• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 14 de julho de 2012

Greve dos professores afasta governador de campanha na Bahia




Desgastado com a greve dos professores, que já dura 95 dias na Bahia, o governador Jaques Wagner (PT) está recluso da campanha do petista Nelson Pellegrino à prefeitura de Salvador. Ele quer evitar que o clima prejudique a campanha petista pela prefeitura da capital baiana. Pellegrino ficou aliviado. Em pé de guerra, educadores têm vaiado Wagner em todos os eventos dos quais ele ainda ousa participar.

Sem controle

O presidente do Sindicado dos Trabalhadores em Educação da Bahia, Rui Oliveira, é do PCdoB, sigla aliada de Jaques Wagner e Pellegrino.






Fonte:site do jornalista Claudio Humbeto de Brasília/reprodução

EUA: Filho do ator Sylvester Stallone é encontrado morto em casa




Sage Moonblood Stallone, filho do ator Sylvester Stallone, foi encontrado morto na tarde desta sexta (13), em sua casa em Hollwood. A morte do produtor foi confirmada pelo advogado da família, informa o jornal "New York Post".
Um representante da polícia de Los Angeles confirmou que Sage Stallone, que tinha 36 anos, foi encontrado sozinho em sua casa. "Não há suspeita de crime ou atividade criminal", disse o policial.
Segundo o site de notícias "TMZ", a causa da morte seria uma overdose causada pela ingestão de medicamentos.
Sage Stallone fez sua estreia no cinema ao lado de seu pai em Rocky 5 (1990). Ele então dedicou-se a dirigir e produzir pequenos filmes. Em 2006, dirigiu seu primeiro curta-metragem, "Vic". Em 2009, Sage participou do longa de terror "Arraste-me para o Inferno".
Sylvester Stallone participava da Comic-Con, em San Diego, para a promoção de seu novo filme "Os Mercenários 2".


Fonte:folhaonline/reprodução

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Professores do Estado decidem pela manutenção da greve



                                                                   Imagem:divulgação/reprodução
Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (13), os professores da rede estadual de ensino decidiram manter a greve, que chega ao seu 95º dia. A reunião da categoria, realizada na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), se estendeu ao longo da manhã com o objetivo de discutir os rumos do movimento.

Os professores vão elaborar uma nova proposta para negociar o fim da greve com o governo. Ela será encaminhada para o Ministério Público na próxima quinta-feira (19) para que o órgão volte a intermediar a questão. De acordo com o professor Rui Oliveira, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), a readmissão dos 57 professores demitidos em razão da greve é um dos principais pedidos da categoria ainda não aceitos pelo governo.
Na tarde de ontem, professores e representantes do governo da Bahia, entre eles o secretário de educação, Osvaldo Barreto, se reuniram na sede do Ministério Público estadual (MP) para avaliar os termos de acordo para o fim da greve elaborados pelo MP a partir das demandas dos professores e das ofertas feitas pelo Estado. Na ocasião, o comando de greve já havia indicado que a proposta não havia agradado a categoria.
De acordo com os termos elaborados pelo MP, o governo anteciparia a segunda parte do reajuste de 7% dos professores para o mês de março de 2013, antes previsto para ser pago a partir de abril do mesmo ano. Sendo assim, professores receberiam 7% de reajuste em novembro deste ano mais 7% em março de 2013. Essas porcentagens seriam somadas aos 6,5% já concedidos aos servidores.

Veja todos os termos do acordo elaborado pelo Ministério Público:

1) Reajuste:
Além do aumento de 6,5% concedido a todos os servidores, será dada aos professores licenciados um reajuste em duas parcelas: 7% em novembro de 2012 e 7% em março.

2) Cursos: As promoções estão atreladas à participação no curso de atualização em práticas pedagógicas.

3) Exclusão: Estão excluídos da promoção os professores em licença, os suspensos disciplinar ou preventivamente e os colocados à disposição.

4) Estágio: Professores em estágio probatório poderão receber a promoção se fizerem o curso de atualização.

5) Salários cortados: O pagamento dos salários cortados será feito mediante a apresentação de um calendário de reposição.

6) Processos: Serão analisados e revistos os processos administrativos disciplinares e os desligamentos dos professores contratados pelo Reda.

7) Lei: Será revogado o Art. 3º da Lei 12.364, que prevê 3 e 4% de reajuste em outubro de 2013 e 2014.

Retorno em 80% das escolasA Secretaria de Comunicação Social do Governo do estado (Secom) divulgou, na tarde da última quarta-feira (11), 1.108 escolas estão funcionando em todo o estado, o que representa quase 80% das escolas estaduais.

Na sexta-feira (6), o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) decretou a ilegalidade da greve. A desembargadora Dayse Lago Coelho determinou a imediata suspensão da paralisação deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB). A multa diária pelo não cumprimento da decisão foi fixada em R$ 10 mil.

Fonte:Redação do CorreiodaBahia/reprodução* Com informações da repórter Luana Ribeiro

MEC divulga resultado da segunda chamada do SiSU de 2012.2





                                                   

O Ministério da Educação (MEC) está divulgando nesta sexta-feira (13) o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino nos dias 17 e 18 de julho.
A lista de aprovados está disponível no site do MEC ou pelo telefone 0800-616161. A recomendação é que os candidatos entrem em contato com a instituição para saber o local, o horário e os documentos necessários para fazer a matrícula.

Quem não for selecionado na segunda chamada poderá participar da lista de espera. As inscrições para a lista começam nesta sexta (13) e vão até quinta-feira (19). A partir do dia 24 de julho, os candidatos da lista de espera devem entrar em contato com a instituição de ensino onde requisitaram a vaga para acompanhar a convocação de matrícula.

O Sisu foi criado para unificar a oferta de vagas em universidades públicas e institutos federais de Educação Profissional, em substituição aos vestibulares. As vagas são preenchidas de acordo com a nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Neste ano, 642 mil inscritos no Sisu disputaram mais de 30 mil vagas em 949 cursos e 56 instituições de ensino. As informações são da Agência Brasil.

Os candidatos podem acessar o site http://www.sisu.mec.gov.br/  e acompanhar todo o processo.


Fonte:CorreiodaBahia/reprodução c/acréscimo

Irecê: Oposição pede impugnação da candidatura do prefeito Zé das Virgens

Foto: reprodução/google
O pedido de registro de candidatura à reeleição do prefeito de Irecê, Zé das Virgens (PT), pode ser indeferido pela Justiça Eleitoral. Isso porque o prefeito não se afastou do cargo de presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê (CDS), uma autarquia interfederativa (que pertence ao município, estado e União), mantida com recursos públicos. Foram repassados ao consórcio administrado por Zé das Virgens pelo governo federal o total de R$7 milhões. O pedido de impugnação de candidatura foi apresentado pela oposição ao prefeito ao juiz eleitoral da 95ª Zona Eleitoral, porque Zé das Virgens não apresentou a Certidão de Desincompatibilização da presidência do consórcio. Pela legislação, Zé das Virgens deveria ter se afastado da presidência do consórcio quatro meses antes das eleições, ou seja, dia 7 de junho. Mas consta do Diário Oficial do Estado da Bahia, atos assinados por ele como presidente do consórcio após esta data, respectivamente dias 23 e 24 de junho.




Fonte:Blog Raul Monteiro/reprodução de 12/07/2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Eleições 2012: Direção Nacional do PT anula convenção de Joseph Bandeira em Juazeiro

O Ex-governador Waldir Pires esteve em Juazeiro e participou da convenção -Foto:Divulgação/reprodução


A Direção Nacional do PT anulou a convenção do partido em Juazeiro, que homologou o nome de Joseph Bandeira (PT) como candidato a prefeito nas eleições deste ano no município do norte baiano. A decisão foi encaminhada ao juiz da 47ª Zona Eleitoral, Ednaldo da Fonseca Rodrigues, nesta quarta-feira (11), com o pedido da anulação de todos os atos decorrentes, desde o último dia 22 de junho, data do evento, em face à decisão da Comissão Executiva Nacional. “O PT integrará a Coligação majoritária 'Coligação Pra Juazeiro seguir em frente' formada pelo PP, PT, PR, PSB, PSD, PCdoB. A Coligação Majoritária terá os seguintes candidatos: Isaac Cavalcante Carvalho (PCdoB), cargo prefeito; e Francisco de Assis de Oliveira (PT), cargo vice-prefeito”, afirma o PT nacional. Ainda segundo a direção petista, está mantida a chapa de candidatos a vereadores petistas apresentadas para registro. “Foram designados como representantes do Diretório Nacional do PT perante o Juizo com poderes para efetuar os demais procedimentos para o devido registro da coligação, da chapa majoritária e dos candidatos proporcionais perante a Justiça Eleitoral, Antonio Marcos Evangelista dos Santos e Márcio Ângelo Ribeiro”, afirma a legenda. O ex-prefeito e ex-deputado, que tentava retornar ao cargo, chegou a realizar uma carreata nesta segunda para reafirmar a sua candidatura. O juiz ainda não se manifestou sobre a decisão. Bandeira também poderá recorrer às instâncias superiores eleitorais para garantir a sua candidatura.






Fonte:BN/reprodução

Família de São Paulo desaparece durante viagem para Salvador

Foto:Divulgação/PRF /reprodução

Uma família que saiu de São Paulo no dia 8 com destino a Salvador está desaparecida. O casal e a filha de nove anos fizeram o último contato com familiares em 9 de julho, no município de Três Corações, em Minas Gerais, onde passariam a noite. Pedro Manoel de Santana, Ayone Celina Barreto Balthazar e a filha Sthefany Ayone Balthazar de Santana deixaram a capital de São Paulo em um Ford Verona, placa BPG 9618. Para chegar à capital baiana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) acredita que eles passariam pela BR-381, seguindo pela BR-116 e, em seguida, pela BR-324 até chegar em Salvador. Segundo a PRF, o trecho citado foi monitorado e não houve nenhum acidente com o modelo de veículo da família. A Delegacia de Proteção à Pessoa de Salvador investiga o caso.


Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Educação: Capes reajusta valor das bolsas de Pós-Graduação



                                              
O Diário Oficial da União traz na edição desta quarta-feira (11) portaria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com o reajuste dos valores das mensalidades de bolsas de estudo oferecidas pela instituição a alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A mudança começou a valer no dia 1º de julho, mas os novos valores só foram publicados nesta quarta-feira.
As bolsas de mestrado passam de R$ 1,2 mil para R$ 1.350; as de doutorado, de R$ 1,8 mil para R$ 2 mil; e as de pós-doutorado, de R$ 3,3 mil para R$ 3,7 mil. A portaria também fixa em R$ 400 o valor das bolsas de iniciação cientifica. O último reajuste das bolsas de pós-graduação no país havia sido feito em junho de 2008.
Segundo a Capes, em 2011, mais de 72 mil estudantes eram beneficiados com as bolsas.

Fonte:atardeonline

terça-feira, 10 de julho de 2012

Concursos: STF suspende concurso da PF



O concurso da Polícia Federal foi suspenso em decisão liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, nesta terça-feira (10). As inscrições para os cargos de perito criminal, escrivão e delegado foram encerradas às 23h59 de segunda (9). A realização do processo seletivo está suspensa até que a União reserve vagas para deficientes físicos nos editais da concorrência. A determinação do ministro foi tomada em ação na qual o Ministério Público Federal (MPF) aponta que os editais dos concursos descumprem entendimento da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Ao analisar processo relacionado ao caso, a ministra havia decidido que a jurisprudência do Supremo é no sentido da obrigatoriedade de destinação de vagas em concurso público a portadores de necessidades especiais.“No caso, tenho por presentes os requisitos necessários à concessão da liminar”, afirmou Ayres Britto em sua decisão. O ministro explica que MPF ajuizou uma ação civil pública em 2002 pedindo a inconstitucionalidade de qualquer regra que restringisse o acesso de portadores de necessidades especiais à carreira da Polícia Federal.Quando o pedido do MPF chegou ao Supremo, obteve decisão favorável da ministra Cármen Lúcia no dia 21 de março deste ano.


600 vagas


Neste concurso, que é um dos mais concorridos do país, haviam sido disponibilizadas 600 vagas divididas entre três cargos. Para delegado foram destinadas 150 vagas, para qual o candidato deve ser, impreterivelmente, formado em Direito.Para concorrer às 100 vagas de perito criminal, o candidato deve possuir diploma, devidamente registrado, de nível superior em, pelo menos, um desses cursos: Engenharia Elétrica, Eletrônica, Florestal, Agronômica, de Telecomunicações, de Redes de Comunicação, da Computação, Química, Química Industrial; além de Ciências Contábeis ou da Computação, Informática, Análise de Sistemas, Geologia, Biomedicina ou Ciências Biológicas, Medicina, Odontologia e Farmácia.Já para escrivão, foram oferecidas 350 vagas, que poderão ser ocupadas por pessoas que possuam formação em nível superior em qualquer área. Os salários iniciais para vaga de escrivão são de R$ 7.514,33. Para os cargos de delegado e perito os valores dos salários são ainda maiores, quase o dobro: R$ 13.368,68 mensais. As provas da primeira etapa do concurso estavam previstas para o dia 19 de agosto.






Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Foto:Google

Vestibular da UNEB será nos dias 13 e 14 de janeiro



                                                        
                                                                          Fotos:Reunião grupo gestor e DCE -Cindi Rios/Ascom/UNEB
A Reitoria da UNEB, atendendo pedido do movimento estudantil secundarista da rede pública estadual e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade, vai adiar a data das provas do Vestibular 2013.
Em reunião realizada no final da tarde de hoje (9), na Sala Nobre da Reitoria, Campus I da instituição, em Salvador, o reitor Lourisvaldo Valentim, membros do grupo gestor da universidade e lideranças de diversos grêmios e entidades de estudantes do ensino médio definiram, em comum acordo, os dias 13 e 14 de janeiro de 2013 para a aplicação das provas do processo seletivo. As provas do vestibular estavam previstas inicialmente para os dias 25 e 26 de novembro deste ano.
 
corpo1
Gilcimar Brito: "Esperamos que outras instituições se sensibilizem como a UNEB e modifiquem suas datas"
“Esta é uma vitória inédita no estado. Vamos festejar em toda a Bahia esta conquista. Esperamos que as outras universidades públicas se sensibilizem como essa decisão da UNEB e também modifiquem as datas de seus vestibulares”, destacou o líder secundarista Gilcimar Brito.
A presidenta da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), Raquel Barbosa, disse que “os alunos da rede estadual, que enfrentam há quase 90 dias a greve dos professores, estão muito orgulhosos com esta conquista. É bonito perceber que existem pessoas e instituições nos apoiando”.
Segundo o reitor Valentim, a solicitação é legítima e o grupo gestor não poderia deixar de atender a solicitação.
“Estamos a favor de qualquer iniciativa que vise ajudar os estudantes da rede pública a não serem prejudicados no seu direito de ingressar nesta universidade. Portanto, vamos atender esse pleito dos estudantes e trabalhar muito agora para que o Vestibular 2013, o maior do Norte e Nordeste do país, seja realizado com a mesma qualidade e segurança”, afirmou o reitor.

Fonte:Site da UNEB/Reprodução

domingo, 8 de julho de 2012

Judiciário: "TJ da Bahia está impondo regime de quase escravidão a servidores",diz Corregedor Antonio Sampaio

Corregedor do TJ- Antonio Sampaio-Foto:divulgação/reprodução

Tem corrido o país pela internet um despacho do desembargador Antonio Pessoa, Corregedor do Tribunal de Justiça da Bahia, publicado no Diário Oficial do Judiciário na semana passada. Ao falar sobre as dificuldades para fazer cumprir a substituição de servidores, ele se refere às baixas no quadro funcional que o TJ tem sofrido, inclusive, em decorrência de pedidos de aposentadoria, acrescentando que o Tribunal não tem conseguido fazer novas contratações nem pagar os funcionários adequadamente por causa de um quadro severo de restrições financeiras, quase patrocinando um regime de escravidão entre os servidores. “Diante deste quadro, a autoridade correcional se depara com um conflito absurdo e inquietante. Se não referenda as portarias substitutivas de primeiro grau promove a paralisação da atividade jurisdicional e, assim, nega vigência ao art.5º, inciso XXXV do Texto Maior. De outro lado, se referenda tais atos tem que conviver com a falta de contraprestação pecuniária dos servidores, como que patrocinando o repudiável trabalho escravo”, diz num dos trechos mais incisivos do despacho. A íntegra do texto pode ser lida no site do juiz Gerivaldo Neiva.





Fonte:Coluna Raul Monteiro da tribuna da Bahia/reprodução

Bahia: Morre o Prefeito Admar Matos de Itaetê, na chapada diamantina

Matos era candidato a reeleição-Foto:divulgação


O atual prefeito de Itaetê, no sudoeste baiano, Admar Matos (PDT), morreu na tarde deste sábado (7). Ainda não há informações sobre a causa da morte. O gestor já tinha dado início à sua campanha para tentar se manter no cargo, já que disputa a reeleição no pleito deste ano. O corpo do político, que já tinha sido prefeito de Itaetê outras vezes, foi velado na Câmara de Vereadores e em seguida foi transportado para o distrito de Cascavel, no município vizinho de Ibicoara, região da Chapada Diamantina, onde foi sepultado.




Fonte:bahianoticias/reprodução