• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 12 de julho de 2014

Ônibus da Guanabara é assaltado na BR- 242 na região de Barreiras



O ônibus assaltado

Na madrugada da sexta-feira(11), por volta das 3h, um ônibus da empresa Guanabara, que fazia linha Sobral/CE à Goiânia/GO, foi assaltado por quatro homens armados na BR 242, na altura do Povoado do KM 30, em Barreiras.

Os bandidos estavam a bordo de um veículo VW Gol. Eles apontaram as armas em direção ao motorista que foi obrigado a parar ônibus.


Os passageiros no complexo policial
Três assaltantes entraram no ônibus e um quarto ficou dentro do carro. Os marginais obrigaram o motorista a entrar numa estrada vicinal. Lá eles pediram para desligar as luzes e faróis, fazendo um arrastão.

Os bandidos levaram todo o dinheiro que dos passageiros, celulares, tênis e outros objetos. Os assaltantes ainda agrediram um passageiro.



O motorista e os passageiros registraram um Boletim de Ocorrência na delegacia de Barreiras. A viagem para Goiânia deve ser retomada ainda nesta manhã.
Fonte: Fotos e texto - Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares 

UNEB: Campus II oferta vagas para Aluno Especial no Mestrado em Crítica Cultural

A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Campus II de Alagoinhas vai  ofertar vagas para Aluno Especial no Curso de Mestrado em Crítica Cultural,Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural no total de 60 vagas.  O  edital foi publicado no DOE de hoje(12).






 CONFIRA O EDITAL COMPLETO


EDITAL Nº 060/2014


O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE tornar público, para conhecimento dos interessados, o presente Edital sobre Inscrição no Processo Seletivo/2014.2 de Aluno Especial para o preenchimento de 60 (sessenta) vagas, no Curso de Mestrado em Crítica Cultural/Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural, sediado no Departamento de Educação do Campus II, em Alagoinhas-Ba, autorizado pela Resolução do CONSU nº. 382/2006, publicada no Diário Oficial de 18/04/2006, inscrito sob nº 28005015008P5 e recomendado pela CAPES através do Ofício nº. 175-18/2008/CTC/CAA II/CGAA/DAV CAPES, emitido em 16/12/2008, e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 589 de 18 de junho de 2009.

1 – DISCIPLINAS E VAGAS

Serão oferecidas as seguintes vagas por disciplinas:

CCult 153 - LITERATURA COMPARADA (10 vagas)

CCult 154 - LITERATURA, CULTURA E MODOS DE PRODUÇÃO (10 vagas)

CCult 155 - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (10 
vagas)

CCult 156 - POLÍTICAS DE LETRAMENTO (10 vagas)

CCult 159 – HISTÓRIA CULTURAL (10 vagas)

CCult 160 - CULTURA POPULAR E DE MASSA (10 vagas).

Serão destinadas 40% das vagas para candidatos que se declarem no ato da inscrição negro e 5% das vagas para os candidatos que se declararem indígena, conforme Resolução do CONSU Nº. 486/2007.

Os horários das disciplinas estão disponíveis na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural/Pós-Crítica e no site www.poscritica.uneb.br

2 – INSCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃOI

Poderão se inscrever candidatos portadores de diploma de curso superior de duração plena, reconhecido pelo MEC ou revalidado.

– Ficha de Inscrição preenchida (disponível na Secretaria e no site do programa), com indicação e justificativa da disciplina escolhida pelo(a) candidato(a).

– 1 (uma) foto 3x4 recente.

– 1 (uma) fotocópia e original de Carteira de Identidade e CPF, sendo exigidos documentos equivalentes para candidatos estrangeiros.

– 1 (uma) cópia e original do Diploma de Graduação ou Declaração de conclusão de curso, para quem tem menos de dois anos de formado. Candidatos estrangeiros deverão apresentar também, no ato da inscrição, o Certificado do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS).
– 1 (uma) cópia do Currículo Lattes do (a) candidato (a), obtida diretamente do site do CNPq (www.cnpq.br) e na versão completa.

– Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 (trinta reais) devidamente identificado com o seu nome ou CPF. O pagamento deverá ser efetuado no BANCO DO BRASIL, Agência 3832-6, Conta Corrente 991.807-8, SCU/UNEB/DEDC/Alagoinhas.

3 – PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

Período: 15 a 18/07/2014 das 14:00h às 17:00h.

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural – Departamento de Educação II - Rodovia Alagoinhas-Salvador – BR 110, KM 03, Alagoinhas-Bahia, CEP 48.040-210 – Cx. Postal 59

e-mail: sec.poscritica@gmail.com    Tel: (75) 3422-1139/2102 – Fax: (75)3422-1536/4677.

A inscrição pode ser feita por via postal expressa (SEDEX) para esse endereço, devendo toda a documentação estar devidamente autenticada em cartório. Nesse caso, deve-se respeitar na postagem a data-limite do prazo de inscrição.

4 – DOS PROCEDIMENTOS

Depois de homologadas as inscrições pela Coordenação do Programa, a Ficha de Inscrição do Candidato, acompanhada de currículo Lattes e barema especifico, serão encaminhados ao Professor Responsável por cada disciplina, que deverá adotar os seguintes critérios: I) Avaliação da pertinência da justificativa quanto à escolha da disciplina em primeira e segunda opção, tendo em vista a articulação de informações acerca do programa, sua área de concentração, estrutura curricular, produção docente e discente. Esse item vale de 0,0 (zero) a 4,0 (quatro) pontos; II) Análise do Currículo Lattes, atribuindo de 0,0 (zero) a 6,0 (seis) para a produção científica situada no Indicador I (livro, capítulo de livro, publicação em periódico, Anais de eventos e/ou no Indicador 2 (palestra, comunicações, minicursos, organização de eventos, entre outras produções normais à vida acadêmica). Adota-se, como critério de desempate, a exposição da justificativa realizada através de um texto coerente, coeso, bem estruturado linguística e logicamente.

5 – RESULTADO

O resultado será divulgado no dia 28/07/2014 no site e mural do Pós-Crítica.

6 – MATRÍCULA

A matrícula será realizada no período de 6 e 7 de agosto de 2014 e no mesmo local e horário das inscrições. Pode ser por procuração feita em Cartório.

7 – DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Não serão cabíveis recursos intempestivos nem pedido de reconsideração por parte dos candidatos, em nenhuma das etapas da seleção, salvo quando se tratar de erro material constatado A inscrição do candidato pressupõe o conhecimento e a aceitação deste Edital.

7.2 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

7.3 A documentação dos candidatos não selecionados ficará à sua disposição na Secretaria do Programa. Findo o período de três meses após a divulgação dos resultados, a documentação não retirada será descartada.

7.4 Não haverá devolução de taxa de inscrição.

7.5 O    inicio das atividades será divulgada no ato da Matricula.

7.6 Outras informações estão disponibilizadas no site do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural – PÓS-CRÍTICA www.poscritica.uneb.br

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 11 de julho de 2014.

José Bites de Carvalho
Reitor


Fonte:DOE 12 e 13.07.14

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Morre o médico e jornalista Osmar de Oliveira, o Dr. Osmar




O médico Osmar de Oliveira, conhecido como Doutor Osmar, morreu nesta sexta-feira, aos 71 anos, no hospital A.C. Camargo, em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca. A informação foi confirmada pelo site do canal de televisão Bandeirantes, emissora na qual ele era comentarista e locutor esportivo nos últimos anos.
O médico lutava contra um câncer de próstata e havia sido submetido a duas cirurgias para a retirada de um tumor em maio deste ano. Este não era o único problema de saúde que Doutor Osmar enfrentou nos últimos tempos. Em julho do último ano, ele sofreu um infarto e passou por um cateterismo (procedimento usado para detectar problemas cardíacos). Já há quatro meses, também precisou enfrentar uma forte pneumonia.
Ainda não há informações sobre o local do velório e do sepultamento de Osmar de Oliveira.
Só neste ano, também faleceram os narradores esportivos Luciano do Valle, que era da Band, e Maurício Torres, da Record, além de Fernandão, ex-atacante que acabara de ingressar na carreira de comentarista.
Dr. Osmar formou-se médico em 1969, pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba. Especialista em medicina esportiva, trabalhou no Corinthians, no Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também na Seleção Brasileira de basquete.
Futuramente, em 1979, concluiu o curso de Jornalismo e exerceu o cargo de comentarista esportivo na Gazeta (televisão e rádio), onde cobriu a Copa do Mundo da Argentina. Após participar de programas como Mesa Redonda - ao lado de nomes como Dalmo Pessoa e Geraldo Blota -, passou pelas emissoras SBT, Manchete, Cultura, Record e Globo. Seu último trabalho ocorreu na Bandeirantes. Informações do portal Terra.

Salvador: Shoppings vão funcionar normalmente no sábado(12)

Os centros de compras de Salvador funcionarão sem interrupção neste sábado (11), durante a semifinal da Copa do Mundo, que levará Brasil e Holanda ao Estádio Nacional de Brasília. Os shoppings Bela Vista, Barra, Paralela, Iguatemi e Salvador Norte abrem às 9h e fecham às 22h. Apenas o Center Lapa encerra uma hora mais cedo. O Itaigara é o único que terá funcionamento especial no dia, com fechamento às 16h. O Outlet Premium, localizado em Lauro de Freitas, atenderá normalmente em todo o final de semana. Informações do BN.

Polícia prende suspeitos de sequestrar e estuprar criança em Tapiramutá


Dois homens confessaram o sequestro e estupro de uma menina de 11 anos na cidade de Tapiramutá (distante 334 quilômetros de Salvador). A criança estava desaparecida há mais de seis dias e foi encontrada na quarta-feira, 9, na casa de um dos acusados, informou a 24ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Jacobina).

De acordo com a PM, a criança foi sequestrada por Mário Júnior Santos Vieira, de 25 anos, e Lucivaldo Bastos Rodrigues, de 40 anos. Os pais da menina só ficaram sabendo do caso na quarta, quando denunciaram o fato a polícia.
A polícia prendeu primeiro Mário, que confessou o crime e indicou que a garota estava na casa de Lucivaldo. Lá os polícias encontraram o segundo suspeito e a menina.

A polícia informou ainda que a menina já passou por exame de corpo de delito, que comprovou o estupro. Mário e Lucivaldo estão na delegacia de Tapiramutá a disposição da justiça.Informações de portal atarde.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

"Não queríamos ridicularizar o Brasil" diz zagueiro Alemão

Poderia ter sido pior. O zagueiro Mats Hummels disse em entrevista ao jornal inglês "Daily Mirror" que os jogadores alemães se reuniram durante o intervalo da histórica goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil e fizeram um pacto para não humilhar a seleção brasileira.
"Ficou bem claro que teríamos de continuar concentrados, jogar de forma séria e procurar não humilhar a Seleção Brasileira", revelou. No intervalo, a Alemanha já vencia por 5 a 0 e a tática do time brasileiro continuava perdida em jogo.


Hummels é o zagueiro titular da seleção alemã
Zagueiro alemão revela 'pacto' entre jogadores para não humilhar seleção brasileira (Foto: AFP)
"Quando se está em campo, temos de mostrar respeito pelo adversário e foi muito importante que assim tenha sido, sem embarcar em brincadeiras ou algo do gênero. Não queríamos ridicularizar o Brasil", finalizou.
Hummels é autor do gol que levou os alemães para a semifinal no jogo com a França. Com uma lesão no joelho, o jogador é dúvida para o final da Copa do Mundo. 
Mertesacker deve ser o escolhido para jogar na grande decisão, caso Hummels, que atua no Borussia Dortmund, não consiga jogar.
(Foto: AFP)
Zagueiro alemão revela 'pacto' entre jogadores para não humilhar seleção brasileira (Foto: AFP)

Fonte:CorreiodaBahia

Salvador: Prefeito ACM Neto vai manter a Licitação do Transporte Urbano

Neto confirma ofício e acusa: 'Wagner quer que cidadão continue sofrendo com ônibus'
Prefeito diz que licitação e prazo estão mantidos | Foto: Max Haack/Ag. Haack/BN
O prefeito ACM Neto (DEM) confirmou, em nota, o recebimento de um ofício do governador Jaques Wagner com o pedido de suspensão da licitação do transporte urbano de Salvador, conforme revelou o Bahia Notícias nesta quinta-feira (10). No comunicado, o gestor considera a carta do petista uma “afronta à soberania” do Município. "Não vamos parar o processo porque não reconhecemos a força da Lei que criou a Entidade Metropolitana e, principalmente, porque a cidade não suporta mais o modelo atual.

 O governador Jaques Wagner quer que o cidadão continue sofrendo para andar de ônibus e nós queremos resolver o problema, oferecendo conforto e transporte de qualidade à população. Como fui eleito para cuidar da população e sei que a melhoria passa pela licitação, não vou suspender o processo. [...] O prazo está mantido”, avisou, ao questionar o porquê do questionamento do chefe do Executivo estadual, já que o processo de concorrência pública foi iniciado ano passado. "Será que só agora o governador tomou conhecimento? Antes de encaminhar um ofício solicitando a suspensão da licitação, por que o governador não pergunta se os usuários estão satisfeitos com o atual modelo?”, indagou o democrata, ao pontuar que o contrato de transferência do  metrô para o governo previa a licitação com integração do sistema de ônibus. “É um caso claro de dois pesos e duas medidas ou de decisões tomadas de acordo com conveniências políticas. Quem será prejudicado, consequentemente, é o povo de Salvador. Quando a política toma lugar da coisa pública, quem perde é a população”, disparou Neto. Informações do BN.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

"Chegamos no auge da crise no futebol brasileiro" diz Romário após a humilhante derrota da seleção

O ex- jogador Romário e atual Deputado Federal pelo Rio de Janeiro criticou duramente os gestores da seleção,o governo,  e o desempenho do futebol da seleção no mundial de 2014 no Brasil. Num desabafo publicado hoje(9) em uma rede social um dia após a seleção brasileira perder a semi-final para a Alemanha de  uma maneira humilhante por 7x1 no Mineirão em Belo Horizonte. Confira na íntegra a publicação.

“Galera,

passado o luto das primeiras horas seguidas da derrota, vamos ao que verdadeiramente interessa! Quem tem boa memória, vai lembrar da minha frase: Fora de campo, já perdemos a Copa de goleada!
Infelizmente, dentro de campo, não foi diferente.

Ontem foi um dia muito triste para nosso futebol. Venceu o melhor e ninguém há de questionar a superioridade do futebol alemão já há alguns anos. Ainda assim, o mundo assistiu com perplexidade esta derrota, porque nem a Alemanha, no seu melhor otimismo, deve ter imaginado essa vitória histórica.

Porém, se puxarmos da memória, vamos lembrar que nossa seleção já não vinha apresentando nosso melhor futebol há muito tempo. Jogamos muito mal. Infelizmente, levamos sete e, por mais que isso cause mal-estar, devemos admitir que a chuva de gols foi apenas reflexo do pânico, da incapacidade de reação dos nossos jogadores e da falta de atitude do treinador de mudar o time.

Vivemos uma crise no nosso esporte mais amado, chegamos ao auge dela. Acha que isso é problema só dos jogadores ou do Felipão? Nem de longe.

Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros!

O meu sentimento é de revolta.

Estou há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da Confederação Brasileira de Futebol, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores. Porque não se iludam, futebol é negócio, business, entretenimento e move rios de dinheiro. Nunca tive o apoio da presidenta do País, Dilma Rousseff, ou do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Que todos saibam: já pedi várias vezes uma intervenção política do Governo Federal no nosso futebol.

Em 2012, eu apresentei um pedido de CPI da CBF, baseado em um série de escândalos envolvendo a entidade, como o enriquecimento ilícito de dirigentes, corrupção, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e desvio de verba do patrocínio da empresa área TAM. O pedido está parado em alguma gaveta em Brasília há dois anos. Em questionamento ao presidente da Câmara dos Deputados, sr. Henrique Eduardo Alves, mas ouvi como resposta que este não era o melhor momento para se instalar esta CPI. Não concordei, mas respeitei a decisão. E agora, presidente, está na hora?

Exceto por um vexame como o de ontem, o Brasil não precisaria se envergonhar de uma derrota em campo, afinal, derrotas fazem parte do esporte. Mas vergonha mesmo devemos sentir de ter uma das gestões de futebol mais corruptas do mundo. A arrogância dessa entidade é tão grande que até o chefe da assessoria de imprensa chega ao absurdo de bater em um atleta de outra seleção, como fez o Rodrigo Paiva contra um jogador do Chile Pinilla. Paiva pegou quatro jogos de suspensão e foi proibido de acessar o vestiário dos jogadores. Este ato foi muito simbólico e diz muito sobre eles. O presidente da entidade, José Maria Marin, é ladrão de medalha, de energia, de terreno público e apoiador da ditadura. Marco Polo Del Nero, seu atual vice, recentemente foi detido, investigado e indiciado pela Polícia Federal por possíveis crimes contra o sistema financeiro, corrupção e formação de quadrilha. São esses que comandam o nosso futebol. Querem vergonha maior que essa?
Marin e Del Nero tinham que estar era na cadeia! Bando de vagabundos!!!

A corrupção da CBF tem raízes em todos os clubes brasileiros, vale lembrar que são as federações e clubes que elegem há anos o mesmo grupo de cartolas, com os mesmos métodos de gestão arcaicos e corruptos implementados por João Havelange e Ricardo Teixeira e mantidos por Marin e Del Nero. Vale lembrar, que estes dois últimos mudaram o estatuto da entidade e anteciparam a eleição da CBF para antes da Copa. Já prevendo uma possível derrota e a dificuldade que eles teriam de se manter no poder com um quadro desfavorável.

E os clubes? Sim, eles também são responsáveis por essa crise. Gestões fraudulentas, falta de investimento na base, na formação de atletas. Grandes clubes brasileiros estão falindo afogados em dívidas bilionárias com bancos e não pagamentos de impostos como INSS, FGTS e Receita Federal.

E toda essa má gestão que tem destruído o nosso futebol, infelizmente, tem sido respaldada há anos pelo Congresso Nacional com anistias e mais anistia destes débitos. Este ano tivemos mais um projeto desses vexatórios para salvar os clubes. Um projeto que previa que clubes pagassem apenas 10% de suas dívidas e investissem 90% restante em formação de atletas. Parece até deboche. Uma soma de aproximadamente R$ 4 bilhões ou muito mais, não se sabe ao certo. Corajosamente, o deputado Otávio Leite, reconstruiu o texto e apresentou uma proposta honesta estruturada em responsabilidade fiscal, parcelamento de dívidas e a criação de um fundo de iniciação esportiva, com obrigações claras para clubes e CBF.

Em resumo, a nova proposta além de constituir a Seleção Brasileira de Futebol e o Futebol Brasileiro como Patrimônio Cultural Imaterial – obrigava a CBF a contribuir com alíquota de 5% sobre as receitas de comercialização de produtos e serviços proveniente da atividade de Representação do Futebol Brasileiro nos âmbitos nacional e internacional. O tributo também incidiria sobre patrocínio, venda de direitos de transmissão de imagens dos jogos da seleção brasileira, vendas de apresentação em amistosos ou torneios para terceiros, bilheterias das partidas amistosas e royalties sobre produtos licenciados. O valor seria destinado a um fundo de iniciação esportiva para crianças e jovens de todo o Brasil. Esses e outros artigos dariam responsabilidade à CBF, punição à entidades e outros gestores do futebol, a CBF estaria sujeita a fiscalização do TCU e obrigada a ter participação de um conselho de atletas nas decisões.

Mas este texto infelizmente não foi para a frente. Sete deputados alemães fizeram os gols que desclassificaram nosso futebol e nos tirou a chance de moralizar nosso esporte. Estes deputados, como todos sabem, fazem parte da Bancada da CBF, mudei o nome porque Bancada da Bola é muito pejorativo para algo que amamos tanto. Gosto de dar os nomes: Rodrigo Maia (DEM -RJ), Guilherme Campos (PSD-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), José Rocha (PR-BA) , Vicente Cândido (PT-SP), Jovair Arantes (PTB-GO) e Valdivino de Oliveira (PSDB-GO).

Essa partida ainda pode ser revertida com a votação do projeto no Plenário da Câmara. Será que esses sete deputados voltarão a prejudicar o nosso futebol?

O futebol brasileiro tomou uma goleada e a derrota retumbante, infelizmente, não foi só em campo. Nem sequer tivemos o prazer de jogar no Maracanã, um templo do futebol mundial, reformado ao custo de mais de R$ 1 bilhão. Acha que foi porque não chegamos a final? Não. Poderíamos ter jogado qualquer outro jogo lá. A resposta disso é ganância e arrogância. É a CBF que escolhe onde o Brasil vai jogar, mas, obviamente, poderia ter tido interferência do Ministério do Esporte e da presidência da República, mas nenhum destes se manifestou. Quem levou com essas escolhas?

Para fechar com chave de ouro, a CBF expulsou do vestiário Cafú, capitão de seleção do pentacampeaonato. Cafú foi expulso do vestiário enquanto cumprimentava os jogadores ontem. Este é o retrato do nosso futebol hoje, não honramos a nossa história.

Dilma tem sim que entregar a taça para outra seleção. Este gesto será o retrato do valor que ela deu ao nosso futebol nos últimos anos! Eles levarão a taça e nós ficaremos com nossos estádios superfaturados e nenhum legado material, porque imaterial, mostramos para o mundo que com toda nossa dificuldade, somos um povo feliz.

Essa será a taça da vergonha.”

Desabafo de Romário


Fonte:Jornal extra online /Rio

Acidente na BA- 056(Utinga-Bonito) mata duas pessoas de Irecê


Fotos: Reprodução/site Miqueias Nunes

Um acidente de carro ocorrido na tarde desta terça-feira (08) matou o advogado Herman Nunes Machado, 52 anos, que atuava em Irecê. Ele dirigia um veículo modelo Prisma, que se chocou frontalmente com um Pálio, na BA-056, entre os municípios de Utinga e Bonito. Três pessoas que viajavam com o advogado sofreram ferimentos graves e foram levadas para hospitais em Bonito e Irecê. Na manhã desta quarta, uma das vítimas, o jovem Caique Lopes da Silva, 18 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu. Segundo a polícia, o motorista do Pálio fugiu do local sem prestar socorro às vítimas e até o momento não foi localizado. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas. Em Irecê, familiares, amigos e admiradores choram a morte do conceituado advogado.
Sepultamento
O advogado Herman  Machado foi sepultado hoje(9) na cidade de Central e o jovem Caique Silva na cidade de Irecê.



Fonte:Irecê Repórter/reprodução

terça-feira, 8 de julho de 2014

Morre Plínio de Arruda Sampaio aos 83 anos

Plínio de Arruda Sampaio morre aos 83 anos em São Paulo
Foto: Betto Jr./ Ag. Haack/ Bahia Notícias
Morreu na tarde desta terça-feira (8), em São Paulo, o ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). Diagnosticado com um câncer ósseo, o fundador do partido estava internado desde maio no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Candidato do PSOL à Presidência da República nas eleições de 2010, em que obteve a quarta posição, o político de 83 anos militou na Juventude universitária Católica, em que foi presidente, e na Ação Popular, organização de esquerda nascida no seio da Igreja, entre outras entidades.
Um dos primeiros cem parlamentares cassados na época do golpe civil-militar de 64, Plínio foi também promotor público e deputado constituinte. Atualmente, presidia a Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), e dirigia o semanário Correio da Cidadania. Ex-petista, Sampaio deixou o Partido dos Trabalhadores em 2005. Informações do BN.

Santos: Ex- goleiro Edinho é preso acusado de lavagem de dinheiro


  • Integrante da comissão técnica do Santos, Edinho foi condenado em maio, mas a prisão aconteceu em julho
    Integrante da comissão técnica do Santos, Edinho foi condenado em maio, mas a prisão aconteceu em julho foto:reprodução/ Santos FC oficial
O ex-goleiro foi condenado a 33 anos de prisão. A defesa de Edinho havia recorrido em liberdade, após decisão em primeira instância. Mas os policiais da DIG cumpriram ordem de prisão e detiveram o filho de Pelé. A prisão nesta terça ocorreu conforme condenação de 30 de maio, em decisão da juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal da Praia Grande, no litoral de São Paulo. Edinho foi encaminhado ao 5º Distrito Policial, em Santos, onde está em cela comum, e aguarda transferência para presídio em Tremembé.
Edinho vinha trabalhando normalmente no Santos, onde atua como auxiliar na comissão técnica da equipe profissional.
Além do ex-goleiro, outras quatro pessoas foram condenadas pela prática de lavagem de dinheiro.
Eles são investigados desde 2005. Edinho é acusado de ter relações com Ronaldo Duarte Barsotti,  Naldinho, apontado como um dos maiores traficantes da região da Praia Grande. Naldinho está sumido há cinco anos. A polícia apura se Naldinho foi morto.
Em 2005, Edinho foi preso por causa desta suposta ligação. Na época, ele negou o envolvimento e disse que era apenas usuário. Um ano depois, no entanto, o Ministério Público denunciou o ex-goleiro por lavagem de dinheiro. Ele acabou preso por 47 dias.
Fonte:Uol esporte

segunda-feira, 7 de julho de 2014

TRT leiloa marcas da FTC e Pagodart para quitar débitos trabalhistas

Marcas da FTC e Pagodart vão a leilão para quitar débitos trabalhistas
O Tribunal Regional Eleitoral do Trabalho (TRT-BA) leiloa nesta quarta-feira (9) 167 lotes com diversos itens para quitar débitos trabalhistas. Entres os bens leiloados, estão a marca da Faculdade Tecnologia e Ciências (FTC) e da banda Pagod’Art. A marca da FTC é avaliada em R$ 2 milhões, e o lance inicial é de R$ 600 mil.
 Já a marca da banda é avaliada em R$ 200 mil, e pode ser arrematada por R$ 60 mil. O pregão do TRT ainda leiloa carros de passeio, como um Honda Civic LX Flex, modelo 2010/11, cinza, avaliado em R$ 38 mil. Até o momento, o veículo já recebeu 26 lances, e o último é de R$ 26,9 mil. 
Ainda há um terreno no condomínio Eco Villas, em Lauro de Freitas, de R$ 600 mil, com lance inicial de R$ 300 mil, além de um terreno e um prédio no Parque Bela Vista, em Brotas, avaliado em R$ 1,2 milhão e com lance inicial em R$ 600 mil. O leilão será realizado no Fórum do Comércio.
 Quem quiser participar da modalidade eletrônica deve se cadastrar no site da Leilão Nordeste e entregar a documentação necessária nos estandes que são montados nos locais onde acontece o evento. Para participar presencialmente, basta se inscrever até uma hora antes do início do evento. 

Fonte:BN

Seleção da Alemanha divulga clipe de melhores momentos no Brasil ao som de "Tieta"

A seleção da Alemanha, próxima adversária do Brasil, continua esbanjando simpatia em sua passagem pelo país. Os alemães divulgaram um vídeo com os melhores momentos do elenco no Brasil, com direito a trilha sonora baiana - a música "Luz de Tieta" embala a retrospectiva.
Nas imagens, os jogadores aparecem se divertindo nos treinos e nas praias, tanto na Bahia quanto em Pernambuco - a seleção ficou concentrada em Santa Cruz Cabrália, no sul baiano.
Alemães se divertem em praia  em Santa Cuz de Cabralia no  sul do estado da Bahia   (Foto: Reprodução)
Os alemães são os próximos adversários do Brasil na semifinal. A partida decisiva ocorre nesta terça-feira (8), no Mineirão, às 17h. Quem passar enfrenta o vencedor da partida entre Argentina e Holanda.
ASSISTA NO LINK ABAIXO.

http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/selecao-da-alemanha-divulga-clipe-de-melhores-momentos-no-brasil-ao-som-de-tieta/?cHash=d8f15eb04fec2be17008bfc2d4847369

Fonte:CorreiodaBahia

Carta Capital declara apoio a reeleição de Dilma

                                                Jornalista Mino Carta - foto:reprodução

Diretor de redação, Mino Carta assinou editorial da revista Carta Capital que declara o apoio da publicação à reeleição de Dilma Rousseff à presidência. Divulgado nesta semana, o texto afirma que este é o momento de dizer quais são suas preferências. “Este é o momento certo para as definições, ainda mais porque falta chão a ser percorrido e o comprometimento imediato evita equívocos”, explicou. De acordo com o editorial, a Carta Capital está preparada para o “costumeiro desempenho da mídia nativa, a alegar isenção e equidistância enquanto confirma o automatismo da escolha de sempre contra qualquer risco de mudança”.

Carta explica que o apoio à Dilma é reflexo de percepção e esperança. “Carta Capital respeita Aécio Neves e Eduardo Campos, personagens de relevo da política nacional. Permite-se observar, porém, que ambos estão destinados inexoravelmente a representar, mesmo à sua própria revelia, a pior direita, a reação na sua acepção mais trágica. A direita nas nossas latitudes transcende os padrões da contemporaneidade, é medieval”. Com relação à gestão do PT, cabem críticas, afirma a publicação. Entretanto, para o diretor de redação, o “empenho social do governo de Lula não arrefeceu com Dilma, e até avançou. Por isso, a esperança se estabelece é deste lado”.

Fonte:Politicalivre

domingo, 6 de julho de 2014

PM da Bahia oferta vagas para Professor e Coordenador Pedagógico

A Academia de Polícia Militar (APM) dispõe de vagas para docentes e coordenador pedagógico com inscrições abertas até a próxima quinta-feira, 10.

Os interessados devem preencher o cadastro de reservas, com prazo de vigência de três anos para pessoas físicas. A previsão inicial de convocação para os docentes é para 27 disciplinas na área de humanas, seis para educação física e oito para esportes, com início dos trabalhos previsto ainda para o mês de julho.
A portaria e o regulamento devem ser acessados pelo site da Polícia Militar, no qual está disponibilizado o formulário de inscrição, que deve ser preenchido e entregue juntamente com os documentos solicitados.
A contratação acontecerá neste semestre, onde os selecionados prestarão serviços ao Curso de Gestão em Segurança Pública e Defesa Social (Bacharelado), também denominado de Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (CFOPM). Não foram divulgados os valores das remunerações.

Confira a documentação necessária:

O formulário de inscrição deve ser entregue com duas fotos 3x4 atuais e cópias em duas vias dos seguintes documentos:
- Cédula de Identidade e Cadastro de Pessoa Física – CPF;
- Comprovante de residência atualizado, como conta de energia, de água ou de telefone;
- Dados bancários (agência, conta corrente e nome do banco); PIS ou NIT;
- Diploma ou Declaração de conclusão e aprovação no curso de graduação no componente curricular que deseja lecionar;
- Diploma ou Declaração de conclusão e aprovação no curso de graduação em pedagogia ou psicologia com especialização em psicopedagogia, para a coordenação pedagógica;
- Diplomas ou Títulos que atestem outros níveis de formação, tais como: Doutorado, Mestrado e Especialização, devidamente reconhecidos pelo órgão competente do Sistema de Ensino Superior, para efeito de classificação;
- Declaração, conforme Anexo I, de disponibilidade de horário a qualquer turno e sem restrições para prestação do serviço objeto do credenciamento;
- Declaração de idoneidade, conforme Anexo I;
- Certidões de antecedentes criminais (Federal, Estadual, Eleitoral e Militar);
- Comprovação de regularidade com a Fazenda Pública Federal e com a Dívida Ativa da União;
- Comprovação de regularidade com a Fazenda Pública Estadual;
- Comprovação de regularidade com a Fazenda Pública Municipal
- Comprovação da experiência mínima de 01 (um) ano nos serviços de docência em curso de nível superior, no componente curricular de inscrição;
- Comprovação da experiência mínima de 01 (um) ano na coordenação pedagógica em curso de nível superior;
- Curriculum plataforma lattes, com endereço eletrônico/número.
Fonte:Redação de atardeonline

Começa oficialmente as eleições em 2014

Sinal verde para a corrida eleitoral. Começa hoje o prazo legal para as campanhas, apesar do tema estar há algum tempo no noticiário. Com cartazes, carros de som e disposição, os candidatos buscam um objetivo: os votos de mais de 10 milhões de baianos.
VEJA O QUE PODE E AS RESTRIÇÕES  PARA A CAMPANHA EM 2014:

Não pode!
Brindes: Nada que possa levar uma vantagem material para o eleitor pode ser distribuído na campanha
Showmícios: Cantores ou profissionais de entretenimento são vetados nos eventos
Propaganda paga: Qualquer tipo de propaganda paga é vetada na internet
Outdoor: Mesmo abaixo de 4m², é proibido
Rádio: Entrevistas recorrentes ou abuso de meios de comunicação.

Isso pode!
Carros de som: Alto-falantes e amplificadores podem ser utilizados entre 08h e 22h, inclusive no comitê do candidato ou sede do partido
Comícios: Precisam ser informados a autoridade policial com, no mínimo, 24h de antecedência
Site: É permitida a propaganda no site do candidato
Jornal: É permitida a divulgação paga de até 10 anúncios  por candidato
Cartazes: A propaganda visual permitida possui um limite de 4m²
Pinturas: Desde que não seja feita em ambientes públicos, como supermercados ou estabelecimentos comerciais comerciais é liberada.

Apoios: Celebridades podem gravar mensagens de apoio e sua veiculação não tem restrições.
Fonte:atardeonline