• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de abril de 2013

Tributarista Heleno Torres será o novo ministro do STF

                                                    Tributarista Heleno Torres sera empossado no STF-Foto:reprodução

 
A presidente Dilma Rousseff escolheu o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Trata-se do advogado tributarista Heleno Torres, segundo informaram fontes do Supremo. Torres esteve ontem à noite no Palácio do Planalto, acompanhado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para uma conversa reservada com Dilma. Professor da Universidade de São Paulo (USP), o pernambucano Torres entrará na vaga do sergipano Carlos Ayres Britto, que presidiu o Supremo e deixou a Corte no fim do ano passado. O novo ministro é ligado a Ricardo Lewandowski, que foi relator do processo do mensalão, e também ao prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT). O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, é o outro padrinho da indicação de Torres.

Fonte:politica livre

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Conselho Federal da OAB divulga resultado definitivo do 9° Exame da ordem

 
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira o resultado definitivo com os nomes dos aprovados no 9º Exame de Ordem Unificado, aplicado nacionalmente pela entidade. Dos 114.763 candidatos que prestaram a prova desde a etapa inicial, 12.213 saíram aprovados, o que corresponde a um percentual de apenas 10,6%.
O resultado definitivo confirma o percentual recorde de reprovação, já apontado antes dos recursos e também na primeira fase do exame, quando apenas 16,67% dos candidatos conseguiram ser classificados para prestar a prova prático-profissional.
A relação traz os nomes dos candidatos aprovados preliminarmente (cuja lista foi divulgada no último dia 22 de março) e mais os dos examinados que tiveram seus recursos acolhidos pela banca, alcançando a nota mínima seis na prova prático-profissional. A prova subjetiva foi aplicada no dia 24 de fevereiro deste ano em todo o país.
 
Os candidatos que prestaram esta edição do exame na área de direito constitucional e que responderam a prova prático-profissional com a peça "Mandado de Segurança", terão suas avaliações recorrigidas conforme comunicado divulgado ontem pela OAB. Um novo resultado preliminar, a partir da nova correção dessas provas, será divulgado no dia 15 de abril deste ano.
A decisão de fazer uma nova correção especificamente para esses candidatos foi tomada na semana passada pela Coordenação do Exame de Ordem Unificado em razão de dúvidas suscitadas após a divulgação do gabarito da peça profissional na área Constitucional, que, no caso concreto, tratava da garantia de proteção à vida.
Após o dia 15 de abril, quando for divulgado o resultado preliminar, será aberto para esses candidatos um novo prazo para a apresentação de recursos para análise da banca. O prazo será das 12 horas do dia 16 de abril de 2013 até as 12 horas do dia 19 de abril de 2013. O resultado definitivo com os nomes dos aprovados será publicado no dia 26 de abril de 2013.
Inscrições para o 10º exame
A entidade divulgou no dia 22 de março o edital de abertura do 10º Exame de Ordem Unificado com a inclusão, pela primeira vez, da área de filosofia do direito entre os conteúdos abordados nas questões. As inscrições, exclusivamente pela internet, se estendem até as 23h59min do dia 8 de abril de 2013.
A primeira fase, com 80 questões objetivas, está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), deve acontecer no dia 16 de junho de 2013. Houve mudança no horário das provas, que terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h, como vinha ocorrendo.

Os candidatos terão cinco horas para responder a todas as questões. Os locais de realização da prova da primeira fase serão divulgados na data provável de 22 de abril de 2013.
 
Fonte:portal Terra/reprodução
Imagem:google

Salvador: Mais um capítulo da novela do metrô na 3ª capital do país

                                Os vagões continuam parado e só Deus sabe quando vão funcionar-foto:reprodução/google

 
Questionado nesta sexta-feira (5) sobre o começo da operação do metrô de Salvador, o governador da Bahia, Jaques Wagner, pediu para não falar sobre o assunto. “Não me pergunte prazo”, disse. Ele havia acabado de sair de uma reunião com o prefeito ACM Neto, quando os dois teriam acertada a transferência da Companhia de Transportes de Salvador (CTS) – responsável pelo metrô e trens – do Município para o governo. Segundo Wagner, é impossível falar de prazos “por enquanto”, já que ainda vai “lançar a licitação”. “Quero que até 2014 a Linha 1 esteja pronta. Logo depois, começar a traçar a Linha 2. O primeiro ponto da Linha 2 vai ser a Estação Iguatemi. E dali, vai crescer até Lauro de Freitas. O importante é comemorar que batemos o martelo”, disse desanimado.

Fonte:site Claudio Humberto

O acórdão do mensalão sai nos "próximos dias" diz Joaquim Barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (4) que o acórdão do julgamento do mensalão (documento que resume as principais decisões tomadas) será publicado "nos próximos dias". É somente a partir do acórdão que começa a contar o prazo de cinco dias para a apresentação de recursos.

Para que o documento saia, é necessário que o ministro Celso de Mello entregue a revisão de seu voto escrito e dos debates dos quais participou durante o julgamento. Realizada no segundo semestre do ano passado, a análise da ação penal terminou com 25 condenados e 12 absolvidos.
Joaquim Barbosa afirmou que o acórdão saírá em breve após participar de uma Aula Magna na Universidade de Brasília, para marcar a retomada do ano letivo. "Deve sair nos próximos dias. Sair sai, né, tem que sair."
 
Pelo regimento do STF, o prazo para publicação do acórdão - de 60 dias depois do julgamento sem considerar o recesso - terminou na última segunda (1º). Desde o começo da semana, o tribunal aguarda apenas a liberação do voto de Celso de Mello para publicar o documento.
O presidente do STF poderia determinar a publicação do documento sem que todos os ministros entregassem seus votos, mas decidiu esperar todos revisarem.
 
O atraso do acórdão não traz prejuízos ao processo, mas quanto mais tempo demorar para o documento ser publicado, mais tempo levará para o fim do processo. No caso do mensalão, o Supremo decidiu que os condenados só poderão ser presos após o trânsito em julgado da ação, quando não couber mais nenhum recurso.
 
Questionamentos dos réus

 Condenados durante o julgamento tentam, por meio de diversos pedidos ao STF nos últimos dias, obter mais prazo para apresentação de recursos após a publicação do acórdão. Eles queriam que o tempo para recorrer aumentasse de 5 dias para até 30 dias em razão do tamanho do processo. Joaquim Barbosa negou vários pedidos e acabou não levando a decisão para o plenário, como advogados queriam.
A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu chegou a entrar com pedido de urgência para adiar a publicação do acórdão, mas Barbosa não analisou.
 
Recursos a serem apresentados

 Os recursos contra condenações no STF, os chamados embargos, são de dois tipos: os embargos de declaração e os embargos infringentes.
Os embargos de declaração podem ser apresentados pelos 25 condenados e servem para questionar contradições ou omissões no acórdão, não modificando a decisão. Os réus terão até cinco dias, contados a partir da publicação da decisão, para apresentá-los.
 
Tanto as defesas dos condenados podem questionar eventuais omissões no acórdão, como a Procuradoria Geral da República pode recorrer de questões relativas a absolvições ou para pedir aumento de penas. Os absolvidos também podem pedir para que o documento deixe claro a inocência, em vez de apenas indicar que não havia provas.
 
Os embargos infringentes são um recurso exclusivo da defesa previsto no regimento interno do STF para aqueles réus que, embora condenados, obtiveram ao menos quatro votos favoráveis. Servem para questionar pontos específicos da decisão e, se aceitos, uma condenação pode vir a ser revertida.
Doze réus do processo foram condenados com quatro votos favoráveis em um dos crimes aos quais respondiam: João Paulo Cunha, João Cláudio Genú e Breno Fischberg (lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Simone Vasconcelos, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Roberto Salgado (formação de quadrilha).

fONTE:

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Bahia: Professores do Estado vão aderir a paralisação nacional de 23 a 25/04

 
 
 
 
 
 
 
 
Foto: reprodução
 
Depois de uma greve de 115 dias no ano passado, mais de um milhão de alunos da rede estadual de ensino da Bahia voltaram às salas de aula ontem com uma surpresa. Os professores anunciaram que vão aderir à paralisação nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), programada para acontecer nos dias 23, 24 e 25 deste mês.
Antes da notícia da paralisação se propagar, os estudantes participaram de uma aula inaugural no auditório da Escola Parque, no bairro da Caixa D'Água, em Salvador.
A paralisação foi confirmada pela diretora da APLB Sindicato, Marilene Betros. Segundo ela, os professores vão participar de uma assembleia na próxima terça, às 9h, no Ginásio dos Bancários, nos Aflitos. Marilene diz que a categoria reivindica o cumprimento da lei do piso, implementação da jornada e profissionalização dos funcionários da educação.
Procurada, a Secretaria Estadual da Educação afirmou estar ciente da paralisação e que as escolas estarão abertas nos três dias previstos para a mobilização dos docentes.
 
Segundo o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, apesar da greve, o governo conseguiu normalizar o calendário, com os 200 dias letivos que devem ser cumpridos. Segundo ele, as matrículas continuam abertas.
Os interessados devem se dirigir à unidade de ensino onde desejam estudar, que pode ou não ter vaga. O ano letivo terminará em janeiro de 2014 e os alunos terão aulas em 12 sábados deste ano.
Mas estão garantidos os recessos de São João e Natal. Com relação aos estudantes que vão fazer vestibular, Barreto garante que  não haverá prejuízo. “Eles vão conseguir fazer o Enem em outubro, que hoje é o grande elemento de seleção para as universidades”.
 
 
                                                                                                            Fonte:CorreiodaBahia/adaptado

Bahia: Bandidos não conseguem detonar caixas eletrônicos em S. Gonçalo dos Campos



                                        O morador retirou os explosivos em cima de uma caixa -foto:reprodução


Um morador de São Gonçalo dos Campos retiroum, na manhã desta quarta-feira (3), três bananas de dinamite depositadas nos caixas eletrônicos do Bradesco, localizada no Centro. De acordo com informações do Portal Clériston Silva, embora tenha necessidades especiais, "Ioiô", como é conhecido na cidade, retirou os explosivos da agência e os colocou no meio da rua. O rapaz chamou a atenção dos moradores que imediatamente entraram em contato com o 4º Pelotão da 20ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Santo Amaro). 
O esquadrão antibombas do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar foi chamada e conseguiu realizar a detonação dos explosivos no fim da manhã, em frente à agência. Até a chegada dos policiais especializados, a rua foi interditada e a agência fechada. Conforme imagens das câmera de segurança do prédio do banco, seis criminosos encapuzados invadiram a agência por volta 2h para realizar o roubo, mas tiveram dificuldades e não conseguiram detonar os artefatos. Os bandidos ainda colocaram tábuas com pregos debaixo dos pneus das viaturas da delegacia e do Batalhão da PM para evitar uma possível perseguição. Segundo policiais militares ouvidos pela reportagem, Ioiô retirou o material do local "sem consciência", e achava que "não era nada". 

Fonte:Bahia notícias/reprodução

terça-feira, 2 de abril de 2013

Rio: Discussão teria provocado queda de ônibus de viaduto que matou sete pessoas


                                        Segundo relato de passageiro, ônibus trafegava em alta velocidade
Foto: Luiz Roberto Lima / Futura Press

  
O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus do Município do Rio (Rio Ônibus), Otacílio Monteiro, afirmou que o acidente com o ônibus da empresa Paranapuan que caiu sobre a avenida Brasil quando trafegava pelo viaduto Brigadeiro Trompowski, na saída do bairro da Ilha do Governador, foi causado por uma confusão entre o motorista do coletivo e um passageiro. Sete pessoas morreram e 10 ficaram feridas com o acidente. 
Monteiro disse que foi informado que um passageiro pulou a roleta do ônibus para agredir o motorista, André Luiz de Souza Oliveira, 32 anos, e "em virtude disso o motorista perdeu o controle da direção e despencou do viaduto da Ilha do Governador".
Otacílio Monteiro informou que o ônibus tem tacógrafo que mede a velocidade do coletivo e três câmeras de segurança que monitoram todo o movimento dentro do veículo. Ele disse que esses equipamentos são blindados e devem ser recolhidos pela polícia técnica para auxiliar no laudo sobre as causas do acidente.
O vice-presidente da Rio Ônibus disse que, falando de uma maneira hipotética, o que ocorre muito no Rio é que o passageiro toca a campainha e quer que o motorista pare fora do ponto e "muitas vezes, essa atitude acaba resultando em confusão."
O ônibus foi retirado da pista lateral em direção ao centro da Avenida Brasil. A operação levou mais de uma hora. O coletivo caiu de rodas para cima e teve o teto na parte da frente completamente amassado. Técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estão avaliando neste momento a condição da pista para liberação do tráfego devido à grande quantidade de óleo derramado do motor do ônibus.
O acidente
Desgovernado, o ônibus que fazia a linha 328 da Paranapuan caiu do viaduto Brigadeiro Trompowski sobre a avenida Brasil, na saída do bairro da Ilha do Governador. Pelo menos sete pessoas morreram e 10 ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, o acidente ocorreu por volta das 16h30. 
Duas pessoas foram levadas para o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) pelo Corpo de Bombeiros. Uma delas é uma mulher, de 59 anos, que não estava no ônibus, mas presenciou o acidente e teve um mal súbito. Ela está entubada e foi atendida na Unidade de Pacientes Graves. Uma jovem, de 17 anos, que estava no ônibus sofreu uma fratura da clavícula e foi submetida a uma tomografia computadorizada. Ela também sofreu um corte na cabeça e o ferimento está sendo suturado.

Bahia: Adolescente de Amargosa morre com suspeita de dengue hemorrágica

Um adolescente de 16 anos morreu com suspeita de dengue hemorrágica nesta segunda-feira (3) no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, na Bahia. Leandro Moura de Jesus, que era morador de Amargosa, foi transferido em estado grave após ser internado com fortes dores abdominais.

Segundo o secretário municipal de Saúde de Amargosa Carlos Alberto de Jesus, o adolescente foi medicado e liberado após procurar o hospital na última quinta (29). No sábado, ele retornou ao hospital informando o agravamento das dores. O secretário diz que ele não apresentava sintomas de dengue.

"Todos os exames realizados no paciente não apresentaram alterações semelhantes àquelas que ocorrem nos infectados com dengue hemorrágica. Os leucócitos estavam normais, as plaquetas, os hematócitos, dentro do limite", disse ao Correio24horas o secretário.

Com o agravamento do quadro, o jovem foi transferido para o hospital de Santo Antônio de Jesus, referência na região, onde morreu nesta segunda (1). "O paciente teve sangramento pela boca após a morte, o que fez com que se desconfiasse de dengue. Porém, isso pode ocorrer com aneurisma ou úlcera abdominal, sagramento pulmonar, doenças que não são comuns em um adolescente, mas pode ser uma série de doenças", disse.

Procurado, o Hospital de Santo Antônio de Jesus informou que exames realizados no adolescente após a morte não apontaram que ele estivesse contaminado com dengue hemorrágica. O hospital, contudo, não informou o que constava na certidão de óbito do paciente.
Material sorológico foi colhido no adolescente e encaminhado para o Laboratório Central (Lacen), da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador. O laudo que vai apontar as causas da morte e confirmar a suspeita de dengue hemorrágica deve ficar pronto em até 30 dias.

O secretário de Saúde de Amargosa informou que o município enfrenta um surto da doença. Desde dezembro do ano passado, foram registrados 65 casos (25 em dezembro, 15 em janeiro, 16 em fevereiro e 9 em março), mas até agora nenhum deles apontou dengue hemorrágica. 

Ainda de acordo com o secretário, o município possui ao todo 21 agentes de endemias que fazem o controle das larvas do mosquitos. "Iniciamos campanhas junto às escolas particulares, que iniciaram as aulas primeiro, e agora seguiremos junto com o calendário da rede municipal e estadual para conscientizar as crianças", finalizou.

Fonte:CorreiodaBahia

segunda-feira, 1 de abril de 2013

UNEB: Matrícula da 4ª chamada será dia 02 (terça-feira))

A UNEB divulgou no último dia (27) a lista de candidatos aprovados, em quarta chamada, no Vestibular 2013 com entrada no primeiro semestre letivo.

Todos os aprovados devem efetuar a matrícula exclusivamente no dia 2 de abril, na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.


Fonte:Ascom  da instituição

Irecê: Bruna Fernandes é a nova secretaria de saúde

 
A secretária de Saúde do município de Irecê, Kátia Barreto, deixou a pasta oficialmente nesta segunda-feira (1º). A nova titular é a assessora técnica da Secretaria, Bruna Fernandes, que assume interinamente. Bruna é natural de Irecê e tem graduação em Administração Hospitalar pela Unijorge, com pós em Gestão Estratégica, pela Unipessoa. A profissional já atuou nos Hospitais São Rafael e Espanhol, na capital baiana. 

Em nota, o prefeito Luizinho reconheceu o trabalho de Kátia e fez agradecimentos pelo empenho durante o período de transição.

Fonte:Irecê repórter

Governo Dilma: César Borges é o novo ministro de Transportes

                                                                    César Borges é uma escolha pessoal da presidente- Foto: reprodução
 
A presidenta Dilma Rousseff chamou o presidente nacional do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), de última hora, para avisar que escolheu o ex-senador César Borges (BA) para ser o novo ministro dos Transportes. No Senado, César Borges foi responsável pela relatoria do Estatuto do Desarmamento e presidiu a Comissão Mista do Saneamento. Entre os projetos que se tornaram lei, estão a proposta que permite a atuação das Forças Armadas no combate ao crime organizado e a Lei que possibilita o divórcio e o inventário diretamente em cartório. A origem política do novo ministro foi o carlismo: na Bahia, cerrou fileiras como fiel escudeiro do falecido senador Antônio Carlos Magalhães, por cujas mãos acabaria governando o Estado. Ele vinha exercendo uma vice-presidência do Banco do Brasil, também por indicação do seu partido. Informações do site do jornalista Claudio Humberto.

Copa 2014: Já mudaram o nome da Fonte Nova em Salvador



                                              Cervejaria fecha acordo com a Odebrecht e muda o nome da arena-Foto:reprodução


A Arena Fonte Nova ganhou um novo nome: Itaipava Arena Fonte Nova. A Odebrecht, grupo que administra o espaço multiuso, anunciou a parceria com o Grupo Petrópolis, dono da marca de cerveja, na manhã desta segunda-feira (01), em entrevista coletiva.
A parceria que terá duração de 10 anos, renderá um investimento de R$ 10 milhões por ano para a arena multiuso.
A Itaipava Arena Fonte Nova é o primeiro estádio brasileiro construído para a Copa do Mundo a fechar um contrato de naming rights (quando a marca dá nome ao estádio).

De acordo com a administração da Itaipava Arena Fonte Nova, a parceria garante à marca de cerveja e a qualquer marca do Grupo Petrópolis, o direito de comercializar os seus produtos com exclusividade nos bares e no restaurante do complexo.
 
De acordo com o presidente da Arena, Frank Alcântara, o nome original do antigo estádio, Octávio Mangabeira, não será totalmente esquecido no novo espaço multiuso. O complexo esportivo e cultural do espaço receberá o nome do ex-governador da Bahia.

A Itaipava já confirmou que pretende dar nome também à Arena Pernambuco, em um contrato nos mesmos moldes oferecidos ao estádio baiano.

Governo Dilma: Presidente cria novo ministério que o PSD vai assumir



                                               Com esse ministério, são agora 39 no governo da presidente-Foto:google


A criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o 39º ministério do governo federal, foi publicada nesta segunda-feira (1º) no "Diário Oficial da União".
Segundo cálculo de um integrante do governo realizado no ano passado, a criação da nova pasta terá um impacto de R$ 7,9 milhões no Orçamento de 2013.
A secretaria vai absorver as competências do governo relativas à micro e pequena empresas, anteriormente exercidas pelo Mdic (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
Ela será responsável por formular políticas de apoio, expansão e formalização de empresas de micro e pequeno porte e de artesanato --como programas de incentivo de arranjos produtivos, ações de qualificação e extensão empresarial e programas de promoção da competitividade e inovação, por exemplo.
A pasta também coordenará e supervisionará programas direcionados às empresas de micro e pequeno porte financiados com recursos da União e articulará a participação dessas companhias nas exportações de bens e serviços.
Com a publicação da lei, foram criados 68 cargos de comissão --que não precisam de concurso público para serem ocupados--, incluindo os de ministro e secretário-executivo. Embora nenhuma indicação oficial tenha sido feita, o mais cotado para assumir o ministério é o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD).
Servidores do Ministério do Desenvolvimento cujas atividades forem relacionadas às micro e pequenas empresas serão transferidos para a nova secretaria.
O projeto de lei que cria a secretaria, de autoria do Executivo, foi aprovado pelo Senado em março e pela Câmara em novembro de 2012.

Fonte:Folhaonline

domingo, 31 de março de 2013

Economia: Governo prorroga IPI menor para carro até dezembro


 
 
 
 
                                    A medida visa a diminuição também dos estoques nas montadoras-Foto:google/reprodução
 
 
 
 
 
 
O governo federal decidiu adiar o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis previsto para o dia 1º de abril. O Ministério da Fazenda divulgou nota à imprensa esclarecendo que a medida visa dar “continuidade à política de estímulos ao mercado interno”.

Dessa forma, “o governo não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios”, continuou o comunicado.

Pelo cronograma divulgado em dezembro do ano passado, estavam previstos três aumentos do tributo. O reajuste de janeiro se confirmou. O imposto deveria subir novamente em abril e julho.

O fraco desempenho das vendas no primeiro trimestre de 2013 fez o governo rever a decisão de aumentar gradualmente o tributo. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) se reuniram na quinta-feira para avaliar a situação do setor neste início de ano.

Entre maio e dezembro de 2012, o governo reduziu o IPI dos veículos flex de até 1.000 cilindradas de 7% para zero. Em 1º de janeiro de 2013, a alíquota dessa categoria subiu para 2% e deveria subir para 3,5% a partir de segunda-feira, voltando aos 7% originais em 1º de julho, segundo cronograma divulgado pelo governo no final do ano passado.

Para os veículos flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI caiu de 11% para 5,5% até 31 de dezembro, subiu para 7% em 1º de janeiro e deveria ir a 9% na segunda-feira. Para veículos a gasolina nessa faixa, o IPI original saiu de 13% para 6,5% entre maio e dezembro do ano passado, foi para 8% em 1º de janeiro e a previsão era chegar a 10% a partir de abril.

Já para os veículos utilitários, a alíquota de 8% ficou em 1% até dezembro, subiu para 2% em janeiro e deveria ir para 3% agora.

Estoques elevados

Nesta semana, o vice-presidente de assuntos corporativos da Ford para a América do Sul, Rogelio Golfarb, afirmou estar “reticente” se a projeção de crescimento do mercado automotivo da Anfavea para 2013, de 3,5% a 4,5%, irá se concretizar, citando a questão do IPI. “Apesar de janeiro ter registrado vendas fortes, o resultado só ocorreu por causa da venda de veículos em estoques com redução total de IPI.”

Em fevereiro, segundo ele, houve queda nas vendas em relação a fevereiro do ano passado. “E os números de março, até agora, ainda estão aquém.”

A lenta recuperação da economia tem levado a Fazenda a rever o fim de vários incentivos tributários desde o ano passado. E o setor automobilístico é um dos mais sensíveis para o governo, por conta do seu peso na indústria, no varejo e no emprego.

A indústria automobilística representa quase 25% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial. Desde que o ministério derrubou o IPI, em maio do ano passado, já houve quatro prorrogações. A produção de veículos cresceu 18,4% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período de 2012, o que surpreendeu analistas do setor. As vendas, no entanto, decepcionaram.

Os números de fevereiro foram os piores para este mês do ano desde 2010. Em março, o mercado de carros novos não reagiu, como se esperava, e os estoques seguiram elevados, beirando os 40 dias, segundo dados da Anfavea. 
 
Fonte: Redação do Correio da Bahia/com informações do Estadão Conteúdo.