sindicato propôs às empresas de comunicação a criação de uma comissão de segurança para acompanhar a cobertura jornalística em situações de risco, mas que a proposta não foi aceita. "Sabemos que as condições oferecidas são precárias, mas as empresas alegam que a comissão seria uma ingerência no trabalho delas e que iriam sugerir um outro formato, mas até agora nada ofereceram."
A emissora afirmou ao Terra que nunca se negou a discutir ações relacionadas à segurança dos funcionários. "O sindicato propôs um curso dado por policiais do Bope sobre posicionamento em áreas de risco. Repórteres e cinegrafistas da Band foram treinados", disse a empresa, por meio de sua assessoria.
"Também já pedimos que as empresas de comunicação façam um seguro diferenciado para as coberturas de risco, mas elas responderam que já protegem seus funcionários e classificaram a proposta do sindicato como uma interferência em seu trabalho", acrescentou Blass. Suzana disse que o sindicato pode recorrer à Justiça para obrigar a Bandeirantes a amparar a família de Domingos.
A TV Bandeirantes afirmou que "todos os repórteres e cinegrafistas que trabalham com reportagem de rua têm um seguro diferenciado contratado pela empresa" e que "além do seguro, que cobre questões financeiras, a emissora está dando suporte total à família" do cinegrafista.
Outro problema, segundo a presidente do sindicato, é que muitas empresas contratam operadores de câmera externa para exercer a função de repórter cinematográfico, porque os salários são menores, o que acarreta em prejuízos no resultado do trabalho.
Para Suzana Blass, além da falta de condições de trabalho, o profissional de comunicação convive diariamente com uma questão cultural, pois está sempre em busca da melhor imagem. "Com isso, ele acaba aceitando o trabalho sem pensar no risco que vai correr, sem pensar na necessidade de se prevenir contra os acidentes e também para não ficar com fama de 'marrento' caso se recuse a cumprir a pauta."
Pela TV Brasil, o cinegrafista Gelson Domingos e o repórter Paulo Garritano ganharam, no ano passado, menção honrosa na 32ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria TV Documentário, com a série sobre pistolagem no Nordeste, exibida no programa Caminhos da Reportagem.





Fonte:portal terra c/agência Brasil