• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 10 de março de 2012

Governo Dilma: Presidência divulga nota sobre a saída do ex-ministro Afonso Florence

Florence volta à Câmera Federal-Foto:Google/reprodução

A Secretaria de Imprensa da Presidência da República divulgou nota neste sábado (10) na qual a presidente Dilma Rousseff afirma que o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, substituído pelo deputado Pepe Vargas (PT-RS), “prestou grandes serviços ao processo de inclusão social no campo”.


Na nota, a presidente diz que lamenta “interpretações em contrário”, se referindo a informações divulgadas na imprensa de que a saída de Florence estaria relacionada ao desempenho supostamente insatisfatório.De acordo com o blog de Cristiana Lôbo, Dilma trocou Florence por Vargas porque quer resultados de gestão. Segundo o comentarista Gerson Camarotti, da Globo News, a presidente avaliava como "sofrível" a atuação do ministro. 'O Globo' informou que o desempenho de Florence não agradava ao Planalto nem aos movimentos sociais do segmento da reforma agrária. Para a "Folha de S.Paulo", o ministro foi demitido "por deficiência". "O Estado de S. Paulo" atribuiu a saída de Florence a "ataques" dos movimentos sociais.No início da noite desta sexta-feira (9), o Palácio do Planalto anunciou que o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) assumirá o ministério no lugar de Florence, que deverá retomar o mandato de deputado federal pelo PT da Bahia. A data da posse de Vargas ainda não foi marcada.


Pepe Vargas organizava a campanha para disputar a Prefeitura de Caxias do Sul (RS) na eleição deste ano, mas disse ter sido convocado pela presidente para assumir a pasta.Leia abaixo a nota divulgada neste sábado pela Presidência:


Nota à Imprensa



"A presidenta da República, Dilma Rousseff, reiterou hoje os agradecimentos ao ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, por sua importante colaboração à frente da pasta.A presidenta lamenta interpretações em contrário e considera que Florence prestou grandes serviços ao processo de inclusão social no campo. No comando do Ministério do desenvolvimento Agrário, ele participou de ações que fortaleceram a agricultura familiar e ajudaram a melhorar a vida de milhares de brasileiros.A presidenta está certa de que continuará contando com o valioso apoio e a colaboração de Afonso Florence, que deixa o cargo para se dedicar a projetos importantes para seu estado, a Bahia. Secretaria de Imprensa"


Fonte:Correioda Bahia/reprodução

Brasil: Príncipe Harry para circulação de teleférico no complexo do Alemão no Rio

Os moradores do complexo do Alemão, na zona norte do Rio, e turistas não puderam usar o teleférico durante a passagem do príncipe britânico Harry pelo conjunto de favelas, neste sábado à tarde.
Veja galeria de fotos da visita do principe Harry ao Brasil
O transporte no teleférico, que tem seis estações e foi inaugurado no ano passado, foi interrompido às 13h30, antes da chegada de Harry, e só será retomado por volta das 15h.
O príncipe de 27 anos, que veio ao Brasil lançar uma campanha de promoção do Reino Unido, chegou por volta das 13h50 e foi recebido pelo secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame. Ele tomou o teleférico na estação de Bonsucesso, junto à linha do trem suburbano, e subiu até o alto do complexo, para participar de atividades com moradores.
"Não quero ver o príncipe, mas passear no teleférico com minhas duas filhas", reclamou Pérsida Moraes, 56, que veio de São João da Barra (SP) para passear no Rio. Ela esperava a liberação do transporte para subir. Depois, planejava conhecer o Pão de Açúcar. "Deixei o táxi rodando à minha espera."
A dona de casa Maria da Conceição, que mora no alto do morro do Adeus, um dos morros do complexo de 120 mil moradores, desceu para comprar soro para a neta na farmácia e não conseguiu subir. "Se eu soubesse que o príncipe vinha, não tinha descido."
Cerca de 40 pessoas estavam na estação Bonsucesso quando Harry chegou, e algumas aproveitavam para tirar fotos com o filho caçula de Charles e Diana, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.


Fonte:folhaonline/reprodução

Bahia: Casal de estelionatários queria vender uma ilha na Baía de Todos-os-Santos

Maurício foi ex-empresário do cantor Ricardo Chaves-Foto:Informe Nordeste/reprodução


O casal de estelionatários, preso na manhã de sexta, 9, acusado de aplicar diversos golpes contra empresários na Bahia, dentre eles o cantor Ricardo Chaves, pretendia vender uma ilha na Baía de Todos-os-Santos, pertencente a uma pessoa já morta, pelo valor de R$ 35 milhões.
“O empresário (que iria comprar a ilha) pagou o sinal e depois descobriu no cartório que a escritura do local era falsa, aí denunciou o golpe”, informou Pilly Dantas, titular da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), na tarde desta sexta-feira, 9.
De acordo com a delegada, Maurizzio se apresentava como presidente do Grupo Ohana Participações S/A, formado por empresas de entretenimento e construtoras. A maioria das empresas são de fachada. A mulher aparece como sócia e a empregada, Claudia Maria Pedrosa dos Santos, 38, como dona de algumas das empresas. "Ele firmava contratos e não cumpria serviços", explica a delegada, que vai solicitar a quebra do sigilo bancário e fiscal da quadrilha para descobrir a quantia obtida com os golpes.
Prisões - O empresário Maurizzio Cersósimo Mattos, a esposa Cláudia Patrícia Mattos e a funcionária do casal Claudia Pedrosa foram presos, no início da manhã desta sexta-feira, 9, em um condomínio de luxo no Litoral Norte da Bahia, onde residiam. Maurizzio foi preso sob a acusação de falsificação de documentos, estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
Em depoimento, a funcionária do casal, Claudia Pedrosa, contou que trabalhava como empregada doméstica com a família há 20 anos e que tinha conhecimento que seu nome era usado como sócia de empresas de Maurizzio. No entanto, ela afirma que nunca recebeu benefícios por isso.
A delegada Pilly Dantas contou que investigações já duram alguns meses e tiveram início a partir de denúncias de vítimas, entre elas o cantor de axé Ricardo Chaves. O artista tem um processo criminal na justiça contra o ex-empresário. "Temos quatro inquéritos, com diversas vítimas. Mas, acredito que com a prisão dele, outras vítimas irão surgir", disse a delegada.
Pelo Twitter, o cantor comentou a prisão do casal: "Acabei de saber que a pessoa que mais me prejudicou na vida acabou de ser PRESA! Acho que é o fim do pesadelo que tenho vivido desde 2004! Foram longos anos de luta contra um casal de delinquentes que agora estão no devido lugar: Maurizzio Mattos e Claudia Mattos. Hoje pela manhã a polícia levou de casa os dois presos."
O mandado de prisão preventiva de Maurizzio foi expedido pela 2ª Vara Criminal de Salvador. A esposa e a funcionária estão em prisão temporária.
Crimes - Além da Bahia, o casal de estelionatários agia em Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Fora do país, Maurizzio Cersosimo chegou a ser preso nos Estados Unidos, em 14 de outubro de 2004, por tentar descontar, na cidade de Houston, no Texas, um cheque no valor de 1 milhão e 600 mil dólares, proveniente de um golpe aplicado em uma empresa paulista.
Segundo a Polícia Civil, em fevereiro do ano seguinte, poucas semanas antes de uma audiência na Justiça americana, Maurizzio fugiu para o Brasil, entrando no país com um passaporte italiano, já que tem dupla cidadania. O passaporte brasileiro continua retido nos Estados Unidos, onde o golpista não pode mais retornar, sob o risco de ser preso novamente.




Fonte:atardeonline/reprodução

Bahia: Sérgio Gabrielli é o candidato do PT ao governo em 2014, diz site

Gabrielli assumiu a Sec. Planejamento no lugar do dep.federal Zezéu Ribeiro -Foto:Reprodução

Esforço circense

Na posse de Sérgio Gabrielli em seu secretariado, ontem, o governador da Bahia, Jacques Wagner, exibiu talento artístico para não desagradar os pré-candidatos à sua sucessão, jurando não ter favoritos. Mas tem.

Pinta de candidato
A facção petista majoritária Construindo um Novo Brasil, liderada por Lula e da qual fazem parte Wagner e José Dirceu (que foi à festa), já definiu: Sérgio Gabrielli será o candidato do PT ao governo da Bahia.

Também quero
Querem disputar o governo da Bahia, com aval de Wagner, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, os prefeitos Luiz Caetano (Camaçari) e Moema Gramacho (Lauro de Freitas) e a senadora Lídice da Mata (PCdoB-BA).





Fonte:site do jornalista Claudio Humberto.com.br /reprodução

edição 10/03/12

Governo Dilma: Afonso Florence cai, e Desenvolvimento Agrário já tem novo ministro



O deputado gaúcho Pepe Vargas (PT) acaba de ser nomeado o novo ministro do Desenvolvimento Agrário. A Presidência informou que lançará uma nota ainda hoje (9) para anunciar a decisão da presidenta Dilma Rousseff. Vargas entra no lugar do até então ministro Afonso Florence(foto) do PT, que foi indicado pelo governador da Bahia, Jaques Wagner. Porém, ele vinha sendo muito criticado pelo desempenho a frente da pasta. Desta forma, Pepe vai deixar a pré-candidatura à prefeitura de Caxias do Sul, além de abrir vaga na Câmara para o primeiro suplente do PT, o ex-tesoureiro nacional do partido Paulo Ferreira.







Florence deve voltar à Câmera-Foto:reprodução

Fonte:Blog de Claudio Humberto/reprodução

UNEB convoca candidatos em terceira chamada, matrícula 16/03



UNEB divulgou, hoje à noite (9), a relação de 343 candidatos aprovados em terceira chamada no Vestibular 2012 com entrada no primeiro semestre letivo, nos campi da capital e interior do estado.
Todos os convocados devem efetuar a matrícula exclusivamente na próxima sexta-feira, dia 16, na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.
O gerente de seleção discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade, Jairo Sá, lembra que toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração.


“O não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga”, completa Jairo.
De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UNEB, os candidatos devem ficar atentos, pois ainda há possibilidade de novas chamadas.


Informações: no endereço eletrônico http://www.vestibular2012.uneb.br/.




Fonte:Site Instituição /reprodução

sexta-feira, 9 de março de 2012

UNEB convoca candidatos da Lista de Espera do SiSu



Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB convoca para matrícula, em segunda e última chamada, os candidatos aprovados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação (MEC), para os cursos de graduação presencial oferecidos pela universidade.
O candidato deve efetuar matrícula exclusivamente no dia 15 de março, no departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h ou das 13h30 às 19h, de acordo com o edital de convocação.


Jairo Sá, gerente de seleção discente da Prograd, lembra que os candidatos que não comparecerem ao local de matrícula, na data e horário estabelecidos no edital, munidos da documentação exigida, perderão o direito à vaga.


Dados sobre os cursos e turnos das aulas, além dos documentos necessários para a matrícula, podem ser encontrados no site www.uneb.br/sisu.


Informações: Prograd/Campus I – tel. 0800 071 5000.



Fonte:Site da instituição.

Futebol: Ricardo Teixeira deixa CBF

Ricardo Teixeira pediu nesta quinta-feira licença do cargo de presidente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. Motivo: problemas médicos, conforme o Estadão divulgou semana passada. O afastamento será de no máximo de 60 dias, prazo estabelecido pelo estatuto da própria entidade. A CBF ainda não oficializou a saída do dirigente.
Em seu lugar assume, também como era previsto, José Maria Marin, vice escolhido pelo próprio Teixeira em comunidado enviado aos presidentes das federações estaduais. A decisão de deixar o cargo provisoriamente neste começo de ano havia sido ventilada na última reunião que Teixeira fez com seus pares do futebol, quando existia também a possibilidade de o dirigente, no cargo desde 1989, pedir afastamento em definitivo.
Marin é o vice mais velho da CBF. Pelo estatuto da entidade, ele é que comandaria o futebol brasileiro na ausência de Teixeira.




Fonte:Estadão/reprodução

quinta-feira, 8 de março de 2012

EUA premiou a major da PM do Rio Priscila Azevedo

PM Priscila ao lado de Michele Obama e Hillary Clinton-Foto:Alex Wong/Getty imagens/AFP


Departamento de Estado norte-americano premiou nesta quinta-feira (8) a major da Polícia Militar Priscila de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro. Ela foi elogiada por sua "liderança e a coragem excepcional".
Anualmente, os EUA entregam prêmios para mulheres que se distinguem ao redor do mundo pela coragem. A secretária de Estado Hillary Clinton presidiu a entrega em Washington este ano.
O papel de Priscila na pacificação das favelas cariocas foi louvado pelo Departamento de Estado. Na ocasião, em 2007, ela chegou a sofrer um sequestro-relâmpago.
Emocionada, a major chorou durante a cerimônia, que ainda premiou outras nove mulheres. Priscila recebeu um trófeu das mãos da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama.




Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Brasil: "Não há diagnóstico de depressão" diz médico sobre ex- Presidente Lula



 

                                                                  Foto:Google/reprodução
Nem mesmo os filhos de Lula estão tendo trânsito livre no quarto do pai, no Hospital Sírio-Libanês, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na Folha desta quinta-feira.
Além dos médicos, só a ex-primeira-dama Marisa Letícia e um segurança podem abrir a porta sem pedir licença.
No domingo, Lula foi internado na instituição por causa de uma pneumonia. De acordo com os médicos, a doença é efeito da baixa imunidade causada pelo tratamento contra o câncer na laringe, diagnosticado em outubro.
Na segunda-feira, foram feitos exames que identificaram a pneumonia, mas não se sabe qual foi o agente causador, que pode ser vírus, bactéria ou fungo.
Lula foi impedido de receber visitas. O médico Artur Katz afirmou que a medida serve para dar um "descanso na corda vocal".
"O tratamento ao qual o presidente fez é extraordinariamente pesado", afirmou.
O ex-presidente perdeu o humor. Desde domingo, ele está mais irritado e impaciente.
No entanto, segundo os médicos que o tratam, não há diagnóstico de depressão. "Ele está incomodado, de saco cheio. Pergunta a todo momento quando vai melhorar", afirma um deles. 

Fonte:folhaonline/reprodução

Futebol: CBF divulga tabela do Brasileirão 2012 série A




 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira a tabela oficial do Campeonato Brasileiro de 2012, que terá início em 20 de maio e conclusão no dia 2 de dezembro. O critério de guardar os clássicos estaduais para a última rodada foi mantido, mas com "trocas" nos casos de São Paulo e Rio de Janeiro, os Estados que possuem mais equipes na primeira divisão (seis e quatro, respectivamente). 


Por exemplo: se na temporada passada, que culminou com o quinto título brasileiro do Corinthians, a rodada final da competição teve o time alvinegro diante do Palmeiras, desta vez o clube do Parque São Jorge vai enfrentar o São Paulo no Morumbi. E o vice-campeão Vasco, que fechou a campanha de 2011 diante do Flamengo, desta vez enfrenta o Fluminense em sua última partida.
A adoção dos clássicos estaduais na última rodada começou em 2011, depois da polêmica que tomou conta das rodadas finais das edições anteriores do Brasileiro. A medida visa evitar as suspeitas de "entregadas" de equipes que não brigam mais por título, vaga na Libertadores ou fuga do rebaixamento, para prejudicar rivais que ainda estão na disputa. 

Fonte:Portal Terra/reprodução

quarta-feira, 7 de março de 2012

Concursos: Prefeitura de Lauro de Freitas contrata UNEB para continuação do Concurso



A Prefeitura de Lauro de Freitas fechou hoje (8) contrato com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para dar continuidade ao concurso público 001/2011 e já anunciou a realização das provas para os dias 6 de maio, nível superior, e 20 de maio para os níveis médio e fundamental. Os locais de prova e o cronograma do concurso serão divulgados oportunamente nos meios de comunicação.
O concurso foi suspenso no último domingo (4), quando se registraram tumultos em alguns locais onde estava sendo realizadas as provas para os cargos de nível médio e fundamental. “Constatamos falhas na organização da empresa que tinha sido licitada para executar o concurso e concluímos que não havia possibilidade de dar prosseguimento com a mesma empresa”, informa a prefeita Moema Gramacho. Um comunicado oficial da Prefeitura informa ainda que as inscrições serão mantidas. Veja a íntegra do comunicado abaixo:




COMUNICADOCONCURSO PÚBLICO


A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas comunica aos candidatos inscritos no Concurso Público 001/2011 a suspensão das provas que seriam realizadas neste domingo, dia 11 de março de 2012. Informa ainda que já fez o distrato com a empresa licitada anteriormente e contratou a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para dar continuidade ao Concurso. Foi elaborado um novo cronograma e as provas serão realizadas no dia 6 de maio de 2012 para nível superior, e 20 de maio de 2012 para níveis médio e fundamental. As inscrições estão mantidas e os locais de realização de provas serão divulgados oportunamente em veículos de comunicação e no site http://www.laurodefreitas.ba.gov.br/.




Lauro de Freitas, 7 de março de 2012.
Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas



Fonte: Decom da Prefeitura de Lauro de Freitas/UNEB/reprodução

Delegado não descarta relação do assassinato da menina Julia com magia negra


 


                                                              Foto:Jefferson Messias/reprodução

O delegado de Lapão, Ciro Palmeira, responsável por investigar as circunstâncias do assassinato da menina Júlia Lima Rodrigues da Souza, de 8 anos, não descarta a possibilidade de que a garota tenha sido vítima de um ritual de magia negra, praticado por Maria Fátima dos Santos(foto). “No interrogatório, ela negou que a morte de Júlia tenha relação com oferendas ou rituais de magia negra, mas estamos investigando os lugares onde ela passou, cidades para onde ela viajou nos fins de semana anteriores para ver se em algum deles houve encontros do pessoal que participa desses rituais. Não tem nada descartado por enquanto”, afirmou em entrevista ao programa Acorda pra Vida, da Rede Tudo FM 102.5, nesta quarta-feira (7). O corpo da menina, filha do vereador Getúlio Silva, foi encontrado em uma fossa com sinais de enforcamento e um saco na cabeça. As motivações para o assassinato ainda são um mistério para a polícia. “Ela disse que estava ansiosa e sentiu vontade de matar e que, do mesmo jeito que foi Júlia, podia ter sido qualquer outra criança. Ela disse que escolheu Júlia pela facilidade, já que ela era amiga de sua filha e costumava visitar a casa”, revelou o delegado. Após confessar o assassinato e ter a residência destruída por moradores revoltados com a crueldade do crime, Maria de Fátima foi transferida para a delegacia de um município próximo à Lapão, onde permanecerá até a conclusão do inquérito.

Fonte:Informações do BN.

terça-feira, 6 de março de 2012

Vestibular 2012: UFBA divulga 2ª chamada



A Universidade Federal da Bahia divulgou na noite de segunda-feira (05) a segunda chamada do vestibular 2012.
A reclassificação para ingresso neste primeiro semestre está disponível no site da Secretaria Geral de Cursos.
Na lista, consta a relação de aprovados para os cursos oferecidos em Salvador, Vitória da Conquista e em Barreiras, no sudoeste do estado.









Fonte:Site da instituição

Desembargadora Sara Brito toma posse no TRE-BA

Foto:reprodução

A desembargadora Sara Silva de Brito foi eleita, por unanimidade, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A magistrada tomou posse no início da noite desta terça-feria (6) como membro efetiva da corte baiana e foram indicados seis juízes para compor o colegiado. A solenidade, realizada na sala de sessões do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, contou com as presenças da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, do governador em exercício, Otto Alencar (PSD), dos secretários estaduais de Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, e da Educação, Osvaldo Barreto, além de lideranças religiosas. Informações do BN.

Copa 2014: Comissão libera consumo de cerveja nos estádios


A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira a Lei Geral da Copa, em meio a críticas ao secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que sugeriu um "chute no traseiro" do Brasil para apressar a votação.
Depois de diversas mudanças, o projeto aprovado na comissão libera o consumo de cerveja nos estádios, desde que em copo plástico e somente durante a Copa do Mundo e Copa das Confederações, e também estabelece feriados em dias de jogos do Brasil.



A liberação da cerveja foi um dos pontos que sofreu resistência entre os próprios deputados, inclusive da base governista. Foram 15 votos a favor da bebida, e nove contra.
"Em nome da economia, quanto vale a vida? O jogo não é uma apresentação de teatro, é uma disputa. E nós sabemos o que o álcool pode significar nisso, com pessoas violentas", criticou a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC).
"Não é razoável investir R$ 1 bilhão em estádio que será ponto turístico e não poder beber. O momento é diferente da violência de anos atrás", defendeu o relator, Vicente Cândido (PT-SP).
O texto da Lei Geral da Copa deverá ir ainda ao plenário da Câmara e seguir para o Senado antes de virar lei.


MEIA-ENTRADA
Pela versão aprovada, os estudantes terão meia-entrada somente na categoria 4 de ingressos, na chamada "cota social". O benefício valerá também para integrantes do Bolsa Família e o preço final deverá sair a US$ 25 (cerca de R$ 45), com venda por meio de sorteios.
Ao contrário dos estudantes, os idosos terão o desconto em todas as categorias, que inclui ingresso de até US$ 900.
Segundo o relator, Vicente Cândido (PT-SP), a meia-entrada na categoria 4 foi a solução encontrada para atender aos estudantes e Fifa.
Além da meia-entrada, os estudantes serão afetados durante a realização dos jogos.


DANOS
Um dos motivos para o adiamento da votação, no início deste ano, foi a discussão sobre em quais situações o governo deve bancar prejuízos da Fifa. A entidade pressiona para que sejam incluídas situações como desastres naturais.
No texto aprovado, ficou a versão feita pelo governo, que só bancará prejuízos em casos de "ação ou omissão". Num acordo com a Fifa, a Advocacia-Geral da União fará um documento com detalhes dessas situações.


"CHUTE NO TRASEIRO"
Antes de votarem a lei, os deputados reclamaram da postura do dirigente da Fifa.
"As Copas anteriores também tiveram problemas e o Valcke não tem que meter o nariz onde não foi chamado", disse o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). "Não é de hoje que ele se expressa de forma arrogante", disse o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ).


BEBIDAS ALCOÓLICAS

A permissão vai ocorrer em copos de plástico, sendo vedado o uso de qualquer outro tipo de embalagem. Para outras áreas de hospitalidades e festas, não há restrição.


FERIADOS
Fica mantido no texto, ainda, a possibilidade de a União declarar feriados nacionais nos dias em que houver jogos da seleção durante a Copa do Mundo. Estados e municípios também poderão declarar feriados os dias de partidas em suas cidades-sede.
Na primeira fase, o Brasil irá jogar nos dias 12 de junho (quinta-feira), 17 de junho (terça-feira) e 23 de junho (segunda-feira).


FÉRIAS ESCOLARES
Em 2014, os Sistemas de Ensino deverão ajustar os calendários escolares de forma que as férias escolares decorrentes do encerramento das atividades letivas do primeiro semestre do ano, nos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada, abranjam o período entre a abertura e o encerramento da Copa.


RESPONSABILIDADE CIVIL

A União responderá pelos danos que causar, por ação ou omissão, à FIFA, seus respectivos representantes legais, empregados ou consultores, na forma do art. 37, § 6º, da Constituição.


DINHEIRO A EX-CAMPEÕES
Todos jogadores, titulares ou reservas, das seleções campeãs mundiais de 1958, 1962 e 1970 receberão um prêmio/salário mensal de R$ 100 mil. Segundo o texto, o dinheiro irá para os atletas sem recursos ou com recursos limitados.




Fonte:Folhaonline/reprodução

segunda-feira, 5 de março de 2012

Filha do vereador desaparecida foi assassinada

Maria de Fátima confessou que matou a menina-Foto:reprodução

A menina Julia foi assassinada no povoado de Rodagem de Lapão -Foto:reprodução




A criança Julia Lima Rodrigues de 8 anos filha do Vereador Getulio e da profa. Carla, foi encontrada morta em uma fossa de uma casa na tarde de hoje(5) no povoado de Rodagem, municipio de Lapão, de onde desapareceu na última sexta-feira(3)



O desaparecimento da menina mobilizou e sensibilizou toda a micro região de Irecê. Após intensa busca da Polícia e da sociedade,o corpo foi encontrado já em estado de gigantismo numa fossa da casa de uma mulher de nome Maria de Fátima dos Santos de 48 anos que também é moradora do povoado, e é a principal suspeita do crime, onde já se encontrava detida no complexo policial da cidade de Irecê e deverá ser reinterrogada pelo delegado Regional , tendo em vista que ontem ao ser detida pelo fato de ser a última pessoa vista com a criança negou qualquer envolvimento com o desaparecimento da menina Julia.



O corpo da menina está no IML de Irecê onde os peritos determinarão qual a causa da morte, e moradores do povoado de Rodagem revoltados com a morte da menina, atearam fogo na casa da suspeita num clima de muita revolta e indignação por parte de toda população.


Mulher confessa o crime


Agora a noite, em novo interrogatário feito pela Policia Civil, Maria de Fátima(foto) confessou que assassinou a criança porque segundo a mesma "amava a criança". A mulher está presa no complexo policial de Irecê.
































Presidente Dilma desautoriza assessor a falar sobre juros na Alemanha



 

                                                    Marco Aurélio foi desautorizado pela Presidente -Foto:Google/reprodução
Dilma desautorizou o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, que na véspera havia indicado que o Banco Central irá anunciar nova queda da taxa básica de juros esta semana na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária)
"No meu governo, é o BC, Alexandre Tombini, nem eu nem ninguém tem autorização para falar sobre juros", disse a presidente em Hannover, na Alemanha.
Na chegada a Hannover, no domingo à noite, Marco Aurélio Garcia havia dito que haverá "uma queda moderada" nos juros.
"Esse caminho já está definido, e com sucesso, porque não estamos tendo inflação", disse Garcia.
Depois de participar da cerimônia de abertura da Feira Internacional de Tecnologia de Informação, Telecomunicações, Software e Serviços (Cebit), a presidente Dilma jantará com a chanceler Merkel, com quem pretende abordar a crise cambial e a crise na Europa.
Na última semana, a Dilma criticou as políticas expansionistas dos países desenvolvidos e chamou a injeção de capital na zona do euro de "tsunami monetário".
Na quarta-feira, o BCE (Banco Central Europeu) injetou 530 bilhões de euros (R$ 1,2 trilhão) no sistema financeiro da zona do euro, numa tentativa de estimular a economia da região.
Durante a conversa que teve com jornalistas brasileiros no Hotel Luisenhof, onde está hospedada, Dilma sofreu um pequeno incidente: uma barra de ferro caiu no seu pé, e ela fez uma expressão de dor. "Vou mancar até amanhã", disse Dilma. 

Fonte:Folhaonline

Desaparecimento de filha de vereador mobiliza região de Irecê

Familiares da pequena Julia Lima Rodrigues que desapareceu na tarde da última sexta-feira (3), por volta das 17h, na comunidade de Rodagem de Lapão, estão desesperados a sua procura. Para fortalecer a campanha de busca pela menina eles publicaram uma foto dela na rede social, Facebook e acrescentaram também números de telefones para qualquer informação a respeito do caso. Julia é filha do vereador Getúlio, da cidade de Lapão. Contatos: (74) 9998-9813/ 9991-9628/ 9963-1937.




Fonte: Redação da Caraíbas FM/reprodução

domingo, 4 de março de 2012

Ex- Presidente Lula foi internado com infecção pulmonar

Uma infecção pulmonar levou o ex-presidente Lula de volta ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (4).
Segundo boletim médico, Lula foi internado após apresentar febre baixa. Constatou-se, então, infecção pulmonar de leve intensidade.
O político, em luta contra um câncer na laringe, está sendo tratado com antibióticos, via endovenosa.
Ele havia encerrado o tratamento contra o tumor no dia 17 de fevereiro. Na semana anterior, um exame havia apontado sumiço do tumor.
Lula deverá ficar internado pelos próximos dias.
O ex-presidente foi levado ao hospital no início desta tarde. Os médicos estavam monitorando o estado de Lula pelo telefone. Com as queixas de febre leve, decidiram internar o ex-presidente para facilitar a medicação.
O paciente será submetido a exames entre hoje e amanhã para diagnóstico mais preciso da gravidade da infecção pulmonar.
Diagnosticada em outubro, a doença não impediu que Lula continuasse a cumprir agenda política. Na semana passada, ele teve encontro com sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff, que durou três horas.
"Ele é um animal político", já resumiu o presidente do Instituto Lula e sócio do ex-presidente, Paulo Okamotto.


Fonte:Folhaonline/reprodução

Futebol: Em clássico Italiano, torcida do Lázio faz coros racistas ao brasileiro Juan

O zagueiro brasileiro Juan -Foto:Riccardo De Luca/Associated Press/reprodução

Em um clássico agitado, com direito a jogador expulso logo aos 8min do primeiro tempo e com coros racistas contra o zagueiro brasileiro Juan, a Lazio derrotou a Roma neste domingo, por 2 a 1, no estádio Olímpico de Roma, pela 26ª rodada do Campeonato Italiano.


Com o triunfo, a Lazio chegou aos 48 pontos e ocupa a terceira colocação, seis pontos atrás do líder Milan e três atrás da Juventus. Já a Roma tem 38 e é a sexta colocada.
A nota lamentável da partida foi causada por parte da torcida da Lazio, localizada atrás de um dos gols do estádio Olímpico, que fez coros racistas contra o brasileiro Juan, substituído aos 32min da segunda etapa por causa de uma contusão.


Inconformado em campo, Juan, muito vaiado, chegou a fazer sinal de silêncio para os torcedores. De acordo com o jornal "La Gazzetta dello Sport", os alto-falantes do estádio Olímpico pediram para que os torcedores parassem com os coros racistas.


O nervosismo do clássico foi sentido logo no início. Aos 8min, o goleiro holandês Stekelenburg cometeu um pênalti no atacante Klose e foi expulso. Hernanes cobrou e abriu o placar.

Mesmo com um jogador a menos em campo, a Roma não se abateu e conseguiu o gol de empate aos 16min, com Borini. O zagueiro Biava ainda tentou tirar em cima da linha, mas a bola entrou.
O gol da vitória da Lazio saiu aos 16min, dos pés de Mauri, que aproveitou um cruzamento e tocou de esquerda para as redes.

Além de Juan, a Roma teve Taddei e Fábio Simplício entre os seus titulares. Marquinho entrou no segundo tempo. Pela Lazio, os brasileiros André Dias, Matuzalem e Hernanes começaram a partida.

Fonte:Folhaonline /reprodução

Salvador: Polícia cerca Quilombo Rio dos Macacos para reintegração de posse

Agentes da Polícia de Choque da Polícia Militar (PM), tratores e policiais da base militar da Marinha estão no Quilombo Rio dos Macacos, dentro da área da Base Naval, em Salvador, na manhã deste domingo, 4.

A Marinha entrou na justiça com pedido de reintegração de posse da área, cujo prazo terminaria hoje. Este prazo, no entanto, havia sido adiado por cinco meses, após reunião realizada na última terça-feira (27), com representantes do governo federal.

Os cinco meses seriam utilizados para finalizar o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a fim de identificar se a área pertence mesmo aos quilombolas e há quanto tempo eles estão no local.

No local vivem cerca de 50 famílias. Apesar do impasse, o Governo Federal assegurou que todos os direitos da comunidade serão preservados.

Ainda não houve a reintegração de posse. No momento, integrantes do Movimento Desocupa Salvador tantam distribuir alimentos no local, mas não conseguem entrar na Base porque são impedidos pela polícia, segundo a integrante do Movimento Desocupa Salvador, Michele Perroni.

A Marinha entrou na justiça porque pretende expandir um condomínio para os seus oficiais no território, região limítrofe entre Salvador e Simões Filho.

A socióloga Vilma Reis se poscionou a favor dos quilombolas, afirmando que a
"Marinha do Brasil não pode tomar o Território de Rio dos Macacos, porque ela como instituição Brasileira não está acima das demais instituições nacionais".

Manifestação - Em janeiro, os integrantes da comunidade aproveitaram a presença da presidente Dilma Rousseff na Bahia para denunciar a pressão que a Marinha estaria fazendo para que eles deixassem a área, localizada dentro da Vila Militar.

Na ocasião, um grupo de 50 quilombolas realizou manifestação na área do pier marítimo de São Thomé de Paripe, com faixas reivindicando à presidente uma "solução" para o conflito de terras que, segundo eles, ocorre desde a década de 70, quando foi criada a Base Naval de Aratu.

De acordo com os moradores da área, as famílias estão no local desde a época da abolição da escravatura, há mais de 100 anos.




Fonte:Redação de atarde/reprodução

Judiciário: 'Ficha limpa é uma roleta russa. Fará vítimas para todo lado', diz Gilmar Mendes

Gilmar Mendes -Foto:André Dusek/AE/fev/12


Crítico de primeira hora da Lei da Ficha Limpa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirma que o Congresso, passadas as eleições, terá de mudar o texto. "Me parece que a Lei da Ficha Limpa vai causar vítimas em todos os partidos com essa amplitude. É uma roleta russa com todas as balas no revólver, feita pelos partidos ", diz.


Em entrevista ao Estado, Mendes defende enxugar os benefícios do Ministério Público que hoje são demanda do Judiciário, como licença-prêmio e auxílio-moradia, critica a falta de critério para os pagamentos de atrasados e afirma que a lei não permite a venda de férias pelos magistrados.
O ministro sugere ainda não ser possível, depois da decisão do STF sobre a Lei de Anistia, discutir a punição a militares, mesmo que a Comissão da Verdade venha a identificar responsáveis por crime s cometidos durante a ditadura militar. A seguir, os principais trechos da entrevista.


O Congresso deveria mudar a lei?


Me parece que a Lei da Ficha Limpa vai causar vítimas em todos os partidos com essa amplitude. É uma roleta russa com todas as balas no revólver, feita pelos partidos. Ainda vamos ouvir falar muitas vezes da Lei da Ficha Limpa. Vamos ter muitas peripécias. Acredito que o Congresso, passado o momento eleitoral, terá que rever essa lei, porque são muitas as perplexidades. O Congresso terá de assumir a responsabilidade em face da opinião pública. O Congresso talvez venha a se conscientizar de que não pode ficar aprovando leis simbólicas.

Que problemas o sr. vê na lei?


Por exemplo, os prazos de inelegibilidade são elásticos e infindáveis. A inelegibilidade pela rejeição de contas de prefeitos, por exemplo, pelos tribunais de contas. Será que isso é bom? Nós sabemos que temos problemas hoje nos tribunais de contas. Há uma excessiva politização e partidarização dos tribunais de contas. Ou nós não sabemos disso?


O senhor considera que possa haver julgamentos direcionados?


Não devemos ser ingênuos a ponto de não imaginarmos que pode haver manipulação. Imaginemos que um político importante seja condenado em primeiro grau numa ação de improbidade. Alguém desconhece a pressão que haverá sobre o tribunal para julgar também nesse sentido e torná-lo inelegível? Pressão eventualmente política, inclusive. Quem conhece a estrutura de alguns tribunais sabe que isso pode ocorrer e vem ocorrendo.




Fonte:Estadão/reprodução