• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de dezembro de 2011

Educação: "Educadores não são babás" diz Educador Ron Clark

Ron Clark e seus alunos: em defesa de mais cooperação entre pais e professores (Divulgação/Ron Clark Academy)



O segundo artigo mais compartilhado em 2011 por usuários americanos do Facebook foi escrito por um professor, Ron Clark (o primeiro trazia fotos da usina de Fukushima). Mais de 600.000 pessoas curtiram o texto na rede, escrito a pedido da rede de TV CNN e entitulado "O que os professores realmente querem dizer aos pais". O artigo descreve um cenário de guerra, travada entre pais e professores. Na visão de Clark, os pais vêm transferindo suas responsabilidades para a escola, sem, contudo, aceitar que seus filhos se submetam de fato às regras da instituição. Por isso, assim que surge a primeira nota vermelha ou uma advertência, invadem a sala de aula culpando os professores – a pretexto de preservar a reputação e o orgulho de seus filhos. "Precisamos estar mais atentos à excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças", diz o professor, na entrevista concedida a VEJA.com e reproduzida a seguir. "Essas crianças deixam de aprender que é preciso se esforçar muito para conseguir bons resultados. No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas." Clark conhece sua profissão. Aos 39 anos, vinte deles dedicados à carreira, o americano já lecionou na zona rural da Carolina do Norte, nos subúrbios de Nova York e atualmente comanda uma escola modelo no estado da Geórgia que oferece treinamento a educadores. Graças à função, manteve, desde 2007, contato com cerca de 10.000 educadores de diversas partes do mundo, incluindo brasileiros.

Em seu artigo, o senhor fala de um ambiente escolar em que pais e professores não se entendem mais. O que tornou a situação insustentável, como o senhor descreve?


A sociedade se transformou. Hoje, vemos pais muito jovens, temos adolescentes que se veem obrigados a criar uma criança sem ao menos estarem preparados para isso. São pessoas imaturas. Por outro lado, temos famílias abastadas, em que pais trabalham fora e são bem-sucedidos profissionalmente. Pela falta de tempo para lidar com os filhos, empurram toda a responsabilidade da educação para a escola, mas querem ditar as regras da instituição. Ou seja, eles querem que a escola eduque, mas não dão autonomia a ela.

Que tipo de comportamento dos pais irrita os professores?



Acho que o ponto principal são as desculpas que os pais criam para livrar os filhos das punições que a escola prevê. Se um aluno tira nota baixa, por exemplo, ou deixa de entregar um trabalho, os pais vão à escola e descarregam todo tipo de desculpa: dizem que o filho precisava se divertir, que a escola é muito rigorosa ou que a criança está passando por um momento difícil. Ou, ainda, culpam os professores, dizendo que eles não são capazes de ensinar a matéria. Mas nunca culpam seus próprios filhos. É muito frustrante para os professores ver que os pais não querem assumir suas responsabilidades.

Problemas com notas são bastante frequentes?



Sim. Certa vez tive uma aluna que estava indo mal em matemática. A mãe dela justificou-se dizendo que, na escola em que a filha estudara antes, ela só tirava boas notas, sugerindo, assim, que o problema éramos nós, os novos professores. Infelizmente, essa ideia se instalou na nossa sociedade. Se a nota é boa, o mérito é do aluno; se é baixa, o problema está com o professor. E quando as notas ruins surgem, os pais ficam furiosos com os professores. O resultado disso é que muitos profissionais estão evitando dar nota baixa para não entrar em rota de colisão com os pais, que nos Estados Unidos chegam a levar advogados para intimidar a escola.

Os pais poupam os filhos de lidar com fracassos?



Hoje, existe uma preocupação grande com a autoestima da criança. Por isso, muitas pessoas se veem obrigadas a dizer aos pequenos que eles fizeram um ótimo trabalho e que são brilhantes, mesmo quando isso não é verdade. Essas crianças deixam de aprender que é preciso se esforçar muito para conseguir bons resultados. No futuro, elas não terão sucesso porque, em nenhum momento, exigiu-se excelência delas. Precisamos estar mais atentos à excelência acadêmica e menos preocupados com a autoestima das crianças.

Que conselho o senhor dá aos professores?

É possível evitar que os pais surtem diante de notas ruins e do mau comportamento dos filhos se for construída uma relação de confiança. Em vez de só procurar os pais quando as crianças vão mal na escola, oriento que os professores conversem com os responsáveis também quando a criança vai bem. Na minha escola, procuro conhecer os pais de todos os meus alunos. Procuro encontrá-los com frequência e envio cartas a eles com boas notícias. Assim, quando tenho que dizer que a criança não está rendendo o esperado, eles me darão credibilidade e confiarão na minha avaliação.

É possível determinar quando termina a responsabilidade dos pais e começa a da escola?


As duas partes precisam trabalhar em conjunto. Os pais precisam da escola e a escola precisa do apoio da família para realizar um bom trabalho. Um conselho que sempre dou aos pais é que nunca falem mal da instituição de ensino ou do professor na frente dos filhos. Se a criança ouve os próprios pais desmerecerem seus mestres, perde o respeito por eles. O contrário também é verdadeiro. Os professores precisam respeitar os pais, porque eles são parte fundamental na educação de uma criança.

Em algumas situações a discussão sobre responsabilidades da família e da escola surge com muita força. Em casos de bullying, por exemplo, pais e professores trocam acusações. Sobre quem recai a maior parte da responsabilidade nesses casos?


A minha resposta novamente é que precisamos trabalhar em conjunto. Quando o bullying acontece na escola, é obrigação dos professores intervir imediatamente. Mas muitos não agem assim porque querem evitar conflitos com os pais. E isso é muito grave. O bullying está devastando nossas crianças. Precisamos combatê-lo. Para que os professores tenham liberdade para agir, precisam do apoio dos pais. Mas você sabe o que acontece? Muitas vezes, quando os pais são chamados na escola para serem alertados de que seu filho está praticando bullying contra um colega de classe, o que ouvimos é: "Mas qual o problema disso? Tenho certeza de que outros colegas também zombam do meu filho e ele não se sente mal por isso." Mais uma vez, vemos os pais se esquivando da responsabilidade.

A que o senhor atribui o sucesso do artigo que estourou no Facebook?


Eu escrevi o que todos os professores tinham vontade de dizer aos pais, mas não podiam dizer, porque isso os enfureceria. O que eu fiz foi dar voz a milhões de profissionais. Fiquei sabendo que muitas escolas imprimiram o texto e enviaram uma cópia a cada família. Na internet, pessoas de outros países também compartilharam a minha mensagem.

O senhor criou uma escola modelo, a Ron Clark Academy. Como é a relação de seus professores com os pais?

Procuramos estabelecer uma relação próxima. Como eu disse, estamos constantemente em contato com os pais, nos bons e nos maus momentos. Também promovemos encontros semanalmente, nos quais ofereço aos pais a oportunidade de assistir a uma aula na escola, destinada exclusivamente a eles, para que acompanhem o que está sendo ensinado a seus filhos. Ou seja, trabalhamos muito para conquistar uma relação harmônica. Não estou dizendo que é fácil lidar com os pais. Alguns deles podem ser bem malucos.

O senhor, na sua escola, recebe professores de diversas partes dos Estados Unidos e tambem de outros países, como o Brasil. Além dos problemas de relacionamento com os pais, do que mais professores de todo o mundo reclamam?


As avaliações tiram o sono dos professores. Não sei exatamente como funciona no Brasil, mas nos Estados Unidos os professores são constantemente cobrados a melhorar o desempenho de suas escolas em testes padronizados. E todo o processo educacional passa a girar em torno de algumas provas. Isso é massacrante, para os alunos e para os professores. Os professores precisam de mais diversão na sala de aula.

Fonte:Revistavejaonline.com edição 10/12/11(sábado)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vestibular: Tudo pronto para o Vestibular de 2012 da UNEB

Imagem:Site da UNEB/reprodução

As provas do Vestibular UNEB 2012 serão aplicadas neste domingo (11) e segunda-feira (12), em 35 estabelecimentos da capital e 64 do interior do estado, contemplando todas as 24 cidades onde a universidade possui campus.

Os mais de 52 mil candidatos inscritos devem acessar seus locais de prova nos endereços eletrônicos www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br.

De acordo com o edital de convocação, os portões dos estabelecimentos serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50. Os exames terão início às 8h.

No primeiro dia, os candidatos farão, além de uma redação, provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira) língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), com duração máxima de 4h30.

Na segunda, terão 4h para resolverem os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

Os candidatos devem comparecer aos estabelecimentos munidos de documento de identificação original (o mesmo utilizado na realização da inscrição), que deve conter impressão digital, fotografia recente e estar em bom estado de conservação, ou carteira de habilitação (desde que esteja dentro do período de validade). É proibido o uso de telefones celulares e outros aparelhos eletrônicos.

Por questão de segurança, informa Romilda Almeida, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), os gabaritos serão disponibilizados apenas na quarta-feira (14).

A prova de habilidade específica, segunda etapa do certame − exclusiva para concorrentes ao curso de design −, vai ser realizada no dia 15 de janeiro.

Já o resultado do Vestibular 2012 está previsto para ser divulgado no dia 30 de janeiro.

A UNEB oferece neste vestibular 4.006 vagas, distribuídas em cerca de 100 opções de cursos presenciais de graduação.

Entre os cursos mais concorridos em Salvador estão medicina (215 candidatos por vaga, com entrada no 1° semestre; e 106 candidatos por vaga, com entrada no 2° semestre), direito (68), nutrição (66/1° semestre) e engenharia de produção civil (58).

Já no interior, a procura maior foi pelos cursos de direito oferecidos nos campi de Juazeiro (38 candidatos por vaga), Jacobina (21), Paulo Afonso (21) e Valença (21).

Neste certame, está sendo sugerida a leitura de sete obras literárias: Bagagem, de Adélia Prado; Tenda dos milagres e A morte e a morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado; Teoria do medalhão, de Machado de Assis; O homem que sabia javanês, de Lima Barreto; Essa terra, de Antonio Torres; e As meninas, de Lygia Fagundes Teles.



Fonte: Núcleo jornalismo/Ascom/UNEB

Vestibular: ENEM vai substituir 1ª fase da UFBA para 2013



O Conselho Acadêmico de Ensino da Universidade Federal da Bahia, por ampla maioria, decidiu hoje (dia 07 de dezembro) que, a partir do processo seletivo para ingresso de novos alunos em 2013, que será realizado no segundo semestre de 2012, o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio será adotado pela UFBA em substituição à primeira fase do vestibular, para os Cursos de Progressão Linear. As provas da segunda fase continuarão a ser realizadas pela própria UFBA.

As discussões sobre este assunto tiveram início no primeiro semestre deste ano, tendo inclusive sido promovido um seminário sobre o tema, no dia 18 de julho, com a presença de representante do INEP e dos Pró-Reitores de Graduação da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Minas Gerais, que já adotam o ENEM. A UFBA já adota o ENEM para a seleção dos candidatos às duas novas modalidades de curso da instituição, os Bacharelados Interdisciplinares (Bi) e Cursos Superiores de Tecnologia (CST).




FONTE:site da Instituição

Brasil: Caminhão atropela fiéis em procissão e mata pelo menos 13 no interior de Alagoas

Um caminhão desgovernado atropelou fiéis que participavam de uma procissão no final da tarde desta quinta-feira em Feira Grande, no Agreste Alagoano. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ao menos 13 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, sendo seis em estado grave.

O caminhão caçamba transportava areia para uma construção e teria ficado sem freios em uma ladeira. O veículo derrubou um poste antes de atingir fiéis que participavam de uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, o caminhão pegou fogo.


De acordo com os bombeiros, as vítimas são cinco homens, quatro mulheres e quatro crianças. Um corpo carbonizado foi encontrado na cabine do caminhão, mas os bombeiros ainda não sabem se era o motorista ou um acompanhante.


Fonte:portal terra

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Concurso: Governo Federal anuncia 2800 vagas para PF e PRF em 2012



O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou nesta quinta-feira (8) que devem ser contratados, no próximo ano, 1.500 novos policiais rodoviários federais e 1.300 policiais federais.

A maioria das vagas deve ser encaminhada para trabalhar nas fronteiras, que envolvem 710 municípios.

Um pacto entre a União e 11 Estados --Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina-- vai liberar R$ 37 bilhões para o Plano Estratégico de Fronteiras, para fortalecer as ações de segurança pública nessas regiões.

"Uma série de medidas estruturantes serão tomadas em 2012 e 2013. Conseguimos integrar as forças federais que se destinam ao controle de fronteiras; coisa que, no passado, nem sempre foi possível fazer", disse o ministro.

De acordo com o ministro, o Plano Estratégico seguirá um cronograma até 2014, em que serão implementadas medidas uniformes e integradas contra os tráficos de drogas e de armas vindos de países vizinhos.

O plano foi lançado em junho deste ano.




Fonte:Folhaonline

Irecê: UNEB vai oferecer duas especializações: Educação e Tecnologias e Educação e Meio Ambiente

Sede da UNEB-Irecê foto:discente Rodrigo Santos 8º semestre pedagogia

A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI-Irecê vai oferecer a comunidade de todo o território de Identidade de Irecê, duas especializações: Uma em Educação, Linguagens e Tecnologias do Ciberespaço e a segunda em Educação e Meio Ambiente: ênfase na preservação ambiental.


O período de inscrições,processo de seleção,custos, estão detalhados nos Editais publicados no Diário Oficial do Estado de hoje(08)



Confira na integra os Editais:





EDITAL Nº 063/2011

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), em suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para seleção de alunos para o Curso de Especialização em Educação, Linguagens e Tecnologias do Ciberespaço, aprovado pela Resolução n.º 0860/2011 no DOE de 17/11/2011.

1.0 DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Curso de Especialização em Educação, Linguagens e Tecnologias do Ciberespaço será oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XVI, Irecê – Bahia. Terá duração de 12 (doze) meses, com aulas presencias, mas com ênfase no trabalho pedagógico das escolas de modo a proporcionar mudanças nas práticas pedagógicas, valores e atitudes acerca da questão indissociável: educação, linguagens e tecnologias da informação e comunicação em que as demandas do desenvolvimento tecnocientífico permeiam o ambiente educacional da escola básica.

O curso possui carga horária total de 445 horas, sendo 345 horas distribuídas em 08 componentes/módulos fundamentais e 100 horas para o trabalho monográfico. As aulas às sextas-feiras, no turno noturno; sábados e domingos (dois fins de semana por mês), sendo um primeiro e o último final de semana de cada mês, nos períodos matutino e vespertino, com atividades teóricas e práticas.

2.0 DAS VAGAS

2.1. Serão oferecidas 50 (cinqüenta) vagas.

2.2. O público a que o curso se destina compreende profissionais de nível superior, em especial educadores e/ou profissionais nas diversas áreas do conhecimento, desde que sejam portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes.

2.3. De acordo com a Resolução do CONSU nº 468/2007, 40% (quarenta por cento) das vagas serão reservadas para candidatos que se auto declararem afro-descendentes, e 5% (cinco por cento) para os que se declararem indígenas no ato da inscrição conforme termos legais da resolução.

2.4. O Curso de Pós-Graduação em destinará 10% de suas vagas para bolsistas, seguindo as resoluções da UNEB, sendo 5% para funcionários da UNEB (professores e técnico-administrativos) e 5% para comunidade externa. Caso não haja preenchimento das vagas dentre os segmentos, ocorrerá remanejamento das bolsas entre os pleiteantes segundo ordem de classificação.

I - A seleção dos bolsistas seguirá as normas elaboradas por uma comissão instituída pela coordenação do curso.

3.0 DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições deverão ser efetivadas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da UNEB, Campus XVI, localizado no km 03 da BA 052, s/n, Zona Rural, Irecê – BA; CEP: 44900-000; telefone: (74) 3641-4532/ 3503. Horário de atendimento das 8h às 11h e das 14h às 17h, exceto sábado e domingo.

3.2. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração entre os dias 15 de dezembro de 2011 a 30 de janeiro de 2012. A inscrição por procuração deverá vir acompanhada da cópia de identidade do procurador outorgado com firma reconhecida junto ao cartório do município em que o candidato reside. O preenchimento do formulário de inscrição atesta que o candidato conhece e está de acordo com todas as regras deste edital, inclusive que tem disponibilidade integral para frequentar as aulas que ocorrerão às sextas-feiras noturno e, aos sábados e domingos durante os 2 períodos (matutino e vespertino).

3.3. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital, com documentação pendente ou irregular.

3.4. Não serão aceitas inscrições por meios eletrônicos.

4.0 DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

4.1. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Ficha de Inscrição, obtida no Anexo II deste Edital, devidamente preenchida e assinada pelo candidato;

b) Cópia da cédula de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de curso emitido por instituição de ensino superior autorizada ou reconhecida pelo MEC;

d) Duas fotografias 3 x 4 cm, iguais e recentes;

e) Curriculum Lattes comprovado, com cópias dos certificados;

f) Proposta de pesquisa em acordo com uma das linhas de pesquisa constantes neste Edital.

4.2. A homologação das inscrições dependerá do atendimento às exigências deste Edital.

4.3 As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 10 de fevereiro de 2012, na sala do NUPE do Campus XVI e no endereço: http://www.unebirece.blogspot.com

5.0 DAS TAXAS ACADÊMICAS

5.1. Inscrição: R$ 50, 00 (cinqüenta reais).

5.2. Matrícula: R$ 40,00 (quarenta reais).

5.3. Mensalidades: R$ 40,00 (dez mensalidades de quarenta reais)

5.3. O curso terá mensalidades de baixo valor, sendo responsabilidade exclusiva dos discentes a aquisição dos materiais de apoio didático e paradidático, as despesas com alimentação, hospedagens, viagens e outras que se fizerem necessárias à manutenção dos discentes durante o vínculo com o curso.

* O pagamento da taxas de inscrição, matrícula e mensalidades deverão ser efetuado na conta corrente da UNEB – Campus XVI do Banco do Brasil Agência 3832-6, Conta corrente 991825-6 até o último dia da inscrição e o comprovante (original) entregue no momento que efetivar a inscrição/matrícula.

6.0. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada no dia 15 de fevereiro de 2012, através de prova escrita – bibliografia indicada (anexo 1) –, análise do currículo e da avaliação da proposta de projeto de monografia dos candidatos, desde que contemplem a proposta do curso (Curso de Especialização em Educação, Linguagens e Tecnologias do ciberespaço) e estejam dentro de uma das seguintes linhas de pesquisa:

Linhas de pesquisa:

Internet e escola: novo contrato socioeducativo

Políticas públicas de inclusão sociodigital

Estética da informação do ciberespaço

Mídias e linguagens digitais

Educação e cibercultura

Tecnologias intelectuais e práticas educacionais

Discursos culturais e sociodigitais na educação

Educação e as tendências contemporâneas

6.1. A proposta de projeto de monografia deverá ser digitada em 02 (duas) laudas (margens esquerda, direita, inferior e superior espaçadas de 2 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; e espaçamento simples entre linhas); deverá constar de um título de, no máximo 5 palavras e de um texto descrevendo o teor principal da proposta de pesquisa relacionada ao tema do curso: Educação, Linguagens e Tecnologias do ciberespaço. No final do texto, deverá haver a assinatura do candidato.

6.2. A proposta de projeto de monografia deverá cumprir as seguintes exigências: a) Introdução (importância do projeto, justificativa, viabilidade, objetivo(s)); b) metodologia (apresentação do objeto da pesquisa, sujeitos envolvidos – instituições, sujeitos etc.); c) possíveis dificuldades; d) estado da arte do conhecimento.

7.0 DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado da seleção será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2012, no NUPE e no site do Campus XVI da UNEB (http://www.unebirece.blogspot.com).

8.0 DA MATRÍCULA

O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida) junto à Secretaria do Curso, no período de 5 a 9 de março de 2012.

9.0 DO INÍCIO DO CURSO

O curso terá início em 16 de março de 2012. As aulas ocorrerão, às sextas-feiras, noturno e sábados e domingos nos períodos matutino e vespertino (dois fins de semana por mês), sendo um primeiro e o último final de semana de cada mês.

10.0 DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

10.1- Haverá segunda chamada da seleção no caso do não preenchimento das vagas após o período de matrícula;

10.2 - Não haverá revisão de nenhuma das etapas do processo de seleção, salvo quando se verificar erro material;

10.3 - Os candidatos não aprovados ou excedentes ao número de vagas terão 60 (sessenta) dias para retirar sua documentação, após esse prazo, a mesma será inutilizada;

11.0 DA CERTIFICAÇÃO

10.4 - O Certificado de Conclusão será aceito para matrícula no curso. Na falta do diploma, será vedado ao discente o diploma da Especialização, caso esse não seja apresentado até o final do curso;

10.5 - Serão expedidos certificados para aos concluintes que tenham cumprido no mínimo 75% de presença em todas as disciplinas do programa e obtido nota final mínima de 7,0 (sete) em todas as disciplinas;

10.6 - Somente receberão certificados da Especialização os pós-graduandos que tenham resolvido todas as pendências acadêmicas com a coordenação do programa;

10.7 – Não serão permitidas a inscrição e a matrícula de candidatos que não concluíram a graduação.

10.8 – O formato do trabalho final deverá ser entregue para leitura em três (3) cópias impressas e encadernadas em espiral, atentando-se para os prazos previstos no Cronograma do Curso, a ser entregue aos alunos no início de cada turma. Após a avaliação da Banca, o estudante deverá entregar à Secretaria do Programa, no prazo máximo de três (3) semanas antes da data de conclusão do Curso, três (3) cópias impressas e encadernadas em capa dura, devidamente assinadas pelos membros da Banca Examinadora e uma (1) cópia em arquivo digital. Não serão aceitas prorrogações de prazo de entrega, salvo em casos comprovadamente especiais que serão analisados pelo Colegiado de Pedagogia.

12.0 INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O candidato(a) selecionado que não comparecer no prazo estipulado para efetivação da matrícula perderá sua vaga e será procedida nova chamada, respeitando-se a ordem de classificação.

A coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o adiamento/cancelamento da oferta do curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja insuficiente para o preenchimento das vagas disponíveis, podendo, com este fim, ser prorrogado o período de inscrição e replanejadas as demais etapas.

12.0 DOS CASOS OMISSOS

Os casos que não constam no presente edital serão julgados pela Comissão do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/Campus XVI. GABINETE DA REITORIA, 07 de dezembro de 2011.



Lourisvaldo Valentim da Silva

Reitor



ANEXO I DO EDITAL Nº 063/2011

REFERÊNCIAS INDICADAS

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista:UNESP, 1991.

LEVY, Pierre. A conexão plenatária: o mercado, o ciberespaço, consciência. São Paulo: Ed. 34, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.






EDITAL Nº 064/2011

REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), em suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna público, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições com vistas à seleção de alunos para o Curso de Especialização em Educação e Meio Ambiente: ênfase em preservação ambiental, aprovado pela Resolução CONSU 0839/2011no D. O. de 28/07/2011.

1. DO CURSO

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Educação e Meio Ambiente: ênfase em preservação ambiental será oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XVI, Irecê – Bahia. Terá duração de 18 (dezoito) meses, com utilização de aulas presenciais e de aprendizagem a distância, pelo método da alternância e em serviço na escola, na comunidade e/ou na organização em que atua o discente, de modo a proporcionar mudanças de hábito, valores e atitudes acerca da temática indissociável: educação-indivíduo-ambiente, atendendo a demandas do desenvolvimento, sob bases sustentáveis.O curso possui carga horária total de 450 horas, distribuídas em 08 componentes /módulos fundamentais. As aulas ocorrerão a cada 21 dias, às sextas-feiras à noite e sábados e domingos, nos turnos matutino e vespertino, com atividades teóricas e práticas.

2. DAS VAGAS

2.1. Serão oferecidas 50 (cinqüenta) vagas.

2.2. O público a que o curso se destina compreende educadores, educadoras, extensionistas e/ou profissionais nas diversas áreas do conhecimento, desde que sejam portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes.

2.3. De acordo com a Resolução do CONSU nº 468/2007, 40% (quarenta por cento) das vagas serão reservadas para candidatos que se auto declararem afro-descendentes, e 5% (cinco por cento) para os que se declararem indígenas no ato da inscrição, conforme termos legais da resolução.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições deverão ser efetivadas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da UNEB, Campus XVI, localizado no km 03 da BA 052, s/n, Zona Rural, Irecê – BA; CEP: 44600-000; telefone: (74) 3641-4532/ 3503. Horário de atendimento das 8h às 11h e das 14h às 17h, exceto sábado e domingo.

3.2. As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou por procuração entre os dias 12 de dezembro a 06 de janeiro de 2012. A inscrição por procuração deverá vir acompanhada da cópia de identidade do procurador outorgado com firma reconhecida junto ao cartório do município em que o candidato reside. O preenchimento do formulário de inscrição atesta que o candidato conhece e está de acordo com todas as regras deste edital, inclusive que tem disponibilidade integral para frequentar as aulas que ocorrerão às sextas-feiras à noite e, aos sábados e domingos durante o dia todo.

3.3. Não serão aceitas inscrições fora do prazo estabelecido neste Edital, com documentação pendente ou irregular.

3.4. Não serão aceitas inscrições por meios eletrônicos.4. DOS DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO4.1. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) Ficha de Inscrição, obtida no Anexo I deste Edital, devidamente preenchida e assinada pelo candidato; b) Cópia da cédula de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); c) Cópia do diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de curso emitido por instituição de ensino superior autorizada ou reconhecida pelo MEC; d) Duas fotografias 3 x 4 cm, iguais e recentes; e) Curriculum Lattes comprovado, com cópias dos certificados; f) Proposta de pesquisa em acordo com uma das linhas de pesquisa constantes neste Edital.

4.2. A homologação das inscrições dependerá do atendimento às exigências deste Edital.

4.3 As inscrições homologadas serão divulgadas no dia 26 de janeiro de 2012, na sala do NUPE do Campus XVI e no endereço: http://www.unebirece.blogspot.com

5. DAS TAXAS ACADÊMICAS

5.1. Inscrição: R$ 120,00 (cento e vinte reais).

5.2. Matrícula: R$ 130,00 (cento e trinta reais).

5.3. Gratuidade das mensalidades: O curso não terá custos sendo (gratuito), da responsabilidade exclusiva dos discentes a aquisição dos materiais de apoio didático e paradidático, as despesas com alimentação, hospedagens, viagens e outras que se fizerem necessárias à manutenção dos discentes durante o vínculo com o curso.

* O pagamento da taxas de inscrição e matrícula deverá ser efetuado na conta corrente da UNEB – Campus XVI do Banco do Brasil Agência 3832-6, Conta corrente 991825-6 até o último dia da inscrição e o comprovante (original) entregue no momento em que efetivar a inscrição/matrícula.

6.0. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada no período de 09 a 19 de janeiro de 2012, através da análise do currículo e da avaliação da proposta de projeto de monografia dos candidatos, desde que contemplem a proposta do curso (Educação e Meio Ambiente: ênfase em preservação ambiental) e estejam dentro de uma das seguintes linhas de pesquisa:

- Estresses Abióticos em Plantas e Avaliação de Impactos Ambientais;

- Formação do Professor;- Biodiversidade e Conservação do Meio Ambiente;

- Estudos Geoambientais do Território de Irecê;

- Ensino de Ciências e Meio Ambiente.

6.1. A proposta de projeto de monografia deverá ser digitada em 02 (duas) laudas (margens esquerda, direita, inferior e superior espaçadas de 2cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; e espaçamento simples entre linhas); deverá constar de um título de no máximo 15 palavras e de um texto descrevendo o teor principal da proposta de pesquisa relacionada ao tema do curso: “Educação e Meio Ambiente: ênfase em preservação ambiental”. No final do texto, deverá haver a assinatura do candidato.

6.2. A proposta de projeto de monografia deverá cumprir as seguintes exigências: a) Introdução (importância do projeto, justificativa, viabilidade, objetivo(s)); b) metodologia (apresentação do objeto da pesquisa, especificando o lugar/local, o período de início e término do projeto e os envolvidos – instituições, sujeitos etc.); c) possíveis dificuldades; d) resultados esperados.

7. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado da seleção será divulgado no dia 20 a 23 de janeiro de 2012, no NUPE e no site do Campus XVI da UNEB (http://www.unebirece.org).

8. DA MATRÍCULA

O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida) junto à Secretaria do Curso, no período de 24 a 06 de fevereiro de 2012.

9. DO INÍCIO DO CURSO

O curso terá início em 10 de fevereiro de 2012. As aulas ocorrerão a cada 21 dias, às sextas-feiras à noite, e sábados e domingos no turno matutino e vespertino.

10. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

10.1- Haverá segunda chamada da seleção no caso do não preenchimento das vagas após o período de matrícula;

10.2 - Não haverá revisão de nenhuma das etapas do processo de seleção, salvo quando se verificar erro material;

10.3 - Os candidatos não aprovados ou excedentes ao número de vagas terão 60 (sessenta) dias para retirar sua documentação, após esse prazo, a mesma será inutilizada; 10.4 - O Certificado de Conclusão será aceito para matrícula no curso. Na falta do diploma, será vetado ao discente o diploma da Especialização, caso esse não seja apresentado até o final do curso;

11.5 - Serão expedidos diplomas para aos concluintes que tenham cumprido no mínimo 75% de presença em todas as disciplinas do programa e obtido média geral a partir de 7,0 (sete);

11.6 - Somente receberão diplomas da Especialização os pós-graduandos que tenham resolvido todas as pendências acadêmicas com a coordenação do Programa;

11.7 – Não serão permitidas inscrição e matrícula de candidatos que não concluíram a graduação.

12. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O candidato(a) selecionado que não comparecer no prazo estipulado para efetivação da matrícula perderá sua vaga e será procedida nova chamada, respeitando-se a ordem de classificação. Não poderão concorrer a este Edital pessoas que tenham qualquer tipo de parentesco com a Coordenação do Curso e/ou com a comissão de seleção. A coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o adiamento/cancelamento da oferta do curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja insuficiente para o preenchimento das vagas disponíveis, podendo, com este fim, ser prorrogado o período de inscrição e replanejadas as demais etapas.

13. DOS CASOS OMISSOS

Os casos que não constam no presente edital serão julgados pela Comissão do Curso de Pós-Graduação do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/Campus XVI. GABINETE DA REITORIA, 07 de dezembro de 2011.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor


Fonte:Diário Oficial do Estado-08/12/2011

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vestibular 2012: UNEB já disponibilizou consulta ao local de prova




A Univeridade do Estado da Bahia-UNEB já disponibilizou a consulta ao local de provas do processo seletivo vestibular 2012 que será realizado nos dias 11 e 12/12/11(domingo e segunda).



O candidato pode acessar o site http://www.uneb.br/ ou http://www.consultec.com.br/ informando a data de nascimento e o RG, ou então data de nascimento e número de inscrição.




Em Irecê, na abrangência do Campus XVI-Irecê, as provas serão realizadas nos colégios Luiz Eduardo Magalhães (Modelo) Polivalente de Irecê e o colégio Luiz Viana Filho(Centro).

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Brasil: Relator do PNE define 8% do PIB para a Educação

Imagem:Google

Após uma complicada negociação com o governo, o relator do PNE (Plano Nacional da Educação) definiu em 8% do PIB (Produto Interno Bruto) a meta de investimento público na área que deverá ser cumprida no prazo de dez anos.

O texto foi protocolado nesta segunda-feira pelo deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), responsável pela relatoria da matéria na Câmara. Com isso, aumenta a previsão do investimento em educação em relação à proposta inicial apresentada pelo governo que previa a aplicação de 7% do PIB no setor. Atualmente o Brasil investe 5% do PIB em educação.

A apresentação do relatório do PNE foi adiada várias vezes nas últimas semanas porque não havia acordo sobre a meta de investimento.

Boa parte das 3.000 emendas apresentadas ao projeto de lei pediam a alteração do patamar para 10% do PIB.

O índice também é defendido por diversas entidades da área como a UNE (União Nacional dos Estudantes), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Vanhoni e outros deputados da base participaram de reuniões no Palácio do Planalto na tentativa de aumentar os recursos previstos, mas segundo o deputado não houve consenso. "Agora vamos aguardar a negociação", disse Vanhoni.

A partir da conclusão do relatório, abre-se o prazo de cinco sessões para apresentação de novas emendas ao texto. Desde a semana passada, vários parlamentares que são membros da comissão especial criada para avaliar o plano previam que caso a meta definida pelo relator fosse inferior a 10% do PIB seriam apresentadas mais emendas para tentar aumentar o patamar de investimento. Caso seja feito algum pedido de vista ao relatório, a aprovação do projeto pode ficar para 2012 já que o recesso parlamentar começa em 22 de dezembro.

O PNE estabelece 20 metas educacionais que devem ser alcançadas pelo país no prazo de 20 anos. Entre elas o aumento de vagas em creches, a ampliação de escolas em tempo integral e a expansão das matrículas em cursos técnicos. O antigo PNE terminou em dezembro de 2010 e no momento não há nenhum plano em vigor. Informações da agência Brasil.

Salvador: Cantora Ivete Sangalo ainda não tem previsão de alta



A cantora Ivete Sangalo, que foi internada na manhã de domingo, 4, no Hospital Aliança, em Salvador, teve o diagnóstico de meningite confirmado pela diretoria médica da unidade hospitalar.

Na manhã desta segunda-feira, 5, um boletim médico informou que Ivete tem uma meningite benigna e que está "afastado diagnóstico de meningite meningocócica tipo C" – forma mais grave da doença.

Ainda segundo o hospital, Ivete está lúcida e sendo medicada. Os médicos que acompanham a cantora realizam agora exames laboratoriais mais específicos para definir o tempo de tratamento.

Benigna - A infectologista Tereza Valois, especialista ouvida pela reportagem de A TARDE, explica que a forma da doença que afeta Ivete é a menos agressiva, não deixando sequelas.

“Ainda é cedo para especificar mais detalhes antes de exames mais elaborados, mas, de acordo com o boletim médico expedido, Ivete tem uma meningite não bacteriana e que não pode ser transmitida pelas vias respiratórias".

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas mais comuns da doença, e que se manifestam tanto na bacteriana quanto na viral, são rigidez na nuca, vômitos e dores de cabeça intensas.


Famosos se manifestam - Depois de confirmado que a cantora Ivete Sangalo está com meningite, vários fãs fizeram questão de comentar o assunto no Twitter, levando o nome de Ivete ao ranking dos assunto mais comentados do microblog.

Famosos também se manifestaram, como a cantora Alinne Rosa. A vocalista da banda Cheio de Amor solicitou: "Quero pedir a todos os meus fãs e amigos que façam uma corrente de oração por Ivetinha! @ivetesangalo Que ela volte cheia de saúde logo!".

Flora Gil, esposa do cantor Gilberto Gil, também falou sobre o assunto: "Falei com minha amiga Cyntia Sangalo. @ivetesangalo está bem, sendo bem cuidada, e logo mais volta pra ativa de novo!".

O mesmo desejo de que Ivete se recupere o quanto antes foi expressado pela banda Jammil. "Todo nosso carinho hoje vai pra amiga @ivetesangalo. Que você fique boa logo pra voltar a fazer o povo inteiro balançar, Ivetinha. Beijos!", escreveu no twitter.

Shows - Por conta da doença, parte da agenda da artista foi cancelada. As apresentações em Recife, que seria realizada nesta quarta, 7, e em São Bernardo dos Campos, prevista para o sábado, 10, serão remarcadas, embora a assessoria da cantora não tenha confirmado uma nova data.

Ivete ainda não tem previsão de alta do Hospital Aliança, onde está internada.




Fonte:Redação de atardeonline
Foto:Reprodução/google

Brasil: Mais 14 corpos da tragédia na BR-116 na Bahia chegam a Pernambuco

Os primeiros corpos chegaram no domingo na cidade de Buíque,agreste do Estado Foto:Alexandre Gondim/JC imagem

Mais 14 corpos de pernambucanos mortos no acidente da BR-116 foram trazidos para Caruaru, Agreste do Estado, na tarde desta segunda-feira (5). Quatro corpos ainda permanecem no Instituto de Medicina Legal (IML) de Vitória da Conquista, na Bahia, mas, segundo a assessoria de imprensa, já foram identificados.

Os corpos foram trazidos para Pernambuco por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a assessoria de imprensa do IML de Vitória, uma das vítimas foi transportada por vias terréstres, pela própria familía, para ser sepultado em Petrolina, Sertão de Pernambuco. No domingo (4) à noite, os corpos de 14 vítimas chegaram em Buíque, onde serão enterrados.


O motorista da carreta, Márcio Clênio Machado, de 55 anos, já prestou depoimento, e, de acordo com a delegada responsável pelo caso, Maria do Socorro Damásio, será indiciado por homicídio.


O acidente aconteceu na madrugada do sábado (3), na BR-116, no interior da Bahia. Ao todo, 33 pessoas morreram na tragédia. Os trabalhadores rurais saíram do Mato Grosso do Sul e se dirigiam ao interior de Pernambuco para passar as festas de fim de ano.


Fonte:Jornal do Comércio online

domingo, 4 de dezembro de 2011

Bahia: Sobe para 36 o número de mortos na BR-116- Trecho-Brejões-Milagres

Foi um dos piores acidente em estrada baiana nos últimos 20 anos-Foto:Zenilton Meira/ag.atarde



Sobe para 36 o número de mortos no acidente envolvendo três veículos na BR-116 neste sábado (3). Inicialmente, foi divulgado que 33 pessoas morreram na colisão entre dois caminhões e um ônibus no km 583, entre os municípios de Milagres e Brejões. Outras 13 pessoas ficaram feridas.

Os corpos das vítimas foram levados neste domingo (4) de Vitória da Conquista para Pernambuco. Parentes estiveram no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista para reconhecer os corpos.

Esse é o pior acidente registrado nas estradas que cortam a Bahia desde 1991, quando 34 pessoas morreram e 12 ficaram feridas na BA-265, no trecho entre Barra do Choça e Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia.

Acidente - A colisão aconteceu quando o condutor da carreta, de placa MGC-0080, perdeu o controle da direção e bateu no ônibus, de placa AFW-0946, que transportava trabalhadores de corte de cana de açúcar, que saíram de Mato Grosso do Sul com destino a Pernambuco para passar os festejos de fim de ano com a família.

Com o choque, o ônibus bateu com o caminhão de placa IOM-5967. O motorista do caminhão sobreviveu ao acidente.

Confira a lista dos nomes dos trabalhadores que estavam no ônibus.


Mortos

Agenaro de Melo Silva, 25 anos
Arlindo Antônio da Silva
Augusto Sérgio dos Santos
Davi Beserra da Silva, 22 anos
Edilson Frazão Monteiro
Edilson Venâncio da Silva
Ivo Elio Alves, 49 anos (Motorista do ônibus no momento do acidente)
Ivanildo Moreira da Silva
Jandy Carlos Barbosa de Melo
José de Anchieta da Silva Nopa, 33 anos (motorista auxiliar do ônibus)
José Admilson Beserra da Silva
José Adriano da Silva
José Erinaldo Pereira de Melo
José Erivaldo Pereira da Silva
José Ivan Bezerra de Andrade
José Kerle de Andrade Monteiro
José Vandenisio Avelino Correia
Juvenal da Silva Gomes, 33 anos
Luis João da Silva, 47 anos
Marcelino Alves de Lima, 28 anos
Messias Beserra da Silva
Paulo Cesar Pereira da Silva
Paulo Serafim Monteiro
Sebastião Abílio da Silva
Sérgio Barreto da Silva
Severino Beserra Cavalcanti
Simão Beserra da Silva, 35 anos
Valdemir Beserra da Silva, 24 anos
Valmir Luís da Silva
Wellington Beserra da Silva

Feridos

Ailson Pereira da Silva
Damião da Silva Pereira
Edvando de Melo Silva
Eraldo Cavalcanti da Silva
Genilson de Melo Moreira
Gilmarques Alves da Silva
João Valdemir Beserra da Silva
Jorge Batista da Silva Gomes
José Cláudio Cavalcanti da Silva
Jurandi Beserra Cavalcanti
Rafael dos Santos Silva
Valdison Monteiro Santana - Transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, na manhã deste domingo (4)

Márcio Clênio Machado, 55 anos (motorista da carreta) - Liberado do hospital ao meio-dia do sábado (3)

Fonte:Da Redação, com informações da Juscelino Souza de atarde

Gustavo Maia/ com informações do jornal do comércioonline/Pe






Brasil: Morre o ex-jogador Sócrates aos 57 anos em SP

O ex-jogador e Dr. morre aos 57 anos-Foto:Andre Penner - 18.mai.2011/Associated Press



Socrates foi ídolo do Corinthians e da seleção -Fotomontagem/reprodução da folhaonline.




O ex-jogador Sócrates morreu às 4h30 deste domingo aos 57 anos em decorrência de um choque séptico, que ocorre quando bactérias de uma infecção chegam à corrente sanguínea e se espalham pelo corpo.

O enterro será em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, pouco antes do início da última rodada do Campeonato Brasileiro, que está agendada para as 17h deste domingo. A CBF já comunicou que fará um minuto de silêncio em homenagem ao jogador que defendeu a seleção nas Copas de 1982 e 1986.

O ídolo do Corinthians, estava internado desde a última quinta-feira na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Albert Einsten, na zona sul de São Paulo, após dar entrada com quadro de infecção intestinal.

Sócrates, sua mulher e um amigo haviam se sentido mal na noite de quinta-feira (1º) após comerem em um evento.

Segundo o jornalista Juca Kfouri, colunista da Folha, um prato de estrogonofe contaminado com uma bactéria foi o responsável por desencadear a internação do ex-jogador.

Sócrates já esteve internado outras duas vezes entre agosto e setembro, também na UTI, por conta de hemorragias digestivas.

Além de Corinthians e Botafogo-SP, jogou também pelo Flamengo, Santos e Fiorentina, da Itália. Formado em medicina, trabalhava como comentarista na TV Cultura e colunista do "Agora São Paulo", do Grupo Folha, e da "Carta Capital".


Confira abaixo a íntegra da nota de falecimento divulgada pelo hospital:

NOTA DE FALECIMENTO
(São Paulo, 4 de dezembro de 2011, 5h30)

O Hospital Israelita Albert Einstein informa com profundo pesar o falecimento do ex-jogador Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira às 4h30, em conseqüência a um choque séptico.

Médicos Responsáveis
Dr. Fernando Luis Pandullo
Dr. Ben-Hur Ferraz Neto

Diretor de Prática Médica
Dr. Oscar Fernando Pavão dos Santos


Fonte:Folhaonline de São Paulo