quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cuba e EUA anunciam retomada de relações diplomáticas após 50 anos

Os Estados Unidos vão iniciar uma aproximação “histórica” de Cuba para restabelecimento das relações diplomáticas com o regime de Havana e alívio das sanções econômicas impostas desde 1962, divulgou hoje um responsável norte-americano.
O alto funcionário da administração norte-americana indicou que Washington vai restabelecer uma embaixada em Havana "nos próximos meses". As informações foram divulgadas após o anúncio da libertação do norte-americano Alan Gross, que estava detido há cinco anos em Cuba por espionagem.
Os presidentes norte-americano, Barack Obama, e o cubano, Raul Castro, que falaram na terça-feira (16) via telefone. Estados Unidos e Cuba estão separados apenas por 150 quilômetros pelo Estreito da Florida e não têm relações diplomáticas oficiais desde 1961.
O presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia ações relativas à política de imigração dos Estados Unidos durante um discurso na Casa Branca, em Washington
Cuba e EUA anunciam retomada de relações diplomáticas após 50 anos (Foto: AFP)
O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão à ilha, para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos.
A fonte norte-americana afirmou ainda que o papa Francisco e o Vaticano desempenharam um papel fundamental como intermediários para esta aproximação histórica. O papa também enviou carta com um apelo pessoal a Barack Obama e a Raul Castro e o Vaticano acolheu delegações dos dois países para finalizar esta aproximação.

Fonte:Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário