segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Salvador: Reitor da UNEB recebe título de cidadão Soteropolitano

xx
Plenário lotado aplaude homenagem ao reitor José Bites de Carvalho. Fotos: Cindi Rios/Ascom/reprodução
“Esse é um dos títulos mais importantes que esta Casa já concedeu. Muito me orgulha ser o autor dessa homenagem ao professor José Bites, que tem realizado um trabalho brilhante em prol da educação baiana.”

As palavras do vereador Gilmar Santiago deram início à cerimônia de outorga do Título de Cidadão da Cidade de Salvador ao Reitor da UNEB, professor José Bites de Carvalho, na noite do último dia 22, na Câmara Municipal de Salvador (CMS).

“É uma honra receber a cidadania soteropolitana e figurar ao lado de Jorge Amado, Juscelino Kubitschek, Assis Chateaubriand e do professor da nossa instituição, Wilson Mattos. Essa honraria me iguala, na cidadania soteropolitana, a essas virtuosas personalidades, assim como a todos aqueles que nasceram nesta cidade”, afirmou José Bites.

Natural de Inhumas, no estado de Goiás, José Bites destacou a diversidade cultural baiana e a singularidade de seu povo. “Baianos e goianos são diferentes, mas todos nós compomos o retrato da identidade brasileira marcada pela diversidade de cores, fisionomias, tradições e costumes”, ressaltou o homenageado.

x
O vereador Gilmar Santiago foi autor da proposta que concedeu a honraria ao Reitor José Bites -foto:reprodução
O primeiro reitor da UNEB, professor Edivaldo Boaventura, prestigiou a cerimônia e pontuou importantes momentos da carreira do professor José Bites.

“Todo esse reconhecimento é merecido. Bites sempre desempenhou um trabalho competente e dedicado em toda a sua trajetória acadêmica como professor, diretor, pró-reitor, e hoje, como reitor”, afirmou Edivaldo Boaventura.

O título foi entregue pelos amigos Adauri Xavier da Silva, Maria da Glória da Paz e Cremilda Amorim, juntamente com o vereador Gilmar Santiago. A sessão especial celebrou ainda os 31º anoversário da UNEB.

A Vice-Reitora da UNEB, professora Carla Liane, o Pró-reitor de Administração (PROAD), Jairo Sá, e o diretor do Departamento de Ciências da Vida (DCV), Marco Silvany, compuseram a mesa solene do evento, além de representações civis e políticas, e membros da comunidade acadêmica da UNEB, que compuseram a plenária.

Trajetória reconhecida


O Reitor José Bites de Carvalho é graduado em Geologia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e mestre também em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O pesquisador tem experiência em educação e gestão pública. Foi diretor do Departamento de Educação (DEDC), no Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim, e Pró-Reitor de Ensino de Ensino de Graduação (PROGRAD) da universidade.

Eleito Reitor da UNEB pela comunidade acadêmica com 57,86% dos votos válidos em 2013, o professor José Bites assumiu o cargo em cerimônia realizada no dia 6 de janeiro deste ano, no Teatro UNEB, Campus I em Salvador.

Fonte:Site da UNEB/reprodução

0 comentários:

Postar um comentário