• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 5 de julho de 2014

Eliana Calmon teme esvaziamento do CNJ


A jurista e candidata ao Senado, Eliana Calmon (PSB)
Defensora ferrenha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que comandou e deu visibilidade à sua carreira, a jurista e candidata ao Senado pela Bahia, Eliana Calmon (PSB), demonstrou preocupação com uma declaração do atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. O chefe da alta corte do Judiciário informou que o trabalho do CNJ focará mais na gestão ao invés da fiscalização.
 Para Eliana, caso ocorra, será um equívoco para o processo de transparência da Justiça brasileira. “Existe uma preocupação. Ele disse que faria do CNJ um órgão para gestão, daria essa ênfase. Hoje, o CNJ representa 80% de corregedoria, mas não significa que o trabalho é apenas no combate, mas fiscalização, questões administrativas… No momento que é dito que não focará as investigações, você está dizendo você não irá priorizar as vistas nas responsabilidades. Poderá ser um grande equívoco, talvez ele não conheça a realidade da Justiça brasileira”, respondeu a jurista. De juíza a uma candidata passível da atuação da Justiça Eleitoral. Eliana vive o outro lado da moeda, como ela mesma intitulou. Questionada pela Tribuna quanto à sua opinião sobre o órgão responsável pela coordenação das eleições no Brasil, a socialista chama de “formalista” e acredita que a legislação é “perversa”.
Fonte:Politicalivre 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

MEC divulga 2ª chamada do ProUni para o 2º semestre

O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira (4) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os estudantes pré-selecionados têm até o dia 11 de julhopara comprovar as informações prestadas na hora da inscrição. Para a realizar a matrícula, o candidato deve verificar horário e local onde deve comparecer para apresentar sua documentação. Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos. 
Quem não foi selecionado poderá participar da lista de espera nos dias 21 e 22. O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial. Informações do BN.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

São Paulo: Justiça determina penhora de 10% do faturamento bruto da Igreja Mundial


Justiça determina penhora de 10% do faturamento bruto da Igreja Mundial do Poder de Deus
Igreja pertence ao apostolo Valdemiro Santiago\foto:reprodução


A Justiça de São Paulo determinou a penhora de 10% do faturamento bruto da Igreja Mundial do Poder de Deus. No hall, é incluso a penhora de dízimos, doações e quaisquer outras fontes de arrecadação. A decisão do juiz Carlos Eduardo Borges Fantacini, da 26ª Vara Cível, atende ao pedido do Grupo Bandeirantes, que cobra a igreja por ter deixado de pagar pelo espaço utilizado para veicular programas no Canal 21. A igreja é comandada pelo apóstolo Valdemiro Santiago. 

Em março e maio deste ano, já foram penhoradas das contas da Igreja Mundial cerca de 25% dos R$ 8,9 milhões devidos. Um administrador judicial deve fazer diligências para verificar se, a cada culto, por exemplo, parte do dinheiro entregue por fiéis será repassada à Band. A Justiça ainda neste ano considerou improcedente a ação por danos morais da revista IstoÉ sobre a crise financeira da igreja. 

Fonte:Coluna Justiça do BN. 

Micro-ônibus da UESB tomba e deixa dois feridos


Fotos: Reginaldo Spinola | Itambé Agora
Fotos: Reginaldo Spinola | Itambé Agora
Um micro-ônibus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) tombou na BA-634 no trecho conhecido como Serra do Tombo, entre Itambé e Ribeirão do Largo, na tarde desta quinta-feira (2). O veículo levava 16 alunos do curso de Zootecnia do campus de Itapetinga que voltavam de uma aula de campo.
11
O condutor do coletivo oficial e um dos discentes foram encaminhados ao Hospital São Vivente de Paula em Vitória da Conquista, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde estão sob os cuidados médicos, sendo que o primeiro ferido passou por uma cirurgia. A UESB ainda não se pronunciou sobre o fato.

Fonte:Blog do Anderson/reprodução

Bahia: Bandidos explodem agência do BB em Jussiape

Fotos: Will Assunção | Jussi Up Press
Fotos: Will Assunção | Jussi Up Press
Na madrugada desta quinta-feira (3), homens armados explodiram o prédio da agência do Banco do Brasil de Jussiape, no Sudoeste Baiano. O crime aconteceu por volta das 4 horas, quando a primeira explosão aconteceu. Outras três explosões vieram em seguida, informa a agência de notícias Jussi Up Press. O prédio da agência ficou completamente destruído. Cerca de seis homens armados e encapuzados chegaram em uma caminhonete branca, aparentemente um Saveiro, e ficaram espalhados pela área central da cidade.
bandidos-explodem-bb-jussiape-71
Havia integrantes do bando até na Praça Rodrigo Alves Teixeira, centro da cidade, vigiando a rota planejada pelos assaltantes. Um dos homens chegou a conversar com moradores que saíram no momento da movimentação. Nenhum registro de feridos até o momento foi divulgado. A explosão comprometeu toda a estrutura do prédio. A porta de um cofre foi encontrada fora da agência, na Rua Bahia.
bb-explodido-jussiape-71
A Polícia Militar foi acionada por moradores que ouviram o barulho das dinamites. Quando os policiais chegaram ao banco, os criminosos já haviam fugido. De acordo com um funcionário da agência não haviam grandes quantias de dinheiro nos caixas. Moedas e documentos ficaram espalhados pelo prédio e pela rua. Um carro foi queimado durante a fuga na estrada que dá acesso ao povoado da Capoeira. Até o momento nenhum suspeito foi localizado.

Fonte:Blog do Anderson/reprodução

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Jogadores da Argentina cantam música que provoca brasileiros

Que a rivalidade do Brasil e Argentina é uma das maiores do futebol Mundial, todos já sabem, e que independentemente da seleção que levantará o caneco no próximo dia 13/07,no Maracanã, essa rivalidade estará mais evidente após a realização da Copa do Mundo no Brasil. 

A seleção da Argentina teve muito trabalho para passar pela Suiça nas oitavas, assim como o Brasil pelo Chile. As duas seleções ainda estão devendo aquele futebol que o mundo está acostumado a ver e admirar, mas que em termos de provocação, os Argentinos são mais chatos, não restam dúvidas. A prova disso é um vídeo publicado pelo maior jornal esportivo do país em que alguns jogadores Argentinos cantam no vestiário uma música que provocam os brasileiros. Em um dos trechos no final da música, diz o seguinte em português:

" O Messi vocês vão ver
  a Copa vai nos trazer
  Maradona é maior que Pelé"
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,copa-do-mundo,jogadores-da-argentina-cantam-musica-que-provoca-brasileiros,1522448
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,copa-do-mundo,jogadores-da-argentina-cantam-musica-que-provoca-brasileiros,1522448

Confira o vídeo no Link abaixo:

http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,copa-do-mundo,jogadores-da-argentina-cantam-musica-que-provoca-brasileiros,1522448

Fonte:O Estadão

MEC anuncia o Fies para Pós-Graduação no segundo semestre

O Ministério da Educação (MEC) anunciou ontem  (1º) a ampliação do crédito educativo para a pós-graduação, a partir do segundo semestre. O lançamento da medida foi adiantado pelo Estado na semana passada. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) atenderá a 31,6 mil alunos de 600 programas de mestrado e doutorado em cerca de 170 instituições particulares do país. A legislação do Fies já previa o atendimento de estudantes da pós, mas isso nunca ocorreu na prática, o que motivou pressão das associações de pós-graduandos e de faculdades privadas. O programa terá as mesmas regras de empréstimo da graduação, com juros de 3,4% anuais e quitação da dívida após um ano e meio da formatura. O Fies da Pós só contemplará programas reconhecidos pela Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao MEC. Especializações e MBAs (Master in Business Administration) não estão incluídos.

 Nesta semana o MEC abrirá o sistema para adesão de instituições privadas e, depois, os alunos poderão solicitar o financiamento. O crédito educativo da pós é uma aposta para ampliar o acesso, como ocorreu nos últimos anos com a graduação por meio de bolsas e financiamentos em faculdades particulares. Outro objetivo é também incentivar novos mestrados e doutorados. "Temos todo o interesse em fazer com que os cursos de pós-graduação sejam fomentados a partir desse financiamento", afirmou ontem o ministro Henrique Paim, durante o evento em que anunciou o programa. "Nós sabemos que existe uma demanda importante de financiamento nessa área, especialmente nos cursos de mestrado profissional", completou. O diretor-executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, Sólon Caldas, acredita que o passo é importante, mas outros avanços são possíveis. "Segue na nossa pauta a liberação do Fies para cursos à distância (EAD)", defendeu. Embora o ministro já tenha se manifestado favorável a estender o Fies para o EAD, a inclusão da modalidade ainda não é prevista pelo MEC.

Fonte:BN

Bahia: Estado estabelece normas para promoção no Magistério Público


O Governo do Estado da Bahia , publicou hoje(2) no DOE a Lei 
13.185  de 01.07.14 que estabelece de promoção da Carreira do 
Magistério                                    Público do  
Ensino Fundamental e Médio para os anos de 2015 e 2016.


CONFIRA A LEI ABAIXO:



LEI Nº 13.185 DE 01 DE JULHO DE 2014

Estabelece normas de promoção da Carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia para os anos de 2015 e 2016, e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - O desenvolvimento do servidor nos graus da Carreira do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia dar-se-á, nos anos de 2015 e 2016, por meio de promoção disciplinada por esta Lei, ficando suspensa, de 01 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2016, a Avaliação de Desempenho prevista na Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008.

Art. 2º - As promoções tratadas nesta Lei ocorrerão de um Grau para o imediatamente superior, dentro do mesmo Padrão, condicionada à observância dos seguintes requisitos:

I - ser o servidor ocupante de cargo permanente de professor ou coordenador pedagógico e, até a publicação desta Lei, ter sido enquadrado, nos termos da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008;

II - estar em efetivo exercício no âmbito da Secretaria da Educação;

III - ter participado e concluído os módulos do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, observado o disposto nos arts. 5º a 7º desta Lei.

Parágrafo único - Não se aplica ao servidor afastado para exercício de mandato eletivo em entidade sindical o disposto no inciso II deste artigo.

Art. 3º - Não poderá participar do processo de promoção o servidor que estiver:

I - afastado por motivo de licença com perda dos vencimentos;

II - afastado por motivo de suspensão disciplinar ou preventiva;

III - à disposição de qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Direta ou Indireta, Federal, Estadual ou Municipal, exceto, neste último caso, se o mesmo estiver em efetivo exercício na respectiva Secretaria da Educação.

Art. 4º - O Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, instituído mediante Portaria do Secretário da Educação e destinado aos Professores e Coordenadores Pedagógicos, será constituído por dois módulos, objetivando aperfeiçoar e fortalecer o vínculo entre a prática pedagógica e a utilização das tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao contexto escolar e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

Parágrafo único - O regulamento do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais será estabelecido em ato específico do Secretário da Educação.

Art. 5º - Para efeito do disposto no inciso III do art. 2º desta Lei, na promoção relativa ao ano de 2015, exigir-se-á a conclusão com aproveitamento do primeiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária correspondente.

§ 1º - Em julho de 2014, será concedida antecipação do valor da promoção de que trata o caput deste artigo, ao servidor inscrito no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, no valor correspondente a 3,7% (três vírgula sete por cento) do vencimento básico então percebido pelo servidor, desde que tenha frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária ministrada até então.

§ 2º - A promoção de que trata o caput deste artigo será concedida por ato do Secretário da Educação e produzirá efeitos financeiros a partir de 01 de junho de 2015.

Art. 6º - Para efeito do disposto no inciso III do art. 2º desta Lei, na promoção relativa ao ano de 2016, exigir-se-á a conclusão com aproveitamento do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária correspondente a cada módulo.

§ 1º - São requisitos para a participação do servidor no segundo módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, a conclusão com aproveitamento e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária correspondente ao primeiro módulo.

§ 2º - Em junho de 2015, será concedida antecipação da promoção de que trata o caput deste artigo, ao servidor que tenha confirmada sua participação no segundo módulo no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, no valor correspondente a 1,75% (um vírgula setenta e cinco por cento) do vencimento básico então percebido pelo servidor, observado o quando disposto no § 1º deste artigo.

§ 3º - A promoção de que trata o caput deste artigo será concedida por ato do Secretário da Educação e produzirá efeitos financeiros a partir de 01 de junho de 2016.

Art. 7º - Aos servidores que estiverem em estágio probatório em 02 de abril de 2014 e vierem a concluí-lo com aprovação serão asseguradas as promoções previstas nos arts. 5º e 6º desta Lei, desde que cumpridos os requisitos ali previstos.

§ 1º - Na hipótese de o servidor concluir com aprovação o estágio probatório entre a data da abertura das inscrições e a data de conclusão do primeiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, fará jus à promoção estabelecida no art. 5º desta Lei, na data prevista no § 2º do mesmo art. 5º, desde que cumpridos os demais requisitos.

§ 2º - Na hipótese de o servidor concluir com aprovação o estágio probatório entre a data de conclusão do primeiro módulo e data de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais:

I - será concedida a promoção prevista no art. 5º desta Lei, a partir do mês subsequente ao da conclusão do referido estágio, desde que cumpridos os demais requisitos ali previstos;

II - será concedida a promoção prevista no art. 6º desta Lei na data prevista no
§ 3º do mesmo art. 6º, desde que cumpridos os demais requisitos ali previstos.

§ 3º - Na hipótese de o servidor concluir com aprovação o estágio probatório após a data de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, serão concedidas as promoções previstas nos arts. 5º e 6º desta Lei no mês subseqüente ao da conclusão do referido estágio, desde que cumpridos os demais requisitos ali previstos.

Art. 8º - Os servidores referidos no art. 9º da Lei nº 12.603, de 03 de dezembro de 2012, participarão de nova edição do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais, a ser instituída por novo ato do Secretário da Educação, caso em que poderão ser concedidas promoções, aplicando-se os regimes previstos nos arts. 5º e 6º desta Lei, com efeitos financeiros a partir do mês subsequente ao término da nova edição do referido Curso.

Art. 9º - Para fins do disposto nos arts. 5º a 8º desta Lei, não será exigido o interstício previsto no inciso I do art. 9º da Lei nº 10.963, de 16 de abril de 2008.

Art. 10 - As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão à conta dos recursos constantes do Orçamento do exercício, ficando o Poder Executivo autorizado a promover as alterações que se fizerem necessárias, observadas as disposições contidas na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, na Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e na Lei nº 2.322, de 11 de abril de 1966.

Art. 11 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA, em 01 de julho de 2014.

JAQUES WAGNER
Governador

Carlos Mello
Secretário da Casa Civil em exercício
Osvaldo Barreto Filho
Secretário da :Educaçã

fONTE; DOE 02.07.14



Concurso: Aeronáutica oferta 80 vagas para médicos

Foi aberta nesta semana pela Aeronáutica, dois concursos oferecendo 84 vagas. As oportunidades são distribuídas para capelães (4) e médicos (80). As inscrições podem ser feitas entre os dias 3 de julho e 5 de agosto pelo site do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica e pelo da Força Aérea Brasileira. A taxa é de R$ 120.
As 4 vagas de Capelães serão distribuídas para sacerdote católico apostólico romano (3),apenas o sexo masculino, e para pastor evangélico (1),a ambos os sexos.

O candidato deve ter sido ordenado sacerdote católico romano ou consagrado pastor evangélico, observado o tempo mínimo de 3 anos de atividades pastorais como sacerdote apostólico romano ou pastor evangélico, e ter diploma, certificado ou declaração de curso superior de formação teológica regular reconhecido pela autoridade eclesiástica da religião católica apostólica romana ou da religião evangélica.
Os aprovados farão curso no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica. O salário não foi divulgado pela Aeronáutica. As provas serão realizadas no dia 21 de setembro e as vagas são destinadas para Salvador, Belém, Recife, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Santa Maria (RS), Brasília, Manaus, Boa Vista e Porto Velho.
Já para as 80 vagas para Médico da Aeronáutica do ano de 2015 (EA Camar 2015), é necessário que o candidato tenha título de especialista na área em que pretende concorrer, não poderá ter completado 36 anos até 31 de dezembro de 2014 e deve preencher outros pré-requisitos disponíveis no edital.
As vagas são para as especialidades de anestesiologia, cancerologia, cirurgia geral, clínica médica, cirurgia torácica, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, medicina intensiva, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pediatria, pediatria neonatal, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.
O concurso terá prova escrita, em 21 de setembro, a partir das 9h40; inspeção de saúde, de 20 a 24 de outubro; exame de aptidão psicológica, de 3 a 14 de novembro; prova prático-oral, de 3 a 14 de novembro; teste de avaliação do condicionamento físico, dias 9 e 10 de dezembro; habilitação à matrícula (análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula no curso).
O curso começa em 22 de janeiro de 2015 e as vagas são destinadas para Rio de Janeiro, São Paulo - Guarulhos (SP), Belém, São Luis - Alcântara (MA), Natal – Parnamirim (RN), Campo Grande, Santa Maria (RS), Boa Vista, Manaus, Porto Velho, Brasília – Gama (DF), Pirassununga (SP) e São José dos Campos (SP).
Fonte:CorreiodaBahia

terça-feira, 1 de julho de 2014

Ipupiara: Seis jovens mortos no rio São Francisco são sepultados em Ibipetum

                                   Uma multidão compareceu ao sepultamento dos jovens hoje(1) no distrito pertencente ao município de Ipupiara -fotos:reprodução

                                     

Ao longo de sua bonita história, ibipetum jamais viveu dia tão triste. 01 de julho de 2014, uma data que jamais será esquecida pelo povo de Ibipetum e de todo o município de Ipupiara.

Era pra ser mais uma terça-feira normal, mais uma tragédia sem tamanho e uma dor indescritível tomou conta de todos após o afogamento de seis jovens da comunidade no dia 29 de junho nas águas do Rio São Francisco na cidade de Morpará. Após muita dor e sofrimento, enfim os seis corpos foram encontrados, o último já na manhã de hoje (01). 

Não da para descrever o tamanho da dor pais, avós, tios,primos, e amigos desses jovens vivem o dia mais triste de suas vidas. Autoridades de diversos municípios se fizeram presentes na vila nessa manhã. O município de Ipupiara parou para se solidarizar com as famílias de Ibipetum.

O adeus a ANDERSON ALMEIDA, BRENO RODRIGUES, DAVIDSON MIRANDA, VINICIUS VALE, GILMAR VALE E VINICIUS OLIVEIRA foi algo jamais visto e imaginado pelos ipupiarenses. Todos jovens, na flor da idade. Não se foram seis jovens, se foram sonhos, planos, futuros profissionais, pais de família, homens de caráter e respeito assim como é o povo de Ibipetum.

Já era quase meio dia quando os corpos foram sepultados no cemitério de Ibipetum.
Fica agora a amizade, carinho e respeito cativados por esses jovens, fica a lembrança de pessoas especiais que se foram muito cedo.

Texto: Neuton Alcantara/ipupiara.net c/adaptações
 fotos: Neuton Alcantara

Governo mantém IPI reduzido para carros e móveis

O governo federal publicou nesta terça-feira, 01, os decretos que mantêm reduzidas, até dezembro deste ano, as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros e móveis. Os porcentuais voltariam a aumentar hoje, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou ontem a prorrogação do incentivo. O objetivo, disse o ministro, é "viabilizar um segundo semestre melhor".

 O governo manteve o IPI menor para móveis e painéis em 4%. Já para os carros, ficou assim: a alíquota para veículos com motor 1.0 subiria para 7%, mas manteve-se em 3%; para veículos com motor flex até 2.0, a alíquota retornaria para 11%, mas ficou em 9%; e para versões a gasolina, o IPI, que subiria para 13%, foi mantido em 8%. Os decretos alteram a redação das notas complementares ao capítulo 87 da Tabela de Incidência do IPI (TIPI), no caso dos automóveis, e aos capítulos 39, 44 e 94, para móveis. O Decreto 8.279 e o Decreto 8.280 estão publicados no Diário Oficial da União. Informações do BN.

Pescadores que denunciaram Petrobras se dizem exilados dentro do país

Paulo Negreiros/reprodução
"Tenho de voltar com escolta e ser protegido enquanto perdurarem as ameaças", diz Alexandre
Dois telefonemas disparados de Brasília atingiram em cheio três pescadores que desafiaram a Petrobras na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O primeiro acertou de uma só vez Alexandre Anderson de Souza e sua esposa, Daize Menezes de Souza, em novembro de 2012. O segundo chamado alcançou Maicon Alexandre Rodrigues, em setembro de 2013. Os três receberam ordens da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência para se retirarem de Magé (RJ), onde viviam e resistiam aos projetos doComplexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), o maior investimento da história da estatal. O recado era claro: se não saíssem, seriam mortos por grupos armados da região, dos quais já haviam sofrido ameaças e atentados.
Incluídos no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), coordenado pela secretaria, abandonaram a cidade com a promessa até hoje não concretizada de que voltariam dois meses depois com segurança. Desde então, vivem como clandestinos. Não sabem se um dia voltarão a Magé, sede da Associação dos Homens do Mar (Ahomar), da qual são dirigentes. A entidade está com as portas fechadas desde agosto de 2012.
Os pescadores acusam a Secretaria de Direitos Humanos de atuar em parceria com a Petrobras para mantê-los longe da região onde a empresa toca o maior investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), avaliado em US$ 13,5 bilhões. O trio afirma que os telefonemas disparados pelo programa, ainda que eventualmente os tenham livrado da morte, mataram a resistência dos pescadores de sete municípios da Baía de Guanabara. De 2009 para cá, quatro dirigentes da Ahomar foram assassinados. Alexandre e Daize contam ter escapado de sete atentados.
Com manifestações no mar e ações na Justiça, a entidade virou obstáculo para a petroleira e seus fornecedores. Conseguiu paralisar trechos de obras por onde passariam dutos de gás. Desde que foi lançado, em 2006, o complexo petroquímico virou uma usina de problemas para o governo federal: o orçamento previsto dobrou e o início de sua operação está quatro anos atrasado.
“Para mim, quem mata não é só quem atira ou manda atirar. É também quem deixa atirar. Não tenho dúvida de que minha retirada foi determinada pela Petrobras. Houve um pedido político para eu deixar Magé”, acusa Alexandre, 43 anos, fundador e presidente da Ahomar. “Já são mais de 550 dias longe de casa. Tenho de voltar com escolta e ser protegido enquanto perdurarem as ameaças e os acusados não forem presos”, reivindica.E, para ele, as ameaças partem de empresas que prestam serviços à companhia.
Vice-presidente da associação, Maicon, 37 anos, relata viver os piores dias de sua vida. “O programa foi a pior coisa que me aconteceu. Se não nos matarem, vamos morrer de infarto ou depressão. Prefiro voltar para casa e morrer militando, como homem”, diz o pescador, também conhecido como Pelé.
Casada com Alexandre desde 2001, Daize, 47 anos, está arrependida de ter entrado para o programa. “A gente preferia ter morrido, levado um tiro na praia de Mauá, a sofrer o que fazem com a gente”, declara a diretora da Ahomar, pescadora desde os 14 anos.
O drama vivido pelos pescadores não expõe apenas a fragilidade do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, denunciada por outros militantes, mas também a prioridade dada pelo governo aos grandes empreendimentos que financia, avalia Renata Neder, assessora de Direitos Humanos da Anistia Internacional, ONG que monitora o caso. “A retirada é necessária em caso de risco extremo, mas em caráter temporário. Há quase dois anos, Alexandre e Daize não conseguem voltar para casa. O ingresso no programa não pode acabar com a luta do defensor, que precisa permanecer na sua comunidade”, adverte Renata.
O Ministério Público Federal (MPF) monitora a execução do programa. O caso está nas mãos da procuradora Gabriela Figueiredo. Por tramitar sob sigilo, os procuradores não quiseram dar entrevista sobre o assunto. Na última audiência mediada pelo MPF, em dezembro do ano passado, a coordenação do programa federal informou que estava trabalhando para que os pescadores voltassem a Magé com segurança e que pediria uma avaliação de risco para o retorno dos militantes. Os pescadores não receberam nenhum retorno do estudo até hoje. Na ocasião, a PM disse que não tinha policiais em número suficiente para garantir total proteção aos pescadores.
Questionada pela reportagem sobre a situação dos dirigentes da Ahomar, a Secretaria de Direitos Humanos não se manifestou. Em nota, a Petrobras negou qualquer envolvimento com o afastamento dos militantes e as ameaças. Disse que respeita os direitos humanos e dialoga com as comunidades do entorno do Comperj. “A Petrobras repudia quaisquer ameaças aos pescadores e entende que as investigações são de responsabilidade dos órgãos competentes”, afirma.
Fonte:Congresso em Foco/reprodução

Passagem interestaduais aumenta 4,72% a partir de hoje(1)

A partir desta terça-feira (1º), viajar para outros estados vai ficar mais caro. Isso porque a passagem dos ônibus interestaduais vai aumentar 4,72%, de acordo com o reajuste aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). De coletivo convencional, a viagem de Salvador para Recife custa R$ 137. Com o aumento, ela passará a custar R$ 143. Para retornar, o preço é o mesmo.

Uma passagem de avião de Salvador para São Paulo com embarque para esta terça-feira, por exemplo, custa R$ 868. Mas se a viagem for para daqui a 15 dias, o valor cai para R$ 260. Em comparação com a tarifa reajustada para o mesmo destino, a economia é de mais de R$ 200. Informações do BN.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tragédia em Morpará: Seis jovens morrem afogados no Rio São Francisco

Uma imagem registrada por um amigo mostra os últimos momentos de vida dos cinco jovens que se afogaram na tarde do domingo (29) no rio São Francisco, na cidade do oeste baiano de Morpará. Um sexto jovem ainda está desaparecido no rio.
Na foto, os jovens aparecem no rio se divertindo. Eles estavam na cidade de Morpará para aproveitar as festas de São Pedro. A informação é de que os seis estavam justamente posando para fotos quando um deles começou a se afogar e os outros, ao tentaram ajudar, acabaram se afogando também. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os jovens não sabiam nadar direito.
Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram identificadas como Anderson Almeida, 19, Breno Rodrigues, 13, Vinicius Vale, Gilmar Vale, 25, e Vinicius Miranda, 15. Davidson Miranda, 16, continua desaparecido e Daniel Silva, que também estava com o grupo, escapou com vida do afogamento.
Grupo aparece se divertindo no rio foto:reprodução/correiodaBahia
Por conta da tragédia, a prefeitura de Morpará decretou luto oficial e cancelou as festividades. A prefeitura de Ipupiara, de onde eram os jovens, também decretou luto. Leia a nota divulgada pela prefeita de Morpará.
Na tarde deste domingo (29) alguns adolescentes sumiram no Rio São Francisco, no perímetro da cidade de Morpará, Bahia. Informações iniciais dão conta que foram cinco ou seis, que estavam trafegando pelas águas do Rio e desapareceram até o momento. Estes adolescentes são oriundos da Vila de IBIPETUM, município de IPUPIARA.
Várias equipes de buscas estão empenhadas à procura dos corpos entre elas: Bombeiros, Pescadores, Servidores da Prefeitura, Voluntários, Etc. Diante da situação, tomamos a iniciativa de CANCELAR o andamento dos Festejos de São Pedro, em atenção, sentimento e solidariedade às Famílias dos Adolescentes desaparecidos.
Já acertamos com as bandas e eles também estão consternados e a apresentação poderá ocorrer em outra data futura. Pedimos desculpas aos visitantes, mas esta decisão é necessária, pois a prioridade agora é dar atenção às famílias e encontrar os desaparecidos. Esperamos que cheguem noticias boas, com fé em Deus.
Estamos todos tristes e estamos nas mãos de Deus
Morpará-Bahia, 29 de Junho de 2014
Edinalva Pereira - Prefeita de Morpará

Foto:reprodução

CONFIRA OS CONCURSOS ABERTOS PELO PAÍS EM DIVERSAS ÁREAS

Instituição/Órgão
Prazo
 
Vagas
Salário máximo
Escolaridade

Local de trabalho
04/07/14
35
R$ 4.031
nível superior
16/07/14
20
R 7.502,21
nível superior
Rio Grande do Sul
05/08/14
130
R$ 3.392,42
todos os níveis
Minas Gerais
20/07/14
2 e cadastro
R$ 2.175
todos os níveis
Rio Grande do Sul
04/07/14
14 e cadastro
R$ 1.800
nível médio e superior
Paraná
06/07/14
51
R$ 5.749,28
níveis médio e superior
Rondônia
22/07/14
35
R$ 15.958,13
nível superior
Mato Grosso do Sul
29/07/14
20
R$ 7.109,51
nível superior
Paraíba
31/07/14
26
não informado
nível superior
Rio de Janeiro
07/07/14
160
não informado
nível médio
Três Corações (MG)
07/07/14
1.380
não informado
nível médio
Rio de Janeiro, Juiz de Fora (MG), Recife (PE), Alegrete (RS), Jundiaí (SP), Pirassununga (SP), Pouso Alegre (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Jataí (GO) e Altamira (PA)
08/08/14
65
não informado
nível superior
Bahia
06/07/14
1.314
R$ 6.597,93
todos os níveis
São Bernardo do Campo (SP)
07/07/14
25
R$ 11.988,32
nível superior
Novo Hamburgo
11/07/14
121
R$ 2.107,52
todos os níveis
Mato Grosso do Sul
30/07/14
6.744
R$ 10.814,50
todos os níveis
Distrito Federal
15/07/14
240 e cadastro
R$ 3.029,54
níveis médio/ técnico e superior
Rio Grande do Sul
15/07/14
170
R$ 8.844,64
todos os níveis
Brasília
08/08/14
150
R$ 3.401,84
nível médio
Santa Catarina
30/06/14
67
R$ 2.983,31
nível superior
Minas Gerais
01/08/14
51
R$ 4.511,90
todos os níveis
São Paulo
31/07/14
46
não informado
nível médio
não informado
07/07/14
40
não informado
nível médio
Rio de Janeiro
28/07/14
230
não informado
nível fundamental
Rio de Janeiro
24/07/14
79
não informado
nível superior
Rio de Janeiro
11/07/14
33
R$ 4.247,82
níveis médio e superior
não informado
17/07/14
395
não informado
nível médio
Rio de Janeiro e Belém
15/07/14
50
R$ 20.705,07
nível superior
Pará
10/07/14
1.000
R$ 2.766,94
nível superior
Minas Gerais
30/06/14
89
R$ 2.635,48
nível fundamental
São Paulo
07/07/14
6.000
não informado
nível médio
Rio de Janeiro
03/07/14
5.000
R$ 992
nível médio
São Paulo
10/07/14
10
R$ 1.798,42
níveis fundamental e médio
Alambari (SP)
02/07/14
220
R$ 13.000
todos os níveis
Amarante (MA)
Prefeitura de Américo de Campos (SP)
04/07/14
16
R$ 910
níveis fundamental e superior
Américo de Campos (SP)
Prefeitura de Bom Despacho (MG)
16/07/14
46
R$ 1,3 mil
todos os níveis
Bom Despacho (MG)
Prefeitura de Brasilândia (MS)
07/08/14
215
R$ 1.668,60
todos os níveis
Brasilândia (MS)
Prefeitura de Brazópolis (MG)
10/07/14
33
R$ 1.34,30
todos os níveis
Brazópolis (MG)
Prefeitura de Buenos Aires (PE)
30/07/14
118
R$ 6.400
todos os níveis
Buenos Aires (PE)
Prefeitura de Cachoeira Paulista (SP)
18/07/14
20
R$ 1.272,99
todos os níveis
Cachoeira Paulista (SP)
Prefeitura de Cananeia (SP)
10/07/14
61
R$ 6.917,40
níveis fundamental e médio/técnico
Cananeia (SP)
Prefeitura de Cândido Mota (SP)
13/07/14
31 e cadastro
R$  3.359,87
toodos os níveis
Cândido Mota (SP)
Prefeitura de Cândido Rodrigues (SP)
04/07/14
23
R$ 4.672,05
todos os níveis
Cândido Rodrigues (SP)
Prefeitura de Capitão Andrade (MG)
06/07/14
47
R$ 4.500
todos os níveis
Capitão Andrade (MG)
Prefeitura de Cocos (BA)
13/07/14
153
R$ 8.823
todos os níveis
Cocos (BA)
Prefeitura de Codó (MA)
06/07/14
183
R$ 1.909,12
níveis médio e superior
Codó (MA)
Prefeitura de Colorado (RS)
02/07/14
13
R$ 3.786,66
todos os níveis
Colorado (RS)
Prefeitura de Contenda (PR)
02/07/14
36
R 6.294,39
todos os níveis
Contenda (PR)
Prefeitura de Cordeirópolis (SP)
21/07/14
48 e cadastro
R$ 4.703,89
todos os níveis
Cordeirópolis (SP)
Prefeitura de Cruzeiro do Sul (PR)
30/06/14
40
R$ 3.457,99
todos os níveis
Cruzeiro do Sul (PR)
Prefeitura de Diamante D'Oeste (PR)
07/07/14
27
R$ 7.500
todos os níveis
Diamante D'Oeste (PR)
Prefeitura de Ervália (MG)
24/07/14
268
R$ 10 mil
todos os níveis
Ervália (MG)
09/07/14
155
R$ 1.729,08
todos os níveis
Espera Feliz (MG)
15/07/14
201
R$ 1.850
todos os níveis
Espinosa (MG)
10/07/14
61
R$ 6.917,40
todos os níveis
Estância de Cananeia (SP)
Prefeitura de Fazenda Rio Grande (PR)
01/07/14
120 e cadastro
R$ 10.051
todos os níveis
Fazenda Rio Grande (PR)
Prefeitura de Garibaldi (RS)
13/07/14
17
R$ 3.843,26
todos os níveis
Garibaldi (RS)
Prefeitura de Heliodora (MG)
30/07/14
82
R$ 2.571,26
todos os níveis
Heliodora (MG)
04/07/14
77
R$ 3.726,10
todos os níveis
Hortolândia (SP)
Prefeitura de Ibirité (MG)
31/07/14
508
R$ 12.111,58
todos os níveis
Ibirité (MG)
03/07/14
27
R$ 1.300
níveis médio e superior
Iranduba (AM)
Prefeitura de Itanhangá (MT)
17/07/14
14 e cadastro
R$ 1.014
nível fundamental
Itanhangá (MT)
Prefeitura de Jandaia do Sul (PR)
03/07/14
120
R$ 2.490,48
todos os níveis
Jandaia do Sul (PR)
Prefeitura de Joinville (SC)
11/07/14
1.522
R$ 8.613
todos os níveis
Joinville (SC)
Prefeitura de Londrina
02/07/14
157
R$ 2.689,31
nível superior
Londrina
11/07/14
148
R$ 3.250
todos os níveis
Nerópolis (GO)
10/07/14
52
R$ 9.500,40
todos os níveis
Nova Laranjeiras (PR)
06/07/14
100
R$ 1.908,17
nível médio
Nova Lima (MG)
Prefeitura de Nova Nazaré (MT)
09/07/14
39
R$ 5 mil
todos os níveis
Nova Nazaré (MT)
13/07/14
26
R$ 12.750
todos os níveis
Nova Santa Helena (MT)
07/07/14
3.215
R$ 4.738,38
todos os níveis
Osasco (SP)
17/07/14
35
R$ 3.331,65
todos os níveis
Papagaios (MG)
30/10/14
54
R$ 8.175
todos os níveis
Parecis (RO)
Prefeitura de Penha (SC)
10/07/14
21
R$ 2.952,40
todos os níveis
Penha (SC)
01/07/14
116
R$ 10.734
todos os niveis
Pinhais (PR)
Prefeitura de Poço Fundo (MG)
16/07/14
50
R$ 1.884,25
todos os níveis
Poço Fundo (MG)
Prefeitura de Ponta Grossa (PR)
30/06/14
cadastro de reserva
R$ 7.990,95
niveis médio/ técnico e superior
Ponta Grossa (PR)
Prefeitura de Porto Belo (SC)
17/07/14
18
R$ 879,92
níveis fundamental e médio
Porto Belo (SC)
10/07/14
15
R$ 1 mil
nível médio
Quaraí (RS)
Prefeitura de Ribeirão Preto (SP)
25/07/14
29
R$ 1.728,27
níveis fundamental e médio
Ribeirão Preto (SP)
Prefeitura de Rio do Sul (SC)
07/07/14
16
R$ 3.402,03
nível superior
Rio do Sul (SC)
Prefeitura de Rolândia (PR)
03/07/14
145
R$ 7.007,93
todos os níveis
Rolândia (PR)
Prefeitura de Ronda Alta (RS)
15/07/14
43 e cadastro
R$ 9.257,62
todos os níveis
Ronda Alta (RS)
Prefeitura de Salete (SC)
16/07/14
30
R$ 12.700
níveis fundamental e superior
Salete (SC)
Prefeitura de Santa Cruz (SP)
12/07/14
17
R$ 5 mil
níveis fundamental e médio
Santa Cruz (SP)
Prefeitura de Santa Cruz do Escalvado (MG)
11/07/14
40
R$ 9.989,66
todos os níveis
Santa Cruz do Escalvado (MG)
03/07/14
223
R$ 1 mil
todos os níveis
Santa Luzia (PB)
Prefeitura de Santana de Parnaíba (SP)
23/07/14
230
R$ 7.292,96
todos os níveis
Santana do Parnaíba (SP)
30/06/14
169
R$ 1.437
todos os níveis
São Bento (PB)
Prefeitura de Toledo (PR)
10/07/14
131
R$ 14 mil
todos os níveis
Toledo (PR)
Prefeitura de Trombudo Central (SC)
16/07/14
33
R$ 12.081,46
todos os níveis
Trombudo Central (SC)
Prefeitura de Tucunduva (RS)
02/07/14
47 e cadastro
R$ 8.439,56
todos os níveis
Tucunduva (RS)
10/07/14
77
R$ 8.232,32
todos os níveis
Várzea do Poço (BA)
Prefeitura de Ventania (PR)
01/07/14
29
R$ 2.237,40
todos os níveis
Ventania (PR)
17/07/14
73
R$ 8 mil
todos os níveis
Vila Nova dos Martírios (MA)
Prefeitura de Vitor Meireles (SC)
23/07/14
16
R$ 9.500,64
níveis médio/ técnico e superior
Vitor Meireles (SC)
23/07/14
401
R$ 911,43
todos os níveis
Volta Redonda (RJ)
08/07/14
6.500
não informado
níveis médio e superior
Distrito Federal
Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas
16/07/14
7.043
R$ 3.133,80
nível superior
Amazonas
Secretaria de Justiça de Rondônia
06/07/14
68
R$ 3.573,64
níveis médio e superior
Rondônia
Secretaria de Saúde do Recife
01/07/14
108
não informado
nível superior
Recife
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas (SP)
17/07/14
11
R$ 1.224,46
níveis fundamental e médio
Brotas (SP)
11/07/14
75
R$ 4.559,47
nível superior
Acre
04/07/14
26
não informado
nível superior
Belém
04/07/14
74
remuneração varia de acordo com os serviços prestados
nível superior
Mato Grosso do Sul
11/07/14
284
remuneração varia de acordo com os serviços prestados
nível superior em direito
Pará
25/07/14
215
R$ 21.657,29
nível superior
São Paulo
01/07/14
13
R$ 8.118,19
níveis médio e superior
Piauí, Acre, Amapá, Bahia e Minas Gerais
01/08/14
48
R$ 5,9 mil
níveis médio/ técnico e superior
Amazonas


Pernambuco