• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 31 de março de 2012

Educação: UnB proíbe trotes violentos nos campus

A Universidade de Brasília (UnB) decidiu nesta sexta-feira (30/3) proibir trotes violentos que afetem a integridade física ou psíquica dos calouros. A resolução foi aprovada pelo Conselho da UnB (Consuni).
No dia 13 de abril, em nova reunião do Conselho, os destaques do relatório serão votados e o texto poderá sofrer mudanças. Um dos pontos a ser decidido é quem será responsabilizado em caso de trotes sujos, os alunos ou o Centro Acadêmico (CA) do curso.
O texto-base ainda proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos câmpus e festas nos CAs sem autorização prévia.
A medida foi aprovada pela grande maioria dos conselheiros, 42 a favor, nenhum contra e 13 abstenções. A resolução ainda não está em vigor.

Fonte:Correiobraziliense/reprodução

Judiciário: Após 18 anos professora acusada injustamente ainda não recebeu indenização do Estado de SP

Esse livro relata o abuso da imprensa no caso da escola de base em 1994-Imagem:reprodução

Após 18 anos, a professora Paula Milhin ainda sofre as consequências de uma acusação injusta. Ela e mais três pessoas foram acusadas de abusar sexualmente de alunos da escola onde trabalhavam, a Escola-Base. O caso aconteceu em março de 1994 e até hoje a professora não conseguiu retomar sua rotina. “Tudo mudou, hoje eu poderia estar com outro tipo de vida, a escola foi um sonho que acabou de um jeito que não dá para acabar”, conta Paula, que era uma das sócias do colégio.


O caso começou quando duas mães denunciaram a escola por acreditarem que seus filhos haviam sido abusados sexualmente. O caso ganhou repercussão nacional quando o primeiro delegado que fazia as investigações acusou sem provas os proprietários, durante uma entrevista, o que ocasionou desmoralização dos donos e o fechamento da escola. Da denúncia feita por duas mães de alunos até o fim das investigações foram cerca de quatro meses, segundo tenta se recordar Paula.


A reviravolta


Depois das acusações, tudo ficou fora do controle. “O casamento estava um pouco estremecido. E depois disso acabou de uma vez. Eu perdi praticamente tudo. A gente perde a dignidade, a moral, perde no lado financeiro”, relembra a professora, ainda abalada. Além dela, as filhas [hoje com 27 e 26 anos] também foram afetadas. “Tivemos bastante apoio da escola delas e dos professores, mas os pais das outras crianças não deixavam os filhos brincarem com elas, diziam que eram filhas de marginais e pediam para se afastarem”, relembra.


Quem conhece Paula percebe como a vida dela mudou. A professora engordou cerca de 50 quilos desde que tudo aconteceu. Sem emprego e salário, foi se afundando em dívidas. Chegou a ficar um período sem água em casa e contou com a ajuda de vizinhos e amigos até para tomar banho.
Hoje ela diz que vive para pagar as contas. “Não tenho dinheiro para sair, para me vestir, para nada. Não durmo pensando nisso e choro todos os dias”, contou, em lágrimas. Questionada sobre de onde vem a força para continuar lutando ela diz: “primeiro de Deus e depois da verdade. Quem é realmente inocente luta pela verdade. Hoje posso dizer que são as minhas últimas forças...”.


Justiça


A professora diz que atualmente não sabe como está a situação das outras vítimas. “Tínhamos um pouco de contato, mas depois cada um foi para a sua luta, ficou cada um por si. Fiquei sabendo que a Maria Shimada, que era minha prima, faleceu. Mas não soube mais nada”.
O objetivo de Paula, atualmente, é por fim a esse pesadelo. “O que eu quero e enfatizo muito é que estou precisando dessa indenização, de ajuda para poder vencer. Foi uma injustiça sim, e aí, como fica? Fica por isso mesmo?”, questiona. “Peço uma segunda chance, que nem deveria ser chamada de segunda chance, porque esse erro não é meu. Nenhum dinheiro do mundo vai pagar o que eu passei, mas vai me ajudar a tocar minha vida”, diz. “Eu estou vegetando, a minha vida é de luta, é de chorar, eu choro muito, todos os dias...”

Indenização


Depois que as investigações foram encerradas sem conseguir provar a culpa dos sócios da Escola-Base, as vítimas entraram com ação por danos morais e materiais contra o governo do Estado de São Paulo. A demora em ajuizar a ação - pois o primeiro advogado do caso disse a Paula que “não sabia como lidar com o caso” - atrasou o pagamento de indenização. Depois, com o segundo advogado, o processo também foi interrompido. O defensor morreu vítima de um infarto fulminante, o que a fez perder o prazo para ajuizar a ação.


Em dezembro de 1999, o terceiro advogado, Laércio José Loureiro dos Santos, que representa Paula até hoje, conseguiu que o governador Mário Covas assinasse um decreto renunciando a prescrição e autorizando o pagamento da indenização. Entretanto, o governo Geraldo Alckmin, que assumiu após a morte de Covas, teve um entendimento diferente do decreto e decidiu por não ressarcir as vítimas, segundo informou a assessoria de imprensa do advogado. No mês de dezembro do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo autorizou o pagamento da indenização no valor de R$ 250 mil, monetariamente corrigida e acrescida de juros moratórios. Esta é a mesma quantia já definida para os outros três donos da escola e três vítimas do caso.


Agora, a briga de Paula é para receber o valor por meio de débito administrativo, isto é, em dinheiro ou cheque, e não em precatórios, como o Estado propõe. “Com a demora em pagamentos por precatórios, ela pode nem receber este valor em vida”, explica o advogado. Ainda de acordo com Santos, não é comum o Estado fazer esse tipo de pagamento, mas há precedentes. E é isso que Paula espera que aconteça. “Eu quero receber essa indenização e reorganizar minha vida, pagar as minhas contas e ir em frente. Não adianta meu neto receber esse valor. Eu preciso que a justiça seja feita”, conclui Paula. (Band)



Fonte:site voz da Bahia

Bahia: Pré-candidato do PT assassinado é sepultado em Castro Alves

Uma multidão compareceu ao enterrro de Diógenes Oliveira -Foto:reprodução

Foi sepultado na manhã de sexta-feira, (30) às 10h30 no Cemitério Municipal Campo da Saudade em Castro Alves,o corpo do ex-prefeito Diógenes Oliveira, 61 anos, assassinado na manhã da última quinta-feira, 29, dentro de sua casa, durante o café da manhã. O velório foi realizado na Câmara de Vereadores da cidade, Onde os familiares amigos, prefeitos de cidades vizinhas, e o ex- ministro do Desenvolvimento Agrário Afonso Florence, a população prestaram o último adeus.
Diógenes Oliveira morava numa chácara, um pouco afastada do centro da cidade. A casa vivia aberta e sempre movimentada. Na quinta, por volta das 7 horas, quando ele tomava café com um dos filhos – Crisógenes Oliveira – e um amigo, dois homens armados pularam a janela da cozinha, obrigaram os dois acompanhantes dele a se afastar e atiraram duas vezes no ex-prefeito, que morreu na hora. Após os disparos, os criminosos levaram os celulares da vítima, do filho dele e do amigo e as chaves dos carros e da casa. Em seguida, fugiram em uma Courrier roubada.
Diognes era natural de Retirolândia, cidade do Território do Sisal, formou-se em contabilidade e foi morar em Castro Alves onde ingressou na política. Foi vice prefeito, assumiu a prefeitura depois da morte do titular e estava filiado no PT, por onde sairia candidato a prefeito na próxima eleição.
Informações de familiares eram que o mesmo estava muito bem nas pesquisas e deveria vencer.

Fonte:Calila Notícias/reprodução

Violência: Bandidos assaltam BB e PM é baleado em Jaguarari

Agência totalmente destruída-Foto:Bahia acontece/reprodução



A agência do Banco do Brasil do distrito de Pilar, no município de Jaguarari, no norte baiano, foi destruída na madrugada deste sábado (31) por bandidos. De acordo com a polícia, oito homens fortemente armados chegaram à cidade por volta das 3h, atiraram várias vezes contra a delegacia, cortaram a linha telefônica do prédio policial e seguiram para o banco. Testemunhas disseram que ouviram várias explosões. Durante a ação, uma policial militar foi baleada, mas não corre o risco de morrer. Os suspeitos do crime fugiram. A polícia ainda não tem informações se o dinheiro foi levado do caixa eletrônico.










Fonte:BN

sexta-feira, 30 de março de 2012

Educacão: Sinal amarelo para as universidades particulares

Imagem:Editoria Arte/revista isto é/reprodução

Em menos de três meses, a repercussão de problemas em cinco grandes grupos educacionais particulares acendeu o sinal de alerta para o ensino superior privado brasileiro. Só nos últimos dez dias, o Ministério da Educação (MEC) descredenciou a Universidade São Marcos, em São Paulo, e divulgou auditoria para investigar possíveis fraudes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) da Unip e de outras 30 instituições.



Na mesma semana, o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Campinas notificou a União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp) por suspeita de propaganda enganosa relativa ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies). A mesma instituição já foi proibida pelo MEC de usar a sigla Uniesp – por sugerir que se trata de uma universidade – e responde a diversos processos. Some-se a isso a demissão de cerca de dois mil professores pelos grupos educacionais Galileo e Anhanguera, seguida por queixas relativas ao aumento do número de alunos por sala de aula, a redução da carga horária presencial e a perda de qualidade nos cursos. Este cenário conturbado leva a uma pergunta obrigatória: estaria o aluno que ingressa nas faculdades particulares muitas vezes levando gato por lebre?


Por todo o País, as instituições privadas multiplicam-se rapidamente. De acordo com o último Censo da Educação Superior, elas já somam mais de 2.099 instituições – em 2000, esse número era menos da metade. Nelas estão 78% das matrículas no ensino superior e um poder de movimentação financeira de mais de R$ 28 bilhões anuais, de acordo com o último relatório do grupo Hoper, consultoria especializada em educação. O tamanho desses números impõe ao Ministério da Educação o desafio de não deixar que a educação se torne mero negócio. “Não há dúvida de que vamos precisar de mais gente e de pessoal especializado para dar conta dessa demanda”, diz Luís Fernando Massonetto, responsável pela recém-criada Secretaria de Regulação do Ensino Superior do MEC. O órgão, em funcionamento há menos de um ano, é uma resposta do Ministério aos mandos e desmandos perpetrados por instituições privadas. “Esperamos que com a secretaria se tornem mais claras as regras que devem ser seguidas pelas instituições particulares”, diz Adércia Hostin, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino.

FIM

Diante da dificuldade de controlar o setor, o que se vê são muitos alunos à deriva, sem saber o que fazer diante de arbitrariedades. Caso de Luiz Augusto de Sá, 24 anos, que foi obrigado a mudar sua formação superior de filosofia para psicologia. Aluno da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, ele descobriu, no início do ano, que seu curso havia sido extinto. “A reitoria achou inviável mantê-lo e o encerrou. Fomos informados da decisão só em janeiro”, conta. O fechamento súbito soma-se a duas ações coletivas na Justiça contra a instituição, recém-adquirida pelo grupo Galileo: uma por causa do aumento abusivo de mensalidades (que, no cálculo dos alunos, variou entre 18% e 40%) e outra para reverter a demissão em massa dos professores. “Com base nas homologações que recebemos, já são mais de 400 demitidos”, diz Wanderley Quêdo, presidente do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro. “Não tem como manter qualidade do ensino sem corpo docente.” O acúmulo de problemas tem incomodado os alunos. “Desde o início do ano, fizemos duas assembleias, com cerca de 500 estudantes em cada uma”, diz Igor Mayworm, aluno de história na Gama Filho e presidente da União Estudantil do Estado do Rio de Janeiro. “Em uma delas conseguimos levar o reitor, que prometeu sanar a falta de professores, mas isso ainda não aconteceu.” Procurado por ISTOÉ, o grupo Galileo não quis se manifestar.
Situação semelhante, porém ainda mais grave, acontece na Universidade São Marcos. Descredenciada pelo MEC por descumprir ordem de não realizar vestibular e sem pagar os professores, a instituição deixou ao léu seus mais de dois mil estudantes. Douglas Claudino, 30 anos, aluno do último período de administração da São Marcos, descobriu que a transferência obrigatória para outra universidade irá lhe valer ao menos mais um ano de curso. “Ia me formar agora, no meio de 2012”, diz. Embora muitos estudantes não tivessem a informação, a situação crítica da São Marcos não é nova. “Desde 2007 estamos alertando o MEC sobre problemas nessa instituição”, diz Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp). “Ela já deveria ter sido fechada há muito tempo.” Napolitano critica o Ministério pela morosidade na avaliação das denúncias e na tomada de medidas.

CRISE

Quem estuda o ensino superior brasileiro, porém, garante que os casos assistidos nos últimos meses são apenas a ponta do iceberg. Por detrás desses escândalos está a incompatibilidade entre a regulação existente e as mudanças que têm ocorrido no setor, cada vez mais dominado por grandes grupos empresariais. “A Lei de Diretrizes e Bases da Educação e outras portarias e decretos nos anos 1990 promoveram uma flexibilização muito grande do marco regulatório”, diz Aparecida Tiradentes, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. A especialista critica a falta de limites aos grupos empresariais que optam por maximizar seus lucros sem se preocupar com a qualidade do ensino. Para o professor Otaviano Helene, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o risco que se corre é o de deixar a educação sujeita apenas à lógica de mercado. “O que temos hoje são cursos de baixo retorno social, concentrados em poucas áreas de conhecimento, com carga horária pequena e distribuição geográfica equivocada”, resume.





Fonte: reportagem reproduzida da revista Istoé edição 30/03/12

Bahia: PM faz mudança no comando do COE e Choque




O efetivo da Polícia Militar da Bahia sofreu nada menos do que 47 mudanças, entre exonerações e nomeações, com a publicação da edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial do Estado. As alterações atingem cargos dos segundo e terceiro escalões da PM. Entre elas, o comandante de Operações Especiais, coronel Roberto Costa Guimarães, deixa o cargo para assumir a função de diretor do Departamento de Modernização e Tecnologia. Ele foi substituído pelo também coronel Nivaldo Nascimento dos Anjos, que estava lotado na Secretaria de Segurança Pública. Outro troca-troca de destaque ocorreu no Batalhão de Choque de Lauro de Freitas. Sai o tenente-coronel Pedro Jorge de Carvalho Fonseca, que passará a integrar a Academia da PM, e entra o major Paulo José Reis Azevedo Coutinho, que deixará o comando do Esquadrão Águia nas mãos do major Ricardo Passos Conceição, ex-chefe da 40ª Companhia Independente do Nordeste de Amaralina.


Fonte:BN


Imagem:Google

Copa 2014: Presidente da FIFA critica atraso das obras de infraestrutura

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, criticou o atraso nas obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014. Ele chamou a atenção do Brasil para que agilize as construções de estádios, aeroportos e infraestrutura no Mundial. "Convidamos o Brasil a continuar o desenvolvimento do que eles começaram [Copa]. Pelo menos votaram a lei no Congresso. A bola está no campo deles agora para jogar. Queremos atos e não mais só palavras", afirmou.


Fonte:site Claudiohumbeto.com.br

Tecnologia: Facebook terá o perfil Timeline para todos os usuários a partir de hoje(30)



O Facebook anunciou o perfil Timeline (linha do tempo) em setembro do ano passado, e os usuários puderam ir optando por testar o novo layout - compatível com o novo sistema de aplicativos Open Graphs - aos poucos desde lá. Mas, a partir desta sexta-feira, o visual passa vai ser aplicado a todos os perfis da rede social, mesmo que o usuário não queira.


O novo perfil é organizado de forma a exibir determinados dados que talvez o usuário não deseje que fiquem visíveis. Aquela declaração de amor da ex em 2006, por exemplo, que para ser vista precisaria que rolasse por todas as postagens dos últimos seis anos, agora fica acessível pelo menu à direita, onde facilmente se seleciona "2006" entre as opções. Por isso o momento é ideal para revisar as configurações de privacidade e garantir que amigos e outros usuários só vejam o que realmente convém.


A empresa de segurança F-Secure compilou algumas dicas do que precisa ser observado. A lista começa lembrando a possibilidade de deixar os posts antigos disponíveis apenas para amigos - antes, os amigos dos amigos também tinham acesso ao conteúdo.


Se a lista de amigos tem pessoas que talvez não se enquadrem na categoria, talvez seja a hora de eliminá-las. O novo perfil deixa isso mais fácil: na página de perfil, bata escolher "amigos" e, passando o mouse sobre o nome de cada pessoa, selecionar a caixa com o nome "amigos" e escolher a opção "desfazer amizade". Outra opção é criar listas para diferentes tipos de pessoas - colegas de trabalho, família, pessoas íntimas - e alterar manualmente a visibilidade dos conteúdos postados.


Assim como os amigos, os aplicativos também merecem um olhar mais atento. Os que não são mais usados podem ser removidos, e os muito antigos talvez possam ser eliminados. O mesmo vale para os "curtir", tanto os de conteúdos (o que é um pouco mais complicado de encontrar e desfazer), quanto os de páginas de fãs - na página do perfil, uma das caixas ao lado do nome do usuário mostra todos "likes", separados ano a ano.


Fonte:portal terra /reprodução

quinta-feira, 29 de março de 2012

Educação: UFPR divulga nota de repúdio ao "manual de sobrevivência"

Em comunicado oficial divulgado na tarde desta quinta-feira, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criticou o "manual de sobrevivência" elaborado por um grupo de alunos do curso que afirma que garotas têm a obrigação de "manter uma relação sexual" com os homens. "O setor de Ciências Jurídicas da UFPR vem expressar que repudia qualquer forma de manifestação com conteúdo discriminatório ou preconceituoso", disse a instituição em nota assinada pelo diretor, professor Ricardo Marcelo Fonseca e pela vice-diretora, Vera Karam de Chueiri.
O material de oito páginas, além de oferecer dicas dos melhores lugares para beber na região, mostra um tópico que ensina ao calouro "como se dar bem na vida amorosa utilizando a legislação brasileira". O livreto foi produzido pelo Partido Democrático Universitário (PDU), grupo que comandava o centro acadêmico da instituição até 2011, e foi distribuído neste mês aos estudantes.
Os responsáveis são acusados por grupos feministas e de esquerda da universidade de machismo e de incitar a prática ao estupro. A Assembleia Nacional de Estudantes Livre (Anel) publicou em seu blog uma nota escrita pelo Grupo de Gênero, do mesmo curso, também repudiando o ato.
O direção da faculdade afirmou que "defende de modo intransigente a liberdade constitucional de expressão, mas que, eventuais abusos no exercício deste direito, ao adquirirem dimensão institucional, serão objeto de apuração e eventual punição na forma das normas administrativas em vigor".

Fonte:portal terra/reprodução

Violência: Suspeitos do assassinato do Prefeito de Castro Alves são presos

O ex-Prefeito de Castro Alves Diógenes Oliveira

De acordo com informações da polícia, há pouco instantes ocorreu à prisão dos assassinos do ex-prefeito de Castro Alves Diógenes Oliveira, morto na manhã desta quinta-feira (29). Ainda segundo testemunhas, na perseguição dos policiais aos criminosos identificados como o veículo que eles usavam no momento da fuga virou nas proximidades da cidade de Itatim.


Segundo informações da polícia civil os acusados e são ciganos e tiveram seus nomes divulgados: Everaldo F. da Costa (46), Iago da Costa Gama (26) e Marcos da Costa Gama (29).


Após o acidente dois feridos foram conduzidos para o hospital de Itatim, e o terceiro para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. De acordo com a PM, após receberem alta, serão encaminhados para a 4ª Coorpin de Santo Antônio de Jesus, pois a população de Castro Alves está muito revoltada e os acusados do crime correm o risco de serem linchados.


Fonte:Reportagem e Foto:Voz da Bahia

Violência: Bandidos assaltam o BB de Iraquara

Um grupo com cerca de 10 homens assaltou uma agência do Banco do Brasil e causou pânico na população de Iraquara, a 469 quilômetros de Salvador, na tarde desta quinta-feira (29). Segundo informações do delegado Marcival Lima, os bandidos chegaram em uma caminhote sem placa atirando para cima.
O grupo invadiu a agência por volta das 14h30, rendeu os vigilantes, funcionários, clientes e o subgerente. Ele levaram dinheiro do cofre da agência e fugiram levando cinco pessoas. Entres os reféns também estava o subgerente do banco. Eles foram liberados numa localidade conhecida como Catinguinha. Durante a ação foi solicitado o reforço de uma cidade vizinha, mas não conseguiram prender os bandidos.


Fonte:Correio/voz da Bahia

quarta-feira, 28 de março de 2012

Brasil: PM de São Paulo evita sequestro do apresentador Datena




A Polícia Militar descobriu um plano para sequestrar o apresentador José Luis Datena na noite desta quarta-feira (28) - o crime estava previsto para acontecer entre 20h30 e 21h. A PM descobriu a história através das redes sociais.
Segundo o colunista do Uol Flávio Ricco, o sequestro aconteceria na rodovia Castelo Branco, entre São Paulo e Osaco, caminho que Datena faz diariamente ao sair da Bandeirantes para chegar a sua casa.
O apresentador foi alertado pela polícia, que conseguiu chegar até o veículo que seria utilizado no sequestro, um carro roubado com placa de Belém no Pará. Datena ficou preocupado com a ameça e já estaria tomando providências visando a segurança de sua família.

Fonte:Redação/CorreiodaBahia


Imagem:Google

terça-feira, 27 de março de 2012

Futebol: Vitória apresenta o novo Uniforme

A modelo Nicole Bahls desfilou com o novo uniforme-Foto:Romildo Jesus/reprodução

O Vitória apresentou na noite desta terça-feira (27), os uniformes oficiais para a temporada 2012 e inaugurou a nova loja do seu fornecedor de material esportivo, no Estádio Manoel Barradas.
A festa contou com a presença da ex-panicat Nicole Bahls, além da participação dos patrocinadores OAS, Tim e Brahma.
O complexo inclui o espaço do "Sou mais Vitória", a loja da Penalty e o Memorial, que não será inaugurado nesta primeira etapa.
A loja da Penalty funcionará diariamente e em dias de jogos. Na quarta-feira, dia do jogo contra o Fluminense, os torcedores poderão conhecer o local, e assistir ao time jogar com o novo uniforme.


Fonte:TribunadaBahia

Judiciário: TJ -BA concede habeas corpus para 18 PM

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) concedeu, nesta segunda-feira (26), o habeas corpus para 18 policias militares suspeitos de envolvimento em atos ilícitos em Ilhéus, durante o período de greve da categoria, no início do mês de fevereiro. De acordo com o processo, a Justiça entendeu que a manutenção dos envolvidos era injusta. “Destacam, assim, a nulidade absoluta dos atos decisórios proferidos pela dita autoridade coatora, motivo pelo qual entendem que o decreto prisional em tela configura situação de injusta constrição da liberdade individual. Por fim, requerem, também, a extensão do benefício concedido a diversos policiais militares. Pugnam pela concessão da ordem através de medida liminar, reconhecendo a nulidade apontada, por absoluta incompetência do Juízo, com a determinação da expedição dos competentes alvarás de soltura, e, posteriormente, a confirmação da ordem em decisão definitiva”, descreve o ofício.


Fonte:BN/reprodução

Concursos: INSS divulga relação final de aprovados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, nesta terça-feira (27), o resultado final do concurso para 1.875 vagas. A relação, encontrada no Diário Oficial da União, traz os aprovados em ordem de classificação e de acordo com a agência de previdência social. Esse ano, o concurso teve quase 1 milhão de inscritos. Entre as vagas, 1,5 mil são para técnico de seguro social e 375 vagas de perito médico previdenciário.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão prevê que até o mês de abril já seja possível preencher 900 postos de técnico e 150 de perito médico, ficando as demais vagas para serem ocupadas entre julho e novembro.
As vagas do concurso são distribuídas nas Agências da Previdência Social nos 26 estados e Distrito Federal. No caso dos médicos, o salário chega a R$ 9.070,93. Para os técnicos, a remuneração alcança R$ 4.496,89 com gratificações e auxílio-alimentação.
Os aprovados para o cargo de técnico devem apresentar o certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) ou curso técnico equivalente. Para perito é exigido diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em medicina e registro regular no Conselho Regional de Medicina. Confira no link abaixo o resultado.







Fonte:atardeonline/reprodução


segunda-feira, 26 de março de 2012

Brasil: Ex-baixista da Legião Urbana Renato Rocha é morador de rua

O músico na década de 80 e hoje -Foto:reprodução

O ex-baixista da Legião Urbana, Renato Rocha, é morador de rua há cinco anos. Em entrevista concedida ao Domingo Espetacular, da Rede Record, o antigo astro não lembra o 'Negrete', como era apelidade na época áurea do grupo. Como foi parar nas ruas, Renato não sabe precisar, mas assume os excessos no uso de álcool e outras drogas mais pesadas.


O ex-baixista fez parte da formação original do grupo e participou dos três primeiros discos: 'Legião Urbana' (1985), 'Dois' (1986) e 'Que País É Este' (1987). Mas o uso de entorpecentes e o comportamento rebelde culminaram em sua expulsão da banda. Na época, Dado Villa-Lobos explicou, em entrevista, os motivos que fizeram Renato Russo tomar essa decisão. "Basicamente ele saiu porque era muito louco. Ele perdia um vôo aqui, um ensaio ali, até que chegou um dia que a gente disse 'chega' e ele teve que sair", contou.


Na reportagem, Renato falou apenas que os integrantes da Legião não eram amigos, muito menos unidos. Nas ruas, o músico sobrevive apenas com o dinheiro pago pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). "Como é que pode um disco vender mais de 12 milhões de cópias e eu ficar na rua?". De acordo com informações do Ecad, nos últimos dez anos, ele recebeu R$109.953,53, cerca de R$916 ao mês.




Fonte:BN Entretenimento /reprodução

Bahia: Acidente deixa 03 mortos e um ferido em Uibaí

Foto: reprodução


Um acidente, no último domingo (25), em um trecho da estrada que liga Uibaí ao povoado de Hidrolândia deixou três mortos. De acordo com amigos das vítimas - Danila Barreto Machado, 26 anos; Roni Chagas Novaes, 17, e Mateus Lacerda de Oliveira de 27 anos – voltavam, em uma moto, de uma festa na cidade em Uibaí quando no meio do percurso houve uma colisão entre a moto e um carro que vinha no sentido contrario. Os três jovens morreram na hora. O motorista, do veiculo, identificado como Galego sofreu diversos ferimentos e está internado.




Fonte:Caraíbas FM/reprodução

Bahia: Incêndio atinge o Vale do Capão

Foto: Joziele Oliveira/reprodução

Um incêndio de grandes proporções iniciado neste domingo (25) atinge o Vale do Capão, localizado no município de Palmeiras e um dos cartões postais da Chapada Diamantina. De acordo com moradores da região, as primeiras chamas atingiram a Serra do Candombá por volta das 17h. O fogo ainda não foi controlado e já tomou grande parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Por causa do sol forte, os moradores temem que as labaredas se espalhem ainda mais. Segundo o Jornal da Chapada, episódios parecidos têm acontecido com frequência e, na maior parte dos casos, o fogaréu é provocado criminalmente.


Fonte:BN

Brasil: Ator Fabrício Boliveira aguarda perícia sobre a morte da irmã




O ator baiano Fabricio Boliveira (Tempos Modernos, A Favorita e Sítio do Picapau Amarelo, da Globo) está ao lado de seus pais e se mantém reservado após a morte da irmã, Priscila Boliveira, aos 24 anos de idade. Priscila faleceu ao sofrer um acidente enquanto voava de parapente. O corpo dela será velado nesta terça-feira, 27, em Salvador.
De acordo com comunicado oficial, Fabricio agradece “as inúmeras manifestações de carinho e apoio de fãs, amigos e colegas de profissão prestadas desde ontem após o acidente fatal”. Agora, o artista está acompanhando os seus pais, que estão muito abalados, e aguarda os resultados da perícia.
O caso



Priscila estava de férias no Rio de Janeiro ao lado de amigas e pretendia voar de asa delta no dia 25 de março, mas, devido ao seu peso, os instrutores teriam alegado que o parapente era mais seguro. Fabricio aguardava o pouso em uma praia quando estranhou a demora e se preocupou. Até que foi informado de um acidente próximo de onde estava. Ao chegar ao local, encontrou o corpo da irmã na areia.
As amigas da vítima já prestaram depoimentos na delegacia e a família aguarda que seja localizada a câmera que registra esse tipo de salto de parapente.


Fonte:CorreiodaBahia

Foto:reprodução

Copa 2014: Senador Walter Pinheiro diz que "FIFA só quer propaganda"

O senador Walter Pinheiro (PT) comentou nesta segunda (26) o impasse sobre a votação da Lei Geral da Copa e da liberação de bebidas alcólicas nos estádios durante o Mundial de 2014. "No fundo no fundo, o que a Fifa quer é propaganda, não é a venda de um copinho de cerveja”, declarou, em entrevista ao programa de rádio Bahia Notícias no Ar. O senador ainda minimizou a importância da questão e defendeu que os esforços devem ser direcionados para a votação do novo Código Florestal – “mais importante para o país, até porque é mais duradouro" – e não para a liberação de bebidas, ponto que não passaria de um “joguinho da Fifa”. Para Pinheiro, a solução para o impasse entre base e oposição, que tem travado a pauta da Câmara, deve ser dada pela presidenta Dilma Rousseff. “A tendência natural é a presidenta chamar isso para si, resolver essa questão do código – se não tiver jeito de votar, que seja com a prorrogação do decreto. [...] Sobre as bebidas, cada estado tem autonomia, mas o Brasil tem uma legislação que proíbe a venda em estádios de futebol e a Fifa tem que respeitar isso”, concluiu.


Fonte:site de claudiohumberto.com

domingo, 25 de março de 2012

Brasil: Morre o cantor João Mineiro em SP




O cantor sertanejo João Mineiro(foto) de 76 anos, morreu no fim da noite deste sábado (24), no hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, SP. Ele estava internado desde segunda-feira (19) depois de ter passado mal em sua casa em Campo Limpo Paulista, cidade vizinha de Jundiaí. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da dupla João Mineiro e Mariano.
O cantor ficou conhecido com a dupla João Mineiro e Marciano. Nos últimos anos ele fazia dupla com outro cantor sertanejo, Mariano.
A assessoria de imprensa do hospital informou que João Mineiro foi atendido com insuficiência cardíaca e que na noite da sexta-feira o quadro de saúde se agravou. O cantor passou por um a cirurgia mas não houve melhora e ele passou o sábado (24) respirando com a ajuda de aparelhos.
Segundo a assessoria, a despedida será feita às 8h deste domingo (25) no Velório Municipal Adamastor Fernandes, em Jundiaí, SP. O corpo ficará no local até às 16h30 e depois será levado até Andradas, no sul de Minas Gerais, cidade natal do cantor. As informações são do G1.


Fonte:CorreiodaBahia

Foto:Reprodução