• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 7 de janeiro de 2012

Bahia: Morre o Dr. José Caires, presidente do Sindimed



Foto:Cremeb/reprodução
O presidente do Sindicato dos Médicos no Estado da Bahia (Sindimed), José Caires, faleceu na tarde deste sábado (7), vítima de um infarto. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Segundo o hospital, membros da família de Caires já se encontram no local. Segundo o site do sindicato, o médico sofreu um infarto agudo do miocárdio fulminante. O Sindimed informou que o corpo de Caires será velado a partir das 18h na sede do sindicato, em Ondina, e levado às 8h deste domingo (8) para o cemitério Jardim da Saudade. O sepultamente será feito às 17h.

Fonte:siteBahianotícias

ENEM 2011: Número de inscrições no SiSu é recorde já no primeiro dia

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou um novo recorde nas primeiras 18 horas de inscrição. De acordo com o MEC, até às 18h deste sábado, o sistema já havia recebido 1.273.887 inscrições de 658.877 candidatos. O número apresentado hoje é maior do que o apresentado no primeiro dia do Sisu de janeiro de 2011, quando foram feitas 357 mil inscrições.
O número de inscrições é maior do que o número de candidatos porque cada candidato pode se inscrever em até dois cursos. O prazo para a inscrição termina às 23h59 da próxima quinta-feira, no horário de Brasília.
Entre os Estados, o Rio de Janeiro foi o que mais teve inscritos, com 196.169 inscrições. Minas Gerais ficou em segundo lugar, com 145.168, seguida por São Paulo, com 119.373, o Ceará, com 108.960 e o Rio Grande do Sul, com 81.449. Todas as inscrições devem ser feitas pelo site do próprio Sisu.
Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2001 podem se inscrever no sistema e disputar as 108.552 vagas dos 3.327 cursos de graduação em instituições públicas. As inscrições podem ser feita pelo site http://www.mec.gov.br/

Fonte:portalterra

Bahia: Duas jovens morrem em acidente após perseguição a bandidos em Feira de Santana

Um acidente durante a fuga de quatro suspeitos de roubarem dois carros na cidade de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, resultou na morte de duas mulheres na noite desta sexta-feira (6), de acordo com informações da 2ª Delegacia do município.
As vítimas fatais do acidente estavam em um Honda Civic que estava parado em um semáforo quando foi atingido por um Ford Ranger, conduzido por um dos suspeitos por volta das 21h30 de ontem. Os bandidos, que ocupavam os dois veículos roubados, estavam sendo perseguidos por uma viatura da PM depois que policiais desconfiaram do grupo.

De acordo com o tenente-coronel Ademário Xavier,subcomandante do Comando de Policiamento Regional Leste em entrevista ao site Acorda Cidade, o motorista do carro que provocou o acidente, Luiz Claudio da Silva Santana, 33 anos, tinha roubado o Ford Ranger no início de dezembro e havia tentado extorquir o proprietário do veículo, cobrando R$ 5 mil para devolver o carro.
Com a recusa do proprietário do Ford, Luiz Claudio teria roubado um Toyota Corolla que pertencia ao irmão da vítima com a ajuda dos outros três comparsas, que estavam neste segundo carro na noite de ontem.

                                                      O carro em que estavam as vítimas-Foto:Ed.Santos/acorda cidade/reprodução

Crianças feridas

Sete pessoas ocupavam o Honda Civic atingido pelo carro dos suspeitos, ainda segundo o Acorda Cidade. Poliana Silva Pinto Ferreira, 27 anos, e Thais Horana Monteiro Ataíde, 19, morreram na hora.
Duas crianças que estavam no carro ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital da Criança. Mariane da Silva Meira e a mãe dela, Eliana da Silva Meira, 53 anos, foram encaminhadas para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Um homem ainda não identificado, que também estava no carro, foi conduzido para o Hospital Emec.
Com a colisão, Luiz Claudio foi preso e levado até sua residência, antes de ser conduzido à delegacia. No local, policiais encontram placas de carros, chassis e documentos de veículos. Os outros três suspeitos, que seguiam no Corolla, conseguiram fugir da polícia com o carro roubado.

Fonte:correiodaBahia

ENEM 2011: Faça sua inscrição pelo SiSu a partir de hoje (7)

O Ministério da Educação abriu a partir da 0h de hoje as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), usado para o ingresso em instituições públicas de ensino superior. A expectativa é de pelo menos 40% de candidatos a mais que no ano passado.
O Sisu é um sistema de seleção que leva em conta o desempenho dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para a seleção deste semestre, os alunos precisam ter feito o exame de 2011.
Os candidatos terão entre este sábado e o fim da noite de quinta-feira (dia 12) para fazerem a inscrição. Depois da meia-noite, os alunos encontrarão as prévias das suas colocações nos rankings dos cursos e da nota de corte dos cursos.
Para diminuir os "picos" de inscrições, que podem provocar falhas, o sistema vai permanecer no ar durante as madrugadas.
Em janeiro do ano passado, os estudantes enfrentaram falhas no sistema. Além da lentidão, em alguns momentos os candidatos conseguiam acessar dados de outros concorrentes. Na ocasião, o MEC prorrogou o prazo de inscrições.
O Sisu vai oferecer 108,5 mil vagas para o ensino superior. É possível acessar o sistema pelo http://www.mec.gov.br/.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Concursos: Prefeitura de Irecê faz nova convocação do último concurso

A Prefeitura Municipal de Irecê, divulgou através do edital 02/12 a convocação de novos candidatos aprovados no último concurso para a área da  educação e alguns cargos administrativos. Confira o prazo para entrega da documentação e outras informações pelo edital. Confira abaixo o link.

Fonte: irecereporter

Irecê: Estado Reconhece o curso de Pedagogia da UNEB-Campus XVI-Irecê

A Comunidade Acadêmica do DCHT-Campus XVI-Irecê da UNEB-Universidade do Estado da Bahia, está de parabéns. No diário oficial de hoje(06) saiu o decreto do governador do Estado reconhecendo o curso de Pedagogia do Departamento.
Vale resgistrar que o CEE-Conselho Estadual de Educação acatou parecer da comissão que visitou o Departamento durante a tramitação de todo o processo, e o curso fica reconhecido por cinco anos. Confira abaixo a publicação.

DECRETO Nº 13.568 DE 05 DE JANEIRO DE 2012

Reconhece o Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, na forma que indica.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, e baseado no disposto do § 2º, do art. 3º da Lei nº 7.308, de 02 de fevereiro de 1998, e tendo em vista o constante do Processo CEE nº 0032541-6/2011,

D E C R E T A

Art. 1º - Fica reconhecido o Curso de Licenciatura em Pedagogia, ministrado pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no Município de Irecê - BA, na forma do Parecer CEE nº 359/2011, publicado no Diário Oficial do Estado de 23.11.2011.

Art. 2º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 05 de janeiro de 2012.

JAQUES WAGNER

Governador


Rui Costa dos Santos
Secretário da Casa Civil
Osvaldo Barreto Filho
Secretário da Educação



Fonte:DOE 06;02;12

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bahia: Bandidos fazem reféns cantar parabéns para um integrante após roubo a banco em Baixa Grande

Após o assalto a banco ocorrido às 13h20 desta quinta-feira (5), na cidade de Baixa Grande (próximo a Itaberaba), a delegacia local enfim prestou as primeiras informações a respeito da ação da quadrilha, que ainda teve tempo de celebrar um parabéns com os reféns para um integrante do bando. De acordo com as informações do agente da Polícia Civil, Gilmar Barbosa, o grupo chegou em dois veículos: um Honda Civic prata e uma caminhonete Mitsubishi L200 da mesma cor. “Eles renderam os dois seguranças realizaram o roubo e saíram atirando e cantando na caminhonete”, relatou o agente. Barbosa recebeu o anúncio enquanto se preparava para almoçar em uma pousada local e disse que sua única reação foi se esconder. “O pessoal chegou gritando ‘Assalto! Assalto a banco!’ e eu, no momento, estava na viatura saindo para o almoço. Só fiz sair da viatura e me proteger, claro. Estava sozinho”, admitiu. De acordo com ele, no momento da ação, o delegado titular Malaquias Bispo estava na delegacia, mas não teve como reagir. “Só temos dois agentes aqui na cidade. Eles estavam com armas de grosso calibre”, disse. O delegado não quis falar com o Bahia Notícias, mas mandou dizer através de seu agente que os reféns (um gerente e dois funcionários do banco) já foram liberados nas imediações do município.  Informações do Bahianoticias.

Brasil: Ex-Presidente Lula se submete à segunda sessão de radioterapia em SP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou na manhã de hoje ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para ser submetido à segunda sessão de radioterapia no combate a um câncer na laringe, diagnosticado em outubro. Lula entrou no hospital às 10h30, pela garagem, sem a companhia da esposa, Marisa Letícia.

O ciclo de radioterapia, que se estenderá por seis a sete semanas, teve início na manhã de ontem (4), quando o ex-presidente permaneceu por cerca de seis horas no Sírio-Libanês. Cada sessão dura apenas 20 minutos, mas a equipe médica preferiu deixar o paciente em repouso ontem para observar os efeitos colaterais da radioterapia. A expectativa é de que o ex-presidente retorne ao seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP) no início da tarde.

A equipe responsável pelo tratamento é comandada por João Luís Fernandes, coordenador do Serviço de Radioterapia do Sírio-Libanês. Lula só deve sofrer efeitos colaterais da radiação a partir da terceira ou quarta semana de tratamento. As reações mais comuns são mucosite, vermelhidão, escamação e inchaço na região do tratamento. Com dificuldade para engolir, alguns pacientes emagrecem e passam a ser alimentados por meio de sonda. O ex-presidente tem sido acompanhado por dentistas e fonoaudiólogos para evitar o agravamento de possíveis efeitos colaterais do tratamento. No fim do ano passado, Lula passou por três etapas de quimioterapia.

No hospital, o ex-presidente recebeu ontem a visita do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e assistiu a trechos do jogo entre Corinthians e Santos da Paraíba pela Copa São Paulo. À noite, a assessoria de imprensa do Instituto Lula divulgou conteúdo de mensagem enviada à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, submetida ontem a uma operação para remover um tumor da tireoide. "Eu recebi com muita alegria a notícia de que tudo correu bem na sua cirurgia", escreveu Lula. "E tenho certeza de que estamos juntos e que, em breve, vamos nos reencontrar, ambos com saúde."

Fonte:Agência Estado/redação atardeonline.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ENEN 2011: MEC divulga lista de universidades que irão oferecer bolsas pelo ProUni

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta quarta-feira a relação de universidades e centros universitários que vão oferecer bolsas para o ensino superior pelo programa ProUni.
Serão oferecidas neste semestre 195.030 bolsas de estudo. Desse total, são 98.728 integrais e 96.302 parciais --que cobrem 50% do valor da mensalidade.
O Estado de São Paulo lidera em quantidade de bolsas que serão oferecidas. São 68.513 vagas, o que corresponde a 35% do total do programa para este semestre.
As vagas serão oferecidas por 28 universidades e 39 centros universitários. A relação com as faculdades deve ser divulgada pelo MEC nos próximos dias.
Os candidatos poderão se inscrever para bolsas de estudo em instituições paulistas como a PUC (Pontifícia Universidade Católica), Universidade Metodista, Universidade Nove de Julho, entre outras.
Os outros estados com maior número de vagas são Paraná (20.426 bolsas oferecidas) e Minas Gerais (19.522)
A relação das universidades e centros universitários está no site http://portal.mec.gov.br/index.php. A lista com todas as instituições (incluindo também as faculdades) e os cursos deve ser divulgada nos próximos dias.
O ProUni é um programa que oferece vagas em instituições particulares para estudantes com renda familiar entre 1,5 e 3 salários mínimos por pessoa (R$ 933 e R$ 1.866). Em troca, as universidades recebem isenção de alguns tributos.
As inscrições para o ProUni vão de 14 a 19 de janeiro. Os interessados devem se inscrever uma única vez no programa e escolhem até duas opções de cursos e de instituição de ensino superior. Há posteriormente duas chamadas dos pré-selecionados, sendo a primeira no dia 22 de janeiro e a seguinte prevista para 7 de fevereiro.
Os candidatos também precisam ter feito o Enem 2011, com aproveitamento mínimo de 400 pontos na média das cinco notas do exame e pelo menos a nota mínima na redação, e ter cursado o ensino médio em escola pública.

Fonte: Folhaonline de Brasília.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Irecê: Uibaí se prepara para receber "Saúde em movimento"

A equipe de governo do município de Uibaí-BA, liderada pelo prefeito Pedro Rocha (PT) recebeu ontem no auditório da Câmara de Vereadores, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o gerente da 21ª Dires e secretários municipais de saúde do Território de Irecê, para encontro preparatório do Saúde em Movimento, que estará no município no período de 5 a 13 de janeiro.
Pedro Rocha ressaltou que o ato tem um significado extraordinário para a população que sofre com os problemas de visão. “Não é fácil, depois de dezenas de anos produzindo para a sociedade, as pessoas chegarem à idade mais avançada com problemas visuais. Nós estamos muito felizes em receber os profissionais e as pessoas de todo o nosso território para que possam fazer uso dos benefícios do programa e assim promover qualidade de vida”, avalia o prefeito.
AGENDA: O período de 5 a 11 será destinado aos procedimentos de triagem, consultas e exames e de 7 a 13, serão realizadas cirurgias de catarata.
LOCAL: O atendimento ocorrerá no PSF Sede 01 (centro de referência), localizado na Rua Abílio Machado, s/n.
PÚBLICO: Pessoas acima de 55 anos, ou que tenha catarata previamente diagnosticada pelos serviços de saúde do município de origem.
DOCUMENTOS: São necessários que os clientes possam dispor do Cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.
O PROGRAMA: De acordo com a assessoria de comunicação da Sesab, a população de mais 52 municípios baianos será beneficiada com o Estratégia Saúde em Movimento Oftalmologia. Em Uibaí, o programa fará atendimento com uma equipe composta por médicos, técnicos e assistentes, a pessoas com idade superior a 55 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e para alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). Os pacientes serão submetidos a consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia. A clientela ainda receberá o colírio que deverá ser utilizado nos primeiros quinze dias do pós-operatório.
O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009, pelo Governo do Estado da Bahia, tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento, priorizando municípios com população inferior a 20 mil habitantes. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.


Fonte: DA REDAÇÃO do cultiura e realidade de Irecê.

Bahia: Delegada pede prisão preventiva do motorista da carreta que deixou 36 mortos na BR-116-trecho de Brejões

A polícia pediu a prisão preventiva do motorista da carreta que colidiu com um ônibus e matou 36 trabalhadores rurais pernambucanos, na BR 116, próximo ao município baiano de Brejões, no último dia 3 de dezembro. Márcio Clênio Machado, de 55 anos, foi indiciado por homicídio doloso, em que há intenção de matar. Em depoimento no último dia 5 de dezembro, o condutor negou que andava na contramão da pista, o que diverge dos resultados da perícia feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A titular da delegacia de Jaguaquara, Maria do Socorro Damásio, responsável pelas investigações, concluiu o inquérito e o encaminhou, na última sexta-feira (30), ao Ministério Público em Brejões. Machado, que mora em Criciúma (SC), responde ao processo em liberdade. Informações do Bahia notícias.

Brasil: Com a greve da polícia, comerciantes fecham as portas em Fortaleza temendo arrastões

A apreensão tomaram conta nesta terça-feira das principais cidades do Ceará. Com policiais e bombeiros em greve desde o último dia 29, escolas, postos de saúde e comércio fecharam as portas com medo da insegurança. Por conta disso, o comando de greve dos policiais e bombeiros militares do Ceará decidiu, em assembleia, colocar 30 viaturas à disposição do Exército.

Foto:Jarbas Oliveira/Folhapress
Comerciantes fecham as portas com medo de arrastões em Fortaleza, devido à greve dos policiais
Comerciantes fecham as portas com medo de arrastões em Fortaleza, devido à greve dos policiais

De acordo com o comando de greve, o objetivo é garantir a segurança da população do Estado. A informação foi divulgada no site da Acsmce (Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará).
Desde o início do movimento grevista, há cinco dias, os policiais estavam retendo viaturas militares, o que impede a realização de rondas e piora a situação de insegurança.
Segundo o movimento grevista, a cessão de viaturas para uso do Exército demonstra à sociedade brasileira que a reivindicação dos militares "é pacífica, ordeira e está aguardando um diálogo com o governo estadual".
TENSÃO
Em várias cidades, os estabelecimentos comerciais estão fechados devido ao temor de arrastões, assim como órgãos públicos, como o Tribunal de Justiça do Ceará.
Em Fortaleza, os boatos de arrastões chegam a indicar locais e horários onde ocorrerão os assaltos. Nesta terça-feira, o medo se espalhou pelas lojas, quiosques, barracas na praia e restaurantes. Todos fecharam antes do meio-dia, atrapalhando os planos de turistas que visitam a cidade.
O clima de tensão começou já na noite de segunda-feira, quando bares em pontos turísticos ameaçaram fechar mais cedo.
Foto:Jarbas Oliveira/Folhapress
Carros do RONDA, policiamento militar do Estado do Ceará, com pneus vazios em Fortaleza
Carros do RONDA, policiamento militar do Estado do Ceará, com pneus vazios em Fortaleza

JUSTIÇA
Uma liminar do Tribunal de Justiça do Ceará determinou a suspensão da greve dos policiais e bombeiros militares do Estado e seu retorno imediato ao trabalho.
A liminar foi expedida na segunda-feira (2). Na decisão, a desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda aceitou o argumento do Estado do Ceará de que os manifestantes não têm direito à greve, pois exercem funções consideradas essenciais à população, como prevê a Constituição Federal.
"Embora reconhecendo o direito dos militares em buscar a melhoria de suas condições de trabalho, não se pode perder de vista a supremacia do interesse público e a necessidade de se dar continuidade ao serviço essencial, assegurando o atendimento sem prejuízo à comunidade", escreveu.
A magistrada também determinou a reintegração de posse de veículos oficiais, quartéis e demais prédios ou instalações militares que estejam com os grevistas.
Em caso de descumprimento da decisão, ela fixou multa diária de R$ 15 mil para cada uma das associações e de R$ 500 para cada militar.
Ao pedir o retorno dos grevistas ao trabalho, o Estado sustentou que o movimento causa "evidente abalo à segurança pública" e disse ainda que os manifestantes retiveram ilegalmente veículos da PM, inviabilizando o acesso aos quartéis invadidos, e apropriaram-se indevidamente dos bens públicos.
Os militares afirmam que vão continuar a paralisação mesmo após a decisão judicial.

Fonte: agência Brasil e folhaonline.

Educação: UNEB oferece 939 vagas pelo sistema SiSu

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), que utiliza o desempenho do candidato no Enem para ingresso em instituições de ensino superior, começam neste sábado (7).
cronograma_sisu
A UNEB está oferecendo 939 vagas para 87 opções de cursos em 22 campi da universidade na capital e no interior do estado. Do montante de vagas, 40% são reservadas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% a indígenas, de acordo com o edital do processo seletivo publicado pela instituição.
“A adesão ao SiSU reforça o compromisso que a universidade tem de oferecer educação de qualidade, inclusiva e gratuita”, ressaltou Jairo Sá, gerente de seleção discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB.
Os interessados em concorrer às vagas do certame devem se inscrever até o dia 12 de janeiro exclusivamente pelo site http://sisu.mec.gov.br, podendo escolher até duas opções de cursos oferecidos pela UNEB. As inscrições são gratuitas.
O sistema do MEC fará a seleção dos inscritos de acordo com o desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
A primeira chamada de candidatos selecionados será divulgada no dia 15 deste mês e a matrícula na universidade irá acontecer nos dias 19 e 20.
O termo de participação da UNEB no SiSU, informações sobre os cursos e turno das aulas, além dos documentos necessários para matrícula estão disponíveis no site www.uneb.br/sisu.

Informações: Prograd – tel. 0800 071 5000.

Fonte:Núcleo jornalismo/ascom/UNEB

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Economia: Entra em vigor a nova Tabela do IRRF

A nova tabela do Imposto de Renda retido na fonte, com as alíquotas que serão aplicadas nos salários deste ano para a declaração do Imposto de Renda em 2013, já estão em vigor.
De acordo com a nova tabela, estarão isentos da cobrança os trabalhadores que têm renda até R$ 1.637,11.
Pela tabela em vigor em 2011 --e que será usada no cálculo do imposto a ser declarado neste ano--, essa isenção era de R$ 1.566,61.
A correção aplicada na tabela foi de 4,5% --abaixo da inflação do período.
Há cinco faixas de tributação (veja nas tabelas abaixo). A maior alíquota, de 27,5%, passará a ser aplicada a quem ganha mais de R$ 4.087,65, contra R$ 3.911,63 no ano passado.
Compare, abaixo, as tabelas aplicadas em 2011 (usada no cálculo da declaração a ser prestada neste ano) e a atual (aplicada nos salários em 2012 e que servirá na prestação de contas do IR no ano que vem).


Tabela anterior
Renda (R$) alíquota (%) deduzir
Até 1.566,61 isento -
De 1.566,62 a 2.347,85 7,5 117,49
De 2.347,86 a 3.130,51 15 293,58
De 3.130,52 a 3.911,63 22,5 528,37
Acima de 3.911,63 27,5 723,95


Tabela atual
Renda (R$) alíquota (%) deduzir
Até 1.637,11 isento -
De 1.637,11 a 2.453,50 7,5 122,78
De 2.453,50 a 3.271,38 15 306,8
De 3.271,38 a 4.087,65 22,5 552,15
Acima de 4.087,65 27,5 756,53


Fonte:folhaonline