• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 1 de dezembro de 2012

Economia: Vulcabrás/Azaléia fecha unidades na região de Itapetinga



                           Cerca de 4 mil trabalhadores estão demitidos causando mais um impacto na já frágil economia do sudoeste do Estado - Foto:ag. atarde
                                    
A Vulcabrás/Azaléia com matriz na cidade de Itapetinga (a 326 km de Salvador) fechou 12 plantas industriais de 10 filiais localizadas nos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itapetinga (com exceção da matriz), Itororó e Macarani. Com a decisão, que foi anunciada no inicio da tarde desta sexta-feira, 30, cerca de 4 mil colaboradores estão demitidos. Apenas a matriz continua funcionado na cidade.
Em nota encaminhada à imprensa, a empresa informou que foram feitos vários esforços na tentativa de preservar a competitividade, mesmo assim vem registrando sucessivos e elevados prejuízos financeiros em decorrência do aumento da competição, causado pela excessiva entrada de produtos importados a preços muito baixos, não compatíveis com a estrutura de custos da empresa na Bahia.
"Por essa razão, a Empresa está implementando uma complexa estratégia de reestruturação das operações industriais na Bahia. Esse processo implica na desativação das operações industriais das suas filiais neste estado, concentrando suas atividades na matriz em Itapetinga", diz a nota.
A nota diz ainda que a Vulcabrás/Azaléia, na mais absoluta transparência e boa-fé, se dispõe a negociar previamente com o sindicato da categoria profissional a situação dos empregados afetados e compensações decorrentes, comprometendo-se a respeitar integralmente os seus direitos legais. E que prestará todas as informações aos seus empregados que sempre deram o melhor de si para manter os negócios da empresa.
"A Vulcabrás/Azaléia continuará sendo o maior empregador do setor no Brasil e um dos maiores do estado da Bahia. Esse evento é resultado de um complexo processo de reestruturação pelo qual passa a empresa, com o objetivo de superar as dificuldades atuais e de trazê-la, mais uma vez, aos patamares de crescimento que sempre foram símbolo da empresa", finaliza a nota.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Calçados de Itapetinga e Região (Sindicato de Verdade) com o fechamento das unidades a economia da região é afetada de forma direta, o que pode causar uma insatisfação maior na cidade. Uma reunião foi marcada para a segunda - feira (3) às 14 horas em Salvador, juntamente com o Sindicato, representantes da empresa e delegacia do trabalho para tentar chegar a um acordo e tentar reverter as demissões.
Vamos saber como ocorrerá o fechamento, pois há funcionários que querem permanecer e aí terá que ser deslocado para a matriz. Tentaremos negociar para que os colaboradores não saiam prejudicados", destacou o diretor de comunicação do Sindicato Reginaldo Quadros.

Queda - Para o presidente do Conselho Representativo das Instituições (CRI) que reúne 14 entidades não governamentais em Itapetinga, Robert Araújo, desde o final de 2010 se tem uma queda na economia da região devido às demissões nos quadros da Vulcabrás/Azaléia que na época gerava 21 mil empregos diretos. No ano passado,  houve o fechamento de 6 unidades o que deu um choque na economia.
"Tentamos de várias maneiras contornar a situação e evitar o fechamento, inclusive tínhamos uma visita marcada para o dia 7 de dezembro com o Secretário de Indústria Comércio e Mineração, James Correia para apresentarmos as dificuldades do Distrito Industrial e tentar reverte a situação, mas fomos surpreendidos com o fechamento", disse.
Ele disse ainda que a economia da região terá uma redução de mais de 40%, o que acaba por trazer o risco de um caos econômico. "A nossa preocupação é que isto acarrete uma cadeia de demissões e fechamentos de empresas, por isto estamos empenhados a tentar frear a situação e salvar as empresas que continuam sobrevivendo", destacou.

 Fonte:jornalatarde/reprodução

Copa das Confederações 2013: Salvador terá Brasil x Itália

                                                A arena Fonte Nova terá capacidade para 50 mil pessoas- Foto:reprodução

O sorteio do chaveamento da Copa das Confederações que acontece no Brasil em 2013, aconteceu na manhã deste sábado (1º) no  Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. Com oito seleções na disputa, a Copa das Confederações é dividida em dois grupos com quatro equipes cada.
O Brasil é o país-sede e cabeça de chave do Grupo A, enquanto a Espanha, atual campeã da Copa do Mundo encabeça o Grupo B. A seleção brasileira estreia contra o Japão no dia 15 de junho em Brasília. Em seguida, o Brasil enfrenta a seleção do México em Fortaleza no dia 19.
Já na capital baiana, a estreia da seleção canarinho será realizada no último jogo da fase de grupo,  no dia 23 de junho na Arena Fonte Nova.
O outro grupo ficou composto por Espanha (atual campeã do mundo), Taiti, Uruguai e campeão da África, que ainda ficará conhecido no dia 10 de fevereiro. No grupo B também será realizado um jogo em Salvador.


O confronto vai ser entre a atual campeã da Copa das Américas, Uruguai e o representante africano no dia 20 de junho.
Chave A
Brasil
Japão
México
Itália

Chave B
Espanha
Taiti
Uruguai
Campeão da África

Confira a tabela com todos os jogos da fase de grupos

15 de junho
Abertura da Copa das Confederações
BRASIL x Japão (Brasília)

16 de junho
México x Itália (Rio de Janeiro)
Espanha x Uruguai (Recife)

17 de junho
Taiti x representante africano (Belo Horizonte)

19 de junho
BRASIL x México (Fortaleza)
Japão x Itália (Recife)

20 de junho
Espanha x Taiti (Rio de Janeiro)
Uruguai x representante africano (Salvador)

22 de junho
Japão x México (Belo Horizonte)

23 de junho
BRASIL x Itália (Salvador)
Espanha x representante africano (Fortaleza)
Uruguai x Taiti (Recife)

Na primeira fase, se classificam dois de cada grupo que irão fazer duas semifinais nos dias 26 e 27 de junho. Caso o Brasil termine a fase de grupos na primeira colocação, jogará em Belo Horizonte (dia 26). Mas se encerrar a fase em segundo, o confronto será em Fortaleza. A grande final da Copa das Confederações será realizada no dia 30 de junho no estádio Maracanã, Rio de Janeiro.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Bahia: Bandidos com fardas da PM trancam policiais em batalhão e roubam o BB de Saúde

                                       Dinheiro de três caixas eletrônicos e do cofre foram retirados em Saúde  -Fotos: Espacoaberto.net/reprodução
Um grupo de seis homens armados e com fardas da Polícia Militar assaltou o Banco do Brasil da cidade de Saúde, a 353 km de Salvador, na madrugada desta sexta-feira (30). De acordo com informações da polícia, o grupo chegou ao município em um carro prata, modelo Hilux, de placa JPV 9095, e foi até a casa do gerente da agência bancária, que foi retirado da residência por volta da 1h da madrugada. 
No caminho para o banco, localizado no centro da cidade, os bandidos foram vistos por duas pessoas em um bar. Os dois clientes e a proprietária do estabelecimento também foram capturados pelo grupo e mantidos reféns junto com o gerente Cristiano Cardoso dos Santos. Antes de chegarem ao banco, os assaltantes passaram no Batalhão da Polícia Militar da cidade, onde estavam dois soldados, e colocaram cadeados no portão de acesso ao local, impedindo que os PMs conseguissem sair caso fossem acionados por testemunhas.
Durante a ação, que durou cerca de três horas, o grupo utilizou maçaricos para arrombar os três caixas eletrônicos da agência - com cerca de R$ 10 mil em cada um deles - e retiraram todo o dinheiro do cofre, aberto pelo gerente. O valor total roubado pelo grupo não foi informado pelo banco, de acordo com o escrivão da delegacia de Saúde, Gérson Duarte.

Após o roubo, os quatro reféns foram levados pelo grupo até uma estrada que dá acesso ao contorno para a cidade de Caldeirão Grande, a cerca de 3km do centro de Saúde, sem ferimentos. Eles retornaram à cidade caminhando e acionaram os policiais militares, que perceberam, naquele momento, que haviam sido trancados com cadeados.
O grupo conseguiu fugir e está sendo procurado por policiais militares e civis sob a coordenação da delegada Ana Angélica Oliveira de Azevedo, que registrou a ocorrência e está responsável pelas investigações.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Governo Dilma: 100% dos futuros royalties serão para Educação

                                                                     

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse nesta sexta-feira (30) que todos os royalties de futuras concessões do petróleo serão destinados para a área de educação. O objetivo do governo, segundo ele, é criar uma "poupança a longo prazo do País", para que o Brasil não enverede pelo caminho da "doença holandesa".
"(A presidente Dilma Rousseff) Tomou decisão que, no meu ponto de vista, tem grande significado histórico. Todos os royalties a partir da data das futuras concessões, seja em terra, seja no mar, todos os royalties irão para a educação, isso envolve todas as prefeituras, todos os governos e a União", afirmou o ministro. Segundo o ministro, "não há futuro melhor do que investir na educação".
De acordo com o ministro, 50% de todo o rendimento do Fundo Social, que receberá parte dos royalties, também será destinado para educação. "Só educação fará o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida, é um alicerce do desenvolvimento", afirmou. Para Mercadante, os royalties são "uma riqueza que tem de ser investida para preparar o Brasil para quando não a tivermos mais".
A presidente Dilma Rousseff precisou usar até as últimas horas disponíveis para bater o martelo sobre o projeto que trata da redistribuição dos royalties do petróleo. Pressionada por Estados produtores que temem a quebra nas contas, Dilma decidiu vetar parcialmente o projeto de lei aprovado no Congresso, editando uma medida provisória.

Fonte:Estadão/reprodução

Justiça nega pedido do MP para retirar "Deus seja louvado" do real

 
 
                                                            Imagem: reprodução
 
 
A Justiça negou, nesta quinta-feira (29), o pedido do Ministério Público Federal de São Paulo para retirar a expressão "Deus seja louvado" das cédulas de real. A sentença é da 7ª Vara da Justiça Federal. A decisão é provisória e pode ser revogada ou modificada. Segundo a decisão judicial, a menção religiosa nas notas do real "não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença", afirma a decisão sobre a ação. "Assim como também não são os feriados religiosos e outras tantas manifestações aceitas neste sentido, como o nome de cidades", justificou. O pedido, feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do MPF-SP, afirma que a existência da frase nas notas fere os princípios de laicidade do Estado e de liberdade religiosa. Informações do BN.

BB divulga nota lamentando comparação de Felipão


                                                Felipão " Se não quer pressão, vão trabalhar no BB, num escritório" afirmou Felipe Foto:google/reprodução

                                          
O Banco do Brasil enviou na tarde desta quinta-feira (29), comunicado à imprensa no qual se posiciona diante da declaração dada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, em sua apresentação como treinador da Seleção Brasileira de futebol. Ao ser questionado sobre a inexperiência da atual equipe nacional e a pressão que os jovens jogadores podem sentir na Copa-2014, o treinador afirmou: "Se não quer pressão é melhor não jogar na seleção, vão trabalhar no Banco do Brasil, num escritório", disse Felipão. Em nota, o Banco informa que "lamenta o comentário infeliz do técnico Luis Felipe Scolari e afirma que se orgulha por contar com 116 mil funcionários que todos os dias vestem a camisa do Banco, com as cores do Brasil, e trabalham com dedicação e compromisso para atender com excelência às necessidades de nossos clientes e do nosso País." termina a nota.


Fonte:site claudio humberto.com

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Eleições 2012: Justiça cassa registro candidatura de Prefeito reeleito e vice de João Dourado




Rui Dourado (PMDB), prefeito reeleito no município de João Dourado, e o vice Abimael Dourado Lima Júnior (PSD) tiveram seus registros de candidatura cassado por uso indevido de meio de comunicação social, durante a campanha.
De acordo com documento, no período de campanha foi utilizada uma rádio ‘pirata’ para veicular jingles de campanha e até mesmo discursos dos candidatos. “Os representados usaram, durante a campanha, meio artificioso de propaganda eleitoral, consistente na utilização de frequência radiofônica pirata, burlando as normas eleitorais e praticando ato abusivo através de veiculo ou meio de comunicação”.
A ação foi movida pela coligação “Coligação juntos para ficar melhor” e julgada por Marcon Roubert da Silva, Juiz eleitoral da 199ª zona.
Além de cassar o registro da candidatura, o juiz ainda declarou a inelegibilidade de Rui e Abimael nas eleições que se realizem pelos próximos oito anos.

Fonte:  site da Caraíbasfm

Brasil: Imprensa de luto, morre Joelmir Beting

                                                                    Foto:reprodução/Band/reprodução
O jornalista Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29), em São Paulo, aos 75 anos. De acordo com a Folha, ele faleceu às 0h55 (horário de Brasília). Internado há mais de um mês no Hospital Albert Einstein, Beting estava em coma desde o último domingo (25), após sofrer um acidente vascular encefálico hermorrágico. Seu filho Mauro Beting, também jornalista, foi quem comunicou sua morte, em entrada ao vivo na Rádio Bandeirantes durante a madrugada. Betting passava por um tratamento para combater uma doença autoimune desde o dia 22 de outubro. Natural de Tambaú (SP) e formado em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), ele é considerado um dos pioneiros da imprensa econômica do Brasil. Em 1970, passou a escrever uma coluna diária sobre o tema para a Folha de S. Paulo, publicada por 34 anos e reproduzida em mais de 50 jornais pelo país.

Fonte:BN/reprodução

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Economia: BC mantém taxa selic em 7,25%


Após dez reduções seguidas na taxa básica de juros (Selic), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na noite desta quarta-feira a manutenção da taxa a 7,25%, menor patamar histórico - o mesmo anunciado na reunião de outubro de 2012.
A manutenção vem de encontro com previsões de analistas do mercado financeiro consultados pelo BC que diziam acreditar que os membros do colegiado iriam manter a taxa básica de juros no menor patamar. Os economistas apostavam, ainda, que a taxa vai continuar neste nível em 2013.
Segundo o BC, a decisão foi unânime. "Considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear", diz nota.


As dez quedas consecutivas promovidas pelo governo visavam dar força à economia nacional - impactada em 2012 pelo desempenho frágil da economia mundial. Para o ano que vem, a expectativa dos economistas é que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador que mede a inflação oficial, fique em 5,4%, também acima do estimado pelo governo. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirma que no ano que vem a inflação vai convergir para o centro da meta.


A estimativa de crescimento da economia brasileira sofreu redução para 2012 e 2013. O mercado espera que o Produto Interno Bruto brasileiro (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no País, cresça 1,5%, ante previsão de 1,52%. Para o ano que vem, a expectativa é de alta de 3,94%.


Fonte:portal Terra

Educação: Wagner sanciona projeto de progressão na carreira dos professores do Estado

 
                                                                    Foto: reprodução/BN
O governador Jaques Wagner sancionará nesta quarta-feira (28) o projeto de progressão na carreira dos professores estaduais, aprovado pela Assembleia Legislativa nesta segunda (26). A solenidade acontecerá na sala de reuniões da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de sindicalistas, parlamentares e secretários de Estado. Também serão sancionados reajustes a outras categorias de servidores públicos. Na última quarta (21), o Legislativo baiano aprovou três projetos relativos a carreiras da Polícia Civil, além de técnicos em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Metrologia e Qualidade, em Fiscalização Agropecuária e em Regulação. Na semana anterior, foi aprovado o projeto de lei que reestruturou as carreiras do Grupo de Saúde do Estado, estabeleceu critérios de promoção e progressão, redimensionou os quadros e corrigiu distorções quanto ao pagamento da Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID).
 
Fonte:BN

Bahia: Policiais conseguem detonar explosivos amarrados ao corpo de gerente do BB em Caetité


                                                     A agência do BB em Caetité -Foto:  reprodução        

Os explosivos que foram amarrados ao corpo do gerente do Banco do Brasil do município de Caetité, a 757 quilômetros de Salvador, foram retirados por uma equipe de policiais militares da Companhia de Operações Especiais (COE) enviados de Salvador e detonados às margens da BR-030, próximo à cidade de Igaporã, no final da tarde desta terça-feira (27).
De acordo com um investigador da delegacia de Igaporã, que ficou responsável por coordenar a operação, foram necessários cerca de 30 minutos para que os cinco policiais enviados  fizessem a retirada do material com segurança e detonassem numa área desabitada. Ainda segundo o policial, que não quis ter o nome divulgado, um celular funcionava como detonador de uma das duas bananas de dinamite amarradas ao corpo do bancário, identificado como Giovani Carvalho.
Os policiais que fizeram a retirada dos explosivos foram de helicóptero para a cidade de Brumado e seguiram de carro até o local onde estava o bancário com os explosivos, já numa área sem sinal de celular para evitar que os explosivos fossem acionados. De acordo com o investigador da delegacia de Igaporã, a área onde foi removido e detonado o explosivo fica a 30 km da cidade de Caetité, onde foi realizado o assalto. Ninguém ficou ferido durante a operação.
O assaltoO gerente do banco foi sequestrado por cerca de dez homens encapuzados às 18h desta segunda-feira (26). Os criminosos o mantiveram preso em um carro enquanto dirigiam sem rumo até às 9h de hoje, quando teve início o expediente da agência. O gerente, então, teve explosivos amarrados ao corpo e foi forçado a entrar no banco e pedir aos funcionários que disponibilizassem uma quantia não divulgada. Os criminosos o mantiveram preso em um carro enquanto dirigiam sem rumo até às 9 horas da manhã, quando teve início o expediente da agência. O gerente, então, teve explosivos amarrados ao corpo e foi forçado a entrar no banco e pedir aos funcionários que disponibilizassem uma quantia não divulgada.
Segundo informações da delegacia de Igaporã, a vítima afirmou não ter falado nada com os colegas de trabalho durante a ação, com medo de acionar o dispositivo dos explosivos. Ao invés disso, ele escreveu as informações sobre o sequestro e mostrou as bananas de dinamite para conseguir o dinheiro.

Uma hora depois de sair do banco com o dinheiro em uma maleta, o gerente foi abandonado na BR-030, ainda com os explosivos atados ao corpo. Um veículo que transitava pela via localizou a vítima e alertou a delegacia de Igaporã, que deu início à operação finalizada por volta das 18h de hoje.

Fonte:CorreiodaBahia

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Salvador: Irmã e cunhado do deputado federal João Bacelar são presos por extorsão



Dep.Federal João Bacelar -Foto:divulgação/reprodução
O cunhado e a irmã do deputado federal  João Carlos Bacelar foram presos na manhã desta terça-feira (27) por extorsão no bairro da Graça. Segundo informações da Polícia Civil, Lilian Silva Bacelar, de 32 anos, e seu companheiro André Dumet Guimarães, 38 anos, foram capturados em cumprimento a dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça.

O casal é acusado de tentar extorquir R$ 50 milhões do deputado. Eles exigiam o dinheiro referente à herança da família, ameaçando a vítima divulgar informações pessoais e profissionais obtidas clandestinamente do computador do parlamentar.

As investigações revelaram que André instalou um programa para conseguir acesso remoto aos e-mails do deputado e passou a receber, em seu computador pessoal, todas as mensagens recebidas e enviadas por Bacelar a dezenas de pessoas. Vários documentos e e-mails impressos, além de computadores e pendrives, foram apreendidos no apartamento do casal, localizado no bairro da Graça.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na casa dos pais e de um irmão de André, na avenida Vasco da Gama e no bairro da Pituba, respectivamente. A irmã do deputado chegou a procurar uma revista de grande circulação nacional para fornecer informações, que, segundo ela, foram obtidas por meio dos e-mails do irmão, comprovando irregularidades na atividade parlamentar de João Bacelar.

O deputado procurou à polícia e denunciou a invasão de sua conta de e-mail e a manipulação de informações para prejudicá-lo. Laudos periciais comprovaram mais de 600 acessos indevidos à conta da vítima.

André Dumet vai responder pela interceptação indevida de e-mail e extorsão, enquanto Lilian responderá por co-autoria no crime de extorsão. A irmã do deputado federal já responde a um inquérito da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) por estelionato.

Em 2011, a própria família de Lilian procurou a unidade especializada para denunciar o desvio de R$ 580 mil de uma conta da construtora Embratec, feito por Lilian, para uma conta em nome de André, seu companheiro. A Embratec é uma empresa da família.

André continuará custodiado na carceragem do Complexo Policial dos Barris. Já Eliana foi encaminhada para a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

Fonte:CorreiodaBahia

Operação Porto Seguro PF: Auditor do TCU nega ter recebido propina






Cyonil da Cunha Borges de Farias Júnior, o auditor do Tribunal de Contas da União que delatou o esquema de venda de pareceres e laudos técnicos, revelados pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, negou haver recebido inicialmente R$ 100 mil em propina e depois se arrependido, como informou a PF. Em um forum de debates na internet, revelado esta noite pelo repórter Bruno Lupion, de O Estado de S. Paulo, Cyonil escreveu: "Fico triste pelo tratamento dado pela mídia e órgãos de fiscalização, afinal não aceitei, logo não teria como me arrepender. Nunca aceitei qualquer R$", escreveu Cyonil em um fórum de debates na internet. Ele conta que o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Vieira, o "caçou" pela cidade, escreveu "milhões de e-mails" e foi até a portaria do seu prédio para oferecer dinheiro. O auditor afirma que não desceu até a portaria do edifício na ocasião e que se mudou de endereço após o episódio. Paulo Vieira se beneficiou da proximidade pessoal para tentar corrompê-lo. "Tinha o cara, inicialmente, como brother (…) Bati pino, não achava que ele fosse capaz de uma p... desta", escreveu. Cyonil começou então a reunir provas da tentativa de suborno para apresentar uma denúncia consistente à PF, como extratos bancários e até gravações. Cyonil garante que há ainda muito a ser revelado e disse ao jornal que foi chamado de "louco" pelos agentes, ao apresentar os documentos à Polícia Federal, e advertido de que os envolvidos no esquema "arrancariam o seu couro". Ele fez à denúncia em janeiro de 2011, três anos após os primeiros contatos de Vieira.

Fonte:Claudiohumberto.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Brasil: Jornalista Joelmir Beting sofre AVC e está em estado grave

                                                                 Foto:Divulgação/Band/reprodução  
 
O jornalista Joelmir Beting sofreu um AVC neste domingo (25) e está internado em estado grave no hospital Albert Einsten, em São Paulo. De acordo com boletim médico enviado na noite desta segunda-feira (26), o comentarista da Band está sedado e respira com a ajuda de aparelhos.
Em seu programa Propaganda FC, no canal a cabo Bandsports, o jornalista Mauro Beting, filho de Joelmir, mandou uma mensagem de força para o pai e para os funcionários do hospital. "Não gosto de relógio. Esse aqui eu peguei, porque precisava andar com alguma coisa do meu pai. Quebrei o relógio, puxei o ponteiro, quero ficar com a hora que vi pela última vez que estava com meu pai, espero ficar a hora que senti pela primeira vez que, enfim... um beijo para vocês", disse, visivelmente emocionado.
Beting está internado no hospital desde o dia 22 de outubro. Ele sofre de uma doença autoimune nos rins. O jornalista já trabalhou nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, na TV Globo, entre outros. Na Band, ele é comentarista de economia e participa do programa Canal Livre.

Fonte:Portal Terra/reprodução.

Vestibular 2013: UNEB prorroga inscrições até o dia 09/12



A  UNEB - Universidade do Estado da Bahia vai  prorrogar o período de inscrições do seu  processo seletivo Vestibular de 2013 até o próximo dia 09/12.

Inicialmente, as inscrições terminariam ontem(26). Vale ressaltar que somente a partir de amanhã(27)  os candidatos poderão efetivarem as inscrições  pelo site www.vestibular.uneb.br

Irecê: Acidente mata o empresário Onildo Martins na Ba - 052


                                        O empresário era bastante querido em Irecê e região-Foto:reorodução/divulgação

                                                       Crédito Fotos:Morronotícias-reprodução


Um grave acidente ocorrido na tarde deste domingo (25) na BA-052, envolvendo um carro e uma caçamba, matou um empresário do município de Irecê e deixou dois homens feridos. O acidente ocorreu no Km 275, próximo ao município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.

Segundo a polícia, Onildo Martins Novaes, 42 anos, retornava de Salvador para Irecê conduzindo um L-200 Triton, quando perdeu o controle da direção e bateu de frente com a caçamba. Ele ficou preso às ferragens e morreu no local.

A vítima tinha uma empresa em Irecê especializada em desenvolvimento de software livre. Onildo foi presidente por quatro anos da Associação Comercial (ACI), era casado e pai de dois filhos.

Um funcionário que viajava com o empresário, identificado como Maurício Barreto de Miranda, teve lesões na cabeça e foi socorrido pela Polícia Rodoviária Federal. Ele não corre risco de morrer. O condutor da caçamba, Pedro Eduardo Ramalho, também foi socorrido e levado para um hospital em Morro do Chapéu e foi liberado após receber atendimento médico.

Fonte Texto: Irecê Repórter/reprodução
Crédito fotos: Site Morro Notícias/reprodução


Bahia: Prefeito e primeira dama assassinados foram sepultados em Jussiape



                                                              Jaques Wagner acompanha velório de prefeito e primeira-dama. Foto: Manu Dias/SecomOs corpos do prefeito de Jussiape Procópio Alencar (PDT), 75 anos, da primeira-dama Jandira Alencar, 71, e do gerente da Embasa Oderlange Pereira Novaes, 46, foram enterrados no final da tarde deste domingo(25) no cemitério da cidade. Eles foram mortos na manhã de sábado (24) em um atentado que deixou outros dois policiais baleados. O atirador Claudionor Galvão de Oliveira, 43, morreu no confronto com os PMs.

Familiares, amigos e os moradores chocados com o crime estiveram na cerimônia. Os corpos do prefeito e da primeira-dama foram velados na residência do casal e depois foram levados para a Câmara Municipal. O governador Jaques Wagner esteve na manhã de hoje no velório. Também esteve presente o deputador Marcelo Nilo (DPT).

O corpo do atirador foi enterrado no início da manhã deste domingo. Nenhum familiar ou amigo de Claudionor foi ao cemitério assistir ao sepultamento. Alguns moradores de Jussiape estenderam faixas pretas na frente das casas em sinal de luto.


Jaques Wagner acompanha velório de prefeito e primeira-dama. Foto: Manu Dias/Secom

O secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa, e o delegado-geral da Polícia Civil Hélio Jorge, chegaram na tarde de sábado no aeroporto Sócrates Bittencourt, em Brumado.

Os corpos do prefeito, da primeira-dama e do gerente da Embasa foram enviados na noite de sábado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Brumado, onde foram necropsiados. O prédio foi cercado por familiares e amigos ainda chocados com os homicídios. Também foi enviado para o DPT de Brumado o corpo do atirador Claudionor Galvão. 

Crime chocou cidade de 11 mil habitantes

Segundo informações da delegacia do município, o atirador Claudionor Galvão de Oliveira, 43, entrou no consultório médico ao lado da casa do prefeito e abriu fogo, atingindo Procópio Alencar. A primeira-dama Jandira Alencar, 71, chegava em casa quando foi atingida. Ela e o marido morreram na hora.

O gerente da Embasa, Oderlange Pereira Novaes, 46, também foi atingido pelos disparos. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital em Livramento de Nossa Senhora.

Após o atentado, o homem foi em direção à feira livre, mas foi localizado por uma equipe de policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin-Brumado) que chegaram ao município junto com agentes da Polícia Civil de Livramento, além de policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
O atirador reagiu e atirou contra os policiais. O soldado Miqueias Rosário Lopes foi atingido na perna. O outro policial Givanildo dos Santos Alves foi baleado na cabeça e está em estado grave. Segundo a assessoria da Polícia Militar, por conta da gravidade dos ferimentos, Givanildo necessitou ser transportado até o Instituto Brandão de Reabilitação (IBR Hospital), por uma aeronave do Grupamento Aéreo da PM. Um mototaxista também foi baleado durante o tiroteio. O autor do atentado foi morto na troca de tiros com os policiais.
Ainda não foi divulgada a causa do atentado, nem se houve a participação de outros envolvidos. Procópio Alencar (PDT) havia sido reeleito no cargo, com 58% dos votos, em outubro deste ano. Segundo a delegacia do município, os dois seriam rivais políticos nas últimas eleições.
Com a morte do prefeito, assume o vice, que permanece no cargo até dezembro. A nova gestão será realizada pelo vice-prefeito eleito junto com Procópio Alencar,  Gilberto Freitas (PSC), 43.
Crime político
Segundo o presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) estadual, Alexandre Brust, a morte pode estar relacionada à briga políticas na região. “Como dizem no interior, parece que ele assuntou”, explica Brust. Ou seja, o adversário político teria ido tirar satisfação com o prefeito que havia sido reeleito para um novo mandato. Brust também não descarta a possibilidade do atirador ter perdido alguma aposta com a vitória do Dr. Procópio, pratica também comum no interior baiano.
Brust ainda comentou que depois de matar o prefeito, o atirador estava indo atrás de Gilberto Dos Santos Freitas (PSC), vice-prefeito, mas foi alvejado antes. “É um fato lamentável. Um assassinado bárbaro, que lamentamos profundamente na política baiana”, resumiu Brust.
Quem confirmou presença no enterro do prefeito foi o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que viajou neste domingo para Jussiape.  “Ele era como um amigo para mim. Um médico de 75 anos, que já estava indo para o seu terceiro mandato”, acrescentou Nilo. O presidente não quis comentar as motivações do crime.

Fonte:CrreiodaBahia/reprodução

domingo, 25 de novembro de 2012

Brasileirão série B: Vitória volta a série A em 2013



                             A torcida comemorou a subida para a série A- Foto: Felipe Oliveira/EC reprodução

O Leão está de volta ao grupo das feras na elite do futebol brasileiro. Com um empate diante do Ceará no Barradão lotado e muita angustia nos minutos finais, o desfecho foi feliz e a festa em vermelho e preto se instalou. William marcou o primeiro gol da partida nos últimos minutos do primeiro tempo, Heleno deu um susto e empatou na segunda etapa, e no critério de desempate o acesso veio pelo número de vitórias maior que o do São Caetano, que venceu seu último jogo.

O Rubro-negro ficou com a última vaga que dá passagem para a Série A, com 71 pontos, mesmo número do terceiro colocado, o Atlético Paranaense, e do São Caetano, que terminou em quinto, com uma vitória a menos que o Leão. Após os 38 jogos realizados na Série B, o Vitória finalizou o campeonato com 73 pontos, um aproveitamento de 62,3%. Foram 21 vitórias, oito empates e nove derrotas. Os 16 gols de saldo resultaram dos 59 gols marcados, contra 43 sofridos.

O Jogo - O Vitória começou o jogo com todo o ímpeto de ataque e partindo para cima na busca do resultado. Antes de completar o primeiro minuto, Willie chegou com perigo e dividiu com Dionatan no lance que deixou a suspeita de penalidade, mas o árbitro não marcou. O domínio rubro-negro se seguiu por praticamente todo o primeiro tempo, principalmente na posse de bola, mas a ansiedade nas investidas tirou a qualidade das finalizações do Vitória. Enquanto isso, o Ceará praticamente não conseguia atacar e jogou maior parte do tempo na defesa.

As bolas lançadas pela direita, com Nino Paraíba, foram uma das principais armas no ataque do Vitória com jogadas aéreas, mas a defesa do Vozão conseguia cortar e afastar o perigo. O Rubro-negro esteve perto do gol aos 20', no lance em que Dinei acertou o cabeceio depois do passe de Pedro Ken e tirou tinta da trave de Dionatan. Mas a explosão da torcida no Barradão só veio nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 42', William recebeu de Willie na entrada da área, invadiu e chutou tirando do goleiro, para abrir o placar.

Com o placar a seu favor, o Vitória voltou para o segundo tempo e se deparou com um Ceará desinteressado em campo. O Vozão oferecia pouco perigo e o Leão aproveitava para segurar a posse de bola e administrar o resultado positivo. Para completar a zona de conforto rubro-negra, aos 18' Jailton foi expulso depois de aplicar um carrinho em Willie, que partia em direção ao gol.

Chegando à area adversária com muito mais facilidade que o visitante, o Leão assutou aos 27', com uma bola na trave colocada por Willie depois de receber o passe de Mansur para a área. O susto foi devolvido à altura pelo Ceará, que empatou o jogo aos 34' no lance aéreo. Na bola levantada pra área, Heleno acertou o cabeceio e não permitiu a defesa de Deola. No limite do acesso, o Vitória respirou depois do susto e trabalhou para segurar o resultado até o apito final e a festa.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Bahia: Prefeito reeleito,esposa e gerente da Embasa são assassinados em Jussiape







                    Prefeito e primeira-dama foram assassinados em atentado na manhã deste sábado. (Foto: Will Assunção/Jussi Up Press)

O prefeito reeleito de Jussiape, na Chapada Diamantina, Procópio Alencar (PDT), 75 anos, foi assassinado por volta das 9h deste sábado (24) no consultório médico que mantinha ao lado de casa. A primeira-dama e um gerente da Embasa também foram assassinados. O atirador, que era dono de um quiosque na praça onde ocorreram os assassinatos, foi morto em confronto com policiais. O crime chocou a cidade de 11 mil habitantes.

Segundo informações da delegacia do município, o atirador Claudionor Galvão de Oliveira, 43, entrou no prédio e abriu fogo, atingindo o prefeito. A primeira-dama Jandira Alencar, 71, chegava em casa quando foi atingida. Ela e o marido morreram na hora.

O gerente da Embasa, Oderlange Pereira Novaes, 46, também foi atingido pelos disparos. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital em Livramento de Nossa Senhora.

Após o atentado, o homem foi em direção à feira livre, mas foi localizado por uma equipe de policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin-Brumado) que chegaram ao município junto com agentes da Polícia Civil de Livramento, além de policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
O atirador reagiu e atirou contra os policiais. O soldado Miqueias Rosário Lopes foi atingido na perna. O outro policial Givanildo dos Santos Alves foi baleado na cabeça e está em estado grave. Segundo a assessoria da Polícia Militar, por conta da gravidade dos ferimentos, Givanildo necessitou ser transportado até o Instituto Brandão de Reabilitação (IBR Hospital), por uma aeronave do Grupamento Aéreo da PM. Um mototaxista também foi baleado durante o tiroteio. O autor do atentado foi morto na troca de tiros com os policiais.
Ainda não foi divulgada a causa do atentado, nem se houve a participação de outros envolvidos. Os corpos das vítimas serão levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado.
O secretário de Segurança Pública (SSP-BA) Maurício Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil Hélio Jorge, e o comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, viajaram ao município na tarde de hoje para acompanhar as investigações.
Procópio Alencar (PDT) havia sido reeleito no cargo, com 58% dos votos, em outubro deste ano. Segundo a delegacia do município, os dois seriam rivais políticos nas últimas eleições.
Com a morte do prefeito, assume o vice, que permanece no cargo até dezembro. A nova gestão será realizada pelo vice-prefeito eleito junto com Procópio Alencar,  Gilberto Freitas (PSC), 43.
Crime político
Segundo o presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) estadual, Alexandre Brust, a morte pode estar relacionada à briga políticas na região. “Como dizem no interior, parece que ele assuntou”, explica Brust. Ou seja, o adversário político teria ido tirar satisfação com o prefeito que havia sido reeleito para um novo mandato. Brust também não descarta a possibilidade do atirador ter perdido alguma aposta com a vitória do Dr. Procópio, pratica também comum no interior baiano.
Brust ainda comentou que depois de matar o prefeito, o atirador estava indo atrás de Gilberto Dos Santos Freitas (PSC), vice-prefeito, mas foi alvejado antes. “É um fato lamentável. Um assassinado bárbaro, que lamentamos profundamente na política baiana”, resumiu Brust.
Quem confirmou presença no enterro do prefeito foi o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que viaja amanhã para Jussiape. Segundo Nilo, o enterro será na própria cidade, às 11h. “Ele era como um amigo para mim. Um médico de 75 anos, que já estava indo para o seu terceiro mandato”, acrescentou Nilo. O presidente não quis comentar as motivações do crime.

Fonte: colaborou  Luciana Rebouças/reprodução