• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 12 de abril de 2014

Bahia:Tenente da PM mata promotor de eventos em Alagoinhas

                                                       Herbert deixou dois filhos  -foto:reprodução/facebook
Atualizada: 14/04/14 -7:35 min.

Um tenente da Polícia Militar foi preso em flagrante acusado de matar um homem e balear outras três pessoas na madrugada deste sábado, 12, em Alagoinhas, no interior da Bahia. De acordo com testemunhas, o policial Marcelo Andrade de Souza, de 29, e a vítima, o industriário Hebert Menezes de Amorim Neto, 33, estavam em uma festa no Shopping Laguna, quando o crime aconteceu.
O tenente pegou um pedaço de carne de um prato na mesa da vítima e ele levantou para tirar satisfação. Em seguida, o policial atirou seis vezes no industriário com uma pistola 380, que está registrada em seu nome. Hebert não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Ao ver o fato, amigos e familiares de Hebert tentaram agredir o tenente, que atirou aleatoriamente, atingindo mais três pessoas. Os feridos estão internados no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas. O policial foi detido por populares e seguranças do evento e entregue a polícia.
De acordo com o delegado Glauco Vasconcelos, que responde interinamento pela 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o tenente alegou legítima defesa. Ele disse que puxou a arma após perceber que três colegas da vítima estavam armados. O delegado disse que as testemunhas negam a versão do policial.

Funcionários


Os pais do promotor de eventos, Terezinha Maria Amorim, 60, e Nestor Lopes de Amorim, 62, trabalham na Rede Bahia há mais de 10 anos. A mãe da vítima presta serviços para a Icontent e o pai para a rádio Bahia FM.
Emocionada, Terezinha falou sobre o filho. "Estou com muita dor. Ele era um menino de ouro", disse. "Meu pai não está falando nada. Ele fica parado, quieto no canto e sofrendo muito. É uma dor muito grande", diz a irmã de Hebert, Manoela Amorim. Hebert era casado e tinha dois filhos, um menino de seis anos e um bebê de seis meses. 
Por meio de nota, a Polícia Militar confirmou o caso e disse que momento do crime o PM estava em dia de folga e não usava o uniforme.
Confira a nota na íntegra
"Policiais militares do 4º Batalhão/Alagoinhas prenderam em flagrante na madrugada deste sábado (13), o tenente PM Marcelo Andrade de Souza, 33 anos, acusado de efetuar disparos de arma de fogo contra Herbert Menezes de Amorim Neto, 33 anos,  após terem discutido  no Shopping Laguna, Alagoinhas. O referido policial militar que se encontrava de folga, foi conduzido pela guarnição da PM até a delegacia da cidade para lavratura do flagrante e posteriormente será encaminhado para a Corregedoria Geral da polícia militar para a adoção das medidas cabíveis e posteriormente será custodiado na Coordenadoria de Custódia Provisória da PMBA em Lauro de Freitas. A PM, simultaneamente às investigações que serão desenvolvidas pela PC, instaurará um inquérito para apurar o fato. O corpo de Herbert foi removido e encaminhado para o ILM local por volta das 06h30min"

Fonte:atardeonline e correiodaBahia/reprodução

UNEB divulga calendário da eleição para Diretor de Departamento gestão 2014-2016





EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 032/2014

O REITOR DA UNVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, de acordo com o disposto nos Artigos 42 e 43 da Lei Estadual nº 8.352/2002, e no Artigo 28, § 2º do Estatuto da Universidade, torna público o presente Edital de Convocação de Eleição Direta para o cargo de Diretor de Departamento nos 24 campi da Universidade, nos seguintes termos:

I - Convoca a comunidade acadêmica dos Departamentos, composta pelos três segmentos, para a eleição direta ao cargo de Diretor de Departamento da UNEB, referente ao mandato de 02 (dois) anos – 2014 a 2016, de acordo com a Norma Regulamentar aprovada pelo CONSU - Resolução nº 888/2012, em sessão extraordinária realizada no dia 10.04.2014;

II - Estabelece o Cronograma do Processo Eleitoral, aprovado pelo CONSU - Resolução nº 1.044/2014, observando-se as seguintes etapas:

Publicação de Edital
11-04-2014
Composição de Comissões Locais
até 17-04-2014
Inscrições
22 a 24-04-2014
Período de Recursos
28 e 29-04-2014
Homologação das Inscrições
30-04-2014
Período de Campanha
05 a 19-05-2014
Eleição
21-05-2014
Publicação do Resultado
22-05-2014
Recurso à Comissão Eleitoral (se houver).
23 e 26-05-2014
Julgamento do(s) Recurso(s) pela Comissão Eleitoral
27-05-2014
Recurso ao CONSU (se houver)
28-05-2014
Homologação da Eleição
11-06-2014
Posse com vencimento do mandato em 16-06-2014
17-06-2014
Posse com vencimento do mandato em 22-07-2014
23-07-2014
Posse com vencimento do mandato em 15-08-2014
16-08-2014
Posse com vencimento dos mandatos em 18-10-2014
20-10-2014

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 11 de abril de 2014.

José Bites de Carvalho
         Reitor



Salvador: Pista marginal na Paralela será liberada hoje(12)


                                                    Foto: Alberto Coutinho/Gov.Ba/reprodução
Será liberada neste sábado, 12, uma nova via marginal na avenida Luís Viana (Paralela), que integra as obras do Complexo Viário Imbuí-Narandiba.
De acordo com informações do Governo do Estado, a entrada para a nova via fica a 200 metros da primeira passarela em frente ao bairro do Imbuí, e vai facilitar o acesso ao Condomínio Plano 100, loja Insinuante, supermercado Extra e Faculdades Unifacs e Área 1.
A liberação da via tem o objetivo de desafogar o fluxo na avenida principal e melhorar o tráfego de veículos na região. O investimento total no Complexo Viário é de R$ 95 milhões.
Novo acesso
Na segunda-feira, 14, às 8h, é a vez da liberação do acesso que liga a avenida Luís Eduardo Magalhães à BR-324.
O governador Jaques Wagner estará na inauguração do acesso, que integra a primeira etapa da obra. Ela contempla ainda a ligação no sentido inverso, entre a BR-324 e a avenida. O investimento foi de R$ 7,2 milhões. 
Fonte:Atadeonline

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Salvador: Ministro Joaquim diz que é "cobrado pelas pessoas nas ruas" para ser candidato

Fonte: Nelson Jr./SCO/STF

Recebido como celebridade em Salvador, onde participou da inauguração da 13ª Vara da Fazenda Pública, a primeira na Justiça comum da Bahia a funcionar com o Processo Judicial Eletrônico (PJE), o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse que ainda é “cobrado pelas pessoas nas ruas” para ser candidato ainda este ano.
“Não estava fascinado pela possibilidade de deixar o Supremo para ser candidato”, contou. Apesar disso, ele não descartou a chance de uma futura candidatura. “Deus dirá”, disse. O prazo para saída de cargos públicos para quem quer disputar as eleições este ano já venceu.
Entre aplausos e pedidos de fotos por parte dos servidores do Judiciário baiano, Barbosa demonstrou também ter se cansado de falar sobre o fim do julgamento do caso do mensalão — quando perguntado sobre o tema, limitou-se a pedir, ainda que educadamente, para “mudar a fita”. Preferiu tecer, por outro lado, elogios ao PJE. Para ele, é um instrumento para tirar a Justiça “da idade da pedra”.
Ele também elogiou algumas iniciativas da nova administração do Tribunal de Justiça da Bahia, como a criação de uma Câmara Especial de Justiça no extremo oeste do Estado, sancionada na semana passada pelo governador Jaques Wagner (PT), que cria a segunda instância do Judiciário na região.
Fonte:Por Tiago Décimo/AE

.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

São Paulo: Petrobras e CEF vão patrocinar a parada gay mais uma vez

parada gay
Bancada por Petrobras e Caixa
Parada do Orgulho LGBT de São Paulo deste ano será patrocinada mais uma vez com dinheiro público. Petrobras, Caixa Econômica e governo federal anunciam logo mais a injeção de recursos no evento.
No ano passado, o custo do evento ano foi de 2,2 milhões de reais. A Petrobras comprou a cota de 200 000 reais e a Caixa de 50 000.

Fonte:Por Lauro Jardim/rVEJA

Salvador:Cidade é a 13ª capital mais violenta do mundo, diz ONU


                                                           Farol da Barra -foto:reprodução

Um levantamento do Escritório sobre Drogas e Crime da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que Salvador é a 13ª cidade mais violenta do mundo. A pesquisa toma como base o número de homicídios que aconteceram em 2012 a cada 100 mil habitantes e inclui outras dez cidades no Brasil entre as 30 primeiras colocadas no ranking. Considerando apenas os municípios brasileiros, a capital baiana fica na quinta posição, atrás de Maceió (5ª na classificação mundial), Fortaleza (7ª), João Pessoa (9ª) e Natal (12ª).

A primeira cidade de fora da região Nordeste a aparecer na lista é Vitória (14ª no ranking mundial e 6ª no ranking nacional). Dados do escritório da ONU também apontam que o Brasil é o país com mais cidades na classificação da violência, com 11, seguido do México, que tem seis municípios. A América Latina também superou a África como a região mais violenta do mundo. Honduras é o país com mais homicídios a cada 100 mil habitantes, seguido da Venezuela, Belize e El Salvador.

Para os pesquisadores da ONU, o elevado índice de homicídios na América Latina está ligado ao crime organizado e à violência política, que persiste há décadas nos países latinoamericanos. A maior parte das mortes (66%) foram provocadas por armas de fogo. Os cartéis do narcotráfico mexicanos são citados como responsáveis pela violência também em Honduras, El Salvador e Guatemala, países que integram rotas de distribuição de drogas que têm como destino os Estados Unidos. Já na Venezuela, os assassinatos são atribuídos à violência urbana. 

Taxas de homicídios acima de 20 por 100 mil habitantes são consideradas pelos especialistas como graves. Em Honduras, são 90,4 homicídios por 100 mil habitantes. Já na Venezuela, a taxa chega a 53,7; em Belize, 44,7; em El Salvador, 41,2; na Guatemala, 39,9; na àfrica do Sul, 31; na Colômbia, 30,8; no Gabão, 28; no Brasil, 25,2; e no México, 21,5. Países em conflitos têm taxas inferiores às da América Latina, como Iraque, no Oriente Médio, onde o índice registrado é de oito para 100 mil habitantes. 

As cidades mais violentas do mundo segundo a pesquisa da ONU são: San Pedro Sula (Honduras), Caracas (Venezuela), Acapulco (México), Cali (Colômbia), Maceió; Distrito Central (Honduras), Fortaleza; Cidade da Guatemala (Guatemala), João Pessoas, Barquisimeto (Venezuela), Palmira (Colômbia), Natal, Salvador, Vitória, São Luís, Culiacán (México), Guayana (Venezuela), Torreón (México), Kingston (Jamaica), Cidade do Cabo (àfrica do Sul), Chihuahua (México), Victoria (México), Belém, Detroit (Estados Unidos), Campina Grande, Nova Orleans (Estados Unidos), San Salvador (El Salvador), Goiânia, Cuiabá e Nuevo Laredo. 

A pesquisa da ONU confirma dados sobre violência apresentados em levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC divulgado em março deste ano. Segundo a pesquisa mexicana, o Brasil é o país com mais municípios no ranking: 16; e Maceió a quinta cidade mais violenta do mundo. O México aparece em segundo, com nove. Apenas sete cidades da lista não estão na América Latina: quatro dos Estados Unidos (Detroit, Nova Orleans, Baltimore e Saint Louis) e três da àfrica do Sul. 

O levantamento leva em conta a taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes no ano passado. De acordo com a ONG, foram levantados dados disponibilizados pelos governos em suas páginas na internet e consideradas só cidades com mais de 300 mil. Essa foi a quarta edição do ranking. Dos 16 municípios do Brasil no ranking das cidades mais violentas do mundo, seis vão receber jogos da Copa do Mundo: Fortaleza, Natal, Salvador, Manaus, Recife e Belo Horizonte. 

As brasileiras da lista mexicana 


Maceió (5ª colocada) - 79,76 homicídios por 100 mil habitantes; Fortaleza (7ª) - 72,81; 
João Pessoa (9ª) - 66,92; 
Natal (12ª) - 57,62; 
Salvador (13ª) - 57,51; 
Vitória (14ª) - 57,39; 
São Luís (15ª) - 57,04; 
Belém (16ª) - 48,23; 
Campina Grande (25ª) - 46; 
Goiânia (28ª) - 44,56; 
Cuiabá (29ª) - 43,95; 
Manaus (31ª) - 42,53; 
Recife (39ª) - 36,82; 
Macapá (40ª) - 36,59; 
Belo Horizonte (44ª) - 34,73 
Aracaju (46ª) - 33,36

Fonte:CorreiodaBahia

Bahia: ACM Neto anuncia chapa da oposição: Paulo Souto a governador. e Geddel a Senador

Depois de uma longa espera, a oposição anunciou a chapa que vai disputar os cargos de governador e vice-governador da Bahia nesta quinta-feira (10). O anúncio foi feito pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, através do Twitter do governante.
"Chapa da oposição fechada: Paulo Souto vai disputar o governo, Geddel Vieira Lima o Senado e Joacy Góes para vice-governador", anunciou Neto. "Ou seja, a união das oposições foi mantida e vamos disputar as eleições mais fortes do que nunca", ainda assegurou o prefeito do DEM. 
Geddel (PMDB) ainda comentou a decisão em seu próprio Twitter. "Acabo de tomar minha decisão. Depois de muita reflexão resolvi disputar pela Bahia uma cadeira no Senado da República", disse o político. "Disputei a prerrogativa de disputar o Governador, não importa como, perdi. Tenho que olhar pra frente. A vida não pode ser construída com lamento ou amargor", disse.
Em entrevista a CBN no dia 27 de março, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Câmara (PSDB), falou sobre o cenário político para as eleições de outubro. O vereador afirmou que qualquer um que for escolhido - o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) ou o ex-governador Paulo Souto (DEM) – estará gabaritado para a disputa com chances de vitória.  











“São dois candidatos qualificados. Acho que o importante é não perder a unidade, só vamos enfrentar com unidade e apresentar um projeto exequível, temos dois fortes candidatos e ACM Neto está liderando o projeto, com todas as prerrogativas. O importante é que os partidos vão marchar unidos”, esclareceu o presidente na ocasião.
A chapa da oposição disputará os cargos com PT, liderado pelo candidato Rui Costa, e com o PSB, encabeçado pela senadora Lídice da Mata. 

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

MEC manda 110 bolsistas do Ciências Sem Fronteiras retornar ao país

O governo federal começou a convocar de volta ao Brasil bolsistas do Ciência Sem Fronteiras que nem sequer começaram a exercer atividade na universidade estrangeira, foco do programa federal. Pelo menos 110 bolsistas terão de retornar do Canadá e da Austrália - onde já estão desde setembro de 2013 - por não terem conseguido proficiência em inglês.
Estudantes reclamam que a prova de certificação foi antecipada e que a permanência no país será perdida sem a realização do estágio. Além de interromper os planos dos estudantes, a decisão significa ainda um prejuízo para os cofres públicos: cada aluno já recebeu cerca de US$ 12 mil, além dos valores com passagens aéreas e seguro saúde, para o intercâmbio. Esse investimento não retornará ao País em forma de capacitação profissional e acadêmica, a contrapartida do programa.
Esses estudantes que já receberam aviso para voltar fazem parte de um grupo que, inicialmente, não se candidatou para estudar no Canadá ou na Austrália.  
Fonte:Paula Saldanha/Estadão

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Concursos: BNB oferta vagas para Nível Médio


                                                          Imagem:reprodução
O edital do concurso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para nível médio foi divulgado na tarde desta terça-feira (8). São oferecidas 12 vagas imediatas, mais formação de cadastro de reserva, para o cargo de analista bancário 1. A remuneração inicial é de R$ 2.043,36 para uma jornada de 30 horas semanais. Os aprovados também terão direito a benefícios como Auxílio-Refeição, Auxílio Cesta de Alimentação, e Auxílio-Creche.
As inscrições ficam abertas no período de 15 de abril até 08 de maio, pelo site da Fundação Getúlio Vargas. A taxa é de R$ 60. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar o Polo de Classificação para o qual deseja concorrer. A Prova Escrita Objetiva será realizada em 34 municípios brasileiros, no dia08 de junho, das 13h às 17h. A prova será composta por 80 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Matemática, e Conhecimentos Gerais) e Conhecimentos Específicos.
Na Bahia, a prova será aplicada nas cidades de Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Teixeira de Freitas, e Vitória da Conquista. As vagas são para os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíbas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, e Sergipe.
A convocação dos candidatos aprovados no concurso ocorrerá de acordo com as necessidades de provimento de vagas e as disposições normativas internas da instituição. Na convocação para a posse, o candidato que não aceitar ser empossado na cidade indicada pelo Banco do Nordeste para sua lotação, pertencente ao Polo de Classificação para o qual optou, terá seu nome excluído desse Polo, permanecendo na lista de Classificação por Estado e na lista de Classificação Geral para o cargo.
O empregado será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração do Banco do Nordeste.
Fonte:CorreiodaBahia

Malásia e Indonésia proíbem exibição do filme Noé


                                                              Ator Russel Crowe Foto:reprodução
Kuala Lumpur (AE) – A Malásia e a Indonésia proibiram a exibição épico norte-americano Noé, que retrata a vida do profeta que construiu uma arca para salvar a humanidade, juntando-se a outras nações muçulmanas que baniram o filme.
As autoridades de censura dos dois países informaram que a exibição do filme estrelado por Russel Crowe e dirigido por Darren Aronofsky é contra as leis islâmicas. Representações de qualquer profeta do Islã são evitadas para evitar a adoração de uma pessoa em vez de Alá.
“A exibição do filme Noé não é permitida no país para proteger a sensibilidade e a harmonia na comunidade multirracial e multirreligiosa da Malásia”, escreveu o presidente do Conselho de Censura Cinematográfica, Abdul Hamid, em um comunicado. Malaios muçulmanos constituem 60% dos 30 milhões de habitantes da Malásia, enquanto os cristãos são cerca de 9%.
No país muçulmano mais populoso do mundo, o presidente do conselho censor da Indonésia, Muchlis Paeni, disse que o enredo do filme contradiz tanto o Alcorão como a Bíblia. “Temos de rejeitar que Noé seja exibido aqui. Nós não queremos um filme que poderia provocar controvérsias e reações negativas”, disse Paeni.
O conselho indonésio Ulama, órgão islâmico mais influente do país, saudou a iniciativa dizendo que filmes que possam corromper os ensinamentos religiosos devem ser banidos. Por outro lado, intelectuais criticaram as autoridades. ”A decisão foi muito lamentável, muito triste”, escreveu o cineasta Joko Anwar em sua conta no Twitter.
Grande parte dos países muçulmanos, incluindo os Emirados Árabes, o Qatar e o Bahrein já proibiram o filme, que é um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos. A Paramount Pictures, estúdio responsável pela produção, adicionou um aviso em seus materiais de propaganda dizendo que “utilizou-se de licença artística” para contar a história. 
Fonte: Associated Press.

Ministro Dias Toffoli é o novo Presidente do TSE


                                            Ministro Dias(esquerda) vai comandar a eleição desse ano -foto:reprodução
O ministro Dias Toffoli foi eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira. Com posse marcada para maio, ele comandará as eleições presidenciais deste ano.
Além de integrar o TSE, Dias Toffoli é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O TSE é formado por três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados.
Toffoli foi nomeado para o Supremo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de assumir o cargo no STF, ele foi advogado-geral da União no governo do petista. Na sessão desta terça-feira, 8, o TSE também elegeu o ministro Gilmar Mendes como vice-presidente da Corte. Informações do Diário do Poder.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Concursos: Ministério do Meio Ambiente oferta vagas para Nível Superior e Médio

foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (8), o edital de dois concursos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com 49 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva.

Do total de oportunidades, 24 são para o cargo de analista ambiental, de nível superior, para atuação no Serviço Florestal Brasileiro (SFB), nas cidades de Porto Velho (RO), Santarém (PA), Natal (RN) e Curitiba (PR). A remuneração para o cargo é de R$6.134,15, já incluindo o auxílio-alimentação de R$373.
O outro edital traz oferta em cargos dos níveis médio e superior, também para atuação no SFB. São 16 oportunidades para técnico de nível superior nível V com salários de R$8.300 e 9 vagas para técnico de nível superior nível IV com salários de R$6.130. Neste caso, as vagas são nas áreas de gestão, informática e engenharia civil.


Para todos os cargos, a taxa é de R$75, e o período de inscrições vai de 9 de abril até 16 de maio. A prova também está marcada para 8 de junho. Em ambas as seleções, a validade inicial será de dois anos, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período, o que certamente permitirá um número extra de convocações. Os editais estão disponíveis no site do Instituto Quadrix

Fonte:CorreiodaBahia

Concursos: PRF divulga Edital com 216 vagas para Nível Médio (18 Vagas para a Bahia)

O edital do concurso público para a Polícia Rodoviária Federal foi publicado nesta terça-feira (8). São oferecidas 216 vagas (18 na Bahia) para Agente Administrativo. Para concorrer, é necessário ter o diploma de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC.

As inscrições começam nesta quarta-feira (9) e devem ser feitas pelo site da Funcab até 30 de abril. A taxa será de R$ 60. O salário será de R$ 2.043,17 acrescido do valor da GDATPRF (variável de R$ 1.521,60 a R$ 1.902,00, dependendo da avaliação de desempenho do servidor), com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

São atribuições do cargo: executar atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às competências legais da Polícia Rodoviária Federal, por meio da prestação de apoio técnico administrativo à área finalística da Instituição.

O número de vagas poderá ser ampliado durante o prazo de validade do concurso (de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período), desde que haja dotação orçamentária própria disponível e vagas em aberto aprovadas por lei.




A prova objetiva está prevista para o dia 25 de maio, terá caráter eliminatório e classificatório e será constituída de questões de múltipla escolha. A prova será composta das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ética e Conduta Pública, Raciocínio Lógico, Nocões de Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Arquivologia e Informática e Legislação Relativa à PRF.


PRF oferece 216 vagas de nível médio em concurso - foto:reprodução/Correio

















Os aprovados na prova objetiva serão submetidos ainda à investigação social, etapa de caráter eliminatório. Os aprovados serão contratados pelo regime jurídico estatutário.

Confira a distribuição das vagas:

GO - 06 vagas gerais + 01 PcD (pessoa com deficiência)
MT - 08 vagas gerais + 01 PcD
MS - 14 vagas gerais + 01 PcD
MG - 16 vagas gerais + 01 PcD
RJ - 01 vaga geral
SP - 09 vagas gerais + 01 PcD
PR - 17 vagas gerais + 01 PcD
SC - 17 vagas gerais + 02 PcD
RS - 23 vagas gerais + 02 PcD
BA - 17 vagas gerais + 01 PcD
PE - 11 vagas gerais + 01 PcD
ES - 03 vagas gerais 
AL - 03 vagas gerais
PB - 04 vagas gerais
RN - 03 vagas gerais
CE - 03 vagas gerais
PI - 09 vagas gerais + 01 PcD
MA - 04 vagas gerais + 01 PcD
PA - 05 vagas gerais + 01 PcD
SE - 04 vagas gerais
RO/AC - 03 vagas gerais
DF/SEDE - 07 vagas gerais + 01 PcD
TO - 04 vagas gerais
AM - 03 vagas gerais
AP - 03 vagas gerais
RR - 03 vagas gerais 

Fonte:CorreiodaBahia

EUA Checaram com Dilma se o Brasil ia mesmo pagar tanto pela Refinaria, diz Wikileaks

                                             Sede da Refinaria nos EUA- Foto:reprodução


O governo dos Estados Unidos buscou garantias da parte de Dilma Rousseff, em 2006, quando ela ainda era presidente do Conselho da Petrobras, antes de dar o sinal verde para que a empresa brasileira comprasse a refinaria em Pasadena – que, avaliada em US$ 42,5 milhões, acabou custando mais de US$ 1,3 bilhão ao País. Telegramas confidenciais da diplomacia americana obtidos pelo grupo Wikileaks revelam reuniões e missões enviadas ao Brasil pela Casa Branca diante da possibilidade de que a estatal brasileira comprasse a refinaria americana. A revelação é de reportagem de Jamil Chade para o jornal O Estado de S. Paulo.
Outro consultado foi o ex-diretor internacional da Petrobras Nestor Cerveró, operador do negócio. Um dos telegramas de 12 de junho de 2006 é explícito em relação ao assunto já em seu título: “A Aquisição da Petrobras da Pasadena Refining Systems”. O documento foi enviado pela embaixada americana em Brasília ao Departamento de Estado norte-americano e relata os encontros de ministros e delegações de Washington com autoridades nacionais, entre elas Dilma Rousseff.
Uma das preocupações dos Estados Unidos se referia à atuação da Petrobras concorrendo contra interesses americanos na América Latina e tirando proveito justamente do fato de que governos da região começavam em 2006 a nacionalizar investimentos americanos. O temor era de que esses governos, uma vez recuperado os ativos de empresas americanas, repassariam os investimentos para a Petrobras. Informações do Diário do Poder.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Jacobina: Cantor Igor Félix foi sepultado hoje,família contesta versão da PM

O cantor de forró da Banda dos Vaqueiros, Igor Félix, 19 anos, foi morto a tiros na madrugada desse domingo (6), por volta de 1h, durante uma abordagem policial na cidade de Irecê, a 480 quilômetros de Salvador. De acordo com o 7º Batalhão de Polícia Militar de Irecê, o jovem reagiu contra os PMs e acabou sendo baleado durante tiroteio.
Igor era vocalista da "Banda
dos Vaqueiros" (Foto:
Reprodução/
 Site Augusto Urgente)
Igor passava de carro nas proximidades do município de América Dourada quando foi abordado por policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO). Segundo a polícia, ele estava em um veículo roubado e reagiu com tiros à voz de prisão.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que durante a fuga Igor bateu o carro em um telefone público, o que causou alguns danos no automóvel, impossibilitando que ele continuasse a fugir. Diante da situação, ele teria saído do automóvel efetuando disparos de arma de fogo contra a guarnição da PM, que respondeu atirando. O cantor foi atingido e encaminhado para o Hospital de João Dourado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
A polícia informou também que o proprietário do carro recuperado reconheceu Igor como sendo o homem armado que o assaltou, levando seu veículo. Com o rapaz foi apreendido um revólver calibre 32, com três cartuchos deflagrados e dois intactos.
Torturado

A família do Igor, porém, garante que não há marcas de tiros no corpo do rapaz e acredita que ele tenha sido torturado. Em entrevista ao Repórter Cidade, da Rádio Jacobina FM 99,1, Rosa Gomes, mãe de Igor, disse que não foi observada nenhuma perfuração a bala no corpo do filho.


Notou-se que havia afundamento no crânio, vários hematomas na região do pescoço, peito e que o pescoço aparentava está quebrado, com muito movimento, deslocado do tórax. A mãe do rapaz também confirmou que ele  furtou o veículo e que foi perseguido pelos PMs.
A família de Igor aguarda o laudo do Instituto Médico Legal de Irecê, previsto para sair na próxima quinta-feira (10), que irá mostrar os detalhes e o que ocasionou a morte do rapaz.
O jovem  foi enterrado nesta segunda-feira (Foto: Reprodução/Site Augusto Urgente)

Confira a íntegra da nota divulgada pela PM

De acordo com as informações do 7º Batalhão de Polícia Militar/ Irecê, na madrugada de domingo (6), policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), recuperaram, nas proximidades do município de América Dourada, um veículo que havia sido roubado em Irecê. Após colidir e disparar contra as viaturas da PM, o acusado foi socorrido, mas morreu, sendo apreendido com ele um revólver calibre .32, com três cartuchos deflagrados e dois intactos. Posteriormente, foi constatado que o acusado atuava também como músico na região, onde era conhecido como “Igor Félix”.

A ação contou com o apoio das Guarnições da 1ª, 2ª e 4ª Companhias Independentes da PM.  A PM recebeu o chamado via Central de Rádio, sobre um veículo da marca GM, modelo Corsa, cor prata, que havia sido roubado nas proximidades do espaço Renascer, bairro de São José, no município de Irecê. A PM iniciou a diligência com a informação de que o autor do crime havia fugido por uma estrada vicinal, que dá acesso ao município de João Dourado, pois um amigo da vítima o seguia a distância e estava transmitindo o itinerário a PM. Diante das informações transmitidas pela Central de Rádio, as guarnições da PM seguiram em direção ao Povoado de Lagoa dos Borges, próximo a cidade de América Dourada, onde acabou se deparando com o acusado, que ao avistar a viatura tentou mais uma vez empreender fuga realizando uma manobra brusca de 180 graus com o veículo, tecnicamente chamada de U Torn, e conhecida como ”cavalo de pau”, vindo a causar uma colisão com a viatura policial.
Ao perder o controle do veículo o indivíduo se chocou com um telefone público, o que causou alguns danos no automóvel impossibilitando assim que ele continuasse a fugir. Diante da situação o homem desembarcou do automóvel efetuando disparos de arma de fogo contra a Guarnição da PM, que respondeu, o autor do roubo foi atingido e encaminhado de imediato ao hospital de João Dourado, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Todos os objetos envolvidos na ocorrência foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Irecê, para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis. O proprietário do carro recuperado reconheceu “Igor Félix”, como sendo o homem armado que o assaltou, levando seu veículo.

Fonte:CorreiodaBahia/reprodução

Bahia: Bandidos tocam terror na cidade de Ituberá


Alguns Reféns levados pelos vinte assaltantes dos Bancos do Brasil e Caixa Econômica em Ituberá, foram liberados na tarde desta segunda-feira (07) em Pratigí. foto:reprodução


Depois de Paratinga no sudoeste do Estado, onde bandidos atacaram a sede da PM e explodiram a agência do BB na madrugada de hoje(7), a cidade de Ituberá na Costa do Dendê, os moradores viveram momentos de terror com cerc a de 20 bandidos   que atacaram as agências do BB E CEF da cidade  e logo após fugiram levando reféns.
   
Segundo informações do site Nas malhas da Lei,  estavam em três veículos: uma Ranger branca, um Crossfox prata e um J3 cinza da Jac Motors. Os assaltantes na fuga atearam fogo no J3 e no Fox na região do Pratigí – Ituberá e seguiram a fuga com a Ranger, se deparando com as guarnições das polícias de Taperoá e Nilo Peçanha, próximo ao Trevo do Pratigi, onde iniciou um intenso tiroteio. 

Nesse momento alguns reféns foram libertados e outros continuaram com os assaltantes na fuga. Vale salientar que policiais de toda região fazem reforço no município.


Fonte:Nas Malhas da Lei