quinta-feira, 24 de julho de 2014

Bahia: Paulo Souto lidera pesquisa ao governo, diz Ibope


                                      Rui, Lídice e Paulo Souto - fonte: Lúcio Távora, Manuela Cavadas e Erik Salles | Ag. A TARDE/reprodução
O candidato  do Democratas ao governo baiano, Paulo Souto, permanece na liderança na corrida pelo Palácio de Ondina, com 42%, revelou pesquisa de intenções de votos Ibope/ Rede Bahia divulgada nesta quarta-feira, 23.
Ele se manteve estável em relação ao levantamento anterior do mesmo Ibope, de 27 de maio, quando tinha também 42%. A candidata Lídice da Mata, do PSB, permanece em segundo lugar com os mesmos 1% da pesquisa anterior.
Rui Costa, candidato do PT, marcou 8% das intenções de voto, contra os 9% registrados na pesquisa de maio. Permaneceu no mesmo terceiro lugar que estava no levantamento passado.
A quarta posição é de Rogério Tadeu Da Luz, do PRTB, com 2%.  Os candidatos Marcos Mendes, do PSOL, e Renata Mallet, do PSTU, aparecem na pesquisa com 1% cada um.
Votos brancos e nulos chegaram a 18% e o número de indecisos é de 17%.
Primeiro turno
Com o resultado Paulo Souto venceria a eleição no primeiro turno, pois tem mais pontos que a soma de todos os seus adversários. A pesquisa foi feita entre os dias 19 e 21 de julho e ouviu 1.008 eleitores em 59 municípios baianos.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral, como prevê a Legislação. O Ibope aferiu também o nível de rejeição dos candidatos ao Palácio de Ondina.
Rogério Da Luz é o mais rejeitado, com 27%, seguido da candidata Lídice da Mata, com 20%, e de Paulo Souto e Rui Costa, empatados em 18%. Marcos Mendes e Renata Mallet são os menos rejeitados, com 13% cada um.
Entre os entrevistados, 11% disseram que não rejeitam nenhum dos concorrentes e 25% não souberam responder.  A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais para mais e  menos.
Governo Wagner
O instituto quis saber também como anda a aprovação da administração do governador Jaques Wagner, que está completando oito anos em 2014. Wagner apoia o candidato  Rui Costa e é um dos seus principais cabos eleitorais nessa campanha.
Conforme o Ibope, apenas 6% dos ouvidos consideram o governo ótimo, 23% responderam que a administração é boa, 39% disseram que é regular, 10% ruim e 17% péssima. Não souberam ou não opinaram 4% dos ouvidos.
Nesse momento, segundo a pesquisa do Ibope, o índice positivo da gestão é de 29% (soma dos 6% de ótimo mais 23% de bom), maior que o índice negativo que chega a 27% (soma dos 10% de ruim e 17% de péssimo).
Esse novo levantamento do Ibope mostra um quadro idêntico ao de dois meses atrás, quando a campanha não havia começado oficialmente. Aparentemente não houve nenhum reflexo no eleitorado com o início da campanha de rua dos candidatos. Isso talvez mude quando começar a propaganda de TV, em agosto.

0 comentários:

Postar um comentário