• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 19 de julho de 2014

Salvador: Morre o empresário Norberto Odebrecht, aos 93 anos

                                                              Foto:reprodução

Morreu na noite deste sábado, aos 93 anos, o empresário Norberto Odebrecht, em Salvador. Ele estava internado havia dois dias no Hospital Cardio Pulmonar, devido a problemas cardíacos. Segundo a assessoria do grupo Odebrecht, o enterro será realizado neste domingo, às 11h, no cemitério Campo Santo, na capital baiana.

Norberto Odebrecht é o fundador da Organização Odebrecht, conglomerado de empresas que atua em mais de 60 países. Nasceu em Recife (PE) em 1920, filho de Emílio e Hertha Odebrecht. Foi levado a Salvador aos cinco anos, e com 15 começou a trabalhar na empresa do pai. Em 1944, aos 24 anos, fundou Construtora Odebrecht.
Há 23 anos, passou a presidência do grupo ao filho Emílio Odebrecht e tornou-se presidente de honra, além de Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Odebrecht e membro da Academia Nacional de Engenharia. Atualmente, o diretor-presidente da companhia é seu neto Marcelo Odebrecht.Informações do grupo abril.

Morre o educador e escritor Rubem Alves aos 80 anos



Foto: Rubem Alves - reprodução


Internado desde o último dia 10 com pneumonia, no Hospital Centro Médico de Campinas, no interior paulista, morreu neste sábado (19), às 11h50, o escritor e educador Rubem Alves. Em boletim divulgado mais cedo, os m édicos que o assistiam informaram sobre uma piora do estado de saúde do escritor, com agravamento das funções renal, pulmonar e circulatória, que evoluíram para um quadro de falência múltipla orgânica. 

A nota foi assinada pelo cardiologista intensivista Roberto Munimis. Rubem Alves nasceu em Boa Esperança, no sul de Minas Gerais, no dia 15 de setembro de 1933, e morava em Campinas, onde mantinha um instituto para promover a inserção social por meio da educação. O Instituto Rubem Alves também dá assistência a educadores.
Além de escritor e pedagogo, Rubem Alves era poeta, filósofo, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, psicanalista, acadêmico e autor de livros para crianças. É considerado uma das principais referências no pensamento sobre educação e tem uma bibliografia que conta com mais de 160 títulos distribuídos em 12 países.
Fonte:CorreiodaBahia

Alagoinhas: UNEB oferta 30 vagas para o curso de Mestrado Pós- Crítica Cultural




EDITAL Nº 066/2014


O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE tornar público, para conhecimento dos interessados, o presente Edital, referente à Inscrição no Processo Seletivo/2015 de Aluno Regular, para o preenchimento de 30 (trinta) vagas, no Curso de Mestrado em Crítica Cultural/Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Crítica Cultural (PÓSCRÍTICA), inscrito sob nº 28005015008P5 na Capes, autorizado pela Resolução do CONSU nº. 382/2006, publicada no Diário Oficial de 18/04/2006 e recomendado pela CAPES através do Ofício nº. 175-18/2008/CTC/CAA II/CGAA/DAV CAPES, emitido em 16/12/2008, e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 589 de 18 de junho de 2009.

1. INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE MESTRADO EM CRÍTICA CULTURAL

1.1 – O Curso de Mestrado em Crítica Cultural implica o cumprimento de disciplinas, a realização de atividades e seminários de linhas de pesquisa, tirocínio docente, exame de qualificação, participação em eventos científicos, publicação de artigos, ensaios, capítulos de livros em meios de circulação academicamente qualificados, e a dissertação de mestrado, a ser defendida, perante banca examinadora, em sessão pública.

1.2 - O Curso de Mestrado em Crítica Cultural terá duração de 24 (vinte e quatro) meses, correspondendo a 04 (quatro) semestres letivos, durante os quais deverão ser integralizados 30 (trinta créditos), implicados na realização de disciplinas obrigatórias (08 créditos), disciplinas optativas (09 créditos), reuniões, seminários nas linhas de pesquisa e publicações (07 créditos), dissertação (06 créditos), além do estágio docente e exame de qualificação.

1.3 – As Linhas de Pesquisa do Mestrado em Crítica Cultural são:

LINHA 1: LITERATURA, PRODUÇÃO CULTURAL E MODOS DE VIDA

Estudo de representações literárias e dos modos de produção das minorias e comunidades periféricas, bem como dos modelos historiográficos, teóricos e críticos que fundamentam sua interpretação, problematizando formas, suportes, métodos, formações discursivas e embates epistemológicos.

LINHA 2: LETRAMENTO, IDENTIDADES E FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Estudo de linguagens, processos de letramento e formação de professores, a partir da perspectiva étnico-racial, de gênero, sexualidades, classe, considerando os sentidos de políticas públicas, deslocamentos e repercussões nas práticas educativas e na sociedade.

Maiores informações sobre os professores pesquisadores vinculados à Linhas de Pesquisa, bem como as instruções sobre elaboração do anteprojeto, encontram-se disponíveis na Secretaria e no site do Programa.

2 – DAS INSCRIÇÕES

2.1 Poderão inscrever-se candidatos portadores de diploma de curso superior de duração plena, reconhecido ou revalidado. Candidatos estrangeiros deverão apresentar também no ato da inscrição o Certificado do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS);

2.2 De acordo com a política de qualificação de docentes da UNEB, o Programa reserva, neste processo seletivo, 20% (vinte) das vagas aos docentes do quadro permanente da UNEB, em efetivo exercício, que ainda não tenham curso de pós-graduação stricto sensu. Os candidatos que optarem por essa modalidade concorrerão entre si e terão direito à vaga apenas os primeiros aprovados até o limite de preenchimento das vagas. As vagas não preenchidas serão transferidas para a demanda externa;

2.3 Atendendo à Resolução CONSU nº 468/2007, (16/08/2007, em seu Art. 4º), o Programa reserva, respectivamente, 40% (quarenta) das vagas que serão destinadas para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, sediadas no Estado da Bahia, e tenham renda familiar mensal inferior ou igual a 10 (dez) salários mínimos, que se declararem negros e 5% (cinco) das vagas para candidatos indígenas no ato da inscrição. Os candidatos que optarem por essas modalidades concorrerão entre si e terão direito à vaga os primeiros aprovados até o limite de preenchimento das vagas. As vagas não preenchidas serão transferidas para a demanda externa;

2.4 Os demais candidatos poderão concorrer às restantes na modalidade demanda externa. Os candidatos que optarem por essa modalidade concorrerão entre si e terão direito à vaga os primeiros aprovados. As vagas não preenchidas serão transferidas para a demanda que tiver candidato aprovado com média mais alta;
2.5 No ato de inscrição, o candidato deverá optar por uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (PÓS-CRÍTICA): Linha de Pesquisa 1–Literatura, produção cultural e modos de vida (15 vagas), Linha de Pesquisa 2 –Letramento, identidades e formação de educadores (15 vagas).

3. PERÍODO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES

Período: 15/08/2014 a 15/09/2014, das 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, nos dias úteis.

Local: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural – Departamento de Educação II - Rodovia Alagoinhas-Salvador – BR 110, KM 03, Alagoinhas-Bahia, CEP 48.040-210; e-mail: sec.poscritica@gmail.com – Tel: (75) 3422-1139/2102 – Ramais 232 – Fax: (75)3422-1536/4677.
Toda documentação, mencionada no item 5, devidamente autenticada em cartório, deve ser entregue em envelope lacrado e com a identificação da linha pesquisa escolhida.

A inscrição pode ser feita também por via postal expressa (SEDEX) para o endereço acima, devendo, IMPRETERIVELMENTE, toda a documentação estar devidamente autenticada em cartório. Nesse caso, deve-se respeitar na postagem a data-limite do prazo de inscrição.

4. LOCAL DAS PROVAS E ENTREVISTAS: UNEB – Campus II - Alagoinhas (ver endereço acima).

5. DOCUMENTOS EXIGIDOS NO ATO DA INSCRIÇÃO

5.1 Formulário de Inscrição devidamente preenchido, impresso, disponível no site www.poscritica.uneb.br ou na Secretaria do Programa;

5.2 Anteprojeto de Pesquisa em três vias (roteiro disponível no site do Programa ou na Secretaria);

5.3 Currículo Lattes, em versão completa, atualizado e impresso diretamente da Plataforma Lattes do CNPq www.cnpq.br

5.4 Comprovação, encadernada, da produção bibliográfica mencionada no CV Lattes, bem como da produção técnica, cultural e artística;

5.5 Comprovante original do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50.00 (cinquenta reais). O pagamento deverá ser efetuado no BANCO DO BRASIL, Agência 3832-6, Conta Corrente 991.807-8, SCU/UNEB/DEDC/Alagoinhas;

5.6 Fotocópia autenticada do diploma de Graduação, seguido de Histórico Escolar, expedidos por instituição reconhecida e registrado na forma da Lei, ou Declaração de colação de grau, emitida pelo representante legal, para o candidato com menos de dois anos de formado, também seguido de Histórico Escolar.
5.7 1(uma) foto 3X4 recente;

5.8 Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade, sendo exigidos documentos equivalentes para candidatos estrangeiros;

5.9 Fotocópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento;

5.10 Fotocópia autenticada do CPF, sendo exigidos documentos equivalentes para candidatos estrangeiros;

5.11 , Fotocópia autenticada do Certificado de Reservista para os candidatos de sexo masculino.

5.12 Fotocópia autenticada do Título de Eleitor e a comprovação de quitação eleitoral;

5.13 Fotocópia autenticada Comprovante de residência, sendo aceitos somente os recibos dos serviços de água, luz ou telefone.

5.11 Certificado de aprovação em Teste de Proficiência em uma língua estrangeira, para os candidatos estrangeiros, diferente da sua língua materna;
5.12 Certificado de aprovação, para candidatos estrangeiros, no exame do CELPEBRAS;

5.13 Declaração de aprovação, se for o caso, em teste de proficiência em língua estrangeira (inglês ou francês), realizado nos últimos dois anos, em Programa de Pós-Graduação stricto sensu recomendado pela CAPES, emitida pelo Coordenador do Programa, na qual deve constar nota igual ou superior a 7,0 (sete);
5.14 Opção ou Auto-Declaração de afro-descendência ou indígena, Declaração de disponibilidade de tempo para dedicação ao Curso de Mestrado, cujas atividades ocorrerão nos períodos matutino e vespertino (observar itens 15 ou 16, Termo de Compromisso constantes da ficha de inscrição);

5.15 Declaração do exercício de docência na UNEB, se for o caso, expedida pelo Diretor de Departamento, informando que o candidato é professor do quadro permanente em efetivo exercício de suas atividades docentes;

5.16 – O candidato inscrito e aprovado, perderá o direito à vaga se na data da matricula não tiver concluído o curso de graduação. Será esta inscrição considerada sob a condição da apresentação do diploma de graduação, no ato da matricula.

As inscrições efetuadas conforme as exigências do item 5 deste Edital serão homologadas e publicadas, no dia 22/09/2014, na Secretaria e no site do Pós- Crítica.

6. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

1ª. ETAPA (eliminatória): Análise dos Anteprojetos de Pesquisa: 23/09 a 10/10/2014.

O Anteprojeto de Pesquisa será avaliado com base nos seguintes critérios:
I – A consistência acadêmica e metodológica do projeto;

II – Capacidade de problematização do tema proposto e análise crítica;
III – Pertinência da bibliografia indicada em relação ao tema proposto;
IV – Coerência interna do projeto;

V – Inserção do tema na Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA 1ª ETAPA: 13/10/2014 (No site do Programa e na Secretaria).

2ª. ETAPA (eliminatória): Prova Escrita Específica, por Linha de Pesquisa, de caráter interpretativo, elaborada com base na referência bibliográfica obrigatória e específica indicada pela Comissão de Seleção (observar programa de cada linha + bibliografia no site do Programa ou na Secretaria). Não será permitida a consulta durante a realização da prova.

Data e horário da Prova Escrita: 20/10/2014, das 08:30h às 12:30h.

3ª ETAPA (Classificatória): Teste de Proficiência em Língua Estrangeira. O Teste de Proficiência em Língua Estrangeira implica uma prova escrita envolvendo a compreensão de textos na língua estrangeira escolhida pelo candidato no ato de inscrição, devendo ser respondida em português. Será permitida a consulta apenas a dicionários trazidos pelo candidato.

Data e horário da Prova de proficiência: 21/10/2014, das 08:30h às 12:30h.

O exame de línguas estrangeiras não é eliminatório, porém, faz parte do processo de seleção. Caso não seja aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira no mesmo ano da seleção, o candidato deverá refazê-lo e ser aprovado antes da data do exame de qualificação. A não aprovação da segunda língua no prazo estabelecido por este Edital implicará no desligamento do aluno do Curso.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA 2ª e 3ª ETAPA: 30/10/2014

4ª ETAPA (eliminatória): Entrevista (Defesa do Anteprojeto de Pesquisa e Avaliação de Currículos)

Data e horário das entrevistas: de 03 a 07/11/2014, das 8 às 12h e das 14 às 18 h, por ordem alfabética.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA 4ª ETAPA: 10/11/2014

A convocação para a Entrevista será publicada no site do Programa e na Secretaria, observando-se o critério de ordem alfabética dos nomes dos candidatos aprovados na etapa anterior. Na Entrevista, feita por uma comissão de três docentes do programa e com base no CV Lattes e no Anteprojeto de Pesquisa, serão considerados: I – aprofundamento do tema proposto no Anteprojeto de Pesquisa; II – condições objetivas para a elaboração da dissertação; III – memorial acadêmico.

PRAZO RECURSAL: 11 e 12/11/2013,das 8: 00 às 12h e das 14 às 18 h.

RESULTADO FINAL DOS CANDIDATOS APROVADOS: 24/11/2014

Em todas as etapas a nota mínima a ser obtida para aprovação é 7,0 (sete). Serão classificados os candidatos que obtiverem as maiores médias, considerando a modalidade de inscrição (reserva para docentes da UNEB, cota para afro-descendentes e demanda externa). Para a classificação geral dos candidatos, será considerada a seguinte pontuação: Projeto de pesquisa – peso 3; Prova escrita – peso 4; Proficiência – peso 1; Entrevistas – peso 2.
Caso alguma Linha de Pesquisa não preencha o número de vagas, as vagas excedentes serão automaticamente transferidas para as outras Linhas. Os candidatos devem acompanhar os resultados de cada etapa na Secretaria ou no site do Programa.

7. DA MATRÍCULA DOS APROVADOS

Período: 08 e 09/12/2014 na Secretaria Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural – PÓS-CRÍTICA. O início das aulas está prevista para fevereiro de 2015.

A atribuição do professor orientador ficará a cargo do Colegiado do Programa, considerando o projeto de pesquisa em desenvolvimento pelo docente do Programa, o tema do anteprojeto apresentado pelo candidato no ato da inscrição e o equilíbrio na distribuição do número de orientandos por docente, exigido pelo Documento de Área/Capes.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Não serão cabíveis recursos fora do prazo recursal estabelecido nem pedido de reconsideração por parte dos candidatos, em nenhuma das etapas da seleção. A inscrição do candidato pressupõe o conhecimento e a aceitação deste Edital.

8.2 Casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

8.3 A documentação dos candidatos não selecionados ficará à sua disposição na Secretaria do Programa. Findo o período de três meses após a divulgação dos resultados, a documentação não retirada será descartada.

8.4 Outras informações estão disponibilizadas no site do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural – PÓS-CRÍTICA www.poscritica.uneb.br

GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 18 de julho de 2014.


José Bites de Carvalho
Reitor

Fonte: DOE 19/07/2014 na página da Educação.

CRONOGRAMA
11 de agosto de 2014
Publicação do Edital de Seleção Aluno Regular 2015
15/08/2014 a 15/09/2014
Inscrições
22/09/2014
Homologação das inscrições
23/09 a 10/10/2014
1ª. ETAPA: Análise dos Anteprojetos de Pesquisa
13/10/2014
Divulgação dos resultados da 1ª Etapa
20/10/2014
2ª. ETAPA: Prova Escrita
21/10/2014
3ª. ETAPA: Prova de proficiência
30/10/2014
Divulgação dos resultados das 2ª e 3ª Etapas
03 a 07/11/2014
4ª ETAPA: Entrevistas
10/11/2014
Divulgação dos resultados 4ª Etapa
11 e 12/11/2013
Prazo Recursal
13 a 21/11/2014
Avaliação dos Recursos
24/11/2014
Resultado final dos candidatos aprovados
08 e 09/12/2014
Matrícula dos aprovados

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mundo: Ucrânia divulga conversas de rebeldes sobre queda de avião da Malaysia Airlines





                               destroços do avião que matou 298 pessoas - foto:reprodução




As autoridades ucranianas divulgaram partes de conversas entre separatistas pró-Rússia, que, segundo Kiev, comprovam a responsabilidade dos rebeldes na queda do voo MH17.

Leia a transcrição dos diálogos:
Na primeira parte é possível ouvir os separatistas discutindo as circunstâncias do acidente. Na chamada, um rebelde identificado como Igor Bezler, fala com um oficial de inteligência russo chamado Vasili Geranin:
Bezler: Nós acabamos de derrubar um avião.
Geranin: Os pilotos, onde estão os pilotos?
Bezler: Ele caiu perto de Yenakievo. Eles estão indo procurar e fotografar o avião. Tem muita fumaça
Geranin: Há quantos minutos foi isso?
Bezler: Meia hora atrás.
Num segundo telefonema, milicianos dizem que rebeldes cossacos da vila de Chernukino derrubaram o avião. Um é identificado como Grego e o outro como Major:
Grego: Oi major
Major: O pessoal de Chernukino derrubou o avião.
Grego: Quem?
Major: Sabe, o pessoal do checkpoint de Chernukino, os cossacos com base lá?
Grego: Sim.
Major: O avião se desmanchou no ar, na área da mina de Petropavlovskaya. Achamos os primeiros 200 (código para mortos).
Grego: Tinha 200?
Major: Sim, civis.
Grego: O que você tem aí?
Major: Em resumo, um avião civil.
Grego: Entendi, tinha muita gente?
Major: Meu deus… os destroços estão espalhados.
Grego: Que tipo de avião é?
Major: Não sei, não há muitos destroços no local. Encontrei apenas os primeiros corpos. Há restos de corpos e cadeiras.
Grego: Entendi… Algum tipo de armas?
Major: Nada, apenas material civil, toalhas, remédios, papel higiênico.
Grego: Documentos?
Major: sim, de um estudante indonésio…de uma universidade em Thompson.
No terceiro telefonema, os rebeldes começam a conversar sobre o erro ao derrubar o avião:
Militante não identificado: A respeito do avião que caiu perto de Gabrovo, é um avião civil. Há muitos corpos de mulheres e crianças. Os cossacos estão lá examinando. Estão dizendo na TV que é um avião ucraniano, mas parece que tem um logo da Malaysia Airlines.
Nikolai Kositsin: O que fazia sobre território ucraniano?
Militante: Carregava espiões, não é isso?
Nikolai Jositsin: Sim.
Militante: Não deveria estar voando. Há uma guerra aqui.
Fonte:Estadão

Eleições 2014: 41,6% dos Eleitores estão concentrados em SP,MG e RJ

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que 41,6% do eleitorado brasileiro estão concentrados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Juntos, os Estados têm ao todo 59.388.252 pessoas aptas a votar nas eleições deste ano.
São Paulo lidera com 31.998.429 eleitores (22,4%) e é seguido por Minas Gerais com 15.248.680 (10,6%) e Rio de Janeiro com 12.141.143 (8,5%). Os dados são de junho de 2014 e podem ser atualizados no final do mês.
Dando continuidade a lista estão os Estados da Bahia, com 10.185.417 (7,1%) eleitores e o Rio Grande do Sul, com 8.392.033 (5,8%) eleitores. O menor colégio eleitoral é o Estado de Roraima que representa apenas 0,21% do eleitorado brasileiro com 299.558 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral. Informações do Diário do Poder.

América Dourada: Bandidos explodem carro forte na Ba-052 e seguranças ficam feridos

América Dourada: Insegurança total na região de Irecê-Ba.
fotos: Lucas Souza Publicidade-reproduçãoIMG-20140718-WA0014
América Dourada: Insegurança total na região de Irecê-Ba.

*Fotos:Enviadas pelo Watts App- Grupo Lucas Souza Publicidade-reprodução
Nessa sexta-feira (18) por volta das 16:30hs, criminosos fortemente armados explodiram um carro-forte da empresa PROSSEGUR próximo ao município de América Dourada-Ba. O carro-forte seguia para a cidade de Morro do Chapéu, quando foi surpreendido pelos os elementos  que estavam a bordo de um ou dois veículos. O carro-forte tombou em uma curva perigosa, em que  os criminosos aproveitaram para explodir. 

Informações dão  conta que a equipe de segurança ficou gravemente ferida, tendo  um dos integrantes  agredido pelos bandidos. Os seguranças foram socorridos inicialmente para o hospital de América Dourada e posteriormente para o hospital Regional de Irecê.
Fonte: Lucas Publicidade 

Atualização  19/07/14 - às 10:20hs

Segurança ferido na explosão do carro forte é atleta de Jiu-jitsu representando o E.C.Bahia
Segurança ferido em explosão de carro-forte é atleta do E. C. Bahia
Foto: Reprodução/ E.C. Bahia
Um dos três profissionais de segurança feridos  na explosão de um carro forte , próximo ao município de América Dourada, na  região de Irecê( 474 km) da capital do Estado, na tarde de sexta-feira (18), representa o Esporte Clube Bahia em competições de jiu jitsu. William Ramos chegou a vencer três competições internacionais. Segundo o coordenador da equipe esportiva, João da Hora, que acompanha o segurança no Hospital Regional de Irecê, ele chegou inconsciente à unidade médica e teve as artérias respiratórias queimadas. O estado de saúde de William é grave, mas estável. O atleta aguarda transferência para o Hospital Geral do Estado. 

De acordo com a assessoria do Bahia, apesar de representar o clube nas competições, William não é contratado. A agremiação é parceira da equipe de jiu jitsu que William integra, autoriza a marca e oferece materiais esportivos.


Fonte: Informações do G1/BN

Vestibular 2014: UNEB convoca 3ª Chamada para os cursos do 2° semestre

A UNEB está convocando para matrícula os candidatos aprovados, em terceira chamada, no Vestibular 2014, com entrada no segundo semestre letivo, nos campi da capital e do interior do estado.
Todos os aprovados devem realizar a matrícula — exclusivamente nos dias 28 e 29 de julho
— na coordenação acadêmica do departamento/campus onde funciona o curso de sua opção, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação.
A Gerência de Seleção Discente (Gesedi) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da universidade informa que toda a documentação apresentada deve ser legível, sem rasura ou dilaceração e que o não comparecimento do candidato ao local, data e horário estabelecidos para a matrícula, implicará na perda do direito à vaga.
Informações: tel. 0800 071 3000 e www.vestibular.uneb.br.

Fonte:site da UNEB/reprodução