• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de novembro de 2012

Futebol: CBF demite Mano Menezes do comando da Seleção Brasileira

                                                   Mano foi demitido  ontem do comando da seleção - Foto:reprodução


Mano Menezes não é mais o técnico da Seleção Brasileira.

A decisão foi tomada após uma reunião realizada na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF) com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Martin, e outros dirigentes.
O principal motivo pela queda foi por ter fracassado na busca pelo ouro olímpico.
A nova comissão técnica será anunciada no mês de janeiro.
Emerson Ávila continua como técnico da Seleção Sub-20. O novo técnico da Seleção Feminina de futebol será Márcio Oliveira.
Os nomes mais cotados para assumir  a seleção principal são Tite, Muricy Ramalho e Luiz Felipe Scolari, único dos três sem clube. 
Tão logo começou a circular a informação, o número de acessos ao site da CBF cresceu tanto que travou a página.
O portal do Clarin, um dos jornais mais importantes da Argentina, publicou a notícia com destaque, lembrando que o torcedor brasileiro vinha de há muito criticando a maneira de jogar da sua Seleção.
O site lembrou que o último compromisso de Mano Menezes à frente do time principal foi exatamente contra a Argentina, quando foi derrotado por 2 a 1 no tempo normal (venceu por 4 a 3 nos pênaltis, o que lhe deu o bicampeonato do Clássico das Américas).
O título do Superclássico das Américas, que parecia fortalecer Mano Menezes, não garantiu a sua permanência no comando da seleção brasileira. Uma reunião entre o presidente da CBF, José Maria Marin, e o diretor de seleções da entidade, Andrés Sanchez, nesta sexta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, definiu a demissão do treinador.
Mano Menezes chegou à seleção depois do fracasso do Brasil de Dunga na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. O treinador tinha a função de comandar uma seleção renovada, que estreou já com Paulo Henrique Ganso e Neymar entre os titulares. Mas o time que ele montou para a Copa América fracassou, eliminado nas quartas de final da competição do ano passado na Argentina.
O treinador falhou na tentativa de montar um time para a Copa do Mundo de 2014, que será jogada no Brasil. O seu maior teste era os Jogos Olímpicos de Londres, entre julho e agosto. Mas a geração de Lucas, Neymar, Oscar e Leandro Damião ficou com a medalha de prata, perdendo a final para o México.
Ainda assim, Mano ficou no cargo. Chamou Kaká de volta e definiu o quarteto de ataque com o jogador do Real Madrid ao lado de Oscar, Hulk e Neymar. A partir de setembro, a equipe evoluiu, goleando a China, o Iraque e o Japão. Mas aí veio o empate contra a Colômbia e a atuação pouco convincente diante da Argentina no Superclássico das Américas.
O treinador comandou o Brasil em 39 jogos, conquistando 26 vitórias, seis empates e sete derrotas. O problema é que a equipe tropeçou diante dos principais adversários de expressão que pegou nos últimos dois anos.

Luiz Felipe Scolari já aparece como principal favorito a reassumir a seleção que ele levou ao pentacampeonato mundial em 2002. Outros concorrentes ao cargo seriam Muricy Ramalho, Abel Braga, Tite, e Vanderlei Luxemburgo.

Fonte:TribunadaBahia/com informações da Agência Futebol Interior

Governo Dilma: Chefe de Gabinete da Presidência em S. Paulo é indiciada por corrupção ativa e passiva pela PF

Foto
"Rose"  indicou os dois diretores de agências presos pela PF


Momentos antes de seguirem para a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal, na quinta-feira (22), o ministro José Eduardo Cardoso (Justiça) avisou a presidenta Dilma que no dia seguinte, sexta (23), a Polícia Federal deflagraria a operação Porto Seguro, cumprindo mandados de busca e apreensão e prendendo diretores das agências reguladoras Ana e Anac. Isso foi o que determinou sua chegada com atraso à solenidade de posse e principalmente a "cara amarrada", interpretada como suposto desagrado da presidenta em relação às recentes decisão da Corte no processo do mensalão. O que mais irritou a presidente foi a informação de que a chefe de gabinete do escritório da presidência da República em São Paulo e amiga íntima de Lula, Rosemary Nóvoa de Noronha, era uma das principais investigadas por tráfico de influência, segundo indicam escutas telefônicas. "Rose" foi indiciada por corrupção ativa e passiva. Ela foi flagrada negociando suborno em dinheiro e favores, como uma viagem de cruzeiro (que ela depois reclamou não ser luxuoso o suficiente) e uma cirurgia plástica. Numa conversa gravada, a amiga de Lula pediu R$ 650 mil por serviços prestados.
  
Rosemary Novoa de Noronha, chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, é agora responsável por um dos maiores constrangimentos já impostos ao Poder Executivo na história recente do Brasil: nesta sexta (23), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no escritório presidencial na capital paulista, no âmbito da operação Porto Seguro, que investiga servidores que  emitia pareceres fraudulentos, a fim de beneficiar interesses privados. Rosemary, a "Rose", exerce forte influência nas decisões do Executivo desde o governo do ex-presidente Lula, com quem ela mantém relações pessoais especialmente íntimas. Foi "Rose" quem indicou os dois diretores da Agência Nacional de Águas (ana) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) presos pela PF. Ela exerce a função desde o governo Lula e foi mantida no cargo a pedido dele, apesar das conhecidas restrições da ex-primeira dama Marisa Letícia.

Servidor do TCU que vendeu parecer delatou esquema de corrupção à PF
 
A Polícia Federal indiciou, nesta sexta-feira,18 suspeitos de integrar um esquema de fraude em pareceres técnicos de órgãos públicos, e prendeu seis pessoas, incluindo Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e outro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A operação Porto Seguro envolveu 180 agentes nas cidades paulistas de Cruzeiro, Dracena, Santos, São Paulo e em Brasília. Foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em São Paulo e 17 na capital federal. De acordo com as investigações, o grupo subornava funcionários para obter pareceres fraudulentos, a fim de beneficiar interesses privados. Um deles, servidor do Tribunal de Contas da União, já exonerado, procurou a PF para confessar seu arrependimento por vender um parecer técnico por R$ 300 mil. A investigação da PF aponta que três advogados e um empresário eram responsáveis por localizar e contatar grupos empresariais ou pessoas físicas interessadas  no serviço.
Fonte:Blog do jornalista Claudio Humberto /reprodução-23/11/12

Feira de Santana: Médico acusado de estupro já está na penitenciária

                                                            O médico Humberto Nilo está preso-Foto:RD notícias/reprodução
 
O médico acusado de estuprar uma jovem de 19 anos em Feira de Santana, a 109 km de Salvador, prestou depoimento nesta sexta-feira (23) e negou ter abusado sexualmente da mulher. Apesar disso, com os indícios recolhidos pela polícia e com o resultado de um laudo pericial, Humberto Nilo de Araújo Filho, 34 anos, foi indiciado no inquérito e já foi transferido para o presídio da cidade, segundo o delegado Madson Sampaio, responsável pela investigação.
Sampaio agora tem dez dias de prazo para concluir o inquérito e enviar para a Justiça. O médico foi preso hoje em cumprimento a um mandado de prisão de preventiva. "Ele nega a violência sexual contra a vítima, nega até que ele havia praticado sexo com ela", diz ao Sampaio, titular da 2ª Delegacia. Mesmo com a negativa de Araújo Filho, um laudo apontou indícios de que a jovem de 19 anos praticou sexo na noite em que teria acontecido o estupro. Só outro exame irá determinar se a relação foi com o acusado.
O médico disse que no dia em que o estupro teria acontecido, no início de setembro, ele convidou a jovem de 19 anos para sair com ele e sua namorada, uma adolescente menor de idade. As duas garotas já haviam estudado juntos no colégio e eram conhecidas - ao contrário do que foi informado inicialmente pelo Correio24horas, ela nunca foi paciente do médico. Depois, os três foram para a casa do médico, no centro de Feira, porque a vítima teria passado mal."Ele a convidou para sair com a namorada, foram para o bar, e o resto é o que vocês já sabem. A moça diz que tomou um coquetel, uma bebida, e logo em seguida perdeu os sentidos. Ela acordou na cama dele e lembra de abrir os olhos às vezes e vê-lo em cima dela", diz o delegado.
Questionado pela jovem no dia, o médico garantiu a ela que nada havia acontecido e chamou um táxi para levá-la para casa. Mas quando ela chegou em casa os familiares se assustaram com o estado da jovem - dopada e falando sobre ter sido estuprada. Acompanhada de parentes, ela foi até a 2ª Delegacia no mesmo dia prestar a queixa.
Namorada adolescente confirma versão
A adolescente de 17 anos namorada do médico também prestou depoimento e confirma a versão do clínico de que os três saíram para se divertir juntos e nada aconteceu. O delegado diz que os boatos de que o médico usaria a namorada menor para atrair outras vítimas são infudados. Ele também diz que até o momento não há nenhum indício de que existam outras vítimas. "O único caso que chegou para nós aqui em Feira é esse", diz.
A polícia ainda aguarda um laudo toxicológico para determinar que substância foi usada para dopar a jovem.
O médico chegou a ser indiciado em 2009 por atentado violento ao pudor, quando foi acusado de ter acariciado uma adolescente de 15 anos dentro do hospital Ary Rodrigues, na cidade de Senador Guiomard, a 29 quilômetros de Rio Branco, no Acre. A jovem, que procurou o hospital alegando dores no abdômen, contou que teve as partes íntimas tocadas pelo médico. Humberto teria impedido a mãe da jovem, que a acompanhava durante a consulta, de entrar na sala da consulta.
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informou que o médico tem inscrição ativa no órgão e que denúncias são apuradas mediante abertura de sindicância. "Os médicos envolvidos são chamados para dar explicações e, havendo indícios de infração ao Código de Ética Médica, abre-se um processo ético profissional. As partes envolvidas terão direito à ampla defesa e contraditório, e se comprovado a culpa de algum médico, ele pode sofrer penas que vão desde a advertência confidencial em aviso reservado até a cassação do direito de exercer a profissão médica".
O órgão informa que se alguém se sentir vitimado pela atitude do médico pode denunciar o caso no Conselho.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Educação:MEC divulga notas das Escolas no ENEM de 2011




O MEC (Ministério da Educação) divulgou na tarde desta quinta-feira (22) o Enem por Escola 2011. Os resultados são obtidos com base no desempenho dos estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas de ensino médio, públicas e particulares. Veja aqui as notas das escolas.

Essa nota serve como parâmetro para avaliar uma escola com relação às outras. A nota de cada instituição é calculada pela média entre o total de estudantes que fizeram o Enem e os pontos que eles obtiveram no processo seletivo.

Criado em 1998, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) avalia os estudantes ao fim do ciclo básico de ensino (soma do primeiro e segundo graus). O exame não é obrigatório e podem participar alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. No ano passado, o Enem teve a participação de mais de 4 milhões de estudantes.

Além de medir a qualidade do ensino médio, o exame hoje é utilizado também como parte dos processos seletivos do ProUni (Programa Universidade para Todos), que dá bolsas em universidades particulares, e do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do governo para ingresso em universidades federais.


Fonte:Irecê/repórter

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bahia: Luiz Viana Queiroz é eleito presidente da OAB-BA

 
 
Foto: Max Haack/ag. Haack/Bahia notícias/reprodução
O candidato da chapa Mais OAB, Luiz Viana Queiroz, é o novo presidente da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). Ele voltou ao Centro de Convenções, local de votação soteropolitano, na noite desta quitna-feira (22), para prestigiar o final da apuração das eleições e discursar ao público presente. “Quero agradecer a[os adversários] Antônio Menezes e Maurício Góes e Góes pela participação. Quero agradecer à minha família que sofreu comigo. Quero dizer a vocês que os compromissos que nós assumimos são para valer. Vamos fazer uma gestão participativa da nova OAB”, declarou, ovacionado pelos advogados presentes no Centro de Convenções, local de votação de Salvador. O candidato seguirá para o seu comitê, no Rio Vermelho, em carreata. “Ao longo da campanha, a gente conseguiu dialogar com os advogados da Bahia e com as advogadas baianas. Acho que houve uma identificação com as nossas propostas e por isso ganhamos a eleição. A minha expectativa é fazer uma nova OAB, uma ordem mais participativa porque é tempo de inclusão para todos os advogados”, comemorou, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, agora ele reunirá a equipe de campanha para discutir os passos que tomará a partir de 1º de janeiro. “Até 31 de dezembro, o presidente é Saul Quadros”, pontuou.
 
Fonte:Bahianotícias

Joaquim Barbosa toma posse na presidência do STF

                                             O ministro tomou posse hoje na presidência do STF - Foto:reprodução

O ministro Joaquim Barbosa foi empossado nesta quinta-feira (22) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia foi comandada pelo ministro que tem mais tempo de corte, Celso de Mello, responsável por dar posse a Barbosa.
Às 15h34 (de Brasília), Barbosa assinou o termo de compromisso. Antes disso, fez o juramento. "Prometo cumprir os deveres do cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça em conformidade com as leis", declarou Barbosa.
Também foi empossado, logo em seguida, o novo vice-presidente da corte, Ricardo Lewandowski. "Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de vice-presidente", disse o ministro.
Acompanharam a cerimônia a presidente Dilma Rousseff e várias celebridades - entre elas os atores Taís Araújo, Lázaro Ramos e Milton Gonçalves, o cantor Djavan e a apresentadora Regina Casé.
Barbosa já havia assumido interinamente na segunda (19) por conta da aposentadoria do ministro Ayres Britto, que completou 70 anos no dia 18. Na quarta, Barbosa comandou uma sessão pela primeira vez - justamente uma audiência do processo do mensalão, do qual é relator.
Evento
Segundo o G1, foram emitidos 2,5 mil convites para a posse. Todos os ministros aposentados receberam convites, assim como outras autoridades da República. Entre os convidados pessoais do ministro estão representantes de universidades - do Brasil e do exterior - e familiares de Paracatu (MG).
Foram enviados cerca de 60 convites para pessoas no exterior - a maioria para os EUA, Alemanha e França. O ministro fez doutorado em direito público na Universidade de Paris e estudou na Universidade de Columbia, em NY, e na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.
O plenário do STF tem menos de 300 lugares e, por isso, telões foram instalados em outras salas para que mais pessoas acompanhassem a cerimônia.

Fonte:CorreiodaBahia

Salvador: Acusados de sequestro e estupro são reconhecidos por Juíza e Promotora

                                                    O casal foi preso em B.Vista do São Caetano-foto:Divulgação
Todos os quatro acusados de envolvimento no sequestro de uma juíza e uma promotora no bairro da Pituba, na capital baiana, foram reconhecidos pelas duas vítimas. Apesar da confirmação, Taís Barbosa da Silva, de 19 anos, uma das pessoas presas, alegou não ter envolvimento com o crime. "Nenhum objeto foi encontrado comigo. Estou levando a culpa por outra pessoa, uma prima de Bruno que foi liberada. Só conheço Bruno de vista". O homem que ela se refere é Bruno Souza dos Santos, 21, que comandava a quadrilha, segundo a polícia.
A "prima" foi identificada apenas como Mariana. Taís e Bruno foram presos na localidade da Boa Vista de São Caetano após uma troca de tiros com a polícia. Antes da tentativa de resistência do casal, dois adolescentes, de 15 e 16 anos, já tinham sido apreendidos por policiais das Rondas Especiais (Rondesp) naquele mesmo bairro. 
Eles foram apresentados pela polícia na manhã desta quarta-feira (21), no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia. Ainda segundo a polícia, os envolvidos já teriam confessado a participação nos crimes.

De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública, os adolescentes foram os responsáveis pela abordagem da juíza e da promotora. Os suspeitos estavam com uma arma, munição e objetos comprados com o dinheiro das vítimas quando foram presos pelos policiais. O grupo foi localizado pelos policiais ao longo da noite desta terça-feira (20) e no início da madrugada de hoje.
As prisões aconteceram durante uma operação realizada pela Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil, que cumpria os mandados de prisão dos acusados, fruto de um inquérito policial realizado após o crime. O caso vai ser encaminhado para o Ministério Público do Estado da Bahia.
A promotora e a juíza sofreram um sequestro relâmpago na noite da quinta-feira (15) na rua Amazonas, na Pituba, e foram liberadas cerca de 12 horas depois - primeiro a juíza e depois a promotora, que ainda sofreu um estupro. Os ladrões usaram os cartões de crédito das vítimas para fazer compras.

Entenda o caso
 
egundo informações da Polícia Civil, as duas foram abordadas quando se preparam para entrar em um bar na rua Amazonas. Neste momento, um trio rendeu as duas mulheres. Os bandidos então forçaram as duas a voltar para o carro - segundo testemunhas, um Fiesta - e as levaram com eles. De acordo com a Polícia Civil,  os assaltantes então ficaram circulando pelas ruas com as duas vítimas por algumas horas, quando então liberaram a juíza.
Eles permaneceram com a promotora no veículo e só a liberaram na madrugada de sexta - muito ferida, espancada e depois de ser estuprada. A Polícia Civil não informou onde as duas foram deixadas nem se os bandidos roubaram algo além do carro. A promotora atua em uma comarca do interior - segundo informações não confirmadas pela polícia, Livramento de Nossa Senhora. Já a juíza trabalha em outro estado do Nordeste. Segundo fontes não oficiais, as duas foram socorridas para o Hospital Couto Maia na madrugada de sexta.
A ocorrência foi registrada ainda na madrugada no plantão central da polícia e o Comando de Operações Especiais (COE) foi colocado imediatamente na investigação, com apoio do Departamento de Inteligência da Polícia Civil. As vítimas foram ouvidas na 16ª Delegacia (Pituba). A Polícia Civil não divulgou detalhes sobre o caso, como os nomes das vítimas, para preservar a investigação.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Prefeito eleito de Irecê Luizinho Sobral aciona Zé das Virgens na Justiça Eleitoral

 
                                                          O prefeito eleito de Irecê, o dep.estadual Luizinho Sobral -foto:Google
 
 
Prefeito eleito de Irecê, o deputado estadual Luizinho Sobral (PTN) entrou com três ações na Justiça Eleitoral contra o atual gestor do município, o petista Zé das Virgens, ao acusá-lo de uso da máquina pública em favor da própria candidatura, captação ilícita de voto e abuso de poder econômico. Segundo uma das ações, o prefeito teria comprado e distribuído camisas e guarda-chuvas vermelhos – cor do PT – para centenas de eleitores, além de pagar funcionários do comitê do vereador Celso Cambuí com cheque da prefeitura. Em outro processo, Sobral acusa o petista de utilizar ilegalmente um ônibus locado pela prefeitura para transportar eleitores que moram em Salvador, às vésperas da eleição, para votar em Irecê. O futuro gestor ainda cita uma suspeita de compra de votos pela primeira-dama Robéria Santana, a participação do prefeito em inaugurações e a compra e distribuição de cestas básicas. A última ação, referente a abuso de poder econômico, é relacionada à utilização indevida de meios de comunicação.
 
Fonte:BN/reprodução

domingo, 18 de novembro de 2012

Brasileirão série A: Após rebaixamento, Palmeiras reforça segurança no palestra Itália


                                                 Viatura da PM em frente ao palestra Itália-Foto:Marcelo Pereira/portalTerra/reprodução

A confirmação do rebaixamento do Palmeiras para a Série B do Brasileiro já causa movimentação nas redondezas do Palestra Itália. Com o temor de possíveis revoltas de torcedores com a queda para o segundo escalão nacional, a segurança em frente ao estádio, situado na Zona Oeste da capital paulista, foi reforçada pela Polícia Militar, que já conta com viaturas e bases no local.
A monitoração já estava sendo feita pelos policiais desde o início do dia. Uma viatura ficou o tempo todo em frente à bilheteria do estádio. No entanto, por volta das 21h30 (de Brasília), uma base móvel se juntou à viatura da força tática. 
O temor é porque cerca de 17 ônibus com torcedores do Palmeiras que foram assistir ao jogo no Rio de Janeiro devem chegar ao local ainda nesta madrugada. Há também uma base móvel da PM de plantão em frente ao CT do Palmeiras, na Barra Funda. Alguns torcedores que assistiram à partida nos bares da região do estádio hostilizaram integrantes da imprensa que estão de plantão na porta do Palestra Itália.
O grupo do clube alviverde está retornando de ônibus do Rio de Janeiro, onde empatou com o Flamengo em 1 a 1, e deve chegar nesta madrugada à cidade de São Paulo. O horário e o local da chegada da delegação não foram divulgados por motivos de segurança.
A equipe ainda não divulgou a programação dos jogadores do Palmeiras para o resto da semana. Nas duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, a equipe apenas cumprirá tabela contra Atlético-GO, no próximo domingo, e contra Santos, na rodada final da competição.

OUTROS RESULTADOS DA RODADA:

SÃO PAULO 2 X 1 NAÚTICO
SPORT 2 X 0 BOTAFOGO
BAHIA 1 X 0 PONTE PRETA
INTER 0 X 2 CORINTHIANS
FLUMINENSE 0 X 2 CRUZEIRO
ATLÉTICO -MG - 2 X 2 ATLÉTICO-GO

Fonte:portal Terra

Mundo: Cantor Belchior é procurado pela polícia do Uruguai

                                                      é a segunda vez que Belchior desaprece-foto:Divulgação

O cantor Belchior está sendo procurado pela polícia no Uruguai, por conta de uma dívida de U$ 15 mil dólares (cerca de R$ 30 mil) em diárias e serviços de um hotel quatro estrelas, onde ficou hospedado desde 2011 na companhia da esposa, na cidade de Artigas, segundo matéria divulgada neste domingo (18), pelo programa Fantástico, da TV Globo.

A situação de desaparecimento do artista, já ocorreu outra vez, em agosto de 2009, parentes procuraram Belchior que para alguns, estava sumido desde o ano de 2007. A notícia que chegou a ser destaque no Brasil e fora do país, ajudou a localizar o cantor em menos de uma semana no Uruguai. Em entrevista para a televisão no ano em que foi procurado, Belchior não quis falar sobre a vida pessoal e as dívidas.

Segundo a matéria, Belchior e a esposa Edna se hospedaram em julho do ano passado no hotel e disseram que ficariam apenas 15 dias, mas com o passar do tempo foram ficando. De acordo com a gerente do estabelecimento, até maio deste ano eles pagavam semanalmente, mas depois desse mês deixaram de pagar. Eles alegavam que o dinheiro deles estava bloqueado no Brasil e por isso a gerente aceitou que ficassem os últimos seis meses.

Ainda de acordo com matéria exibida no Fantástico, Belchior disse que ia pedir ajuda ao Consulado do Brasil, mas na segunda-feira passada, saiu com Edna e não retornou mais. Foi então que a gerente identificada como Maria da Rosa deu a queixa. Se for encontrado, a policia não poderá pendê-lo, pois no país, o não pagamento de dívida não é crime. No Brasil, dívidas chegam a cerca de R$ 200 mil. As informações são da TV Globo.