• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 15 de setembro de 2012

Eleições 2012: Lula participa de comício em Feira de Santana para ajudar Zé Neto

Em comício na manhã deste sábado (15) em Feira de Santana (BA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou boné do MST, atacou os coronéis, pediu renovação na política, mas ignorou o tema do mensalão, focando toda a sua fala na disputa pela prefeitura da cidade do interior baiano. Parte dos 19 minutos de discurso de Lula foram dedicados a críticas aos adversários do candidato petista na cidade, o deputado estadual Zé Neto. "A direção nacional [do PT] não queria que eu viesse a Feira pela desvantagem do Zé Neto [o candidato do partido tinha 8% das intenções de voto, ante 76% de José Ronaldo, do DEM, na única pesquisa Ibope em Feira, divulgada há um mês]. Praticamente vetou", disse Lula.
"Mas esse galego aqui [Jaques Wagner, governador da Bahia] disse que era é importante. Então, era uma dívida de gratidão", completou. Disse também que "já teve muito coronel governando essa cidade. Muito manda-chuva governando essa cidade. É hora de um companheiro novo como o Zé Neto". E finalizou: "O Brasil esperou 500 anos para ter um presidente da República que saísse da classe operária, que conhecesse o sentimento do povo mais pobre deste país. É por isso que o mundo inteiro reconhece que em nenhum país aconteceu, em tão pouco tempo, a ascensão social que aconteceu aqui". Apesar da presença de Lula na segunda maior cidade da Bahia, que tem cerca de 600 mil habitantes, a Estação da Música, onde ocorreu o comício, ficou longe de lotar. Marcado para as 10h, o evento começou com 1 hora e 40 minutos de atraso.
O ex-presidente disse que iria ainda a outros dois comícios hoje, em São Paulo.
"Embora o câncer já tenha desaparecido, eu tenho um edema na garganta e não posso falar muito, porque está muito inchada ainda, toda hora tenho que beber água", justificou-se.
TIME DO PT
Presente ao comício, o governador baiano Jaques Wagner (PT) também criticou o adversário do DEM e bateu na tecla do "alinhamento" para pedir voto a Zé Neto. "Vocês já viram mais do mesmo por 12 anos [período em que José Ronaldo esteve direta ou indiretamente na prefeitura feirense]. Agora, vocês precisam se alinhar ao governo e à Presidência."
"Eu não olho para o partido do prefeito, mas é claro que a obra chega mais rápido quando tem um prefeito que pensa como eu", completou.
Wagner também afirmou ter uma pesquisa interna do PT que mostra uma redução da desvantagem para o DEM em Feira. "Ele já caiu de 70% para 30%. Nós temos que tirar 10% daqui até o dia 7. De dez em dez, vamos tirar a diferença. E, no segundo turno, vai ser ainda melhor", finalizou. Em seu discurso, Zé Neto acusou José Ronaldo de ser "da mesma panela" do prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), que é candidato à reeleição, com 3% na pesquisa Ibope. O evento ainda teve a participação dos senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata.

Fonte:Folha/voz  da Bahia/reprodução

Brasil: Empresário Marcos Valério envolve ex-presidente Lula no mensalão

Dos 37 réus do mensalão, o empresário Marcos Valério é o único que não tem um átimo de dúvida sobre o seu futuro. Na semana passada, o publicitário foi condenado por lavagem de dinheiro, crime que acarreta pena mínima de três anos de prisão. Computadas punições pelos crimes de corrupção ativa e peculato, já decididas, mais evasão de divisas e formação de quadrilha, ainda por julgar a sentença de Marcos Valério pode passar de 100 anos de reclusão. Com todas as atenuantes da lei penal brasileira, não é totalmente improvável que ele termine seus dias na cadeia.
Apontado como responsável pela engenharia financeira que possibilitou ao PT montar o maior esquema de corrupção da história, Valério enfrenta um dilema. Nos últimos dias, ele confidenciou a pessoas próximas detalhes do pacto que havia firmado com o partido. Para proteger os figurões, conta que assumiu a responsabilidade por crimes que não praticou sozinho e manteve em segredo histórias comprometedoras que testemunhou quando era o "predileto" do poder. Em troca do silêncio, recebeu garantias. Primeiro, de impunidade. Depois, quando o esquema teve suas entranhas expostas pela Procuradoria-Geral da República, de penas mais brandas. Valério guarda segredos tão estarrecedores sobre o mensalão que ele não consegue mais guardar só para si - mesmo que agora, desiludido com a falsa promessa de ajuda dos poderosos a quem ajudou, tenha um crescente temor de que eles possam se vingar dele de forma ainda mais cruel.
Feita com base em revelações de parentes, amigos e associados, a reportagem de capa de VEJA desta semana reabre de forma incontornável a questão da participação do ex-presidente Lula no mensalão. "Lula era o chefe", vem repetindo Valério com mais frequência e amargura agora que já foi condenado pelo STF. A reportagem tem cinco capítulos - e o primeiro deles pode ser lido abaixo:

Foto:

Leandro Martins/Futura Pres

O CHEFE:  Segredo guardados por Valério põem o ex-presidente Lula no centro do esquema do mensalão

A acusação do Ministério Público Federal sustenta que o mensalão foi abastecido com 55 milhões de reais tomados por empréstimo por Marcos Valério junto aos bancos Rural e BMG, que se somaram a 74 milhões desviados da Visanet, fundo abastecido com dinheiro público e controlado pelo Banco do Brasil. Segundo Marcos Valério, esse valor é subestimado. Ele conta que o caixa real do mensalão era o triplo do descoberto pela polícia e denunciado pelo MP. Valério diz que pelas arcas do esquema passaram pelo menos 350 milhões de reais. "Da SMP&B vão achar só os 55 milhões, mas o caixa era muito maior. O caixa do PT foi de 350 milhões de reais, com dinheiro de outras empresas que nada tinham a ver com a SMP&B nem com a DNA", afirma o empresário. Esse caixa paralelo, conta ele, era abastecido com dinheiro oriundo de operações tão heterodoxas quanto os empréstimos fictícios tomados por suas empresas para pagar políticos aliados do PT. Havia doações diretas diante da perspectiva de obter facilidades no governo. "Muitas empresas davam via empréstimos, outras não." O fiador dessas operações, garante Valério, era o próprio presidente da República.
Lula teria se empenhado pessoalmente na coleta de dinheiro para a engrenagem clandestina, cujos contribuintes tinham algum interesse no governo federal. Tudo corria por fora, sem registros formais, sem deixar nenhum rastro. Muitos empresários, relata Marcos Valério, se reuniam com o presidente, combinavam a contribuição e em seguida despejavam dinheiro no cofre secreto petista. O controle dessa contabilidade cabia ao então tesoureiro do partido, Delúbio Soares, que é réu no processo do mensalão e começa a ser julgado nos próximos dias pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O papel de Delúbio era, além de ajudar na administração da captação, definir o nome dos políticos que deveriam receber os pagamentos determinados pela cúpula do PT, com o aval do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, acusado no processo como o chefe da quadrilha do mensalão: "Dirceu era o braço direito do Lula, um braço que comandava". Valério diz que, graças a sua proximidade com a cúpula petista no auge do esquema, em 2003 e 2004, teve acesso à contabilidade real. Ele conta que a entrada e a saída de recursos foram registradas minuciosamente em um livro guardado a sete chaves por Delúbio. Pelo seu relato, o restante do dinheiro desse fundão teve destino semelhante ao dos 55 milhões de reais obtidos por meio dos empréstimos fraudulentos tomados pela DNA e pela SMP&B. Foram usados para remunerar correligionários e aliados. Os valores calculados por Valério delineiam um caixa clandestino sem paralelo na política. Ele fala em valores dez vezes maiores que a arrecadação declarada da campanha de Lula nas eleições presidenciais de 2002.

Fonte:revistavejaonline/reprodução 

Bahia: Empresário é morto em emboscada na cidade de Porto Seguro

José Antônio Tomazelli conduzia um veículo Hilux, ao lado de sua esposa, quando foi atingido por um disparo na cabeça

Um empresário foi morto em uma emboscada na manhã desta sexta-feira (14) na Estrada de Urucum localizada em um distrito da cidade de Porto Seguro, Sul da Bahia. Segundo informações de Robson Andrade, titular da delegacia do município, José Antônio Tomazelli conduzia um veículo Hilux, ao lado de sua esposa, quando foi atingido por um disparo na cabeça.

A vítima perdeu o controle do carro, caiu em uma ribanceira e em seguida se chocou com uma árvore. A mulher de Antônio, que teve ferimentos leves,  saiu do veículo e foi em busca de ajuda. O tiro partiu de cima do barranco - a polícia acredita que o assassino estava de tocaia aguardando a vítima, sabendo que passaria por lá, o que leva a crer que o suspeito possa ter atraído o casal até a região.

O acidente aconteceu por volta das 10h30. O corpo de José foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro. A polícia ainda não sabe se a morte da vítima foi causada pelo disparo ou pela colisão. No local do crime foi encontrado cápsulas de um revólver calibre 38.

Investigação
Três homens e uma mulher foram presos por tráfico de drogas minutos depois da morte do empresário, que atuava na área de cerâmica. Com os acusados foi apreendido uma cerca quantidade de drogas, maconha e crack e um revólver calibre 38.
O delegado Robson informou que o disparo que atingiu a vítima pode ter saído do mesmo revólver apreendido com o grupo. Os acusados estão custodiados na carceragem da delegacia da cidade de Eunápolis.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

UNEB reabre Inscrições para oficiais da PM

 
A UNEB vai reabrir inscrições, a partir da próxima segunda-feira (17), para o Concurso Público para Admissão no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM 2012).
De acordo com o novo edital do processo seletivo, publicado pela PM nessa quinta-feira (13) no Diário Oficial do Estado (DOE), o número de vagas oferecidas foi reduzido para 120, sendo 108 são para o público masculino e 12 para o feminino.
As inscrições seguem abertas até o dia 3 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.concursopm.uneb.br. A taxa de inscrição é de R$ 115 para ambos os sexos.
O processo seletivo consiste em prova escrita de conhecimentos gerais e redação, que será realizada no dia 25 de novembro. Os aprovados nessa etapa passam ainda por avaliação psicológica, exame médico-odontológico, teste de aptidão física e investigação social, em datas divulgadas no edital.
Os candidatos selecionados devem comprovar que possuem entre 18 e 30 anos de idade, estão em dia com o serviço militar (para homens), concluíram o ensino médio e têm carteira de habilitação categoria B. Os demais requisitos, assim como informações sobre documentação e matrícula, também estão detalhados no edital.

Ressarcimento

Segundo o Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB, os candidatos que se inscreveram no Concurso Público CFOPM/2012, com base no edital nº 001-CG/2012, divulgado no dia 2 de agosto, terão suas inscrições automaticamente transferidas e validadas para a nova seleção.
Aqueles que quiserem desistir do certame serão ressarcidos da taxa de inscrição. Para o ressarcimento, o candidato deve acessar o site da seleção entre os dias 17 a 24 de setembro, preencher um formulário e imprimir o comprovante de desistência.
A devolução da taxa de inscrição estará disponível por 90 dias, a partir do dia 8 de outubro, em qualquer agência do Banco do Brasil do país (boca do cofre). O candidato deve se dirigir ao caixa e apresentar os documentos de identidade e CPF, obrigatoriamente.
De acordo com nota publicada pelo comando da Polícia Militar no dia 28 de agosto, a seleção anterior foi cancelada por “necessidade de nova efetivação de estudo sistêmico, a ser realizado pela administração pública estadual, com vistas a estabelecer critérios e orientações para o referido certame”.
Informações: CPS/Campus I – tel. 0800 071 3000.

Fonte:Site da UNEB/reprodução
Imagem:reprodução

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bancários decidem deflagar greve a partir de terça-feira(18)

Em assembléias encerradas na noite passada, os bancários decidiram deflagrar uma greve nacional. A paralisação começa na próxima terça-feira (18) e não tem data para acabar. O movimento inclui a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, casas bancárias estatais.
Entre outras reivindicações, os bancários pedem reajuste salarial de 10,25%. Um percentual que embute ganho real (acima da inflação) de 5%. A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) oferece menos: 6%. Nessa hipótese, o aumento real seria de 0,58%.
Ecoado nos sindicatos da categoria, o coro da greve foi puxado pela Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). Filiada à CUT, a entidade enviara carta à Fenaban na semana passada. No texto, informara sobre o risco de greve. Decorridos sete dias, não veio à mesa nenhuma proposta nova.
O presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, passou a soar como leão: “Com a deflagração da greve a partir do dia 18, os bancários de todo o país estão respondendo ao desrespeito com que os bancos vêm tratando a categoria nas mesas de negociação.”
Cordeiro rugiu: “Os seis maiores bancos, que empregam mais de 90% da categoria, lucraram R$ 25,2 bilhões no primeiro semestre deste ano, mas fizeram uma proposta que não valoriza os salários dos trabalhadores, enquanto pagam milhões de reais por ano para os altos executivos.”

Fonte:Blog do Josias/reprodução

Felipão sai do Palmeiras e diretoria quer Leão

Luiz Felipe Scolari não é mais treinador do Palmeiras. Em longa reunião nesta quinta-feira entre a comissão técnica e os dirigentes do clube, o presidente Arnaldo Tirone optou, de comum acordo, em dispensar o treinador. A gota d'água foi a derrota de 3 a 1 sofrida nesta quarta-feira para o Vasco, em São Januário, resultado que empurrou o time para a penúltima posição do Brasileirão. Para se ter uma ideia do tão fundo que está o Palmeiras na zona de rebaixamento, o primeiro time fora do grupo da degola tem 7 pontos a mais, é o Flamengo. O Palmeiras divulgou uma nota informando que a demissão foi de comum acordo entre o clube e Felipão. Portanto, nenhuma dos lados receberá multa rescisória.
Logo após a partida contra o Vasco, no Rio, Tirone teve a convicção de que a saída de Felipão era necessária para evitar o rebaixamento do time no Campeonato Brasileiro. Seria a forma encontrada pela diretoria para motivar o elenco a dar a volta por cima. Além de Felipão, o auxiliar técnico Murtosa também deixa o Palmeiras. Durante a conversa nesta quinta-feira, Felipão teria se antecipado e pedido ele as contas. Ele não tinha mais clima no clube e suas palavras não eram mais ouvidas pelos jogadores.
SEGUNDA PASSAGEMFelipão voltou ao Palmeiras em julho de 2010 e conquistou a Copa do Brasil nesse ano. Mas não conseguiu lembrar sua primeira passagem pelo clube, quando faturou a Copa do Brasil e a Mercosul de 1998, a Libertadores de 1999 e o Torneio Rio-São Paulo de 2000. Naquela época também, o Palmeiras tinha um time bem melhor do que tem hoje.
Em sua segunda passagem, Felipão fez 165 jogos, sendo 70 vitórias, 50 empates e 45 derrotas, um aproveitamento de 52,5%.  A diretoria ainda não definiu quem assume sua vaga nem mesmo quem comanda a equipe no clássico com o Corinthians. O nome de Emerson Leão, atualmente no São Caetano, é o mais cotado.

Fonte:estadao/  reprodução

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

EUA: Obama diz que "justiça será feita" após morte do embaixador na Líbia

Washington, 12 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira que 'a justiça será feita' após a morte do embaixador americano em Benghazi, Chris Stevens, e que seu governo trabalhará com o da Líbia para processar os culpados.
'Trabalharemos com o governo líbio para levar à justiça os assassinos que atacaram nossos diplomatas', disse Obama em um pronunciamento na Casa Branca junto com a secretária de Estado Hillary Clinton.
'Que não haja lugar para dúvidas: a justiça será feita', acrescentou o líder, que condenou 'nos termos mais fortes possíveis' o 'degradante e horrível' ataque que matou Stevens e outros três americanos que trabalhavam na legação, entre eles o diplomata Sean Smith.
Referindo-se ao motivo dos ataques, um vídeo supostamente de um produtor independente californiano que zomba da fé muçulmana, Obama ressaltou que os Estados Unidos 'são um país que respeita qualquer fé e rejeita todas as tentativas de denegrir as crenças religiosas de outros'.
'Mas não há absolutamente nenhuma justificativa para este tipo de violência sem sentido', ressaltou. 'O mundo deve se unir na condenação a estes ataques'.
O presidente ressaltou que 'nenhum ato de terror' fará com que os Estados Unidos 'se rendam em seu compromisso com a justiça'.
Ele classificou Stevens, primeiro embaixador americano a morrer em seu posto desde 1979, como um 'exemplo', e disse que ele faleceu 'na cidade que ajudou a salvar' durante as revoltas populares contra Muammar Kadafi.
'Quando o regime de Kadafi caiu, ele trabalhou sem descanso para apoiar esta jovem democracia', afirmou Obama, que ressaltou sua 'coragem' e a defesa que ele e os outros três diplomatas falecidos fizeram 'da liberdade e da dignidade'.

Fonte:EFE/Estadão/reprodução

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Governo Dilma: Marta Suplicy nega que ida para ministério foi por apoio a Haddad

A senadora Marta Suplicy rebateu a tese de que o convite para assumir o Ministério da Cultura seria uma compensação por ter aceitado entrar na campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Marta agiu como se estivesse surpreendida com a sua designação para um ministério, apesar de o governo ter sinalizado a intenção no momento em que ela aceitou desistir da candidatura em SP em prol de Haddad. A senadora, que chegou a chamar a notícia "especulação de site", disse ter recebido o convite de Dilma para ocupar o posto por telefone, por volta das 15h40, quando encerrou a sessão do plenário do Senado por falta de quorum. Marta toma posse nesta quinta-feira, 13.
"Eu acabei de falar com a presidente e acabei de aceitar. O convite é meio surpreendente, mas eu sou do governo e estou à disposição do governo e se a presidente acha que eu devo exercer essa função no ministério, eu vou exercê-la, como exerci todas as funções da vida", afirmou, ainda no plenário. "O ministério é importante, é a identidade brasileira, é a cultura, sinto que é um enorme desafio".
Marta disse que vai chamar a ministra a que sucederá, Ana de Hollanda, para conversar e se inteirar dos programas da pasta. Sua posse está marcada para depois de amanhã, quinta-feira. "Estou feliz, estou contente, é muito prematuro fazer qualquer declaração, acabei de aceitar o convite, vou estudar, vou ter uma conversa com Ana de Hollanda", informou.
"Aceitei o convite e agora vamos trabalhar", destacou. A senadora disse que sempre se prontificou a apoiar Haddad. "Desde o começo eu disse que na hora em que fizesse diferença, eu entraria", contou, sem se referir às críticas que fez no Twitter tachando a escolha do candidato sem experiência política como sendo "um erro". "Vou continuar trabalhando, eu farei os comícios como combinei com ele, fiz carreata na sexta, no sábado...", disse.
O Ministério da Cultura é a segunda experiência de Marta Suplicy no Executivo federal. Em 2007, no início da segunda gestão de Lula, ela assumiu o Ministério do Turismo. Ficou na pasta pouco mais de um ano, de onde saiu para disputar a prefeitura de São Paulo, quando foi derrotada pelo atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), então do DEM, apoiado pelo candidato do PSDB à prefeitura, José Serra. Informações do estadão.

domingo, 9 de setembro de 2012

Brasileirão série A: Bahia goleia o Vasco em São Januário,4x 0

O  Bahia venceu o Vasco da Gama  no Rio de Janeiro  pela 23ª rodada do Brasileirão por 4 x 0 com   gols do artilheiro Souza aos 40 min. do 1º tempo, Jones aos quatro e doze  do segundo tempo e Souza novamente aos 25 minutos. Com essa vitória, a equipe chega aos 27 pontos e fica longe da zona do rebaixamento. O próximo jogo da equipe é contra o Sport na Ilha do Retiro na próxima quarta-feira(12).

Confira os outros outros resultados da 23ª rodada.

No sábado:
Curitiba:
Curitiba 3 x 0 Flamengo
Campinas:
Ponte Preta 2 x 2 Figueirense
São Paulo:
Corinthians 3 x 1 Grêmio

Hoje(domingo)
Santos:
Santos 0 x 0 São Paulo
Porto Alegre
Inter 0 x 1  Fluminense
Rio de Janeiro:
Botafogo 3 x 1 Náutico
Vasco 0  x  4 Bahia
Minas Gerais:
Atlético  3 x  0  Palmeiras
Recife:
Sport 2 x 1 Cruzeiro
Goiânia:
Atlético 1x 1 Portuguesa


Dr. Ricardo (PT) lidera pesquisa em Xique-Xique

A Compet Consultoria, Marketing, Pesquisas e Treinamentos publicou neste sábado (8) os números da primeira pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de Xique-Xique, na microregião de Irecê. O levantamento estimulado, quando os nomes dos postulantes são fornecidos, aponta liderança de Dr. Ricardo(PT), que tem 53% intenção de votos e apoio do senador Pinheiro e do deputado federal Félix Mendonça Júnior. Em seguida, Renan (PMDB) aparece com 34%. Votos nulos ou brancos somam 2% e 10% dos entrevistados ainda estão indecisos. Já no estudo espontâneo, quando os entrevistados não têm acesso à lista de prefeituráveis, Dr. Ricardo aparece com 51%, à frente de Renan, que tem 31%. Nulos e brancos somam 2% e indecisos 14%. Na rejeição, o peemedebista lidera com 53%, já o petista tem 34%. A pesquisa ouviu 401 pessoas, entre os dias 4 e 5 de setembro, e a margem de erro é de 5 pontos porcentuais. A pesquisa está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-00121/2012.

Fonte:Bahianotícias

Carne frita agrava câncer de próstata, diz pesquisa

Se você é do sexo masculino, adora hambúrguer, não dispensa um bife frito, carne de sol bem gordinha ou um peito de frango na frigideira, vale o alerta: um estudo da Universidade do Sul da Califórnia e do Instituto de Prevenção do Câncer da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que homens que consomem muita carne  frita apresentam um risco 40% maior de desenvolver um câncer de próstata mais agressivo que os homens cuja dieta não privilegiam o consumo das carnes preparadas dessa forma.

A pesquisa, publicada pela revista Carcinogenesis e que investigou dois mil homens, trouxe outro dado curioso: o hambúrguer apresentou um potencial cancerígeno maior que o do bife.


A hipótese defendida pelos cientistas é que a junção da carne, seja vermelha ou branca,  e do óleo da fritura, quando submetidos às temperaturas muito altas e por longo período de tempo, leva à formação dos chamados aminos heterocóclicos, que são substâncias que se ligam ao DNA das células da próstata, alterando a estrutura e originando tumores.  A explicação dos pesquisadores para os hambúrgueres apresentarem um potencial de prejuízo maior estaria no fato de que eles aquecem ainda mais rápido, ampliando a formação dos aminos heterocíclicos.

Gorduras
De acordo com a coordenadora da nutrição do Hospital Espanhol, Kelly Adan, no aquecimento excessivo das gorduras, como na fritura de alimentos, são formados produtos tóxicos ou cancerígenos, entre os quais acroleína e peróxidos. “Isso ocorre porque temperaturas elevadas aceleram os processos oxidativos e de degradação das gorduras(lipídios)”, esclarece.

Ela pontua ainda que nas frituras, três componentes são responsáveis pelas mudanças ocorridas na estrutura dessas gorduras: a umidade do alimento (promove hidrólise dos triglicerídios), contato do óleo ou gordura com o oxigênio (promove alterações oxidativas) e alta temperatura do processo, de, aproximadamente, 180 graus. “Deve-se ter cuidado, portanto, com a produção de alimentos fritos por imersão sem o controle da qualidade do óleo ou da gordura vegetal”, lembra a nutricionista. Kelly Adan explica ainda que os óleos e gorduras podem ser menos danosos se a fritura for realizada com pequena quantidade de gordura, em panelas altas e estreitas, diminuindo o contato com o oxigênio. Daí a restrição com as frigideiras.

“Além disso, o processo de rancificação, que é quando as gorduras ficam tóxicas, pode ser diminuído se o óleo for guardado em recipientes de vidro ou de plástico e não ficar exposto à luz”, sugere, destacando que há 10 anos, a indústria dos fast foods tenta encontrar um forma de controlar a qualidade do óleo usado para as frituras, mas os resultados estão longe de ser considerados ideais.

Ela lembra que é importante retirar os resíduos alimentares liberados durante a fritura, aqueles restos que ficam na panela,  assim como certificar de que não haja detergente ou materiais de limpeza no recipiente no qual o óleo será aquecido. “Caso isso aconteça, o produto deverá ser descartado”, diz, ressaltando que as aminas heterocíclicas (AH) são substâncias indesejadas produzidas durante a exposição de alimentos a altas temperaturas. “Muitas AH são formadas ao assar, fritar ou cozinhar alimentos por longo período, principalmente os ricos em proteínas, como carnes e pescados”, completa. 

Cuidados
O chefe do Departamento de Urologia da Universidade do Estado de São Paulo(Unesp), o professor Carlos Marcio Nóbrega, ressalta que mesmo com a realização desse estudo, ainda não é possível determinar indicações de saúde sobre as carnes e as frituras.

O médico que é doutor em urologia, no entanto, ressalta que vários estudos apontam para as contribuições que uma alimentação rica em fibras, verduras e frutas tem para a  saúde masculina. “O aspecto cultural da alimentação tem um componente forte, mas o ideal seria que os homens limitassem o consumo de carne para uma vez por dia, sempre intercalando com muitas folhas, verduras, grãos em geral”, recomenda o médico.

Mais não é só a alimentação que pode ser um aliado da saúde sexual e reprodutiva masculina. Nóbrega chama atenção também para os hábitos saudáveis, como a necessidade dos banhos de sol, uma vez que a vitamina D sintetizada pela radiação solar também atuaria como um fator de proteção contra o câncer de próstata, além da prática da atividade física constante e a prática sexual segura. O professor também chama atenção para o fato de que os homens brasileiros não cuidam da saúde como deveriam, principalmente quando o assunto é a próstata. “Muitos mitos são criados em torno dos exames preventivos, mas os homens esquecem que essa prevenção não assegura apenas a virilidade e o desempenho sexual, mas sobretudo, garante a sobrevivência com qualidade de vida”, enfatiza.

Segundo o Instituto Nacional do Cãncer(Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo estimativa da pesquisa Incidência de Câncer no Brasil em 2010/11,  a população masculina do Rio Grande do Sul deve ser a que apresenta mais casos:80 para cada 100 mil homens.
Exames preventivos devem ser realizados a partir dos 50 anos
Além da exposição ao sol nos horários anteriores às 10h e após as 15h, o urologista baiano Manoel Juncal lembra que substâncias como o licopeno, presente no tomate; o selênio da castanha do Pará e a vitamina E também são muito  bons quando o assunto é realizar prevenção do  câncer de próstata.
O médico  destaca que essa doença  possui fatores que ampliam a predisposição do indivíduo, a exemplo da idade e do fator hereditário. Daí a necessidade de  fazer os exames preventivos a partir dos 50 anos.  “As pessoas que possuem casos na família devem ficar ainda mais atentos e iniciarem a investigação mais cedo, a partir dos 40 anos”, orienta.

Completando a fala, o pesquisador Carlos Nóbrega destaca que se há um paciente com um parente com histórico da doença, o risco aumenta em três vezes, mas se há dois parentes acometidos com o câncer de próstata, o risco aumenta em nove vezes. Ele ressalta que na maioria dos casos,  o câncer da próstata é assintomático ou apresenta sintomas parecidos com a hiperplasia de próstata, que é o aumento da glândula, a exemplo da diminuição da força e do jato da urina, a ida constante ao banheiro e a retenção da urina.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Bahia: TRE indefere candidatura de Gorete Braz do PT em S. do Bonfim

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferiu até agora 11 candidaturas de prefeitos no estado. As candidaturas indeferidas, são: Alex de Vera (PSD – município de Caetanos), Dedéu (PSD – Capela do Alto Alegre), Murilo (PSOL – Carinhanha), Vavá Ferraz (PMDB – Glória), Macarrão (PSD – Iaçu), Tereza Pacheco (PSDB – Jaguarari), Oziel Oliveira (PDT – Luís Eduardo Magalhães), Nilda (PSL – Mucuri), Prof. Juarez (PTB – Oliveira dos Brejinhos), Gorete Braz (PT – Senhor do Bonfim) e Ferreirinha (PSD – Wenceslau Guimarães). Apesar de o sistema do TRE não informar a motivação do indeferimento, levantamento divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo neste sábado (8) mostrou que dez candidaturas foram indeferidas na Bahia com base na Lei da Ficha Limpa. Em todo o país, de acordo com levantamento, 317 candidaturas de prefeitos foram rejeitadas com base na Lei da Ficha Limpa. O estudo apontou que o estado com mais candidaturas barradas é Minas Gerais (54), seguido de São Paulo (53), Ceará (36), Pará (22). O partido campeão de indeferimentos é o PSDB, com 56 pedidos negados pelos tribunais regionais – o equivalente a 3,5% dos tucanos que disputam uma prefeitura. Em seguida aparece o PMDB, com 49 indeferimentos com base na Lei da Ficha Limpa, seguido do PP, que tem 30 indeferimentos. Informações do CorreiodaBahia.