• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 17 de maio de 2014

UNEB elege os novos diretores dos Departamentos no próximo dia 21/05

                                                                                Imagem: Reprodução site UNEB
A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, irá  realizará no próximo dia 21 (quarta-feira) o  processo eleitoral para escolher os 29 diretores dos departamentos da instituição.  A votação vai ocorrer  das 8h às 21h. Entre os atuais 41 candidatos, oito estão concorrendo à reeleição.

Quem Vota

Estão aptos a votar  docentes e técnicos administrativos que integram o quadro permanente e os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).  Os os estudantes de graduação, pós-graduação e programas especiais regularmente matriculados além dos ocupantes de cargos de provimento temporário que ingressaram na Universidade há mais de quatro anos ininterruptos.

Palavra do Reitor  
O  Reitor José Bites de Carvalho na última reunião do CONSU destacou mais um momento que a UNEB irá vivenciar no próximo dia 21(quarta-feira) quando afirmou  " É um momento de muita responsabilidade em que todos devem contribuir para que as eleições seja um processo transparente e tranquilo”. 

Em Irecê: 

No Campus XVI- Irecê disputam a eleição o prof. Joabson Figueiredo, atual coordenador do colegiado  de Letras e a professora Maria da Conceição que foi diretora da DIREC-21. 
O vencedor(a) do pleito irá suceder a profa. Helga Porto que ficou quatro anos a frente do Departamento. 


Caturama: Bandidos explodem caixas do BB e atacam a PM

Uma agência do Banco do Brasil teve os caixas eletrônicos arrombados na madrugada deste sábado (17), por volta das 4h, em Caturama, no centro-sul da Bahia. De acordo com a delegacia do município, cerca de oito homens usaram explosivos para invadir o local.
Os assaltantes chegaram na cidade por volta das 3h e realizaram vários disparos contra o quartel e uma viatura da Polícia Militar. A polícia informou também que está é a segunda vez que a agência é arrombada. A quantia em dinheiro levada ainda não foi informada. Os bandidos conseguiram fugir. 
Segundo balanço do Sindicato dos Bancários, este ano já foram registradas 87 ocorrências envolvendo agências bancárias na Bahia. Esta foi a 62ª explosão de caixas eletrônicos. O Banco do Brasil lidera como alvo preferencial dos bandidos com 28 explosões. 
Caixas ficaram completamente destruídos (Foto: Janio Freitas/Site Sudoeste Bahia)
Viatura da PM também foi alvo do assaltantes (Foto: Janio Freitas/Site Sudoeste Bahia)
Fonte:correio da Bahia

Bahia: MS suspende transferência recursos para três cidades



Uma portaria do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União suspende a transferência de recursos financeiros de 22 municípios que estão irregulares na alimentação do Sistema de Informações sobre Mortalidade.
São eles: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Apodi (RN), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP).
De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014. Informações do Correio da Bahia.

Presidente encontra protestos e vaias em João Pessoa




                                                               Foto:Walter Paparrazi/Reprodução


Protestos populares marcaram a passagem da presidente Dilma Rousseff em João Pessoa (PB), no fim da manhã desta sexta-feira (16). Cerca de 200 pessoas, integrantes de grupos de indígenas, de servidores estaduais e federais e de mutuários do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) levaram faixas e cartazes para a porta do Forrock, casa de shows da capital paraibana que recebeu a formatura de 1,7 mil estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Impedidos de entrar no evento, os manifestantes chegaram a bloquear, por alguns minutos, a Avenida Tancredo Neves, que dá acesso ao local, mas a via foi reaberta por policiais militares. Na chegada da presidente e de sua comitiva, foram ouvidas vaias. 

Em seu discurso, de quase meia hora, Dilma não tocou nos temas dos protestos. Deu os parabéns aos formandos, prometeu manter e ampliar o Pronatec e enalteceu alguns programas sociais de seu governo, como o Minha Casa, Minha Vida e o Mais Médicos. Sobre o ensino técnico, a presidente disse que ele vai ser o "símbolo" do crescimento do Brasil. "O símbolo do Brasil desenvolvido não vai ser o telefone celular, o iPad, o cartão de crédito ou a carteira de trabalho", disse. "O símbolo do Brasil desenvolvido vão ser os diplomas técnicos de qualificação profissional." Logo após o encerramento da cerimônia, Dilma seguiu para o aeroporto, de onde partiu para Teresina (PI), onde participa de mais uma formatura de alunos do Pronatec.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Brasília: Procurador quer mandar Marco Prisco para presídio em Rondônia






               Vereador Marco Prisco durante o último movimento grevista da PM da Bahia foto:reprodução/CorreiodaBahia

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nesta sexta-feira (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o vereador Marco Prisco, que liderou o movimento grevista da Polícia Militar da Bahia, seja transferido para o presídio federal em Porto Velho (RO). O pedido será analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski, relator do habeas corpus no qual o vereador pede prisão domiciliar.
O pedido do procurador foi feito após o resultado de um relatório médico, divulgado na quinta (15). A junta médica, formada por dois servidores do Supremo, concluiu que Marco Prisco “não apresenta, no momento, evidência de cardiopatia que exija tratamento hospitalar ou domiciliar.

"O laudo é bastante claro: não há necessidade de internação hospitalar, de modo que não mais subsiste à manutenção do interessado no nosocômio [hospital]. A hipótese é de, em cumprimento ao que já determinado, presentes os requisitos da prisão preventiva, seja ele encaminhado para o Presídio Federal em Porto Velho.", afirmou Janot.Marco.
Prisco foi preso em Salvador, no dia 18 de abril e transferido para Presídio da  Papuda, no Distrito Federal, porque a ordem judicial determinou que ele deve ficar recolhido em instituição prisional federal. Informações do Correio da Bahia. 



Bahia: PGE oferta 11 vagas para Motorista no interior

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) abriu inscrição nesta quarta-feira, 14, para processo seletivo simplificado via Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São oferecidas 11 vagas para motorista para trabalhar em Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Barreiras e Vitória da Conquista.
O salário é de R$ 1.152,56 para jornada de 40 horas semanais. Os profissionais serão selecionados por análise curricular. É necessário ter nível fundamental completo, carteira de habilitação categoria B, experiência comprovada na função de no mínimo seis meses e idade mínima de 18 anos.
Fonte:atardeonline

Concurso: Caixa divulga resultado para técnico bancário

O edital com o resultado dos concursos para técnico bancário, engenheiro e médico do trabalho da Caixa Econonômica Federal foi publicado ontem( quinta-feira) 15. O documento está disponível no site daCespe/UNB  onde os candidatos podem tirar dúvidas e conferir as respostas.
Fonte:atardeonline

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Brasília: Vereador Marcos Prisco é transferido de hospital algemado

Defesa de Prisco reclama de uso de algemas durante transferência para hospital
Foto: Ascom
O vereador Marco Prisco foi transferido na noite desta quarta-feira (14) para o Hospital Regional Asa Norte, em Brasília, após receber alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base na última semana, informou sua defesa, que reclamou ainda do uso de algemas durante o procedimento, ordenado por uma delegada do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

A advogada Marcelle Maron disse que a utilização de algemas só é lícita em casos de “resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito”. “O vereador está debilitado. Passou por um cateterismo e nunca ofereceu risco, mesmo enquanto sadio. 

A atitude trata-se de excesso e cabe responsabilização, segundo súmula vinculante do próprio Superior Tribunal Federal”, protestou a defensora do tucano. Uma imagen enviada pela defesa mostra o vereador algemado a uma maca. Conforme seus advogados, Prisco ainda se recusa a comer e beber e perdeu 15 quilos.

Fonte:BN

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Irecê: Suspeitos de assassinar Engenheira Erica são presos

Foram apresentados na tarde desta terça-feira (13), na Delegacia de Polícia de Irecê, os suspeitos do assassinato da engenheira Erika Medrado Ferreira, de 29 anos, ocorrido em 22 de abril.

Foragidos há mais de vinte dias, Adalberto Ribeiro Lélis (Betinho) de 22 anos, e o menor B.G.S de 16 anos, foram presos pela Polícia Militar, que conseguiu chegar até eles, com a colaboração de familiares de ambos.

Eles tiveram a prisão preventiva decretada por suspeita de assassinar a tiros a engenheira Erika.Por medida de segurança, a delegada Lúcia Jansen que comandou as investigações, informou que os presos foram imediatamente transferidos para outra delegacia não revelada.

Fonte: caraíbasfm/reprodução   




terça-feira, 13 de maio de 2014

Lula compara compra da Pasadena a casamento




                                                                 foto:  atardeonline/reprodução 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou o negócio da compra da Refinaria de Pasadena, pela Petrobras, com seu casamento com dona Marisa.
"Quando a gente faz um negócio ele pode ser ótimo ou ruim. Eu fico perguntando, quando eu casei com a Marisa foi um bom negócio. Ainda é um bom negócio porque ainda estou com ela. E se eu tivesse me separado seria um bom negócio? Não. Mas como eu casei foi bom negócio, por isso casei com ela", disse na noite desta segunda-feira, 12, a uma plateia de 1.300 pessoas no Hotel Fiesta que se reuniram num ato de apoio à candidatura do petista Rui Costa ao governo do Estado.

A compra de Pasadena, na visão de Lula era um bom negócio, na época, para a Petrobras. "Porque, no momento, era muito interessante. Se teve problema no petróleo, paciência, mas voltou a dar lucro outra vez", afirmou, interpretando que a pressão para criar uma CPI visando investigar a estatal seria uma preocupação "para eles (os partidos de oposição) fazerem caixa de campanha, pois não há outra explicação dessas acusações".

Lula contou que, quando era deputado federal, "tinha gente que andava com papel no bolso: 'Olha a CPI, olha a CPI'. Era ameaça. Ora, quer fazer (CPI) faça e vai pagar o preço de fazer se tiver as coisas certas".

Lula elogiou o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli que dirigia a empresa durante a compra de Pasadena. Gabrielli estava no palanque com Lula, o governador Jaques Wagner e Rui Costa: "Quando coloquei esse moço na Petrobras disseram 'Lula está colocando um cara que não entende nada, de fora'. Dois anos depois ele foi eleito o mais competente diretor-financeiro de todas as empresas de petróleo do mundo", disse muito aplaudido.

Reeleição

Pouco antes, em São Francisco do Conde, Lula defendeu em um evento oficial promovido pela Prefeitura a reeleição da presidente Dilma Rousseff, que estaria "apanhando" das elites de uma maneira nunca vista antes.

O ex-presidente disse que a companheira de partido será reeleita "para a desgraça" das elites.

"Eu nunca vi baterem tanto na presidenta Dilma como estão batendo agora. Eu pensava que o preconceito era com relação a mim, pelo fato de eu ser um nordestino. Mas agora eles batem na Dilma porque ela é mulher. Eles batem na Dilma porque não é possível esse país eleger uma mulher e ainda vai reeleger essa mulher para a desgraça deles", afirmou.

Simulando uma conversa com o governador Jaques Wagner, prosseguiu: "Sabe o que eles pensam à boca pequena? Ô Wagner, é um absurdo. 'Nós precisamos evitar que ela seja eleita porque se ela for eleita, são mais quatro anos de PT e daqui a pouco esse Lula quer voltar e vai levar mais não sei quantos anos'", disse, interrompido pelos gritos de "olê, olê, olê olá, Lula, Lula", que caracterizaram as campanhas eleitorais de que participou.

Antes de encerrar o discurso, o ex-presidente declarou considerar cumprida a missão dele na presidência da República.

"Deixa eu dizer uma coisa para esse bando de hipócritas. Quando a gente chega aos 68 anos de idade, a gente acorda todo o santo dia pedindo a Deus para viver o dia seguinte. Eu acho que eu já fiz neste país o que eu precisava fazer. O meu orgulho é olhar na cara de cada um de vocês e dizer 'foi um peão metalúrgico quem recuperou a dignidade desse país'", finalizou.

Ele chegou ao município de carona no helicóptero que normalmente é usado pelo govrnador Jaques Wagner.

fonte: atardeonline

Bahia: PF deflagra operação, seis ex- Prefeitos e dois Prefeitos tiveram prisão decretada

Policiais federais deflagraram uma operação nesta terça-feira, 13, em 20 municípios baianos, além de Aracaju, em Sergipe, e Brasília. Dois prefeitos e seis ex-prefeitos tiveram a prisão decretada. De acordo com a Polícia Federal (PF), eles estão envolvidos em esquema de desvio de recursos públicos e corrupção. A ação "13 de Maio" também vai cumprir mandado de prisão de quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos.
Também são cumpridos 83 mandados de busca e apreensão. De acordo com a PF, foram desviados cerca de R$ 30 milhões. A verba ficava em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O dinheiro seria utilizado em serviços de engenharia, transporte escolar e na realização de eventos sociais.
O esquema criminoso era praticado nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde. 
A ação também conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal e da  Assessoria de Pesquisa Estratégicas da Previdência Social. Informações de atarde.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Bahia: Aécio,Eduardo e Lula estarão no Estado

A Bahia volta a ser palco para os dois principais adversários da presidente Dilma Rousseff (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira, 12. Em cidades distintas, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) disputam os holofotes da imprensa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também visita hoje São Francisco do Conde e Salvador.
O tucano visita o 2º maior colégio eleitoral baiano, Feira de Santana, duas semanas após participar do Fórum Empresarial de Comandatuba, em Una, no sul do estado. Aécio despe-se do discurso da economia da última visita e conversa com lideranças políticas regionais na cidade.
O encontro em Feira acontece no Hotel Ibis, às 14h, de acordo com o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA). "Ele está aproveitando esses momentos para circular", admitiu o correligionário baiano.
E, menos de um mês após participar do ato político que apresentou a chapa estadual liderada por Paulo Souto (DEM) em Salvador, Aécio recebe o título de Cidadão Soteropolitano, concedido por projetos dos vereadores Paulo Câmara (PSDB) e Leo Prates (DEM). A outorga acontece na Câmara de Vereadores com a presença esperada do prefeito ACM Neto (DEM).
Diálogos
Enquanto Aécio usa o título na capital baiana como pretexto para visitar Feira e Salvador, Eduardo Campos (PSB) segue com "diálogos" com diversos segmentos sociais.
No município de Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, Campos participa do seminário "Dialogando com a juventude", com a participação da pré-candidata ao governo pelo partido, Lídice da Mata, e da pré-candidata ao Senado, Eliana Calmon.
O encontro, agendado para as 10h no auditório da Fainor, segue o mesmo protocolo do seminário sobre desenvolvimento do sul da Bahia, realizado em Ilhéus no último dia 02 de maio, após participar do Fórum de Comandatuba. 
Nele, Campos ouviu demandas regionais e afinou o discurso para a militância do PSB e da Rede na Bahia.
Lula vem à Bahia para participar como convidado do governador Jaques Wagner  de uma inauguração em São Francisco do Conde, à tarde. À noite será a maior estrela em ato de apoio à pré-campanha do candidato Rui Costa, em Salvador.
Fonte:atardeonline/reprodução