• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de outubro de 2012

Eleições 2012: 50,5% dos prefeitos conseguiram a reeleição na Bahia

A reeleição para o cargo de prefeito é permitida desde o ano 2000. Na Bahia 234 gestores tentaram a reeleição em 2012, e destes, 118 conseguiram êxito, um representativo de 50,5%.
Em 2008, foram 142 reeleitos, 63,3% dos 223 candidatos que buscavam se manter no cargo.
Na eleição de 2000, o número que tentou outro mandato foi de 288 e no final 57,6%, obteve sucesso, ou seja, 166 gestores.
A eleição de 2004 apresentou na busca pela reeleição, 156 candidatos, mas 80 foram reeleitos (51,3%).
Dos 118 vitoriosos na Bahia em 2012 o PT aparece como o partido que mais reelegeu seus candidatos, mas também foi o que teve o maior número de gestores na disputa municipal, dos 54 que concorreram à reeleição, 30 continuam no comando municipal.
O PSD aparece em segundo lugar tanto em número dos que tentaram a reeleição, quando dos que alcançaram existo, 50 gestores pertencentes à legenda concorreram, e 26 foram reeleitos.
O PMDB e o PP concorriam cada um com 30 candidatos pleiteando à reeleição. O PMDB reelegeu 12 e o PP 13. Dos 25 gestores que o PDT apresentou para manutenção do governo municipal, 16 venceram as eleições. O PSB tinha na disputa 11 gestores tentando renovar o mandato, sendo que sete alcançaram vitória.
Tentaram pelo PCdoB a reeleição 10 gestores, e quatro continuam no próximo mandato. O PR lançou na disputa, cinco candidatos que já ocupam o cargo atualmente, e dois foram reeleitos.
Do PTB quatro gestores municipais entraram na corrida eleitoral deste ano, mas, apenas um foi reeleito.
Tanto o DEM, o PRB e PSDB concorreram à reeleição em três municípios, os Democratas e o PRB reelegeram um, e o PSDB dois.
Já o PRP apresentou dois candidatos para reeleição, sendo um reeleito.
O PSL, PTC, PTN, PV entraram na disputa pela manutenção do mandato municipal com um candidato cada, apenas o PV e o PTN alcançaram vitórias nas urnas e mantiveram a chefia municipal. Confira quem foi os prefeitos reeleitos em 2012 na link a baixo:





(Fonte: Jesser Oliveira / Ascom UPB / tribuna da Bahia

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Judiciário: TJ baiano tem um déficit de quase 10 mil pessoas





Sede do TJ no CAB -  foto:reprodução /google
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) tem, atualmente, um déficit de pessoal de quase 10 mil vagas - cerca de 2 mil delas de oficiais de justiça - responsáveis por fazer pessoalmente prisões, penhoras, execuções de ordens judiciais e avaliações de bens.
O balanço, divulgado ontem no Diário da Justiça, aponta a necessidade de contratação de 9.633 pessoas para ocupar os cargos de oficiais de justiça, avaliadores, escrevente de cartório judicial, agente de proteção ao menor, escrivão e subescrivão, além de administradores de fórum.
A Corregedoria indica que, para um atendimento célere das demandas judiciais, são precisos mais 1.919 oficiais no estado, sendo 491 só na capital. Segundo o TJ-BA, a publicação do edital de vacância - que indica a necessidade do quadro de funcionários - é o primeiro passo para iniciar um estudo de viabilidade financeira para a realização de concurso público, ainda sem data.
O TJ, porém, ressalta que estes números apontam a real necessidade do Tribunal, não sendo, necessariamente, o número de vagas que serão abertas no concurso.
Em visita realizada em julho deste ano, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Ricardo Chimenti, afirmou que a Bahia tinha naquele mês 202.727 processos com atraso de pelo menos 100 dias e sinalizou que a principal dificuldade do Judiciário baiano - que é líder em números proporcionais de processos em atraso - é a quantidade e a distribuição de pessoal. O último concurso realizado pelo TJ-BA foi em 2006.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Jornalista diz que Fidel Castro morreu, filho desmente



foto:reprodução
O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda publicou em seu blog (Runrunes) que o ex-presidente cubano Fidel Castro teria morrido. De acordo com Bocaranda - que ficou conhecido mundialmente por ter revelado que o líder venezuelano, Hugo Chávez, sofria de câncer -, a morte de Fidel será anunciada em até 72 horas.
"Sabemos que a saúde do ditador se deteriorou por mais de 50 anos de tal forma nos últimos meses que ele permaneceu ligado a um pulmão artificial como a única forma de o manter com 'vida', ainda que articial", escreve Bocaranda, que não cita suas fontes. "Antes de 72 horas o governo de Raúl Castro fará o anúncio da morte do líder revolucionário". Já estariam inclusive se preparando cerimônias de despedida, para as quais seriam esperados líderes de Estado liderados por Chávez.
Desde ontem, circulam rumores nas redes sociais de que Fidel, de 86 anos, teria sofrido morte cerebral. Pelo Twitter, a blogueira cubana opositora Yoani Sánchez disse que "seu telefone não para de tocar", mas que ela "não tem nenhuma certeza" sobre a veracidade da notícia. "São só rumores que estão circulando", escreveu. O fotógrafo Alex Castro, filho de Fidel, desmentiu a informação, afirmando que o líder da Revolução Cubana "está bem, fazendo suas atividades diárias, lendo, praticando exercícios".
Segundo Bocaranda, Havana só esperaria que Juanita Castro, irmã de Fidel, volte de Miami para se fazer o "anúncio familiar importante". O jornalista também aponta que Fidel não aparece em público há meses e que a piora de seu estado de saúde foi mantida em sigilo para não prejudicar as eleições presidenciais venezuelanas, disputadas no domingo passado e das quais Hugo Chávez saiu vitorioso. Fidel se afastou da vida pública em 2006 por motivos de saúde. Em 2008, o governo cubano foi assumido por seu irmão Raúl.
Com informações da agência Ansa.

Fonte:Portal Terra

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

TSE julgará todos os recursos até a diplomação dos eleitos

 

                              

                                                           Ministra  Carmem Lúcia - Foto:reprodução

A Presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, afirmou no domingo (07/10) que a Corte deverá decidir até a diplomação dos eleitos os recursos de políticos cujas candidaturas não foram aceitas pela Justiça por vários motivos, entre os quais, a existência de condenações criminais. A Lei da Ficha Limpa impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados se candidatem. A diplomação ocorrerá em dezembro.

O TSE recebeu 7 mil recursos de políticos com registro rejeitado. Segundo Cármen Lúcia, 4 mil já foram julgados. Entre eles, o do ex-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT), que foi excluído da disputa pela prefeitura de Maceió por não ter pago a tempo uma multa eleitoral relativa à campanha de 2006.

Indagada sobre os efeitos da Ficha Limpa, Cármen Lúcia afirmou que há um ânimo maior. “Há um ânimo maior, ainda que a cidadania brasileira ainda demande um efetivo conhecimento de todos os pormenores da Lei da Ficha Limpa”, disse. Ela voltou a dizer que a política é uma atividade essencial, que “não pode ser demonizada”.

Ao lado dela estava o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto. O ministro disse que a eleição é o “ápice do processo democrático” e destacou a experiência com o voto biométrico, considerado por ele como “a cereja do bolo”.

Educação: SEC da Bahia convoca mais 581 professores



Mais 581 candidatos, aprovados no concurso público para o cargo de professor do ensino fundamental e médio da rede estadual, estão sendo convocados pelo Governo da Bahia.
A edição de hoje do Diário Oficial do Estado (DOE) publica o edital de convocação dos docentes, que irão atuar em municípios de 30 Diretorias Regionais de Educação (Direc) no interior. O concurso, realizado em 2010, foi destinado ao provimento de 3,2 mil vagas. Foram aprovados cinco mil professores, dos quais o Estado já convocou 3.733.

Maiores informações acesse www.sec.ba.gov.br

Fonte:DOE 11/10/12 

Wagner recua e Bahia não terá mais horário de verão




Gov. diz que atendeu  a vontade da população-foto:reprodução
O governador Jaques Wagner recuou e anunciou, nesta quinta-feira (11), que a a Bahia ficará fora do Horário de Verão neste ano. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Record, o gestor afirmou que a decisão foi baseada na vontade da população, que se manifestou contra a medida, aderida em 2011 após uma pausa de oito anos. O gestor havia defendido a volta do Horário que terá início a partir de 21 de outubro, mas representantes das seis maiores centrais sindicais do país entregaram, na quarta (10), um documento contrário à adesão. Os representantes dos operários da construção civil, empregadas domésticas, rodoviários e químicos argumentaram que a mudança é prejudicial aos trabalhadores que necessitam acordar na madrugada, quando ainda é noite, para chegar ao local de trabalho. 
Fonte:Bahianotícias

Ministro Joaquim Barbosa é o novo presidente do STF




Foto:Ailton Freitas/o Globo/reprodução
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu na tarde desta quarta-feira (10) o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo do mensalão, como novo presidente para um mandato de dois anos. Ele será o primeiro negro a ocupar o comando do tribunal e assumirá a vaga que será deixada por Ayres Britto, que se aposenta em novembro. O vice-presidente da corte será o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão. O resultado já era esperado, uma vez que a sucessão do comando segue a ordem da antiguidade; os ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal e o segundo mais antigo passa a ser o vice. O critério faz com que o atual vice sempre seja o próximo presidente. Aquele que termina o mandato vai para o fim da fila, para possibilitar a alternância. A eleição ocorre antes do término do mandato de Britto, que se encerraria só em 2014, em razão da aposentadoria do atual presidente do tribunal. Ainda não há data exata para a posse de Joaquim Barbosa. O resultado foi proferido pela ministra Rosa Weber, com menos tempo de corte. Segundo ela, Joaquim Barbosa recebeu nove votos contra um de Ricardo Lewandowski para o cargo de presidente. Informações do portal G1.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Eleições 2012: PMDB de Geddel anuncia apoio a ACM Neto em Salvador



                                                
                                                                   Foto:Divulgação/reprodução
O PMDB baiano  vai apoiar o candidato ACM Neto (DEM) na disputa pela prefeitura de Salvador no segundo turno. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (10) em uma coletiva de imprensa do partido, que faz parte da base aliada do governo Dilma Rousseff.
O candidato do PMDB Mário Kertész, derrotado no primeiro turno das eleições, não participou do evento. O radialista convocou a imprensa para uma coletiva às 9h da manhã desta quinta-feira (11), quando vai anunciar a sua posição para o segundo turno - ele deve apoiar o candidato Nelson Pelegrino (PT).  Neto lamentou que Kertész tenha decidido por um caminho diferente do partido. "Ele me telefonou informando da decisão".
"Toda a estrutura do PMDB vai pedir voto para ACM Neto. Por isso, tenho certeza que a votação de Neto vai crescer, e muito, neste segundo turno", acredita Geddel. O peemdebista rejeitou a tese do PT de alinhamento entre as esferas e citou outros partidos da base aliada do governo federal que apoiam nomes da oposição nas eleições municipais. "Essa hegemonia que o PT quer impor é muito ruim para a democracia".
Neto afirmou que o apoio do PMDB será  importante para reforçar seu diálogo com o governo federal. "Sabemos que o dinheiro não é federal, estadual nem municipal, como tenta chantagear o PT. O dinheiro público é do povo. Mas temos de ressaltar a importância do PMDB, que tem o vice-presidente da República, seis ministros e uma grande bancada no Congresso. Depois do dia 28, vou deixar o palanque e visitar o vice-presidente Michel Temer para pedir a ele que seja um interlocutor de Salvador, abrindo um canal direto com a presidente Dilma Rousseff", disse.
Participaram da coletiva Geddel Vieira Lima, o deputado Lúcio Vieira Lima (presidente da legenda na Bahia), Nestor Neto (ex-vice de Mário Kertész) e integrantes dos partidos PSDB, DEM, PMDB e PR, além de ACM Neto.

Apenas o PMDB baiano e Hamilton Assis anunciaram o seu posicionamento. Márcio Marinho e Da Luz não anunciaram qual candidato vai apoiar neste segundo turno.

Fonte:Correio da Bahia/reprodução

Eleições 2012: Seis cidades da Bahia ainda não sabem quem será o Prefeito


Imagem:reprodução/google
Morador de Amélia Rodrigues, o soldador André Luiz Lopes, 22 anos, foi votar no último domingo acreditando que saberia no mesmo dia se seu candidato a prefeito venceria. Três dias depois e a Justiça Eleitoral ainda não definiu se o escolhido por Lopes, Paulo Falcão (PSD), poderá ou não governar a cidade nos próximos quatro anos.
Mas o soldador não está sozinho na incerteza: eleitores de outros cinco municípios da Bahia também esperam decisões judiciais para saber quais serão os prefeitos de suas cidades em 2013.
No caso de Amélia Rodrigues, Falcão foi o mais votado, mas seus votos foram anulados pela Justiça Eleitoral, pois ele concorreu com a candidatura indeferida. “Tem pessoal comemorando (a vitória de Falcão), mas ainda não bateram o martelo. Ficamos na expectativa”, disse André, que afirmou esperar com ansiedade pelo resultado.
Em Cruz das Almas, Pojuca, Salinas da Margarida e Muquém de São Francisco, a situação é a mesma. Ou seja, o mais votado teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Bahia, mas seus partidos entraram com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TSE).
Nova eleição O cenário de incerteza ainda é pior para os eleitores de Pojuca, Salinas e Muquém, que ainda podem ter que voltar às urnas. Nas três cidades, o candidato barrado pela Justiça teve a maioria dos votos, sem contar nulos e brancos. O que, em tese, obrigaria a realização de um novo pleito. 
De acordo com o advogado Jaime Barreiros, especialista em Direito Eleitoral, em municípios onde mais de 50% dos eleitores escolheram um ou mais candidatos cujos votos foram anulados depois das eleições, um novo pleito deve ocorrer, caso a impugnação se confirme. Nulos e brancos são desconsiderados da conta.
Eleitora de Pojuca, a estudante Tamara Melo, 20 anos, foi uma dos 14.946 pojuquenses que votaram em  Antônio Jorge Nunes, o Dr. Toinho (PDT), dando a ele a vitória por 73,86% dos votos, que foram considerados anulados. A segunda colocada, Gerusa Laudano (PSD), foi a opção de 4.480 eleitores, menos da metade dos votos válidos.
Barreiros pondera, no entanto, que o juiz eleitoral pode não convocar eleição e dar a vitória a Gerusa, por julgar que os eleitores assumiram o risco de ter o voto invalidado, uma vez que Toinho concorreu com a candidatura indeferida.
Além de ser uma das seis cidades que sofrem com a incerteza, Pojuca é o único município do estado em que os eleitores votaram em urnas biométricas (através da impressão digital).     
ConfusãoEleitor de Camamu, o marinheiro Paulo Maurício, 31 anos, viu seu voto ser considerado nulo pelo TRE e também pode ter que voltar às urnas. Ele optou por eleger Américo José da Silva (PSD), mas o candidato também entrou na lista de corte. Lá, Emiliana de Zequinha da Mata (PP) venceu o pleito sem problemas com a Justiça, mas junto com Américo, outros dois candidatos tiveram os votos anulados. Juntos, os três somaram 58,94% dos votos.
Se os dois mais votados - Ioná (PT) e Américo - tiverem a candidatura deferida, a quantidade de votos válidos vai aumentar, abrindo caminho para que Emiliana seja confirmada na prefeitura. Do contrário, pode haver nova votação. “A população fica chateada. Mas é bom pra tirar todas as dúvidas, pra saber quem é quem”, disse o marinheiro.
Nas cidades em que o tribunal invalidar a votação do último domingo, uma nova eleição deve ser realizada entre 20 e 40 dias a partir da decisão da Justiça. Qualquer candidato pode participar do segundo pleito, excetuando os que foram indeferidos. 
Em outras cinco cidades da Bahia - Caatiba, Ibicaraí, Jitaúna, Santa Brígida e Elísio Medrado - os votos válidos não alcançaram 50%, mas, como os candidatos com votos sub judice não venceriam, não há risco de mudanças.
Nesses municípios, os votos inválidos só são majoritários quando somados aos nulos e brancos, que são desconsiderados na conta. Sem eles, ficam abaixo de 50%. Barreiros lembra ainda que, caso a maioria dos eleitores vote nulo ou em branco e o candidato escolhido não tenha problemas com a Justiça, a eleição é validada.  

TSE garante prioridade para julgar recursos de barradosDiante das incertezas nas cidades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse ontem que dará prioridade nesta semana ao julgamento de recursos que envolvem candidatos impugnados nas eleições de 2012 .O tribunal informou que não será possível julgar todos os recursos, mas haverá esforço concentrado para acelerar as decisões, sobretudo nos casos relativos à Lei da Ficha Limpa.
O julgamento no TSE pode mudar resultados das eleições em municípios onde candidatos barrados pela lei tiveram contagem de votos suficiente para ser eleitos ou para disputar o segundo turno, em 28 de outubro. As informações são da Agência Brasil.
No total, foram mais de 6,9 mil processos recebidos pelo tribunal, dos quais cerca de 3,6 mil estão com julgamento pendente. No caso da Lei da Ficha Limpa, há 2.247 recursos no TSE, dos quais 764 foram julgados até o momento.
A Lei da Ficha Limpa, proposta por iniciativa popular, proíbe a candidatura de políticos condenados pela Justiça ou que renunciaram para não enfrentar processo de cassação.
O objetivo da lei é proteger a moralidade da administração. As eleições do domingo foram as primeiras sob o vigor da lei. Caso a decisão do TSE não seja favorável, os candidatos podem recorrer ao Supremo.

Fonte:Correio da Bahia/reprodução

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Concursos: UEFS abre vagas para professor auxiliar,assistente e adjunto



Foto:reprodução
Estão abertas até o dia 8 de novembro as inscrições para o concurso  da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). São oferecidas cinco vagas para professor auxiliar, assistente e adjunto em diversas áreas.

A inscrição deve ser feita através do site da UEFS e a taxa é de R$ 100.

O concurso será realizado de 10 a 21 de dezembro com provas escrita, didática e de títulos, de caráter classificatório e eliminatório. Os períodos das provas serão definidos pelos respectivos departamentos de área da universidade, que se responsabilizarão pela comunicação oficial aos candidatos.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Brasil: STF condena José Dirceu por corrupção ativa



José Dirceu era o todo poderoso ministro do governo Lula no período 2003-2005-Foto:reprodução
O ex-ministro José Dirceu, apontado pelo Ministério Público como mentor do esquema de captação ilegal de recursos e compra de apoio político no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa nesta terça-feira. O ministro Marco Aurélio Mello, último a proferir voto na 33ª sessão do julgamento, fechou maioria pela condenação do petista. Ainda pesa sobre Dirceu a acusação de formação de quadrilha.
O voto de Marco Aurélio consolidou o placar pela condenação de quase todos os réus deste capítulo do julgamento. Além da antiga cúpula petista, os ministros consideraram Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino e Simone Vasconcelos culpados pelo crime de corrupção ativa. Marco Aurélio ainda votou pela condenação de Geiza Dias, a mequetrefe funcionária da agência de Valério, mas ficou isolado no plenário. Com isso, apenas Geiza e o ex-ministro Anderson Adauto foram absolvidos.
"José Dirceu teve uma participação acentuada nesse escabroso episódio", definiu Marco Aurélio, acrescentando que não levou em consideração apenas o depoimento prestado pelo delator do mensalão, Roberto Jefferson, a quem se referiu como tendo prestado um "bom serviço ao Brasil e ao PT" ao revelar o esquema.
Em um voto recheado de ironias, o ministro relembrou o episódio envolvendo a ex-mulher de Dirceu, Maria Ângela Saragoza. Durante as investigações do mensalão, descobriu-se que ela vendeu um apartamento ao advogado Rogério Tolentino, que trabalhava para Marcos Valério, e que trabalhava no banco BMG, envolvido nos empréstimos ao PT e que foram fundamentais para a distribuição de dinheiro entre a base aliada do governo Lula.
"As declarações demonstram que José Dirceu valeu-se da estrutura do grupo para resolver problemas particulares. A declarante disse que decidiu vender o apartamento em que morava, que pretendia residir em um apartamento mais amplo e que após conversa que teve com a corretora, apareceu um interessado. Que coincidência incrível! O interessado seria, nada menos nada mais, que Rogério Tolentino", descreveu.
Os comentários ácidos ainda atingiram José Genoino e Delúbio Soares, também condenados pelo ministro. Sobre Genoino, Marco Aurélio relatou episódios nos quais o ex-presidente do partido esteve em reuniões envolvendo a discussão sobre os empréstimos junto ao Banco Rural e o apoio político de partidos como PTB e PP.
"Poupe-me do desejo de atribuir a José Genoino, com a história de vida que tem, tamanha ingenuidade. Se Genoino tivesse tratado apenas e com pureza d'alma de alianças políticas, não teria sido denunciado como foi pelo Ministério Público. Ele não sabia de nada que ocorria para, em passe de mágica, o governo ter o apoio que logrou ter no Congresso Nacional", disse.
Sobre Delúbio, Marco Aurélio duvidou que o ex-tesoureiro do PT tivesse capacidade para operar sozinho todo o esquema do mensalão. O ministro afirmou que distribuir milhões de reais sem o conhecimento da cúpula do partido seria subestimar a inteligência da população. "Tivesse Delúbio Soares a desenvoltura intelectual e material a ele atribuída, certamente não seria apenas tesoureiro do partido. Quem sabe tivesse chegado a um cargo muito maior", ironizou.
A sessão desta quarta-feira será retomada com os votos dos ministros Celso de Mello e Ayres Britto.

Eleições 2012: " o PT não foi solidário em lugar nenhum" diz Otto Alencar

 
 
                                                 Otto diz" podiamos fazer mais prefeitos" Foto:reprodução
 
 
O Presidente estadual do PSD e vice-governador, Otto Alencar reclamou do posicionamento do PT nos municípios onde o seu partido disputou a eleição. Embora a maior parte da sigla tenha sido montada a partir de lideranças que deixaram a oposição para seguir a orientação do Estado, políticos que fizeram campanha para a presidente Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner em 2010 não receberam a compensação dos petistas este ano. “O PT não foi solidário em lugar nenhum. Em todos os municípios que o PSD esperava ter o apoio não houve contrapartida”, decretou Otto, em entrevista ao Bahia Notícias. Ele cita como exemplos derrotas do PSD em cidades como Barreiras – onde o PT apoiou Antonio Henrique (PP) contra a prefeita Jusmari Oliveira, que não conseguiu a reeleição –, Milagres, São Gabriel e Presidente Dutra. Nos três locais, segundo o vice-governador, o PMDB teve o reforço petista, apesar de os candidatos peemedebistas terem apoiado José Serra (PSDB) e Geddel Vieira Lima (PMDB) há dois anos. “Sei que aliança depende muito das questões locais, mas eu aguardava por parte da direção do PT, do seu presidente inclusive, uma solidariedade maior. Houve uma determinação do presidente Jonas Paulo de agir contra o PSD. Isso nos prejudicou. Fizemos 71 prefeitos, mas podíamos ter feito mais”, criticou, ao enumerar “provas da fidelidade” do grupo que comanda: “O PSD foi o primeiro partido a apoiar Nelson Pelegrino, em Salvador, sem exigir nada. Apoiou o candidato do prefeito Caetano [Ademar Delgado], em Camaçari, Jussara, em Dias D’Ávila, o candidato de Moema [Gramacho], João Oliveira, em Lauro de Freitas, Geraldo Simões, em Itabuna, Guilherme Menezes, em Vitória da Conquista, Digal, em Maragogipe. Enfim, nas principais cidades fomos para cima apoiar o PT”. Como o imbróglio entre PSD e PT no pleito municipal poderá desembocar em uma revanche dos neogovernistas na sucessão do Palácio de Ondina em 2014, Otto Alencar terá que acalmar o ímpeto de vingança dos seus liderados. “Tenho que dar satisfação, pois fomos decisivos para que o partido alcançasse a vitória. Agora é preciso trabalhar para passar um anestésico, um bálsamo, em quem está sentindo dor para manter o grupo unido”, receitou, ao livrar a responsabilidade de Wagner no impasse: “O meu compromisso com o governador é firme e não sofrerá alterações”.

Fonte:BN/reprodução

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Brasil: Atuais prefeitos tem de quitar contas,diz juiz idealizador da lei da ficha limpa



                                      
                                                                              foto:reprodução

A três meses do fim do mandato dos atuais prefeitos, quase a metade dos municípios tem contas atrasadas com fornecedores. Levantamento inédito da Confederação Nacional dos Municípios indica média de dois meses e meio de atraso nos pagamentos de obras, serviços e até de merenda escolar em 48% das prefeituras. O problema é mais frequente nos partidos que detêm o maior número de prefeituras: PMDB, PSDB, PP e PT. Parte dos prefeitos com problemas de caixa tenta a reeleição. Quem não quitar as contas até o final do mandato, como manda a lei, poderá ficar com a ficha suja, diz o juiz Marlon Reis (foto), um dos idealizadores da lei da ficha limpa. 

Fonte:Marta  Salormon/Isto é/reprodução

Salvador terá segundo turno histórico: ACM Neto x Pelegrino

                                                                   Pelegrino x ACM Neto
A terceira via não emplacou na capital baiana. Com 40,17% dos votos válidos, Antônio Carlos de Magalhães Neto (ACM Neto), 33 anos, irá para o segundo turno em uma disputa histórica com o candidato petista Nelson Pelegrino, 51 anos, que conquistou 39,73% do eleitorado. Apostando na saturação da "briga" entre petistas e carlistas, Mário Kertész (PMDB) não passou dos 9,43% dos votos.

ACM Neto (DEM) é herdeiro de uma dinastia política inaugurada pelo avô, Antônio Carlos Magalhães, que foi governador, senador e ministro. Colheu duas vezes os louros desta tradição em votações recordes para a Câmara dos Deputados. Pelegrino, por sua vez, luta para se colocar como o representante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A campanha petista joga todas as fichas se posicionando como o "time de Lula".

Para mostrar o momento político que marca o fim de oito anos de administração do prefeito João Henrique Carneiro, atualmente no PP, o Terra acompanhou as duas campanhas e entrevistou com exclusividade os finalistas do pleito. Em comum, além da graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Neto e Pelegrino têm os jingles carnavalescos e o discurso de que o poder público municipal fracassou sendo necessária uma liderança firme para a cidade.

Em um caso raro na política, nenhum dos dois é apoiado de forma direta pelo atual ocupante do palácio Tomé de Souza. Eleito com apoio do PT com 74,69% dos votos para sua primeira gestão em 2004, e reeleito em 2008 com apoio de ACM Neto, que ficara de fora do segundo turno, João Henrique (PP) amarga mais de 80% de avaliações negativas em pesquisas de satisfação do eleitorado. Na reta final do primeiro turno, enquanto Neto afirma que o adversário declarou desejar o apoio de João Henrique, cujo partido empresta tempo de televisão à coligação "Todos Juntos por Salvador", Pelegrino atribui ao adversário o apoio não declarado do atual prefeito.

Na semana passada, a campanha de Pelegrino ganhava força para chegar pela primeira vez à marca dos 30% de intenção de voto, alcançando empate técnico com o até então líder ACM Neto. Dez dias antes o ex-presidente Lula estivera em um comício pedindo votos. O embate eleitoral repercutia também nos tribunais, com ações de um prefeiturável contra o outro e o mesmo motivo: injúria.
      Fonte:Hermano Freitas portal terra  /reprodução

    Vestibular 2013: Inscrições para UESB são prorrogadas até 21/10

     
    Foto:Reprodução
    O prazo de inscrições do Vestibular 2013 da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) foi prorrogado nesta segunda-feira (8) segundo a Portaria 1.872. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 deste mês. São 45 opções de curso. No total, a universidade oferece 1.219 vagas, distribuídas entre os campi de Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista. O processo seletivo vale para o ingresso no primeiro e no segundo período letivo. Informações do BN.

    Bahia terá horário de verão após confirmação de Wagner



    Imagem:Google
    O governador Jaques Wagner (PT) confirmou neste domingo a participação da Bahia no horário de Verão, que terá início no próximo dia 21. “Essa discussão é do ano passado. Esse ano vamos continuar tendo o horário de Verão, como sempre tivemos. Talvez ano que vem a gente faça uma avaliação, mas esse ano está mantido”, disse. Com a mudança, os baianos terão que adiantar seus relógios em uma hora. “A Bahia é parte do Brasil e boa parte do Brasil tem horário de Verão. É importante que a gente também tenha, talvez com algum sacrifício, mas é importante”, justificou o governador, durante entrevista aos jornalistas no Palácio de Ondina, ontem, após o resultado das eleições municipais. A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio. O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas no ano passado, o atual governador, Wagner, realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir. A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar. A Bahia é o único estado do Nordeste que acompanha a mudança, junto com as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

    Fonte:Política Livre/reprodução

    Eleições 2012: Confira os 15 vereadores eleitos em Irecê


                          
    TERTINHO14000PTB1.1063,31%
    MARGARIDA19111PTNPMDB / PTN / PR / PSDC1.0953,28%
    FIGUEREDO43444PV9982,99%
    CELMA65555PC DO BPSD / PC do B9952,98%
    DANIEL13000PTPT / PSB8872,65%
    PAULINHO DO DISTAK19444PTNPMDB / PTN / PR / PSDC8232,46%
    CELSON CAMBUI13199PTPT / PSB8112,43%
    TOINHO DO JUDÔ10123PRBPRB / PDT / PSC / PPS / DEM / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSDB7742,32%
    LÉO DA UNIBEL45000PSDBPRB / PDT / PSC / PPS / DEM / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSDB7452,23%
    VALDEREIS55678PSDPSD / PC do B7392,21%
    ESPEDITO MOREIRA19123PTNPMDB / PTN / PR / PSDC7382,21%
    GILVACI MATIAS40123PSBPT / PSB7082,12%

    PASCOAL                  65123                DO BPSD / PC do B6762,02%
    JOILTON25222DEMPRB / PDT / PSC / PPS / DEM / PRTB / PHS / PMN / PTC / PSDB6692,00%


    LUCIANO                   43999            PV                                                                             568      1,70


    FONTE:TSE
      

    Eleições 2012: Alan Andrade é reeleito em Brejões



                                                A vantagem de Alan foi de 1.848 votos de frente para a candidata Rosa-Foto:reprodução
                                                            
    Confira os números da eleição da nossa querida  Brejões  no  sudoeste do Estado, 274 km de Salvador.

     Candidato:                          Votos:                     %

    Alan Andrade (PT)               4.977                       61,40

    Rosa (PP)                             3.129                       38,60


    Confira os nove Vereadores  eleitos para o período 2013-2016:

    Núbia                                      649

    Tênis                                        499

    Gilvando Gás                            459

    Uilson Moraes                           355

    Murilo                                       346

    Gilberto                                     325

    Jorge Sales                                 265

    Rodrigo Cerqueira                      248

    Gilliarde                                      206      

    Fonte:Site TSE

    domingo, 7 de outubro de 2012

    Eleições 2012: José Ronaldo é eleito em 1º turno em Feira de Santana




    José Ronaldo obteve 66,04 dos votos válidos -Foto:divulgação/reprodução
    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou 100% das urnas de Feira de Santana. José Ronaldo (DEM) confirmou as pesquisas feitas durante a campanha, que o colocaram à frente na disputa municipal, e conseguiu abocanhar 66,04% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o Zé Neto (PT) com 18,65%. Na sequência ficou Jhonatas (PSOL), com 9,21%, e Tarcízio Pimenta (PDT), com 6,1%. Os dados revelam que em Feira de Santana não ajudou tanto a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no comício realizado em setembro em função da candidatura de Zé Neto, candidato do governo estadual, e que não é bem aceita a gestão do atual prefeito, Tarcízio Pimenta, que ficou em último lugar.

    Fonte:Voz da Bahia/reprodução

    Eleições 2012: Confira os Prefeitos eleitos no território de Irecê


    América Dourada:

    Joelson Dourado  (PT)

    Barra dos Mendes:
                                    
    Galego (PMDB)       

    Barro Alto:

    Paulinho (PSD)

    Cafarnaum

    Wilson Macambira(PSDB)

    Canarana:

    Reinan Oliveira(PT)

     Central:

    Monteiro (PT)     

    Gentio do Ouro:

    Ivonilton Vieira (PSD)

    Ibipeba:

    Israel (PP)

    Ibititá:

    Cafú (PSD)

    Irecê:

    Luizinho Sobral(PTN)

    Itaguaçu da Bahia

    Adãozinho(PSD)

    Jussara:

    Hailton Dias( PSD)

    João Dourado:

    Rui Dourado

    Lapão:

    Ricardo Rodrigues(PSD)

    Mulungu do Morro:

    Fredson (PSB)

    Presidente Dutra:

    Robertão(PMDB)

    Uibaí:

    Pedro Rocha(PT)

    São Gabriel:

    Gea (PSD)

    Xique-Xique

    Dr. Ricardo(PT)









                  

    Eleições 2012: Robertão é reeleito em Presidente Dutra



                                                                   Robertão é reeleito em P.Dutra -Foto:reprodução

                                            Votos                         %

    Robertão                          5.622                      64,91

    Dr. Agnelo                        3.039                      35,91


    Robertão venceu com  2.583 votos de frente.


    Eleições 2012: Luizinho Sobral derrota Zé e será o novo Prefeito de Irecê




                                                      Luizinho Sobral e a vice Dorinha Lélis - Foto:Reprodução
                                                   
    Dados da apuração oficial de Irecê foi a seguinte:

                                                Votos:                       %

      
    Luizinho Sobral                   16.738                         51,17

    Zé das Virgens                    15.975                         48,83


    Luizinho ganhou a eleição com 763 votos  de frente.

    Eleições 2012: Pedro Rocha se reelege em Uibaí


    Pedro Rocha -foto:reprodução

    Pedro Rocha(PT) se reelege  na cidade de Uibaí com 46  votos de frente para o candidato Birinha(PSD). Os  números registrados na nossa querida Uibaí foram:

    Candidato:                            Votos                    %

    Pedro Rocha                           4.499                 50,26

    Birinha                                     4.453                 49,74

    Eleições 2012: Ricardo Rodrigues será o novo Prefeito de Lapão


                                      
                                                       
    Ricardo Rodrigues foi eleito hoje  em Lapão-Foto:reprodução

    Na eleição de 2012,  na cidade de Lapão , a apuração apontou o seguinte resultado:

                                                      Votos:                        %

    Ricardo Rodriugues(PSD)           8.700                         55,02

    Militão (PT)                                7.112                         44,98

    Eleições 2012: Dilma não revela em quem votou em Porto Alegre

     
     
                                                            Foto: Fotografo oficial da presidência/reprodução 
                    
    A presidente Dilma Rousseff votou na manhã deste domingo (7) na Escola Estadual Santos Dumont, em Porto Alegre. Ela chegou na companhia do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Dilma cumprimentou os eleitores e mesários que estavam na seção. “Mais uma vez reiteramos que esse é um país com regras, com essa imensa festa que é escolher quem vai dirigir sua cidade”, declarou à imprensa. Questionada pelos jornalistas sobre qual candidato foi o escolhido para a Prefeitura de Porto Alegre, Dilma despistou. "O voto é secreto, gente", disse, acrescentando que três candidatos fazem parte da base aliada de seu governo. Em Salvador, a presidente manifestou em campanha seu apoio ao candidato Nelson Pelegrino (PT). A posição de não abrir o voto segue postura adotada durante a campanha. Além do candidato petista, Adão Villaverde, concorrem ao executivo da capital gaúcha os candidatos da base aliada no governo federal, José Fortunati (PDT) e Manuela D'Ávila (PCdoB). Fortunati deve se reeleger no primeiro turno, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais.Informações do BN.

    Eleições 2012: Ministro Joaquim Barbosa é festejado no Rio


    Foto:Wilton Junior/AE -reprodução
    O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, recebeu cumprimentos calorosos de eleitores ao votar neste domingo no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. O ministro deu autógrafos e posou para fotos na chegada e na saída. Barbosa disse não acreditar que o julgamento do mensalão tenha influência no voto dos eleitores nesta disputa. “É uma eleição local. As pessoas estão preocupadas com questões locais”, afirmou. Barbosa ainda indicou não simpatizar com os partidos de oposição no Rio de Janeiro, ao revelar que nas eleições de 2008 não votou no candidato do PV, Fernando Gabeira, em quem já tinha votado outras vezes, segundo ele. “Não gostei da aliança”, justificou o ministro.Informações do política Livre.

    Eleições 2012: Dr.Genario renuncia em Central


    Informações veículadas desde ontem(6) davam conta que o Dr. Genario Martins(PSD) da coligação Central Merece Respeito,  havia renunciado a  candidatura a Prefeito da cidade de Central,cidade  situada há 30 km de Irecê.
     No site do TSE, no link   http://divulgacand2012.tse.jus.br/divulgacand2012/mostrarFichaCandidato.action?sqCandidato=50000005583&codigoMunicipio=34517&dtUltimaAtualizacao=20121006191038&ie=t

    realmente aparece como  o candidato renunciou. A grande questão é saber quem foi indicado no lugar do candidato, ou se Central só terá mesmo uma única candidatura, a  de Monteiro (PT). Tendo em vista que não há mais tempo para troca da foto na urna eletrônica ,o eleitor que votar no número 55, aparecerá a foto de Dr. Genario, mas  na verdade estará votando  em outra pessoa indicada pela coligação que a mesma tenha formalizado  em tempo hábil ao TSE. 

    .

    Eleições 2012: Zé das Virgens x Luizinho Sobral, quem será o próximo prefeito de Irecê?




    Zé das Virgens x Luizinho Sobral - Foto:divulgação/reprodução


    A justiça eleitoral em Irecê  informa que está tudo pronto na cidade de Irecê para logo mais dar início a votação para a eleição de  vereadores e prefeito de Irecê para o período de 2013-2016.
    Mais de 43 mil eleitores estão apto a comparecerem as urnas neste domingo. E nas demais cidades da microregião, o clima não poderia ser diferente, muita expectativa para conhecer a vontade da maioria da população dos 19  municípios do território.
    Tendo uma campanha  das mais acirradas  das últimas eleições, a cidade de Irecê amanhece na expectativa de quem será o próximo Prefeito para o período  2013-2016.
    José  das Virgens(PT)  tenta a reeleição disputando contra o  deputado Estadual Luizinho Sobral (PTN).
    Como expressamos em nosso  artigo " A  hora da Verdade"   publicado em 28.09 nesse blog, nessa        campanha de Irecê, o debate de propostas,projetos  que interessava a população ficou de fora, dando espaço para discussões que não elevaram o nível da campanha, pelo contrário, só muita confusão.
    Esperamos que o Prefeito eleito escute a voz  das urnas e  governe com os olhos voltados para  a parcela da população mais carente.