• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 17 de março de 2012

Educacão: Universidades particulares reagem a mudança no ENADE

Representantes de diversas entidades do ensino superior privado se reuniram esta semana em Brasília e redigiram uma carta onde criticava as mudanças no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC). A medida publicada em portaria na quinta-feira (15) tem como objetivo evitar fraudes no exame que é responsável por avaliar a qualidade dos cursos superiores do país. O MEC recebeu denúncias sobre uma possível manipulação da participação dos alunos no Enade por parte da Universidade Paulista (Unip). A faculdade supostamente reteria os “maus alunos” no penúltimo semestre para que eles não fizessem parte da amostra da prova. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos.

O Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular reclama que a lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) prevê apenas a participação de alunos ingressantes e concluintes na prova e, portanto, qualquer mudança deveria ser feita na própria legislação e não por meio de portaria. “Essa é uma regra geral que as instituições de educação superior e toda a comunidade acadêmica incorporaram ao seu planejamento e gestão, confiando na segurança jurídica da medida”, diz a carta que foi encaminhada nesta sexta (16) ao ministro Aloizio Mercadante.Com informações da Agência Brasil.


Fonte:BN

UNEB divulga obras literárias e datas do Vestibular de 2013



A Universidade do Estado da Bahia divulgou em seu site a relação das obras literárias e a previsão do seu processo vestibular de 2013 através da Copeve. Confira o comunicado abaixo:



O Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB — antiga Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) — comunica que a realização das provas do Vestibular 2013 da universidade está prevista para os dias 25 e 26 de novembro. A CPS também já divulgou as obras literárias que vão constar no conteúdo programático do processo seletivo, conforme a relação abaixo:

Atenciosamente,
Romilda Costa AlmeidaCoordenadora-geral da CPS


Fonte:Site da Instituição.

Imagem:reprodução

Universidade de SP frauda MEC e paga comissão a igrejas, diz Jornal

A Uniesp, um dos maiores grupos educacionais de São Paulo, está pagando comissão a entidades religiosas que lhe indicam universitários, utilizando verbas recebidas dos governos federal e estadual. A instituição paga 10% do que recebe do Fies (financiamento estudantil) por aluno que aderir ao programa. Segundo a Uniesp, que diz agir dentro da lei, 2 mil estudantes foram indicados dessa forma, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.


Há acordo com entidades católicas, evangélicas e adventistas. A mensalidade de quem tem o financiamento federal, no entanto, chega a ser três vezes mais cara do que a de quem não está no Fies - 12,5 mil dos 65 mil alunos da Uniesp contam com o benefício. O Ministério da Educação afirmou que irá investigar o caso, mas adiantou que há indícios de irregularidades, é proibido cobrar mensalidade superior dos alunos que contam com o Fies. Segundo o acordo da Uniesp com entidades religiosas, essas, além de indicar alunos, as igrejas tentam promover a transferência de estudantes de outras faculdades para o grupo.

Fonte:portal Terra/reprodução

quinta-feira, 15 de março de 2012

Concursos: PF abre inscrições para agente e papiloscopista



A Polícia Federal publicou, no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (15), os editais de abertura dos concursos públicos para 500 vagas de agente de polícia federal e 100 de papiloscopista policial federal. Os dois cargos exigem nível superior em qualquer área e tecnólogos também podem participar da seleção.



O salário é de R$ 7.514,33 para jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de tempo integral e com dedicação exclusiva. As inscrições podem ser realizadas através do site www.cespe.unb.br/concursos

das 10h desta sexta-feira(16) até as 23h59 do dia 3 de abril.



A taxa é de R$ 125. Uma das exigências é que o candidato tenha carteira de habilitação, no mínimo, categoria “B”. De acordo com informações presentes no edital, o agente de Polícia Federal deverá executar investigações e operações policiais na prevenção e na repressão a ilícitos penais, entre outras atividades. Já o papiloscopista deverá executar, orientar, supervisionar e fiscalizar os trabalhos papiloscópicos de coleta, análise, classificação, subclassificação, pesquisa, arquivamento e perícias.



Os selecionados para este cargo também deverão dar assistência à autoridade policial e desenvolver estudos na área de papiloscopia. Os concursos abrangem, preferencialmente, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima, além de unidades de fronteira. O candidato passará por prova objetiva, prova discursiva, exame de aptidão física, exame médico e avaliação psicológica. Estas etapas serão realizadas em todas as capitais e no Distrito Federal. A provável data de realização das provas objetiva e discursiva é seis de maio.



Fonte:Bahianotícias/reprodução

SEC vai divulga lista de aprovados para Assistente Administrativo nesta quinta (15)

Quem participou do concurso para o cargo de Assistente de Atividade Administrativa da seleção do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), em janeiro deste ano, deve ficar atento à lista de convocação. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia divulgou nesta quinta-feira (15) o resultado do processo. Para saber se foi aprovado, basta acessar o site da http://www.consultec.com.br/ e o Portal da Educação http://www.educacao.ba.gov.br/



No total, foram convocados 1.396 candidatos para vagas do interior do estado. A contratação é válida pelo período de dois anos, podendo ser renovado por igual período. Quem for convocado tem até cinco dias úteis, a partir da data de publicação do edital.



É preciso comparecer as sedes das Diretorias Regionais de Educação (Direc) dos respectivos municípios. O atendimento será realizado impreterivelmente das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.




Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Saúde: Gestão do hospital regional de Irecê voltará ser gerido pelo Estado

Entrada principal do hospital regional de Irecê -Foto:reprodução


O prefeito de Irecê José Dourado das Virgens (PT) anunciou nesta quarta-feira (14) que o Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho voltará a ser gerido pelo governo do Estado. A decisão foi tomada ontem (13), em reunião entre o prefeito, o secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, o Chefe da Casa Civil, Rui Costa e o deputado estadual Joacy Dourado. A secretária da Saúde de Irecê, Ana Cássia Dourado, o diretor geral do Hospital, Severino Abreu, e o secretário municipal de Administração e Fazenda, Alcides Cavalcante, também participaram do encontro.

O gestor disse que o Estado reassume a gestão do Hospital Regional para aliviar o município, que está sobrecarregado com os altos custos. “O hospital volta à sua origem, à responsabilidade de quem tem responsabilidade com ele, que o governo do Estado, para tirar esse peso das nossas costas”, desabafou. José das Virgens disse ainda que a partir de agora o município passará a focar mais na saúde, assegurando, novamente, que o Hospital Municipal será reaberto e que vai instalar o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Droga (Caps-AD3).

Em três meses, segundo afirmou o prefeito, será concluída a transição do Regional para o governo do Estado. Sobre o quadro de servidores da unidade, o chefe do Executivo disse que “o patrão agora é o Estado e não a prefeitura”, e “caberá ao Estado decidir quem fica e quem sai”. O gestor acredita que a grande maioria dos funcionários deverá permanecer. “São verdadeiros heróis e heroínas, pessoas de Irecê e região, que certamente não serão substituídos por pessoas de fora”, completou, ressaltando que já solicitou do Estado celeridade nas obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).



Fonte:Irecê reporter/ Pascoal Ferreira/reprodução

quarta-feira, 14 de março de 2012

Educação: Inscrições para o cursinho UPT terá nova data

As inscrições para o Projeto Universidade Para Todos - UPT de 2012 que inicialmente seria no período de 13 a 26/03/12 conforme anteriormente divulgado, sofreu alteração por parte da SEC-Secretaria de Educação do Estado.

A novo período de inscrições  será divulgado  brevemente pela SEC.

Fonte:Coord.Pólo Irecê

Educação: MEC anuncia mudanças no ENADE



 
 
                                                                    Imagem:Google/reprodução
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira, 14, que o governo irá mudar algumas regras do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para que não seja permitido “procedimento que não assegure a efetiva avaliação dos alunos”. De acordo com o ministro, a prova será aplicada também aos alunos do penúltimo semestre – antes o exame era restrito aos formandos.
A decisão vem após a divulgação de denúncias encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC) sobre uma possível manipulação da participação dos alunos no Enade por parte da Universidade Paulista (Unip).
A faculdade supostamente reteria os “maus alunos” no penúltimo semestre para que eles não fossem inscritos no Enade. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos. O MEC solicitou que a instituição encaminhe todas as informações para que o caso seja investigado.
O Enade é aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a estudantes concluintes e ingressantes de cursos superiores de universidades públicas e particulares. A cada ano é avaliado um grupo específico de cursos de graduação.
O objetivo da prova é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelas instituições. Aquelas que apresentam resultados insatisfatórios podem sofrer sanções pelo MEC, como corte de vagas e até fechamento do curso.
A Unip nega qualquer tipo de manobra ou irregularidade na inscrição dos alunos. De acordo com a direção da universidade, a melhoria dos resultados nas últimas edições do Enade é resultado das inovações implantadas pela instituição em seus cursos. Mercadante não informou se as mudanças valerão para a edição do Enade de 2012.

Fonte:ag. Brasil/reprodução

terça-feira, 13 de março de 2012

Bahia: PF prende médico acusado de liderar quadrilha que fraudava vestibulares de medicina em 5 Estados

A Polícia Federal desarticulou, na manhã desta terça-feira (13), uma quadrilha que fraudava vestibulares de medicina em cinco Estados brasileiros. A operação resultou na prisão de 11 pessoas. O médico Luciano de Souza Cançado, de 38 anos, foi preso na Bahia, segundo informações da assessoria da PF. Natural de Goiânia (GO), ele é apontado como líder da quadrilha na cidade de Ibiquera (BA) onde presta serviço no Posto de Saúde da cidade.

Após um mandado de busca e apreensão em sua residência, na cidade  de Lauro de Freitas, policiais encontraram documentos, computadores e celulares que podem ligar Luciano às fraudes.

Além de Luciano, outras 10 pessoas foram presas até o momento: duas no Estado de São Paulo, uma no Rio Grande do Sul, uma no Pará, três no Piauí, duas em Goiás, e uma em Tocantins. Na residência de dois dos investigados, foram apreendidas duas armas de fogo.
A pedido da Operação Arcano, foram expedidos 15 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão. Os demais investigados estão sendo procurados e poderão ser presos ainda hoje.
Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação de quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de 2 a 8 anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato.

Fraude - Para realizar a fraude, a organização contou com três grupos distintos: o primeiro cooptava os vestibulandos; o segundo se encarregava de treiná-los no uso do equipamento de comunicação conhecido como “ponto eletrônico”; enquanto o terceiro era composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava para os alunos.
Foi detectada a ação do grupo criminoso em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso.

Fonte:atardeonline/reprodução em 13/03/2012

Ricardo Teixeira deixa CBF após 23 anos

José Maria Marin -Foto:Ricardo Moraes/reprodução

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 64, renunciou à confederação que controla o futebol nacional. Além disso, também deixou o COL (Comitê Organizador Local da Copa-2014), a cerca de dois anos para o Mundial.
Em carta lida na manhã desta segunda-feira no Rio pelo seu sucessor, José Maria Marin, 79, um de seus cinco vices, ele diz que vai cuidar da saúde e ficar com sua família, mas se colocou à disposição para continuar "colaborando com o futebol brasileiro".
Marin cumprirá o restante do mandato, até 2015. E também herderá o cargo no COL. "Vou assumir o COL ao lado de um grande ex-jogador, o Romário", disse Marin, para em seguida corrigir e dizer Ronaldo, que já era integrante do comitê da Copa.
"Presidir paixões não é uma tarefa fácil. Futebol em nosso país é associado a talento e desorganização. Quando ganhava, era graças ao talento, quando perdia, imperava a desorganização", afirmava a carta.
"Fiz o que estava a meu alcance, sacrificando a saúde e renunciando ao insubstituível convívio familiar. Fui criticado nas derrotas e subvalorizado nas vitórias", completou.
A saída do cartola, mineiro de Carlos Chagas e desde 1989 no cargo, quando chegou ao poder amparado pelo então sogro e presidente da Fifa, João Havelange, chegou a ser dada como certa por presidentes de federações estaduais antes do Carnaval, mas Teixeira garantiu que continuaria com as atividades normalmente.
Em crise não só dentro de campo --com a seleção brasileira eliminada das últimas Copa do Mundo e Copa América logo nas quartas de final-- como também e principalmente fora dele --em meio a novas denúncias de corrupção--, Teixeira já vinha dando sinais de que poderia sair.
No início de fevereiro, demitiu o tio, Marco Antônio Teixeira, da secretaria-geral da entidade. Ele estava na função praticamente desde o começo do mandato do sobrinho no final da década de 1980.
No final do ano passado, já havia nomeado o então presidente do Corinthians, Andres Sanchez, para diretor de seleções. Além disso, o ex-jogador Ronaldo foi colocado dentro do COL. Depois, o ex-atleta Bebeto.


Em 29 de setembro de 2011, foi internado em um hospital no Rio apresentando dores abdominais. O boletim médico disse que Teixeira tinha uma diverticulite (inflamação na parede do cólon, ligado ao intestino grosso) não complicada. Assim, faria tratamento apenas com anti-inflamatório, analgésico e uma alimentação regulada, sem necessidade de cirurgia. Recebeu alta dois dias depois.

Enquanto esteve em observação, deu brindes para as pessoas que cuidavam dele, como bonés e camisetas da seleção brasileira.
Um mês antes, foi alvo de protestos em várias cidades do país contra a sua administração.
Além disso, enfrenta acusação de estar envolvido no maior escândalo da história da Fifa.


O chamado dossiê da ISL, ex-agência de marketing da entidade, falida em 2001, será avaliado pela Corte Federal da Suíça e tem documentos considerados comprometedores para Teixeira.
O processo, que tramita desde 2008, possui os nomes de dirigentes que supostamente receberam propina em negociação pelos direitos de transmissão de Copas do Mundo.


Pressionado, Teixeira perdeu força para virar o sucessor de Joseph Blatter na presidência da Fifa após a Copa de 2014, no Brasil.
Em 2000, chegou a enfrentar duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), no Congresso Nacional, porém o título da seleção no Mundial de 2002, segundo ele próprio, serviu para lhe dar força e terminar se mantendo à frente da CBF.


Seu mandato iria até 2015 graças a uma manobra no estatuto da confederação. Em 2008, ele conseguiu convencer os presidentes das federações estaduais a estender a gestão, de quatro para sete anos, para "não interferir" nos preparativos do país para a Copa-2014.


Sem ele, o estatuto da CBF diz que assumiria o vice-presidente mais idoso. Ao todo, eles eram cinco, um para cada região do país, e esse status acabou ficando com José Maria Marin, 79.


Representante do Sudeste e ex-governador de São Paulo, o dirigente recentemente foi flagrado por câmeras de TV colocando no próprio bolso uma das medalhas da premiação do título da Copa São Paulo de juniores conquistado no último dia 25 pelo Corinthians.
Na ocasião, Marin disse que se tratava de "uma cortesia" da Federação Paulista.
Fonte:Folhaonline/reprodução

segunda-feira, 12 de março de 2012

Bahia: Acidente mata 6 pessoas de Morro do Chapéu na BA- 052

o jovem Marielzo- Foto:reprodução


Geovaldo Dias (Caatinga) e sua esposa Noêmia-Foto:reprodução




Jailde Maia e sua filha Lavínia-foto:reprodução






O carro ficou completamente destruído-Foto:reprodução



Por volta das 19:30 de domingo seis pessoas da cidade de Morro do Chapéu a 384 km de Salvador, morreram em um grave acidente na rodovia BA-052 aproximadamente 5 km da cidade, próximo a uzina do Derba. De acordo com as primeiras informações, as vitimas estavam se deslocando para o povoado de São Rafael onde participariam de um culto religioso.
Os corpos de duas mulheres foram lançados fora, e os outros quatro ficaram dentro do carro, a policia técnica da cidade de Jacobina esteve no local onde realizou a pericia e a liberação dos corpos, que foram encaminhados ao IML da cidade de Jacobina e posteriomente serão entregue as famílias
De acordo com informações ainda não confirmadas, a causa do acidente teria sido causado por uma carreta, a polícia civil, militar e rodoviária estiveram no local, o trasito ficou lento e dezenas de carros ocuparam o acostamento.Além do condutor Geovaldo Dias (Caatinga) estavam no veículo sua esposa Noêmia, o filho Jonatas, além o jovem Marielzo, a jovem Jailde Maia sua filha Lavinia.
Comoção e dor
Desde a noticia do acidente, moradores da cidade de Morro do Chapéu se deslocaram até a residência das vitimas e o clima na cidade é de muita comoção
As vitimas são muito conhecidas, sendo um funcionário da secretaria de educação, um mecânico, um vendedor de uma loja de matérias para construção além de duas crianças.


Comoção nas Igrejas
A notícia chegou nas igrejas rapidamente e deixou todos os evangélicos comovidos, na Assembléia de Deus a notícia foi passada pelo Sargento Guirra, comandante da Polícia Rodoviária que estava participando do culto. Todos os fieis ficaram cerca de três minutos em silencio, varias pessoas choraram ao saber que se tratava de amigos, que congregavam na igreja Batista.

Fonte:Texto e fotos de RFnoticias/reprodução/Morro do Chapéu






domingo, 11 de março de 2012

Bahia: Governador diz que saída de Afonso Florence "foi um golpe na Bahia"

O governador Wagner na entrevista coletiva ontem(10) em Irecê -Foto:irecêrepórter/reprodução


O governador da Bahia Jaques Wagner(PT) lamentou a demissão do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence (PT) da equipe ministerial da Presidente Dilma. Segundo o mesmo , “Foi um golpe na Bahia. Mas é óbvio que não vou abalar minha relação com a presidente Dilma Rousseff”, a afirmação foi feita, em entrevista coletiva a imprensa na cidade de Irecê, no sábado (10), onde esteve em visita oficial para assinatura de autorização de obras na área de infra-estrutura no municipio. O governador ainda disse “A gente não se contenta nem se conforma com a saída dele (Afonso Florence). Não vejo nenhum motivo para sua saída. Creio que ela (Dilma) fez isso por questão mais política e não de gestão” O governador registrou ainda que a Bahia tem a 4ª população maior do país, é um estado que tem um “grande carinho” pelo governo federal e, diante desse destaque, deveria ser reconhecido de outra forma.



Como a visita foi logo no início da manhã de ontem(10) e a demissão do Ministro na sexta-feira à noite(9) tudo indicava que Wagner não foi comunicado pelo Planalto antes do anúncio para a imprensa. Normalmente com a saída de um Ministro, o substituto demora um pouco em razão das articulações, indicações dos partidos, do próprio PT, mas o nome para substituir Florence foi imediato, tendo o Dep. Federal Pepe Vargas do PT gaúcho indicado na mesma noite da saída do baiano Florence indicado para o ministério pelo governador baiano.



Na verdade, o nosso Estado desde o primeiro mandato de FHC que vem perdendo espaço no 1º escalão do governo federal. Quando o atual governador assumiu o Estado em 2007, tinha em seu amigo Lula a esperança da Bahia dar um salto em todos os índices econômicos e sociais e o Estado virar um canteiro de obras, o que não aconteceu, prova disso é o metrô de Salvador que até hoje está " fora dos trilhos".



Chega o governo Dilma e após 13 meses de mandato, já cairam dois ministros baianos, Mario Negromonte(cidades) e Afonso Florence(desenvolvimento agrário)e a perda da Presidência da Petrobras que era ocupada pelo atual secretario de planejamento Sergio Gabrielli. Quando Wagner fala do "grande carinho" que o Estado tem para com a União, a recíproca não tem sido verdadeira.



Não sei se o governador Wagner sabe disso, mas no interior, acontece a mesma coisa, alguns Prefeitos do PT vivem alardeando da "amizade" que tem com o governador e secretários de Estado, mas na prática, as coisas não acontecem e o tratamento dado pelo governo baiano tem sido igual o que a União faz com o Estado no atual momento.