• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 26 de janeiro de 2013

Eleições 2014: Dilma diz que mídia a lançou como candidata à reeleição

A presidente Dilma acena para os jornalistas ao lado do Presidente do Chile - Foto: Foto: Andres Stapff / Reuters reprodução

A presidente da República Dilma Rousseff disse neste sábado no Chile que foi lançada como candidata à reeleição em 2014 pela mídia brasileira. Ao ser questiona por jornalistas se ela já é candidata para as próximas eleições presidenciais, Dilma respondeu que esta era a vontade da imprensa.

"Vocês me lançaram como candidata", disse Dilma após uma jornalista insistir que a própria presidente deveria dizer se era ou não candidata. A declaração foi dada na saída de um hotel em Santiago, no Chile, onde Dilma participa da reunião de cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

Além da presidente brasileira, participam do encontro cerca de 40 chefes de Estado e de governo dos dois continentes,como a chanceler alemã, Angela Merkel; o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy; e os líderes do Chile, o anfitrião Sebastián Piñera; do México, Enrique Peña Nieto; e da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Também está em Santiago Raúl Castro, o primeiro líder de Cuba que viaja ao Chile desde 1971, com a visita de seu irmão Fidel e antes do golpe de Estado de Augusto Pinochet. A grande ausência é a do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera de sua última operação de um câncer, em Cuba, apesar de ter sido o idealizador da criação da Celac, nascida em dezembro de 2011 em Caracas.

Fonte:portal Terra com informações da EFE-reprodução

Bahia: Nome do candidato do PT sai até agosto,diz presidente

O senador Pinheiro é um do nomes do partido -foto:reprodução
O presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, que deixa o cargo no final do ano após comandar o partido por dois mandatos consecutivos, revelou na sexta-feira (25) que o nome do petista que disputará a sucessão do governador Jaques Wagner (PT), nas eleições de 2014, ocorrerá de forma simultânea à construção do novo comando da direção estadual da legenda. "O governador [Wagner] decidiu que iríamos juntos, até o final de julho, definir esse nome. Portanto, o nome do candidato a governador será definido ainda no meu mandato", informou em entrevista ao Bahia Notícias

No Processo de Eleição Direta (PED), marcada para novembro, o registro das possíveis chapas concorrentes que pretendem disputar à presidência do PT baiano será em agosto próximo. Segundo Jonas Paulo, até lá o lema será, "de maneira unânime e consensual", buscar a unidade partidária. "A mesma unidade, no mínino, alcançada na minha candidatura à reeleição, que contou com a participação das cinco principais correntes internas do PT, 90% da bancada federal e estadual e 90% dos prefeitos”, disse. Para isso, o rumo tomado no último pleito partidário, que garantiu a sua reeleição no final de 2009, e o início da construção da reeleição do governador Wagner, no pleito estadual de 2010, deverá ser o mesmo. “Havendo o fracionamento no processo do PED, significa o enfraquecimento na construção da candidatura ao governo. E isso é consenso dentro do PT.

Da mesma forma que posso dizer que dos quatro pré-candidatos do PT [Luiz Caetano, Rui Costa, Sergio Gabrielli e Walter Pinheiro], o diálogo comigo é excelente e eles também têm a mesma ideia de unidade e consenso", afirmou.

Fonte:BN-reprodução

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bahia: Prefeito de Ibititá diz ter assumido cidade com dívidas e documentos sumidos



                                 Uma sala com vários documentos e pastas espalhadas segundo o Prefeito-Foto:reprodução G1
O novo  prefeito  Cafu Barreto -foto:divulgação
O ex-Prefeito por dois mandatos, Dr. Chiquinho -foto:divulgação

Mal assumiram a gestão, os novos Prefeitos tornaram público a situação em que encontraram seus municípios. Em  várias cidades do Estado, principalmente onde os prefeitos eleitos foram da oposição aos gestores anteriores, a situação encontrada foi  de terra arrasada.

Na cidade de  Ibititá, situada há 32 km de Irecê, o novo prefeito  Cafú Barreto(PSB) em entrevista ao portal G1 reclamou  da situação que encontrou o município ao assumir a gestão. Ele disse que registrou tudo através de fotografias.

Ele afirmou a reportagem que o gestor anterior deixou  deixou muitas dívidas e que o pagamento dos funcionários da prefeitura  só será feito mediante o recadastramento dos funcionários. “Encontrei a prefeitura devendo à Embasa, à Coelba e ao INSS. Lá na prefeitura sumiram muitos documentos. Em todas secretarias faltam muitos documentos para se resolver as coisas. Eu fiz o recadastramento para que se possa pagar os funcionários, porque da forma que está lá eu não tenho condição. Eu preciso saber quem realmente  é concursado, quem vai estar na linha de trabalho, porque senão não vou fazer pagamento ao funcionário que não fizer recadastramento” disse  o Prefeito.

A reportagem disse que tentou falar com o ex-Prefeito por dois mandatos, Franscisco Primo(Dr. Chiquinho) mas não obteve sucesso.

Durante o processo de sucessão municipal, as emissoras de rádio de Irecê eram instrumentos de denúncias formuladas por municípes de Ibititá com relação as atitudes que o então Prefeito Dr. Chiquinho vinha tomando à frente da gestão.

Aliás, não só em Ibititá, mas em outros municipios do território, diversas prefeituras não honraram o pagamento de dezembro,o décimo terceiro de servidores,inclusive da área da educãção e saúde, e aos  fornecedores.

Vale registrar o seguinte, que mesmo com essas dificuldades, os prefeitos eleitos não podem alegar que não tinham conhecimento do que iam encontrar, talvez não tivessem a dimensão, mas que iriam encontrar a casa bagunçada, era fato.

Educação: Segunda chamada do SiSu será divulgada dia 28




O resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação será divulgado na segunda-feira, 28. Os candidatos selecionados terão os dias, 4 e 5 de fevereiro para providenciar a matrícula na instituição de ensino que os convocou.

Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera. O prazo de adesão vai de segunda-feira, 28, a 8 de fevereiro.

As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível. Ou seja, a participação na lista de espera somente pode ocorrer na primeira opção do candidato.

Para os integrantes da lista, a convocação ocorrerá em 18 de fevereiro.

Fonte:site do MEC

Concurso: Petrobrás oferta 44 vagas para nível técnico

A Petrobrás divulgou nesta quinta-feira (24), o edital de abertura do seu concurso público para o preenchimento de 44 vagas mais formação de cadastro de reserva em cinco cargos dos níveis médio e médio/técnico. As oportunidades são para técnico de administração e controle júnior, técnico de contabilidade júnior, técnico de operação júnior, técnico de segurança júnior e técnico de suprimento e logística júnior.

Os salários variam de $2.599,45 a R$3.132,34 e os aprovados também receberão auxílio-creche ou auxílio-acompanhante (somente para empregada), auxílio-ensino (pré-escolar, ensinos fundamental e médio) para filhos, vale-refeição, vale-transporte, assistência multidisciplinar de saúde (médica, odontológica, psicológica e hospitalar) e benefício farmácia, plano de Previdência Complementar (opcional), programa de assistência especial (destinado às pessoas com deficiência, filhos de empregados) e participação nos lucros e nos resultados.

As vagas são para todo o Brasil. Na Bahia, as oportunidades estão em Salvador e Itabuna. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de fevereiro através do site da Cesgranrio. A taxa de inscrição é de R$35, e os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas sobre Conhecimentos Básicos e Específicos, além de exame de capacitação física (somente para técnico de operação júnior).

Ainda haverá qualificação biopsicossocial composta por avaliação psicológica, exames médicos e levantamento sociofuncional. Os futuros funcionários serão contratados pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Matéria original: iBahia-CorreiodaBahia-reprodução

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Concursos: PM republica gabarito e apresenta nova lista de classificação de concurso





O gabarito da prova de noções de Direito, realizada na primeira etapa do Concurso Pùblico de Provas para Admissão no Curso de Formação de Oficias da Polícia Militar, foi republicado na quarta-feira (23) pelo Comando-Geral da PM. A correção foi recomendada pelo Ministério Público estadual.

Com a correção, o resultado da primeira etapa foi alterado e nova lista foi publicada com a classificação atual dos candidatos. O boletim individual, com as notas e situação de cada concorrente já com o novo gabarito, está disponível nos sites  www.concursopm.uneb.br   ou no site da consultec. 

De acordo com o promotor de Justiça Adriano Assis, uma das questões da prova aplicada no último dia 25 de novembro teve o gabarito publicado erroneamente. Por isso, disse ele, o MP encaminhou a recomendação ao Comando-Geral.

Fonte:CorreiodaBahia-reprodução

Educação: UNEB em Irecê oferta mais dois cursos de Pós-Graduação

                                                    Sede da UNEB- Irecê- foto:reprodução

A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, através do DCHT-Campus XVI - Irecê, vai ofertar mais dois cursos de Pós-Graduação. Uma especialização em Gestão de Organizações Educacionais com 55 vagas. A outra especialização é em Educação Infantil com 40 vagas ofertada. Os editais foram publicados no DOE de hoje(24).

Confira abaixo os editais.

EDITAL Nº 010/2013

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna público a abertura das inscrições para o Curso de Especialização em Gestão de Organizações Educacionais, autorizado pela Resolução nº 691/09 publicada no D.O.E de 26/03/2009 a ser oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/Campus XVI, Irecê, conforme o abaixo discriminado:

1. DO CURSO

1.1. Serão oferecidas 55 vagas

1.2. 40% das vagas são destinadas para negros e 5% para indígenas – candidatos declarados no ato da inscrição, conforme resolução CONSU 468/07, DO 16/08/2007.

1.3. 10% das vagas são destinadas para funcionários (professores e técnico administrativos) do DCHT/Campus XVI que terão direito à isenção tanto da taxa de inscrição quanto das parcelas mensais durante todo o curso.

1.3. O curso terá carga horária de 405 horas mais 90 horas de trabalho monográfico, totalizando 495 horas.

1.4. Poderão concorrer às vagas, constantes deste Edital, portadores de diploma de graduação plena, das diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse pela instância educacional e educativa no que se refere à gestão de organizações e/ou de processos em diversos espaços de educação, cultura e saúde prioritariamente.

2. DO LOCAL DE INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições deverão ser efetivadas no Prédio do DCHT/Campus XVI, no período de 04 de fevereiro a 04 de março de 2013, de segunda a sexta no horário das 08:00 às 11:30 e de 14:00 às 17:00 horas no NUPE. Telefone (074) 3641-3503 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (074)3641-3503 end_of_the_skype_highlighting.

2.2. Serão aceitas inscrições por procuração, com identificação necessária do respectivo procurador.

2.3. Poderão ser realizadas inscrições via Correios (SEDEX), desde que postadas até 01.03.13. As propostas deverão ser endereçadas ao Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT XVI) – NUPE – UNEB, KM 353, BA 052 – Estrada do Feijão, Irecê-BA. CEP: 44.900.000

3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO

3.1.Diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação com Histórico Escolar, Curriculum Vitae, cópia de documentos pessoais (RG, CPF), cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do certificado de reservista (sexo masculino), titulo de eleitor, formulário de inscrição, 02 fotos 3 X 4 , comprovante de residência.

4. DAS TAXAS ACADÊMICAS

Inscrição: 50,00 (cinqüenta reais)

O Curso é autofinanciável e terá o valor de R$ 2.034,76 (dois mil e trinta e quatro reais e setenta e seis centavos) pagos em 14 parcelas mensais de R$ 145,34 (cento e quarenta e cinco reais e trinta e quatro centavos) em nome do DCHT-Campus XVI / Banco do Brasil / Agência: 3832-6 / Conta nº 991.825-6.

5. DO INÍCIO DO CURSO

O Curso terá início em 23 de março de 2013, Turma 02, sábado das 8:00 às 18:00 horas e domingo das 08:00 as 18:00, no Prédio de DCHT/Campus XVI.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção constará de três etapas, 1ª etapa: Participação em uma palestra (09/02/2013 das 8:30 às 9:30), 2ª etapa: realização de prova escrita de caráter dissertativo, com consulta, a partir da palestra e de uma questão apresentada (09/02/2013 das 9:30 às 12:30), 3ª etapa: análise do currículo.

7. DA MATRÍCULA

O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração junto à Secretária do Curso, no período 18 e 19 de março/2013, das 8:00 às 17:00 horas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O Candidato selecionado que não comparecer no prazo estipulado para efetivação da matrícula perderá sua vaga e será procedida nova chamada, respeitando-se ordem de classificação.

À Coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o cancelamento da oferta do curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja inferior a 70% do total de vagas ofertadas pelo respectivo curso. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 23 de janeiro de 2013.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor



EDITAL Nº 011/2013

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, torna a abertura das inscrições para o Curso de Especialização em Educação Infantil, autorizado pela Resolução nº 947/2012 D.O.E de 8 e 9/12/2012 a ser oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias/Campus XVI, Irecê, conforme o abaixo discriminado:

1. DO CURSO

1.1. Serão oferecidas 40 vagas
1.2. 40% das vagas são destinadas para negros e 5% para indígenas – candidatos declarados no ato da inscrição, conforme resolução CONSU 468/07, DO 16/08/2007.
1.3. 5% das vagas são destinadas para funcionários (professores e técnico administrativos) do DCHT/Campus XVI que terão direito à isenção tanto da taxa de inscrição quanto das parcelas mensais durante todo o curso.

1.3. O curso terá carga horária de 465 horas mais 100 horas de trabalho monográfico, totalizando 565 horas.

1.4. Poderão concorrer às vagas, constantes deste Edital, portadores de diploma de graduação em Pedagogia e áreas afins que possuam interesse em Educação Infantil.

2. DO LOCAL DE INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições deverão ser efetivadas no Prédio do DCHT/Campus XVI, no período de 04 de fevereiro a 04 de março de 2013, de segunda a sexta no horário das 08:00 às 11:30 e de 14:00 às 17:00 horas no NUPE. Telefone (074) 3641-3503 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (074) 3641-3503 end_of_the_skype_highlighting.

2.2. Serão aceitas inscrições por procuração

2.3. Poderão ser realizadas inscrições via Correios (SEDEX), desde que postadas até 01.03.13. As propostas deverão ser endereçadas ao Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT XVI) – NUPE – UNEB, KM 353, BA 052 – Estrada do Feijão, Irecê-BA. CEP: 44.900.000

3. DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO

3.1. Diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação com Histórico Escolar, Curriculum Vitae, padrão lattes, cópia de documentos pessoais (RG, CPF), cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do certificado de reservista (sexo masculino), titulo de eleitor, formulário de inscrição, 02 fotos 3 X 4 , comprovante de residência.

4. DAS TAXAS ACADÊMICAS

4.1. Inscrição: 50,00 (cinquenta reais)
O curso é autofinanciável e terá o valor de R$ 900,00 ( novecentos reais ) pagos em 18 parcelas mensais de R$ 50,00( cinquenta reais) em nome do DCHT-Campus XVI / Banco do Brasil / Agência: 3832-6 / Conta nº 991.825-6.

5. DO INÍCIO DO CURSO

O Curso terá início em 23 de março de 2013, Turma 02, sábado das 8:00 às 18:00 horas e domingo das 08:00 as 18:00, no Prédio de DCHT/Campus XVI.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção constará de três etapas: Análise do currículo; realização de prova escrita de caráter dissertativo, (09/03/2013 das 8:30 às 11:30), e  Exposição de motivos(através de uma carta de apresentação.

7. DA MATRÍCULA

O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração junto à Secretária do Curso, no período 20 e 21 de março/2013, das 8:00 às 17:00 horas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O Candidato selecionado que não comparecer no prazo estipulado para efetivação da matrícula perderá sua vaga e será procedida nova chamada, respeitando-se ordem de classificação.

À Coordenação reserva-se o direito de decidir sobre o cancelamento da oferta do curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja inferior a 70% do total de vagas ofertadas pelo respectivo curso. GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 23 de janeiro de 2013.

Lourisvaldo Valentim da Silva
Reitor

Educação:MEC divulga resultado do ProUni hoje(24)






A primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) será divulgada hoje (24) pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado estará disponível na página do programa na internet no endereço   http://siteprouni.mec.gov.br

Os alunos terão até 31 de janeiro para apresentar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino para a qual foram selecionados.

Em 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada de pré-selecionados. O candidato deve providenciar a matrícula e a apresentação de documentos até o dia 19 do mesmo mês. Informações da agência Brasil.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Copa do Nordeste: Vitória goleia e se isola na liderança



                                   Nicácio marcou tem 3 gols em duas partidas e é o atual artilheiro do torneio -foto:reprodução

Segundo jogo na Copa do Nordeste e segundo triunfo do Leão, com direito a goleada. No início da noite desta quarta-feira (23), o Vitória recebeu o Salgueiro no seu primeiro jogo em casa em 2013, e abriu o ano caseiro com um bom resultado.
Com dois gols de Marcelo Nicácio, um de David Braz, Gabriel Paulista e Alan Pinheiro, o Rubro-negro goleou o time pernambucano com o placar de 5 a 1 e se isolou na liderança de seu grupo na competição. Fabrício, que perdeu penalidade no final, marcou para os visitantes ainda no primeiro tempo.

A chuva forte que caiu em Salvador antes da partida e o horário do jogo dificultaram o comparecimento da torcida. Apenas 2.486 pagantes presenciaram a goleada. O resultado colocou o Vitória na liderança isolada do Grupo C da Copa do Nordeste, com 6 pontos e cinco gols de saldo. O Salgueiro, com três pontos, fica na segunda posição. O Leão volta a campo no domingo (27) e recebe o ASA às 16h, no Barradão.

Outros resultados da quarta-feira:

Copa do Nordeste:

ABC 1  x   1 Bahia
ASA  0 x 1 América de Natal
CRB  3  x  1  Feirense
Campinense 3 x 0 Santa Cruz
Itabaiana 0 x 0 Ceará

Libertadores:

LDU  1 x 0  Gremio
São Paulo 5  x 0 Bolivar

Paulistão:

Oeste 1 x 3 Palmeiras
Corinthians 0 x 1 Ponte Preta
Santos 3 x 0 Botafogo

Carioca:

Flamengo 1 x 1 Madureira
Vasco 3  x  1 Macaé

Gaúcho:

Cerâmica 1 x 2 Internacional


Bahia: Maria Quitéria é a nova presidente da UPB


                                            Quitéria vai substituir Luiz Caetano na UPB - Foto:reprodução

A prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), foi eleita nesta quarta-feira (23) presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). No bate-chapa, que teve a participação do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, a gestora, primeira mulher a comandar a entidade, obteve 207 votos dos 352 prefeitos do interior do estado que compareceram à sede da UPB, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), durante todo o dia. Cardoso cravou, no total, 141 indicações dos alcaides baianos.

Quatro sufrágios foram anulados. Maria Quitéria comandará a UPB até o final de 2014. A mesa diretora, que integrou a chapa “Unidos pelo Municipalismo”, encabeçada pela prefeita de Cardeal da Silva, contará ainda com os nomes dos gestores de Ruy Barbosa, José Bonifácio Dourado (PT); de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz (PP); de Alagoinhas, Paulo César Simões (PDT); de Lafayete Coutinho, Zenildo Brandão (PP); de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt (PT); e de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB).

Fonte:BN-reprodução

Bahia: SSP abre 39 vagas para técnico nível médio e superior via REDA

 
 
 
                                                Sede da SSP- Ba no CAB -foto:reprodução G1                                

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) abriu seleção para 39 vagas em cargos temporários. Os selecionados atuarão na Superintendência de Telecomunicações por dois anos, podendo ser prorrogáveis pelo mesmo período. O edital de abertura foi publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado. As vagas são para técnicos de nível superior e superior com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas na sede da SSP, localizada na 4ª Avenida, 430, no Centro Administrativo da Bahia, entre os dias 4 e 6 de fevereiro e, após o carnaval, nos dias 14, 15 e 18 do mesmo mês. O horário de atendimento será das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A remuneração para todos os técnicos de nível superior é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 991,80, acrescido de uma Gratificação no valor de R$ 1.296,59. Para os técnicos de nível médio, a remuneração é constituída pelo vencimento básico no valor de R$ 629,13, acrescido de uma gratificação no valor de R$ 420,76.
 
Mais informações podem ser obtidas através do Edital publicado no Diário Oficial do Estado de hoje(23) no endereço www.egba.ba.gov.br   link da Secretaria Segurança |Pública.

Fonte;Politica Livre

Grupo invade instituto Lula em São Paulo


                                       A polícia militar e jornalsitas observam a movimentação na frente do prédio-Foto:reprodução

Cerca de 100 moradores do assentamento Milton Santos, localizado em Americana, no interior de São Paulo, invadiram o Instituto Lula, no Ipiranga, na zona sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira. Segundo o movimento, o ato é um protesto contra a decisão judicial que decidiu pela desocupação da área até o dia 30 de janeiro. No local, segundo o movimento, vivem 70 famílias que foram assentadas em 2006, durante o mandato do ex-presidente.
 
De acordo com Paulo Albuquerque, membro da coordenação do movimento, o grupo quer que o ex-presidente Lula se manifeste e até fale com a presidente Dilma Rousseff sobre a questão. "Nosso assentamento foi criado durante o governo Lula e naquela época o governo federal falou que iria nos ajudar. Ontem, uma liminar do governo para que as famílias fossem mantida no local foi negada pela Justiça e nos deram o prazo para sair até o final do mês", disse.
 
Os manifestantes, que já ocupavam o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde a semana passada, afirmam que permanecerão no local para exigir do governo federal a solução definitiva do problema. Eles querem que a presidente Dilma assine um decreto de desapropriação por interesse social do terreno, ocupado pelas famílias há mais de sete anos. 
 
Em apoio aos manifestantes, ainda segundo Albuquerque, um grupo de jovens simpatizante ao movimento se dirigiu para o gabinete da Presidência na avenida Paulista e iniciou uma greve de fome. O coordenador do movimento ressaltou ainda que a invasão do prédio foi pacífica e que o grupo não pretende realizar nenhum ato de violência. "Chegamos pelas 7h, tinha apenas um vigia. Ele tentou nos barrar, mas conseguimos entrar, sem nenhuma violência. Esperamos para dialogar e aguardamos uma manifestação do ex-presidente", concluiu.
  
Segundo a Polícia Militar, viaturas foram enviadas para o local para acompanhar  o protesto que ocorre pacificamente. Nenhuma via foi interditada na região.
 
Fonte:portal terra-reprodução

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aprovados em cadastro reserva têm direito a nomeação se houver vagas,diz STJ




Os candidatos de concursos públicos aprovados em cadastro reserva têm direito à nomeação no cargo desde que haja vagas disponíveis dentro do prazo de validade do processo seletivo. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e resulta de uma mudança no entendimento da Corte. A Segunda Turma do Tribunal analisou o recurso de um candidato à Polícia Militar da Bahia que foi aprovado fora do número de vagas. Ele alegava ter direito a tomar posse porque novas posições foram abertas durante o tempo de vigência do concurso. Embora não tenha efeito vinculante, a decisão deve influenciar o julgamento de outros processos sobre o mesmo tema. O entendimento da Segunda Turma do STJ é um avanço em relação à outro processo julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2011. Na ocasião, a Suprema Corte decidiu que a Administração Pública é obrigada a nomear candidatos aprovados dentro do número de vagas.

Fonte:BN 

ProUni tem 1,019 milhão de estudantes inscritos





O MEC registrou até as 23h de ontem 1,019 milhão de estudantes inscritos no ProUni (Programa Universidade para Todos). O prazo para o envio das inscrições terminou às 23h59 e o balanço final está previsto para sair ainda nesta terça-feira.
A primeira lista de selecionados deve ser divulgada na próxima quinta-feira com prazo para confirmar as informações até o dia 31. Já a segunda lista está prevista para sair no dia 8 de fevereiro.
Ao todo, o programa está oferecendo neste ano 162.329 bolsas distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. Podem fazer a inscrição alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou bolsistas integrais da rede particular.
São Paulo é o Estado que ofereceu mais bolsas (56.289 --sendo 33.824 integrais e 22.465 parciais). Atrás de São Paulo, os Estados com maior número de ofertas são Minas Gerais (17.923 bolsa) e Paraná (12.671).
Para concorrer à bolsa integral, o candidato devia comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar devia ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Cada estudante pôde optar por até dois cursos.

Só estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Fonte:folhaonline-reprodução

Futebol: Vander é o novo contratado do Vitória

Depois de muita especulação, o meia-atacante Vander assinou sua rescisão contratual com o Bahia e vai ser apresentado no Vitória como novo contratado do Rubro-Negro para os próximos quatro anos.

O jogador chegou a entrar na justiça no dia 13 de dezembro solicitando a rescisão de contrato com o Bahia, que vai até o dia 31 de janeiro, devido aos três meses de salário atrasados (setembro, outubro e novembro), 13º salário e premiação pelo título do Baianão 2012, mas não obteve sucesso.

No dia seguinte à entrada na justiça, por parte do jogador, o site oficial do Bahia informou que o atleta ficaria de fora do Tricolor por deficiência técnica.

Agora a rescisão já foi assinada e o atleta vai defender o Vitória com contrato de quatro anos. Vander Luiz Silva Souza nasceu no dia 17 de abril de 1990 (22 anos) tem 1m73cm e pesa 67kg.

O jogador começou a carreira nas divisões de base do Bahia e depois de participar da campanha de 2010, que resultou no retorno do time à primeira divisão, o atleta foi transferido para o Flamengo, onde começou como titular, mas se contundiu e perdeu espaço no Rubro-Negro carioca, retornando ao Tricolor baiano e não teve sequência de jogos na sua volta.

Vander chega para ser mais uma opção ofensiva do técnico Caio Júnior para as disputas da Copa do Nordeste, Campeonato Baiano, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Fonte:Bocão Ne 

Felipão convoca a seleção, confira os nomes

O treinador Luiz Felipe Scolari fez hoje (22) sua primeira convocação da Seleção Brasileira após o seu retorno ao comando da seleção. A lista dos convocados para o amistoso contra a Inglaterra no próximo dia 06 de fevereiro são:


Goleiros:

Julio Cesar
Diego Alves(Valência da Espanha)

Laterais:

Daniel Alves
Filipe Luis(Atlético Madrid)
Adriano


Zagueiros:

Leandro Castan
Miranda
Dante (Bayern Munique)
David Luis

Volantes:

Arouca
Ramires
Hernanes
Paulinho

Meio-Atacantes

Lucas
Ronaldinho Gaúcho
Oscar

Atacantes:

Neymar
Luiz Fabiano
Fred
Hulk

Governo Dilma: Gabriel Chalita e Afif Domingos serão ministros

Fontes do Palácio do Planalto confirmaram nesta segunda-feira que o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) deverá ser convidado para o cargo de ministro de Ciência e Tecnologia, e o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), para o Ministério de Micro e Pequena Empresa. A indicação de Chalita foi antecipada nesta coluna em dezembro, e a de Afif na nossa edição da última sexta-feira (18).

Aviso prévio

Dilma já avisou o atual ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, de que vai precisar do seu cargo para fazer “composição política.
Fonte:Site Claudio Humberto-reprodução

União autoriza parcelamento de INSS até 240 meses para Estados e municípios


O governo  autorizou Estados e municípios com passivos junto à Previdência Social a parcelar seus débitos em até 240 meses (oito anos). A novidade vem à luz uma semana antes de um encontro da presidente com os mais de 5.500 prefeitos eleitos e reeleitos no ano passado.

As regras do parcelamento foram fixadas em portaria assinada pelo ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência). Leva o número 21. Publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (18), foi noticiada no site do ministério nesta segunda (21). Segue os parâmetros previstos numa medida provisória editada por Dilma em novembro do ano passado, a MP 589.

Poderão ser parceladas todas as dívidas acumuladas até outubro de 2012 no RPPS, o Regime Próprio da Previdência Social, ao qual estão vinculados os servidores públicos. Mesmo aquelas já inscritas na dívida ativa da União. Aderindo ao parcelamento até 29 de março, governadores e prefeitos poderão obter um documento chamado CPR (Certificado de Regularidade Previdenciária).

Sem esse papel, os gestores estaduais e municipais são proibidos de contrair e mpréstimos com bancos oficiais e organismos internacionais. Não podem também firmar convênios com a União.
Um dos objetivos do encontro que o Planalto fará com os prefeitos na semana que vem –de segunda a quarta-feira— é o de informar-lhes sobre as parcerias que a União oferece em programas como PAC, Brasil Sem Miséria, tratamento de resíduos sólidos e sanemaneto básico. O acerto com a Previdência é pré-condição para ter acesso às verbas desses programas.

O governo não informou o valor da dívida previdenciária de Estados e municípios. Numa conta feita pela Confederação Nacional dos Municípios, só as prefeituras devem ao INSS algo como R$ 22,5 bilhões. Além do parcelamento, os prefeitos reivindicam um encontro de contas. Querem abater dos débitos os créditos que dizem ter junto à União. Em fase de súbita generosidade, Dilma discute com a pasta da Fazenda a possibilidade de atender ao pedido.

Fonte:Blog do Josias
Log Imagem:reprodução

Política: Marina Silva segue firme para criação do novo partido

Marina teve mais de 20 milhões de votos em 2010-Foto:reprodução

A reunião que vai oficializar a criação de um partido para viabilizar a candidatura da ex-senadora Marina Silva à Presidência da República já tem data marcada: dia 16 de fevereiro, em Brasília. A informação foi dada na segunda-feira (21) pela própria Marina, em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre. Nesta terça-feira, no entanto, ela se reúne com apoiadores em São Paulo para continuar a discussão sobre o assunto. No encontro, promovido pelo Movimento por uma Nova Política, devem ser apresentados os nomes mais votados em uma enquete virtual para batizar a nova legenda. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vestibular 2013: UFBA divulga gabaritos da segunda fase





A Universidade Federal da Bahia (Bahia) divulgou na noite desta segunda-feira (21) os gabaritos completos da segunda fase do vestibular, realizada no domingo e na segunda-feira.
No  domingo (20), além da redação, todos os vestibulandos fizeram uma prova de conhecimento específico (Matemática, Biologia, Português ou História da Arte). Nesta segunda-feira (21), os candidatos responderam a questões de Química, Física, Geografia, História e Língua Estrangeira, de acordo com o curso escohido.



Os candidatos que optaram pelos cursos de Artes, Teatro, Música e Dança, ainda continuarão fazendo provas de Habilidades Específicas. O resultado final do vestibular 2013 está previsto para o dia 10 de março de 2013.

Fonte:CorreiodaBahioia-reprodução

Bahia: Geddel quer ser candidato a governador em 2014

Geddel diz" Não vejo ogovernador brigar pelas causas da Bahia" foto:reprodução

Em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima (PMDB), fez críticas ao governo de Jaques Wagner e afirmou que quer ser candidato a governador em 2014.

Mário Kertész questionou Geddel como se dará o cenário eleitoral em 2014 com a possibilidade de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice-presidente Michel Temer (PMDB). O vice-presidente da Caixa explicou que as coisas podem não acontecer dessa maneira. "Tem movimentações de Pernambuco, tem internas do PMDB e minha posição nacional é seguir a decisão majoritária do partido, mesmo que não concorde com ela", disse.

Sobre a Bahia, Geddel fez duras críticas à administração de Jaques Wagner. "O nosso desejo de ver Wagner mudar administrativamente não se efetivou. Ele é cortez, mas não é voltado para a gestão", apontou. Além disso, o administrador da Caixa citou a perda de prestígio da Bahia para Pernambuco com a falta de recursos. "Não vejo o governador brigar pelas causas da Bahia" e completou: "Desejo ser candidato, mas não tenho ideia fixa. Vai depender do jogo nacional, local e da receptividade da população", falou.
Fonte:Rádio Metrópole-reprodução