• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de abril de 2013

Brasil: Ministro Luiz Fux cancela festa de aniversário após repercussão


                                                Ministro Luiz Fux(centro) em expediente no STF-Foto:reprodução



O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), cancelou um jantar em celebração de seu aniversário de 60 anos que estava sendo planejado no Rio de Janeiro em razão da repercussão negativa sobre a divulgação dos preparativos para a festa, informa na manhã deste sábado o jornal Folha de S.Paulo. Fux, que recentemente esteve envolvido em uma polêmica com José Dirceu, seria homenageado com um jantar para 300 pessoas no apartamento de 800 m² do advogado Sérgio Bermudes, amigo pessoal do ministro, no próximo dia 26. 

De acordo com relato de Bermudes à Folha, a celebração foi cancelada a pedido do ministro, que teria ficado preocupado com uma crise de hipertensão sofrida por sua mãe, 76 anos, após a divulgação da festa na mídia. 
Segundo a Folha, Os planos para o jantar, que seria bancado pelo advogado, foram criticados por coincidirem com o julgamento dos recursos dos réus do mensalão e por virem à tona logo após o presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, criticar um suposto "conluio" entre juízes e advogados. Especulou-se ainda que o evento também seria uma oportunidade para a filha de Fux, Marianna Fux, 32 anos, fazer lobby por sua candidatura para desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, uma vez que entre os convidados estavam integrantes do Superior Tribunal de Justiça, os 180 desembargadores do Estado, o prefeito Eduardo Paes e o governados Sérgio Cabral. 

Fonte:Portal Terra

Bahia: Estado regulamenta concessão de Gratificação na Polícia Civil

 

 

 

 O Governo do Estado da Bahia através do decreto 14.414 de 12 de Abril do corrente ano regulamentou a concessão de gratificação de Incentivo à titulação aos servidores da carreira de Delegado da Polícia e das demais carreiras da Polícia Civil no Estado. Confira na íntegra o decreto publicado no Diário Oficial do Estado de hoje(14/04).

 

 

 

DECRETO Nº 14.414 DE DE ABRIL DE 2013

 

Regulamenta a concessão da Gratificação de Incentivo à Titulação aos servidores da carreira de Delegado de Polícia e das demais carreiras da Polícia Civil do Estado da Bahia. 

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições e à vista do disposto nos arts. 83 a 87 da Lei nº 11.370, de 04 de fevereiro de 2009,


DECRETA

CAPÍTULO I
DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art.1º - A concessão da Gratificação de Incentivo à Titulação para os servidores da carreira de Delegado de Polícia e demais carreiras da Polícia Civil do Estado da Bahia, nos termos dos arts.83 a 87 da Lei nº 11.370, de 04 de fevereiro de 2009, seguirá o disposto neste Decreto.
Art.2º - Para fazer jus à Gratificação de Incentivo à Titulação, o servidor deverá ter o seu título de conclusão dos cursos de especialização, mestrado ou doutorado reconhecido através do processo estabelecido neste Decreto.

CAPÍTULO II
DO PROCESSO DE RECONHECIMENTO 

Art.3º - Na avaliação do título, para fins da concessão da Gratificação de Incentivo à Titulação, serão considerados os seguintes requisitos:
I - reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, em se tratando de Mestrado e Doutorado, ou o seu oferecimento por instituição de ensino superior devidamente credenciada, nos casos de Especialização;
II - existência de correlação entre o curso e as atribuições exercidas pelo servidor;
III - cumprimento da carga mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, integralizada em único curso, de caráter presencial ou semipresencial;
IV - conclusão do curso a partir do ano de 2000.
Parágrafo único - Não será considerada, para fins desta Gratificação, a titulação já utilizada pelo servidor para efeito de ascensão funcional ou para percepção de qualquer outra vantagem já incorporada aos seus vencimentos.
Art. 4º - A titulação apresentada pelo servidor será avaliada pelas Comissões de Reconhecimento, especialmente constituídas no âmbito da Polícia Civil e do Departamento de Polícia Técnica.
Art. 5º - O processo de reconhecimento inicia-se com o requerimento do interessado, que deverá ser instruído com os seguintes documentos:
I - fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão, com aproveitamento, de cursos de especialização, mestrado e doutorado;
II - fotocópia da monografia de especialização, dissertação de mestrado ou tese de doutorado;
III - comprovação da existência de correlação entre o curso e as atribuições exercidas.
Parágrafo único - O título que comprove a conclusão, com aproveitamento, de curso de especialização, mestrado e doutorado no exterior deverá ser reconhecido por Universidade brasileira, nos termos da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Art. 6º - A Comissão de Reconhecimento avaliará a documentação apresentada e elaborará relatório conclusivo sobre o atendimento dos requisitos necessários para a concessão da Gratificação de Incentivo à Titulação, considerando o disposto no art. 9º deste Decreto.
Parágrafo único - Aplicar-se-ão ao processo de reconhecimento as determinações da Lei nº 12.209, de 20 de abril de 2011.
Art. 7º - O Secretário da Segurança Pública encaminhará à Secretaria da Administração, anualmente, na primeira quinzena do mês de abril, lista nominal dos servidores que tiveram os títulos reconhecidos pela Comissão de Reconhecimento, contendo a matrícula do servidor, a titulação correspondente e a indicação do percentual da Gratificação de Incentivo à Titulação, para verificação da disponibilidade orçamentária e financeira e autorização do COPE.
Parágrafo único - Comporão a lista de que trata o caput deste artigoos servidores com reconhecimento deferido, cujos requerimentos tenham sido protocolados até o último dia útil do mês de fevereiro.

CAPÍTULO III
DA COMISSÃO DE RECONHECIMENTO

Art. 8º - Serão instituídas, anualmente, 02 (duas)Comissões de Reconhecimento, sendo 01 (uma) no âmbito da Polícia Civil e01 (uma) no âmbito do Departamento de Polícia Técnica.
§ 1º - Cada Comissão será instituída nos 15 (quinze) dias iniciais de cada ano, pelo Delegado-Geral da Polícia Civil e pelo Diretor Geral do Departamento de Polícia Técnica, respectivamente, e será composta por 05 (cinco) servidores efetivos que possuam habilidades específicas para o reconhecimento dos cursos apresentados, detentores de escolaridade de nível superior, e que não estejam respondendo a processo administrativo disciplinar.
§ 2º - Cada uma das Comissões de Reconhecimento de que tratam o caput deste artigo deverão ser integradas por, pelo menos, 01 (um) representante da Procuradoria Geral do Estado - PGE, indicado pelo Procurador Geral do Estado, 01 (um) representante da Secretaria da Administração - SAEB, indicado pelo Secretário da Administração, e 01 (um) representante da Academia de Polícia Civil - ACADEPOL, que as presidirá.
§ 3º - O membro da Comissão não poderá exercer as atribuições previstas neste Decreto, quando a ele forem submetidos:
I - seu requerimento de reconhecimento de curso;
II - os requerimentos de reconhecimento de curso de seu cônjuge, parente consanguíneo ou afim, em linha reta ou na colateral, até o terceiro grau, na forma da legislação vigente.
§ 4º - Nas hipóteses previstas no §3º deste artigo, o membro da Comissão deverá ser substituído por suplente, com escolaridade de nível superior, designado pelo Delegado-Geral da Polícia Civil,pelo Procurador Geral do Estado, pelo Secretário da Administraçãoou pelo Diretor Geral do Departamento de Polícia Técnica, conforme o caso.
Art. 9º - Compete às Comissões de Reconhecimento:
I - recepcionar e avaliar os requerimentos de reconhecimento protocolados pelos servidores;
II - verificar junto à unidade competente:
a) se a titulação apresentada pelo servidor não foi utilizada em nenhum outro processo de ascensão funcional ou para a percepção de qualquer outra vantagem já incorporada aos seus vencimentos;
b) se o servidor já percebe a Gratificação de Incentivo à Titulação, qual o percentual percebido e desde quando a percebe;
III - verificar a existência de relação entre o curso e as atribuições exercidas pelo servidor;
IV - realizar outras diligências necessárias à instrução do processo de reconhecimento;
V - elaborar relatório conclusivo sobre o atendimento dos requisitos necessários à concessão da Gratificação de Incentivo à Titulação;
VI - encaminhar os processos de reconhecimento de cursos, devidamente instruídos, para validação do Delegado-Geral da Polícia Civil ou do Diretor Geral do Departamento de Polícia Técnica, conforme o caso,quanto à concessão do benefício;
VII - elaborar a lista nominal dos servidores com reconhecimento de curso deferido, classificados por data de protocolo do pedido, e encaminhá-la para o Secretário da Segurança Pública, para fins do disposto no art. 7º deste Decreto.


CAPÍTULO IV
DA CONCESSÃO DA VANTAGEM PECUNIÁRIA

Art. 10 - A concessão da vantagem de que trata este Decreto dar-se-á por ato do Secretário da Segurança Pública, após a conclusão do processo de reconhecimento, e desde que haja disponibilidade orçamentária e financeira e a respectiva autorização do CO
II - 15% (quinze por cento) aos portadores de certificado de Mestrado;
III - 20% (vinte por cento) aos portadores de certificado de Doutorado.
Parágrafo único - Não será permitida a percepção cumPE.
§ 1º - Do ato de concessão da vantagem pecuniária constará o número do processo, o nome do servidor beneficiado, matrícula, cargo efetivo, lotação, a titulação correspondente e o percentual aplicável.
§ 2º - O ato de concessão terá efeitos financeiros a partir da sua publicação, estabelecido o interstício mínimo de 05 (cinco) anos para as concessões subsequentes, em relação a um mesmo servidor.
Art.11 - A Gratificação de Incentivo à Titulação incidirá sobre o vencimento atribuído ao cargo efetivo ocupado pelo beneficiário, no equivalente a:
I - 10% (dez por cento) aos portadores de certificado de Especialização;
ulativa dos percentuais previstos neste artigo.

CAPÍTULO V
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 12 - A constatação de irregularidades nos procedimentos que originaram a concessão da Gratificação de Incentivo à Titulação implicará em apuração de responsabilidades e devolução, pelo beneficiário, dos valores recebidos indevidamente, observada a legislação vigente.
Art. 13 - A Gratificação de Incentivo à Titulação não servirá de base de cálculo de qualquer outra vantagem, integrando a remuneração apenas para cálculo do pagamento de férias, abono pecuniário resultante da conversão de férias a que o servidor tenha direito e gratificação natalina.
Art. 14 - Serão instituídos,no ano de 2013, 02 (dois) Processos Extraordinários de Reconhecimento de Cursos, em substituição ao Processo Ordinário que ocorreria no mês de abril de 2013.
§ 1º - O primeiro Processo Extraordinário de Reconhecimentoiniciar-se-á na data da publicação deste Decreto, e avaliará os diplomas ou certificados de conclusão de cursos finalizados até o dia 1º de novembro de 2012 e apresentados em até 30 (trinta) dias após a publicação deste Decreto, inclusive os que já tiverem sido apresentados à Coordenação de Recursos Humanos da Polícia Civil.
§ 2º - O segundo Processo Extraordinário de Reconhecimento iniciar-se-á no dia 01 de outubro de 2013, e avaliará os diplomas ou certificados de conclusão de cursos apresentados até o dia 31 de outubro de 2013.
§ 3º - Para fins dos Processos Extraordinários de Reconhecimento de que trata o caput deste artigo, o requerimento do interessado deverá ser instruído com os seguintes documentos:
I - fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão, com aproveitamento, de cursos de especialização, mestrado e doutorado;
II - comprovação da existência de correlação entre o curso e as atribuições exercidas.
§ 4º - As Comissões do Processo Extraordinário de Reconhecimento serão instituídas no prazo de até 05 (cinco) dias após a publicação deste Decreto, obedecidas a forma de composição e as competências previstas para o Processo Ordinário de Reconhecimento.
§ 5º - Para fins do primeiro Processo Extraordinário de Reconhecimento, as Comissões previstas no §1º deste artigo elaborarão, no prazo de 15 (quinze) dias após a sua instituição, lista nominal dos servidores com reconhecimento de curso deferido, relativa aos processos já finalizados, encaminhando-a ao Secretário da Segurança Pública, para adoção das providencias elencadas no art. 7º deste Decreto.
§ 6º - Os processos não concluídos no prazo do §5º deste artigo deverão ser finalizados em até 45 (quarenta e cinco) dias após a publicação deste Decreto, e constarão de listagem especial que será encaminhada ao Secretário da Segurança Pública, para adoção das providencias elencadas no art. 7º deste Decreto.
§ 7º - As concessões da Gratificação de Incentivo à Titulação relativas ao primeiro Processo Extraordinário de Reconhecimento dar-se-ão por ato do Secretário da Segurança Pública, com efeitos retroativos a 1º de novembro de 2012.
§ 8º - Para fins do segundo Processo Extraordinário de Reconhecimento, as Comissões previstas no §1º deste artigo elaborarão, até o dia 30 de novembro de 2013, lista nominal dos servidores com reconhecimento de curso deferido, encaminhando-a ao Secretário da Segurança Pública, para adoção das providencias elencadas no art. 7º deste Decreto.
§ 9º - As concessões da Gratificação de Incentivo à Titulação relativas ao segundo Processo Extraordinário de Reconhecimento dar-se-ão por ato do Secretário da Segurança Publica, com efeitos financeiros a partir da data da sua publicação.
Art. 15 - Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 12 de abril de 2013.

JAQUES WAGNER
Governador

Rui Costa
Secretário da Casa Civil
Maurício Teles Barbosa
Secretário da Segurança Pública

Manoel Vitório da Silva Filho
Secretário da Administração

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Brasília: Assembleia de Deus reelege José Wellington para Presidente


                                              Pr. José Wellington vai ficar por mais 4 anos -foto:TV Globo/reproduçao

O pastor José Wellington foi reeleito presidente da Assembleia de Deus, com 9.003 votos. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (11), em Brasília. Há 22 anos no cargo, Wellington vai chefiar a maior denominação evangélica do país pelos próximos quatro anos.

José Wellington, de São Paulo, disputou a eleição com Samuel Câmara, de Belém do Pará, que disputou o posto pela terceira vez. Ao todo, foram 16.747 votos, sendo 7.407 para Câmara, 162 em branco e 175 nulos Foi a segunda vez, em 12 anos, que a escolha do presidente da Assembleia de Deus aconteceu em Brasília.

A eleição foi realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A convenção geral começou no dia 8 e se encerra nesta sexta (12), prazo máximo para divulgação do resultado da votação. A cerimônia de posse do eleito vai ser realizada ainda no último dia do evento.

A Assembleia de Deus tem cerca de 12 milhões de fiéis e um patrimônio que inclui uma editora, uma fundação educacional, hospitais e creches. Além da eleição, durante o encontro são promovidos estudos bíblicos e cultos. Informações do G1 Brasília.

Judiciário: " Maior problema da justiça baiana é a falta de servidores e juízes" diz OAB

                                                                Foto:OAB Bahia/reprodução

As precariedades do Poder Judiciário da Bahia foram retratadas no “Diagnóstico do Poder Judiciário no Estado da Bahia”, elaborado pela seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA). O documento, entregue na manhã desta quinta-feira (11), aniversário de 81 anos de fundação da Ordem no estado, aponta as principais mazelas que afligem o Judiciário baiano. A OAB-BA, que está dividida em 32 subseções em toda a unidade federativa, observou que o problema maior da Justiça da Bahia não é novidade: faltam juízes e serventuários nas comarcas, principalmente no interior, faltam estruturas e as prerrogativas dos advogados são violadas.

De acordo com a presidente da subseção da OAB em Itaberaba, no centro norte baiano, Tânia Fraga, em três municípios da região são necessárias “ações emergenciais” para melhorar a prestação de serviço jurisdicional. Fraga afirma que, em Iraquara, por exemplo, a comarca está há seis anos sem um juiz titular. Em Utinga, são três sem a nomeação de um magistrado, assim como em Iaçú e Mucugê. “A situação nesses lugares é caótica e necessita de uma ação emergencial e enérgica, porque atinge a classe dos advogados e a população fica impedida de ter acesso à Justiça, que é um direito constitucional”, criticou.

A presidente da subseção de Itaberaba ainda afirma que o local com mais problemas é Utinga, que só tem dois servidores lotados na comarca, e que atende a mais dois municípios: Wagner e Bonito. Os municípios não registram aumento no número de servidores para atender à população. Tânia afirma que os advogados da região estão desmotivados a exercer a advocacia devido a esta situação. “O advogado não tem resposta do Judiciário. Um mandado de segurança, por exemplo, tem despacho inicial com um ano, e isso dificulta o trabalho do advogado”, reclamou. Tânia disse que o serviço jurisdicional só será melhorado em Utinga quando for aberto um novo concurso para serventuário, o que não acontece há sete anos.

Fonte:Bahianotícias

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Cultura: Escritor Laurentino Gomes estará na próxima edição da Flica




Após divulgar as datas da próxima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), a organização acaba de anunciar o nome do primeiro convidado confirmado. Trata-se do escritor Laurentino Gomes, autor dos best-sellers históricos “1808" e “1822”. Laurentino venceu o Prêmio Jabuti 2011 na categoria “Livro do Ano - Não-Ficção” com “1822” e  deve promover na Flica o lançamento do seu terceiro livro. Informações do Bahianotícias.

Foto:reprodução

Prefeitura de João Dourado divulga aprovados no SAMU

A prefeitura de João Dourado divulgou nesta quinta-feira (11) a lista com os aprovados no processo seletivo, realizado no início deste mês, para a contratação de profissionais que irão atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município.  CLIQUE AQUI PARA VER A LISTA

Fonte: Site Caraíbas FM

Bahia: Reajuste dos servidores estaduais será retroativo a janeiro


                                                 O projeto vai para AL para ser votado -Foto:reprodução


O  governador Jaques Wagner (PT)  decidiu, ontem, acabar com a expectativa em torno do reajuste salárial dos mais de 260 mil servidores públicos estaduais. Segundo fontes do alto escalão do Palácio de Ondina,  Wagner manteve o percentual  em 5,84% -  o mesmo da inflação de 2012  -  e  garantiu que o índice será retroativo a janeiro,  data-base da categoria, como reivindicavam os sindicatos.  A previsão dos articuladores políticos do governo é  de que o projeto de lei sobre o aumento do funcionalismo público seja encaminhado à Assembleia  amanhã ou segunda-feira, para que entre em votação já na terça. 

Fonte:Coluna Jairo Costa Junior do Correio da Bahia

Salvador: Patricinha presa diz " meu xampu é caro!"

 
 
                                             As jovens em pose no face e na delegacia-Foto:reprodução
 
 
Escondendo o rosto sob os longos cabelos com luzes californianas, Sendy Gabrielli Gomes, 27, revoltava-se com o fato de estar presa. “Deve ser bonito para eles (policiais) terem prendido duas patricinhas”, argumentava ela, algemada ao lado de Débora Ruth Carvalho de Menezes, 19. As duas foram presas, na noite de terça-feira, por PMs em uma blitz  no Vale do Ogunjá, após serem flagradas dirigindo um carro roubado, um Palio Fire branco, de placa original OKO 8596. Além de roubado, o veículo estava com a placa NZZ 0215, pertencente a uma caminhonete L-200 prata.

Sendy afirma ser  promotora de eventos e Débora disse ser estudante de Direito da  Faculdade Ruy Barbosa — a instituição, no entanto, informa não haver registros dela como aluna ou ex-aluna.

Segundo o delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), Marcos César Silva, não foi apenas a aparência e classe social das vítimas que chamaram a atenção da polícia.

“Já prendi muito bandidão, mas é a primeira vez que vejo uma coisa dessas. A delegacia parou depois que elas chegaram. Achávamos que elas não participavam ativamente de assaltos, mas duas vítimas já as reconheceram como autoras de roubos”, disse. O chefe do Serviço de Inteligência (SI) da unidade, Getúlio Barbosa Nery, confirmou a impressão: “Foram mais de cem ligações”, afirmou.

As denúncias colocam as duas jovens como suspeitas de diversos crimes: roubo de veículos na região de Brotas, onde as duas moram, saidinhas bancárias, assaltos a turistas na Ilha de Itaparica, além de transporte de armas e drogas para traficantes da região apontados como Papa, Tio Chico e outro traficante do Buraco da Jia, no Acupe de Brotas. “Elas transportariam de Brotas para Cosme de Farias, Fonte do Capim, Dias D’Ávila”, citou Barbosa.

Elas também são acusadas de atrair clientes para programa sexual com o objetivo de roubá-los. “As informações são de que elas frequentavam a barraca Terapia, no Imbuí, e levavam as vítimas para lugares mais afastados”, disse Barbosa. As denúncias estão sendo investigadas. “Elas não têm passagem, que atenua a favor delas, mas, ao que tudo indica, elas são extremamente perigosas e são envolvidas com crimes”, disse.

Receptação
 
Até agora, as duas jovens foram autuadas em flagrante por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo (placa) e estão detidas na Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

Segundo Débora, o carro foi emprestado por um amigo identificado como Marquinhos. Elas afirmam ter pedido o carro para ir até o Porto da Barra ver o pôr do sol. Para devolver o carro às 19h, elas voltaram por volta das 18h e, no caminho, foram paradas pela blitz. “Eu até parei tranquilamente. Não tem nada a ver”, ressaltou Débora, que disse ter conhecido o amigo há pouco mais de um ano.

“Nunca soube dele ser envolvido com nada. Para mim, ele vendia tênis”, afirmou. Segundo a polícia, elas foram abordadas na blitz às 20h e, no carro, havia um cachimbo e pequena quantidade de maconha.

Ao resgatar o Palio roubado na DRFRV, o filho do proprietário do carro afirmou que dois homens roubaram o veículo, no dia 26 de março, na rua Arlindo Fragoso, em Brotas. “Eu estava parando o carro e fui fechado pela frente por um Palio Adventure. O carona entrou armado no carro e me mandou sair. Foi coisa de um minuto”, relatou o analista de sistemas Rafael Rebouças, 30.

Momentos depois, ele conta que ligou para um celular que deixou no veículo e foi atendido por uma mulher. “Mas não entendi o que ela falou e logo ela desligou”, disse.

As mulheres negam todas as acusações. “Se eu tivesse roubando, como estão dizendo, eu não estaria passando dificuldade para manter minha pele e meu cabelo bem cuidados. Meu xampu é caro!”, argumentou Sendy, que afirma estar morando há alguns dias na casa dos pais de Débora, após ter saído de um apartamento emprestado pela tia. Segundo a polícia, elas moram no condomínio Novo Horizonte, em Brotas.
De todas as acusações, a que mais incomodou Débora é a de ser usuária de crack. “Maconha também é droga, mas usuária de crack? É uma vergonha! Imagino minha mãe ouvindo isso”, lamentou, chorando. 

Fonte:CorreiodaBahia

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Defesa do Consumidor: Dicas para financiamento de imóveis, confira artigo de Cristiana Santos

A Professora e advogada Cristiana Santos publica artigo no Politica Livre na coluna Defesa do Consumidor falando sobre o financiamento de imóveis. Vale a pena a leitura, pois, traz dicas importantes para quem deseja financiar um imóvel. Confira abaixo.

 

 Dicas para o financiamento de imóveis:

A aquisição da casa própria sempre esteve entre os sonhos dos brasileiros. Sonho que, nos dias de hoje, passou a estar próximo da realidade, graças à estabilidade da nossa moeda, a expansão da classe média e aos baixos juros cobrados nesta modalidade de financiamento, Mas para que o financiamento da casa própria venha a ser um bom negócio é conveniente observar algumas dicas.
Em primeiro lugar, compare as taxas de juros e demais custos incidentes (impostos, taxas cartorárias, etc.). Se tiver em dúvida sobre qual a proposta mais vantajosa, pergunte qual o Custo Efetivo Total (CET) da operação. Escolha o menor.

Em todo contrato de financiamento ou empréstimo, os juros correspondem à remuneração daquele que emprestou seu capital para ser usado por outra pessoa por determinado tempo. Assim, a além da taxa de juros praticada, é preciso levar em consideração o montante a ser financiado, o tempo que a pessoa que pegou o dinheiro emprestado levará para quitá-lo e o valor das parcelas a serem pagas.
No financiamento de imóveis não é diferente. Quanto maior for o valor financiado, maior vai ser o montante dos juros que o consumidor vai ter que pagar. Para reduzir este valor vale a pena dar um bom sinal e usar o FGTS. Pessoalmente não gosto da ideia de ficar sem nenhuma poupança para uma eventual emergência. Assim, sugiro que o consumidor separe essa reserva.

Outro fator que deve ser observado diz respeito ao valor das parcelas x tempo do financiamento. Com frequência encontro consumidores que optam por alongar o tempo do financiamento por entender que irão pagar parcelas mais baixas, o que é verdade. Mas também irão transferir mais dinheiro do seu patrimônio para o agente financiador, na forma de juros. Como dito acima, os juros correspondem à remuneração devida ao agente financeiro por termos usado o seu dinheiro durante determinado tempo. E quanto maior for o tempo…

Explico melhor. Vamos tomar como exemplo uma pessoa que faz um empréstimo de R$100.000,00 para pagar em prestações mensais e iguais ao longo de 10 anos, a uma taxa de 1% a.m. Para quitar completamente a dívida ela irá pagar 120 parcelas mensais de R$ 1.434,71, totalizando 172.165,20. Deste valor, R$ 100.000,00 referem-se à devolução do dinheiro que lhe foi dado e os outros R$ 72.165,20 correspondem aos juros que incidiram durante tempo que levou para quitar o débito. Se ela levar 20 anos para pagar o mesmo valor, com a mesma taxa de juros, pagará 240 parcelas mensais e iguais de R$ 1.101,09, totalizando R$ 264.261,60, dos quais R$ 164.261,60 corresponderão aos juros. Ou seja, a prestação mensal será reduzida em R$ 333,62, mas em compensação ela pagará, ou seja, transferirá do seu patrimônio para o do agente financeiro, R$ 92.096,40 a mais do que se tivesse quitado a dívida em 10 anos.

Portanto, no quesito tempo é preciso encontrar um ponto de equilíbrio que permita que o financiamento seja pago no menor número de meses possível e, de outro lado, a parcela mensal caiba no orçamento familiar.
Por fim, desconfie de promessas de isenção de parcelas de financiamento, impostos e taxas de registro. Não existe almoço grátis. Esse custo provavelmente está embutido no preço do imóvel ou nas condições do financiamento.

Fonte:Coluna Defesa Consumidor/Política  Livre/03/04/13.
Foto:reprodução

Bahia: Projeto de reajuste dos servidores do Estado ainda não chegou a AL

O  Líder Zé Neto foto:reprodução
 
O projeto de lei que irá reajustar os salários das diversas carreiras dos servidores do Estado ainda não tem previsão para ser enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A data-base de todo funcionalismo público baiano é o dia 1º de janeiro. Nesta terça-feira (9), o deputado estadual Carlos Gaban (DEM) voltou a cobrar do governo a proposta do aumento salarial. Para o democrata, durante pronunciamento no plenário da Casa, as transferências do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para a Bahia cresceram quase 10% no primeiro trimestre do ano, o que garantiria o pagamento dos reajustes. “Falta de dinheiro não é: é falta de vontade e de respeito”, criticou. Gaban ainda condenou a criação de novos cargos comissionados na máquina pública estadual. “Só de Reda [Regime Especial de Direito Administrativo] já são mais de 25 mil servidores”, apontou, ao citar o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitcas (IBGE) que aponta a Bahia como líder no Nordeste no número de servidores sem concurso público.

De acordo com o líder do governo no Legislativo baiano, deputado Zé Neto (PT), as propostas ainda são analisadas pelo Estado. “Nós temos que buscar uma saída do problema, mas tem que ser estudado. Vinte seis estados ainda não têm a definição do que fazer. O município de Salvador e o de Feira de Santana, os dois maiores da Bahia, até agora nem falaram em aumento. Com a crise que afeta a todos, temos que controlar o limite prudencial. Ontem (8) vocês viram dez estados que estão com as contas vermelhas, inclusive Pernambuco, a menina dos olhos da oposição daqui. Então, nós temos feito com muito cuidado, com a preocupação de calcular cada milímetro, esse nosso aumento”, explicou, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo o petista, o governador Jaques Wagner (PT) já tem as propostas, mas estuda uma “melhor situação”. “É bom lembrar que nós, neste momento, estamos cumprindo vários acordos que foram celebrados nos últimos anos, principalmente nos anos passado e retrasado, que dão conta de ganhos reais de, no mínimo, 29%, o que significa ganho substancialmente maior do que tudo que foi feito no passado. Hoje, podemos dizer com tranquilidade, e com dados na mão, que o governo do Estado, atualmente, teve o melhor aumento salarial, nos últimos seis anos, de toda a história do servidor público”, avaliou.
 
Fonte:BN

Bahia: Wagner abre diálogo com três associações da PM




                                                  Foto: Manu Dias/Ascom/reprodução

O governador Jaques Wagner se reuniu, no início da noite desta terça-feira (9/4), na Governadoria, com representantes de três associações da Polícia Militar.
Na reunião, o governador Wagner afirmou ter a convicção de que "é possível aliar o diálogo democrático e o respeito às leis e às tradições de disciplina e hierarquia características da Polícia Militar”.
Para o governador, “na democracia, diálogo institucional convive com hierarquia e disciplina, próprias das instituições militares". Mas ele informou que vai ouvir também "outros segmentos da PM”.

Participaram da reunião os secretários de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e da Comunicação, Robinson Almeida, além do comandante da PM, Alfredo Castro, e as associações de Policiais de Bombeiros, de Praças da PM e Sociedade Beneficente dos Sargentos da PM.

Na Assembleia

Mais cedo, o deputado Carlos Gaban havia lembrado que a Polícia Militar já tem assembleia marcada para a quinta-feira (11) para tratar de questões como "a falta do reajuste, o não pagamento da URV e a perda da gratuidade no transporte público".

Na sexta-feira (5), a Justiça determinou que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (SETPS) não crie obstáculos ao acesso à gratuidade por policiais, “renovando os cartões de passe livre/Salvador Card” e que “emita os novos que vierem a ser solicitados”, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
A decisão atende a uma ação civil pública proposta pelo Estado da Bahia, por meio da Procuradoria Geral.

Fnte:TribunadaBahia

terça-feira, 9 de abril de 2013

Eleições 2014: Justiça Eleitoral altera tamanho das bancadas na Câmera dos Deputados de 13 Estados



 
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recalculou na noite desta terça-feira (9) o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados com base no censo do IBGE de 2010.
Com a mudança, aprovada por 5 votos a 2, 8 Estados perdem representatividade, enquanto cinco ganham.
A decisão vale apenas a partir das eleições de 2014, não trazendo qualquer alteração para a atual legislatura.

Até então, a divisão de cadeiras na Câmara era feita com base na população brasileira de 1998. A análise foi feita pela Corte Eleitoral a partir de um pedido do Estado de Amazonas, que com a decisão acabou ganhando um deputado.
De acordo com a definição, perdem uma cadeira os Estados de Alagoas, Espirito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Perdem duas cadeiras a Paraíba e o Piauí.
Em relação aos beneficiados, além do Amazonas, Santa Catarina também ganha uma vaga na Câmara, enquanto Ceará e Minas Gerais ganham duas. O Pará, por sua vez, terá 4 novos deputados em 2014.
Os cinco votos vencedores seguiram critério adotado pela relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, que apresentou seus cálculos e defendeu a atualização com base no que chamou de atual "disparidade". Ela foi seguida pelos colegas Laurita Vaz, Henrique Neves, Luciana Lossio e José Antonio Dias Toffoli.
A decisão do TSE terá impacto nas Assembleias Legislativas, já que o número de deputados estaduais é calculado com base no tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.

Isso, no entanto, só ocorrerá de fato se o Supremo Tribunal Federal mantiver a lei, já que alguns ministros, como Toffoli, chegaram a afirmar durante o julgamento que provavelmente o assunto será questionado.
Além disso, os dois votos contrários à divisão foram proferidos exatamente pelos ministros do STF Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia.
Para eles, a Constituição Federal determina que a reconfiguração da Câmara seja feita por meio de Lei Complementar e não pelo TSE.
"Aqui não está o Congresso Nacional. A República está assentada em três Poderes. São harmônicos e independentes. A Carta determina o campo de atuação de cada poder e o faz em bom vernáculo", disse Marco Aurélio.

Os demais ministros argumentaram, no entanto, que uma Lei Complementar, de número 78, delegou ao TSE a função de fazer o cálculo conforme atualização dos dados populacionais do IBGE. Mas a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, argumentou que tal delegação não consta na Constituição e não poderia ter sido feita. "Só se transfere competência se a Constituição permite".

O próprio Toffoli argumentou que analisava a questão em caráter administrativo, levando em conta a legislação existente e que permite a delegação (levando em conta a "presunção de constitucionalidade das leis"), mas que quando o caso chegar ao Supremo, partirá de outras premissas para analisar o tema.


FONTE:FELIPE SELIGMAN
DE BRASÍLIA/FOLHAONLINE

Bahia: Professora é assassinada em frente dos alunos em Casa Nova

Uma professora de 47 anos foi assassinada a facadas na manhã desta terça-feira (9) pelo ex-namorado na cidade de Casa Nova, a 572 km de Salvador. O crime aconteceu em frente ao Colégio Júlia Borges, onde a vítima dava aula, de acordo com a delegacia da cidade, e foi presenciada por vários estudantes.
Maria Madalena Rodrigues dos Santos, foi morta com quatro golpes de faca por volta das 10h30 de hoje. Segundo a polícia, o ex-namorado dela, Gildemar Souza Santos, 23 anos, estava esperando na porta da escola e a atacou assim que ela saiu. A professora ainda tentou correr e entrou em uma casa próxima, mas foi seguida e assassinada. 

Depois do crime, Gildemar ainda roubou o carro da professora, um Fiat Uno, para tentar fugir - ele pegou a BR-210 e tentou ir até a Juazeiro. A Polícia Militar da cidade foi acionada, assim como a Polícia Rodoviária Estadual, que parou o suspeito em uma blitz, ainda com a roupa suja de sangue. Ele ainda tentou tomar a arma de um PM, sem sucesso. Ele foi preso em flagrante no distrito de Campo dos Cavalos, já em Juazeiro, e autuado por homicídio duplamente qualificado e furto. O preso deve ser transferido para Casa Nova ainda hoje. 

Segundo informações da delegacia de Casa Nova, Madalena conheceu o ex-namorado, que morava em Juazeiro, pela internet. Depois de um relacionamento de cerca de 5 anos, os dois se separaram, mas ele não aceitava o fim do namoro e chegou a ameaçar Madalena - uma queixa contra ele foi prestada na delegacia da cidade. Segundo um agente da unidade, na noite do último sábado a professora chegou a ligar para a delegacia com medo de Gildemar, que a estava seguindo. Na ocasião, ele não foi localizado. 

O crime, que aconteceu no centro da cidade em frente a estudantes da escola, no horário de intervalo, chocou a população local. As aulas foram suspensas depois do homicídio, que a polícia acredita que foi premeditado. O corpo da professora foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Juazeiro e será sepultado em Casa Nova, onde ela deva aulas para turmas do Ensino Fundamental nas redes estadual e municipal.

Fonte: CorreiodaBahia

Irecê: Estrutura de parque de exposição desaba e mata operário

 
 
 
Em pleno clima de organização para realização da 15ª Expoagri, os dirigentes da APRIR - Associação de Pecuaristas da Região de Irecê se depara com um acidente que tira a vida de um dos seus prestadores de serviços, o carpinteiro Arenaldo Pereira dos Santos, 49 anos, residente na Rua Umbuzeiro, no bairro Novo Horizonte. Ele era casado e pai de seis filhos.

Por volta das 10h30, ele se encontrava preparando a estrutura da cobertura do Pavilhão de Eventos, que passa por uma reforma, quando tudo veio abaixo. (foto). Ele chegou a ser conduzido para o atendimento de emergência do Hospital Regional de Irecê, pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU, mas veio a óbito momentos depois.

No momento do acidente, segundo o ajudante de Arenaldo, o Sr. Genicácio Nunes dos Santos, 23, quatro outros operários trabalhavam no local. Nenhum outro sofreu ferimentos graves. "É muito triste, mas a gente estava terminando o serviço quando tudo aconteceu. Ouvimos um estalo e quando a gente deu conta, já estava tudo no chão".

Ainda de acordo com Genicácio, no ato do acidente, "Renatinho (Presidente da Aprir) ligou para a Samu, mas só chegou depois da segunda chamada feita por Calver (do Pafir) cerca de meia hora depois da primeira chamada".

Arenaldo estava a 45 dias trabalhando na reforma do Parque de Exposições, segundo disse o seu ajudante. A família prevê que o corpo será velado hoje à noite, na residência de um irmão, à Rua Canabrava, 114, também no bairro Novo Horizonte, mas não o IML - Instituto Médico Legal, até o presente momento, não liberou o corpo.

Ainda comovido com o trágico desfecho daquela que seria mais uma reforma na busca de oferecer segurança e conforto aos visitantes da tradicional Expoagri, o presidente da Aprir, José Renato Costa dos Santos falou à reportagem do Cultura&Realidade. "Foi tudo muito repentino, é inacreditável que tenha acontecido. Dois ou três minutos antes, eu estava falando com ele, só foi sair e tudo veio abaixo, poderia ter sido eu também”,relatou.

O criador Noé Borges, também dirigente da instituição, informou "que todas as ações estão sendo adotadas para esclarecer as causas do acidente, e que a família está recebendo todo o apoio social que nos é possível. No momento não há muito o que fazer, senão apoiar a família neste momento de extrema dificuldade”, disse.

A diretoria da Aprir informou ainda que o engenheiro responsável pela obra deverá apresentar um relatório especificando as possíveis causas do acidente, bem como a perícia técnica, que deverá realizar investigação do caso.

A programação da 15ª Expoagri terá início dia 25 de abril, de certo, em luto.

Fonte:(Foto e reportagem: Saulo Amorim/Cultura e realidade/reprodução

Judiciário:Joaquim Barbosa discute com entidades de Juízes









O presidente do STF, Joaquim Barbosa, recebeu em audiência os dirigentes das três principais entidades de classe dos juízes: Ajufe, AMB e Anamatra. O encontro havia sido solicitado pelos magistrados. Queriam estreitar a inimizade com o ministro. Verificaram que não será assim tão fácil.
No ponto mais tenso, a conversa versou sobre a criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais. A coisa havia sido aprovada pelo Senado e acaba passar na Câmara. Só falta promulgar. Barbosa foi contra. Os juízes, a favor. “Esses tribunais vão ser criados em resorts, em alguma grande praia”, ironizou o presidente do Supremo.
A certa altura, o ministro disse que a emenda Constitucional que criou os TRFs resultara de um açodamento. Queixou-se do fato de o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) não ter sido ouvido. Vice-presidente da Ajufe, o juiz federal Ivanir César Júnior animou-se a contradizer o anfitrião. A temperatura subiu. Seguiu-se o “diálogo” abaixo:

Ivanir: Me perdoe Vossa Excelência, mas o Conselho Nacional de Justiça, em 2010, eu até tenho o número do processo, se manifestou sobre a PEC.
Barbosa: Não, não se manifestou. O CNJ ficou de criar uma comissão e essa comissão nunca foi criada. Essa é que é a verdade. Nunca foi criada.
Ivanir: Eu assisti o julgamento e está transcrito na nota técnica da Ajufe.
Barbosa: Sim, mas cadê a comissão?
Ivanir: Não, não é da comissão. Mas a Ajufe emitiu uma nota técnica.
Barbosa: Não, mas a nota técnica teria que se basear no trabalho de uma comissão, de um grupo de experts, que nunca houve, que nunca foi criado. Ou seja, mais uma vez se toma uma decisão de peso no país sem ouvir o CNJ. Ou seja, à base de cochichos. Os senadores e deputados foram induzidos a erro. Porque ninguém colocou nada no papel.
Ivanir: A Ajufe acompanhou esse processo por 13 anos, ministro.
Barbosa: A Constituição não dá poderes à Ajufe.
Ivanir: Participar do processo democrático ela pode.
Barbosa: Ela pode participar como órgão de representação que é.
Ivanir: Foi isso que ela fez.
Barbosa: Mas isso não faz parte das exigências contitucionais, é isso que eu quero dizer. Não confunda a legitimidade que o senhor tem enquanto representante sindical com a legitimidade dos órgãos do Estado. Eu estou dizendo é que órgãos importantes do Estado não se pronunciaram sobre o projeto que vai custar à nação, por baixo, R$ 8 bilhões.
Nino Toldo [presidente da Ajufe]: Não é isso, Excelência.
Barbosa: Qual é o orçamento da Justiça Federal?
Nino Toldo: R$ 7,2 billhões. Cada tribunal custará no máximo R$ 100 milhões ao ano.
Barbosa: Pelo que eu vejo, vocês participaram de forma sorrateira na aprovação.
Ivanir: Sorrateira não, ministro. Sorrateira não. [De forma] Democrática e transparente.
Barbosa: São responsáveis, na surdina, pela aprovação.
Ivanir: Sorrateira não.
Barbosa: O senhor abaixe a voz que o senhor está na presidência do Supremo Tribunal Federal.
Ivanir: Eu não estou gritando, eu só estou dizendo….
Barbosa: Então só me dirija a palavra quando eu lhe pedir. Concluo: a minha posição, tomada assim de última hora, porque estava perplexo. Como é que quase duplica o numero de tribunais federais no Brasil dessa maneira. Os senhores não representam o Conselho Nacional de Justiça. Os senhores não representam o STJ, representam seus interesses corporativos legítimos. Mas isso não supre a vontade dos órgãos estatais. Compreendam isso. Os senhores não representam a nação. Não representam os órgãos estatais. Os senhores são representantes de classe. Só isso. A reunião está encerrada. Não vim aqui para debater com os senhores. Vim receber o material. Da próxima vez não tragam senhores que não sejam representantes como os senhores. Venham os senhores.

Não ficou só nisso. A audiência foi toda ela muito tensa. A imprensa testemunhou. Saiba dos outros detalhes pressionando aqui, aqui e aqui. Terminado o encontro, o doutor Nino Toldo rendeu-se ao óbvio: ”A Ajufe, junto com as demais associações de classe da magistratura, procurou, nessa reunião, estabelecer diálogo com o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Contudo, o clima tenso da reunião mostra que esse diálogo não será fácil.”

Bahia: Moema Gramacho assume secretaria no governo Wagner




                                                  A ex- Prefeita de Lauro de Freitas -foto:Fernando Amorim/ag.atarde


A ex-prefeita de Lauro de Freitas (Grande Salvador), Moema Gramacho (PT), é a nova titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner (PT), na noite desta segunda-feira, 8, por meio de nota postada no site da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). A posse dela, em substituição a Maria Moraes, ainda não tem data marcada pelo governo. O ingresso de Moema no primeiro escalão era aguardado desde o início do ano, dentro do ajuste anunciado por Wagner. Além de Moema, que não conseguiu fazer o sucessor em Lauro de Freitas, o que enfraqueceu o nome dela como eventual candidata ao governo em 2014, o ex-secretário da Fazenda, Carlos Martins, derrotado na disputa pela prefeitura de Candeias, também deverá retornar ao governo. Outro com possibilidade de integrar o secretariado de Jaques Wagner é o ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (PT), um dos pré-candidatos do PT ao governo. 

Fonte:Politixca Livre/reprodução

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Empossada nova diretoria do Sintest na UNEB

xx
O téc. Euzébio assume a coordenadoria geral do Sintest -foto:ascom/UNEB
 
“Hoje nasce um novo movimento sindical que além de lutar por melhores salários para os técnicos da UNEB, também vai lutar pela valorização e qualificação pessoal e profissional do trabalhador.”

 
As palavras do novo coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest) da UNEB, Euzébio da Silva, deram início a solenidade de posse da nova coordenação da entidade para o biênio 2013-2015, realizada na última sexta-feira (5), no Teatro UNEB, no Campus I da universidade, em Salvador.
A vice-reitora e pró-reitora de Extensão (Proex) da UNEB, Adriana Marmori – que representou o reitor da instituição, Lourisvaldo Valentim – parabenizou a nova coordenação e desejou sorte a todos.
“Parabenizo a Euzébio e aos demais componentes deste novo grupo pelo compromisso com a luta e defesa dos direitos dos servidores, que sem sombra de dúvidas representa a coluna dorsal da nossa instituição”, ressaltou a gestora.

Qualificação para terceirizados


Segundo o pró-reitor Marcelo Ávila, a nova gestão deve dar atenção às iniciativas de qualificação tanto para os servidores como também aos funcionários terceirizados.

xx
Roquidéa Silva: Luta por melhores salários e revisão do vale-refeição para os servidores"
‘“Todos nós somos servidores, independentemente de como estamos empregados, a luta é uma só. Por isso, precisamos envolver também os terceirizados nos processos de qualificação”, frisou Marcelo.
A coordenadora-geral do Sintest da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Roquidéa Silva, destacou a importância de dar continuidade a luta por melhores salários e revisão do vale-refeição.
Também participaram da solenidade, os pró-reitores de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP) da UNEB, Marcelo Ávila, de Assistência Estudantil (Praes), Otávio Assis, de Planejamento (Proplan), Luiz Paulo Neiva, de Graduação (Prograd), José Bites, além da diretora do Departamento de Educação (DEDC) do Campus I, Carla Liane – representando os diretores da universidade, e do reitor da Uefs, José Carlos Barreto.
Compuseram ainda a mesa de abertura do evento o representante da Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), Gilmar Santos, a superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia, Amélia Maraux, o ex-coordenador-geral do Sintest, Edson Pinto, o coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Marcelo Lemos, a diretora da Associação dos Docentes da UNEB (Aduneb), Daniela Barbosa, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pedro Barbosa, a diretora da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Marinalva Nunes, e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SindSaúde), Inalba Fontenelle.

Ampliar parceria com a Unex


O presidente da Associação dos Ex-Alunos (Unex) da UNEB, Leonardo Cunha, reforçou o apoio à categoria.

xx
José Tavares: "Quero um sindicato atuante que lute pela isonomia de direitos"
“Atendemos atualmente cerca de 100 técnicos administrativos nos nossos cursos de idiomas e pré-vestibular. Nossa meta é fortalecer a parceria e ampliá-la para os campi do interior”, antecipou Leonardo.
A servidora  da UNEB Edina Santos, pontuou suas expectativas sobre a nova coordenação do Sintest.
“Espero que a nova direção nos represente na construção e consolidação de um novo plano de cargos e salários, vale-refeição defasados e ativos trabalhistas. Não esquecendo que o sindicato deve estar a serviço da classe que representa e não na promoção pessoal”, concluiu Edina Santos.
O técnico administrativo da UNEB José Tavares completou: “Quero apenas que o sindicato seja atuante e lute pela isonomia de direitos entre os servidores e se articule para fornecer um serviço social de qualidade que realmente nos assista”, disse José.
 
Fonte: Ascom UNEB/reprodução
Fotos:Ascom-site UNEB