• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 9 de agosto de 2014

CONFIRA O MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PELA UFRN (PROFLETRAS) INSCRIÇÕES ATÉ 19/08


O Conselho Gestor do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) 
em Rede Nacional, no exercício das suas atribuições definidas pelo artigo 
15 do Regimento PROFLETRAS, torna pública a realização do Exame 
Nacional de Acesso. O Exame será regido por este Edital e executado pelo 
Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do 
Rio Grande do Norte (UFRN).

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em 
Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de 
Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como 
objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da 
docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a 
melhoria da qualidade do ensino no País.

1.2. O PROFLETRAS é um curso semipresencial com aulas presenciais, 
com oferta simultânea nacional, no âmbito do Sistema da Universidade 
Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Letras. Ele é 
coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

1.2.1. As aulas poderão ser ministradas de segunda a sábado, conforme 
determinação do Colegiado Local de cada unidade que integra a Rede.
1.3. As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do 
PROFLETRAS são denominadas Instituições Associadas e são 
responsáveis pela execução do curso.

1.4. O PROFLETRAS oferecerá 876 (oitocentas e setenta e seis) vagas 
distribuídas de acordo com o quadro de vagas do Anexo I deste Edital.


CONFIRA O EDITAL COMPLETO NO LINK ABAIXO:



Fonte:comperve.ufrn.br

Bahia: Servidora do Ministério Público falsificou documentos para entrar na UNEB, diz MP

A servidora do Ministério Público da Bahia (MP-BA) Ana Júlia Pereira da Paixão, 36 anos, e outros três estudantes do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foram denunciados por falsidade ideológica de documento público. Laércio Fernandes de Morais, 37, Jaqueline Pereira da Silva, 33, Ionete Meira Silva Amorim, 44, e Ana Júlia estudam no campus da cidade de Brumado, no Sudoeste   da Bahia.
Eles foram aprovados no vestibular como cotistas. Para ter direito às cotas, é necessário comprovar renda familiar de até quatro salários mínimos, conforme estabelecido pelo Conselho Universitário da Uneb.
Os estudantes estão sendo acusados de declarar uma falsa renda para conseguir as vagas. Segundo o delegado de Brumado, Romilson Dourado, a denúncia foi feita por um outro candidato. Além dos quatro estudantes, o marido de Jaqueline, o empresário Clayton Carlos da Silva, 34, também é acusado de ajudar na falsificação dos documentos.
A servidora Ana Júlia, que trabalha em Vitória da Conquista, alterou contracheques do MP para conseguir o benefício. Os documentos, referentes a novembro e dezembro de 2012 e janeiro de 2013, foram entregues no ano passado.
Segundo a promotora Lívia Sampaio, autora da ação, a assistente administrativa usou cópias não autenticadas para fazer a comprovação. “Por isso, ela não pôde ser denunciada também por falsidade de documentação”, disse a promotora. Uma cópia da denúncia foi encaminhada para a procuradoria do MP.
Segundo a assessoria do MP, um Processo Administrativo Disciplinar será instaurado para investigar as irregularidades. O MP recomendou que a Uneb cancele a matrícula dos estudantes; a universidade tem dez dias para acatar a recomendação.
Em nota, a Uneb informou que vai aguardar a notificação do MP. Caso sejam condenados pela Justiça, os acusados podem ser presos — a pena varia de 1 a 5 anos de detenção.

UNEB DIVULGOU  NOTA ONTEM(8)

Atendendo a pedidos de informações, a Reitoria da UNEB  vem, através desta nota, comunicar que, até a data de hoje (8), não recebeu notificação oficial do Ministério Público sobre alunos do curso de Direito do Campus de Brumado, denunciados por crime de falsidade ideológica de documento público. Caso sejam identificadas irregularidades, serão adotadas todas as medidas necessárias para garantia do sistema de cotas.
Universidade do Estado da Bahia
Reitoria


Fonte:Redação do Corrreio  c/acréscimo
c/correção na localização da região que
fica a cidade de  Brumado.
Site da UNEB

Jornalistas tem perfis alterado na internet por computador do Palácio do Planalto

Os partidos de oposição e entidades da área de comunicação repudiaram o uso de computador do Palácio do Planalto para criticar e atacar os jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, através de mudanças nos seus perfis na Wikipédia, tipo de enciclopédia virtual. O PSDB informou que vai pedir à Polícia Federal que investigue o caso.
O PPS entrou com representação na Procuradoria-Geral de Justiça, mas o procurador-geral, Rodrigo Janot, disse que o caso deve ser investigado pelo Ministério Público Federal de Brasília. O Planalto nega envolvimento do governo e abriu investigação, com prazo de 60 dias para ser concluída.

O Globo, em sua edição de sexta, revelou que Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, colunistas de economia do jornal, tiveram seus perfis no Wikipédia alterados, ano passado, por meio da rede de internet do Planalto. Sobre Miriam, as mudanças foram feitas nos dias 10 e 13 de maio para classificar suas análises como “desastrosas” e ligar a colunista ao banqueiro Daniel Dantas. “Miriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público”, afirmava o texto enxertado no perfil da jornalista.
As mudanças no perfil de Sardenberg foram no mesmo período. O texto na Wikipédia explicava que o colunista é crítico das políticas econômicas de Lula e Dilma. A pessoa mudou o conteúdo e acrescentou: “... principalmente em relação aos cortes de juros promovidos nesses governos. É irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos, uma medida geralmente defendida por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas”.
Enciclopédia

A Wikipédia é uma enciclopédia virtual e gratuita alimentada por usuários. Atualmente, o site possui mais de 30 milhões de artigos -  cerca de 834 mil em português. Qualquer pessoa pode alterar os textos. O registro é armazenado na Wikipédia a partir do endereço de IP do  responsável pela mudança, número de identificação atribuído a cada aparelho.

"Isso é calúnia", diz Miriam Leitão

A jornalista Miriam Leitão reagiu com indignação à notícia de que as alterações em seu perfil partiram de um computador do Planalto. “Estou indignada como cidadã, que lutou pela democracia, e também pessoalmente, porque isso é calúnia e difamação. Governo, recursos e funcionários públicos não podem ser usados para atacar um cidadão que é adversário ao governo – e eu não sou adversária do governo, sou jornalista. Eu tenho 40 anos de jornalismo, acordo todo dia às 5h e ouço todo mundo para dar meus dados”, disse Miram ao CORREIO.

“Semanas atrás, fiquei sabendo que tinham mentiras, mas nunca escrevi nesse perfil. Só pedi que um amigo meu, com capacidade técnica, tirasse essas mentiras”, explicou a colunista. Ela analisa o que fazer. “Estou conversando com meu advogado, porque eu vivo honestamente do jornalismo há 40 anos e é isso que eles estão atacando”, afirmou Miriam Leitão.
Entidades pedem investigação

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) defenderam a investigação dos ataques a Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg através de computador do Planalto. Para a Abert, o ato que teria sido feito no palácio do governo é “ainda mais inaceitável” porque visa atingir profissionais da imprensa.

A vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, classificou a alteração no perfil dos jornalistas de “condenável” e pediu a punição dos responsáveis pelas alterações. A ANJ, em nota assinada pelo presidente Francisco Mesquita Neto, também condenou o ataque aos jornalistas. “As alterações continham críticas e afirmações inverídicas e desqualificadoras em relação aos dois profissionais. A ANJ espera que o Palácio do Planalto apure o ocorrido e tome providências”, afirma a nota da entidade.

Fonte:Correio

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

“Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”,diz Dilma em discurso para Assembleia de Deus(ministério Madureira)

A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), participou de uma cerimônia religiosa na manhã desta sexta-feira, 08, e, apesar de abrir a sua fala garantindo que o “Estado brasileiro é um Estado laico”, fez algumas citações de orações e falou em nome de Deus em alguns momentos do discurso. “Todos os dirigentes desse País dependem do voto do povo e da graça de Deus, eu também”, disse para um público de 5 mil pessoas, durante Congresso Nacional de Mulheres das Assembleias de Deus Ministério de Madureira, no Brás, região central da capital paulista.
A presidente citou por duas vezes um salmo de David. “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. Durante sua fala, Dilma foi aplaudida dezoito vezes e ao final do culto recebeu uma bênção da plateia e muitos aplausos. Dilma reconheceu a importância do trabalho feito pelas assembleias de Deus e destacou que nenhum governo consegue fazer sozinho tudo que precisa ser feito. “Fizemos nossa parte, graças a Deus”, disse. “Mas nesses primeiros quatro anos, vimos que um trabalho em parceria é muito mais forte. Nenhum governo, sozinho, sem essas entidades, essas instituições, com é o caso da Ciben, sem vocês nós não fazemos sozinhos o trabalho”, afirmou, sob aplausos. “Há que ter a humildade política de reconhecer isso”.
“Reconheço a autoridade e a qualidade do trabalho prestado ao longo dos 103 anos da igreja evangélica Assembleia de Deus, em todos os Estados, em todos os rincões, nas partes mais isoladas, nas periferias das grandes cidades, no interior”, afirmou. Segundo a presidente, o trabalho da igreja tem ajudado a reconstruir histórias de vida e a devolver esperança “aos carentes, aos mais necessitados e aos excluídos”. Após a fala de Dilma, o líder da igreja, bispo Manoel Ferreira, usou um bordão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agradecer a presença de Dilma. “Nunca ouvi antes, na história deste País, o presidente reconhecer o trabalho das Assembleias de Deus. Nem o Lula, que é meu amigo”, afirmou.
(Foto: Divulgação)
O bispo disse ter ficado muito satisfeito com as palavras de Dilma. “Creio que todos nós saímos daqui de alma lavada porque a presidente do Brasil disse reconhecer o trabalho das assembleias”. O bispo-presidente Samuel Ferreira também elogiou Dilma e disse que “se sentiu gente” com as palavras da presidente. Ele perguntou à plateia quem também estava se sentindo gente, pedindo que levantasse a mão. A plateia toda manifestou a mesma opinião do líder religioso. “Dilma, nós lhe respeitamos, mas mais do que isso: nós lhe amamos (sic)”, afirmou Samuel, pedindo que as palmas para a presidente fossem ainda mais fortes. Samuel disse ainda que, se um dia a presidente não for aplaudida em algum lugar do País, ela deve se lembrar dessa assembleia e que “há um povo que lhe aplaude”, afirmou.
Em discurso, Dilma destacou a importância das mulheres nos programas sociais do governo. Citou o Bolsa Família, o Pronatec, o Minha Casa, Minha Vida, além de esforços para educação, com ampliação e creches, e o Brasil Sem Miséria. “Até aqui, Deus nos abençoou, mas ainda temos um caminhão de coisas a serem feitas”, afirmou, para ser novamente aplaudida. “A gente não muda tudo, nem corre atrás do prejuízo em dez ou doze anos. Essa realidade que nós recebemos é uma realidade de injustiça dura construída por séculos”, disse.
“Nós fomos capazes de mexer nas bases e construir um novo futuro”, afirmou. Esta é a segunda vez em uma semana que a presidente se encontra com o público evangélico, que soma hoje mais de 40 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na quinta-feira passada, Dilma participou da inauguração do Templo de Salomão, complexo religioso construído no mesmo bairro pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), com capacidade para receber até 10 mil fiéis.
Acompanham a presidente no evento o secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; além dos deputados federais Geraldo Magela (PT-DF), Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP). No início do ano, Cunha foi um dos principais articuladores do movimento conhecido como blocão, de dissidência da base aliada de Dilma na Câmara. 
Neste sábado, 09, Dilma volta a São Paulo para participar de caminhada pelas ruas do comércio de Osasco, ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do candidato do PT ao governo do Estado, Alexandre Padilha.
FONTE:Correio da Bahia

Empresário morre e três pessoas feridas em acidente na BR-101(trecho de Conceição de Almeida)

Foto: A Voz da Bahia/reprodução
Um empresário morreu em um acidente envolvendo dois veículos por volta das 5h30 desta sexta-feira (8), na BR-101, próximo a Conceição do Almeida. Outras três pessoas ficaram gravemente feridas no acidente.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois veículos, modelo Parati e Celta, bateram de frente no km-235, a 160 quilômetros de Salvador. 
Luís Fernando Orricio de Moraes, 63 anos, viajava no banco carona da Parati e chegou a ser socorrido com ferimentos graves junto aos outros três feridos para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ele era dono de uma empresa de calçados em Santo Antônio de Jesus.
O motorista do Celta, Paulo Sérgio Costa Gonçalves, 28 anos, e os outros dois ocupantes do outro veículo, Joseli dos Santos Andrade, de 41, e Rita de Cássia Rodrigues de Moraes, 47, sofreram lesões graves e estão internados em estado grave.

Foto: A Voz da Bahia/reprodução
Uma equipe da PRF foi enviada para realizar a perícia no local do acidente. O corpo do empresário foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Antônio de Jesus

PT faz mea culpa sobre escolhas de candidatos em SP e BA, diz coluna


Integrantes da cúpula petista começam a fazer um mea culpa com a escolha de alguns candidatos nas disputas estaduais, especialmente em São Paulo, com Alexandre Padilha, e Rui Costa, na Bahia.
O maior arrependimento é com Padilha, que tem apresentado um desempenho sofrível na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. De forma reservada, há o reconhecimento de dirigentes do PT de que foi um equívoco a decisão do ex-presidente Lula de lançar Padilha, um desconhecido, no estado com o maior colégio eleitoral do país.
“Não dá para lançar um nome novo numa eleição com forte potencial de risco. Mais do que São Paulo, o que está em jogo desta vez é a eleição nacional. Lula tem grande intuição. Foi assim com Dilma, em 2010, e Fernando Haddad, em 2012. Mas dessa vez, foi um erro”, reconheceu um integrante da Executiva Nacional do PT.
Muitos dirigentes ouvidos pelo Blog avaliam que o partido deveria ter lançado o ministro Aloizio Mercadante  da Casa Civil, que já largaria com um patamar elevado nas pesquisas, ou mesmo o ministro José Eduardo Cardozo, apesar das restrições pessoais de Lula ao nome do titular da Justiça.
Na Bahia, aconteceu um movimento semelhante. O governador baiano Jaques Wagner (PT) decidiu bancar a candidatura de Rui Costa, que também é desconhecido pela população. Dirigentes petistas reconhecem que o melhor nome era o do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que já disputou eleição majoritária e tinha uma melhor avaliação.
A direção nacional ficou em alerta depois que pesquisa Ibope mostrou Rui Costa em terceiro lugar na disputa. O temor é que um fraco desempenho do PT na Bahia possa afetar a votação de Dilma no quarto maior colégio eleitoral do país. O tucano Aécio Neves é apoiado no estado pelo ex-governador Paulo Souto (DEM), que lidera as pesquisas na Bahia. Em vários discursos, Jaques Wagner tem afirmado que Dilma vai repetir no estado a melhor votação proporcional do país.
Fonte:Blog  do Gerson Camarotti/reprodução

Brumado: MP denuncia estudantes do curso de Direito da UNEB

Brumado: MP denuncia alunos da Uneb por falsidade ideológica em vagas destinadas a negros
Foto: Reprodução
Estudantes do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) foram denunciados pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) por falsidade ideológica em violação aos requisitos das vagas destinadas a negros. Segundo recomendação do MP, a universidade deve anular a matrícula, bem como as matérias já cursadas, de Laércio Fernandes de Morais, Jaqueline Pereira da Silva, Ana Júlia Pereira da Paixão e Ionete Meira Silva Amorim. Os alunos, do curso de Direito da Uneb, em Brumado, foram denunciados nesta quinta-feira (7) pelo MP, em ação da promotora de Justiça Lívia Sampaio Pereira. Agora, o reitor da Uneb deve, no prazo de dez dias úteis, informar à Promotoria de Justiça de Brumado as medidas adotadas para cumprir o recomendado. Ainda de acordo com o MP, as quatro pessoas se matricularam, entre os anos de 2012 e 2013, no entanto, nenhum deles atendia ao limite legal de quatro salários mínimos de renda familiar, uma das exigências para se enquadrar nessas vagas.

A denúncia oferecida pelo MP considerou ainda o que determina o próprio Conselho Universitário da Uneb, que em uma resolução estabelece: “os candidatos que fizerem opção expressa pelas vagas reservadas e não se enquadrarem nos requisitos estarão sujeitos à eliminação do processo seletivo ou anulação da matrícula, podendo tal ato resultar em infração penal, configurada em lei”. A mencionada infração está expressa no artigo 299 do Código Penal como falsidade ideológica de documento público. Informações do site BN.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

São Paulo: Oportunismo eleitoral não poupa o Corinthians

  • O estádio que a imprensa e a torcida  chamam de Arena Corinthians, mas que do timão só tem o nome    -foto:reprodução
  • Candidato a deputado federal, Andrés Sanchez abandonou o barco do Corinthians tão logo viu o Itaquerão  registrar colossal prejuízo mensal. Ele sabe que a rigor o estádio logo deixará de pertencer ao Corinthians, e não quer estar por perto quando isso for anunciado. Segundo fonte da Caixa, o Itaquerão foi dado como garantia do próprio financiamento, e o Corinthians não tem condições financeiras de pagar as parcelas.
  • Após fazer a “fiel” acreditar que finalmente tinha casa própria, Sanchez deixará na conta da diretoria do Timão a eventual perda do Itaquerão. 

  • Fonte:Coluna de Claudio Humberto/reprodução.

OAB-BA é contra o projeto de lei que cria a profissão de advogado paralegal

 Ordem dos Advogados do Brasil seção Bahia (OAB-BA) é contra o projeto de lei aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos deputados que cria a profissão de advogado paralegal, dando aos concluintes do curso de direito que não obtiverem a carteira da Ordem a possibilidade de atuar como assistentes nos escritórios de advocacia. A Segundo a presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-BA, Daniela Borges, o órgão entende que, para praticar atos relacionados a advocacia, qualquer profissional bacharel em direito necessita ter uma formação sólida, qual deve ser aferida pelo exame. “Essa lei ela esconde o verdadeiro problema por trás da quantidade de bacharéis em direito que não conseguem uma colocação no mercado, seja no exercício da advocacia, seja com a aprovação em concursos públicos. Há um problema na qualidade do ensino jurídico, hoje, no Brasil, e isso precisa ser enfrentado”, explicou a advogada.


Para a advogada Daniela Borges, o exame da ordem é fundamental para profissionais bacharéis em direito 

Foto: Arquivo Pessoal/reprodução

Caso a iniciativa que modifica o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) seja sancionada pela presidente Dilma Rousseff, o “paralegal” poderá exercer as mesmas atividades de um estagiário de advocacia, ou seja, trabalhar na área em conjunto com advogado e sob responsabilidade deste. Os requisitos para ser um paralegal é ter capacidade civil e idoneidade moral comprovada, possuir diploma ou certidão de graduação em Direito, ter título de eleitor e quitação do serviço militar, e não agregar atividade incompatível com a advocacia. Informações da Agência Câmara.

Concurso:Liquigás oferta 1640 vagas do nível fundamental ao superior,há vagas para Bahia

A Liquigás, subsidiária da Petrobras, abre inscrições para um processo seletivos com 1.640 vagas nesta sexta-feira (8). Com salários de R$ 992.83 a R$ 4372,46, o concurso traz oportunidades para cargos nos níveis fundamental completo e incompleto, assim como médio, técnico e superior. As oportunidades são para diversos estados do Brasil, entre eles na Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará.
As inscrições, que começam amanhã e vão até o dia 29 de agosto, podem ser realizadas no site da Cesgranrio, fundação que realiza o certame. A taxa é de R$ 35 para nível fundamental, R$ 45 para nível médio e R$ 65 para nível superior. A seleção será realizada através de uma prova objetiva que testa conhecimentos básicos e específicos, além de um exame de capacitação física.
A data das provas ainda não foram divulgadas pela instituição. Das oportunidades oferecidas, 50 vagas são imediatas e 1.590 são para formação de cadastro de reserva. As vagas de nível médio/técnico são para motorista de caminhão granel, técnico de instalações, técnico de segurança do trabalho, técnico químico, oficial de manutenção nas especialidades elétrica, eletrônica e mecânica e ajudante de motorista granel.
Já os cargos de nível superior são para engenheiro nas especialidades elétrica, mecânica e de segurança do trabalho, profissional de vendas, profissional de administração e profissional de ciências contábeis. A validade do processo seletivo será de 12 meses, podendo ser prorrogado, uma vez, pelo mesmo período. 
Fonte:CorreiodaBahia

Rússia renova por mais três anos permanência de Snowden


O governo da Rússia autorizou o ex-analista de informações da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, a permanecer por mais três anos abrigado no país. A decisão foi anunciada hoje (6), pelo advogado de Snowden, Anatoli Kutcherena.
O norte-americano está asilado na Rússia desde agosto de 2013. No início daquele ano, o analista de informações revelou a jornalistas que a NSA estava utilizando programas secretos de espionagem em massa para monitorar mensagens eletrônicas e conversas telefônicas de cidadãos e autoridades de vários países. Entre as pessoas que tiveram conversas interceptadas estaria a presidenta Dilma Rousseff e diretores da Petrobras.
A validade do novo asilo temporário entrou em vigor na última sexta-feira (1º) e permite que Snowden deixe a Rússia e viaje para o exterior.
Fonte:Redação Correio

Salvador: Shopping Boulevard 161 é arrematado por 11,2 milhões





Foto:reprodução

Com mais de três décadas de história, a propriedade do Shopping Boulevard 161 em Salvador mudou em pouco mais de 30 minutos. penhorado para pagar dívidas trabalhistas de ex-funcionários do Hospital São Marcos, que funcionava no bairro da Graça, o imóvel, que continua funcionando normalmente no Itaigara, foi arrematado, ontem, no leilão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia) por um grupo de sócios espanhóis pelo valor de R$ 11,2 milhões. O montante, que foi pago à vista, é R$ 4,8 milhões a menos do que o preço estimado do bem. 

A empresa Geneva Patrimonial Imobiliária do Brasil, a nova proprietária do imóvel, não foi a única interessada em arrematar o centro de compras, que está instalado em uma área de 2.480 metros quadrados em uma região nobre do Itaigara. Ao todo, foram 39 lances, que começou no valor de R$ 8,3 milhões. 

Segundo o pregoeiro da Nordeste Leilões, Artur Nunes, ontem, no TRT, o imóvel foi bastante disputado. Pouco antes do leilão começar, o número de visitas no site da empresa responsável pelo processo já registrava mais de 850.  

Apesar de inquieto por conta de questões burocráticas (veja boxe), o representante da Geneva presente do pregão ontem, Jaime Cabot, garantiu que não mudará o segmento do empreendimento, que funciona hoje com aproximadamente  30 lojas, que vão desde lavanderia até casa de show.

“Vamos continuar com o shopping. Queremos melhorá-lo”, declarou sem revelar mais detalhes. Apesar de ter surgido com um conceito voltado para o ramo de decoração, o Boulevard 161 abriga hoje um mix variado de lojas, incluindo a Arqluz (decoração), a lavanderia Dryclean USA, o fast food Subway, a sede do bloco de Carnaval Harém e os restaurantes Caminho de Casa e Villa Cancun. 

Apesar de curta, a declaração do empresário acalmou os comerciantes do shopping. “Apesar de não sofrer por antecedência, fiquei mais tranquila agora”, desabafou uma lojista, que preferiu não se identificar. Para ela, o estabelecimento precisa passar por uma reestruturação. “Frequento o Boulevard 161 desde a minha infância, mas antes o conceito dele era mais sofisticado. Talvez seja interessante voltar a ser como antes”, disse, informando que tem interesse em continuar no local.

Já a proprietária da WS Bordado, Esther Viana, admitiu estar receosa. “Fiquei feliz em saber que o novo proprietário não vai acabar com o shopping, mas a gente sempre tem medo de mudança”. 
Ela, que está ali desde 2008, disse não ter muito do que reclamar, pois gostava da forma com que o estabelecimento era administrado. “O shopping é muito bonitinho, todo arborizado, tranquilo para trabalhar. Além disso, é  bem localizado”, descreveu, fazendo um pedido: “Espero que as mudanças sejam para melhor ou, pelo menos, que fique igual a como é hoje. No mais, vou continuar trabalhando para tocar meu negócio”.

Motivo



Além de ter sido arrematado por quase R$ 5 milhões a menos, a quantia paga pelo Boulevard 161 não dará para liquidar a dívida total dos 334 processos de ex-funcionários do antigo Hospital São Marcos. De acordo com a coordenadora da central de execução do TRT, a juíza Ana Paola Machado Diniz, que esteve à frente do pregão, ontem, o valor do débito, sem atualização, do antigo empreendimento de saúde é de R$ 13,2 milhões. Ela explicou que o shopping foi penhorado pela Justiça já que o grupo econômico (sócios comuns) do hospital é o mesmo do centro comercial.  

A magistrada adiantou, mas sem revelar os nomes, que outros dois empreendimentos do grupo já estão penhorados para garantir que os ex-funcionários do Hospital São Marcos recebam seus direitos. Sobre o grupo Geneva Patrimonial Imobiliária do Brasil, ela informou que ele só poderá ser intitulado novo proprietário do Boulevard 161 após liberada a carta de arrematação, que é como se fosse uma escritura pública. “Só após essa carta que a parte pode ir ao cartório  e registrar o bem”. 

No entanto, como o grupo reclamado já ingressou com um recurso para tentar reverter a situação, a juíza Ana Paola Machado Diniz disse que vai aguardar o julgamento do mesmo para só depois assinar a carta de arrematação. 

Enquanto as questões burocráticas não são finalizadas, a magistrada tranquiliza os lojistas do shopping no que diz respeito aos contratos válidos. “O arrematante compra o bem na situação jurídica que o grupo tem. Nesse caso, é de administrador do shopping.  Portanto, a princípio, os contratos de locação estão mantidos”.  A reportagem do CORREIO não conseguiu contato com os sócios do Boulevard 161. 

Forma de pagamento quase anula leilão de ontem
Por pouco a situação do Shopping Boulevard 161, que está localizado em uma zona nobre do Itaigara, não permaneceu inalterada. O empresário do grupo Geneva Patrimonial Imobiliária do Brasil, que arrematou o bem pelo valor de R$ 11,2 milhões, não deixou claro que queria pagar o valor de forma parcelada.

Apesar de existir essa possibilidade, a juíza que comandou o pregão, Ana Paola Machado Diniz, não autorizou que o pagamento fosse dividido. “Seria desleal com os outros que tentaram arrematar. Se quisesse parcelar, teria de ter dito na hora”, justificou.

Apesar do advogado do grupo tentar negociar durante mais de 30 minutos, não houve acordo e quase o leilão foi suspenso. Mas, depois de quase duas horas de longas conversas ao celular, o empresário Jaime Cabot finalizou a compra, com um sinal de 30% do valor do imóvel, como determina as normas. O restante deve ser pago até a tarde de hoje.

Fonte:Redação do Correio/reprodução

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Morre o criminoso Marcelo Baitinga na BR -116 (trecho do Paraguaçu)

Conhecido criminoso da região do recôncavo baiano, responsável por vários assaltos a banco e roubos de veículos, Marcelo Baitinga foi morto durante um assalto na madrugada desta quarta feira (06).    

Utilizando o já famoso golpe da colocação de uma luminária do tipo giroflex na estrada para simular a ação de um veículo da polícia, o bandido, que estava agindo com o apoio da sua quadrilha, abordou o veículo de um casal na BR 116, na altura do rio Paraguaçu, por volta de 1 hora da manhã, em um clássico golpe levou a gangue a ficar conhecida como "quadrilha do giroflex".   

Ao tomar de assalto o veículo, colocando o casal no banco de trás, Marcelo cometeu o erro de não fazer a revista pessoal, não tendo percebido que a vítima se tratava de um policial civil lotado na cidade de Jequié que estava de posse de arma de fogo.  O policial reagiu, matando na hora a Marcelo e seu comparsa, de prenome Rafael.  

Marcelo Baitinga era acusado de mais de vinte assaltos, sendo considerado um dos criminosos mais procurados da Bahia.  

Fonte:Celso Rommel / Blog do Valente                                                      

                                                                                                                                                                                                                              A carreira no crime de Baitinga e comparsa chegou ao fim nesta madrugada(6)                                                

Tecnologia: Nordestino é campeão mundial da plataforma Excel 2007 nos EUA

Tecnologia: nordestino é campeão mundial da plataforma Excel 2007
Foto: Divulgação
O estudante de engenharia Ian Leitão Ferreira, 20 anos, foi campeão mundial de Excel 2007 no Certiport 2014 Microsoft Office Specialist World Championship, em Anaheim, na Califórnia. Natural de Fortaleza, Ian ganhou um tablet Surface PRO 3 e uma bolsa de estudos no valor de US$ 5.000 (R$ 11.500). “Passei um ano inteiro estudando, me preparando muito com meus professores. Estudei em casa e trabalhei duro para estar aqui. Fiquei muito orgulhoso e feliz com o resultado do esforço”, afirmou Ian em entrevista a O Globo. 

Com a vitória, Ian tornou-se o primeiro brasileiro a vencer em uma das categorias do campeonato cuja final reuniu 123 estudantes competindo nas categorias Word 2007, Excel 2007, PowerPoint 2007, Word 2010, Excel 2010 e PowerPoint 2010. “Mais de 740 mil exames foram submetidos como parte da competição e os campeões mundiais em MICROSOFT OFFICE estão no topo de um grupo de elite formado por indivíduos que sabem como usar as ferramentas do Office efetivamente”, declarou no blog oficial da Microsoft Brasil Bob Whelan, presidente e CEO da Pearson VUE, empresa de desenvolvimento de exames de certificação em tecnologia. A edição de 2015 do campeonato acontecerá no Texas, também nos Estados Unidos, e as inscrições podem ser feitas no site oficial (em inglês).  Informações do BN.

Suíça: Suspeito de roubar dossiê médico de Schumacher é encontrado enforcado

O homem preso sob a acusação de ter roubado um dossiê médico de Michael Schumacher foi encontrado morto nesta quarta-feira (6). O suspeito, que não teve a identidade revelada, estava enforcado dentro da sua cela, em uma prisão de Zurique, na Suíça.

Segundo o Globoesporte.com, um promotor local indica que não há indícios de participação externa na morte. Ele foi preso nesta terça-feira (5) por violação de privacidade de um paciente e do sigilo médico.

Michael Schumacher chocou a cabeça contra uma pedra quando esquiava na estação de Méribel, na França, em dezembro do ano passado. Ele ficou internado em estado grave e em coma induzido por aproximadamente cinco meses. O ex-piloto passou por duas neurocirurgias e conseguiu despertar, mas segue com muitas limitações.

Os médicos que cuidam do alemão não revelaram as dificuldades que ele passa atualmente, mas o ex-piloto ainda não anda, nem come sozinho. A sua fala também segue comprometida, o que já era esperado. O grupo também ainda não pode garantir que o ex-piloto conseguirá se recuperar.

Fonte:Redação do Correio da Bahia.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Irecê: Sindicato dos bancários realiza protesto pedindo mais segurança

O Sindicato dos Bancários de Irecê e Região realizou na manhã desta terça-feira (05), em frente a agência do Banco do Brasil de Irecê (BA), uma manifestação pelo Dia Estadual de Protesto por mais Segurança, seguindo o calendário da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.
 
 A manifestação ocorreu em frente ao BB no centro da cidade -foto:reprodução
Estiveram presentes, durante toda a manifestação os familiares do vigilante Ivan Lúcio Silva, assassinado no ataque ao carro forte, ocorrido no dia 18 de julho de 2014. Participaram do protesto, além dos bancários da base, representantes do Sindicato dos Vigilantes da Bahia, representantes da CTB Regional Irecê e dirigentes do Sindicato dos Comerciários de Irecê e Região. 
 No Banner, a foto do vigilante assassinado por bandidos mês passado -foto:reprodução
11 ataques na Região de Irecê -Na região de Irecê aconteceram sete ataques a bancos em menos de 30 dias. Ao longo do ano esse número já chega a onze ocorrências. Na última delas, no dia 18 de julho, os marginais atacaram um carro-forte utilizando armas de guerra, o que acabou ocasionando o óbito de um dos vigilantes e outro continua internado em estado grave. A situação portanto está insustentável!
 
O dirigente do sindicate  de Irecê e região  Carlos Alberto - foto:reprodução
Fonte: http://feebbase.com.br/ reprodução

INSS antecipa 1ª parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas

O governo federal autorizou a antecipação de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor antecipado do abono anual será pago junto com o benefício referente ao mês de agosto, segundo decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 05. 
A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício pago em agosto e a segunda, à diferença entre o total do abono anual e o valor da parcela antecipada. A segunda parte será depositada em novembro, junto com o pagamento do mês. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. Segundo a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado quando a segunda parcela é paga, neste ano em novembro. Informações da agência Estado.

Goiás: Polícia investiga mortes em série de 12 mulheres em Goiânia



Ana Lídia Gomes, 14, foi baleada e morta em ponto de ônibus (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Adolescente de 14 anos foi a última vítima-foto:reprodução
Uma sequência misteriosa de 12 assassinatos de jovens mulheres com características parecidas fez a Polícia Civil de Goiás criar uma força-tarefa, com dez delegados, para apurar os crimes, todos ocorridos em Goiânia. 
A suspeita é de que há diferentes criminosos agindo da mesma forma, mas agora nem mesmo os investigadores descartam a atuação de um assassino em série. A última vítima, Ana Lídia de Souza, tinha apenas 14 anos e foi morta no sábado (2) em um ponto de ônibus, atingida com dois tiros no peito.
A adolescente seguia para uma feira noturna de roupas, calçados e alimentos, onde trabalhava como ajudante em uma banca. A morte em local público, como aconteceu com a adolescente, é uma das características dos casos.
Mas a principal característica tem a ver com o assassino, que sempre está de capacete, em uma motocicleta de baixa cilindrada, mas descrita como vermelha ou preta, e de marcas diferentes. O homem se aproxima das vítimas e, em algumas vezes, pede um objeto como celular, ou não, depois atira e não leva nada, como aconteceu com Ana Lídia.
Prisões
Um dia após a última morte, no domingo (3) em entrevista coletiva, o delegado titular da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios, Murilo Polati, reforçou que as investigações caminham para casos com motivações diferentes e múltiplos autores, mas a ação de um só passou a ser publicamente considerada.

Assessora parlamentar Ana Maria Victor Duarte é assassinada em frente a lanchonete em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
Morte de Ana Maria levantou suspeita de serial killer
Ele chegou a dizer que 11 pessoas foram presas, suspeitas de envolvimento em algumas das 40 mortes de mulheres ocorridas este ano em Goiânia - das quais 12 têm características parecidas. Também falou de crimes envolvendo drogas ou passionais, e que algumas das mortes podem ter sido organizadas por este motivo, mas propositadamente com características iguais aos outros casos, o que, para a polícia, seria para “desviar a atenção”.
Familiares de algumas das vítimas, como da garota Ana Lídia, discordam. Em entrevista à Televisão Anhanguera, a avó de criação de Ana Lídia, Ivone de Souza, destacou que a garota não tinha namorado, nunca se envolveu com drogas e muito menos tinha inimizades.
O número de investigadores envolvidos na apuração destes 12 casos foi dobrado pela Secretaria de Segurança Pública. Pelas redes sociais, pessoas estão se mobilizando para cobrar a elucidação rápida dos assassinatos e também repassando orientações às jovens como forma de mudanças de hábito e prevenção.
Além de acelerar as investigações e evitar o pânico, a Polícia deverá se desdobrar para evitar confusões ou tentativas de fazer justiça. Recentemente, um retrato falado de um dos suspeitos de envolvimento na morte de uma das 12 jovens, disseminado em uma fotomontagem através de uma rede social, causou dor de cabeça para um consultor de vendas de Goiânia, que acabou tendo sua fotografia utilizada indevidamente junto à do motociclista suspeito, levando a crer que eram a mesma pessoa. Ele precisou denunciar o caso e se proteger contra possíveis justiceiros, andando sempre com familiares.

Fonte:Estadão

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Itabuna: Bahia batista perde o Pr. Hélio Lourenço

Faleceu na noite deste domingo, 03, Hélio Lourenço da Silva, Pastor da Igreja Batista Teosópolis, em Itabuna, Bahia. O Pastor lutava contra um tipo de câncer há três anos e passou por duas intervenções cirúrgicas na última semana.

O velório ocorreu na quadra da Igreja Batista Teosópolis, situada no Bairro da Conceição, Hélio Lourenço da Silva morre aos 72 anos, deixa esposa, filhos e netos. 

HISTÓRICO

O pastor Hélio Lourenço da Silva nasceu em João Pessoa – PB no dia 12 de julho de 1942. Filho de missionários batistas, viveu a maior parte de sua infância nas cidades de Currais Novos, no Rio Grande do Norte e Cuité, no Estado da Paraíba, onde realizou os seus primeiros estudos e desenvolveu o gosto pela leitura e a escrita.

Em 1959, para realizar o curso secundário de Contabilidade, deixa a casa dos pais e retorna à sua cidade natal. Nesse período, meditando quanto ao prosseguimento dos seus estudos e à escolha da carreira profissional, três alternativas se insinuavam em seu horizonte: ser contador, advogado ou professor? Entretanto, no final do ano de 1961, recebe chamado irrecusável de Deus para dedicar a sua vida à pregação da Sua Palavra e, em 1962, ingressa no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, em Recife-PE, para realizar o Bacharelado em Teologia, visado à sua preparação para o exercício do pastorado.

Quando da conclusão do curso recebe convite para lecionar no Instituto Bíblico Batista do Nordeste, em Feira de Santana, Instituição dedicada à preparação de novos obreiros para a seara do Senhor. Tendo aceitado o desafio, juntamente com sua jovem esposa Cacilda Lourenço, chega a Bahia em janeiro de 1967. Nesse mesmo ano, recebe convite e assume também o pastorado da Igreja Batista Alvorada. Durante dez anos permaneceu em Feira de Santana, onde participou ativamente do trabalho cooperativo denominacional desenvolvido pelas Convenções Batista Brasileira e Baiana, sendo presidente da Ordem dos Pastores da Bahia e Editor do Jornal Batista Baiano. Nessa época, também concluiu o curso de Licenciatura de Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco. 

Em 1977 transferiu-se para Itabuna a convite da Igreja Batista Teosópolis – tratava-se de uma pequena Igreja com apenas 165 membros e visíveis carências. Sob sua liderança, a pequena Igreja se agiganta, transformando-se num marco na cidade. Profundamente preocupado com a evangelização, implanta metodologias diversas para ampliar o raio de atuação da Igreja e instrumentalizar seus membros para o serviço do Senhor. Espalha a palavra de Deus no seio dos lares Itabunenses através dos Grupos Familiares, dos Encontros de Casais e de Jovens com Cristo. Buscando que o cultivo da boa música estivesse presente em todas as Igrejas da Associação Batista Grapiunense e que Deus fosse louvado com qualidade, organiza a Escola de Música Sacra de Itabuna – EMUSITA.

Acreditando que a educação é um dos mais poderosos veículos de elevação e formação dos indivíduos, investe na educação religiosa e leiga, através do fortalecimento da Escola Bíblica Dominical, da criação do Colégio Batista de Itabuna e da consolidação do Instituto Teosópolis. 

Como incansável semeador da palavra de Deus, espalhou a boa semente por muitos bairros de Itabuna, organizando pontos de pregação e congregações – muitas das quais hoje são Igrejas emancipadas – e liderando, por cerca de três anos, um programa evangelístico na televisão, o “Manancial de Vida”. Considerando que os campos estão prontos para a ceifa e que faltam obreiros, acolheu nas instalações da Igreja Teosópolis o Seminário Teológico Batista Grapiunense, o qual aceitou os encargos de Diretor Geral e de Professor Dedicado. Visando ao estreitamento dos laços de convívio e lazer da comunidade evangélica Teosopolitana e Grapiunense, fez construir no litoral norte de Ilhéus o Acampamento Batista Teosópolis – o TeoCamp. 

Durante todos esses anos à frente do ministério pastoral da Igreja Batista Teosópolis, escrevia para o seu rebanho mensagens do coração.

“...O céu é o nosso oceano.
Vamos em direção a ele.
Porém, antes que lá cheguemos, caminhemos como rio.
O rio, antes de chegar ao mar, tem a sua oportunidade de viver como rio. (...) 
Ele abençoa os que estão à sua direita e à sua esquerda. (...)
Um dia, deixaremos este corpo mortal.
Um dia, não teremos corações aflitos à nossa direita e á nossa esquerda para que consolemos.
Não sofreremos injustiças para termos que perdoar alguém. (...)
Teremos vivido o nosso destino, caminhando, caminhando, caminhando, mas deixando nas páginas da nossa história, as pegadas do amor da graça de Deus, que abençoam vidas. (...) e estaremos habilitados para mergulhar no oceano de Deus, nas Suas mansões eternas, acolhidos pelos Seus Braços amorosos.
Aleluia!” (Pastor Hélio Lourenço)

Foto