quarta-feira, 15 de abril de 2015

Salvador: Poste que usa luz solar para gerar energia é instalado na Seinfra

Um poste de iluminação equipado para armazenar energia solar e gerar energia fotovoltaica foi instalado no pátio da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfa) no CAB, em Salvador, e começou a funcionar ontem(14).
A ideia de utilizar o protótipo partiu dos engenheiros que integram a Superintendência de Energia e Comunicações. O objetivo é tornar o sistema de geração de energia popular entre prefeitos e gestores que visitam a secretaria.
Poste que usa iluminação solar para gerar energia é instalado na Seinfra, em Salvador.
(Foto: Ascom/Seinfra)
"Esperamos que eles se inspirem nessa ideia e possam gerar energia limpa e de forma consciente também em seus municípios", afirma Silvano Ragno, superintende de Energia da Seinfra.
Ideal para iluminação pública em estradas e avenidas, o sistema capta energia através da placa solar e armazena essa energia em uma bateria especial. Um dia de captação solar é o suficiente para que o poste tenha autonomia para iluminar durante quatros dias seguidos.
Vantagens

Um poste convencional custa em média R$ 3.500, mas os custos com manutenção constante e contas de luz elevam o valor final. Com o investimento de R$ 5.500, o poste de energia solar utiliza uma lâmpada tipo LED e não requer troca ou manutenção por pelo menos cinco anos.
Outra vantagem desse sistema de energia é que, por não utilizar o sistema convencional de energia - proveniente das hidroelétricas -, não gera cobranças no final do mês. Um poste desse tipo tem vida útil de 20 anos.
Fonte: Redação do Correios c/adptações

0 comentários:

Postar um comentário