• Praça do Feijão, Irecê - BA

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FHC admite reaproximação com Lula

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o entrevistado deste domingo no programa “É Notícia”, da Rede TV.
Mostrou-se bastante propenso a uma reaproximação com o ex-presidente Lula, especialmente quando o apresentador, Kennedy Alencar, perguntou:
O senhor e o Lula não poderiam se unir, por exemplo, para pressionar em conjunto por medidas importantes, como a reforma política, uma política de combate às drogas e a questão do aborto, por exemplo?
FHC – Nessas áreas, eu acho que cabe. Ele sabe qual é meu pensamento, deve ser público. Uma conversa de interesse nacional, não precisa ser secreta.
Kennedy — Ou essa coisa de ele ser um líder político do PT e o senhor ser um líder político do PSDB vai impedir que possam abraçar juntos algumas causas?
FHC – Do meu ponto de vista, não. Eu gostaria e já expressei isso. Agora mesmo vai vir uma campanha sobre educação, vamos todos falar sobre a necessidade de melhorar a educação, acho que é importante. Em certas circunstâncias, cabe. Eu acho que no terreno do Estado a gente pode conversar, deve conversar. No terreno eleitoral, não. Aí cada um tem seus interesses. E na visão da democracia ou mesmo da economia pode haver diferenças. Você mencionou uma questão que para mim é muito importante que é a reforma eleitoral. Essa reforma só pode ser feita se houver previamente a eleição, um acordo.
Kennedy — Fica o convite, então, do É Notícia para fazer a reforma política.

FHC – Está convidado desde já. Não tenho dúvida.
Kennedy — No Instituto Fernando Henrique ou no Instituto Lula.

FHC – Eu não tenho dúvida.
Fonte:portal IG/reprodução

Londres 2012: Esquiva Falcão vai a final inédita para o Box Brasileiro



Esquiva  Falcão Foto::reprodução
Esquiva Falcão entrou na Excel Arena na manhã desta sexta-feira com dois adversários para vencer: o britânico Anthony Ogogo e a torcida local, que não mediu esforços para apoiar o boxeador da casa. Com uma atuação incrível, o brasileiro atropelou o rival por 16 a 9 e ainda conseguiu conquistar os torcedores. Além disso, o filho de Touro Moreno se tornou o primeiro pugilista brasileiro a alcançar uma final olímpica.

Após a maiúscula vitória, Esquiva comemorou bastante não apenas a classificação para a final, mas também o fato de conseguir dobrar os barulhentos torcedores britânicos.

"É muita felicidade. O primeiro round acabou empatado, no segundo eu fui para cima e no terceiro dei a minha energia. Senti que o público começou a fica do meu lado. Foi uma forma educada de calar eles (torcedores). Graças a Deus eu pude calar todo o público. Eu também ouvi muitos gritos de brasileiros que estavam aqui, não só da Inglaterra", contou Esquiva.

Com o primeiro round equilibrado (empate em 3 a 3), o boxeador brasileiro começou o show apenas na segunda parcial, quando encaixou um ótimo soco e até mesmo derrubou o adversário. Empolgado, Esquiva creditou o golpe a energia do público brasileiro que compareceu ao local nesta sexta-feira.

"Aquele golpe surgiu da energia de todos os brasileiros. Senti que tinha muita gente torcendo por ele, mas tinham muitos brasileiros torcendo por mim", analisou.

Ciente de que entrou para a história do esporte olímpico brasileiro, o pugilista se disse extremamente feliz pelo feito, mas afirma não estar satisfeito e já projeta a inédita medalha de ouro na modalidade.

"Entrei para a história, mas estou confiante para pegar o ouro. Estou muito feliz de entrar para a história do boxe brasileiro. Não só eu que entra no ringue, mas toda a equipe que me acompanha. Eu queria mudar minha medalha e agora quero mudar ainda mais. Quero a amarelinha porque é mais bonita", afirmou.


A final da categoria dos pesos médios acontece neste sábado. Na decisão, Esquiva Falcão terá pela frente o japonês Ryota Murata. Mas antes de pensar no último adversário no caminho em busca do ouro, o brasileiro vai torcer pelo irmão, Yamaguchi Falcão, que busca uma vaga na decisão da categoria meio médio.

"Vou relaxar, tomar um banho e torcer por ele. Para que ele passe para uma fase melhor", concluiu.

                                                                                                                                                                       Fonte:ag.Reuters/estadão/reprodução

Decisão sobre estupro de meninas de 12 anos é anulada pelo STJ

A decisão do Superior Tribunal de Justiça que provocou polêmica em abril deste ano por inocentar um acusado de estuprar três meninas de 12 anos foi anulada ontem pelo próprio tribunal.
O STJ considerou que o recurso que deu origem à decisão foi apresentado fora do prazo e que, por isso, a decisão deveria ser invalidada.
Assim, volta a valer no tribunal o entendimento anterior - que diz que toda relação sexual com menor de 14 anos é estupro, independentemente de haver ou não o consentimento da vítima.
O acusado será julgado novamente em segunda instância; ele havia sido absolvido pelo juiz de primeira instância, que entendeu que, pelo fato de as meninas serem prostitutas, elas teriam condições de consentir com a relação sexual.
O caso ocorreu antes de 2009, quando a lei passou a considerar que ter relações sexuais ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos é "estupro de vulnerável", independente do uso de violência.
A corte fez o julgamento com base na lei anterior, que já considerava como estupro manter relações sexuais com menores de 14 anos. Os tribunais, porém, questionavam se era necessário ou não provar que existiu a violência.
No caso das meninas, o STJ havia seguido o mesmo entendimento do juiz de primeira instância e decidido, por maioria, que não era possível presumir a violência porque as meninas se prostituíam e, portanto, poderiam consentir com o sexo.
À época, a decisão provocou reações negativas da ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos), do Congresso e da ONU, além de várias outras entidades.

Fonte:Folhade SãoPaulo de Brasília /reprodução 

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nova Lei vai gerar 400 vagas pela "cotas sociais" na UFBA, falta sanção de Dilma




O Congresso já aprovou o Projeto de Lei. Agora, só falta a a sanção da presidente Dilma Rousseff para que todas as universidades federais do país tenham que reservar 50% das vagas para estudantes de escolas públicas. De acordo com o projeto, metade das vagas das “cotas sociais” será destinada a cotistas com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 933) por cada membro da família.Depois da sanção presidencial, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) terá que disponibilizar mais 400 vagas para cotistas, chegando a 4 mil. Atualmente, a instituição oferece 45% das vagas para estudantes negros, pardos, indígenas e membros de comunidades quilombolas originários de escolas públicas.

Em outras instituições federais da Bahia, a determinação prevista no projeto já é praticada. É o caso do Instituto Federal da Bahia (Ifba). No total, são 735 cotas sociais, sendo 575 para o nível superior e 160 para cursos tecnológicos.Inclusive, as inscrições para o processo seletivo do Ifba estão abertas até 23 de setembro e alunos de escolas públicas podem solicitar isenção parcial da taxa de R$ 55 até 31 de agosto e pagar 10% do valor.Outra instituição que já destina 50% de suas vagas para estudantes oriundos da rede pública é a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). No último processo seletivo foram oferecidas 425 vagas em 16 cursos.O ingresso é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que leva em conta a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Na Bahia, há ainda a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), cuja sede fica na cidade pernambucana de Petrolina, mas tem campus em Juazeiro, no norte do estado. Na instituição, são reservadas 665 para alunos saídos da rede pública e o processo seletivo também é realizado com base no desempenho do Enem.

Expectativa

Na torcida pela sanção da projeto da deputada federal Nice Lobão (PSD-MA), e aprovado na terça-feira pelo Senado, as estudantes Érica de Jesus e Jennifer Santana, ambas de 16 anos, já fazem planos para aproveitar bem as novas condições de disputa que podem surgir.Érica sonha em passar no vestibular de Medicina, mas, prejudicada pela greve de 115 na rede estadual, ela já decidiu que só vai concorrer na Ufba no próximo ano.“Não me sinto preparada para competir com quem teve aula regular o ano inteiro. Estou prejudicada, mas pelo menos agora temos essa boa notícia de que as cotas podem aumentar”, diz a adolescente, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Teixeira de Freitas.Além de ser negra, Érica concorreria às vagas de quem tem a renda familiar que não ultrapassa 1,5 salário mínimo. “Moro com meus pais e um irmão e o que eles ganham não ultrapassa o máximo permitido”, afirmou.Já Jennifer, que mora com a mãe e o irmão no Engenho Velho de Brotas e quer estudar Direito, também está empolgada com a decisão dos senadores. “Ter mais chances nos motiva, mas não podemos deixar de correr atrás para segurar uma das vagas”, disse a estudante, também do 3º ano do Teixeira de Freitas.
Critérios

O Projeto de Lei estabelece critérios para o candidato cotista. Dentro dos 50% de reserva, as vagas serão distribuídas entre negros, pardos e indígenas de acordo com a proporção dos grupos na população do estado.Atualmente, na Ufba, 43% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas e, dentro deste índice, 85% são para negros e pardos. Segundo o pró-reitor de Graduação, Ricardo Miranda, 2% do total de vagas vai para indígenas.De acordo com Miranda, com a sanção do projeto de lei, a universidade terá que atualizar os percentuais. “Não posso garantir que permaneçam os mesmos números. Tudo deve ser calculado de acordo com dados do IBGE sobre a população”. Na Bahia, aproximadamente 70% das pessoas se consideram negras, segundo o IBGE.


Fonte:Redação do CorreiodaBahia/reprodução

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

São Paulo vende Lucas ao PSG por R$ 108,3 milhões



O São Paulo oficializou nesta quarta-feira, por meio de uma nota em seu site oficial, a venda do meia-atacante Lucas para o Paris Saint-Germain, da França, pelo valor de R$ 108,3 milhões.
O clube tricolor vai receber o pagamento imediato, mas o jogador só vai se apresentar ao seu novo time em janeiro de 2013. Dessa forma, ele vai jogar pelo São Paulo até o fim do Campeonato Brasileiro.
O valor pago pelo PSG faz da transação a mais cara do futebol brasileiro. Supera a do meia Oscar, ex-Internacional, vendido para o Chelsea, da Inglaterra, no mês passado, pelo valor de quase R$ 80 milhões. O São Paulo já havia dito não a propostas milionárias de Manchester United e da Inter de Milão.
Lucas chegou ao São Paulo em 2005 e foi promovido à equipe principal em agosto de 2010. Seu desempenho com a camisa do time tricolor o fez chegar à seleção brasileira. O clube paulista desejou felicidades a Lucas por meio da nota publicada em seu site.
"O São Paulo FC deseja que Lucas tenha o mais retumbante sucesso nessa nova etapa de sua carreira que se iniciará em 2013", diz um trecho da nota. O clube afirma ainda que "as portas estarão sempre abertas para o seu retorno no futuro".
No Paris Saint-Germain, Lucas vai encontrar os brasileiros Thiago Silva, Alex, Maxwell e Nenê. Vai ainda jogar ao lado do atacante Zlatan Ibrahimovic e do zagueiro Diego Lugano, ídolo da torcida do São Paulo. Informações da folha de São Paulo/reprodução.


Foto: reprodução/google

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Educação: Governo do Estado diz que vai pagar aos professores dia 15/08


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anunciou nesta terça-feira (7) que o pagamento dos salários dos professores que ainda estão fora de folha será efetuado no dia 15 deste mês. O pronunciamento foi feito após os docentes, que encerraram a greve na última sexta-feira (3), demonstrarem preocupação quanto à quitação dos salários referentes aos meses de abril a julho. O coordenador da APLB, Rui Oliveira, declarou que o compromisso de repor as aulas estava atrelado à devolução do ordenado e que, caso o pagamento não seja feito até esta sexta-feira (10), a aula de reposição deste sábado (11) será cancelada. “O combinado foi que a devolução seria feita em cinco dias úteis. Se não houver pagamento, não haverá reposição sábado”, disse em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo Oliveira, caso o pagamento seja feito no dia 15, as próximas aulas marcadas ocorrerão normalmente. De acordo com a SEC, os diretores das escolas estaduais devem enviar o calendário de reposição até a próxima segunda-feira (13) para que os professores sejam pagos. “Vamos fazer um esforço conjunto das equipes das secretarias da Educação e da Administração para viabilizar a folha especial de pagamento em um curto período”, prometeu o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, em nota. Ele reafirmou também que o cumprimento do ano letivo está assegurado em toda a rede estadual. Informações do BN.


Imagem:google /reprodução

Bahia: Governo do Estado emite nota sobre pagamento da GAP aos oficiais da PM




O governo do Estado emitiu nota nesta terça-feira (7) na qual promete regularizar o pagamento da Gratificação de Atividade Policial (GAP) referente ao ano de 2003 aos oficiais da Polícia Militar. Confira o comunicado na íntegra: “Em relação ao cumprimento de decisão judicial relativa à extensão à Gratificação de Atividade Policial (GAP) do reajuste conferido ao soldo dos oficiais da Polícia Militar da Bahia, no ano de 2003, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) esclarece que foi intimada em julho do corrente ano e, como é de praxe, já orientou a administração para o cumprimento da medida. A Secretaria da Administração já está reunindo os elementos necessários ao atendimento da decisão judicial. Vale salientar que se trata de ação promovida por associação profissional e os benefícios atingem aqueles que integram como parte na ação, envolvendo grande número de pessoas, além de exigir, na defesa e proteção dos recursos públicos, a exata identificação dos servidores envolvidos. Também, em face ao montante financeiro da ação, são indispensáveis os ajustes no orçamento estadual. A PGE destaca ainda que todas as providências estão sendo tomadas, de modo a possibilitar o rápido cumprimento da decisão, como sempre ocorrera em relação aos processos que envolvem o Estado da Bahia.” Informações do BN.


Imagem:reprodução /google

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Comando da PM da Bahia dispara alerta a toda Corporação

 
 
                                                  
                                                                    O comando da PM disparou o código "Alfa 11" Foto:reprodução/google 
O comando da Polícia Militar da Bahia disparou na noite da última sexta-feira (3) o código Alfa 11, com o aviso de ameaças à vida de policiais. A mensagem partiu após a Polícia Federal (PF) interceptar ligações de traficantes da quadrilha Comando da Paz, do traficante Cláudio Campanha. A ordem seria realizar ataques a PMs. Segundo reportagem do Correio, a reação do crime organizado seria uma retaliação à "Operação Guaricema", da PF, que na semana passada desarticulou um braço de seu grupo criminoso, comandado por João Cleber, o Kekéu. De dentro do Complexo Penitenciário de Salvador, com celulares, ele chefiava o bando. "A facção Comando da Paz do traficante Cláudio Campanha deu ordem para matarem policiais", diz um trecho do comunicado. O aviso logo se espalhou também entre os policiais civis e instalou o clima de tensão entre os agentes que atuam na capital baiana. Prova disso é que a remoção de corpos pelo Instituto Médico Legal (IML), que antes demandava no máximo cinco policiais, começou a ser realizada com até 15 homens fortemente armados. Na página da PM no Facebook, o alerta também é reforçado: “O Serviço de Inteligência da PMBA, em sua Coordenadoria de Missões Especiais e em suas Seções e Setores de Missões Especiais, está atento a qualquer tentativa de lesão ao serviço policial. A cada policial, individualmente, cabe manter a atenção e as precauções que são próprias da natureza do profissional policial, sempre evitando exposições e descuidos”, diz o comunicado. “Sempre que o Estado adota medidas de combate à criminalidade, os interessados na perpetuação do crime tentam resistir às ações policiais”, complementa. Informações do BN.

Londres 2012: Arthur Zanetti é medalha de Ouro para o Brasil na ginástica



Arthur Zanetti, de 22 anos, tornou-se nesta segunda-feira não apenas o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha olímpica na ginástica, mas também o primeiro a ser campeão. Com grande responsabilidade nos seus ombros, depois de tantos fracassos de seus compatriotas nos Jogos de Londres, ele foi o último a se apresentar na final das argolas na ginástica artística e não decepcionou. Tirou nota 15.900 e superou o chinês Yibing Chen para faturar o ouro.
O chinês, cinco vezes campeão mundial, foi o primeiro a se apresentar na primeira final desta segunda-feira e teve um desempenho dentro do esperado, com nota 15.800, exatamente o que lhe deu o título do último Campeonato Mundial, em Tóquio. Quando Zanetti se apresentou, sabia que tinha que superar essa nota.
Último a competir, o brasileiro ainda precisava de uma nota melhor que os 15.733 pontos do italiano Matteo Morandi para ficar com a prata e mais que os 15.666 pontos do russo Aleksandr Balandin para ganhar o bronze.
E ele foi perfeito na sua apresentação. Sem nenhuma falha, deixou para os árbitros a decisão. E eles lhe deram uma pontuação total de 15.900, que significava a tão esperada e sonhada medalha de ouro. Prata para a china, bronze para a Itália.
A medalha é a primeira da ginástica brasileira, seja masculina ou feminina, artística, rítmica ou de trampolim. E ela encerra uma série de decepções de ginastas do Brasil na modalidade, especialmente com Diane dos Santos e Diego Hypolito.
Arthur Zanetti chegou à seleção brasileira em 2007, aos 17 anos, mas ficou por muito tempo à sombra de Diego Hypolito. Dois anos depois, foi à final das argolas no Mundial de Londres, na mesma North Greenwich Arena onde foi campeão olímpico nesta segunda-feira. Naquela competição de 2009, terminou no quarto lugar, com 15.325 pontos - 6.500 de nota de saída e 8.750 de execução.
Ele só voltaria aos holofotes exatamente dois anos depois, novamente em um Campeonato Mundial. Vindo de uma medalha de ouro na Universíade de Shenzhen, ele repetiu a nota que obteve na China também em Tóquio, 15.600 pontos, e só ficou atrás do chinês Chen, que foi 0.200 melhor.
O resultado no Mundial de Tóquio garantiu a Zanetti a sua primeira participação olímpica. Isso porque a China foi campeã por equipes e garantiu a presença de Chen nos Jogos. Com isso, a vaga destinada ao melhor das argolas sobrou para o brasileiro.
Classificado para a Olimpíada, ele tratou de melhorar a nota de partida da sua apresentação, de 6,5 para 6,8. Com esses 0.300 pontos extras, foi evoluindo competição a competição em 2012. Ele começou o ano sendo campeão do Pré-Olímpico, em janeiro, também na North Greenwich Arena, com nota 15.333, ainda com a série antiga.
Depois, em etapas da Copa do Mundo, ganhou prata em Cottbus (Alemanha), com 15.600 pontos, e a partir da estreia da nova série, não perdeu mais: foi campeão em Osijek (Croácia), com 15.875, em Maribor (Eslovênia), com 15.575, e em Ghent (Bélgica), com 15.925.
Na fase de classificação dos Jogos de Londres, escondeu o jogo. Apresentou uma série alternativa, de nota de partida 6,5, e teve a quarta melhor pontuação geral: 15.616, ficando atrás do chinês, do italiano e também do russo. Depois, explicou que foi tudo planejado, porque era melhor para ele não ser o dono da melhor nota na final.
Já o chinês tirou 15.858 na eliminatória e se classificou em primeiro. Assim, foi o primeiro a se apresentar na final, marcando 0.058 a menos do que na classificação e jogou para os demais sete ginastas a responsabilidade de o superarem. Não esperava que Zanetti fosse fazer isso.

Fonte: MNS/estadão/reprodução
Foto:reprodução

domingo, 5 de agosto de 2012

Eleições 2012: Cidades baianas com piores IDH tem previsão de gastos milionários nas campanhas



Os candidatos a prefeito dos 20 municípios baianos com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) planejam gastar R$ 21,6 milhões em suas campanhas, segundo reportagem do Correio. Entre as cidades da lista, Umburanas lidera, com previsão de R$ 1,3 milhão por parte dos dois candidatos. Roberto Bruno (PRP) informou à Justiça Eleitoral a intenção de utilizar R$ 1 milhão na campanha, enquanto sua adversária, Mirian da Silva (PDT), disse que gastará R$ 300 mil. No total, o valor corresponde a quase cinco vezes o montante utilizado pelos prefeituráveis de Salvador, na proporção custo por habitante. Atingido pela seca, o município localizado na microrregião de Senhor do Bonfim tem 17 mil moradores, dos quais 31% são analfabetos, segundo o IBGE. Nenhuma das nove unidades públicas de saúde locais tem equipamento de hemodiálise, serviço de emergência, internação ou UTI. Informações do Bahianotícias.