• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Bahia: Blitz do IPVA volta ao interior do Estado, Irecê está incluída

As blitz para abordagem aos contribuintes em débito com o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) serão reiniciadas neste mês nas cidades do interior. As primeiras operações deverão ocorrer na próxima semana, em Juazeiro e em Santo Antônio de Jesus. Estão previstas ainda ações em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Alagoinhas e Irecê.
As blitze são realizadas conjuntamente pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), Detran-Ba, Polícia Militar e prefeituras. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados em 2013 por terem um débito acima de R$ 500 de licenciamento com o IPVA. Desse total, 91 mil estão no interior. Para evitar que o débito seja inscrito em dívida ativa, o contribuinte devem regularizar a situação fiscal através do pagamento integral ou parcelamento do débito do IPVA.
O diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix, afirma que as blitzes são um importante reforço na fiscalização, já que sinalizam, para os contribuintes, o risco de ter os veículos apreendidos numa abordagem.
Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o DAE – Documento de Arrecadação Estadual com o valor do débito, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitá-lo e evitar, assim, que haja apreensão e reboque.
Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo 0800 071 0071.
Quem desejar aproveitar o desconto de 10% sobre o valor do IPVA 2014 pode efetuar o pagamento, em cota única, até 26 de fevereiro. Para isso, o proprietário do veículo deve dirigir-se a qualquer agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos.
Para quem não puder aproveitar o desconto de 10%, existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os contribuintes podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando-se o vencimento da primeira cota, de acordo com o número final da placa.
Neste ano, o valor médio geral do IPVA teve uma redução de 5%, de acordo com tabela disponível no site da Sefaz-Ba, que contem também o calendário de pagamento do imposto. Conforme a tabela, os automóveis apresentam uma redução média de 4,6%. Para as motos, a queda é de 5,8%, em média. 
Fonte:TribunadaBahia

Educação:Brasil é o 8º país do mundo com maior número de adultos analfabetos



                                            Imagem:reprodução

De acordo com levantamento divulgado pela Unesco, o Brasil possui a oitava maior população de adultos analfabetos. São cerca de 14 milhões de pessoas.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), com dados coletados em 2012, mostra que a taxa de analfabetismo da população com 15 anos ou mais teve alta entre 2011 e 2012, passando de 8,6% para 8,7%.

Mundo: Número de suicídios na Itália aumentou 68% por razões financeiras

O índice de suicídio na Itália aumentou 68% em 2013, na comparação com o ano anterior. Um total de 149 pessoas tiraram a própria vida, ante a 89 casos registrados em 2012. As informações foram reunidas em um relatório publicado neste sábado pelo Laboratório de Pesquisas Sócio-Econômicas da Link Campus University de Roma.
O maior número de casos foi registrado na região nordeste do país (12 em 2012 e 35 em 2013). A falta de dinheiro e as dívidas impagáveis são a principal causa dos suicídios, respondendo por 72,5% dos registros, ou 108 casos. A perda do emprego vem em seguida, com 26 episódios. Dever para o Estado foi apontada como a principal causa do desespero para 13 pessoas. 
O aumento na estatística seria decorrência dos problemas econômicos vividos pela Europa. O relatório explica que 45 dos suicidas eram empresários (68 casos em 2013). Em comparação com 2012, houve aumento do número de desempregados, passado de 28 para 58.
Fonte:(Agência EFE)

Bahia: Wagner sanciona Lei que regulamenta venda e consumo de bebidas alcoólicas






                                       Arena Fonte Nova em Salvador  -Foto:reprodução /google


O Governador da Bahia Jaques Wagner sancionou a Lei nº 12.959 /2014 aprovada pela Assembleia Legislativa  em que regulamenta a venda e consumo de bebidas alcoólicas em eventos esportivos,arenas desportivas e estádios  no Estado.  Confira o que diz a Lei  publicada no Diário Oficial do Estado de hoje(15).


LEI Nº 12.959 DE 14 DE FEVEREIRO DE 2014

 

Dispõe sobre a autorização e regulamentação da venda e o consumo de bebidas alcoólicas em eventos esportivos, estádios e arenas desportivas no Estado da Bahia.


O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1º - Esta Lei dispõe sobre a autorização e regulamentação da venda e o consumo de bebidas alcoólicas em eventos esportivos, estádios e arenas desportivas no âmbito do Estado da Bahia.

 

Parágrafo único - Para todos os efeitos legais, considera-se fornecedor, nos termos da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, a pessoa jurídica ou física responsável pela venda de bebidas alcoólicas nos estádios e arenas desportivas.

 

Art. 2º - A venda e o consumo de bebida alcoólica em estádios e arenas desportivas são permitidos nos seguintes termos:

 

I - o fornecedor deverá ser habilitado, mediante obtenção de alvará municipal específico, laudos técnicos da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, para poder realizar a venda de bebidas alcoólicas, preservando-se o que reza o art. 28 da Lei Federal nº 10.671, de 15 de maio de 2003;

 

II - é autorizada a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e congêneres destinados aos torcedores, bem como nos camarotes e espaços VIP dos estádios e arenas, sendo que a venda deve iniciar 02 (duas) horas antes de começar a partida;

 

III - VETADO;

 

IV - as bebidas expostas à venda, embora possam vir envolucradas em recipientes metálicos ou de vidro, somente poderão ser vendidas e entregues aos consumidores em copos plásticos, cujo recipiente não tenha capacidade superior a 500 ml (quinhentos mililitros);

 

V - é defeso a venda e a entrega de bebidas alcoólicas a pessoas menores de 18 (dezoito) anos, podendo o fornecedor e ou pessoa física responsável por tais condutas, responder civil e criminalmente, nos termos da legislação vigente.

 

Art. 3º - O fornecedor, em caso de descumprimento do artigo anterior, estará sujeito às seguintes punições:

 

I - multa no valor de 3.000 a 30.000 UFIR - Unidade de Referência Fiscal;

 

II - suspensão de 30 (trinta) a 360 (trezentos e sessenta) dias da venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e congêneres, bem como nas áreas de camarote e VIP dos estádios e arenas desportivas;

 

III - proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em bares, lanchonetes e congêneres, bem como nas áreas de camarote e VIP dos estádios e arenas desportivas.

 

Parágrafo único - VETADO.

 

Art. 4º - VETADO.

 

Parágrafo único - VETADO.

 

Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 14 de fevereiro de 2014.

JAQUES WAGNER
Governador
Rui Costa
Secretário da Casa Civil
Ney Jorge Campello
Secretário para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

 

Senado vai discutir a legalização do consumo da maconha

O Senado vai discutir a legalização do consumo da maconha depois que mais de 20 mil pessoas apoiaram a iniciativa popular que sugere a regulação do seu uso recreativo, medicinal e industrial. A proposta prevê regulamentar o consumo da maconha, como já ocorre com bebidas alcoólicas e cigarros. Também permitiria o cultivo caseiro, o registro de clubes de cultivadores e o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e venda no “atacado e varejo”. 

A sugestão alcançou o apoio mínimo menos de uma semana depois de entrar no site do Senado. Desde o ano passado, a página do Senado na internet permite que qualquer pessoa sugira projetos ao Congresso. Mas, para que comecem a tramitar, é preciso do apoio mínimo de 20 mil internautas - além de serem aceitos pelo senador que for relatar a matéria.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi escolhido relator da proposta de regulação da maconha. Ele disse que o Congresso “não pode se negar” a discutir o tema, mesmo ciente da polêmica que ele provoca. O senador vai realizar audiências na Comissão de Direitos Humanos, onde está a sugestão popular, ouvindo os diversos segmentos da sociedade como religiosos e a comunidade científica. “Não tenho simpatia pela regulamentação, mas não tenho preconceito contra. Não me recusarei a discutir esse tema, vou ouvir o máximo de pessoas sobre essa proposta”, afirmou o senador.

Autor 

O autor da sugestão popular é André Kiepper, analista de gestão em saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Ele disse que encaminhou a ideia ao Senado por estar convencido de que a regulação do uso da maconha é necessária tanto para o uso medicinal como uma alternativa para a redução da criminalidade no país. “A lei de regulação da maconha é um ato de compaixão. Hoje, já sabemos que a maconha alivia o sofrimento de muita gente. Gente que está em tratamento de quimioterapia, que sofre de convulsão, epilepsia”, afirmou.

O analista disse que, se o país estabelecer regras de produção, industrialização e comercialização do uso da maconha, o mercado ilegal que oferece a droga vai perder espaço. “A regulação da maconha reposiciona um bem de consumo que está sob o poder de facções criminosas e o coloca sob poder do Estado, nas mãos de empreendedores legítimos”, afirmou. Kiepper disse esperar que a Comissão de Direitos Humanos do Senado discuta o tema com amplitude e “calma”, a exemplo do que ocorreu no Uruguai que legalizou o consumo da maconha no ano passado.
O analista considera necessário discutir o registro e a fiscalização de todas as fases de produção da maconha, desde o cultivo até a sua distribuição para venda. Ele lembra que, no Uruguai, a compra é limitada a maiores de idade e há regras de uso. “Qualquer tipo de propaganda ou publicidade são proibidas. A lei permite o cultivo caseiro e a criação de clubes de auto cultivadores por uma questão de sustentabilidade e praticidade”, afirmou. 

Fonte:Folhapress

Juazeiro: PM morre em perseguição a motorista que furou blitz na BA-210

 Um policial militar de 40 anos morreu  e outro ficou ferido na tarde desta sexta-feira (14), por volta das 17h,  em um acidente na altura do quilômetro 400, na BA-210, próximo ao município de Juazeiro. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o PM morreu depois que a viatura da polícia capotou. 
Os dois policiais, de um batalhão rodoviário estadual, estavam fazendo uma blitz na BA-210 quando um carro de passeio não parou para a abordagem e os PMs perseguiram o veículo. Durante a perseguição, a viatura policial acabou capotando. Um policial morreu no local e o outro, que  ficou ferido, foi encaminhado para um hospital em Juazeiro.
Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que lamenta a morte do soldado e que está providenciando o translado do corpo do PM para Salvador. A assessoria disse, ainda, que o outro policial que também estava na viatura  está sob cuidados médicos e fora de perigo.
O soldado morto foi identificado somente como Frank pela assessoria da PM.
fonte:Redação do CorreiodaBahia

Carro capotou durante perseguição (Foto do leito r /REPRODUÇÃO)

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Joaquim Barbosa se solidariza com o jogador Tinga do Cruzeiro

Em telegrama, Joaquim Barbosa se solidariza com Tinga
Foto: Reprodução / TV Globo Minas
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, enviou um telegrama ao jogador Tinga, do Cruzeiro, no qual se solidarizou pelos atos racistas contra o meia na derrota para o Real Garcilaso, do Peru, pela Taça Libertadores da América. “Caro Tinga, receba minha total solidariedade pelos odiosos atos de racismo de que foi vítima em partida disputada no Peru no último dia 12 de fevereiro. Abraço, ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal", diz o telegrama. Segundo o STF, Tinga já recebeu o documento. Além de Barbosa, a presidente Dilma Rousseff mostrou solidariedade ao jogador ao classificar, por meio de sua conta no microblog Twitter, de "lamentável" o episódio que envolveu o atleta. Durante o jogo válido pela competição continental, torcedores peruanos imitaram o som de macacos toda vez que o brasileiro tocava na bola. Informações do BN notícias.

Brasil: Governo teme que radicais gerem mais mortes

  •                                                                                          Foto: Grupo de "Black Bloc"/reprodução                 
  • Órgãos de inteligência do governo, que monitoram grupos de “black bloc”, avisaram às forças policiais que há planos de radicalizar ações violentas para que conflitos produzam ao menos uma morte entre os manifestantes. “O objetivo seria criar um mártir, para ‘compensar’ a morte que provocaram”, adverte comunicado reservado, a que tivemos acesso, recomendando cautela a comandantes de unidades policiais.
  • “Black blocs” não lamentam a morte do cinegrafista Santiago Andrade. Chamam de “baixa no inimigo”, segundo os órgãos de inteligência.Em suas ações violentas, “black bloc” reagem à cobertura da imprensa insultando jornalistas, para eles “representantes da mídia burguesa”. o comunicado às policias, os órgãos de inteligência recomendam rigor nos protocolos de enfrentamento de protestos, para evitar excessos. Informações da coluna de Claudio Humberto de Brasília.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Concurso: UNIVASF oferta 47 vagas para nível médio e superior


                                                                    Imagem:Reprodução
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) inscreve para concurso com 47 vagas. As oportunidades são para ensino médio e superior com salários que variam entre R$ 1.942,75 e R$3.230,88. As vagas são para trabalhar nos campis de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, na Bahia, em Petrolina e Ciências Agrárias, em Pernambuco, e de Serra da Capivara, no Piauí.
Interessados podem se inscrever até 6 de março no site da Advise Consultoria e Planejamento que organiza a seleção. A prova está agendada para 13 de abril. Informações de atardeonline

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SiSu 2014.1 começa convocação da Lista de Espera

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2014 começou nesta semana a convocação da lista de espera dos candidatos que se interessaram em esperar pela vaga. A convocação será feita de acordo com as vagas remanescentes de cada instituição pública.
As matrículas deverão ser feitas na instituição e não mais pelo Ministério da Educação. Os candidatos deverão acompanhar as chamadas no site do Sisu e também se informarem sobre as vagas nas universidades em que disputam vagas.
A participação na lista de espera poderia ser feita apenas na primeira opção de vaga do candidato. Participaram da lista de espera, candidatos que não foram selecionados em nenhuma das listas de chamadas das opções de cursos, bem como tendo feito a matrícula na segunda opção.
O site do MEC/SiSu  é   http://sisu.mec.gov.br/inicial

Rio de Janeiro: Jovem admite que acendeu o rojão que matou cinegrafista da BAND

Em entrevista rápida à TV Globo, ainda na delegacia de polícia em Feira de Santana (BA), Caio Silva de Souza disse, em voz baixa, que acendeu o rojão que atingiu e matou o cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes."Acendi sim", balbuciou ele em resposta à pergunta da jornalista.
Delegado Maurício Luciano de Almeida, à esquerda, ao lado do chefe da polícia civil - Fábio Motta/Estadão
Fábio Motta/Estadão/reprodução
Delegado Maurício Luciano de Almeida, à esquerda, ao lado do chefe da polícia civil
Depois, o acusado afirmou que teve muito receio de ser assassinado. "Fiquei com medo de me matarem". Ao ser perguntando quem poderia matá-lo, limitou-se a dizer: "Pessoas".
Caio Silva de Souza disse na entrevista que, embora tivesse aceso o artefato explosivo, desconhecia seu poderio. "Nem sabia que era um rojão", disse, acrescentando que pensava trata-se de um "cabeção de nego".
O acusado não apresentou ao delegado Maurício Luciano, presidente do inquérito, a mesma confissão transmitida pela emissora. Segundo o policial, ele não quis prestar declarações a respeito do crime.
Fonte:Estadão /reprodução

Bahia: Jovem acusado de soltar rojão que matou cinegrafista é preso em Feira de Santana


                                O jovem e o seu advogado no aeroporto de Salvador  - foto:reprodução TV Globo
O acusado de acender e soltar o rojão que atingiu e matou o cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade, foi preso na madrugada desta quarta-feira, 12, por volta de 2 horas, em Feira de Santana.
Caio Silva de Souza, de 23 anos, foi localizado na Pousada Gonçalves, que fica próxima à Estação Rodoviária.
Segundo o G1, a prisão foi realizada pelo delegado Maurício Luciano de Almeida e Silva, que investiga o caso no Rio de Janeiro, onde o crime ocorreu.
O delegado estava acompanhado do advogado de Caio, Jonas Tadeu, que também defende o tatuador Fábio Raposo, que está preso no Rio, acusado de entregar o rojão para Caio.

Caio seguia para o Ceará para a casa do avô, mas decidiu descer em Feira de Santana. Ainda não há informações de como ele foi localizado e se ele se entregou para a polícia. Após a prisão, ele foi levado para o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, de onde embarcou para o Rio de Janeiro.

De acordo com o advogado de defesa, Caio não participa do Black Block. "Não participam desse grupo. Se você for ver as características desses jovens, ele é miserável financeiramente, tem ideais de uma sociedade melhor. São aliciados e manipulados para praticar atos violentos. O rojão foi entregue indiretamente por quem alicia esses jovens", disse o advogado durante entrevista para à TV Globo.
O chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, contesta a versão de que a agressão ao cinegrafista foi um ato isolado e que Caio não tem um perfil violento. De acordo com ele, já registros de imagem de outros momentos em que ele participa de forma violenta de manifestações.
O suspeito estava foragido desde a segunda-feira, 10, quando a justiça ordenou a prisão temporária por 30 dias depois que ele foi reconhecido em foto pelo tatuador Fábio Raposo. O advogado havia afirmado que Caio se entregaria às autoridades nesta quarta.
De acordo com as informações da polícia, Caio mora em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e trabalha como auxiliar de limpeza no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, zona oeste do Rio.
O cinegrafista foi atingido enquanto cobria uma manifestação na última quinta, 6, contra o aumento das passagens de ônibus na capital fluminense. O artefato atingiu a cabeça do cinegrafista.

Fonte:atardonline

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Bahia: Sem-terra fecham BR -101 em Buerarema após morte de líder

  • Manifestantes colocaram fogo na ponte que liga a BR a Itabuna e Buerarema


  • Cerca de duas mil pessoas bloquearam, a partir das 10h desta terça-feira, 11, a rodovia BR-101, no km-525, próximo ao trevo de entrada da cidade de Buerarema (a 450 km de Salvador), causando grandes engarrafamentos nos dois sentidos da rodovia.  O  protesto foi motivado pelo assassinato do pequeno produtor rural Juraci dos Santos Santana, 44 anos, segunda, 10, à noite, no Assentamento Ipiranga, situado em Una (a 52 km de Buerarema), no  sul da Bahia.
Patrulheiros rodoviários, policiais federais e militares  tentaram negociar o desbloqueio da BR  ao longo do dia, sem sucesso.
Em Brasília, o governador Jaques Wagner  requereu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a aplicação do instrumento "garantia da lei e da ordem (GLO)"  na região do conflito.
Segundo a assessoria do governador, ele tratou do assunto também com a presidente Dilma Rousseff. A GLO, diz  a assessoria,  "é utilizada quando situações que fogem do controle colocam em risco a segurança da população".
Durante a  vigência, "tropas das Forças Armadas assumem a segurança local e passam a ter poder de polícia". Se o pedido for  acatado, haverá a imediata mobilização das tropas para a região. "Repudio qualquer tentativa das partes de fazer justiça com as próprias mãos", disse Wagner.
Picaretas e marretas
Os manifestantes se concentraram nesta terça numa ponte e, com picaretas e marretas, abriram vários buracos na pista, nos quais colocaram madeira e pneus e atearam fogo. Alguns chegaram a ameaçar  dinamitar o local, o que interromperia o tráfego por tempo indeterminado.
No final da tarde, a tropa de choque da Polícia Militar entrou em conflito com os manifestantes para  tentar liberar a rodovia, sem êxito.
Os moradores gritavam palavras de ordens contra os tupinambás, que iniciaram, desde o ano passado, um processo de ocupação de 300 fazendas numa faixa de 47 mil hectares entre os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.
Os indígenas se baseiam em  laudo da Fundação Nacional de Apoio ao Índio (Funai) que garantiria a posse da área. Mas a demarcação só  será definida quando o Ministério da Justiça publicar  portaria declaratória sobre o caso.
O documento pode ser questionado  no Supremo Tribunal Federal, que dará a palavra final no impasse que já dura oito anos.
Santana era presidente da Associação do Assentamento Ipiranga, onde moram 44 famílias há dez anos. O assentamento foi criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
A área é de 1,2 mil hectares, e os assentados mantêm lavouras de cacau, banana e mandioca. Testemunhas disseram que Santana vinha resistindo para concordar em anexar o assentamento à área reclamada.
Juraci estava em casa com a mulher Elisângela quando um grupo de pistoleiros invadiu o local e disparou várias vezes contra ele. Depois tocaram fogo na casa. A mulher conseguiu fugir com uma filha menor de idade.
A delegacia de Buerarema abriu inquérito para apurar o caso. Os proprietários de terras atribuem o crime a "milícias indígenas" que circulam pela região ameaçando fazendeiros, mas até esta terça isso não havia sido comprovado.
Fonte:A atardeonline /reprodução

Bahia: Acidente mata Padre na Br -116 Sul

                                                   Padre Roberto tinha 32 anos -foto:divulgação
Uma colisão envolvendo um carro de passeio e uma carreta, na cidade de Santo Estevão (distante a 148 km de Salvador), resultou na morte do padre Roberto Bessa Santos, 32 anos, na noite de segunda-feira, 10. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu no km 454 da BR-116 Sul.
O padre, que estava indo visitar familiares em Santo Estevão, dirigia um Fiat Uno (placa OPV-9054) quando bateu de frente com a carreta. Não há informações sobre as circunstâncias do acidente.
O religioso, que pertencia à Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, foi ordenado sacerdote no dia 15 de dezembro de 2012. Ele e trabalhava na cidade de Marituba, na Região Metropolitana de Belém do Pará.
Em nota divulgada no site da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, o padre Jailton de Oliveira Lino lamentou a morte de Roberto.
Jailton disse que, no domingo, 9, conversou e almoçou com Roberto, antes de celebrarem uma missa.
"Bessa, receba o abraço fraterno de teus irmãos. Peça a Deus por Nós. Queremos continuar a tua missão com o mesmo entusiasmo, alegria e compromisso que te eram peculiares. Saiba que te amamos e temos certeza que o Pai Providente já te abraçou na glória", informa Jailton, na nota.Informações de atardeonline.

Críticos do PT são "pessimistas" e " caras de pau" diz Presidente Dilma

A presidente Dilma Rousseff usou o evento de comemoração dos 34 anos do PT na noite desta segunda-feira, 10, em São Paulo, para defender o seu governo das críticas que tem recebido, especialmente na área econômica. Dilma chamou os seus críticos de "pessimistas" e "caras de pau" e disse que ninguém cobra mais resultados do seu governo do que ela mesma.
VAusente no evento, ex-presidente Lula envou mensagem em vídeo - Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão/reprodução
Ausente no evento, ex-presidente Lula envou mensagem em vídeo
"Eles teimam, teimam mesmo, em não enxergar que estamos conseguindo construir esse novo Brasil, sem abdicar dos nossos compromissos com a solidez dos fundamentos macroeconômicos, com controle da inflação, equilíbrio das contas públicas, e fazendo a dívida líquida do setor público cair", afirmou a presidente.
Dilma chamou de "cara de pau" quem tem defendido que o ciclo do PT à frente do governo federal chegou ao fim. Na semana passada, o governador de Pernambuco e provável adversário dela na corrida presidencial em outubro, Eduardo Campos (PSB), afirmou que o "velho pacto político" colocado em prática pelo PT "mofou".
"Agora eles têm a cara de pau de dizer que o ciclo do PT acabou, que o nosso governo se esgotou, que nós demos o que tínhamos o que dar", ironizou.
A presidente também chamou de "pessimistas" os que criticam os resultados da sua política econômica. "Esses pessimistas aproveitam alguns desequilíbrios típicos de uma conjuntura internacional muito difícil, que todos os países estão enfrentando, para dizer que o fim do mundo chegou. O fim do mundo chegou sim, mas chegou para eles, e isso faz muito tempo", afirmou.
Sem citar o julgamento do mensalão, Dilma homenageou a militância "solidária com todos aqueles que concorreram ou concorrem a cargos, mas solidária especialmente com companheiros que mais precisam dela, com companheiros nas situações mais difíceis".
Ao fim de seu discurso, a presidente falou dos planos para o futuro e de como os governos do PT criaram alicerces para o Brasil avançar. A fala da presidente tem a ver com o slogan criado pelo publicitário João Santana para o evento: "Sempre em frente, sempre à frente".
Novos termos. O presidente nacional do PT, Rui Falcão, fez as críticas mais duras aos prováveis adversários da presidente na eleição deste ano. Sem citar nomes, Falcão criou dois termos para se referir a eles: "neopassadista" e o "novovelhista". Segundo pessoas próximas a Falcão, o discurso se refere ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e a Eduardo Campos.
Em seu discurso, disse que os dois são "partes do mesmo corpo". "O neopassadismo e o novovelhismo parecem farinha do mesmo saco. Assemelham-se em quase tudo", afirmou o presidente do PT.
Em seu ataque mais pesado, sugeriu que os adversários de Dilma fecharam os olhos para as denúncias de corrupção no Metrô e na CPTM durante os governos tucanos em São Paulo e para o episódio da apreensão de cocaína no helicóptero do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG). "O algo ‘novo’ é fechar os olhos, e, quem sabe até, esquecer-se de tapar o nariz, para carregamentos exóticos em helicópteros?", disse.
Mensalão. Seguindo a tônica do discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de semana, Falcão criticou a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal e disse que "a Corte não é um partido político, nem uma torcida organizada". Nesse momento, Falcão foi interrompido por militantes da corrente minoritária O Trabalho, que foram para a frente do palco com uma faixa pedindo a anulação do julgamento do mensalão.
Fonte:Estadão

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro: Cinegrafista da Band teve morte cerebral


                                                  Foto:reprodução

                                              Foto:o Globo/reprodução

O cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, ferido na cabeça por uma bomba durante um protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Centro do Rio, teve morte cerebral confirmada no início da tarde desta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. 
Ele foi levado para o Hospital Souza Aguiar e submetido a uma cirurgia de quatro horas, que terminou no fim da noite da última quinta-feira. Santiago sofreu afundamento de crânio. Dois drenos foram colocados na cabeça do profissional da Bandeirantes para diminuir a pressão craniana.
O esquadrão anti-bombas realizou, no início da tarde de sexta, perícia no local onde o cinegrafista foi atingido. A equipe recolheu fragmentos encontrados nas proximidades da Central do Brasil, que foram submetidos à análise para averiguar se o material era compatível com alguma espécie de bomba. Segundo resultado da perícia, o artefato não foi lançado pela polícia.
"Meu marido está indo embora, eles destruíram uma familia". A declaração é de Arlita Andrade, mulher do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade. Em entrevista à TV Globo, poucas horas após visitar o marido na UTI do Hospital Souza Aguiar, neste domingo, Arlita fez um desabafo e condenou as ações violentas das últimas manifestações no Rio.
"Espero que estes rapazes que fazem isso pensem na mãe, na família, que a familia é tão importante. Meu marido está indo embora, pode ser outros, pode ter outra familia que pode ser destruída com isso, que façam coisa pacífica, porque só sendo pacífica a gente consegue as coisas . Não adianta esta violência, não leva a nada. Meu marido está indo embora e não há preço pra isso”, destacou.
A esposa do cinegrafista disse ter visto a entrevista de Fábio Raposo, preso neste domingo acusado de passar o artefato para uma outra pessoa, mas ressaltou a "falta de amor e violência".
Fonte:ag.Estado

Concurso: MEC oferta 60 Vagas temporárias para nível superior

O Ministério da Educação (MEC) inicia na próxima sexta-feira, 14, as inscrições para o concurso público que vai oferecer 60 vagas temporárias para candidatos com nível superior.
Os salários variam de R$ 6.130 a R$ 8.300, a depender do cargo pretendido. São oferecidas vagas para analistas contábil, educacional, de política e processual. Do total, sete vagas são destinadas a pessoas com deficiência.
As inscrições seguem até 5 de março, exclusivamente pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UNB). A taxa é de R$ 100 para analista e R$ 110 para especialista.
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 27 de abril. O concurso tem validade de um ano, prorrogável por igual período.
Fonte:atardeonline

Concurso: TRT 5ª REGIÃO(Bahia) DIVULGA RESULTADO






O TRT - Tribunal Regional de Trabalho da 5ª Região (Bahia) divulgou hoje(10) a Lista dos Candidatos Aprovados no último concurso do Tribunal.


LISTAGEM 1

http://www.trt5.jus.br/nucleo/download.asp?noticia=29210&arquivo=16639




LISTAGEM 2


http://www.trt5.jus.br/nucleo/download.asp?noticia=29210&arquivo=16640


Fonte: Site do TRT 5ª Região