• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 21 de julho de 2012

Vitória vence o Atlético e segue firme rumo a série A





O Vitória segue firme rumo a primeira divisão. O rugro-negro baiano venceu sua quinta partida seguida. O gol de Leilson foi marcado aos 32 minutos do segundo tempo e com essa vitória a equipe continua na vice-liderança a um ponto do líder Criciuma. O próximo jogo será no sábado contra o CRB no Barradão em Salvador às 16:20h.

Salvador: Marqueteiros de Pellegrino orientam panfletos sem Wagner

A greve dos professores tem causado um desgaste muito grande ao gov. Wagner -foto:reprodução/ google .


Diante do desgaste de Jaques Wagner com a greve dos professores na Bahia, marqueteiros de Nelson Pellegrino (PT) orientaram a distribuição de panfletos apenas com sua foto e da vice, Olivia Santana (PCdoB). Informações reproduzida do site de Claudiohumberto.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Caio Junior é o novo treinador do Bahia

Caio Junior-novo treinador do Bahia-Foto:reprodução


A torcida do Bahia não precisou esperar muito para conhecer o novo técnico tricolor. Poucas horas depois da demissão de Falcão, a diretoria anunciou Caio Júnior como novo comantante do time na Série A do Brasileirão. Para aceitar a proposta do Bahia, o treinador que já passou por equipes como Grêmio, Botafogo, Palmeiras e Flamengo, deixou o Al-Jazira, clube dos Emirados Árabes.
Caio Júnior estava entre os possíveis substitutos de Falcão listados pela diretoria tricolor - outros nomes cogitados foram o de Renato Gaúcho, atualmente sem clube, e Péricles Chamusca, que está na Qatar. O martelo foi batido na manhã desta sexta-feira (20), após conversa por telefone.
A diretoria do Bahia espera que Caio Júnior esteja em Pituaçu já no domingo, assistindo à partida entre Bahia e Coritiba, pela 11ª rodada do Brasileirão. O Tricolor está na vice-lanterna, com sete pontos. Em dez jogos, são cinco derrotas, quatro empates e somente uma vitória.
Caio Júnior tem 47 anos e nasceu em Cascavel, no Paraná. Entre seus principais feitos, conquistou a Liga do Qatar pelo Al Gharafa, quando também foi eleito o melhor técnico do país em 2010. Em 2006, classificou o Paraná para disputar a Taça Libertadores da América.




Fonte:Redação Correio da Bahia/reprodução

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bahia: Professores terão de desocupar a AL até 14h de sexta-feira

A decisão foi comunicada ao presidente da APLB Rui Oliveira-foto:reprodução


Os professores da rede estadual de ensino, em greve há 101 dias, terão até as 14 horas desta sexta-feira, 20, para desocupar as dependências do prédio da Assembleia Legislativa (AL). A decisão foi proferida na tarde desta quinta, 19, pelo juiz Ruy Almeida Britto, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública.
Segundo o juiz, se os professores não cumprirem a decisão, “está autorizado o uso de força policial, que deve agir com moderação e cautela, em respeito à integridade física dos manifestantes”.
O magistrado confirmou que, após uma reunião que durou cerca de 50 minutos, o presidente da AL, deputado Marcelo Nilo (PDT), e Rui Oliveira, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), entraram em acordo pela retirada dos grevistas.
Apesar de Oliveira assegurar que a determinação judicial será acatada, alguns professores insistiam em defender a permanência no local. A ocupação foi iniciada em 18 de abril, com acampamento montado no Salão Nestor Duarte.
A assembleia dos docentes, às 9 horas desta sexta, na AL, está mantida. Sua realização foi o que motivou a antecipação da inspeção do juiz Britto para esta quinta (inicialmente ela estava agendada para sexta).Prejuízo - Se houve acordo entre as partes, os discursos permaneciam em plena divergência. “Queríamos a volta da normalidade. Tivemos paciência, pois vários eventos deixaram de ser realizados porque nosso salão estava ocupado. A casa funcionou precariamente, e temos a informação de que banheiros e janelas de vidro foram quebrados. Esse prejuízo, a APLB vai ter de pagar”, declarou Nilo.“Isso é provocação barata, não demos prejuízo algum. Se quebraram alguma coisa, foram os agentes de Nilo. Ele foi quem mais botou fogo, queria nossa saída imediata. É um ato político querendo envolver a Justiça no movimento”, rebateu Oliveira. O juiz informou que tais danos não foram constatados durante a inspeção desta quinta.“As duas partes foram muito racionais. A turbação existe, e considero isso ilegal. O deputado Marcelo Nilo sentia-se já agastado com a situação, mas aceitou dar uma chance para a assembleia dos professores ser realizada”, ponderou Ruy Britto.






Fonte:redação atardeonline/reprodução

Brasil: 1ª via do RG passa ser gratuita em todo o país



A partir desta quinta (19) a emissão da primeira via da carteira de identidade para os cidadãos de todo País passa a ser gratuita. A medida, publicada no Diário Oficial da União, agora sancionada pela presidente Dilma Rousseff altera a lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983.






Fonte:Site do jornalista Claudio Humberto.com

imagem:google

TIM terá linhas suspensas na Bahia no dia 23/07





A partir de segunda-feira (23), as operadoras TIM, Oi e Claro terão vendas de linhas de telefonia celular e internet suspensas por decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em cada estado, será interrompida a venda de apenas uma operadora. Os baianos, por exemplo, não poderão comprar linhas da TIM.

A decisão foi tomada devido ao crescimento do número de reclamações registradas na Anatel, verificado pela agência desde 2011, aliado aos dados de acompanhamento e de fiscalizações realizadas. Em cada estado, foram interrompidas as vendas da operadora que teve o pior desempenho, segundo avaliação da Anatel.

A multa para o não cumprimento da decisão é de R$ 200 mil por dia e por estado que não cumprir a decisão. As operadoras devem apresentar à Anatel, no prazo de 30 dias, o Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal.

Esse documento deve abordar medidas que sejam capazes de garantir a qualidade das redes de telecomunicações e do serviço, sobretudo em relação ao atendimento aos usuários e ao completamento e à interrupção de chamadas. A comercialização só será liberada após análise e aprovação pela Anatel do plano apresentado. Segundo a Folha.com, a expectativa da Anatel é que as operadoras façam as adaptações nas redes em seis meses.

De acordo com o presidente da Anatel,  João Rezende, o crescimento do número de clientes deve ser acompanhada do aumento da qualidade dos serviços prestados ao consumidor. “Embora seja medida extrema, é importante para fazer uma arrumação do setor. Queremos que empresas deem atenção especial à qualidade da rede”, disse Rezende.

As três operadoras ainda podem pedir a suspensão da decisão ao Conselho Diretor da Anatel. As empresas devem começar a ser recebidas pela Anatel a partir desta quinta-feira (19) para tratar do assunto.

Em nota, a Oi informou que “manterá o diálogo de forma contributiva com a Agência”. Além disso, a companhia considera que a análise da Anatel está “defasada em relação à evolução recente percebida na prestação dos serviços”. De acordo com a nota, a operadora prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões, no período de 2012 a 2015, em seu plano estratégico de quatro anos.

Vivo, Sercomtel e CTBCO plano de investimentos também deverá ser apresentado pelas operadoras Vivo, Sercomtel e CTBC, que não tiveram os serviços interrompidos. Se o documento não foi entregue, estas empresas estão sujeitas a uma ação da Anatel que, em último caso, determinará a suspensão dos serviços.

Veja em quais estados cada operadora foi suspensa
Claro: Santa Catarina, Sergipe e São Paulo
Oi: Amazonas, Amapá, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul.
Tim: Acre, em Alagoas, na Bahia, no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, em Goiás, no Maranhão, em Minas Gerais, Mato Grosso, no Pará, na Paraíba, em Pernambuco, do Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondônia e no Tocantins.

Fonte:Correio da Bahia/reprodução
Com informações da Agência Brasil.

Matéria original: iBahia

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bahia: Professores grevistas podem continuar na AL segundo decisão da Justiça

Foto:Antonio Saturnino/CorreiodaBahia/reprodução

Os professores grevistas que estão ocupando a sede da Assembleia Legislativa da Bahia desde o início da paralisação não serão retirados do local com o apoio da polícia, de acordo com decisão do juiz Ruy Brito, da 6ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a partir do pedido de reintegração de posse feita pelo presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Nilo, na última segunda.
Na decisão, publicada nesta quarta-feira (18), o juiz determina uma inspeção no saguão ocupado pela categoria há quase 100 dias na próxima sexta-feira (20). A vistoria deverá ser acompanhada pelo presidente Marcelo Nilo e pelos representantes do sindicato da categoria. Do lado de fora, policiais militares deverão estar de prontidão para retirar os professores, caso o juiz responsável avalie que a ocupação está provocando danos para a estrutura da Assembleia.
Desde a noite de segunda (16), os ocupantes estão sem ar-condicionado e sem acesso aos banheiros nos períodos fora do expediente da assembleia. O prédio também teve o fornecimento de energia e água cortado para pressionar os professores a deixar o prédio. Dormindo em barracas de camping, os professores se negam a sair.
Em uma assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (18), os professores da rede estadual de ensino aprovaram uma contraproposta elaborada pelos grevistas. O documento já foi entregue ao Ministério Público ainda na manhã de ontem, segundo informações de do coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Rui Oliveira. O MP, no entanto, anunciou que não vai mais intermediar as negociações em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, como estava acontecendo desde a semana passada.
Uma nova assembleia para discutir os rumos do movimento está marcada para a próxima sexta-feira (20). O impasse nas negociações entre o governo do Estado e a categoria continua, e a greve dos professores entra no seu 99º dia.




Fonte:CorreiodaBahia/reprodução





Eleições 2012: Confira quem vai disputar a prefeitura das dez maiores cidades da Bahia

Fora de Salvador, elas são diamantes da sucessão nos municípios. Juntas, concentram 1.552.204 eleitores, 15% do universo dos mais de 10 milhões de pessoas aptas a votar em todo o estado. De olho no potencial decisivo para projetos políticos, 42 candidatos de 18 legendas entraram na arena de batalha pelo comando dos dez maiores colégios eleitorais baianos, numa disputa marcada por rachas, raras unidades e muita salada partidária.
Na maior delas, Feira de Santana, cinco candidatos se lançaram à disputa. Apesar da presença de dois integrantes de partidos nanicos, PPL e Psol, a briga está em torno de três nomes. Entre os quais, o ex-prefeito Zé Ronaldo (DEM), um dos poucos candidatos que conseguiram a proeza de reunir um único campo político - a oposição ao governo do estado, composto ainda pelo PMDB,  PSDB, PTN, PPS, PSC e PV, fora PTB e PRP,  ligados da base aliada ao governador Jaques Wagner.
Em contrapartida, as legendas governistas não conquistaram a unidade e sairão rachadas para enfrentar Zé Ronaldo. De um lado está o deputado estadual Zé Neto (PT), que tem a predileção confessa de Wagner. Do outro, o atual prefeito Tarcízio Pimenta, cuja mudança do DEM para o PDT não o blindou contra o avanço petista.
A tônica eleitoral em Feira é a mesma de Vitória da Conquista, cidade do Sudoeste baiano dona do segundo maior número de eleitores do interior. Lá, DEM e PSDB conseguiram afinar o discurso em torno do radialista e blogueiro Herzem Gusmão (PMDB), numa coligação que reúne os aliados governistas PRP e PMN.  No entanto, o PV e o PPS, que embarcaram no barco oposicionista em grande parte do estado, lançaram os ex-deputados federais Edigar Mão Branca e Elquisson Soares, respectivamente.
No flanco oposto está o atual prefeito Guilherme Menezes (PT), cujo partido aposta na vitória ainda no primeiro turno - Feira e Conquista são as únicas cidades do interior que terão eleições em duas etapas. Mas, assim como em Feira, o petista terá que lidar com um adversário da base governista: o pedetista Abel Rebouças, ex-reitor da Universidade Estadual da Bahia.

Sopa de letras
O DEM, junto com o governista PTB, apoiou a candidatura de Maurício Bacelar (PTN), que de quebra recebeu o abraço do ex-prefeito José Tude e, na sequência, mudou seu nome eleitoral para Maurício de Tude.  O PMDB aderiu ao vereador José de Elísio (PP), enquanto o PSDB de Tereza Giafonne agregou o PPS.
Na sopa de letras da cidade da Região Metropolitana, quem parece ter lucrado foi o petista Adelmar Delgado, candidato do atual prefeito Luiz Caetano (PT). Mesmo com baixa de partidos da base aliada, o ex-secretário da prefeitura compôs uma aliança formada por nada menos que 18 partidos, alguns com forte expressão eleitoral, a exemplo do PSB, PDT e PCdoB, além do neo-oposicionista PV baiano.
Tradição
Presidentes estaduais de legendas envolvidas na sucessão têm lá suas teses para explicar o mix que domina as candidaturas nas joias eleitorais do interior. “Há uma falta de identidade e ideologia partidárias muito grande (nas cidades), devido às pluralidades locais e particularidades nos arranjos políticos nos municípios”, avalia o deputado federal Lúcio Vieira Lima, do PMDB.
Isso explicaria casos como o de Itabuna, onde o atual prefeito, Capitão Azevedo (DEM), conseguiu a adesão do coirmão PSDB, PMDB e PTN, mas abocanhou também PTB, PSL e PR, que pertencem ao arco de alianças do governo do estado. Já a petista Juçara Feitosa levou sete partidos para sua coligação, entre os quais PDT, PSB e PSD,  mas não conseguiu impedir que o governista PRB lançasse o vereador Claudevane Leite, o Vane da Renascer, com as bênçãos do PCdoB.
“A meu ver, isso (a existência de rachas até na base aliada) mostra tão somente a fragilidade da oposição. É tanto que, na maioria das grandes cidades, as disputas principais se dão entre partidos da base”, analisa o presidente estadual petista, Jonas Paulo.
Ele cita como exemplo quatro casos: Ilhéus, onde o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP)  enfrentará Carmelita Ângela (PT); Lauro de Freitas, com a batalha entre Márcio Paiva (PP) e João Oliveira (PT); Jequié, que sinaliza para a polarização entre o deputado Euclides Fernandes (PDT) e a ex-primeira-dama Tânia Brito (PP); e Alagoinhas, cuja disputa está centrada entre o prefeito Paulo Cézar e o deputado Joseildo Ramos (PT).
Cisões e confusões na disputa
Mesmo com a eliminação das barreiras ideológicas entre os partidos nas eleições do interior do estado, há quem garanta respeitar o ideário de suas legendas. É o que afirma o presidente estadual do DEM, José Carlos Aleluia. “É claro que política é sempre local, os partidos são locais. Mas nós não fazemos alianças fora de nosso campo político. Procuramos estabelecer a linha de oposição, mas  pode ocorrer alguns casos (fora da diretriz)”, afirma.
Entre as cidades que escaparam à lógica do dirigente democrata está Alagoinhas, onde o DEM resolveu apoiar o prefeito Paulo César (PDT). “Lá, nós seguimos a orientação do líder da oposição na Assembleia, deputado Paulo Azi (DEM)”, disse. Nesse caso, a ideia foi manter a posição antipetista, já que no outro lado da urna está o petista Joseildo Ramos.
Em Alagoinhas, os acordos políticos não trouxeram um ara de estranheza política para o DEM. Apesar de minimizar a tensão na base aliada, o presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, revela certo desconforto com a candidatura petista. “Mesmo estando no PSDB (em 2010), o prefeito Paulo Cézar apoio o governador Jaques Wagner. Mas o PT resolveu colocar a candidatura e vamos para disputa”, afirma.
Já em Juazeiro, a disputa ganhou estampa de confusão. Mesmo contra a direção petista nas esferas municipal, estadual e nacional, o deputado Joseph Bandeira (PT) resolveu peitar a cúpula partidária para lançar candidatura, contra o prefeito Isaac Cavalcanti (PCdoB), e recorreu à Justiça. “Essa questão está resolvida. Até hoje, nunca conheci candidaturas avulsas”, disse o presidente da legenda, Jonas Paulo.
Para comprovar a tese de que, no interior, o nome faz o partido, e não o contrário, em Teixeira de Freitas é outra cidade que terá a base aliada desunida: o deputado Temóteo Brito (PSD) vai encarar o petista João Bosco. E assim caminha, rachado, o interior nas eleições 2012.

Fonte:Jairo Costa Junior do Correio da Bahia/reprodução

Em Camaçari, a navalha da desunião caiu sobre o front oposicionista, em meio à mistura de siglas dos mais diferentes projetos ideológicos. O núcleo duro da frente antipetista na Bahia - formada por tucanos, democratas e peemedebistas -  não conseguiu repetir, em maior ou menor graus, a aliança em Feira e Conquista e saiu esfacelado para a briga de 7 de outubro.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasília: Assassinado agente da PF que atuou na investigação do caso Cachoeira



Wilton Tapajós Macedo, agente da Polícia Federal, foi assassinado a tiros no cemitério Campo da Esperança, em Brasília. O crime ocorreu nesta terça-feira (17), por volta das 15h. Wilton, 54 anos, integrou a equipe de invesstigadores da Operação Monte Carlo, que esquadrinhou os negócios ilícitos da quadrilha de Carlinhos Cachoeira.
De acordo com informações da Polícia Civil de Brasília, veiculadas há pouco pelo telejornal DF TV, da Rede Globo, Wilton visitava o túmulo dos pais quando foi abordado por dois homens. Um deles alvejou-o com dois tiros na cabeça. Os assassinos fugiram no carro da vítima.
Por ora, a polícia trabalha com a hipótese de latrocínio –morte seguida de roubo. Segue essa linha de investigação porque o carro de Milton foi roubado. Os supostos ladrões não levaram nem a arma nem a carteira do morto. O cemitério cedeu à polícia imagens das câmeras de segurança.






Fonte:Blog Josias de Souza/reprodução

Brasileirão série B: Vitória vence e encosta no líder

Marquinhos,Nino e Victor Ramos marcaram par o rugro-negro-Foto:reprodução/CorreiodaBahia

E o Vitória embalou... Apesar do apagão sofrido no segundo tempo, depois de abrir três gols de vantagem, o Leão conseguiu segurar o resultado e venceu mais uma na Série B, a quarta seguida. O Rubro-negro enfrentou o ASA na noite desta terça-feira (17), no Fumeirão, em Arapiraca, e garantiu mais três pontos com a contagem encerrada em 3 a 2. Gols rubro-negros vieram com Marquinhos, Nino Paraíba e Victor Ramos. Asa diminui com Lúcio Maranhão e Roberto Jacaré.
O Leão saiu de campo, além dos três pontos, com a mesma pontuação do líder, mas ainda faltava secar o Criciúma, que jogou mais tarde, para saber se ganharia a ponta da tabela. Com 25 pontos, a certeza é de que a vice-liderança continua na Toca. O Asa se complicou e espera os outros resultados da 11ª rodada para saber o que pode cair além da 15ª posição.O próximo rival do Vitória na Segundona será o Atlético Paranaense. A partida acontece no sábado (21), a partir das 16h20, no Gigante do Itiberê, no Paraná. O ASA também tem compromisso fora de casa, no mesmo dia e hora os alvinegros alagoanos encaram o Ceará, no Presidente Vargas. Leão foi melhor durante toda a primeira etapa e dominou a partida



O Jogo



Choveu durante toda a terça em Arapiraca e o gramado pesado dificultou as coisas dos dois lados, mas foram os donos da casa que não conseguiram mostrar serviço. Sem organização no meio campo, o ABC criou muito pouco e quase não conseguiu levar perigo ao Leão. Melhor durante toda a primeira etapa, o Rubro-negro dominou a partida, tomou a iniciativa e saiu na frente na contagem logos nos primeiros minutos. Aos 8', Marquinhos recebeu o lançamento sob medida dos pés de Pedro Ken, dominou no centro da área, driblou o goleiro e completou pra rede, abrindo o placar. O Asa chegou a mudar o meio campo, com a entrada de Danilo Cruz, mas a situação não mudou muito, mesmo com o time ensaiando a pressão no final do primeiro tempo. Os donos da casa voltaram com mais atitude para o segundo tempo, mas deixaram espaço para o Vitória ampliar o placar. Logo aos 4', na jogada rápida depois da cobrança de falta, Nino arriscou no chute cruzado, ela acertou o travessão e entrou. O terceiro não tardou e na marca dos 15 minutos, Victor Ramos sobra sozinho no lançamento pra área e não perdoou, deixando o Leão em larga vantagem.Daí em diante o jogo mudou... os comandados de Carpegiani se acomodaram e foi a vez do alvinegro aproveitar para reagir. Com 20' do segundo tempo, Lúcio acerta o cabeceio depois do cruzamento na cobrança de falta e conseguiu diminuir. Assustado com a reação do rival, o Leão continuo apagado em campo enquanto o Asa tirava a vantagem do placar. Três minutos depois Roberto Jacaré aproveita o cruzamento curto na área e chega chutando pra marcar.


Fonte:Ibahia/CorreiodaBahia/reprodução

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Saúde: EUA aprovam primeira pílula "anti-Aids"

Pílula do Truvada, da Gilead Sciences, recém-aprovada como droga preventiva contra o HIV -Foto:divulgação/reprodução

A FDA (agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos) anunciou nesta segunda-feira a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como primeira pílula para ajudar a prevenir o HIV em alguns grupos de risco.
"O Truvada é para utilizar na profilaxia prévia à exposição em combinação com práticas de sexo seguro para prevenir as infecções do HIV adquiridas por via sexual em adultos de alto risco. O Truvada é o primeiro remédio aprovado com esta indicação", afirmou a FDA.
O Truvada é encontrado no mercado americano desde 2004 como tratamento para pessoas infectados com HIV, indicado em combinação com outros remédios antirretrovirais.
Em maio, um painel assessor da FDA pediu para aprovar o Truvada como prevenção para pessoas não infectadas, depois que testes clínicos mostraram que este medicamento pode reduzir o risco de HIV em homens homossexuais de 44 a 73%.
SÓ GRUPOS DE RISCO
A aprovação do Truvada como estratégia de prevenção não significa que ele deve ser usado indiscriminadamente. Como todo medicamento antirretroviral, ele possui efeitos alguns efeitos colaterais. Entre eles vômito, diarreia, náuseas e tontura. Em alguns poucos casos mais graves, há registros de intoxicação do fígado e até de enfraquecimento dos ossos.
Por isso, somente pessoas em grupos de risco muito específicos, como alguém sem o vírus que tem um parceiro infectado pelo HIV, deve tomar o remédio.
O FDA lembra ainda que o remédio é apenas auxiliar. O uso do preservativo não deve ser interrompido.
Além disso, é preciso haver rigor com o horário e as doses da medicação para que o efeito preventivo seja atingido.


Fonte:France press/folha de São Paulo/reprodução

Jornal A Tarde vai demitir 81 funcionários



Os jornalistas do jornal A Tarde realizam neste momento uma assembleia a fim de discutir o anúncio da empresa de que irá demitir 81 funcionários, dentre os quais 21 só na redação. O maior desconforto decorre do fato de o jornal já ter confirmado os desligamentos, sobre os quais já se especulava há pelo menos um mês, sem ter apresentado a relação dos profissionais a serem demitidos da companhia, que enfrenta a sua primeira e maior crise financeira em um século de existência. Há temor entre os jornalistas de que, como também se especula, o jornal tenha dificuldades para honrar as indenizações e, inclusive, que já tenha sido vendido para um grupo cujo nome ninguém conhece, como já vem sendo ventilado pelos corredores da empresa e nos meios empresariais. Não está descartada a possibilidade de uma greve. A crise no matutino decorre de graves problemas gerenciais e de uma briga entre os herdeiros, aprofundada pela morte da maior acionista, Regina Simões de Mello Leitão. Informações do Blog Raul Monteiro da tribunadaBahia/reprodução.

Bahia: APLB diz que não sairá da Assembleia Legislativa

 
 
Foto:BN/reprodução
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) informou, por meio de nota, que não aceitará a determinação do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo (PDT), que pediu que os professores em greve deixassem o acampamento montado na Casa até às 17h desta segunda-feira (16). Os dirigentes da APLB já avisaram ao comando militar da AL-BA que permanecerão no local. Também de acordo com o comunicado, os docentes estarão em reunião nesta segunda-feira (16) para montar o documento que será entregue ao Ministério Público na quarta (18) e deverá conter a contraproposta do acordo rejeitado pela categoria na sexta-feira (13).  Informações do BN.

domingo, 15 de julho de 2012

Brasil: "Reeleição de Dilma não é fato certo", diz Vice-Presidente Michel Temer

Temer Vice-Presidente do Brasil -Foto:reprodução

Apesar de elogiar o desempenho da presidente Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, principal líder do PMDB, disse que se criou a ideia de que todo governante tem de se candidatar à reeleição, "mas esse não é um conceito absoluto".
Segundo ele, "tudo" está em jogo nas próximas eleições presidenciais. "Quem foi bem deve se reeleger. Agora, o que vai acontecer em 2014 está ainda muito distante."
Em entrevista à Folha, na última quarta-feira, em seu gabinete, Temer também mandou um recado indireto ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, cujos movimentos sugerem uma corrida ou à vice ou à Presidência em 2014: "O apressado come cru".


Folha - Por que, enquanto o PT e o PSB estão às turras em Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, o PMDB anda tão calado?
Michel Temer - Acho melhor agir do que falar e, na qualidade de vice-presidente, eu tenho de ser discreto, mas essa discrição não significa uma inação política.
O melhor exemplo é Belo Horizonte?
É. Contribuímos muitíssimo para a solução em Belo Horizonte, que é muito importante para o PT. Eu percebi, aliás todos nós do PMDB, inclusive o candidato Leonardo Quintão, percebemos, que deveríamos abrir mão da candidatura própria, que tinha muito significado e peso eleitoral, para fazer a aliança sólida com o PT. Uma aliança com repercussão nacional.
Para neutralizar os arroubos do PSB e do governador Eduardo Campos?
O PSB tem um papel a desempenhar no Brasil e no apoio importantíssimo que dá ao governo e acho natural que busque ampliar seu raio de ação, especialmente nas eleições municipais. Veja o PMDB: é um partido forte, significativo, pelo número de governadores, prefeitos, vereadores, por ter a maior bancada na Câmara e no Senado.
A disputa do PSB com o PT nas eleições municipais é parte do jogo de 2014 e de 2018?
Disputas locais não podem contaminar a aliança nacional. Isso precisa ficar claro.
Quando Dilma reuniu líderes de PT e PSB, dois de cada lado, as orelhas do PMDB arderam?
Se arderam, foi do lado direito, porque, quando é do lado direito, dizem que é porque falaram bem. Suponho que PT e PSB, juntos, só podem ter falado bem do PMDB.
O sr. tem certeza?
Tenho. O PMDB colabora muito com o governo e com essa aliança. Então, se se reuniram PT e PSB, eu tenho cá comigo, talvez com uma certa ingenuidade, eles só podem ter falado bem do PMDB.
E se não?
Problema deles, porque o PMDB é um partido que tem vida própria, significação política histórica.
Ao sair do encontro com o PT e Dilma, Eduardo Campos disse que querem inventar um "inimigo oculto" só para obterem favores fisiológicos da presidente. Todo mundo entendeu que falava do PMDB.
Pois o PMDB entendeu que o governador só poderia estar falando de outro partido porque, para nós, essa história de fisiologia está superada.
Nesses governos de coalizão, é mais do que natural que os partidos participem do governo. Veja aí, PT, PSB, PMDB, todos participam. E, comparada numericamente com os outros partidos, a participação do PMDB é a menor.
Já que Campos falou genericamente sobre "fisiológicos", vamos falar também em tese: tem gente na aliança botando o carro à frente dos bois?
Cada um tem seu estilo. Eu acho que, em política, é preciso administrar o tempo, porque quem se apressa acaba se dando mal. O apressado come cru. A afoiteza e, mais do que a afoiteza, as palavras duras e deselegantes, acabam gerando um clima muito desfavorável para as instituições. Numa democracia, as instituições --e os partidos são instituições-- deverão ser sempre preservadas.
Isso tudo é recado para Eduardo Campos?
Não... o Eduardo Campos sabe muito mais do que eu.
Como o sr. vê o embate do PSB com o PT?
Todas as notícias eram de que as queixas do PSB eram contra o PT. Depois de umas conversas é que, veladamente, começaram a dizer que a relação com o PT era boa e o problema era com os outros. Como esses outros eram indefinidos, você tem de ignorar.
O PSB recuou de atacar o PT e se virou contra o PMDB?
Sabe que eu acho que não? Até porque todas as conversas do Eduardo Campos comigo e com todos do PMDB são sempre de parceria. Então, não vejo clima de beligerância, pelo menos nas manifestações dele.
Quem estaria, então, criando esse tal inimigo oculto do PSB e do PT?
Confesso que não sei dizer. É preciso perguntar ao próprio Eduardo Campos. Aliás, seria útil, até, que houvesse uma definição, porque essa coisa, digamos, muito insinuante, em matéria política, não é nada bom.
Fala-se muito que o que está por trás é a Presidência em 2014, mas não seria a Vice?
O que está em jogo é tudo em 2014! Primeiro ponto é que, depois de instituída a reeleição no Brasil, a ideia é a seguinte: quem foi eleito tem de concorrer à reeleição, para não perder o poder. Estabeleceu-se esse conceito que não é um conceito absoluto.Segundo ponto é que, havendo a reeleição, quem foi bem no governo deve se reeleger. Agora, o que vai acontecer em 2014 está ainda muito distante. Quem está pensando só em 2014 está sendo afoito, apressado. E, aí, come cru.
Tem muita gente com inveja do PMDB e da vaga de vice?
Ser vice-presidente, em especial na atual conjuntura, tendo como companheira a presidente Dilma, é uma coisa muito boa, produtiva institucionalmente. É natural, portanto, que haja inveja, mas é um sentimento negativo. Ela se volta contra o invejoso. As pessoas devem é trabalhar de uma maneira que as habilite a ocupar os lugares, seja de vice, seja de presidente.
A disputa do PSB com o PT fortalece o PMDB?
O PMDB já está fortalecido. A grande preocupação que existe em torno do PMDB já revela sua força. Se você me perguntar se há divergências internas no PMDB, eu vou dizer: há. Mas nós sabemos administrar essas divergências.
Como o sr. se posiciona diante da resistência de Dilma aos nomes de Henrique Eduardo Alves à presidência da Câmara dos Deputados e de Renan Calheiros e Romero Jucá para a do Senado?
Posso assegurar que não há isso, até porque no Senado é regimental, a presidência cabe ao maior partido, e, na Câmara, há até um documento assinado por PT e PMDB estabelecendo que a presidência será do PMDB no próximo biênio.
Dizer que a presidente Dilma não quer o Henrique é equivocado. Ela jamais me disse isso.
Foi isso que o sr. acertou com Dilma e o presidente do PT, Rui Falcão, na terça-feira?
A presidente me chamou para fazer uma avaliação geral do quadro, só isso.
Se o sr. fosse de outro partido e presidente, acharia conveniente ter o PMDB no comando das duas Casas?
Acharia, em face da lealdade do PMDB. Quando Sarney presidiu o Senado e eu presidi a Câmara, foram tempos de muita tranquilidade para o presidente Lula.
Haverá reações no PMDB se Dilma tentar impor o ministro Edison Lobão para o Senado?
Quanto à presidente ter uma ou outra preferência, é mais do que legítimo, não caracteriza interferência, mas quem decide é o Poder Legislativo.
Campos disse que Lula está acima dos partidos e não deveria entrar na campanha. Obviamente, um pedido para o ex-presidente não entrar na campanha do PT em Recife. O que o sr. acha?
Em São Paulo, seria muito útil para o [Gabriel] Chalita [candidato do PMDB] que ele não entrasse, mas não acredito nisso.






Fonte:Entrevista concedida a folhade São Paulo /reprodução