• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 13 de julho de 2013

Mundo: Ex-espião Swowden pode se tornar o "pior pesadelo" dos EUA, diz jornalista

                                                      O ex-espião está em Moscou  - foto:reprodção


O ex-espião americano Edward Snowden, que está foragido, controla informações perigosas que podem se tornar o "pior pesadelo" dos Estados Unidos se forem reveladas, disse um jornalista familiarizado com os dados a um jornal argentino. Glenn Greenwald, o jornalista do Guardian que publicou pela primeira vez os documentos que Snowden divulgou, disse em entrevista publicada neste sábado (13) que o governo americano deveria tomar cuidado na perseguição ao ex-analista de computadores. 

"Snowden tem informações suficientes para causar mais danos ao governo dos Estados Unidos em um único minuto que qualquer outra pessoa já teve", disse Greenwald, no Rio de Janeiro, ao jornal argentino La Nación. "O governo dos Estados Unidos deveria ajoelhar-se todos os dias e implorar que nada aconteça com Snowden, porque, se algo acontecer com ele, todas as informações serão reveladas, e pode ser o pior pesadelo". Informações do portal terra.

Presidente Dutra pede Justiça pela morte do radialista Cleber Machado

                               1ª foto:  Esposa e o filho do radialista e a  2ª  colegas de Cleber - Fotos: Betânia Silva do jornal Informa/facebook/reprodução
 
A população do município de Presidente Dutra( 18 km de Irecê) saíram às  ruas para protestar e solicitar as autoridades competentes agilidade na apuração e punição ao motorista que provocou o acidente que tirou a vida do radialista  Cleber Machado  da  emissora 101.5 News FM no último dia 07 na Ba -052,  por volta das 19h quando o mesmo  dirigia  um veículo Celta em direção ao municipio.
Portando faixas, com dizeres "Presidente Dutra clama por Justiça" a passeata percorreu as principais ruas da cidade. Segundo informações de moradores, o motorista da   S10 que teria provocado o grave acidente havia passado o dia bebendo em P. Dutra e povoados e segundo  outras fontes o mesmo já é envolvido em diversas infrações no trânsito e nenhuma providência  foi tomada para coibir esses abusos.   
Todos os locutores da 101 News participaram da  passeata, " Poderia ter sido qualquer um de nós que cruzasse o caminho desse motorista imprudente ", afirmou o âncora do jornal da  emissora  101.5  o radialista Vitor Souza.
O motorista da S-10 compareceu no decorrer dessa semana na  14ª  Coordenadoria da Polícia Civil  em 
Irecê acompanhado de um advogado  para  ser ouvido pela autoridade policial. sobre o acidente que tirou a vida de um jovem de 31 anos.

Brasil: Manifestações pelo país não afeta popularidade de Lula

                                                     Ex-Presidente Lula em Feira de Santana no ano passado -foto:reprodução

 
As recentes manifestações ocorridas em todo o país abalaram bastante a  credibilidade da Presidente Dilma e toda classe política brasileira, menos o ex- Presidente Lula. Segundo publicação no site do jornalista Claudio Humberto, pesquisa interna encomendada  pelo  governo  diz que ao contrário da ira dos protestos contra o governo, Lula continua em alta junto a população e anima o PT para a sucessão de Dilma em 2014.

Escrevir um artigo denominado "CONVOQUEM LULA"  no mês passado(06) e se você  quiser  pode ler no link abaixo, ou acessar a pasta de artigos em nosso blog.


http://jorgeluizfiqueinformado.blogspot.com.br/2013/06/opiniao-convoquem-lula.html
    




sexta-feira, 12 de julho de 2013

Bahia: Acidente na BR-101 mata pastor da Assembleia de Deus de Caetité

 
                                A motorista da  ford Ranger envolvida no acidente não sofreu ferimentos graves  -foto:mídia recônvaco/reprodução
     
Um grave acidente automobilístico na BR-101, próximo ao município de Muritiba, provocou a morte do pastor Jailton Simões Filho, da Igreja Assembleia de Deus de Caetité, no sudoeste baiano por volta das 6h30 desta sexta-feira (12). Ao lado do pastor, no banco do passageiro, estava o presidente da Câmara Municipal de Caetité, Álvaro Montenegro (PR), que ficou ferido. Os dois viajavam de Salvador para a cidade. Jailton dirigia um veículo Gol quando, após uma ultrapassagem, o carro deslizou na pista molhada e invadiu a contramão. 
Na outra pista estava uma caminhonete Ford Ranger conduzida por Mirna Ribeiro, de 27 anos. Os dois veículos colidiram frontalmente. “Estávamos em uma viagem tranquila. Quando passamos por este local, o carro acabou deslizando na pista molhada. O pastor se desesperou, puxou o freio e invadiu a pista contrária”, contou Montenegro ao site Mídia Recôncavo. 
 
A motorista da caminhonete não sofreu ferimentos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu as vítimas no local. O corpo do pastor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo Antônio de Jesus. 
 
Fonte:Bahia notícias

Violência: Polícia apresenta os autores do duplo homicídio da praça da piedade em Salvador

Mais de dois meses após o duplo homicídio no centro de  Salvador . Os três autores do crime na Praça da Piedade serão apresentados na próxima segunda-feira (15). De acordo com a polícia Civil, os criminosos cumpriam ordens de traficantes para matar a dupla, responsáveis pela entrega de drogas oriundas da região amazônica.

As vítimas forneciam drogas do local à quadrilha integrada pelo trio de homicidas e estavam pressionando eles para realizar o pagamento da última remessa entregue. Tanto Paulo como João já tinham passagem pela polícia por tráfico de drogas.

Augusto Santos Vilas Boas, o “Gugu”, Cleibson Barreto Oliveira, o “Caquito”, são apontados como os executores do crime, e Frederik Henry, o “Cachorrão”, teria facilitado a fuga da dupla.

Ainda segundo a Polícia Civil, Augusto já estava preso pelo crime cometido no último dia 25 de junho, quando ele atirou e matou uma idosa no shopping Max Center, no Itaigara.

Frederik é advogado, com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e natural de São Paulo. Ele morava no bairro da Liberdade, enquanto Augustos e Cleibson eram dos bairros do Engenho Velho da Federação e Fazenda Grande, respectivamente.

Os dois revólveres utilizados no crime também foram apreendidos e serão apresentados.

O crime

O duplo homicídio aconteceu no último dia 8 de maio, no início da tarde. Além de Paulo e João, a vendedora Quécia Gregório Barbosa, 25, que trabalhava no local também foi atingida por um dos disparos dos bandidos. Ferida na perna, ela foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado e liberada.  

O crime aconteceu a menos de 30 metros de uma Base Móvel de Segurança da Polícia Militar e a cerca de 50 metros da sede da Polícia Civil, mas a única pista dos suspeitos divulgada até então era uma imagem do circuito de segurança de um estabelecimento comercial da região.

Fonte:CorreiodaBahia

Bahia: SESAB abre inscrições para contratação de 62 médicos via REDA

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) publicou nesta quinta-feira (11) edital de abertura de inscrições para processo seletivo destinado à contratação de 62 médicos, por tempo determinado, através do Regime de Direito Administrativo (Reda). Os profissionais já terão os benefícios previstos no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos médicos, sancionado pelo governador Jaques Wagner no último dia 3. O processo seletivo tem prazo de um ano prorrogável por igual período e será executado pela Fundação Cefet Bahia.

Com adicional de insalubridade, o salário fica em torno de R$ 5,3 mil para uma carga horária de plantão de 24h semanais. As vagas são para atuação em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista e as especialidades requisitadas são fisiatria, infectologia, pediatria, psiquiatria, urgência/clínico, ultrassonografia e cancerologia clínica. 

Fonte:Bahianotícias

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Irecê e região também participaram do "Dia Nacional de Luta"

                                                          Foto:Betânia /facebook /reprodução
                                                              Foto|: Betânia/facebook/reprodução
                                                                 Foto:facebook/reprodução

Na cidade de Irecê, 474 km de Salvador, as centrais sindicais, movimentos sociais, entidades de classes estudantes universitários e do esnino médio, fucionários públicos  e  profissionais  de diversas áreas também participaram da passeata de protesto  no movimento  denominado " Dia Nacional de Luta", como ocorreu em todo o país.   

O inicio da passeata se deu em frente ao BB na praça Mario Dourado,  onde os manifestantes percorreram as principais ruas do centro da cidade com bandeiras e faixas, terminando a manifestaçãona praça da prefeitura onde líderes de diversas  entidades se pronunciaram. Engrossaram o coro no protesto diversas entidades de classes do território.

Governo Dilma: Equipamentos comprados para o PAN 2007 ainda estão em depósito da PF



 
 
A Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio guarda em seu depósito equipamentos que o governo comprara em 2007 para utilizar nos jogos Pan-Americanos de 2007. São quatro aparelhos de raio X e 110 detectores de metais. Custaram R$ 1 milhão, em valores da época. Esquecidos, aguardam há seis anos pela chegada de alguém que os ligue na tomada.

Ao tomar conhecimento do descalabro, o procurador da República Fernando José Aguiar de Oliveira decidiu agir. Cutucou a PF, acordando-a para suas responsabilidades. Caindo em si, o delegado Fernando Durán Poch, diretor de Administração Logística da PF, informou à Procuradoria que irá transferir o maquinário para a Infraero, estatal que administra os aeroportos.


E o procurador Fernando José: “Não se pode admitir que um patrimônio desse vulto estivesse na sede da Polícia Federal, há tanto tempo, sem destinação alguma. Vamos acompanhar esse caso até o final. Enquanto esses bens não tiverem em efetiva operação, não vamos descansar.”
O ex-ministro Delfim Netto disse certa vez: “se o governo comprar um circo, o anão começa a crescer.” Imagine-se o que pode suceder num instante em que o Estado brasileiro organiza eventos grandiosos como a Copa-2014 e as Olimpíadas-2016.

- Atualização feita às 20h32 desta quarta (10): o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, enviou ofício ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello Coimbra. No texto, pede esclarecimentos: “Ao cumprimentá-lo cordialmente, e em face da notícia divulgada pelo jornalista Josias de Souza em seu blog no dia 10 de julho de 2013, solicito esclarecimentos desta instituição sobre as razões que justificaram manter, por tanto tempo, equipamentos como 4 equipamentos de Raio X e 110 detectores de metais em um depósito.” O deputado indaga se “houve algum óbice” para a utilização dos equipamentos por órgãos públicos.

 Fonte:Blog Josias Souza

Bahia: Rodovias estão bloqueadas nesse dia de protesto

As rodovias estaduais também foram bloqueadas por manifestantes. Integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de outras centrais sindicais realizam, desde as 5h desta quinta-feira (11/07), uma série de protestos em apoio ao Dia Nacional da Luta, que acontece em todo o Brasil.

Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), os manifestantes fecharam a pista nos dois sentidos da BA-093, próximo a entrada de Simões Filho, na Região Metropolitana. Já na BA-099 (Estrada do coco), no km 13, o transito  foi bloqueado com o uso de cavaletes de madeira por toda a pista.
As BAs 535 (Via Parafuso), 526 (CIA/Aeroporto) e 522 (Trevo de Resistência, Candeias) também estão congestionadas devido a manifestações nos locais. 
Aos poucos, os manifestantes vão liberando a passagem dos carros, entregando aos motoristas a pauta de reivindicações.

Fonte:Tribuna da Bahia

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Política: Fracassa fusão do PPS com o PMN


                                                       Presidente do PPS - Roberto Freire  Foto: reprodução
  
Partido da Mobilização Democrática (PMN) emitiu nota informando que desistiu da fusão com o Partido Popular Progressista (PPS) de Roberto Freire. A união dos partidos daria origem a Mobilização Democrática (MD). No comunicado, a Executiva Nacional do PMN disse que os motivos da desistência foram as “diferenças de horizontes” entre os dois partidos. A fusão que havia sido anunciada em abril, com a finalidade de fazer oposição ao governo Dilma, ficou desgastada por causa da demora da finalização do registro da nova sigla.

A presidente do PMN da Paraíba, Lídia Moura, elencou também como motivo da desistência o distanciamento de ideias entre os dois partidos. “Para o PMN, a fusão seria uma possibilidade de ampliação de base, já o PPS esperava aumentar a sua cúpula”, avalia Lídia.

O PMN convocou convenção partidária para o dia 18 deste mês para o cancelamento legal da fusão. A nota emitida pelo PMN diz ainda que o PPS adotou postura equivocada ao “manter em compasso de espera a conclusão do processo de registro, até a manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)” que solicitou uma consulta sobre a criação de novos partidos  . Informações do site de Claudio Humberto.

Bahia: Polícia civil também vai parar dia 11/07


                                                                       Imagem: Reprodução
 
Nesta quinta-feira (11), os policiais civis da Bahia vão paralisar as atividades por 24 horas. Apenas 30% do efetivo estará trabalhando no atendimento de flagrante e levantamento cadavérico durante o período. A decisão, tomada em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc), na manhã desta quarta-feira (10), atende à convocação das centrais sindicais de todo o país para o dia nacional de lutas com greves e mobilizações. 

A partir das 11h, categoria vai se reunir na praça do Campo Grande, de onde sairão em caminhada até a Praça Castro Alves. A pauta nacional e estadual de reivindicações dos trabalhadores inclui piso salarial regional, fim da violência à juventude negra, fim do fator previdenciário, jornada de trabalho de 40 horas, pagamento da URV, mais investimentos em saúde, educação e transporte, reforma agrária e mais segurança pública.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA), Cedro Costa, afirmou em entrevista ao iBahia, que a paralisação dos rodoviários de Salvador prevista para esta quinta-feira (11), deve acontecer das 4h às 9h da manhã, quando os ônibus devem começar a sair das garagens. “Os ônibus irão parar das quatro até as oito horas da manhã. Sabemos que a cidade está um caos. Daqui que os ônibus comecem a sair das garagens, já serão nove horas, e nenhum trabalhador vai ficar esperando das cinco às nove para trabalhar”, afirmou.

Fonte:CorreiodaBahia

terça-feira, 9 de julho de 2013

Judiciário:Telexfree pode falir se embargo continuar, diz advogado

  
Segundo o advogado da empresa Telexfree, Djacir Falcão, se o embargo às contas continuar a empresa pode entrar em processo de falência. Mas ela continuará tomando medidas judiciaiscabíveis que são existentes para reverter essa decisão. "A empresa realmente passa dificuldades em razão da decisão judicial, por isso vamos recorrer”, disse ao jornal O Rio Branco.

O advogado tentou sensibilizar os desembargadores com a alegação de que se a empresa passar mais alguns dias proibida de realizar  novas adesões de investidores, ficaria sem dinheiro para pagar os antigos. Logo depois da sessão, de acordo com O Rio Branco, ele voltou atrás em sua alegação no plenário e chamou a imprensa para dizer que isso não tem perigo de acontecer. Informações da Tribuna da Bahia.

Brasil: OAB divulga resultado preliminar do X exame de Ordem Unificada


Nesta terça-feira (9), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou o resultado preliminar do X Exame de Ordem Unificado. No dia 26 deste mês, deverá ser divulgado o resultado final, depois da interposição de recursos, no site www.oab.org.br e nos sites das Seccionais da OAB. A prova prático-profissional (segunda fase) foi aplicada no dia 16 de junho. 

Os candidatos que quiserem interpor recurso do resultado devem ficar atento. O prazo será das 12h desta quarta-feira (10) às 12h deste sábado (13). A consulta individual ao espelho de correção/espelho de prova da Prova Prático-Profissional pode ser feita por meio deste link.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado informaram a anulação das questões nº 3 e 4 do caderno de provas de Direito Civil, através de um comunicado do dia 20 de junho. A pontuação correspondente foi atribuída integralmente a todos os examinandos que realizaram a prova nessa área, conforme estabelece o edital de abertura.
Na última quinta-feira (4), o Conselho Federal da OAB divulgou o padrão de respostas da segunda fase do X Exame de Ordem Unificado. A partir dos gabaritos divulgados, o candidato pode verificar quais são as respostas esperadas pela FGV para as quatro questões práticas sob a forma de situações-problema e a peça profissional na área jurídica de opção do examinando.

Itabuna: Mãe dar filho de 1 ano e meio como pagamento de dívida de crack

Um caso chocante foi registrado em Itabuna, no sul da Bahia. Uma criança de cerca de 1 ano e meio foi dada como garantia pelo pagamento de uma dívida de drogas pela própria mãe, segundo reportagem da TV Bahia. A mulher encarregada de ficar com a criança se arrependeu e liberou o menino. De acordo com a reportagem, a mãe da criança devia 50 pedras de crack aos traficantes. Como garantia, deixou o filho de 1 ano e meio com os bandidos – uma mulher que também tem envolvimento com tráfico de drogas ficou com o menino, mas acabou abandonando o menino na rodoviária da cidade. “Elas são conhecidas do centro comercial, são usuárias de drogas”, disse o tenente Gilvan dos Santos, falando sobre a mãe da criança e a encarregada de tomar conta do menino. 

A criança foi entregue ao Conselho Tutelar da cidade, só de camiseta e com um pouco de febre, mas sem sinais de violência. De lá, o menino foi levado ao SOS Canto da Criança. No início da noite, uma mulher se apresentou na unidade alegando ser mãe do menino e contando outra versão para o caso. Ela disse que saiu para trabalhar e deixou o filho com conhecidos, mas ao chegar em casa não o encontrou mais. Ela não apresentou nenhum documento da criança e as informações são investigadas. Enquanto isso, o menino permanece no abrigo. 

f onte:CorreiodaBahia

Salvador: Professores da rede privada entram em Greve

Depois dos colegas da rede pública, que fizeram recentemente a mais longa greve de sua história, deixando centenas de milhares de alunos sem aulas e sem merenda escolar, agora também os professores da Rede Particular de Ensino na Bahia entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (8). Segundo o Sindicato dos Professores  (Sinpro), não houve avanço nas negociações. 

Uma das principais reivindicações é o reajuste salarial. Segundo a entidade, os empresários oferecem 7,16%, para acompanhar o valor da inflação até abril deste ano, enquanto os trabalhadores pedem, além do percentual oferecido, mais 10% de ganho real. Outra solicitação é a remuneração pelas atividades extraclasse dos professores. Os professores entregaram  a pauta, com 61 itens, em abril. Uma nova assembleia está marcada para hoje, quando haverá uma avaliação do movimento. Informações do site Claudio Humberto.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Goberno Dilma: Entidades médcas reagem as mudanças anunciadas no curso de Medicina

As principais entidades médicas reagiram com críticas às medidas anunciadas pelo governo e prometem ir à Justiça para tentar reverter as mudanças propostas para os cursos de Medicina. Em carta conjunta, representantes de classe questionaram aspectos técnicos e legais das ações do governo. Nas falhas apontadas está o fato de que a ampliação do tempo de formação favoreceria a exploração de mão de obra, com contratos trabalhistas precários. 

“As medidas são paliativas, midiáticas e eleitoreiras”, acusa Roberto d’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM). “Já estamos com nosso jurídico trabalhando para ver quais são as ilegalidades e inconstitucionalidades. Mas antes vamos esperar que a casa do povo, o Congresso, possa corrigir estes erros.” Entre as principais críticas às estratégias anunciadas do governo está a falta de condições adequadas e de um plano de carreira estruturado para ajudar os profissionais a se fixar no interior. “Países sérios também dão as condições estruturais para o trabalho e dão carreira. Países autoritários obrigam as pessoas”, diz o presidente do CFM. “O que vai atrair (os profissionais para o interior) é uma versão mais definitiva. Ninguém aguenta mais bolsa.”


Diagnóstico

As entidades médicas afirmam ter recebido com surpresa as mudanças propostas pelo Ministério da Saúde, após as longas reuniões e os grupos de estudos. Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), diz que as sugestões feitas pelas entidades não foram ouvidas. “O governo anotou tudo que dissemos, mas fez tudo à maneira dele, do jeito que quis”, afirma. “O governo fez um diagnóstico equivocado.”
Segundo ele, as medidas partem da premissa de que a saúde no País está caótica porque faltam médicos. “Cidades como Brasília, São Paulo e Vitória têm média de médicos por habitantes superior à de países europeus. E como está a saúde pública nestes lugares?”
Para Cardoso, a ampliação do tempo de formação e a obrigatoriedade de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) não resolvem os três problemas principais: falta de financiamento, gestão precária e corrupção na alocação de recurso. “Precisamos cumprir a lei, e não se pode obrigar médicos, que já passam 6 anos se dedicando em tempo integral, a passar por mais dois sob condições precárias, onde não querem. E só faltam médicos nas comunidades mais remotas? E outras profissões? Por que só os médicos?”
A ampliação no curso também é criticada. “A maioria dos alunos faz um ano de cursinho, agora seriam mais 8 anos de graduação, além dos 2 a 4 anos de residência. O tempo para se formar fica muito longo”, diz Flora Goldemberg, de 20 anos, presidente do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, que representa os alunos de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte:Estadão/reprodução

domingo, 7 de julho de 2013

Irecê: Acidente mata radialista Kleber Machado da 101 News

                                                                          Foto:reprodução
 
Um acidente de carro ocorrido por volta das 19h deste domingo (7), matou o locutor Kleber Machado, 31 anos. Ele comandava o programa Manhã Total na Rádio 101 News FM de Irecê. Segundo a delegada plantonista Maria José, da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Corpin), o Celta que o apresentador conduzia chocou-se contra uma S-10 na BA-805. 

A vítima morreu presa às ferragens. Amigos do locutor informaram que ele estaria indo a Presidente Dutra visitar familiares. O motorista da S-10 ainda não foi localizado pela polícia para prestar esclarecimentos.

Fonte: Pascoal Ferreira – Irecê Repórter