• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 31 de maio de 2014

Morre o jornalista e apresentador Mauricio Torres aos 43 anos


                                                                                           Foto:reprodução

O apresentador do “Esporte Fantástico”, Maurício Morreu, morreu, aos 43 anos, neste sábado (31), no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
O locutor foi vítima de uma infecção. Ele estava internado desde o dia 1º de maio, quando passou mal durante um voo do Rio de Janeiro para São Paulo.
Ao desembarcar, Maurício foi direto para o hospital, onde foi constatada uma arritmia cardíaca, segundo informou a coluna do jornalista Flávio Ricco.
Logo depois uma infecção foi descoberta, que chegou a ser combatida a base de antibióticos, mas não regrediu e agravou seu estado de saúde.
Torres deixa a esposa e uma filha de oito anos. O sepultamento será realizado no Rio de Janeiro. 

Fonte:eSTADÃO

Inscrições para bolsas no 2º semestre do ProUni de 09 a 11/06


O Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação abrirá, de 9 a 11 de junho próximo, as inscrições, em uma única etapa, para a edição deste segundo mestre. A partir do dia 5, os candidatos terão acesso on-line à relação de vagas, por curso e instituição.
O cronograma de todo o processo do ProUni relativo a esta segunda edição do ano consta de portaria publicada nesta sexta-feira, 30. O programa terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado em 15 de junho. O da segunda, em 4 de julho, ambos on-line, na página do programa na internet.
O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para se inscrever na segunda edição de 2014, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem, assim como o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Criado pelo governo federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, o ProUni recebe inscrições de egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, estes na condição de bolsistas integrais da própria escola. O programa também oferece bolsas de estudos a pessoas com deficiência. São atendidos, ainda, professores da rede pública de ensino que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrem o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles podem fazer a inscrição em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica.
As inscrições serão feitas na página do ProUni na internet. A Portaria Normativa do MEC nº 13/2014 e o Edital nº 20/2014, da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, que regulamentam o processo seletivo do programa para o segundo semestre, foram publicados no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social/MEC

Ameaça de morte teria motivado aposentadoria de Joaquim Barbosa



                                                                   Foto:reprodução

"Ele chegou ao seu limite. Não aguentava mais. Cansaço físico e consciência do dever cumprido. Duro e triste o dia de hoje. Mas sinto-o aliviado pela decisão".
O desabafo é do chefe de gabinete da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), diplomata Sílvio Albuquerque Silva.
Em entrevista exclusiva à coluna Tempo Presente, ele se emocionou ao falar sobre o anúncio da aposentadoria apresentado, na quinta-feira, 29, pelo presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa



Foi inesperado, sim. Sobretudo porque o ministro podia ficar mais 10 anos no STF, já que a aposentadoria compulsória se dá aos 70. Mas Barbosa é, digamos, um especialista em surpresas - às vezes por ele causadas de forma involuntária.
"Havia ameaças de morte, com telefonemas para o gabinete e a casa dele, com frases covardes como: 'Sua hora está chegando'", relatou o diplomata, na tentativa de explicar o inesperado gesto do presidente do Judiciário brasileiro.
Assim foi quando, indicado pelo ex-presidente Lula, tornou-se o primeiro negro a chegar à mais alta corte da Justiça do país.
Surpreendeu também o país, desta vez voluntariamente, em pelo menos dois episódios distintos:

1 - Quando conduziu o processo do mensalão, na qualidade de relator, sem fazer nenhuma concessão aos amigos e/ou companheiros de Lula.

2 - Quando resistiu aos fáceis apelos populares e não se filiou a partido para se candidatar a presidente da república nas eleições deste ano.

Mais do que isso - e aqui não se entra no mérito de algumas discutíveis decisões -, Barbosa fez quase um milagre: com ele no STF, a maioria da população voltou (ou começou?) a acreditar que a Justiça vale para todos.
 
Fonte:Informações de atardeonline/reprodução

Justiça Federal revoga prisão do vereador Marcos Prisco

                                                Prisco durante o último movimento grevista da PM-foto:reprodução

A Justiça Federal na Bahia revogou, na tarde desta sexta-feira (30), a prisão preventiva do vereador Marco Prisco, líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia. A prisão foi substituída por medidas cautelares. Foi levado em consideração o fato do vereador possuir trabalho e residências fixas. 
Apesar da liberação, ele terá que pagar 30 salários mínimos de fiança, não poderá frequentar quartéis nem ter contato com diretores de qualquer associação de policiais militares. Além disso, não poderá se ausentar da comarca de Salvador sem autorização prévia da Justiça, entre outras restrições. 
Segundo o advogado de defesa Vivaldo Amaral, vereador só deve sair da prisão semana que vem, já que o pagamento da fiança só poderá ser providenciado na segunda-feira (2). Informações do Correio da Bahia.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bandidos explodem bancos e atacam PMs em Brotas de Macaúbas



Um grupo com cerca de 15 homens levou o terror na manhã desta sexta-feira (30) para a cidade de Brotas de Macaúbas, que fica a 590 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Polícia Civil, antes de explodir os caixas eletrônicos, o grupo chegou ao centro da cidade atirando para cima. Dois policiais militares ficaram feridos.
Agência do Branco do Brasil foi atacada (Foto: Macaubense Life)


O ataque aconteceu por volta das 2h da madrugada. Ainda de acordo com a polícia, o grupo se dividiu e alguns homens foram para as proximidades da delegacia, residência do delegado e batalhão da Polícia Militar da cidade, onde também efetuaram disparos.


Os bandidos usaram explosivos para destruir os caixas de autoatendimento de dois bancos no centro da cidade. Segundo a polícia, no Banco Bradesco a maior parte da agência foi atingida pela explosão. Já no Banco do Brasil, apenas um caixa eletrônico foi arrombado. 


Uma equipe da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) que fazia ronda no local pela madrugada foi recebida por tiros. Dois policiais militares que estavam na viatura no momento do ataque foram baleados. Eles foram socorridos para um pronto-socorro local pelos colegas e transferidos para o Hospital Municipal de Ibotirama. O policiais não tiveram os nomes divulgados, mas passam bem.



Agência do Bradesco ficou completamente destruída (Foto: Macaubense Life)



















Segundo testemunhas, os bandidos fugiram em um Toyota/SW4 preto, uma Chevrolet/Montana vermelha e uma moto. Outras equipes da Caesa e da Polícia Civil fazem buscas para tentar localizar os suspeitos do crime. O valor levado pelos bandidos também não foi divulgado.


Nova Soure
Ainda na madrugada desta sexta (30), bandidos armados explodiram caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil de Nova Soure, a 238 quilômetros de Salvador. A delegacia do município disse que apenas a perícia pode determinar quanto os bandidos conseguiram levar em dinheiro. 


Fonte: CorreiodaBahia

Ministério da Saúde cancela portaria que oficializava o aborto no SUS


O governo federal recuou na polêmica e o Ministério da Saúde revogou nesta quinta-feira a Portaria 415, publicada quinta passada, que oficializava o aborto nos procedimentos do SUS nos hospitais do País - conforme adiantou a Coluna no UOL. A revogação saiu na Portaria 437, publicada hoje no D.O. da União (veja abaixo).

A polêmica em torno do assunto e a insegurança jurídica sobre a questão – conforme registrou a Coluna, ouvindo juristas – fizeram o governo recuar. Antes da Portaria 415, o SUS registrava o procedimento de “curetagem” – raspagem da cavidade uterina após aborto, não necessariamente realizado nos hospitais por meios legais  - e na portaria 415 passou a registrar “interrupção da gestação” nos procedimentos do SUS, um eufemismo para o aborto.

Embora tenha prevalecido o procedimento para casos de estupro, risco de vida e anencéfalo, o não detalhamento dos procedimentos gerou um embate polêmico em torno da nova expressão na tabela do SUS, e juristas viram brecha para uma ampla abordagem e risco de prática geral do aborto além dos casos especificados, caso se mantivesse a portaria 415.

O governo ainda não decidiu se mantém a curetagem, como antes, nos procedimentos, ou se aperfeiçoa o texto para evitar impasse jurídico.

O Ministério da Saúde alegou “falha técnica” para anular a portaria. Mas além do explicado supracitado, onde há falha técnica alegada, também há insegurança jurídica. 

Fonte:Correio

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Concursos: Inmetro oferta 80 vagas para nível superior e médio

O Ministério do Planejamento autorizou a realização do concurso público com 80 vagas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (28). 

Do total de oportunidades, 19 vagas são para assistente executivo em metrologia e qualidade, de nível médio, nove para técnico em metrologia e qualidade, do médio/técnico, 39 para analista executivo em metrologia e qualidade (3º grau), 11 para pesquisador-tecnologia em metrologia (nível superior) e duas para especialista em metrologia e qualidade sênior (exigência de doutorado).
 
Na tabela de remuneração dos servidores públicos federais atual, os rendimentos iniciais são de R$3.229,69 para os assistentes, de R$3.050,49 para os técnicos, de R$6.860,95 para os analistas e pesquisadores e de R$15.442,40 para os especialistas. Em todos os valores, já estão incluídos a gratificação de desempenho e auxílio-alimentação de R$373. O instituto tem até seis meses para divulgar o edital do concurso.

Fonte:Correio

quarta-feira, 28 de maio de 2014

UESB oferta Mestrado em relações étnicas e Contemporaneidade

A UESB- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia oferta curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado Acadêmico em relações Étnicas e Contemporaneidade ´no Campus de Jequié, sudoeste do Estado. As inscrições podem ser realizadas no período de 26/05 a 25/06 pelo site específico.

CONFIRA O EDITAL 079/14 COMPLETO ABAIXO:


http://www.uesb.br/editais/2014/05/Edital-079-14.pdf



Fonte: www.uesb.br

SALVADOR: ACABA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS

Os rodoviários aceitaram a proposta formulada após reunião do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Setps), representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e Secretaria Municipal de Urbanismo e Transportes se reuniu na manhã desta quarta-feira (28) para discutir propostas para o fim da greve dos rodoviários em Salvador.
Eles aceitaram o reajuste salarial de 9%, o pagamento de R$ 14 para ticket alimentação, e a Prefeitura vai assumir o pagamento da gratificação do Carnaval. "Agora estamos ligando para todas as empresas para que a vida da cidade volte ao normal. Faço convocação para os motoristas que voltem para as garagens. Vamos tentar colocar 100% dos ônibus nas ruas", disse o secretário municipal de Transportes e Urbanismo, Fábio Mota. 
Fonte:CorreiosdaBahia

Greve dos rodoviários chega ao terceiro dia em Salvador

No terceiro dia em que os rodoviários paralisaram as atividades, os soteropolitanos também não encontraram ônibus nas ruas na manhã desta quarta-feira (28). A cena se repetiu: pontos lotados e a população tendo de pegar micro-ônibus, mototáxis e vans do sistema alternativo para chegar ao destino.
Apesar da presença de viaturas da Polícia Militar em frente às garagens para escoltar os motoristas de ônibus que não aderiram ao movimento grevista, nenhum ônibus saiu para circular na manhã desta quarta-feira (28).
  • (Fotos: Louise Lobato)
  • (Fotos: Louise Lobato)
    (Fotos: Louise Lobato)
A população diverge sobre os culpados pelo problema. Para o comerciante Antônio Oliveira, a culpa era dos sindicalistas. “Eles fazem os acordos escondidos e depois querem que a categoria aceite. Eu entendo os rodoviários. O sindicato é o culpado por essa situação”, disse. 
Para  coordenador de qualidade Thiago Sales, os responsáveis são os rodoviários. “Entendo as necessidades da categoria, mas a reivindicação está sendo feita de maneira errada. Eles abandonaram a população na rua”, apontou. Houve quem culpasse também os órgãos públicos. “A culpa é da prefeitura, que não disponibilizou mais ônibus para nos atender”, afirmou a doméstica Aline Souza. 
Fonte:CorreiodaBahia

SiSU 2014: Inscrições para 2ª edição de 02 a 04/06


                                                                   Imagem:reprodução
As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2014 começam na próxima segunda-feira, 2, e terminam no dia 4 de junho. O sistema toma como base as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Estudantes que tenham feito o Enem de 2013 e alcançado nota superior a zero na redação, poderão se inscrever no site do sistema, gratuitamente. Cada estudante poderá escolher até duas opções de curso.
Durante o período de inscrição, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas para consulta diariamente, no portal do Sisu. No entanto, a consulta à oferta de vagas pode ser feita a partir desta quarta-feira, 28.
Conforme edital publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, 27, a primeira chamada do Sisu será divulgada no dia 6 de junho, com matrículas nos dias 9, 10, 11 e 13. Já a segunda está prevista para o dia 24 do mesmo mês, e o candidato poderá se matricular nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho.
Fonte:atarde

terça-feira, 27 de maio de 2014

Copa 2014: "O que tinha para ser roubado, já foi" diz filha de Ricardo Teixeira


                                                                          Foto:reprodução

Diretora executiva de Planejamento Estratégico e Suporte a Operações do COL (Comitê Organizador Local) da Copa-2014, Joana Havelange se envolveu em uma polêmica daquelas. Em seu Instagram, a neta de João Havelange e filha de Ricardo Teixeira compartilhou uma mensagem na qual diz que "o que tinha para ser roubado [com a Copa] já foi".

"Não apoio, não compartilho e não vestirei preto em dia nenhum de jogo do Mundial. Quero que a Copa aconteça da melhor forma. Não vou torcer contra, até porque o que tinha que ser gasto, roubado, já foi. Se fosse para protestar, que tivesse sido feito antes", diz trecho da mensagem.

"Eu quero mais é que quem chegue de fora, veja um Brasil que sabe receber, que sabe ser gentil. Quero que quem chegue, queira voltar. Quero ver um Brasil lindo. Meu protesto contra a Copa será nas eleições. Outra coisa, destruir o que temos hoje, não mudará o que será feito amanhã", completa a postagem.

Vale ressaltar que o texto não é de autoria de Joana, mas sim um viral que se espalhou pela internet e pelas redes sociais, como Facebook e o próprio Instagram. A mensagem também foi compartilhada por outros famosos, como Carol Portaluppi, filha do técnico Renato Gaúcho.

Fonte:estadão

Salvador amanhece sem ônibus nesta terça-feira(27)


          
                  
                              Desde ontem(26) os rodoviários faziam paralisações como essa na Sete Portas - foto:Almiro Lopes/Correio/reprodução

Mesmo com a determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que determinou que uma frota mínima com 70% dos ônibus circule por Salvador, a decisão não foi cumprida e Salvador amanheceu sem ônibus nesta terça (27).
Com a maioria dos pontos vazios e poucas pessoas aguardando pelos ônibus, parte da população tentou achar outras formas de chegar ao trabalho. Em grupos, alguns arriscaram caminhar, outros tentavam caronas ou aguardavam ônibus do transporte intermunicipal.
Parte dos rodoviários permaneceu
 na madrugada de hoje. Eles rejeitaram a proposta de reajuste, que foi reapresentada por advogados do sindicato da categoria - 9% de aumento no salário e no ticket alimentação, além da redução da carga horária de 8h para 7h.
Centenas de rodoviários foram para o local, insatisfeitos com a proposta aceita em assembleia na tarde de hoje e com a maneira que o sindicato tratou a situação. Muitos afirmam que a assembleia feita à tarde não contou com a maioria da categoria.Informações do Correio da Bahia.

Copa 2014: FIFA divulga os preços das bebidas e comidas nos estádios

O mistério foi revelado. A Fifa divulgou, nesta segunda-feira (26), os preços das bebidas e comidas que serão vendidas dentro dos estádios durante a Copa do Mundo deste ano. Símbolo da culinária baiana, o acarajé, por exemplo, será vendido a R$ 8, mas a tabela não revela se trata-se da opção com ou sem camarão, habitualmente vendidos separadamente nos tabuleiros da capital baiana.

Os torcedores encontrarão uma variedade de iguarias típicas de algumas cidades-sede, no entanto, alguns produtos, se comparados à época que não há partidas pelo mundial, estão com o valor bastante salgado, como o caso do latão de cerveja. O da Brahma sairá à R$ 10, enquanto a Budweiser comercializará os 473 ml do líquido por R$ 13. Já a versão sem álcool da Brahma sai por R$ 6. A cocada será vendida por R$ 5.


Ainda entre os preços, refrigerantes e isotônicos aparecem custando R$ 8 e 500 ml de água custará R$ 6. Tipicamente mineiro, o feijão tropeiro de Belo Horizonte sairá por R$ 15 a porção e o manauara Tambaqui com batata frita sai a R$ 13. Os alimentos mais baratos ao lado da cocada são o bolo de rolo, de Recife e o carioca biscoito de povilho salgado e doce, que saem a R$ 5.

Os chocolates saem a R$ 8 e o preço máximo com relação aos sanduíches é R$ 13, suficientes para adquirir um cheesebúrguer duplo. Confira abaixo a tabela completa com os preços.

Reportagem iBahia/correiodaBahia

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Salvador: Sindicato aceita proposta, mas rodoviários contestam

O Sindicato dos Rodoviários aceitou a proposta feita pelos patrões das empresas de transporte urbano de Salvador em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (26), na sede do Sindicato dos Eletricitários do Estado da Bahia (Sinergia). A categoria mantinha estado de greve e planejava iniciar uma paralisação nesta terça-feira (27). Alguns trabalhadores ficaram descontentes com o acordo e ainda ameaçam interromper as atividades amanhã.

Após a assembleia, rodoviários infelizes com o acerto fizeram duas fileiras de ônibus na frente do sindicato onde foi feita a assembleia, congestionando o trânsito na região. Usando microfones e megafones, os trabalhadores tentam se articular para manter o estado de greve e interromper as atividades a partir de meia-noite.

Além do protesto na Av. Sete Portas, os rodoviários paralisaram atividades nas estações Pirajá e Mussurunga, no bairro da Ribeira e no final de linha de São Caetano. Parte dos trabalhadores reunidos no Sinergia discutem retomar as atividades no início na noite de hoje e retornar à sede do sindicato às 21h para interromper as atividades.
  • Estação Mussurunga sem coletivo(Antônio César Aleluia)(Antônio César Aleluia/reprodução)


"Existe um pequeno grupo descontente, mas é um grupo que não quer mais ficar na categoria e os patrões só não demitem por causa da multa rescisória. Eles querem tumultuar para forçar a demissão.", contesta Fábio Primo, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários.

Segundo Primo, por conta da falta de espaço na sede do Sindicato dos Rodoviários, onde aconteceu a assembleia, alguns trabalhadores não conseguiram participar da votação, mas a proposta foi "aprovada pela maioria presente". Rodoviários negam ter participado de assembleia e dizem que não aceitarão proposta do Setps.

O sindicato aceitou acordo conseguindo um aumento salarial de 9%, contra os 15% reivindicados inicialmente. O valor do tíquete alimentação aumentou 9% e foi para R$13,08, contra os R$ 12 pagos para os rodoviários anteriormente - o valor desejado era de R$20. Uma das principais reivindicações da categoria, a jornada de trabalho foi reduzida de oito para sete horas. 

Mesmo com o protesto de alguns membros da categoria, o vice-presidente do sindicato exalta o acerto conquistado na tarde de hoje. "Tivemos o maior acordo do norte-nordeste. Conseguimos 9% de aumento salarial e não precisamos aumentar nossa jornada de trabalho por isso, pelo contrário", afirma Primo.

Fonte: Correio da Bahia

domingo, 25 de maio de 2014

Morre o ex- jogador Washington da dupla "casal 20" com Assis

Washington no Galícia e com Assis sendo campeão brasileiro de 84 pelo
Fluminense
(Foto: Reprodução/Galícia)
O ex-jogador de futebol Washington, 54 anos, morreu na madrugada deste domingo (25) em Curitiba. O atleta, baiano de Valença, iniciou sua carreira pelo Galícia e foi um dos maiores ídolos do Fluminense, onde jogou ao lado de Assis.
Washington lutava contra uma esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa, e vivia com ajuda de um respirador, além de ser acompanhado diariamente por uma equipe médica. Familiares encontraram o ex-jogador sem respirador, que caiu durante a noite. O corpo passará por perícia, que irá determinar a causa da morte.
O corpo do ex-jogador será  sepultado na cidade de Valença-Ba.
Em nota, o Galícia lamentou a morte de Washington. "O Galícia deseja expressar hoje o seu reconhecimento e agradecimento por tudo o que Washington fez e representou na história do clube. O presidente Dario Rego envia suas condolências à família do eterno galiciano, que consigam superar este difícil momento", diz texto do clube.
Carreira

Washington começou a carreira em 1980 no Galícia, onde se destacou e chamou atenção do Corinthians, para onde foi em seguida. Em 1983, já estava no Atlético-PR e foi semifinalista do Brasileirão. No time, ele começou a dupla com Assis, conhecida como "Casal 20". O Furacão foi eliminado pelo Flamengo de Zico, que depois foi campeão, e ficou no terceiro lugar no campeonato nacional.

O sucesso de Washington e Assis seguiu no Fluminense, onde conquistaram o tricampeonato carioca (1983/84/85) e o campeonato brasileiro de 1984. Ele voltou a ser campeão carioca pelo Botafogo, em 1990, e ainda conquistou títulos estaduais pelo Desportiva, do Espírito Santo, e pelo Santa Cruz.
Washington chegou a voltar ao Galícia em 1995, quando tinha 35 anos, e ajudou o time a ser vice-campeão. Encerrou a carreira um ano depois.
Fonte:CorreiodaBahia